You are on page 1of 14

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL

Seleo Pblica/2002

A01 - Administrao

Conhecimentos Especficos, Lngua Estrangeira e Noes de Informtica

INSTRUES Voc est recebendo um caderno com 60 questes, uma Folha Intermediria e uma Folha Definitiva de Respostas. Com letra legvel, preencha, com seu nome e nmero de inscrio, os espaos reservados para tal, neste caderno de questes. Leia cuidadosamente as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Com caneta de tinta azul ou preta, assine a Folha Definitiva de Respostas e assinale, nessa Folha, as alternativas de sua opo. No ser permitido que o candidato utilize livros, cdigos, impressos, mquinas calculadoras e similares ou qualquer tipo de consulta durante as provas. Responda a todas as questes. A durao da prova de trs horas. AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

N DE INSCRIO

NOME DO CANDIDATO

vunesp
abril/2002

Fundao

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 01. Segundo o enfoque comportamental, a empresa deve ser vista como sistema social formado primariamente por pessoas, sentimentos, interesses e motivao. Seguindo este raciocnio, pode-se concluir que (A) nas organizaes as pessoas comportam-se como peas de mquinas, ou seres estritamente profissionais. (B) sentimentos de amizade e hostilidade, cooperao e competio criam condies para a formao de grupos informais e regras para a convivncia. (C) no existe nenhum entrelaamento entre os componentes da organizao informal (os grupos informais, as normas de conduta, a cultura organizacional e o clima organizacional). (D) crenas, preconceitos, cerimnias, rituais e smbolos adotados ou valorizados pela organizao iro definir o clima organizacional. (E) o sistema social proporcionar o surgimento de uma cultura organizacional que refletir apenas as normas e valores do sistema formal. 02. Depois do baixo desempenho de uma empresa do setor de mveis no ltimo ano, o CEO resolveu redesenhar a sua estrutura organizacional e terceirizar algumas reas. Para que a empresa tenha sucesso e d continuidade aos seus negcios, sem desmotivar sua equipe, sua deciso no poder ser tomada com o objetivo nico de (A) competncia nos negcios: por meio da terceirizao, a administrao da empresa poder concentrar-se no seu negcio principal e delegar a terceiros atividades de apoio. (B) excelncia operacional: a empresa se tornar mais gil, porque se dedicar mais ao core business, concentrando-se em questes significativas e estratgicas para a empresa. (C) downsizing: que permitir empresa obter maior eficincia na utilizao de seus recursos e reduo de custos, alm de reduzir a hierarquia e simplificar os seus processos. (D) razes de ordem financeira: reduo de custos passveis de enxugamento e economia na utilizao de recursos da empresa. (E) reduo de salrios: desobrigar a empresa de encargos sociais e legais; para reduzir benefcios concedidos s pessoas da organizao; demisso; reduo salarial.

03. O Sr. X tem uma maneira muito particular de enxergar a organizao. Em suas anlises ele enxerga os departamentos de sua empresa como elementos da organizao e a organizao, por sua vez, como parte integrante de outros sistemas maiores. Sua abordagem dos fatos sempre realizada de uma forma holstica, ele defende a interdependncia das partes e o tratamento complexo da realidade complexa. Podese dizer que o Sr. X enxerga a organizao de uma forma (A) contingencial. (B) sistmica. (C) burocrtica. (D) behaviorista. (E) comportamental. 04. No ltimo ano, o gerente de operaes de uma grande empresa do setor automobilstico recebeu a incumbncia de encontrar um mtodo que trouxesse drsticas melhorias para alguns indicadores crticos da empresa, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Desta forma, decidiu repensar fundamental e reestruturar radicalmente os processos da empresa, abandonando procedimentos antigos e criando outros absolutamente novos. Desta forma, ele optou por: (A) automao. (B) downsizing. (C) reorganizao e nivelamento. (D) reengenharia. (E) gesto pela qualidade total. 05. O CEO de uma indstria qumica defende o envolvimento dirio e total das lideranas da empresa para o objetivo estratgico da qualidade. Desta forma, age preventivamente aos problemas e leva a empresa ao caminho da excelncia. Em sua empresa, adotou um modelo de gesto da qualidade que:

abrange a totalidade da organizao - afeta profundamente


a cultura da organizao, atinge todos os nveis hierrquicos, atinge todos os processos de deciso e ao;

considera a empresa como um sistema aberto; percebe a empresa como sendo uma criao da sociedade;

qualifica as pessoas como base para a criatividade, iniciativa e aperfeioamento contnuo. Assinale a alternativa que indica o modelo de gesto da qualidade adotado por ele (A) TQC Total Quality Control (Controle Total da Qualidade). (B) Modelo do 5S. (C) NBR ISO 9000. (D) CEP Controle Estatstico de Produo. (E) Filosofia da Garantia da Qualidade.

