You are on page 1of 11

A Utilizao do entulho como agregado para o concreto

ZORDAN, o Eng Civil, Mestre pela PCCsergio.zordan@poli.usp.br Srgio Unicamp. Doutorando E. EPUSP/

PAULON, Vladimir A. Consultor, Prof. Dr. Engenharia Civil da Unicamp - FEC. p.s.bok.@originet.com.br

Resumo
Realizou-se um estudo com o objetivo de analisar a reciclagem da parte mineral do entulho, utilizando-a como agregado na confeco do concreto. Com o objetivo de maximizar os recursos desse resduo e empregar sobre ele o mnimo de energia possvel, nenhuma parte de sua composio mineral foi retirada. Isso foi possvel, devido metodologia utilizada de no definir previamente nenhuma aplicao para o concreto produzido. Somente aps os resultados que se analisou as possibilidades de uso do produto obtido. O resduo utilizado, proveniente de uma usina de reciclagem de entulho, foi estudado granulomtrica e qualitativamente. Com esse material, produziu-se concreto em diferentes traos e relaes gua/ cimento, que foi ensaiado compresso simples, abraso e permeabilidade, em idades distintas. Os testes mostraram que, medida que se diminuiu o consumo do cimento, a resistncia compresso se aproximou do concreto de referncia, enquanto que a resistncia abraso mostrou-se sempre melhor quando se usou entulho como agregado. Os resultados do trabalho permitiram concluir que o entulho pode ser utilizado como agregado, na confeco de concreto no estrutural destinados infra-estrutura urbana.

1 Resduo Utilizado
As amostras do resduo de C&D utilizadas nesta pesquisa (Foto 1) foram coletadas na usina de reciclagem de entulho da cidade de Ribeiro Preto, SP. Realizou-se 4 amostragens (A, B, C, D) em dias, semanas e meses distintos, de forma a obter-se uma representatividade aceitvel do resduo.

Foto 1 - Entulho processado pela usina de reciclagem de Ribeiro Preto Apenas materiais como metal, vidro, papel e plstico (passveis de uma segregao manual e no minuciosa) foram separados na linha de produo da usina. As coletas foram realizadas seguindo-se as prescries da NBR 10007/ 87 "Amostragem de Resduos".

1.1

Caracterizao

qualitativa

do

resduo

utilizado

Esta anlise, que teve como objetivo determinar a natureza dos materiais constituintes do entulho, foi efetuada apenas no material retido na peneira 4,8 mm, pois a caracterizao foi feita "a olho nu", o que impedia que os materiais menores pudessem ser identificados. Utilizou-se a orientao da NBR 9941/ 87 - "Reduo de Amostra de Campo de Agregados para Ensaios de Laboratrio", para se obter as parcelas analisadas. O resultado da caracterizao revelou uma predominncia das argamassas (37,4%), seguida pelo concreto (21,1%) e pelos materiais cermicos no polidos (20,8%), conforme Figura 1.

Figura 1 - Porcentagem mdia dos constituintes do entulho

1.2

Caracterizao

granulomtrica

O resduo estudado apresentou uma tima distribuio granulomtrica, o que favorece o seu bom desempenho como agregado no concreto, uma vez que a presena de diferentes dimetros, permite um melhor rearranjo entre sua partculas. Conforme mostra a Figura 2, todas as quatro amostras analisadas (A, B, C e D) mostraram uma distribuio muito semelhante.

Figura 2 - Curvas granulomtricas das amostras estudadas (%acumulada) Analisando o entulho em relao a quantidade de material mido e grado,

verificou-se que em todas as amostras, mais ou menos 50% do resduo (analisando D50) passou pela peneira 4,8mm, significando que cada uma das amostras constituda por aproximadamente metade de material grado e metade de mido. Os mdulos de finura encontrados para os agregados midos foram bastante semelhantes: 2,55 (amostra A), 2,67 (amostra B), 2,57(amostra C) e 2.57 (amostra D).

Confeco

do

concreto

O cimento utilizado na pesquisa foi o CP II E - 32, por tratar-se de um material de fcil disponibilidade no mercado e, principalmente, por ser o cimento geralmente utilizado na produo dos elementos construtivos no estruturais de infra-estrutura urbana. Alm do entulho utilizado no concreto objeto de anlise desta pesquisa, usou-se o tambm areia grossa tradicional e brita n 1, para a confeco dos concretos de referncia, destinados comparao dos resultados.

