You are on page 1of 13

Tutorial: Criar um logotipo

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design grfico baseado em vetor para o profissional grfico. Neste tutorial, voc criar um logotipo para uma cafeteria imaginria. O logotipo final ter a seguinte aparncia:

Um logotipo uma representao grfica de uma empresa ou pessoa que pode ser utilizada em cartes de visita, papis de carta e outros materiais promocionais. Os logotipos em geral incorporam um elemento do nome da empresa ou indicam de alguma maneira o que a empresa faz. Por exemplo, um logotipo para uma cafeteria pode incluir uma imagem de uma xcara de caf.

O que voc ir aprender


Durante este tutorial, voc aprender a

desenhar linhas e formas adicionar cores a objetos duplicar objetos girar objetos espelhar objetos importar imagens de outro arquivo ajustar o texto a um caminho utilizar as predefinies da ferramenta Mdia artstica utilizar a ferramenta Bzier
1 de 13

Tutorial: Criar um logotipo


utilizar a ferramenta Retngulo utilizar a ferramenta Sombreamento interativo utilizar a ferramenta Curva com 3 pontos utilizar a ferramenta Texto

Criar o fundo
Para iniciar a criao do logotipo, voc primeiro criar um novo documento em branco. A seguir, voc criar as linhas que daro a forma do fundo com a utilizao da ferramenta Mdia artstica, girar, espelhar e mover as linhas em suas posies e, em seguida, criar o topo para o logotipo.

Para criar linhas para o fundo


1 Clique na opo de menu Arquivo } Novo. 2 Na caixa de listagem Nveis de zoom da barra de ferramentas Padro, escolha Para largura. 3 Na caixa de ferramentas, abra o menu desdobrvel Curva Mdia artstica . 4 Certifique-se de que o boto Predefinir na barra de propriedades aparea pressionado. 5 Na caixa Largura da ferramenta Mdia artstica da barra de propriedades 6 Na caixa de listagem Lista de pinceladas predefinidas da barra de propriedades escolha Bulletdoubleout. , digite 0,08. , e clique na ferramenta

7 Com a utilizao da ferramenta Mdia artstica, arraste na pgina de desenho para criar uma linha vertical ligeiramente curva, como aquela mostrada abaixo. 8 Clique na amostra de cor Preta na paleta de cores. 9 Clique na opo de menu Editar } Duplicar para criar outra linha. 10 Clique na opo de menu Editar } Repetir duplicar para criar duas linhas adicionais. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

2 de 13

Tutorial: Criar um logotipo


Para organizar as linhas do fundo
1 Selecione uma das linhas duplicadas com a utilizao da ferramenta Seleo . (Certifique-se de selecionar o centro da linha para que a barra de propriedades exiba as propriedades dos objetos em vez das propriedades da ferramenta Mdia artstica.) 2 Na caixa ngulo de rotao da barra de propriedades , digite 270 e pressione Enter.

3 Arraste a linha girada at sua posio para que cruze o topo da linha original. 4 Selecione outra das linhas duplicadas com a utilizao da ferramenta Seleo. 5 Na caixa ngulo de rotao da barra de propriedades, digite 90 e pressione Enter. 6 Arraste a linha girada at sua posio para que cruze a base da linha original. 7 Selecione a ltima das linhas duplicadas com a utilizao da ferramenta Seleo. 8 Clique no boto Espelhamento horizontal na barra de propriedades.

