You are on page 1of 17

A IMPORTNCIA DA COLETA SELETIVA PARA O MEIO AMBIENTE Luciana de Paula Vidal1 Jorge Sobral S.

Maia2
RESUMO Compreender o atual estado da coleta seletiva implantada na Faculdade Estcio de S de Ourinhos (FAESO) preponderante no sentido de identificar o papel da instituio na formao dos seus estudantes. A pesquisa de campo utilizou o mtodo de entrevistas, questionrios e estudo terico, buscando a verdadeira situao da coleta seletiva. Demonstrou que o descaso do poder pblico se reflete na instituio em funo da desmotivao dos funcionrios, desconhecimento de sua importncia pelos alunos e descomprometimento dos professores em relao a essa questo. Tendo que o meio ambiente fundamental no desenvolvimento do turismo do municpio fica evidente a necessidade de propor estratgias para viabilizar eternamente a coleta seletiva de resduos slidos na Faculdade Estcio de S de Ourinhos (FAESO). Palavras-Chave: Coleta Seletiva Meio Ambiente Conscientizao FAESO

ABSTRACT To understand the current situation of the collect selection found at the Ourinhos College Estcio-de-S is predominant into the sense to identify the work of institution on the training of their students. The field research used the method of interview, questions and theoretical study, searching for the true situation of collect selection. This has been demonstrate that the disregard of the public authority are concerning on the institution about the officials unhappiness, not to recognize their importance by the students and no responsibility of the professor about this question. Knowing that the environment is basic on the tourism development in the county, so its evident the necessity to propose strategies to viability forever the collect selection of solid residues on the Ourinhos College Estcio-de-S (OCES). Keywords: Collect Selection Environment Awareness OCES

1 2

Bacharel em Turismo Faculdade Estcio de S de Ourinhos. Prof. Mestre do Curso de Turismo da Faculdade Estcio de S de Ourinhos.

INTRODUO Analisando os diversos problemas ambientais mundiais, a questo do lixo das mais preocupantes e diz respeito a cada um de ns. Atualmente a luta pela conservao do meio ambiente e a prpria sobrevivncia do ser humano no planeta, est diretamente relacionada com a questo do lixo urbano. A problemtica do lixo, se agravada, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demogrfico, especialmente nos centros urbanos, resultantes do xodo rural e da falta de um planejamento familiar, por isso abordaremos nesse trabalho o assunto sobre a coleta seletiva. Foi analisada, a situao da coleta seletiva do lixo, um projeto implantado na FAESO (Faculdade Estcio de S de Ourinhos) e em alguns lugares no municpio de Ourinhos SP. Sendo que a escolha desse tema foi pelo interesse ao meio ambiente, com a preocupao da aceitao do projeto implantado na FAESO. A analise permitiu verificar se a coleta seletiva estava funcionando e se todos os freqentadores da FAESO estavam colaborando. Para isso, aplicou-se um questionrio com os alunos, funcionrios e professores da Faculdade Estcio de S de Ourinhos, com o intuito de verificar o desenvolvimento da implantao e seus resultados. Fala-se muito a respeito de meio ambiente atualmente. Porm, poucos sabem, na prtica, que importncia tem. Meio ambiente o meio (ou lugar) onde todo ser vivo habita, seja uma rvore ou o homem. A rvore precisa do solo e clima ideais de seu meio ambiente para que possa se desenvolver. Quando se trata do ser humano, seu meio ambiente onde ele habita, trabalha, estuda, etc3. Assim, mais do que apenas falar de preservao de florestas, fundamental que tenhamos conscincia de que o incio dessa preservao tem que acontecer em nosso dia-a-dia, em nossa vida prtica, para que tenhamos um timo ambiente para se viver.

Ecologia: banco de dados. Disponvel em: <http://www.heramagica.com.br/ambiente.htm>. Acesso em: 02 Setembro 2005.