BNDES/Administrao

06. O Sr. Y um profissional contratado por uma indstria de brinquedos, que tem como misso realizar a Modelagem dos Processos de Negcios da empresa. Para realiz-la com sucesso, o Sr. Y deve (A) concentrar-se exclusivamente na modelagem funcional do negcio, deixando de fora alguns aspectos como a modelagem estratgica, a modelagem de dados e a orientao a objeto. (B) na elaborao da modelagem funcional, focar principalmente as pessoas e a hierarquia, deixando em um segundo plano os recursos e a decomposio funcional. (C) realizar uma modelagem de dados a fim de formar uma base estvel para suportar o negcio e as necessidades de informaes decorrentes. (D) armazenar todas as informaes que julgar necessrias. (E) conectar os objetivos estratgicos s unidades organizacionais e no s funes de negcio, dissociando o modelo organizacional do modelo funcional. 07. O Sr. Z foi trabalhar em uma empresa do setor de informtica, cujo estilo de gesto de pessoas condizente com os modelos atuais. Isto significa dizer que, nesta empresa, (A) a comunicao entre os participantes da organizao e os programas de treinamento deixam a cultura organizacional cada vez mais implcita. (B) as pessoas tm a mentalidade de habilidade nica, incentivando a especializao. (C) o sistema de recompensa pelo desempenho estimula a competitividade interna e a iniciativa. (D) os gestores esto envolvidos com objetivos de lucros e crescimento. (E) esquemas de participao nos resultados esto disponveis apenas para os nveis mais altos da organizao. 08. O gerente de recursos humanos de uma empresa do setor de cosmticos est implantando uma metodologia de avaliao de desempenho em sua empresa, e optou pelo mtodo de pesquisa de campo. Isto significa (A) avaliar o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliao previamente definidos e graduados, utilizando um formulrio de dupla entrada no qual as linhas em sentido horizontal representam os fatores de avaliao do desempenho, enquanto as colunas em sentido vertical representam os graus de variao dos fatores de avaliao. (B) avaliar o desempenho dos indivduos por intermdio de frases descritivas de determinadas alternativas de tipos de desempenho individual. (C) que o superior ir avaliar o subordinado, com o auxlio de um especialista (staff). Este especialista ir a cada seo para entrevistar as chefias sobre o desempenho de seus respectivos subordinados. (D) que a avaliao ser feita por todos os elementos que mantm alguma interao com o avaliado, de forma circular. (E) que ele deve procurar atingir o efeito halo na aplicao do mtodo de escala grfica, para garantir o sucesso da avaliao. 3

09. Relativamente a liderana e motivao, pode-se dizer que (A) a liderana uma habilidade pessoal, que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar outras. (B) a tcnica do job enrichment consiste em incrementar os fatores motivacionais de um cargo atravs da ampliao de tarefas (job enlargement), do aumento da variedade das tarefas e da melhoria dos fatores higinicos dentro dos quais o trabalho realizado. (C) a partir do momento em que os indivduos ingressam em uma organizao, os fatores cognitivos deixam de exercer alguma influncia sobre sua motivao. (D) segundo as teorias situacionais de liderana, no existe um nico estilo ou caracterstica de liderana vlida para toda e qualquer situao. Cada tipo de situao requer um tipo de liderana diferente para alcanar a eficcia dos subordinados. (E) um estilo de liderana democrtica implica em: liberdade completa para as decises grupais ou individuais, participao mnima do lder, diviso de tarefas e escolha dos companheiros totalmente a cargo do grupo e o lder no avalia o curso dos acontecimentos. 10. Em uma nova empresa, esto sendo revistos os sistemas de remunerao. Desta forma, a administrao iniciou a implantao das estruturas salariais com a avaliao dos cargos, por meio do mtodo de avaliao por pontos. Isto significa que (A) os cargos so dispostos em um rol em relao a algum critrio de avaliao e comparados com os demais em funo do critrio escolhido como base de referncia. (B) os cargos a serem comparados so divididos em um conjunto de cargos que possuem caractersticas comuns e so dispostos em um rol em relao a algum critrio de avaliao e so comparados com os demais em funo do critrio escolhido como base de referncia. (C) os cargos so comparados detalhadamente com fatores de avaliao integrada ou relativa. (D) os cargos so comparados por meio de fatores de avaliao em suas partes componentes, atribuindo-se valores numricos para cada elemento ou aspecto do cargo, e um valor total obtido pela soma dos valores numricos. (E) os salrios so comparados aos mesmos cargos de outras empresas que atuam no mercado de trabalho.

BNDES/Administrao

11. O responsvel pelo treinamento e desenvolvimento de gerentes em uma grande multinacional do setor farmacutico incentiva a construo de competncias essenciais que originaro produtos inovadores. Desta forma, em seus programas de Gesto de Competncias, ele incentiva o desenvolvimento de (A) competncias especficas a cada uma das reas vitais da empresa. (B) competncias que diferenciam a empresa perante concorrentes e clientes e constituem a razo de sobrevivncia da empresa. (C) competncias individuais que compreendam as competncias gerenciais. (D) competncias presentes entre os grupos e pessoas de cada rea. (E) programas de formao e treinamento gerenciais, concebidos como um conjunto de eventos independentes das atividades profissionais. 12. Uma consultora de Recursos Humanos foi contratada por uma multinacional para reavaliar os processos de comunicao interna da empresa. A preocupao da empresa era com as relaes interpessoais, que estavam impedindo o funcionamento adequado da organizao devido existncia de muitos conflitos no administrados (competies exacerbadas, rivalidade e disputas pelo poder). Para tentar retratar as relaes interpessoais, a consultoria utilizou-se da Janela de Johari, conforme tabela abaixo: Desconhecido dos outros Conhecido da prpria pessoa Desconhecido da prpria pessoa O eu oculto O eu desconhecido Conhecido dos outros O eu aberto O eucego

13. O marketing moderno exige que as empresas se comuniquem com as partes envolvidas (atuais, potenciais e com o pblico em geral). Assinale a alternativa que corresponde a uma correta elaborao de uma plataforma de comunicao. A. Propaganda. B. Promoo de Vendas. C. Relaes Pblicas. D. Vendas Pessoais. E. Marketing Direto. I. Anncios impressos e eletrnicos, manuais e brochuras, painis e outdoors, fitas de vdeo. II. Kits para imprensa, seminrios, relatrios anuais, patrocnios. III. Catlogos, malas diretas, telemarketing, e-mail, correio de voz. IV. Reunies de vendas, amostras, feiras e exposies. V. Programas de fidelizao, diverso, demonstraes, cupons, exposies, financiamentos e juros baixos. (A) A-I, B-V, C-II, D-IV, E-III. (B) A-I, B-V, C-IV, D-II, E-III. (C) A-III, B-II, C-IV, D-I, E-V. (D) A-V, B-III, C-II, D-I, E-IV. (E) A-V, B-III, C-IV, D-II, E-I. 14. O gerente de marketing de uma empresa francesa do setor de embalagem procura desenvolver, junto sua equipe, um marketing orientado para produto. Isto significa dizer que (A) os consumidores, via de regra, do preferncia a produtos fceis de encontrar e de baixo custo. (B) a empresa deve ser mais efetiva que a concorrncia na criao, entrega e comunicao de valor para o cliente de seus mercados-alvo selecionados. (C) a empresa deu garantia de que seus produtos ofeream qualidade e desempenho superiores e que tenham caractersticas inovadoras. (D) os consumidores e as empresas, por vontade prpria, normalmente no compram os produtos da organizao em quantidade suficiente. A organizao deve empreender um esforo agressivo de vendas e promoo. (E) a tarefa da organizao atender s necessidades da sociedade como um todo.

