You are on page 1of 32

MANUAL MANUAL

DO

CONSUMIDOR

L AVA LO U A ELECTRONIC

SUMRIO
APRESENTAO .......................................................................................................... 1 INSTRUES DE SEGURANA .................................................................................. 1 CONHEA A SUA LAVALOUA ................................................................................ 2 CONHEA O PAINEL DE CONTROLE ...................................................................... 4 INSTALAO Local ideal ................................................................................................................ 5 Tirando a tampa da Lavaloua .............................................................................. 5 Condies eltricas .................................................................................................. 6 Condies hidrulicas ............................................................................................. 8 PREPAROS PARA USO Como ajustar a altura do cesto inferior ................................................................. 9 Distribuindo as louas ........................................................................................... 10 Alimente o distribuidor de lquido secante .......................................................... 11 Alimente os compartimentos de detergente....................................................... 12 FUNCIONAMENTO Como mudar o programa selecionado ou desligar a Lavaloua....................... 13 Programas de lavagem ......................................................................................... 14 No fim do programa ............................................................................................ 16 Sistema Anti-Vazamento ....................................................................................... 16 LIMPEZA Limpando as hlices.............................................................................................. 17 Limpando os filtros ................................................................................................ 19 RECOMENDAES IMPORTANTES ......................................................................... 20 GUIA DE SOLUES ................................................................................................ 22 CARACTERSTICAS TCNICAS DA LAVALOUA Dimenses ............................................................................................................. 26 Sistema Eltrico...................................................................................................... 26 Sistema Hidrulico ................................................................................................. 26 TERMO DE GARANTIA ............................................................................................. 27

!

APRESENTAO
Com a sua Lavaloua BRASTEMP, voc adquiriu a mxima qualidade em lavagem de louas e talheres com maior comodidade e segurana. E tudo isso com o mnimo consumo de energia e longa durabilidade. Para obter o melhor desempenho de sua Lavaloua, muito importante que voc leia este Manual, seguindo corretamente as suas instrues. Colocamo-nos sua inteira disposio para esclarecer eventuais dvidas, bem como para receber crticas e/ou sugestes sobre os nossos produtos.
FALE DIRETO COM A
ANTES DE LIGAR PARA A REDE AUTORIZADA DE SERVIOS. VOC PODE DAR SUAS SUGESTES E RESOLVER QUALQUER DVIDA OU PROBLEMA. A LIGAO RPIDA E FCIL.

Grande So Paulo, ligue: (011)

3116-2499 0800 900 999

Outras regies, ligue:

INSTRUES DE SEGURANA
Leia atentamente este Manual. Ele contm todas as informaes necessrias para a correta instalao e operao da Lavaloua. Seguindo suas instrues, voc evitar danos, preservando a Lavaloua e a sua garantia de fbrica. Como todo aparelho eltrico, no permita o seu manuseio por crianas, mesmo quando desligada. Esta Lavaloua de uso exclusivamente domstico.

CONHEA A SUA LAVALOUA


VISTA FRONTAL
1. PAINEL DE CONTROLE 2. BOTO DE PROGRAMAO 3. BOTO DE INCIO 1 3 2

VISTA TRASEIRA

1 2 3 4 1. 2. 3. 4. MANGUEIRA DE ESCOAMENTO MANGUEIRA DE ENTRADA DE GUA CABO DE ALIMENTAO DE ENERGIA CURVA PARA MANGUEIRA DE ESCOAMENTO (ACESSRIO)

VISTA COM PORTA ABERTA

1 2

1. CESTO SUPERIOR 2. CESTO INFERIOR 3. CESTO PARA TALHERES

VISTA INTERIOR
1 2 3 5 4 6

1. 2. 3. 4. 5. 6.