O tema meio ambiente entrou definitivamente na pauta de discusso da nossa sociedade. verdade que os meios de comunicaes, a produo literria cientfica e pedaggica, as iniciativas pblicas e privadas, as ONGS e as pessoas de uma forma geral, pressionadas por uma catstrofe cometidas por todos ns, indivduos e coletividade, ou seja, voc e eu, tambm colaboramos para que o assunto tenha tamanha repercusso. Seja atravs de discusses tcnicas e cientfica ou de posturas ideolgicas ou apaixonadas pela causa, o fato que a temtica ambiental vai pouco a pouco sendo inserida incorporada pela nossa sociedade como um divisor de gua na busca de uma melhor qualidade de vida.4 Segundo MOLINA (2001), na histria do homem, a sociedade industrial a primeira que, baseada no conhecimento cientfico, efetua uma profunda e extensa interveno nos processos da natureza; constitui uma forma de organizao social que cria grandes e graves riscos para sua prpria sobrevivncia, mas uma sociedade necessria na escala da evoluo. Isso explica sua existncia. Ao passo que o homem cria, ele destri tambm, pois est mais preocupado com as inovaes tecnolgicas do que com a conservao do meio em que vive, isto deve a forma desenfreada de novas descobertas. Para MOLINA (2001), o crescimento das atividades industriais e de servios em todas as naes conforme uma sombra que ameaa obscurecer o planeta. A menos que se tomem medidas adequadas para mudar drasticamente, em alguns anos, a evoluo dos acontecimentos, essa sombra poderia ameaar fatalmente a vida do planeta. As transformaes provocadas pelo homem no meio ambiente trazem, muitas vezes, repercusses negativas. Estas, em geral, esto associadas falta de informaes sobre a importncia do meio ambiente para uma vida qualitativamente saudvel, e sobre as implicaes que podem advir de um desequilbrio nos ecossistemas. A educao em seu carter interdisciplinar constitui-se um componente para o alcance de um desenvolvimento sustentvel.

A Educao Ambiental e a Gesto: banco de dados. Disponvel em: http://www.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 28 Agosto 2005.

Os recursos que o meio ambiente nos proporcionam esto sendo mal utilizados, como mostra DUKE ENERG (2002, p.38): gua sendo essencial vida, constitui um dos bens mais preciosos disposio da humanidade, mas a contaminao da gua uma das maiores preocupaes ambientais e somos ns mesmos que acabamos prejudicando-a; Ar a qualidade do ar hoje est descartada, pois com o aumento das indstrias que funcionam sem licena ambiental e com muitos veculos nas ruas, a poluio no ar cresceu, prejudicando no s o meio ambiente, como causando danos a sade das pessoas; Solo considerado um organismo complexo, repleto de seres vivos e de substncias minerais em constante interao e interdependncia, o solo tem que ser tratado com cuidado no manejo de substancias poluentes, sendo os odores, os gases txicos, chorume, fauna nociva, alm do quase inevitvel impacto visual negativo.

No meio ambiente existem vrios impactos causados por muitos motivos, podemos dizer que o turismo um desses impactos. Pois o turismo o deslocamento de pessoas para outras localidades, buscando o lazer, negcios e outros. Alguns turistas quando chegam nos seus destinos no esto preocupados com a preservao do local visitado, agindo de maneira hostil, desrespeitando o meio ambiente e a comunidade receptora, por isso que o turismo sustentvel aquele que visa minimizar impactos ecolgicos e scio-culturais, promovendo benefcios econmicos e sociais. Os impactos negativos causados pelo turismo muitas vezes interpretado de forma equivocada, pois se antes de desenvolver uma atividade turstica no houver um planejamento, ser inevitvel no degradar de alguma maneira a localidade. Para CRUZ (2001), no h atividade humana que no interfira nos ambientes, de alguma forma. impossvel o homem viver sobre este planeta sem transform-lo. E diz tambm que em alguns casos h algum erro estratgico de planejamento subjacente ao processo de apropriao dos lugares pela atividade ou simplesmente, o planejamento jamais existiu. O turismo pode causar impactos positivos, pois de interesse da atividade turstica colaborar com a imagem da localidade, buscando mtodos que contribuam para a

