You are on page 1of 4

Pastagens (passo-a-passo)

Formao de pastagem passo-a-passo


Para se ter boa formao de uma pastagem, no necessrio somente comprar uma boa semente, mas uma srie de passos que no custam quase nada e podem melhorar em muito o resultado na formao da pastagem. Veja o caminho que voc deve seguir para ter uma pastagem de sucesso. 1 Passo Faa uma boa amostragem do solo e encaminhe a um laboratrio conceituado, para verificar as deficincias nutricionais do solo e os nveis de acidez. Para uma boa amostragem, voc deve coletar no mnimo 15 sub amostras em pontos diferentes para compor uma amostra, a profundidade da amostragem deve ser de 0 a 20 cm. Em funo dos nveis de fertilidade e da reposio que se pretende fazer, deveremos estar buscando a variedade de gramnea mais adaptada a fertilidade. recomendvel que se solicite a um Engenheiro Agrnomo para estar interpretando e recomendando a anlise. 2 Passo Havendo necessidade de calcrio conveniente que se divida a dose em duas partes, uma no incio do preparo do solo e outra posteriormente, devemos lembrar que o calcrio leva de 20 a 60 dias para agir no solo e diminuir a acidez. O preparo do solo feito com arado ou uma grade-aradora, devendo-se incorporar os restos de cultura anterior para que as mesmas sejam devidamente decompostas e no venham a prejudicar a germinao e o desenvolvimento da gramnea a ser implantada. conveniente que os torres sejam quebrados sem no entanto esfarelar o solo, muitas vezes o excesso de preparo do solo atravs de gradagens sucessivas pode levar pulverizao do solo e prejudicar a germinao. Normalmente usa-se passar a grade uma ou duas vezes e depois concluir o preparo com a grade niveladora. A falta de preparo tambm uma condio adversa e prejudica a germinao. Se o terreno estiver muito compactado pode-se realizar uma subsolagem para quebrar esta camada de compactao. Em reas amorradas nunca proceder ao preparo do solo no sentido morro abaixo, sempre em nvel. Realizar a conservao do solo atravs de curvas de nvel e/ou terraos. O fsforo pode ser aplicado parte durante o preparo do solo e parte no plantio ou, integralmente no plantio. 3 Passo Um ponto muito importante a ser observado quanto a umidade do solo e portanto, devemos atentar para a poca do plantio. recomendvel que se aguarde o incio efetivo das chuvas para que tenhamos no solo uma reserva de umidade de aproximadamente 100 mm de chuva e uma perspectiva de novas chuvas chegando. O uso de plantio no p uma tcnica no recomendada, pois apresenta alto risco de insucesso. 4 Passo A escolha da gramnea a ser plantada exige a observao de alguns detalhes, tais como: -Uma propriedade deve ter pelo menos trs tipos diferentes de gramneas, este fator importante principalmente em relao a pragas, florescimento da gramnea e o seu comportamento na rebrota, durante o perodo das guas. -Como a topografia do terreno a ser formado? Em reas mais amorradas e sujeitas a eroso, devemos evitar de plantar gramneas de touceira.