ENTRADAS DE GUA PARA HLICE SUPERIOR ENTRADA DE GUA LATERAL HLICE INFERIOR FILTROS COMPARTIMENTOS DE DETERGENTE ESPECIAL PARA LAVALOUA COMPARTIMENTO DE LQUIDO SECANTE

CONHEA O PAINEL DE CONTROLE


3

5 1. 2. INDICADOR PARA ADICIONAR LQUIDO SECANTE INDICADORES PROGRESSIVOS DOS PROGRAMAS PR-LAVAR LAVAR SECAR FIM INDICADORES DE PROGRAMAS PR-LAVAR LAVAR ECO 50 LAVAR RPIDO 65 LAVAR NORMAL 65 LAVAR LONGO 70
INCIO

4. 5. 6.

INDICADOR DE INCIO BOTO DE PROGRAMAO BOTO LIGA

"

INSTALAO
ATENO:

Seguindo as instrues deste captulo, voc mesmo pode fazer a instalao da Lavaloua. Se voc quiser, a instalao pode ser feita pelo Brastemp Club Assistncia Tcnica, gratuitamente. Ao desembalar a sua Lavaloua, siga as instrues da embalagem.

LOCAL IDEAL

A Lavaloua deve ser instalada: Em local seguro e bem ventilado; Fora do alcance dos raios solares, fontes de irradiao de calor e chuva; Em local prximo tomada eltrica e ao ponto de abastecimento de gua a serem usados.

TIRANDO A TAMPA DA LAVALOUA


TAMPA DA LAVADOUA COLOQUE A PONTA DE UMA CHAVE DE FENDA EM UMA DAS TRAVAS DA TAMPA INCLINE A CHAVE DE FENDA, PUXANDO A ABA INTERNA DA TRAVA PARA FORA GIRE A TRAVA DIREITA NO SENTIDO ANTI-HORRIO E A TRAVA ESQUERDA NO SENTIDO HORRIO.

TRAVAS DA TAMPA

PARTE TRASEIRA DA LAVALOUA

Caso voc queira embutir a Lavaloua, e a altura no seja suficiente, voc pode retirar a tampa, seguindo as instrues abaixo: 1. Coloque a ponta de uma chave de fenda em uma das travas da tampa; 2. Incline a chave de fenda, puxando a aba interna da trava para fora; 3. Gire a trava direita no sentido anti-horrio. Repita o processo e gire a trava esquerda no sentido horrio. 4. Empurre a tampa para a frente e retire-a.

Importante:
EMPURRE A TAMPA PARA A FRENTE E RETIRE-A

Alm de proteger, a tampa da Lavaloua abafa o som, tornando-a mais silenciosa. Por isso, s retire a tampa se houver necessidade

LOCALIZAO DA ETIQUETA DE IDENTIFICAO

CONDIES ELTRICAS

Leia com ateno a etiqueta anexa ao cabo de fora da Lavaloua e verifique se a tenso de alimentao a mesma da sua residncia (127 ou 220V), 60Hz;

Importante:
Use uma tomada exclusiva e em perfeito estado; No use extenses e benjamins; No caso de oscilaes de tenso da rede eltrica, recorra concessionria de energia ou utilize um estabilizador de acordo com a tenso de alimentao da sua residncia: Para 127V, utilize um estabilizador de no mnimo 2000W. Para 220V, utilize um estabilizador de no mnimo 2500W. aterramento. necessrio que a tomada possua o ponto de aterramento. Nunca ligue o fio terra rede eltrica, canos de gs ou tubos de PVC. A ligao do fio terra deve estar de acordo com as normas da ABNT, NBR 5410 - Seo Aterramento. Consulte um eletricista especializado. A bitola ("dimetro") dos fios do circuito eltrico devem estar de acordo com a tenso da sua lavaloua (127V ou 220V) e com a distncia da tomada at o quadro de fora conforme a tabela abaixo:
Bitola de fios 2,5 mm (12 AWG) At 10 m At 20 m 4 mm (10 AWG) 11 a 16 m 21 a 36 m 6 mm (8 AWG) 17 a 25 m 37 a 55 m 10 mm (6 AWG) 26 a 42 m 56 a 100 m

