You are on page 1of 2

CARGO DE CONFIANA Os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gesto, aos quais se equiparam os diretores e chefes de departamentos ou filial,

no fazem jus remunerao pelo servio extraordinrio, pois no lhes aplicam as normas relativas durao normal do trabalho. O artigo 62 da CLT e seus incisos I e II alm do pargrafo nico disciplinam a questo do empregado que exerce cargo de confiana. O cargo de confiana no meramente um ttulo atribudo a uma funo pela empresa. Seu conceito envolve a comprovao da relevncia da funo, encargos de gesto com autonomia, elevada fidcia, remunerao equivalente a sua responsabilidade, representando um poder de mando mais alto do que a simples execuo de rotina empregatcia, colocando o empregado de confiana em natural superioridade a seus colegas de trabalho, aproximando-o da figura do empregador pela prtica de atos prprios do empregador. Portanto, ainda que a CLT no seja explicita quanto sua definio, a jurisprudncia j tem entendimento pacfico de que atribuir um cargo de confiana a um empregado sem que lhe seja outorgado a autonomia na devida proporo, viola os princpios trabalhistas. O referido artigo da CLT dispe que os empregados em cargo de confiana no esto obrigados ao controle de jornada de trabalho, dada liberdade outorgada a este pelo prprio empregador, seja em relao tomada de decises em seu nome, seja pela auto gesto em relao a sua jornada de trabalho e ao direcionamento dos trabalhos estabelecidos pela empresa. CONTROLE DE JORNADA Caracterizado o cargo de confiana, exclui o trabalhador do captulo da durao da jornada de trabalho e por conseqncia da obrigao de registrar em carto essa mesma jornada. Observe-se que para esta caracterizao exige-se, alm do padro salarial, o pagamento destacado da gratificao de funo e a outorga de amplos poderes de mando e gesto de modo que o empregado fique habilitado a substituir o empregador na prpria administrao dos negcios. O fato de o empregado ocupar cargo de gerente, por si s, no configura cargo de gesto, pois para que se configure o cargo de confiana ser necessrio que o mesmo detenha poderes de mando e gesto como vimos acima. Este fator justificaria a sua excluso do captulo da durao do trabalho. A simples diferena de padro salarial decorrente da natureza dos cargos no poderiam caracterizar o cargo de confiana.

O que importa o poder de autonomia nas decises a serem tomadas, poder este em que o empregado se substitui ao empregador. Portanto, ainda que a confiana contratual relativa ao empregado seja maior do que aquela relativa aos demais empregados esta confiana depositada longe est de se caracterizar o cargo de confiana exigido por lei. Da anlise do artigo 62 da CLT extrai-se que, alm da percepo da gratificao de funo superior a 40% do salrio que enquadra o trabalhador como exercente de cargo de confiana, devem estar aliados ao recebimento dessa verba os demais elementos formadores da confiana patronal, quais seja o poder de representao (exerccio de cargo de direo gerencial, fiscalizao e chefia) e a investidura de mandato legal (procurao ou assinatura autorizada). HORAS EXTRAS Os gerentes, assim considerados os que exercem cargos de gesto, aos quais se equiparam os diretores e chefes de departamentos ou filial, no fazem jus remunerao pelo servio extraordinrio, pois no lhes aplicam as normas relativas durao normal do trabalho. ADMINISTRATIVO JORNADA. CONTROLE. GERENTES. O empregador no est desobrigado de controlar a jornada de empregado que detenha simples ttulo de gerente, mas que no possua poderes de gesto nem perceba gratificao de funo superior a 40% do salrio efetivo. Salrio efetivo o valor efetivamente recebido pelo empregado, j descontadas as obrigaes legais (INSS, IRRF, etc). REFERNCIA NORMATIVA: Art. 62, II e pargrafo nico e art. 72 2 da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT.

You might also like