A consultora optou pela Janela de Johari porque, segundo este modelo, (A) na relao eu aberto com eu aberto, a pessoa compartilha reaes ou sentimentos gerados por acontecimentos imediatos, revelando deliberadamente algo que esconde, nivelando a comunicao. (B) na relao eu cego com eu aberto, comunicaes que a prpria pessoa no percebe so reveladas de forma inconsciente. (C) na relao eu aberto com eu aberto, uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos eus de ambas tenha conscincia da origem do sentimento ou da comunicao; o contgio emocional. (D) a relao eu cego com eu cego um estgio de relacionamento interpessoal profundo, a comunicao intensa. (E) na relao eu cego com eu aberto, uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos eus de ambas tenha conscincia da origem do sentimento ou da comunicao; o contgio emocional.

BNDES/Administrao

15. Uma empresa est se programando para lanar um novo modelo de mquina fotogrfica, semiprofissional e subaqutica, para um pblico adepto de esportes radicais aquticos, mas que no quer perder a qualidade de suas fotos. Considerando tais caractersticas, assinale a alternativa que contm o tipo de mdia mais adequado para este lanamento. (A) Jornal: devido boa cobertura de mercado local, ampla aceitao, bom nvel de qualidade de reproduo, o que permitir uma melhor visualizao do produto. (B) Rdio: mesmo sem mostrar a imagem do produto, pode ser o meio mais adequado devido ao alto grau de seletividade geogrfica e demogrfica. (C) Pginas amarelas: pela alta credibilidade e ampla cobertura. (D) Televiso: por combinar viso, som, movimento, apela para os sentidos, alta repetio e alta cobertura. (E) Mala direta: por ser um meio de baixo custo, com alto grau de retorno e seletividade de pblico.

17. Empresas que no conseguem inovar e desenvolver novos produtos colocam-se em uma posio vulnervel no mercado. Por essa razo, muitas empresas investem grandes quantias em P&D para o desenvolvimento de novos produtos. Neste sentido, pode-se afirmar que (A) desenvolver produtos que mostram as deficincias das pessoas pode ser uma boa idia para o lanamento de novos produtos. (B) relacionar uma marca forte de um determinado segmento a um novo produto em um segmento completamente diferente pode ser uma boa estratgia para o lanamento de novos produtos. (C) na ausncia de boas idias, o marketing de imitao pode ser utilizado como uma boa ferramenta para alavancar novos produtos. (D) produtos totalmente inovadores e radicalmente diferentes so garantia de sucesso no lanamento de novos produtos. (E) no desenvolvimento de novos produtos, alm de projetar as caractersticas funcionais do produto, os pesquisadores precisam comunicar seus aspectos psicolgicos por meio de caractersticas fsicas, como, por exemplo, diferentes cores, tamanhos e pesos.

16. Os canais eletrnicos so as formas mais recentes de aplicao do marketing direto. O termo e-commerce descreve uma variedade de transaes eletrnicas, como envio de pedidos de compras via EDI, uso de fax e e-mail, caixas eletrnicos, etc. Para ingressar nesse universo dos negcios eletrnicos, a empresa precisa estar alinhada em todos os seus procedimentos internos a fim de no prejudicar a velocidade de resposta ao mercado. Sobre este tema, pode-se afirmar que (A) a caracterstica mais marcante da era da informao o fato de que os processos de troca passaram a ser autogerenciados e controlados pelo cliente. (B) a construo de relacionamentos tornou-se mais difcil para os profissionais de e-marketing, devido dificuldade de dilogo e de troca de informaes. (C) apesar das vantagens do comrcio eletrnico, dois pontos tm dificultado o crescimento da utilizao deste tipo de ferramenta de negociao: a falta de segurana nas negociaes e custos mais altos que os convencionais. (D) apenas as grandes empresas podem arcar com os altos custos do e-marketing. (E) o comrcio eletrnico o meio mais indicado para as empresas do setor de hortifruti, perfumes, bebidas ou cosmticos realizarem seus negcios.

18. Santos Inn pertence a uma rede de hotis cujo perfil de seus clientes de pessoas que viajam a negcios. Santos Inn tem procurado estreitar seu relacionamento com os clientes por meio da formao do clube de hspedes, onde algumas informaes sobre suas preferncias so arquivadas. Esta postura visa colocar a marca do hotel em todos os aspectos de seus relacionamentos com os clientes, o que dever resultar na sua fidelidade. Assim, (A) a meta aconselhvel para este hotel a maximizao da satisfao do cliente, atravs do aumento de servios e reduo do seu preo. (B) a fim de no comprometer a lucratividade do hotel, a empresa deve se contentar em ter clientes meramente satisfeitos, atendendo apenas s necessidades que no comprometem o dia-a-dia do hotel. (C) o hotel deve encontrar formas de divulgar a satisfao de seus clientes para seu mercado-alvo, utilizando esta satisfao como ferramenta de marketing. (D) este hotel deve preocupar-se em aumentar a oferta bsica com servios adicionais somente quando solicitado. (E) Santos Inn deve preocupar-se apenas com as reas de marketing, sem influenciar as outras reas da empresa, a fim de evitar a disperso do objetivo principal que a satisfao do cliente.