minimizao da degradao ambiental e atravs da conscientizao dos turistas e comunidade receptora, assim ir gerar emprego e renda. Diz CRUZ (2001), nem todo impacto sobre os ambientes naturais , a priori, negativo. Se tivermos tratando, por exemplo, de reas naturais degradadas (por outras prticas humanas) das quais o turismo se apropria, promovendo sua recuperao e assegurando sua proteo a partir da, estamos falando, nesses casos, de um impacto positivo do turismo sobre o ambiente natural. A educao ambiental uma forma de educar os turistas, como diz SATO (2003) citado pela Conferncia de Estocolmo (1972): um processo de reconhecimento de valores e clarificao de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relao ao meio, para entender e apreciar as inter-relaes entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofsicos. A Educao Ambiental tambm est relacionada com a prtica das tomadas de decises e a tica que conduzem para a melhoria da qualidade de vida. Por isso precisamos sensibilizar as pessoas, embora sejam as crianas o foco principal, pois elas ainda no tm vcios e esto comeando a aprender. Mas como fazer isso? No adiantaria incluir uma matria a mais na grade curricular falando de coleta seletiva, pois aprenderiam sobre o assunto e ao chegar em suas casas, fariam exatamente o contrrio pois a realidade outra. CASCINO (1999, p.52) explica: Educar crianas, educar jovens, educar. Mais que uma tarefa, mais que militncia poltica, trabalho, dedicao. Criar planos de ao, considerar conceitos, teorias, reflexes, interaes do desejo, da necessidade e da possibilidade, usar o bom senso, o senso de limites, repensar os espaos e as tarefas educacionais, formais e no formais. Educao Ambiental tambm est ligada ao turismo pedaggico e ecolgico, sendo uma das diretrizes bsicas para a preservao dos ecossistemas para geraes futuras.

Talvez o que mais nos falte para olhar a vida com outros olhos e encarar o compromisso ambiental como uma rara oportunidade de evoluir junto com o planeta ou seja preencher nossas vidas com mais poesia, manifesta nos pequenos gestos que nos alegram a alma.5 Enfim, analisando os conceitos e os impactos do meio ambiente, percebemos a importncia da relao do turismo com o meio ambiente, mas respeitando os valores ecolgicos das reas e que sua explorao turstica seja feita de modo sustentvel, ordenada e planejada. OBJETIVO Verificar se a implantao da coleta seletiva est funcionando na FAESO (Faculdade Estcio de S de Ourinhos) e a partir desse momento propor algumas estratgias para que essa implantao ocorra da melhor forma possvel. METODOLOGIA A metodologia utilizada foi a aplicao de questionrios para 166 alunos, 11 funcionrios e 10 professores escolhidos aleatoriamente na Faculdade Estcio de S de Ourinhos e tambm foi realizada uma pesquisa em campo na associao dos catadores de lixo de Ourinhos SP a Recicla Ourinhos, com entrevista da presidente da associao. RESULTADOS Pergunta elaborada no questionrio para os funcionrios. 1. E o lixo separado nas lixeiras para onde encaminhado? Algum vem coletar esse lixo separado? Quem? Qual a freqncia e para onde vai?

DUKE ENERGY. Como Cuidar do seu Meio Ambiente. So Paulo: Bei, 2002.

funcio narios_2_3

1 -N a o s a b e m p a ra o n d e o lix o e e n via d o - 1 0 0 %

Nesse grfico 100% dos funcionrios entrevistados no sabem para onde o lixo encaminhado aps ser recolhido, isto quer dizer que todo o lixo da FAESO retirado pelo rgo responsvel e a coleta seletiva do lixo passa a ser ilusrio, pois na prtica no existe. 2. Onde esto localizadas as lixeiras da coleta seletiva na FAESO?

funcio narios_4

1 2

1-Sabem - 91% 2- Nao s abem - 9%

Dos funcionrios entrevistados 91% sabem responder onde as lixeiras esto localizadas, percebendo que os pontos escolhidos foram estratgicos, onde existe o maior fluxo de alunos, funcionrios e professores, ou seja, nos blocos, no centro de convivncia, sendo assim visveis a todos. E o restante dos entrevistados que seria 9% no sabe onde as lixeiras da coleta seletiva do lixo esto localizadas.

3. Como ocorre a coleta de lixo?


fu n c io n a rio s - 1

1 2 3

1 - S a b e m q u e o c o r r e - 4 5 ,4 5 % 2 - S a b e m q u e o c o r r e e q u e n a o e s ta f u n c io n a n d o - 1 8 ,8 % 3 - Na o s a b e m q u e o c o r r e - 3 6 ,3 6 %

Analisando o grfico acima, vemos que maioria dos funcionrios entrevistados conhece a existncia da coleta seletiva do lixo representando 45,45%, mas ao mesmo tempo que demonstram esse conhecimento, existe o desconhecimento do processo da coleta seletiva do lixo e a situao atual. Os 36,36% dos entrevistados demonstraram o total desconhecimento sobre a coleta seletiva do lixo, sendo assim, possvel observar que se realmente houvesse um projeto eficaz, seria impossvel que todas as pessoas que trabalham na entidade no soubessem ao menos a existncia do fato. Apenas 18,18% dos funcionrios sabem a verdadeira situao da coleta seletiva do lixo, que representam dois funcionrios, que responsabilizaram a administrao municipal atual pelo descaso e abandono do projeto, pois no comeo do projeto tudo estava funcionando e agora acabou. Pergunta elaborada no questionrio para os professores. 1. Qual a relao da coleta seletiva e a preservao do meio ambiente em sua opinio? Porqu?

