You are on page 1of 2

Artesanato Marajoara A arte marajoara representa a produo artstica, sobretudo em cermica, dos habitantes da Ilha de Maraj, no Par, considerada

a mais antiga arte cermica do Brasil e uma das mais antigas das Amricas. O perodo conhecido ento como a "fase marajoara caracteriza-se pela ampla e sofisticada quantidade de objetos rituais, utilitrios e decorativos produzida por antigos ocupantes da Ilha de Maraj. So confeccionadas vasilhas, potes, urnas funerrias, tangas (tapa-sexo), chocalhos, estatuetas, bancos, adereos, vasos, etc. De modo geral, a cermica marajoara apresenta padres decorativos com desenhos labirnticos e repetitivos, traos grficos simtricos, em baixo ou alto-relevo, alm de entalhes e aplicaes, que aparecem na maioria das vezes em branco, vermelho e preto.

Artesanato Tapajnico Essa belssima cermica se inclui na tradio Inciso Ponteada e nelas vamos encontrar uma peculiaridade: no existiam urnas funerrias. Esse povo tinha outra cultura, pois no enterravam seus mortos. Existia uma cabana morturia, onde deixavam o corpo em uma rede com seus pertences a seus ps, at se deteriorarem por completo. Os ossos que restavam eram lavados, modos e colocados em vinho, para ser bebido pelos familiares do morto e o resto da tribo, por ocasio da festa ritualstica. Existem inmeros tipos de vasos de cermica tapajnica. Citaremos alguns mais representativos: vaso de gargalo, vaso de caritides, pratos, estatuetas, cachimbo, etc. Os vasos chamados de caritides constituem-se de diversas partes distintas, destacando-se a superior e a inferior, ligadas entre si por trs caritides antropomorfas, sendo que enquanto a parte inferior uma espcie de suporte sob a forma de carretel, a parte superior toma a forma de uma cuia, cujo tamanho bem maior que o do suporte.

Biojias As Biojias so peas produzidas com material de natureza orgnica, vegetal, ou animal, com sementes, folhas, frutos, capins, madeiras, penas, couro de animais, chifres e ossos, empregando ou no metais preciosos. Antes conhecidas como bijuterias finas, por apresentarem metais nobres, como a prata e o ouro, as biojias tem adquirido outro status, por valorizar e difundir a cultura nacional e nossa natureza diversificada e generosa. Tem origem indgena, eles faziam colares, braceletes, anis, brincos, cocares entre outros.

Artesanato em Miriti Nascidos da espetacular capacidade de adaptao do caboclo brasileiro natureza que o circunda, os Brinquedos de Miriti so a expresso da sensibilidade e da representao ingnua do universo ribeirinho da regio Norte. A confeco dos brinquedos comea com a coleta dos talos da palmeira, no meio do mato. O miriti escolhido de preferncia jovem. Da planta se colhe apenas os braos, onde esto as folhagens. Com isso, no uma atividade predatria, e sim sustentvel, uma vez que a rvore mantida viva e crescendo. Para se obter a matria prima dos brinquedos os braos do miriti so descascados e se aproveita apenas o miolo. As cascas que so bem flexveis, depois de secas, transformam-se em cestos, paneiros, varetas de papagaios e pipas. O miolo, trabalhado com faces de mato, alisado e transportado em feixes para os produtores dos brinquedos. Os artistas com Ferramentas rsticas esculpem e montam peas segundo suas referncias pessoais. Alguns especializaram-se em barcos, outros em bonecos danarinos, cobras, jacars, madeireiros, pssaros, insetos perfeitos, avies, rdios, televises. A escolha deste ou daquele motivo parte da crnica individual de cada autor ou famlia de autores. Depois de prontas, com as partes coladas e secas, aplicado o desenho base da pintura final feita por membros das famlias que repetem em cada pea o padro estabelecido. Os brinquedos so estocados e, vspera do Crio de Nazar, so levados para Belm, onde so comercializados nas praas. Ao contrrio de outras formas de artesanato da regio, como as rplicas de cermica Marajoara ou Tapajnica, cujas referncias esto em achados arqueolgicos expostos no Museu Emlio Goeldi, os Brinquedos de Miriti so uma manifestao artstica espontnea e reflexo da criatividade dos produtores.

You might also like