BNDES/Administrao

19. Conceitue corretamente: A. Autorizao de uso B. Permisso de uso C. Concesso de uso D. rgo de administrao pblica indireta do Estado E. rgo de administrao pblica direta do Estado I. Ato administrativo unilateral, discricionrio e precrio, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administrao Pblica faculta a utilizao privativa de bem pblico, para fins de interesse pblico. II. rgo integrante das pessoas jurdicas polticas, aos quais a lei confere o exerccio de funes administrativas. III. o contrato administrativo pelo qual a Administrao Pblica faculta ao particular a utilizao privativa de bem pblico, para que a exera conforme a sua destinao. IV. Ato administrativo unilateral e discricionrio, pelo qual a Administrao consente, a ttulo precrio, que o particular se utilize de bem pblico com exclusividade. V. Pessoas jurdicas com personalidade de direito pblico ou privado, que executam indiretamente a atividade administrativa. (A) A-IV, B-I, C-III, D-V, E-II (B) A-I, B-IV, C-III, D-V, E-II (C) A-I, B-III, C-IV, D-V, E-II (D) A-II, B-III, C-IV, D-I, E-V (E) A-III, B-II, C-IV, D-I, E-V 20. O desequilbrio fiscal, ou gastos sistematicamente superiores s receitas, trouxeram para a economia conseqncias negativas. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi criada para ser um instrumento que auxilie os governantes a gerir recursos pblicos dentro de regras claras e precisas, aplicada a todos os gestores de recursos pblicos e em todas as esferas do governo, relativas gesto da receita e da despesa pblicas, ao endividamento e gesto do patrimnio pblico. Quanto LRF correto afirmar que (A) a lei permite a contratao de operaes de crdito por antecipao da receita oramentria (ARO) no ltimo ano de mandato e probe o aumento das despesas com pessoal nos cento e oitenta dias que antecedem o final do mandato. (B) no necessrio o governo indicar uma fonte de receita ou reduo de outra despesa para criar uma despesa continuada (por prazo superior a dois anos). (C) as metas fiscais e a poltica econmica e monetria so definidas apenas para o ano seguinte. (D) os limites de endividamento pblico sero estabelecidos pelo Senado Federal por proposta do Presidente da Repblica. (E) no h limites, em relao receita corrente lquida, para gastos com pessoal, para cada nvel do governo (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios).
BNDES/Administrao

21. O balancete da Cia. XYZ apresenta os seguintes saldos em 31 de dezembro de 19X1:

Conta Imobilizado Depreciao Acumulada C aixa C ontas a Pagar C ontas a Receber Estoques Financiamentos a Longo Prazo Salrios a Pagar Impostos a Recolher Patrimnio Lquido

Saldo e m 31/12/19X1-Em Re ais 500,00 75,00 50,00 200,00 250,00 10,00 300,00 50,00 20,00 16 5 , 0 0

Com base nas informaes acima, assinale a alternativa correta (A) O Passivo Circulante igual a R$ 345,00. (B) O Exigvel a Longo Prazo igual a R$ 800,00. (C) O Realizvel a Longo Prazo igual a R$ 300,00. (D) O Ativo Permanente igual a R$ 425,00. (E) O Ativo Circulante igual a R$ 320,00. 22. O controle fsico x financeiro de estoque da Cia. ABC apresentou a seguinte movimentao, durante o ms de janeiro de 1.9X1:
Entrada no Es toque Data 01/01 05/01 10/01 Q uantidade 10 20 Valor Unitrio- R$ 100 112 15 Sadas no Es toque Q uantidade Valor Unitrio- R$

Com base nas informaes acima, qual ser o saldo final do estoque, quando apurado, respectivamente, pelos seguintes mtodos:

Custo Mdio Ponderado Mvel Primeiro que Entra, Primeiro que Sai ltimo que Entra, Primeiro que Sai
(A) R$ 1.620,00. R$ 1.560,00. R$ 1.680,00. (B) R$ 1.699,50. R$ 1.700,00. R$ 1.500,00. (C) R$ 1.620,00. R$ 1.750,00: R$ 1.560,00. (D) R$ 1.620,00. R$ 1.700,00. R$ 1.560,00. (E) R$ 1.620,00. R$ 1.680,00: R$ 1.560,00. 6

23. Com base no controle fsico x financeiro de estoque da Cia. ABC demonstrado na questo 22, qual ser o Custo das Mercadorias Vendidas, quando apurado, respectivamente, pelos seguintes mtodos:

27. A expresso do Grau de Alavancagem Operacional (GAO) obtida por meio da diviso do(a): (A) Variao no Lucro Operacional pela Variao no Volume de Atividade. (B) Lucro Operacional pela Variao no Volume de Atividade. (C) Variao no Volume de Atividade pelo Lucro Operacional. (D) Lucro Financeiro pela Variao no Volume de Atividade. (E) Lucro Operacional pelo Lucro Financeiro. 28. O Grau de Alavancagem Financeira pode ser obtido por meio da diviso do(a): (A) Variao Percentual no Caixa Gerado pela Atividade pela Variao Percentual no Lucro Operacional. (B) Lucro Lquido pelo Lucro Financeiro. (C) Variao Percentual no Lucro Lquido pelo Lucro Financeiro. (D) Variao Percentual no Lucro Operacional pelo Lucro Lquido (E) Variao Percentual no Lucro Lquido pela Variao Percentual no Lucro Operacional. 29. O Grau de Comercializao da Produo pode ser obtido por meio da diviso

