You are on page 1of 132

Ariano Suassuna, o palhao-professor e sua Pedra do Reino

por

Anna Paula Soares Lemos Departamento de Cincia da Literatura

Rio de Janeiro/ UFRJ 2007

Ariano Suassuna, o palhao-professor e sua Pedra do Reino.


por

Anna Paula Soares Lemos Departamento de Cincia da Literatura

Dissertao de Mestrado em Literatura Comparada apresentada ao Programa de Ps-graduao em Cincia da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Cincia da Literatura Orientador: Professor Doutor Andr Luiz de Lima Bueno

Rio de Janeiro/ UFRJ 2007


2

LEMOS, Anna Paula Soares. Ariano Suassuna, o palhao-professor e sua Pedra do Reino. Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade de Letras, 2006.132 fl. mimeo. Dissertao de Mestrado em Literatura Comparada.

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________ Professor Doutor Andr Luiz de Lima Bueno Orientador ______________________________________________ Professor Doutor Frederico Augusto Liberalli de Ges UFRJ Depto. de Cincia da Literatura ______________________________________________ Professor Doutor Latuf Isaias Mucci UFF Instituto de Artes e Comunicao Social SUPLENTES: ______________________________________________ Professor Doutor Luiz Edmundo Bouas Coutinho UFRJ Depto. de Cincia da Literatura ______________________________________________ Professor Doutor Nonato Gurgel UFRJ Depto. de Literatura Brasileira

Defendida a Dissertao:

Conceito:

Em 15 de maro de 2007.

Este trabalho dedicado ao meu av Jos Maria Franco Soares. Um sertanejo, antes de tudo um forte. Ele inventava e recontava histrias que sempre comeavam com Diz que era uma vez.... Um mentiroso lrico!

Agradecimentos: A todos os que fizeram parte desta caminhada, o meu muito obrigado, o meu sonho, o meu riso, a minha festa! Ao meu orientador Andr Bueno, por toda a pacincia, pela amizade, pela confiana e pelas inmeras sesses de terapia. Ao Coordenador do Depto. de Cincia da Literatura da UFRJ, Alberto Pucheu, por reger a banda com toda a maestria e sempre acreditar na celebrao da festa do pensamento. Aos meus pais, Jos Alberto e Henriqueta Lemos, porque sem eles o meu espetculo da vida jamais teria comeado. Ao amigo Nerval Mendes Gonalves, que fez a reviso deste trabalho e que nunca me abandona mesmo com todos os meus sumios. Todo carinho queles que colaboraram de forma direta e rica com a minha pesquisa. So eles: Antonio Luiz Mendes, Antonio Sanseverino, Bete Rabetti, Cristina Cmara, Fred Ges, Eleonora Ziller, Grupo de Pesquisa CNPq Formao do Brasil Moderno: literatura, cultura e sociedade, Guga Monteiro, Iziane Mascarenhas, Jos Almino de Alencar, Jlio Dales, Luis Alberto Nogueira Alves, Nonato Gurgel e Vera Lins. E a todos os que, mesmo no citados, sabem que passaram pelo picadeiro e que fizeram parte deste espetculo. A vocs o meu agradecimento pelo trgico e pelo cmico que formam o circo da vida.

Aplausos, muitos aplausos antes que as cortinas se fechem e o sonho acabe!

[...] Escrever estar no extremo De si mesmo, e quem est Assim se exercendo nessa Nudez, a mais nua que h, Tem pudor de que outros vejam O que deve haver de esgar, De tiques, de gestos falhos, De pouco espetacular Na torta viso de uma alma No pleno estertor de criar [...] Joo Cabral de Melo Neto

[...] o mais importante e bonito, do mundo, isto: que as pessoas no esto sempre iguais, ainda no foram terminadas mas que elas esto sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. o que a vida me ensinou. Guimares Rosa

O homem, dizem, um animal racional. No sei por que no se disse que um animal afetivo ou sentimental. Talvez, o que o diferencie dos outros animais seja muito mais o sentimento do que a razo. Vi mais vezes um gato raciocinar do que rir ou chorar. Talvez chore ou ria por dentro, mas por dentro talvez tambm o caranguejo resolva equaes de segundo grau.