Professores-2

1 1-Relac iona e ex plic a a relac ao - 100%

Todos os entrevistados, ou seja, 100%, relacionaram a coleta seletiva e a preservao do meio ambiente. Assim chegamos concluso de que necessrio a coleta seletiva para o meio ambiente, mas as pessoas em geral agem como se no tivessem conhecimento das conseqncias de seus atos, ou seja, mesmo sabendo o mal que o lixo causa ao meio ambiente nem todas as pessoas agem de maneira contrria a isso, pois demonstram ignorncia para que no sejam responsabilizados. 2. J reparou nas lixeiras? Quais as cores? O qu elas indicam?

pro fessores 1

1 2

1 eparou e nao s abe o que s ignifica cada cor - 50% -R

2-Reparou e s abe o que s ignif ic a c ada c or - 50%

Dos dez professores entrevistados todos repararam nas lixeiras sendo que, 50% no sabem o significado das cores nas lixeiras e os outros 50% sabem o significado de cada cor da lixeira, mas colocam em risco o sucesso do projeto, pois a falta de informao e

conscientizao dos educadores deveriam ser primordial e se a metade reparam, mas no sabem o significado de cada cor, porque eles no observaram corretamente as lixeiras, pois nelas contm o tipo de material a ser reciclado. 3. Voc participa da coleta seletiva na FAESO? De que forma?

p ro fes so res - 3

1 2

1-P artic ipa - 90% 2-N ao partic ipa - 10%

Atravs dessa pergunta, 90% dos professores entrevistados participam da coleta seletiva, mas percebemos em resultados anteriores que a participao deles muito superficial, pois ao mesmo tempo em que a metade dos professores sabem o significado das cores nas lixeiras, 90% participa na coleta seletiva do lixo, com isso percebemos uma ligeira contradio, na verdade ou esto descartando de forma equivocada, ou no reconhecem adequadamente o significado das cores nas lixeiras. Pergunta elaborada no questionrio para os alunos. 1. Qual importncia da coleta seletiva para o meio ambiente?

Alunos -2

1 2 3

1-Acham importante e justif icam corretamente - 23,49% 2-Acham importante e justif icam incorretamente - 63,25% 3-Acham importante e nao justifica -13,25%

Os alunos entrevistados acham importante a coleta seletiva para o meio ambiente, mas apenas 23,49% souberam justificar corretamente, mas um nmero significativo tendo que ter urgncia de um projeto de esclarecimento para a populao acadmica, apontando assim uma grande falta de informao sobre o assunto, mas essa relao seria o primeiro passo para que as pessoas pudessem colaborar com a coleta seletiva do lixo, pois se eles no sabem o quanto o lixo degrada e polui o meio ambiente, conseqentemente ser muito difcil convenc-las a colaborar com o projeto. 2. J reparou nas lixeiras? Quais as cores e o que elas indicam?
Alu n o s -1

1 2

1 - Na o r e p a r o u - 3 ,0 1 %

2 - Re p a r o u e n a o s a b e o q u e s ig n if ic a c a d a c o r - 6 6 ,8 6 % 3 3 - Re p a r o u e s a b e o q u e s ig n if ic a c a d a c o r 3 0 ,1 2 %

Dos 166 alunos entrevistados 66,86% reparou nas lixeiras, mas no sabem o significado das cores e pra que elas servem, j 30,12% repararam nelas e sabem realmente o significado das cores e somente 3,01% no repararam nas lixeiras por falta de um mecanismo de apresentao para chamar a ateno sobre a localizao das lixeiras. 3. Como voc entende a relao lixo, meio ambiente e qualidade de vida?
Alu n o s -3

1 2 3

1- Nao h a rela c ao - 10,84 % 2- Ha relac ao e es c larec e qua l -39,7 5% 3- Ha relac ao e nao es c la rec e qual -49,39 %

Nesse grfico 49,39% dos alunos entrevistados disseram que o lixo, meio ambiente e qualidade de vida se relacionam, mas no esclarece como, isto mostra falha de conhecimento a respeito do assunto, mostrando insegurana e dificuldade de interpretao do problema e para que isso se resolva ter que ter um trabalho srio em conscientizar todos. Os 39,75% entende a relao e esclarece qual seria, mas este nmero insuficiente e 10,84% disseram que no existe relao entre eles, este nmero relevante por se tratar de estudantes, isto prova a necessidade da conscientizao. 4. A forma como o lixo coletado pode interferir no desenvolvimento de atividades tursticas em um municpio?