Custo Mdio Ponderado Mvel Primeiro que Entra, Primeiro que Sai ltimo que Entra, Primeiro que Sai
(A) R$ 1.620,00. R$ 1.560,00. R$ 1.680,00. (B) R$ 1.699,50. R$ 1.700,00. R$ 1.500,00. (C) R$ 1.620,00. R$ 1.750,00: R$ 1.560,00. (D) R$ 1.620,00. R$ 1.700,00. R$ 1.560,00. (E) R$ 1.620,00. R$ 1.680,00: R$ 1.560,00. 24. Analisando as demonstraes financeiras da Cia. XYZ, apresentadas na questo nmero 21 acima, o Capital Circulante Lquido de (A) R$ 310,00. (B) R$ 270,00. (C) R$ 425,00. (D) R$ 40,00. (E) R$ 30,00. 25. o ndice que demonstra a capacidade da empresa para satisfazer todas as obrigaes e pagamentos fixos, tais como juros dos emprstimos e principal, pagamentos de leasing e dividendos de aes preferenciais: (A) ndice de endividamento geral. (B) ndice de cobertura de juros. (C) indice de cobertura de pagamentos fixos. (D) indice exigvel a longo prazo patrimnio lquido. (E) indice do perodo mdio de cobrana. 26. o ndice que reflete a eficincia com a qual a empresa utiliza todos os seus ativos para gerar vendas: (A) Capital Circulante Lquido. (B) Liquidez corrente. (C) Liquidez seca. (D) Giro dos estoques. (E) Giro Total.

(A) da Capacidade de Produo em Unidades pelas Unidades Vendidas. (B) das Unidades Produzidas pela Capacidade de Produo em Unidades. (C) das Unidades Vendidas pela Capacidade de Produo em Unidades. (D) da Capacidade de Produo em Unidades pelas Unidades Produzidas. (E) dos Custos Unitrios de Produo pelas Unidades Vendidas. 30. Qual o ndice que revela a dependncia da empresa com relao s suas exigibilidades? Isto , do montante investido em seus ativos, qual a participao dos recursos de terceiros? (A) Dependncia Financeira. (B) Dependncia Econmica. (C) Dependncia Fiscal. (D) Capital Circulante Lquido. (E) Capital de Terceiros.

BNDES/Administrao

31. Assinale a alternativa que classifica as opes I a V abaixo, em: A Ttulos de dvida. B Mercado de Capitais. C Aes Ordinrias. D Ao Preferencial. E Mercado de Balco. I. Mercado intangvel para a compra e venda de ttulos no registrados nas Bolsas de Valores.

33. Uma pessoa aplicou R$ 90.000,00 no mercado financeiro e, aps quatro anos, recebeu o montante simples de R$ 180.000,00. Qual a taxa anual desta aplicao? (A) 15%. (B) 30%. (C) 45%. (D) 20%. (E) 25%.

II. Relao financeira criada por instituies e condies que permitem aos fornecedores e aos tomadores de fundos de longo prazo realizarem transaes. III. Em conjunto so unidades de que se constitui a propriedade ou o patrimnio de uma S.A. IV. Instrumentos de dvida de longo prazo usados pelas empresas e governos para levantar grandes montantes de fundos, geralmente de um grupo diversificado de emprestadores de fundos. V. uma forma especial de propriedade, com direito a dividendos peridicos fixos, pagos antes que se realize qualquer destinao de dividendos.

34. O Sistema de Contas do Brasil constitudo de quatro contas nucleares, quais sejam: (A) PIB, Renda Nacional Disponvel, de Formao de Capital e Transaes Correntes com o Resto do Mundo. (B) PIB, PNB a preos de mercado, PNB ao custo dos fatores, renda disponvel do setor privado. (C) PIB, PNB ao custo dos fatores, renda disponvel do setor privado, renda disponvel do setor pblico. (D) PNB, atividades primrias, atividades secundrias, atividades tercirias. (E) PNB, conta da renda nacional disponvel, conta corrente das administraes pblicas, PIB por unidade da federao.

(A) A-IV, B-II, C-V, D-III, E-I. (B) A-IV, B-II, C-III, D-V, E-I. (C) A-V, B-I, C-III, D-IV, E-II. (D) A-V, B-I, C-IV, D-III, E-II. (E) A-III, B-II, C-IV, D-V, E-I.

35. As taxas de cmbio permitem a unificao monetria dos preos em moeda domstica com preos em moeda estrangeira, facilitando os processos de troca. Assim, em relao ao mercado de cmbio, pode-se afirmar que (A) bancos centrais no intervm nos mercados de cmbio, pois o volume das transaes dos bancos centrais no significativamente grande. (B) um swap de cmbio uma venda vista de uma moeda combinada com uma recompra futura da moeda. (C) em condies de normalidade da economia uma apreciao da moeda corrente de um pas torna seus bens mais baratos para os estrangeiros. (D) em uma transao de taxa de cmbio vista, as taxas se tornam efetivas no momento da negociao, se fechada. (E) os indivduos no participam no mercado de cmbio devido ao volume insignificante de transaes.

32. Em 1996, duas grandes empresas se uniram. A empresa A era a empresa maior e pertencia a um grande grupo francs. A empresa B era menor e seu capital era 100% nacional. Nesta combinao, prevaleceu a identidade de A e os ativos e os passivos de B foram fundidos nos de A. A aquisio de B por A ocorreu mediante pagamento vista e o objetivo era garantir economias de escala. Esta operao denominada (A) alienao de investimento. (B) fuso estratgica. (C) ciso. (D) swap de aes. (E) LBOs Aquisio alavancada.