9 Arraste a linha espelhada em sua posio para que complete o quadrado. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

Para criar o topo do fundo


1 Abra o menu desdobrvel Curva e clique na ferramenta Mdia artstica. Certifique-se de que as configuraes a seguir ainda estejam ativas:

Boto Predefinir: aparece pressionado Caixa Largura da ferramenta Mdia artstica: definido para 0,08 Caixa de listagem Pincelada predefinida: definida para Bulletdoubleout
2 Arraste a ferramenta Mdia artstica para desenhar uma linha horizontal com um loop. 3 Clique na amostra de cor Preta na paleta de cores. 4 Arraste a linha at sua posio no topo do fundo. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

3 de 13

Tutorial: Criar um logotipo

Adicionar cores
Agora que a forma bsica do logotipo est completa, adicione cores a ele. Voc utilizar a ferramenta Bzier para criar formas irregulares no corpo e no teto da cabana, que sero preenchidos com cores. No ser necessrio ser preciso ao criar as formas com a ferramenta Bzier porque, depois de criadas, sero colocadas atrs das linhas. Isso ocultar todas as bordas speras. O desenho do logotipo The Coffee Shop utilizar trs cores. O topo ser uma cor personalizada criada com a utilizao da caixa de dilogo Cor de preenchimento. Quadrados alternos de verde oliva e amarelo escuro preenchero o fundo.

Para criar a forma Bzier para o fundo


1 Abra o menu desdobrvel Curva e clique na ferramenta Bzier . 2 Clique no canto esquerdo do teto para iniciar a criao da forma do topo. 3 Clique no pico do topo, imediatamente abaixo do loop. 4 Clique no canto direito. 5 Clique uma ou duas vezes ao longo da linha que forma a base. 6 Clique no primeiro n criado com a ferramenta Bzier para completar a forma.

4 de 13

Tutorial: Criar um logotipo


Para adicionar cores ao topo
1 Com a forma Bzier ainda selecionada, abra o menu desdobrvel Preenchimento e clique no boto Caixa de dilogo Cor do preenchimento 2 Clique na guia Modelos. 3 Na caixa de listagem Modelo, escolha RGB. 4 Na caixa R, digite 102. 5 Na caixa G, digite 102. 6 Na caixa B, digite 35. 7 Clique em OK para preencher a forma Bzier com a cor especificada. 8 Clique na opo de menu Organizar } Ordenar } Para trs para mover a forma Bzier para trs das linhas no topo. O desenho dever ter a seguinte aparncia: .

Para adicionar as formas e a primeira cor


1 Abra o menu desdobrvel Curva e clique na ferramenta Bzier. 2 Clique no canto superior esquerdo do fundo para iniciar a forma. 3 Clique no centro da linha do topo. 4 Clique no centro do corpo. 5 Clique no centro da linha esquerda. 6 Clique no primeiro n criado com a ferramenta Bzier para completar a forma. 7 Na paleta de cores, clique na amostra de cor Oliva para preencher a forma Bzier com a cor verde oliva. 8 Clique na opo de menu Organizar } Ordenar } Para trs para mover a forma Bzier para trs das linhas do fundo. 9 Repita as etapas anteriores no lado inferior direito do fundo para criar o segundo quadrado verde oliva. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

5 de 13

Tutorial: Criar um logotipo

Para adicionar as formas e a segunda cor


1 Com a ferramenta Bzier ainda selecionada, clique no canto superior direito do fundo para iniciar a forma. 2 Clique no centro da linha do topo. 3 Clique no centro do corpo. 4 Clique no centro da linha direita. 5 Clique no primeiro n criado com a ferramenta Bzier para completar a forma. 6 Na paleta de cores, clique na amostra de cor Amarelo escuro. 7 Clique na opo de menu Organizar } Ordenar } Para trs. 8 Repita as etapas anteriores no lado inferior esquerdo para criar o segundo quadrado amarelo escuro. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

6 de 13

Tutorial: Criar um logotipo


Criar a forma de losango
Para fazer com que a xcara de caf se destaque do fundo, o logotipo utilizar uma forma de losango sobrepondo-se cabana como um fundo para a xcara. A forma de losango consiste em dois quadrados sobrepostos, um ligeiramente menor do que o outro, agrupados e girados em 90 graus para formar o losango.