Alu n o s - 4

1 1 - Na o in te r f e r e - 1 3 ,8 5 % 2 2 - In te r f e r e e d iz c o mo - 4 5 ,1 8 % 3 3 - In te r f e r e e n a o d iz c o mo - 1 3 ,2 5 %

Ao analisar esse grfico 45,18% dos alunos acham que a forma de coleta do lixo pode interferir no desenvolvimento das atividades tursticas em um municpio, pois uma cidade limpa e organizada a principal preocupao, sendo que, ao visit-la a aparncia fundamental e as pessoas tero uma boa impresso do municpio. Os 13,85% diz que interfere, mas no sabem como explicar e 13,25% disseram que a coleta do lixo no interfere nas atividades tursticas de um municpio, isto significa que estes alunos no sabem na verdade o impacto que o lixo causa ao meio ambiente, desta forma ignoram esse fato, pois se tivessem conhecimento desta problemtica eles saberiam responder qual seria a interferncia do lixo no desenvolvimento da atividade turstica no municpio, sendo que o impacto visual, a poluio e a degradao so interferncias do lixo no turismo. 5. Onde esto localizadas as lixeiras da coleta seletiva na FAESO?
Alu n o s - 5

1 2 3

1 - n a o s a b e m - 3 ,0 1 % 2 - S a b e m e n a o a p o n ta m - 6 ,6 2 % 3 - S a b e m e a p o n ta m - 9 0 ,3 6 %

No grfico anterior observamos que 90,36% sabem onde ficam localizadas as lixeiras da coleta seletiva, pois elas esto em pontos estratgicos na faculdade, onde todos podem ver. Os 6,62% sabem onde elas ficam, mas no apontam os lugares, possivelmente por no estarem preocupados com a coleta seletiva do lixo e tambm por no haver uma conscientizao. 3,01% no sabem onde ficam as lixeiras, com esses resultados percebemos que o projeto no foi eficaz. Para alcanar 100% da colaborao de todos os freqentadores da FAESO, ser necessrio um trabalho de conscientizao e sempre continuando essa idia para buscar estratgias de sensibilizao em longo prazo. DISCUSSO A partir de todos os resultados obtidos atravs da pesquisa, podemos considerar que houve muitos momentos de dificuldades, algumas vezes no intencionados, por falta de conhecimento das pessoas em relao coleta seletiva, elas esquivaram como se sentissem medo ou vergonha e outras vezes por falta de interesse. De acordo com os resultados da pesquisa, foi possvel observar uma grande falta de informaes dos freqentadores da FAESO (Faculdade Estcio de S de Ourinhos), os alunos em geral sabem o significado das lixeiras, para que elas servem, mas superficialmente, pois a realidade outra, no sabem se quer o porqu das lixeiras terem vrias cores e no conhecem o projeto de implantao. Em relao aos professores, demonstraram conhecimento sobre o projeto e grande parte respondeu que colaboram com a coleta seletiva, mas desconhecem o fato de que a coleta no est funcionando. Entre os funcionrios apenas duas pessoas demonstraram conhecer a situao atual da coleta seletiva, respondendo que o projeto no existe mais, responsabilizando o atual governo municipal pelo fracasso. O restante dos funcionrios no soube responder com propriedade sobre a coleta seletiva. Atravs dos resultados da pesquisa realizada na FAESO, a respeito do projeto de implantao da coleta seletiva, percebemos que foi um sucesso, pois houve um projeto