Tenso Corrente 127 V 12 A 220 V 10 A

TOMADA TRIPOLAR

PLUGUE TRIPOLAR

A sua Lavaloua j vem de fbrica com um plugue tripolar a ser conectado numa tomada tripolar com ponto de aterramento . Para maior segurana, recomendamos o uso de disjuntores trmicos para a proteo do circuito eltrico . Onde a tenso de 220V oferecida em uma s fase e neutro, use disjuntor trmico de 15A na fase positiva. Veja os esquemas abaixo:
FASE TERRA DO PLUGUE CHAVES DISJUNTORAS 2 X 15A PONTE FASES

PONTO DE ATERRAMENTO

TERMINAL DE ATERRAMENTO

PONTE

NEUTRO

Para a Lavaloua de 127V, use um disjuntor de 20A na fase.

CHAVE DISJUNTORA 20A

FASE

NEUTRO

FASES

TERRA DA TOMADA

TERRA DO PLUGUE

Para a Lavaloua de 220V, use dois disjuntores de 15A, um em cada fase.

CONDIES HIDRULICAS
ENTRADA DE GUA

Para a entrada de gua necessrio um ponto de alimentao, de preferncia com registro exclusivo ou torneira com rosca de 3/4 na sada da gua. Veja o item Caractersticas Tcnicas na pgina 27. Para o escoamento da gua deve haver um cano de sada prximo Lavaloua, com dimetro de 3/4.

Mx. 100 cm Mn. 40 cm

ESCOAMENTO DE GUA

Niple 3/4

Braadeira

CONEXO COM NIPLE aconselhvel o uso de fita de vedao e braadeira para evitar vazamentos. Lembre-se que a gua que sai da Lavaloua vai estar quente. Os materiais hidrulicos usados na instalao no acompanham a Lavaloua, e devem ser comprados pelo cliente. Evite que a mangueira fique dobrada usando um cotovelo fixado ao niple.

5 cm Mn. Curva para mangueira

CONEXO COM CURVA PARA MANGUEIRA O escoamento tambm pode ser feito em local de grande vazo, diretamente na pia ou num tubo exclusivo de 5 cm (2) de dimetro com altura entre 40 a 100 cm.

Importante
&

A gua sai da lavaloua muito quente. Verifique se a mangueira de escoamento est bem instalada e sem dobras para evitar acidentes.

PREPAROS PARA USO


I mportante:
Quando for necessrio abrir a porta da Lavaloua durante ou logo aps seu funcionamento, observe cuidadosamente as seguintes instrues para evitar que a gua quente espirre para fora e provoque acidentes: Espere terminar a circulao da gua no interior da Lavaloua; S quando o funcionamento estiver totalmente interrompido abra a porta. Caso haja peas de cristal na Lavaloua, aguarde 45 minutos no mnimo para abrir a porta. Isto evitar o choque trmico que pode danificar essas peas. Utenslios de alumnio podem ficar embaados ou manchados devido ao uso do lqido secante. normal encontrar vestgios de umidade e gotas nas laterais internas, teto, porta da lavaloua, nos pontos de contato dos utenslios com o cesto e entre os utenslios, quando estiverem justapostos.

COMO AJUSTAR A ALTURA DO CESTO SUPERIOR


O Cesto Superior pode ser ajustado em altura, mesmo quando cheio. Para abaix-lo: puxe delicadamente as duas alas externas destravando-as e abaixe o cesto. Para ergu-lo: puxe as duas alas externas e levante at o cesto deslizar nas trilhas e travar automaticamente. CUIDADO: Os dois lados do Cesto Superior devem estar na mesma altura. O Cesto possui apenas duas alturas de ajuste. Verifique se os utenslios esto corretamente colocados para no travar as hlices ou a vedao da porta.

'

DISTRIBUINDO AS LOUAS
Como arrumar as louas e os talheres: Para distribuir corretamente os utenslios na Lavaloua, em princpio a regra : maiores embaixo, menores em cima. Todos os itens devem ser distribuidos com algum espao entre eles, para evitar danos devido ao atrito. Carregue um cesto de cada vez, mantendo o outro cesto recolhido. CESTO SUPERIOR Copos e xcaras: com a boca voltada para baixo; Pires, tampas e louas menores: em posio vertical (de p); Taas de vinho: com a boca voltada para baixo e presas com o suporte especial. CESTO INFERIOR ADAPTVEL Pratos: coloque os suportes e posicione os pratos com a parte de dentro voltada para o centro da Lavaloua, um em cada espao. Panelas e outros utenslios: retire os suportes para acomodar melhor panelas e tigelas, sempre de boca para baixo.