-O terreno onde a pastagem ser formada seco ou mido? Existem algumas gramneas que se adaptam melhor em terrenos midos e outras no. -Qual a finalidade de uso da pastagem? Dependendo do animal que ir fazer uso da pastagem (bovino, eqino, ovino ou caprinos) existe uma gramnea mais adaptada. -Como a fertilidade do terreno? Temos gramneas mais exigentes que outras em fertilidade do solo. -Qual o nvel tecnolgico a ser adotado? Existem gramneas que apresentam uma rebrota mais rpida e suportam uma capacidade maior de animais por rea. 5 Passo Alguns cuidados devem ser tomados no momento da compra da semente. -Comprar semente somente de empresas idneas. -Sempre exigir Nota Fiscal da semente e fazer constar o lote, na mesma nota. -Verificar se a sacaria encontra-se em boas condies. -Verificar a validade da semente. -Verificar junto a etiqueta se o que est recebendo o que foi comprado. -Armazenar a semente sobre um estrado e em local seco e ventilado. -Adquirir a semente sempre com antecedncia de 30 dias antes da data de plantio, para poder checar a qualidade da mesma. O armazenamento na propriedade deve ser feito com muito critrio, pois a semente um ser vivo e como tal ela respira e transpira, consumindo assim energia, diminuindo o seu vigor e perdendo a qualidade. O ideal que a semente seja armazenada em local fresco e ventilado, isenta de umidade e livre de roedores. Deve-se evitar armazenar a semente com defensivos agrcolas. 6 Passo Com o que a semente pode ou no pode ser misturada no momento do plantio? Chamamos isso de veculo, seria um enchimento para fazer um volume maior e facilitar a regulagem da plantadeira. Podemos misturar a semente com os seguintes materiais: Adubos fosfatados. Calcrio. Esterco curtido e peneirado Palha ou areia. No usa com as sementes: Adubos nitrogenados Adubos Potssicos Palha ou areia conveniente que aps a mistura, o plantio seja o mais rpido possvel. A quantidade a ser usada vai depender das condies de plantio, existem trs condies distintas (ideal, mdia e adversa), e para cada uma delas uma quantidade de sementes adequada, (veja a tabela na pg. 11). A profundidade de plantio um fator muito importante a ser analisado, temos dois tipos de sementes e para cada uma, profundidade adequada. Sementes gradas (Brachiaria) a profundidade adequada de at 2 cm e para sementes midas (Panicum) at 1 cm de profundidade. 7 Passo Aps o plantio, deve haver um acompanhamento peridico da rea e as condies climticas devem ser monitoradas. Muitas vezes dependendo do tipo de solo, topografia e a intensidade da chuva, pode haver estrago na rea e esta deve ser recuperada o mais breve possvel. A adubao potssica e nitrogenada pode ser feita aps o primeiro pastejo. Antigamente tinha-se como hbito deixar a planta sementear para depois colocar os animais para o primeiro pastejo, esta tcnica no recomendada pois gera inmeros prejuzos para a formao da pastagem.

Aps a semeadura devemos cobrir a semente ou compact-la, podemos cobrir a semente com uma grade niveladora totalmente travada, sempre tomando o cuidado para no enterrar demasiadamente a semente e s utiliz-la, em solos pesados (argilosos). Outra forma bastante interessante o rolo compactador, este ir compactar a semente fazendo com que a mesma germine mais rapidamente e tenha o seu desenvolvimento mais precoce. O rolo compactador poder ser utilizado tanto em solos pesados (argilosos), quanto leves (arenosos). Veja como fazer um rolo compactador: Recomenda-se que por volta dos 60 a 70 dias realize-se uma simulao do corte dos bovinos puxando a ponta do capim e caso consigamos cortar a planta sem abalar a raiz, est no momento do primeiro pastejo. Este deve ser feito com animais jovens e mais leves, cortando apenas as pontas do capim e a seguir, vedando-se o pasto por mais trinta dias. Quando a pastagem entrar no sistema de manejo normal, o perodo de descanso e a altura do corte deve variar para cada cultivar,(veja a tabela na pg. 11). 8 Passo: Afinal de contas, qual a quantidade de semente que devemos utilizar? Em primeiro lugar fundamental definirmos qual a condio de plantio que a rea se enquadra. Condio Ideal: Solo analisado e corrigido. Solo bem preparado. Uso de adubo no plantio. Equipamentos em boas condies. Uso de um rolo compactador. Plantio solteiro, ou seja, somente o capim sem consorciar com uma outra cultura, como por exemplo, o milho. Boas condies de umidade. Topografia boa e sem problemas de eroso. Conservao de solo. Condio Mdia: Plantio a lano em superfcie sem compactao. Plantio com solo semi-preparado. Plantio consorciado com culturas anuais (milho, sorgo, etc). poca de plantio com incidncia de veranicos. rea sujeita a assoreamento ou eroso. Equipamentos que no ofeream uma regulagem muito precisa. Condio Adversa: Plantio areo. Plantio tardio. Plantio em terrenos com declividade acentuada. Plantio com pouco preparo do solo. Plantio em vrzeas midas. Plantio a lano manual. Plantio com matraca. Plantio no p, ou seja, antes do incio das chuvas. Equipamento que no oferece regulagem. Plantio ps-queimada. Qual o Valor Cultural que estarei comprando da Semente Ourofino? Ex: Brachiaria brizantha cv. Marand VC 40% Condies Ideais: 240 / 40 = 6 Kg/ha. Condies Mdias: 320/40 = 8 Kg/ha. Condies Adversas: 480/40 = 12 Kg/ha. Lembramos que, o uso excessivo de sementes prejudicial na formao da pastagem.

You might also like