eficaz. A implantadora dessa idia fez um trabalho de conscientizao com os alunos, mas no houve um trabalho contnuo por parte da faculdade provocando os primeiros obstculos desse projeto. Como a FAESO recebe semestralmente novos alunos, o trabalho feito no incio do projeto acaba se perdendo, de modo que partes dos alunos vo se formando e o trabalho de conscientizao deve ser repetido todo semestre para que todos conheam a importncia da coleta seletiva. O trabalho de conscientizao deve ser feito atravs de palestras no inicio de cada semestre, distribuio de panfletos e cartazes por toda a Faculdade e fazer com que todos os alunos contribuam com projetos e trabalhos sobre o assunto meio ambiente em busca de horas raques, pois dessa maneira todos tero uma maior viso dos problemas ambientais e como deve ser feito para minimizar o impacto causado pelo homem atravs da coleta seletiva. Todo esse trabalho dever ser feito por uma comisso responsvel que estar controlando o funcionamento da coleta seletiva na FAESO. Sendo que, essa comisso ser formada pela presidente Matilde da Recicla Ourinhos, que j se props a colaborar, por alunos dispostos e com interesse pelo assunto, ou escolhidos aleatoriamente, tambm podemos contar com dois professores convidados a colaborar e para participar da comisso e tambm dois funcionrios estaro fazendo parte da comisso, pois so eles os responsveis pela coleta do lixo e assim tero um maior conhecimento do funcionamento da coleta seletiva em um todo. Pois a coleta seletiva abrange vrios fatores que contribuem para o desenvolvimento social e econmico. A quantidade de recursos financeiros perdidos pela falta da coleta seletiva muito grande, pois muitas pessoas que no tem renda para sobreviver poderiam trabalhar no processo de reciclagem e isto geraria mais renda para o municpio, sendo que alem disso muito se gasta para a manuteno dos aterros sanitrios. Alm da economia gerada pela reciclagem a coleta seletiva contribui tambm com a preservao do meio ambiente, pois diminui a quantidade de lixo que chegam nos aterros sanitrios e dessa maneira minimizam o impacto causado pelo lixo. Muitas pessoas so beneficiadas com a coleta seletiva, principalmente os catadores, pois apesar de terem um papel muito importante em todo esse processo eles reconhecem a

sua contribuio para o meio ambiente e por terem essa conscincia eles buscam alm de um salrio e sim a sua incluso social, pois so to importantes quanto todas as profisses existentes. CONCLUSO Ser necessrio um grande trabalho de Educao Ambiental, mas teremos resultados a longo prazo, sendo que o importante no desistir quando surgem os obstculos. Para que a coleta seletiva continue ter que haver o apoio do governo municipal (prefeitura), pois atravs da pesquisa realizada, percebemos que a associao dos catadores no tem esse apoio, mas lutam por isso e para que esse trabalho seja reconhecido por todos, querendo assim a incluso social. O papel da FAESO como instituio de ensino fundamental para a Educao Ambiental e ela que ser a maior incentivadora para que a coleta seletiva volte a funcionar, pois enquanto este projeto no estiver entre os objetivos da FAESO, ele no ser visto e respeitado por todos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BOULLN, Roberto C. Planejamento do Espao Turstico. Bauru: Edusc, 2002. CASCINO, Fabio. Educao Ambiental. So Paulo: Senac, 1999. CEMPRE. Guia da Coleta Seletiva de Lixo. Braslia: Cempre, 2002. CRUZ, Rita de Cssia Ariza. Introduo a Geografia do Turismo. So Paulo: Roca, 2001. DUKE ENERGY. Como Cuidar do seu Meio Ambiente. So Paulo: Bei, 2002. MOLINA, Sergio E. Turismo e Ecologia. Bauru: Edusc, 2001. SATO, Michele. Educao Ambiental. So Carlos: Ri Ma, 2003. SILVEIRA, Mnica. Implantao de Coleta Seletiva na FAESO: ferramenta para contribuir com a educao ambiental e o turismo sustentvel. 2004. 39 f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao) Faculdade Estcio de S de Ourinhos, Ourinhos So Paulo. A Educao Ambiental e a Gesto: banco de dados. <http://www.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 28 Agosto 2005. Disponvel em:

Ecologia: banco de dados. Disponvel em: <http://www.heramagica.com.br/ambiente.htm>. Acesso em: 02 Setembro 2005. Tecnologia a Servio do Meio Ambiente: banco de dados. Disponvel em: <http://www.vega.com.br>. Acesso em: 02 Setembro 2005. Informao Verbal fornecida pela Matilde Ramos da Silva na Associao de Catadores de Ourinhos, em setembro de 2005.

You might also like