2.1

Granulometria

do

resduo

utilizado

O entulho utilizado foi separado de acordo com a dimenso de suas partculas em material mido e material grado.

2.1.1

Resduo

mido

Numa primeira fase da pesquisa utilizou-se duas faixas granulomtricas distintas de entulho para se avaliar o comportamento da resistncia compresso do concreto, diante da grande quantidade de material fino (passante pela peneira 0,3 mm) presente no resduo, aparentemente composto de grande quantidade de terra. As faixas utilizadas foram: Faixa E1: material passante pela peneira 38 mm e retido pela peneira 0,15 mm; Faixa E2: material passante pela peneira 38 mm e retido pela peneira 0,3 mm;

J, na segunda fase do trabalho, adotou-se como agregado mido, toda a poro de entulho passante pela peneira 4,8 mm (Foto 2), por duas razes:

a. os resultados da resistncia compresso obtidos na primeira fase de b.


testes preliminares, no apresentaram diferenas significativas quando se utilizou a frao de agregado menor que 0,3 mm; separar a frao de agregado menor que 0,15 mm, seria comercialmente invivel.

Foto 2 - Amostra da frao mida do entulho utilizado

2.1.2

Resduo

grado

Como o objetivo era utilizar a maior quantidade possvel do material produzido pela usina, decidiu-se adotar a peneira 38 mm como o limite superior para a dimenso do agregado grado, j que esta peneira exclua apenas cerca de 1,5% a 3% do entulho. Usar esse material comprometeria a dimenso dos corpos de prova e, comercialmente, tal dimenso de agregado tem utilidade restrita. A Foto 3 apresenta o aspecto da frao grada do entulho utilizado.

Foto 3 - Amostra da frao grada do entulho utilizado

2.2

Traos

utilizados

Utilizou-se os traos, em massa, de 1:3 ; 1:5 e 1:7, por se tratarem de traos abrangentes em termos de dosagens comerciais

2.3

Relao

gua/

cimento

A relao gua/ cimento utilizada em cada trao e para cada amostra, foi definida por tentativas, de forma a se obter uma consistncia preestabelecida. Para o concreto confeccionado com o entulho, esta consistncia foi definida durante o estudo de dosagem (fase inicial da pesquisa) e estipulada, em abatimento, de 3 1 cm. Este valor foi determinado visualmente, considerando-se como valores de contorno a melhor trabalhabilidade do concreto e o menor consumo de gua.

Para o concreto feito com os agregados tradicionais, que foi utilizado como elemento de referncia, a consistncia adotada foi de 5 1 cm, obtida da mesma forma que a do concreto com entulho. Os valores obtidos esto apresentados na Tabela 1. TABELA 1 - Resultados da consistncia e da relao a/c
Amostra Utilizada Trao Utilizado 1 1:3 A 1:5 1:7 1:3 B 1:5 1:7 1:3 C 1:5 1:7 1:3 D 1:5 1:7 1:3 R2 1:5 1:7
1 2 3

Consistncia 3 (cm) 3,5 2,5 2,6 3,8 2,8 2,4 2,3 3,0 2,1 3,0 2,5 2,8 4,8 5,2 3,5 cimento : convencionais:

A/C 0,51 0,71 0,95 0,55 0,79 1,09 0,63 0,82 1,04 0,64 0,82 1,02 0,32 0,56 0,77 areia areia + e brita brita)

Cimento : entulho ou Concreto de referncia (agregados Consistncia medida em abatimento

Observou-se que os valores da relao a/c utilizados so bem maiores que os comumente empregados na confeco do concreto de referncia. Tal fato decorre da grande capacidade de absoro do entulho, principalmente pela frao constituda por materiais cermicos. No entanto, importante ressaltar, que somente parte da gua representada pela relao a/c ser disponvel para as reaes de hidratao do cimento, pelo menos nas primeiras idades, pois parte dela ficar temporariamente retida nos poros do agregado.

Foto 4 - Aspecto do concreto produzido (trao 1:5)

3 3.1

Resultados Resistncia

compresso

obtidos simples

Os valores da resistncia compresso aos 28 dias so mostrados na Figura 3. Analisando inicialmente entre si, apenas os concretos onde se utilizou as amostras de entulho como agregado, pode-se ver que medida que o consumo de cimento aumenta, tambm ficam maiores as diferenas das resistncias obtidas entre as amostras. Comparando-se os concretos com entulho e o de referncia (R), nota-se o mesmo comportamento descrito acima, ou seja, quanto mais fraco o trao menor a diferena da resistncia entre os concretos com entulho e o de referncia, tornando-se praticamente insignificante, no trao 1:7.