Para criar os dois quadrados


1 Com a utilizao da ferramenta Retngulo, arraste para criar um quadrado em uma rea vazia do desenho. Se voc desejar um quadrado exato, pressione Ctrl (Windows) ou Shift (Mac OS) para restringir a forma medida que desenh-la. 2 Clique na opo de menu Editar } Copiar. 3 Clique na opo de menu Editar } Colar para colocar uma cpia do quadrado no topo do quadrado original. O quadrado de cima cobrir completamente o quadrado original. 4 Clique na ferramenta Seleo. 5 Mantenha pressionada a tecla Shift (Windows) ou Option (Mac OS) e arraste uma das alas de seleo do canto at que o quadrado fique ligeiramente menor do que o quadrado original. Mantendo pressionada a tecla Shift (Windows) ou Option (Mac OS), voc redimensiona o quadrado a partir de seu centro. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

7 de 13

Tutorial: Criar um logotipo


Para adicionar cores ao quadrado maior
1 Selecione o quadrado maior com a utilizao da ferramenta Seleo. 2 Na paleta de cores, clique na amostra de cor Vermelho rubi. 3 Na caixa Espessura do contorno da barra de propriedades para dar ao quadrado um contorno mais espesso. , digite 2,5 e pressione Enter

Para adicionar cores ao quadrado menor


1 Selecione o quadrado menor com a utilizao da ferramenta Seleo. 2 Abra o menu desdobrvel Preenchimento e clique no boto caixa de dilogo Cor de preenchimento. 3 Clique na guia Modelos. 4 Na caixa de listagem Modelo, escolha RGB. 5 Na caixa R, digite 229. 6 Na caixa G, digite 255. 7 Na caixa B, digite 229. 8 Clique em OK para preencher a forma Bzier com a cor especificada. 9 Na caixa Espessura do contorno da barra de propriedades, digite 2,5 e pressione Enter para dar ao quadrado um contorno mais espesso. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

Para girar os quadrados para criar os losangos


1 Selecione o quadrado menor com a utilizao da ferramenta Seleo. 2 Mantenha pressionada a tecla Shift e clique no quadrado maior. Ambos os quadrados agora esto selecionados 3 Clique na opo de menu Organizar } Agrupar para agrupar os dois quadrados. Quando os objetos estiverem agrupados, podero ser tratados como um nico objeto.

8 de 13

Tutorial: Criar um logotipo

4 Na caixa ngulo de rotao da barra de propriedades, digite 45 e pressione Enter. Isso far girar os quadrados para criar uma forma de losango. 5 Arraste a forma de losango resultante no topo do fundo. Se a forma de losango for grande ou pequena demais, redimensione-a arrastando uma das alas de seleo de canto. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

Adicionar a xcara de caf e uma faixa


Agora que voc criou os losangos, possvel adicionar a xcara de caf e a faixa ao logotipo. A xcara de caf e a faixa j existem como arquivos (CDR) do CorelDRAW. Para adicionar a xcara de caf e a faixa ao logotipo, importe o arquivo da xcara de caf e, em seguida, importe o arquivo da faixa.

Para importar a xcara de caf


1 Clique na opo de menu Arquivo } Importar. 2 Na caixa de listagem Arquivos do tipo, escolha CDR - CorelDRAW. 3 Escolha a pasta Corel Graphics 11\Tutorials\Sample files. 4 Escolha o nome de arquivo cup.cdr. 5 Clique em Importar. 6 Posicione o ponteiro em uma rea vazia da pgina de desenho e clique para colocar o grfico da xcara de caf. 7 Arraste a xcara de caf para centraliz-la no topo da forma de losango. Se o grfico da xcara de caf for grande ou pequeno demais, redimensione-o arrastando uma das alas de seleo de canto. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