BNDES/Administrao

36. Fazem parte da Estrutura do Balano Internacional de Pagamentos as categorias de transaes abaixo relacionadas: A. Balana comercial. B. Balana de servios. C. Transferncias unilaterais. D. Movimentos de capital. E. Dficit ou supervit. Conceitue corretamente cada uma delas. I. Resultado final do balano internacional de pagamento. II. Receitas e despesas cambiais com seis categorias de transao: viagens internacionais, transporte, seguros, renda de capitais, servios governamentais, outros servios (direitos autorais, patentes industriais, telecomunicaes, etc). III. Resultado lquido das transaes com exportaes e importaes de mercadorias. IV. Resultado lquido de doaes de fontes privadas, de governos ou de instituies multilaterais sem contrapartidas prvias ou futuras. V. Entradas e sadas de ativos financeiros, de trs categorias bsicas: movimentos autnomos de risco, financiamentos concedidos por bancos e fornecedores estrangeiros para transaes correntes (predominantemente exportaes e importaes), emprstimos de curto e longo prazo tomados junto a organismos internacionais, agncias governamentais e instituies financeiras privadas de outros pases. (A) A-II, B-I, C-III, D-V, E-IV. (B) A-III, B-I, C-II, D-IV, E-V. (C) A-III, B-II, C-I, D-IV, E-V. (D) A-IV, B-V, C-III, D-II, E-I. (E) A-III, B-II, C-IV, D-V, E-I. 37. As polticas comerciais so instrumentos utilizados pelos governos para regular as transaes comerciais internacionais. Sobre este tpico, pode-se afirmar que (A) a tarifa um instrumento de comrcio pouco utilizada devido dificuldade em se atribuir a alquota correta para determinados bens. (B) as tarifas ad valorem so fixas e cobradas por unidade do bem importado. (C) a utilizao de barreiras no tarifrias, tais como cotas de importao e restries de exportao, tem encontrado grande resistncia junto aos governos modernos, que preferem utilizar outros mecanismos de proteo para a indstria domstica. (D) pode-se encontrar: subsdio de crdito exportao, aquisio nacional de bens e barreiras burocrticas sendo utilizadas como instrumentos de poltica comercial. (E) os efeitos de um subsdio exportao sobre preos so exatamente os mesmos dos da tarifa. 9

38. Devido s necessidades de caixa pelas quais sua empresa estava passando, o Diretor Financeiro decidiu realizar uma operao mercantil, onde ocorreu a transferncia, mediante contrato, dos direitos de crdito de algumas operaes de exportao. Os riscos de recebimento, nesta operao, passaram a ser responsabilidades da empresa que realizou a compra. Esta foi uma operao de (A) emprstimo junto a bancos. (B) ACC junto a bancos do setor privado. (C) factoring realizado por sociedade de fomento comercial ou mercantil. (D) troca de cheques junto a algum agiota. (E) vendor. 39. Um micro empresrio do setor de plantas ornamentais decidiu, no ltimo ano, exportar suas plantas a outros pases. Infelizmente, no teve sucesso em sua estratgia, pois a operao de exportao foi barrada com o seguinte argumento: mercadoria sujeita a preservao, conforme compromisso internacional assinado em maio/1991. Este argumento refere-se restrio de (A) mercadorias de exportao proibida. (B) mercadorias sujeitas anuncia prvia de outros rgos. (C) mercadorias sujeitas a Registro Prvio de Venda RPV. (D) mercadorias sujeitas ao pagamento do Imposto de Exportao. (E) mercadorias de exportao suspensa. 40. O diretor de compras de uma importante indstria multinacional francesa do setor de embalagens optou por implantar um sistema integrado de Gesto de Compras que abrangesse a cadeia de suprimentos como um todo. Assim, optou por implantar um sistema integrado da cadeia de suprimentos Supply Chain. A implantao deste sistema facilitada pela evoluo tecnolgica e pelos novos modelos de relacionamento com fornecedores. Abaixo so citados alguns pontos observados na implantao do sistema:

Procurement. Compras realizadas via EDI. Alm do EDI, pode-se utilizar a Internet.
Comparando esta forma, mais moderna, do gerenciamento da rea de compras, com os procedimentos tradicionais, pode-se concluir que o supply chain: (A) muito mais burocratizado do que os mtodos tradicionais. (B) coloca a funo de compras parte. (C) muito mais voltado para as tarefas, enquanto o modelo tradicional mais voltado para processos. (D) possui a desvantagem de utilizar uma metodologia de compras baseada na cadeia de suprimentos, gerando desconfiana e falta de parceria. (E) se utilizado de forma correta, otimizar a cadeia de suprimentos e reduzir custos.
BNDES/Administrao

INGLS Leia o texto e responda as questes de nmeros 41 a 45. Thinking Without Limits: Qualifications of the 21st Century CEO By Stephen A. Unger Possess Cultural Fluency To succeed in the global environment, the 21st century CEO must possess a high degree of cultural fluency. As organizations expand globally and compete internationally, their CEOs must understand the challenges specific to each regional market. Each region has its own regulatory environment and style of doing business. Successful CEOs understand the need to adjust their communication style and timeline to the culture in which they are conducting business.
http://www.careerpath.com/ows-bin/editorial.cgi/special/wolimits.htm

45. The word must in the expressions from the text must possess and must understand expresses the meaning of (A) request. (B) requirement. (C) possibility. (D) certainty. (E) permission. Leia o texto e responda as questes de nmeros 46 a 50. Poor change their habits Brazilian entrepreneurs are taking note of the fact that although buying power has declined in recent years, people with low incomes do everything to maintain the habits acquired previously, especially after having entered the consumer market after the currency stabilization plan initiated with the Real Plan. Economists suspicions about this fact were confirmed by data disclosed by AC Nielsen. Traditional items from the basket of basic food staples are losing space in the supermarkets. Between 2000 and 2001, rice, a staple in Brazilian meals, fell almost 1% in sales volume and sugar dropped 3.1%. But sales of bakery cakes rose 19%. Manufacturers of cookies and refrigerated products also have no reason to complain. Other items incorporated into consumer habits of the low middle class are the mobile phone, computer, motorcycle, 21-inch TV and airline ticket. AC Nielsen shows that even with the declining buying power of the average salary in recent years, the share in consumption of socio-economic classes C and D increased. From 1997 to 1999, the portion of economically active population rose from 46.8% to 48.2%, with the incorporation of portions of class E that gained and of B that lost income. The sales growth in basic products has been stable in recent years, says Renata Aisen Wolf, a consultant in market development with Integration Consultoria Empresarial. Soft drinks, disposable diapers and household cleaning products, even with new product launches and innovations, have not persuaded the consumer to buy more than is necessary. But products for entertainment or individual and family enjoyment, like mobile phone, CD and DVD players and personal computer keep rolling out.
GAZETA MERCANTIL International Weekly Edition, March 4 to 10, 2002