Miguel de Unamuno

Resumo:

A presente dissertao de Mestrado trata do Romance da Pedra do Reino e o prncipe do sangue do vai-e-volta do escritor paraibano Ariano Suassuna. O fio condutor o narrador Dom Pedro Dinis Ferreira Quaderna, que, do centro de uma narrativa meio palco, meio picadeiro, na posio de um palhao-poeta, lida com as diversas tenses de pensamento que seu discurso provoca. Em ltima anlise, a pesquisa aponta como, no romance, o autor Ariano Suassuna faz a mediao entre a cultura popular e a erudita, o arcaico e o moderno, o rural e o urbano, a cultura oral e a letrada, o Brasil Real e o Brasil Oficial.

Abstract: The present Masters thesis intends to discuss the Romance da Pedra do Reino e o prncipe do sangue do vai-e-volta by Ariano Suassuna, author from Paraba, which is a state in the northeast of Brazil. The focus is on the narrator Dom Pedro Dinis Ferreira Quaderna who tells his story from the center of a half-stage narrative - half circus ring, enacting as a clown - poet, deals with the many thought provoking tensions which his speech instigates. Hereafter, the research indicates how, in the romance, the author Ariano Suassuna, makes the mediation between popular culture and the highbrow, the ancient and the current, the rural and the urban, the oral culture and the lettered, the real Brazil and the official Brazil.

SUMRIO:

O professor , REI e PROFETA...

1. 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 2. 2.1 2.2 2.3

Pequeno cantar acadmico a modo de introduo O professor em tenses armoriais O palhao-professor... ...da cultura popular O emparedado e a antena parablica O intelectual mediador gramsciano Regionalismo e cosmopolitismo: da utopia ideolgica modernidade capitalista Jos de Alencar e Ariano Suassuna: o encontro de romnticos A catequese s avessas Da Oralidade Popular Oralidade Transfigurada

12 15 17 22 25 28 34 36 43 45

O POETA, O palhao...

3. 3.1 3.2 3.3 3.4. 3.5. 4 4.1 5 5.1 5.2 5.3 6. 7. 8. 9. 10.

Ariano Suassuna e suas dualidades O popular e o erudito Quaderna A morte Caetana e a religiosidade popular O narrador e romancista-homenagem O castelo potico um aspecto da transfigurao O Brasil Real versus o Brasil Oficial: Quaderna, Corregedor, Dona Margarida A Pedra do Reino no debate cultural do pas D. Pedro Dinis Ferreira-Quaderna: letrado, trovador, cangaceiro, palhao O memorialista Quaderna: Rei do Quinto Naipe do Baralho O romanceiro popular do Nordeste A literatura de cordel: um parntesis histrico O jogo da ona Tia Filipa, o cantador Joo Melchades e a velha Maria Galdina, a Louca A Diana do Pastoril. O palhao, mestre de pista... ...e o espetculo no pode parar Referncias Bibliogrficas .

50 54 57 62 66 69 77 82 88 92 93 96 102 105 110 119 127

10

O Professor, Rei e Profeta... [...] quem disser que escreve, pinta, esculpe ou canta para recreao prpria, se der ao pblico o que faz, mente; mente se assinar seu escrito, sua pintura, sua esttua ou sua cano. Quer, quando menos, deixar uma sombra de seu esprito, algo que sobreviva a ele. Miguel de Unamuno 11