SUPORTE ESPECIAL

CESTO DE TALHERES Os talheres devem ser colocados dentro do cesto de talheres, com o cabo voltado para baixo.



ALIMENTE O DISTRIBUIDOR DE LQUIDO SECANTE


O Lquido Secante necessrio para que nenhuma mancha de gua, resduos ou sinais permaneam na loua aps a lavagem. Alimente o Distribuidor de Lquido Secante antes de usar a Lavaloua. O nvel deve ser periodicamente verificado. Somente utilize Lquido Secante para lavalouas.
DISTRIBUIDOR DE LQUIDO SECANTE

Veja a seguir como alimentar o Distribuidor:


INDICADOR DE NVEL TRAVA

1. Abra o Distribuidor pressionando levemente a Trava; 2. Alimente-o com Lquido Secante at atingir a marca ideal (o Indicador de Nvel se torna escuro); 3. Remova imediatamente algum excesso de Lquido Secante para evitar a formao excessiva de espuma e, consequentemente, resultados prejudiciais na lavagem; 4. Feche o Distribuidor. Sua Lavaloua possui dois indicadores que mostram quando o Distribuidor est precisando ser abastecido com Lquido Secante: INDICADOR DE NVEL DO DISTRIBUIDOR Este indicador funciona em duas condies: Quando est claro= Adicione Lquido Secante Quando est escuro = H Lquido Secante Suficiente INDICADOR DE NVEL DO PAINEL DE CONTROLE

INDICADOR DO DISTRIBUIDOR

ADICIONAR LQUIDO SECANTE INDICADOR DO PAINEL DE CONTROLE

Este indicador acende sempre que o Distribuidor precisa de ser abastecido .



LQUIDO SECANTE

I mportante:
Cada alimentao do Distribuidor de Lquido Secante possibilita fazer dezenas de lavagens!

Como ajustar o Distribuidor de Lquido Secante: Comece ajustando o controle do lquido secante no nvel 1. Se voc no ficar satisfeito com o resultado da secagem, aumente o nvel gradativamente. Se aparecerem manchas de gua na loua, sinal que o nvel do lquido secante est muito alto.

CONTROLE DE LQUIDO SECANTE

ALIMENTE OS COMPARTIMENTOS DE DETERGENTE


COMPARTIMENTO MENOR

Utilize somente detergente apropriado para lavalouas domsticas. O detergente solta e remove partculas de sujeira dos utenslios, tira manchas e evita corroso. Existem 2 compartimentos de detergente (veja figura ao lado). Verifique na pgina 14 qual a quantidade de detergente em p indicada para cada ciclo. Se voc for usar detergente em tabletes, coloque-os dentro da Lavaloua, embaixo do cesto inferior. A quantidade de tabletes deve ser colocada de acordo com as recomendaes do fabricante do detergente.

COMPARTIMENTO MAIOR

I mportante:

Alimente sempre o Compartimento Maior antes do Compartimento Menor.

FUNCIONAMENTO
1. Coloque os utenslios na Lavaloua; 2. Certifique-se de que as hlices de jato de gua giram livremente; 3. Verifique se h lquido secante suficiente e se o registro de gua que alimenta a Lavaloua est aberto. 4. Alimente a lavaloua com detergente em p ou em tablete(s), conforme descrito na pgina ao lado. 5. Feche a porta da Lavaloua; 6. Selecione o programa desejado atravs do Seletor de Programas. A lmpada piloto correspondente ao programa escolhido se acender;
BOTO LIGA

SELETOR DE PROGRAMAS

7. Aperte o boto Liga. A lmpada piloto Liga se acender.

COMO MUDAR O PROGRAMA SELECIONADO OU DESLIGAR A LAVALOUA


INCIO

LMPADA PILOTO

Caso voc deseje desligar a lavaloua ou mudar de programa aps iniciada a lavagem, proceda da seguinte forma: 1. Aperte o boto liga por trs segundos. A lmpada Indicadora de Programa "Fim" acender e a Lmpada Piloto do boto liga, apagar. A lavaloua ento iniciar a drenagem por 30 segundos ou mais, at escoar toda a gua do seu interior. 2. Terminada a drenagem s selecionar o novo programa e apertar o boto liga novamente.