41. According to the text, cultural fluency (A) is a concept that depends on regional markets. (B) is essential for specific business events in the area of communication and media. (C) promotes a high degree of foreign language fluency. (D) may be developed through technological evolution. (E) is very important for successful CEOs. 42. Successful CEOs should (A) expand globally, that is, both regionally and nationally. (B) avoid and control challenges because they generate communication conflicts. (C) develop their personal communication style and stick to it. (D) adapt their communication style to the environment they are working in. (E) establish strict timelines and ensure they are fulfilled. 43. The word To in the passage from the text To succeed in the global environment can, without changing its meaning, be replaced for (A) In order to. (B) Because of. (C) So. (D) As. (E) Such as.

46. After the Real Plan, (A) buying power stabilized and only recently increased.

44. The word they in the passage from the text the culture in which they are conducting business. refers to (A) the culture. (B) business. (C) successful CEOs. (D) communication style and timeline. (E) organizations.
BNDES/Administrao

(B) Brazilian entrepreneurs noticed that industry promoted new habits. (C) foreign currencies defined the fluctuation rate of the Brazilian currency. (D) low income people entered the consumer market. (E) poor people maintained the consuming habits they had before the Real Plan. 10

47. The sales volume of the following product increased: (A) cookies. (B) refrigerators. (C) rice. (D) sugar. (E) meals.

ESPANHOL Lea el texto a continuacin y conteste de la pregunta 41 hasta la 50. LA SITUACIN EN EL PAS VASCO Rojo apuesta por listas conjuntas en los pueblos donde los ediles sufran amenazas El secretario general del PSE, Javier Rojo, se ha pronunciado en contra de la enmienda anunciada por la agrupacin socialista de Llodio, en la que se aboga por la dimisin de todos los concejales socialistas en pueblos donde no tengan responsabilidades de Gobierno, exceptuando las capitales. Como alternativa, Rojo propone la presentacin de listas conjuntas de partidos polticos en los ayuntamientos donde los ediles sufren amenazas de ETA. Sobre esta propuesta, Rojo ha sealado que votar en contra de la misma, ya que no comparte que los concejales tengan que dimitir de su responsabilidad, porque hay una estrategia terrorista que justamente lo que pretende es esto. Puedo entender que existan compaeros que tengan ese sentimiento consecuencia de su propia situacin, pero no les voy a hacer ms favores a los terroristas. Si en esta Comunidad termina no habiendo concejales de unas determinadas formaciones polticas y abandonamos, algn da tendremos las bombas a la entrada del Parlamento, para que quienes no pensamos como ellos tampoco entremos, ha augurado Rojo. Para el dirigente socialista, si en este pas consiguen los terroristas que no existan concejales de determinadas formaciones polticas habremos perdido todos, y tendremos Gobiernos que no pintan nada. En aquellos ayuntamientos donde slo un color poltico tenga que gobernar, como consecuencia de que los dems no nos podemos presentar, el alcalde ser un pelele. Por ello, Rojo ha propuesto que las fuerzas polticas democrticas, en aquellos sitios que no puedan presentarse porque nos quieren matar o nos quieren echar, tenemos que ir juntos a las elecciones, juntos a defender los intereses de la mayora, para que los ciudadanos vean que vamos contra el terrorismo. Rojo ha concluido que este mensaje lo enva para las formaciones polticas que puedan no entendernos porque todava no tienen el aliento de los terroristas en su espalda, que sepan que han empezado por unos y que terminarn con todos. La propuesta de Llodio La agrupacin socialista de Llodio (Alava) ha realizado una enmienda a la ponencia base del congreso del PSE-EE en la que aboga por la dimisin de todos los concejales socialistas en pueblos del Pas Vasco. La propuesta fue realizada por Ral Arza, el portavoz socialista en el ayuntamiento de San Sebastin que ayer dimiti de su cargo tras conocer el atentado contra su compaera de Portugalete Esther Cabezudo.
(El Pas, Espaa, marzo de 2002.)

48. According to the second paragraph of the text, (A) the average salary of the lower-middle class increased. (B) class E started to consume computers and mobile phones. (C) the economically active population was larger in 1997. (D) all economic classes now equally consume items like 21-inch TVs and airline tickets. (E) the income of the socio-economic class B decreased.

49. According to the last paragraph of the text, (A) as a general rule, people dont buy more than necessary. (B) the increase in certain electrical appliances sales shows that people care about entertainment or individual and family enjoyment. (C) new products and innovations boosted sales. (D) low-income people are drinking more soft drinks. (E) women are consuming more disposable diapers because their income is higher now.

50. AC Nielsen (A) proved that the Real plan was a good solution. (B) took note of the entrepreneurs analysis. (C) confirmed the economists suspicions. (D) is specialized in low-income population behavior. (E) identified that family entertainment is gaining importance.

41. La alternativa propuesta por el Sr. Rojo tiene efecto directamente (A) regional. (B) provincial. (C) municipal. (D) nacional. (E) parlamentario. 11
BNDES/Administrao

42. La forma existan, en negrita en el texto, podra sustituirse, con igual sentido, por (A) hayan

47. Si se sustituyen las formas ha propuesto y ha concluido por otras, en pretrito perfecto simple y con igual concordancia, se tienen: (A) propuso concluy

(B) tenga (C) haya (D) halla (E) tengan

(B) props conclujo (C) propuse concluye (D) propost concluy (E) propone concluje 48. El Sr. Rojo supone que (A) los terroristas persiguen a todas las formaciones polticas. (B) los terroristas actan siempre por la espalda. (C) ya estn todos sin aliento por lo del terrorismo. (D) no todas las formaciones polticas le comprenden la causa. (E) las formaciones polticas tienen que saber que el terrorismo an no empez. 49. La propuesta de Llodio

43. El Sr. Rojo augura (A) que los terroristas alejarn a los socialistas. (B) que los ediles tienen que ser del mismo partido. (C) que nadie podr quedarse en el ayuntamiento. (D) que slo entrarn los concejales de oposicin. (E) que los concejales tienen que ser del mismo partido.