1. Pequeno cantar acadmico a modo de introduo

Os palhaos esto presentes em todos os circos. No entanto, suas funes e inseres alteram-se de acordo com o tipo de espetculo.1 Os circos mdios e pequenos colocam o palhao no centro da trama e, de acordo com o enredo, o palhao adapta-se personagem. Eram esses pequenos circos que, na dcada de 1930, passavam pela tambm pequena cidade de Tapero, no serto da Paraba, onde o escritor paraibano Ariano Suassuna passou a infncia e comeou a construir todo o imaginrio dual popular-erudito que retrata e transfigura em sua obra.
O mundo um circo e o mundo de meu teatro procura se aproximar dele: um mundo de sol e de poeira, como o que conheci em minha infncia, com atores representando gente comum e, s vezes, representando atores, com cangaceiros, santos, poderosos, assassinos, ladres, prostitutas, juzes, avarentos, luxuriosos, medocres enfim, um mundo de que no estejam ausentes nem mesmo os seres de vida mais humilde, as pastagens, o gado, as pedras, todo este conjunto de que o serto, como qualquer terra do mundo, est povoado. (SUASSUNA, 2000. In O PERCEVEJO, p. 110 e 111)

Ao se referir sua produo literria, Suassuna diz o meu teatro. Define-se ator e circense frustrado. Eu tenho voz baixa, feia e rouca [...] por isso que eu escrevo para teatro, para botar os outros para falar por mim.2 E escreveu mesmo a maioria de seus textos para teatro: em 1947, o ento estudante de direito escreve o primeiro deles, Uma mulher vestida de sol, e da por diante so mais 16 peas escritas.3 Mas no s por isso ele se resume teatral. A estrutura de seu romanceiro no foge regra. Seus romances transbordam em teatro circense, que engloba inclusive o mundo do teatro grego e da commedia dellarte, que por sua vez influenciam o Romanceiro popular do Nordeste (literatura de cordel), fio condutor de toda a obra do autor.

1 2

BOLOGNESI, Mrio Fernando. Palhaos. In: O PERCEVEJO. Nmero 8, 2000. p. 65 a 73. In SUASSUNA, Ariano. Aula Magna Universidade Federal da Paraba. 1994. p.20. 3 O desertor de princesa (1948), Os homens de barro (1949), Auto de Joo da Cruz (1950), Torturas de um corao ou em boca fechada no entra mosquito (1951), O arco desolado (1952), O castigo da soberba (1953), O rico avarento (1954), Auto da Compadecida (1955), O casamento suspeitoso e O santo e a porca (1957), O homem da vaca e o poder da fortuna (1958), A pena e a lei (1959), Farsa da boa preguia (1960), A caseira e a Catarina (1962), alm dos espetculos de dana A demanda do Graal danado e Pernambuco do barroco ao armorial (1998).

12

por influncia da cultura oral e de cima de um palco ou do centro de um picadeiro que ele sempre se expressa por meio de suas aulas-espetculo e de sua literatura e o bibliotecrio, editor de folhetos, astrlogo e memorialista Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna, narrador-personagem de O Romance da Pedra do Reino e o prncipe do sangue do vai-e-volta, no diferente. O tom circense aparece logo na primeira pgina do romance, lembrando os palhaos que chegam anunciando o espetculo pelo megafone que reverbera pela cidade:
Romance da Pedra do Reino e o prncipe do sangue do vai-e-volta Romance-enigmtico de crime e sangue, no qual aparece o misterioso Rapaz-do-Cavalo-Branco. A emboscada do Lajedo sertanejo. Notcia da Pedra do Reino, com seu Castelo enigmtico, cheio de sentidos ocultos! Primeiras indicaes sobre os trs irmos sertanejos, Arsio, Silvestre e Sinsio! Como seu Pai foi morto por cruis e desconhecidos assassinos, que degolaram o velho Rei e raptaram o mais moo dos jovens Prncipes, sepultando-o numa Masmorra onde ele penou durante dois anos! Caadas e expedies hericas nas serras do Serto! Aparies assombrticas e profticas! Intrigas, presepadas, combates e aventuras nas Caatingas! Enigma, dio, calnia, amor, batalhas, sensualidade e morte! (SUASSUNA, 1971)