BOTO LIGA

!

PROGRAMAS DE LAVAGEM

Quando a Lavaloua est em operao a sucesso de programas indicada no painel.

N SMBOLO 1

PROGRAMA DESCRIO PR-LAVAR Usado quando a Lavaloua tem pouca quantidade de louas para uma carga completa de lavagem e voc pretende esperar pelas louas da prxima refeio.

LAVAR ECO Para utenslios com poucos resduos secos de alimento, mesmo levemente grudados 50 C na superfcie. LAVAR RPIDO 65 C LAVAR NORMAL 65 C LAVAR LONGO 70 C Para utenslios com leves resduos secos de alimento, mesmo grudados na superfcie. Para utenslios com resduos secos de alimento, mesmo grudados na superfcie. Para utenslios muito sujos com resduos de alimento seco grudados na superfcie.

"

INDICADORES DE SUCESSO DE PROGRAMAS

PROGRAMAS DE LAVAGEM

DOSAGEM DE DETERGENTE EM P (ml) Compartimento Compartimento MAIOR MENOR 10 EM TABLETES Dentro da Lavaloua, embaixo do cesto inferior 1

TEMPO APROXIMADO DO PROGRAMA 127V / 220V 10' / 10'

CONSUMO APROXIMADO GUA (litros) 5 ENERGIA (KWh) 0,03

20

2h10 / 1h40'

23

1,60

20

2h00 / 1h30'

18

1,70

20

10

2h10' / 1h40'

23

1,80

30

10

2*

2h20' / 1h40'

23

2,00

* Se preferir, siga as recomendaes do fabricante de detergente em tabletes. Os tempos de programa podem variar em funo da variao de voltagem ou da temperatura do ambiente da gua.

#

NO FIM DO PROGRAMA
1. A lmpada piloto Liga se apaga; A lmpada Fim no Indicador Progressivo de Programa se acende num curto espao de tempo; 2. Retorne o boto Seletor de Programa at a posio 0; A lmpada piloto do indicador progressivo de programa se apaga; 3. Abra a porta da Lavaloua; 4 Esvazie a Lavaloua comeando pelo cesto inferior.

I mportante:

Siga as instrues de segurana do item "CUIDADOS AO ABRIR A PORTA DA LAVALOUA" na pgina 9.

SISTEMA ANTI-VAZAMENTO
A sua Lavaloua possui um Sistema Anti-Vazamento que previne vazamentos de gua na sua cozinha. O sistema acionado automaticamente. Quando isso acontece, a Lavaloua drena toda a gua, interrompendo o programa. A lmpada piloto do boto Liga ficar piscando. Para retornar operao normal, pressione o boto Liga por 3 segundos. A Lavaloua estar pronta para reiniciar a programao.

I mportante:

Ao movimentar ou mudar a sua Lavaloua de lugar, o Sistema Anti-Vazamentos pode ser acionado. Verifique se ela no est desnivelada, provocando uma interferncia no sistema.

$

LIMPEZA

1. Antes de limpar a sua Lavaloua, certifique-se de que ela esteja com o boto SELETOR DE PROGRAMAS desligado (0) e com o plugue desligado da tomada; 2. Para limpar o gabinete por fora, use apenas um pano macio e mido. Nunca use produtos abrasivos, solventes ou lcool; 3. Limpe periodicamente as vedaes da porta removendo possveis resduos de alimento. No necessrio limpar a Lavaloua por dentro.