FIGURA 3 - Resistncia compresso simples do concreto aos 28 dias. A Tabela 2 mostra com bastante clareza este comportamento, com a porcentagem atingida pela resistncia de cada amostra, em relao quela atingida pelo concreto de referncia. TABELA 2 - Resistncia compresso do concreto aos 28 dias - Anlise comparativa

AMOSTRAS UTILIZADAS TRAOS 1:3 1:5 1:7 A 61% 69% 100% B 47% 61% 93% C 42% 55% 87% D 47% 62% 90% Mdia 49% 62% 93% R* 100% 100% 100%

* Concreto de referncia (areia e brita)

A Tabelas 3 mostra os resultados da resistncia compresso simples obtidos aos 60 dias. Novamente, verificou-se que nos traos mais pobres (menor consumo de cimento) os valores de resistncia obtidos pelo concreto com entulho se aproximaram mais dos apresentados pelo concreto tradicional TABELA 3 - Resistncia compresso aos 60 dias - Valores mdios (MPa)
AMOSTRAS UTILIZADAS TRAOS 1:3 1:5 1:7 A 32,0 23,0 17,1 B 25,3 20,2 16,2 C 22,9 17,9 14,0 D 25,5 20,1 15,8 R* 57,9 36,3 17,6

* Concreto de referncia (areia e brita)

Analisando a Tabela 3, observa-se que h, entre as amostras, uma relao bem semelhante quela apresentada aos 28 dias. Verifica-se que o aumento de resistncia do concreto com entulho dos 28 aos 60 dias, foi mais significativo no trao 1:7 que nos traos mais fortes (1:3 e 1:5). Isto pode ter ocorrido pelos seguintes fatos: quanto mais forte o trao utilizado, mais rica ser a pasta de cimento e a parte mais frgil do concreto, neste caso, o agregado (ou a zona de transio pasta-agregado). possivelmente, o cimento presente no entulho possui ainda uma boa capacidade cimentcia, colaborando desse modo, para o aumento da resistncia do concreto quanto mais fraco for o trao utilizado; a possvel atividade pozolnica realizada pelos finos do entulho pode tambm melhorar a resistncia do concreto.

3.2

Resistncia

do

concreto

ao

desgaste

por

abraso

As resistncias dos concretos ao desgaste por abraso obtidas nestes ensaios, demonstraram uma superioridade daqueles onde se utilizou o entulho como agregado, conforme apresenta a Figura 2. O parmetro utilizado para medir esta resistncia o desgaste sofrido pelo corpo de prova aos 1.000 metros de percurso. Ele ficou em mdia, 26,5% menor que o medido no concreto de referncia.

FIGURA 4 - Valores observados no ensaio de desgaste abraso Considerando a NBR 9457 - "Ladrilho Hidrulico", utilizada como parmetro para avaliar este ensaio em pisos de concreto, os concretos confeccionados com as diferentes amostras de entulho, foram "aprovados" no ensaio de resistncia ao desgaste por abraso, j que segundo ela, o desgaste aos 1.000 m deve ser inferior a 3 mm. Quanto a este quesito, o material j poderia, por exemplo, ser utilizado em pisos de circulao de pessoas (como piso de hipermercados).

3.3

Determinao

da

permeabilidade

do

concreto

No ensaio de permeabilidade do concreto, os valores do coeficiente kT (que mede a permeabilidade do concreto ao ar) foram fornecidos por um aparelho denominado "Permeator". Tais valores esto apresentados na Tabela 4. TABELA 4 - Valores dos coeficientes de permeabilidade kT obtidos (10
AMOSTRAS CORPOS DE-PROVA CP1 CP2 Mdia A 0,148 0,125 0,137 B 0,290 --0,290 C 0,022 0,067 0,045 D 0,014 0,243 0,129 R 0,174 0,066 0,120
-16

m)

Nota-se que os valores da permeabilidade esto bastante semelhantes aos obtidos pelo concreto de referncia - R (areia e brita) - e que apenas a amostra B obteve um valor superior. Justamente esta amostra apresentou problemas num corpo de prova testado. Para efeito de classificao da impermeabilidade do concreto, o mtodo utiliza uma escala que vai de 0 (muito pobre) a 5 (excelente). Levando em considerao esta classificao, as amostras produziram concretos com as seguintes qualidades de superfcies: AMOSTRAS A Qualidade boa B mdia C muito boa D boa R boa

3.4

Curva

de

Abrams

A partir dos valores da resistncia compresso dos concretos confeccionados com o entulho e das respectivas relaes a/c utilizadas em cada trao, obteve-se a curva relacionando estes dois fatores, conhecida como Curva de Abrams (Figura 5). de grande importncia que a Curva de Abrams tenha apresentado o mesmo formato das curvas obtidas com o concreto de referncia, pois dessa forma, ela poder ser utilizada para o estudo de dosagens tambm desse tipo de concreto confeccionado com entulho.