9 de 13

Tutorial: Criar um logotipo

Para importar a faixa


1 Clique na opo de menu Arquivo } Importar. 2 Na caixa de listagem Arquivos do tipo, escolha CDR - CorelDRAW. 3 Escolha a pasta \Corel Graphics 11\Tutorials\Sample files. 4 Escolha o nome de arquivo banner.cdr. 5 Clique em Importar. 6 Posicione o ponteiro em uma rea vazia da pgina de desenho e clique para colocar o grfico da faixa. 7 Arraste para colocar o grfico da faixa abaixo do grfico da xcara de caf. Se o grfico da xcara de caf for grande ou pequeno demais, redimensione-o arrastando uma das alas de seleo de canto. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

10 de 13

Tutorial: Criar um logotipo


Adicionar profundidade
Para fazer com que a xcara de caf se destaque do resto do logotipo, adicione um sombreamento com a utilizao da ferramenta Sombreamento interativo. O sombreamento d a iluso de uma xcara flutuante acima do resto do logotipo, dando imagem uma maior profundidade. 1 Abra o menu desdobrvel Ferramenta interativa Sombreamento interativo . e clique na ferramenta

2 Clique no grfico da xcara de caf. 3 Arraste a partir do centro do grfico da xcara de caf para o canto inferior esquerdo at que o sombreamento tenha o tamanho desejado. A aplicao de mais zoom torna mais fcil definir o tamanho do sombreamento. O desenho dever ter a seguinte aparncia:

Adicionar texto ao logotipo


Todos os elementos grficos do logotipo agora esto posicionados. Tudo o que falta o texto. Para fazer com que o texto acompanhe a curva da faixa, utilize a ferramenta Bzier para criar um caminho curvo dentro da faixa e, em seguida, utilize a ferramenta Texto para adicionar o texto ao caminho.

11 de 13

Tutorial: Criar um logotipo


Para criar um caminho curvo
1 Abra o menu desdobrvel Curva e clique na ferramenta Curva com 3 pontos . 2 Clique no final da linha pequena esquerda da faixa e arraste at o final da linha pequena direita da faixa. 3 Mova o ponteiro para baixo e para a esquerda. Quando a linha visualizada formar o caminho desejado da curva ao longo do centro vertical da faixa, clique para defini-la.

Para adicionar o texto ao caminho


1 Clique na ferramenta Seleo . 2 Aponte para o caminho criado no procedimento anterior. Quando o ponteiro mudar para a letra A com uma curva abaixo dela, clique no caminho. 3 Na caixa de listagem Lista de fontes da barra de propriedades Times New Roman. 4 Na caixa de listagem Tamanho da fonte da barra de propriedades 5 Digite The Coffee Shop. O texto dever acompanhar a curva do caminho. 6 Clique na ferramenta Seleo e selecione o caminho. 7 Na paleta de cores, clique com o boto direito do mouse (Windows) ou pressione Control e clique (Mac OS) na amostra Sem cor para tornar o caminho visvel. 8 Com a utilizao do glifo (a ala com forma de losango), arraste o texto at o centro vertical da faixa. O desenho dever ter a seguinte aparncia: , escolha 14. , escolha

12 de 13

Tutorial: Criar um logotipo

Salvar o trabalho
Agora que voc terminou de criar o logotipo, salve o arquivo para utiliz-lo posteriormente. 1 Clique na opo de menu Arquivo } Salvar. 2 Na caixa de listagem Salvar em, escolha a unidade e a pasta em que deseja salvar o arquivo. 3 Na caixa Nome do arquivo, digite coffee_logo.cdr. 4 Clique em Salvar.

Daqui...
Voc pode explorar o CorelDRAW sozinho ou pode se tornar produtivo rapidamente acompanhando outros tutoriais do CorelTUTOR. Para obter mais informaes sobre os tpicos e ferramentas discutidas neste tutorial, consulte a Ajuda. 2002 Corel Corporation. Todos os direitos reservados. Todas as marcas comerciais ou marcas registradas so de propriedade de suas respectivas empresas.

13 de 13

You might also like