LIMPANDO AS HLICES

Para que os bicos das hlices que jateiam gua sejam mantidos limpos e desobstruidos necessrio sua limpeza conforme as instrues a seguir:
VISTA INFERIOR

HLICE SUPERIOR 1. Solte a hlice superior desrosqueando a porca para a esquerda; 2. Limpe a hlice e o encaixe; 3. Remonte a hlice; 4. Certifique-se de que o encaixe esteja bem apertado e que a hlice gire livremente.

%

HLICE INFERIOR 1. Pressione levemente os dois prendedores que fixam a hlice inferior e retire-a puxando-a para cima; 2. Limpe a hlice e os prendedores; 3. Remonte a hlice; 4. Certifique-se de que os prendedores estejam fixos e que a hlice gire livremente.

&

LIMPANDO OS FILTROS
1. FILTRO GROSSO Para remover o Filtro Grosso, gire-o no sentido anti-horrio. Ele formado por dois filtros: o externo (filtro A) e o interno (filtro B).

FILTRO A

Desmonte o Filtro Grosso, desencaixando o Filtro A do Filtro B, conforme indicado na figura.

FILTRO B

FILTRO FINO

2. FILTRO FINO Para remover o Filtro Fino, puxe-o para fora. 3. LIMPE TODAS AS PEAS. Remova as partculas de sujeira enxaguando as peas sob gua corrente. 4. REMONTE Verifique se todas as peas esto corretamente colocadas e fixadas e que as hlices giram livremente.

'

RECOMENDAES IMPORTANTES
Cuidado! A alta temperatura da gua ou a qumica do detergente especial podem manchar ou deformar utenslios como artigos de borracha, porcelana com decorao vitrificada ou pintada a mo, objetos de madeira, utenslios com cabo de osso, talheres com madeira ou cabos colados, etc. Alguns utenslios de alumnio podem apresentar manchas e perder a cor aps a lavagem. Por ser difcil identificar os tipos lavveis em lavaloua, recomendamos no lavar utenslios de alumnio. As panelas indicadas para serem lavadas na Lavaloua so as revestidas com antiaderente interna e externamente, as esmaltadas e as de ao inoxidvel.

Alguns materiais plsticos podem no resistir altas temperaturas. No coloque utenslios de plstico na Lavaloua, se no tiver recomendaes do fabricante. Utenslios de prata ou de ao inoxidvel que tenham entrado em contato com alimentos cidos ou apimentados (como: mostarda, vegetais, gema de ovo, etc) podem ficar embaados depois da lavagem. Para que isso no ocorra, enxgue rapidamente o utenslio logo aps o seu uso para depois coloc-lo na Lavaloua. Quando no for usar a Lavaloua por perodos longos, recomendvel fechar a torneira e tirar o plugue da tomada.

CUIDADOS PARA ABRIR A PORTA DA LAVALOUA DURANTE A LAVAGEM


A sua Lavaloua utiliza gua quente para lavar eficientemente os utenslios . Por isso, recomendamos alguns cuidados para evitar acidentes com a gua quente caso seja necessrio abrir a porta da Lavaloua durante a lavagem:

1. Espere terminar a circulao da gua no interior da Lavaloua. Caso hajam peas de cristal sendo lavadas, aguarde no mnimo 45 minutos para evitar choque trmico e danos nessas peas ao abrir a porta;

2. Tendo finalizado a circulao da gua, abra cuidadosamente a porta da Lavaloua;

3. Evite tocar na gua com detergente e, sendo o caso, lave as mos em seguida.

GUIA DE SOLUES
Antes de chamar o Brastemp Club Assistncia Tcnica, faa voc mesmo uma verificao como segue abaixo: OCORRNCIA A Lavaloua no liga. CAUSA POSSVEL O plugue da Lavaloua est desconectado. A tomada da rede est com defeito. O boto LIGA no foi ativado. A porta da Lavaloua est aberta. H falta de gua na rede de abastecimento. Torneira e/ou registro de gua fechado(s). A mangueira de entrada de gua est obstruda ou dobrada. SOLUO Ligue corretamente o plugue na tomada da rede eltrica. Solicite a um eletricista para trocar a tomada. Aperte o boto LIGA. Feche devidamente a porta. Aguarde o retorno do abastecimento ou contate a distribuidora do seu bairro. Abra a torneira e/ou registro. Posicione corretamente a mangueira e tire todo impecilho de sua entrada.