44. La palabra Rojo, en el texto, es (A) El sobrenombre del seor Javier. (B) el sobrenombre del secretario general del PSE. (C) El apodo del seor Javier, del PSE. (D) el apellido del secretario general del PSE. (E) El hipocorstico del seor Javier, dirigente socialista. (A) quiere la realizacin de una enmienda a la ponencia base del congreso. (B) plantea la salida de los concejales socialistas del Pas Vasco. (C) defiende la permanencia de los socialistas en San Sebastin. (D) va en contra de la salida de los concejales socialistas. 45. Las palabras si y consiguen, en negrita en el texto, podran sustituirse, segn lo que dice el texto, correcta y respectivamente, por (A) se lograr (B) cuando logren (C) mientras lograren (D) cuando lograren (E) mientras lograr (E) afirma que el pueblo vasco no quiere concejales socialistas. 50. Las expresiones aboga y tras quieren decir, segn el sentido del texto y respectivamente (A) niega al (B) niega despus de (C) defiende despus de (D) aclara antes de (E) defiende antes de 46. La palabra pelele, de acuerdo con el texto, quiere decir (A) gran jefe. (B) gran fuerza poltica. (C) aliado. (D) socialista. (E) intil.
BNDES/Administrao

12

NOES DE INFORMTICA 51. Ao se enviar uma mensagem atravs de um aplicativo para correio eletrnico, pode-se a ela anexar um arquivo. Esse recurso conhecido como (A) Attach file. (B) Append file. (C) Append data. (D) Include file. (E) Send data. 52. Os endereos de correio eletrnico (e-mails) de interesse de um usurio podem ser guardados e organizados em um browser, atravs de um recurso conhecido como (A) Address Book. (B) Address Bookmark. (C) Bookmarks. (D) E-mail Book. (E) E-mail Bookmark. 53. Quando se copia um texto entre documentos do MS-Word 2000, caso a seleo inclua a marca de pargrafo , a formatao que o Word copia inclui o estilo de (A) pginas e os formatos de seo adicionais aplicados ao pargrafo, sem copiar o estilo de caractere e os formatos de caractere. (B) pargrafo e os formatos de pargrafo adicionais aplicados ao pargrafo, sem copiar o estilo de caractere e os formatos de caractere. (C) caractere e os formatos de caractere adicionais aplicados seleo. (D) pargrafo e os formatos de pargrafo adicionais aplicados ao pargrafo, o estilo de caractere e os formatos de caractere. (E) fontes e os formatos de fontes adicionais aplicados seleo. 54. No MS-Excel 2000, a criao de grficos (A) pode ser feita na prpria planilha ou como um objeto incorporado a uma planilha. (B) no permite que eles sejam publicados em uma pgina da Web. (C) pode ser feita selecionando-se os dados e se utilizando o Assistente de desenho. (D) no pode ser feita sem o uso do Assistente de grfico. (E) feita da mesma forma que a criao de um relatrio de um grfico dinmico.

55. O recurso do MS-Excel 2000 que agrupa vrias seqncias de caracteres de texto em uma nica seqncia de caracteres de texto chama-se (A) Aglutinar. (B) Agrupar. (C) Concatenar. (D) Emendar. (E) Unificar.

56. Para se duplicar um slide no MS-Powerpoint 2000, deve-se (A) ativar o Assistente de duplicao de slides no menu Ferramentas. (B) copiar o slide para a rea de transferncia do Windows, e clicar com o boto esquerdo do mouse no menu Duplicao. (C) copiar o slide para a rea de transferncia do Windows, e clicar com o boto esquerdo do mouse no menu Novo slide. (D) selecionar o slide e no menu Inserir, clicar com o boto esquerdo do mouse em Novo slide. (E) selecionar o slide e no menu Inserir, clicar com o boto esquerdo do mouse em Duplicar slide.

57. O Windows 2000 permite a incluso de rotinas em arquivos (script) para a configurao do sistema durante a inicializao. A linha net time \\sol /set /yes

de um script de logon permite que (A) a mquina sol acerte o relgio de todas as mquinas do domnio. (B) o relgio da estao de trabalho seja sincronizado com o relgio da mquina sol. (C) a estao de trabalho consulte o relgio da mquina sol para certificar o acesso do usurio. (D) o relgio da estao de trabalho seja com o relgio da rede universal. (E) o usurio faa uma consulta do horrio atual do relgio da mquina sol.

13

BNDES/Administrao

58. A figura abaixo apresenta alguns itens de uma rea de trabalho do Windows:

Cada um dos quatros itens denominado, respectivamente, de (A) pasta, diretrio, aplicao e arquivo. (B) diretrio, atalho para arquivo, aplicao e arquivo. (C) pasta, atalho para pasta, aplicao e atalho para arquivo. (D) diretrio, aplicao, atalho para arquivo e atalho para pasta. (E) pasta, atalho para pasta, arquivo e atalho para arquivo. 59. O endereo eletrnico que identifica uma informao na Web chama-se (A) File Transfer Protocol. (B) Internet Object Address. (C) Object Locator Element. (D) Page Address Identifier. (E) Uniform Resource Locator. 60. Com relao Internet, os normalmente possuem um recurso especial para o registro e organizao de , para o caso de se precisar acess-lo novamente, denominado . Escolha a alternativa que completa, corretamente e respectivamente, os espaos no texto acima. (A) sites; endereos; address book. (B) sites; localizadores; address book. (C) browsers; localizadores; bookmark. (D) browsers; usurios; file manager. (E) e-mails; localizadores; link storage.

BNDES/Administrao

14

You might also like