FIGURA 5 - Curva de Abrams

4
Os resultados dos experimentos realizados permitiram concluir que:

Concluses

1) A parte grada do entulho utilizado como agregado revelou aspectos negativos para a resistncia do concreto, devido presena de materiais cermicos polidos, que induziram ocorrncia de superfcies de ruptura nas suas faces lisas (Foto 5), devido insuficiente aderncia entre essas faces e a pasta de cimento, enfraquecendo bastante a zona de transio;

Foto 5 - Superfcie de ruptura causada pelos materiais cermicos "polidos". 2) O entulho usado como agregado apresentou uma absoro de gua bem superior do agregado tradicional, devido tanto sua grande porosidade como a maior quantidade de finos existentes neste resduo; 3) Possivelmente pelas suas arestas mais arredondadas e por uma certa quantidade de terra presente na parcela mida, o entulho possibilitou uma trabalhabilidade superior oferecida pelos agregados tradicionais (areia e brita), para uma mesma relao a/c; 4) A resistncia compresso simples, aos 28 dias, obtida pelos concretos com entulho reciclado, representou em mdia, 49%, 62% e 93% da resistncia do concreto de referncia, utilizando-se os traos 1:3, 1:5 e 1:7, respectivamente; 5) O aumento de resistncia do concreto ocorrido dos 28 aos 60, foi mais significativo no trao 1:7 que nos traos mais fortes (1:3 e 1:5). Alm disso, nos traos mais pobres (menor consumo de cimento), os valores de resistncia obtidos pelo concreto com entulho se aproximaram mais dos apresentados pelo concreto de referncia (tanto aos 28, como aos 60 dias). Isto pode ser explicado pelo fortalecimento da pasta de cimento nos traos mais fortes, o que contribui, neste caso, para que o agregado (ou a zona de transio) seja a parte mais frgil do concreto; 6) A resistncia ao desgaste abraso apresentada pelo concreto objeto deste estudo, ficou em mdia 26,5% superior quela obtida pelo concreto de referncia, que utilizou areia e brita como agregado; 7) Os resultados dos ensaios de compresso, abraso e permeabilidade, realizados com o concreto confeccionado com entulho, permitem concluir que este tipo de concreto atende perfeitamente (quanto aos quesitos avaliados) as exigncias de fabricao de peas de concreto para a infra-estrutura urbana como elementos de drenagem, guias, sarjetas, ou outras aplicaes onde no se exijam resistncias elevadas; 8) Foi de grande importncia a obteno da Curva de Abrams para o concreto produzido a partir do entulho reciclado, uma vez que, ela pode ser de extrema

utilidade para os estudos de dosagens desse concreto;

5 Referncias bibliogrficas
ZORDAN, S. E. A Utilizao do Entulho como Agregado na Confeco do Concreto. Campinas: Departamento de Saneamento e Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas. Dissertao (Mestrado), 1997. 140p. HANSEN, T. C., NARUD, H. Strength of recycled concrete made from crushed concrete coarse aggregate. Concrete International. Design and construction, v. 5, n. 7, p. 79-83, 1983. JOHN, V. M. Pesquisa e desenvolvimento de mercado para resduos. In: Seminrio sobre reciclagem e reutilizao de resduos como materiais de construo, 1996, So Paulo. Anais... So Paulo: PCC - USP, Departamento de Engenharia de Construo Civil, 1996. 161 p. p. 21-30. PINTO, T. P. Utilizao de resduos de construo. Estudo do uso em argamassas. So Carlos: Departamento de Arquitetura e Planejamento da Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. Dissertao (Mestrado), 1986. 148 p. VAN ACKER, A. Recycling of concrete at a precast concrete plant. In: BIBM, 1996, Paris. Anais... Paris, 1996. . p. IVe.55-IVe.67. YANNAS, S. F. Waste concrete as aggregate for new concrete. ACI Journal, v. 74, n. 37, p. 373-376, 1977.

You might also like