INCIO

LMPADA PILOTO PISCANDO

BOTO LIGA

A lmpada O ciclo foi interrompido. piloto do boto Liga fica piscando, mas a Lavaloua no funciona Manchas e pelculas O detergente especial est velho.

Mantenha o boto liga apertado at que a luz se apague. Ligue a Lavaloua novamente.

Troque-o por detergente especial novo mantendo sua embalagem em lugar fresco e seco. Arrume-os separados uns dos outros.

Os utenslios maiores no cesto inferior esto impedindo a passagem do jato d'gua. Carga excessiva de utenslios nos cestos. Os talheres esto muito juntos. Falta lquido secante. Os filtros esto sujos. Problemas qumicos e pelculas permanentes H excesso de detergente especial. Os utenslios esto mal colocados.

Coloque a carga normal de utenslios, conforme os espaos destinados s peas. Distribua-os separados devidamente uns dos outros. Reabastea o depsito de lquido secante. Limpe os filtros. Reduza a quantidade de detergente especial. Posicione os utenslios corretamente permitido que a gua escorra livremente.

Manchas escuras nos utenslios de metal.

Os utenslios possuem resduos de maionese, vinagre, sucos de frutas, tempero de saladas ou laticnios.

Enxgue-os rpidamente logo aps o seu uso para depois coloc-los na Lavaloua. Para restaurar os utenslios j manchados, limpe-os com polidor de prata e lave-os novamente na Lavaloua. Limpe-os com polidor de prata e lave-os novamente na Lavaloua. Limpe o utenslio com esponja de ao bem fina e sabo comum. Aguarde, no mnimo, 45 minutos para abrir a porta aps a Lavaloua desligar. Posicione a mangueira conforme as instrues de instalao (veja pgina 8). Reabastea o depsito de lquido secante. Coloque-os separados uns dos outros. Aguarde o tempo de, no mnimo, 45 minutos para depois abrir a porta.

H detergente especial endurecido (no dissolvido) sobre os utenslios. Escurecimento do alumnio. No recomendvel lavar utenslios de alumnio na Lavaloua. Houve choque trmico.

Peas de cristal partidas. A gua no escoa. Os utenslios no saem secos.

A mangueira de escoamento est obstruda ou dobrada. O nvel de lquido secante est baixo. Os pratos e/ou os talheres esto sobrepostos. A porta da Lavaloua foi aberta antes do tempo recomendado.

"

Os utenslios saem sujos.

As hlices de jato d'gua esto presas. O detergente imprprio. O detergente especial endureceu por permanecer muito tempo no depsito. Os filtros esto com excesso de resduos.

Arrume os utenslios corretamente para que as hlices girem livremente. Use somente detergente especial para lavalouas. S reabastea o depsito com a quantidade suficiente de detergente especial e logo antes de utilizar a Lavaloua. Faa a limpeza dos filtros.

NOTA: Se estes procedimentos no solucionarem o seu problema, retire o plugue da tomada e chame o Brastemp Club Assistncia Tcnica.

CARACTERSTICAS TCNICAS DA LAVALOUA


Dimenses sem Embalagem (cm) Altura.................................................................................................... 85 Largura ................................................................................................ 59,7 Profundidade ....................................................................................... 60 Peso sem Embalagem: ................................................................... 56,7 kg

Sistema Eltrico

Tenso Alternada ................................................... 127V ................. 220V Variao de Tenso Admitida .......................... 102 a 132V .......198 a 242V Consumo mximo (por ciclo completo) ............2,0 kWh ........... 1,9 kWh Freqncia ............................................................. 60Hz ................. 60Hz Intensidade da Corrente ........................................ 12A ................... 10A Chave Disjuntora Trmica (na base) ..................... 20A ................... 15A Potncia da Resistncia ........................................ 1200W .............. 1900W Potncia de Funcionamento (sem resistncia) Lavando .......................................................... 190W ................ 170W Drenando ......................................................... 30W .................. 20W

Sistema Hidrulico

Capacidade de gua por Abastecimento ...................................... 5 litros Presso de gua para Abastecimento Mnima ............................ 0,2kgf/cm = 2 metros de coluna de gua. Mxima .......................... 8,0kgf/cm = 80 metros de coluna de gua.

Termo de Garantia

O seu produto Brastemp garantido contra defeitos de fabricao, a partir da data da Nota Fiscal de venda ao consumidor, pelo prazo de 12 meses, sendo: 3 primeiros meses - garantia legal; 9 ltimos meses - garantia especial, concedida pela Multibras S.A. Eletrodomsticos. desde que utilizado em condies normais de acordo com as instrues contidas neste manual de instrues. Durante o perodo de vigncia desta garantia, o produto ter assistncia tcnica do Servio Autorizado Brastemp. Neste caso, a garantia compreender os defeitos apresentados, durante o perodo de sua vigncia constatados como defeitos de fabricao e execuo dos reparos dentro do prazo de garantia. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: o produto no for utilizado exclusivamente para uso domstico; na instalao no forem observadas as especificaes e recomendaes constantes no Manual do Consumidor; o produto tiver recebido maus tratos, descuido, utilizao imprpria ou ainda, sofrer alteraes, modificaes ou consertos efetuados por pessoas ou entidades no credenciadas pela Multibras S.A. Eletrodomsticos; houver sinais de violao do produto, remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da Etiqueta de Identificao do produto. As garantias legal e/ou especial no cobrem : despesas com a instalao do produto quer realizada pelo Servio Autorizado Brastemp ou por pessoas ou entidades no credenciadas pela Multibras S.A. Eletrodomsticos; transporte do produto at o local definitivo da instalao; despesas com mo de obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja: rede eltrica, hidrulica, alvenaria, aterramento, bem como suas adaptaes; produtos ou peas que tenham sido danificados, em consequncia de tranporte ou manuseio, riscos , amassamentos ou atos e sinistros decorrentes de catstrofes da natureza; falhas no funcionamento do produto decorrentes de problemas no fornecimento de energia eltrica e/ou gua, da residncia; A garantia especial no cobre: deslocamento para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede do Servio Autorizado Brastemp, o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico de ida e volta, previamente aprovada pelo consumidor. Observaes: A Multibras S.A. Eletrodomsticos no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. As despesas decorrentes e consequentes de instalao de peas e/ou acessrios que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do comprador, no cabendo, neste caso, qualquer tipo de garantia da Multibras S.A. Eletrodomsticos.. A Multibras S.A. Eletrodomsticos reserva-se o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este termo de garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para sua tranquilidade preserve e mantenha este manual com o termo de garantia, a relao de Servios Autorizados e a nota fiscal de compra do produto sempre a mo. MULTIBRAS S.A ELETRODOMSTICOS Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro n675 - Jardim Santa Emlia

Anotaes

&

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
FALE DIRETO COM A
ANTES DE LIGAR PARA A REDE AUTORIZADA DE SERVIOS. VOC PODE DAR SUAS SUGESTES E RESOLVER QUALQUER DVIDA OU PROBLEMA. A LIGAO RPIDA E FCIL.

Grande So Paulo, ligue: (011)

3116-2499 0800 900 999


Visite nosso site na Internet:

Outras regies, ligue:

www.brastemp.com.br

!

Grande So Paulo, ligue: (011)

3116-2499 0800 900 999

Outras regies, ligue:

Importado por MULTIBRS S.A. ELETRODOMSTICOS Atendimento ao Consumidor Rua Olympia Semeraro, 675 Jardim Santa Emlia CEP 04183-901 So Paulo SP Caixa Postal 5171 MARKETING BRASTEMP 02/00 N DA PEA: 000238252

no tem comparao

You might also like