Repara-se a o tom tragicmico dessa obra que j se anuncia palco do que se prope a trilogia ainda inacabada: A maravilhosa desventura de Quaderna, o decifrador e que continua com a Histria do rei degolado nas caatingas do serto: ao sol da ona caetana e segue com O romance de Sinsio, o Alumioso, prncipe da bandeira do divino do serto, em produo desde o fim da dcada de 1970 e que, segundo Suassuna, ter mais de oitocentas pginas. Vontade de Sherazade, de As mil e uma noites, como veremos mais adiante. Muita f em Deus, diz Suassuna em entrevista4. Religiosidade e vaidade que buscam a imortalidade do artista e do discurso. O personagem-narrador Quaderna, do centro do picadeiro, medeia, qual palhao em funo de mestre de pista, cada dualidade, cada discurso que perpassa a obra. Ele ao mesmo tempo fidalgo e popular, tradicional e peculiar, religioso e satrico, sangrento e cheio de gargalhadas. Do risvel e cmico ao dramtico e trgico, Quaderna, nesse ponto, transparece a voz de seu criador Suassuna e um maestro conciliador de suas
4

In O Globo, 6 de agosto de 2006, p. 13.

13

contradies e das tenses de pensamento que provoca com o seu discurso. Regente de tenses opostas. O que coincide diretamente com a noo de artista do terico espanhol Miguel de Unamuno em seu O sentimento trgico da vida. Ao tom de Unamuno, o artista espalha contradies. Contradio naturalmente. Pois que a vida uma tragdia, e a tragdia perptua luta, sem vitria nem esperana de vitria, contradio. (UNAMUNO, 1913, p. 13). Durante todo O Romance da Pedra do Reino, Quaderna narrador que nos parece tambm a representao em personagem do prprio Movimento Armorial criado por Suassuna em 1970 est sempre em questionamento, sob juzo, no meio de tenses de pensamento, entre o popular e o erudito: mora em uma casa que tambm biblioteca e Academia de Letras dos Emparedados do Serto, tem dois tutores de ideologias opostas o promotor alourado e poeta de direita Samuel Wandernes e o advogado negro e filsofo de esquerda Clemente Har de Ravasco Anvrsio. O prprio ttulo do primeiro captulo do romance j mostra o encontro entre o popular e o erudito: Pequeno cantar acadmico a modo de introduo. Alm disso, Quaderna responde a um inqurito pela morte de seu padrinho Sebastio Garcia Barreto e pela (possvel) participao nos acontecimentos que levariam entrada de uma cavalgada moura trazendo o Prncipe do Cavalo Branco (Sinsio, o Alumioso) Vila de Tapero. durante esse inqurito que ele conta sua epopia ao Corregedor e a sua escriv, Dona Margarida. E durante esse depoimento, e mesmo entre personagens de tons de legalidade Clemente advogado e Samuel promotor , que constri o seu castelo potico, a sua obra lapidar que une o popular e o erudito numa nica obra. Na voz de Quaderna, Suassuna concilia, observa e justifica as crticas que seu discurso Armorial provoca. Transfigura as tragicidades de um serto nordestino que ele pretende universal e raiz da cultura brasileira, deixando transparecer nesse momento o tom professoralideolgico do autor: eis a o corao do problema.

14

1.1 O professor em tenses armoriais

Em 1969, Ariano Suassuna convidado, pelo ento reitor Murilo Guimares, para dirigir o Departamento de Extenso Cultural da Universidade Federal de Pernambuco. poca, Suassuna, j conhecido por seus textos teatrais, convoca, ento, Capiba, GuerraPeixe, Cussy de Almeida, Jarbas Maciel e Clovis Pereira para juntos procurarem uma msica erudita nordestina, a msica armorial, baseada em razes populares e que viesse se juntar a seu teatro, pintura de Francisco Brennand, ngelo Monteiro e Marcus Accioly, e ao romance de Maximiano Campos. Pretendia criar uma arte brasileira erudita baseada na cultura popular. Em 18 de outubro de 1970, com o concerto Trs sculos de msica Nordestina do barroco ao armorial, e com uma exposio de gravura, pintura e escultura, lana-se, no Recife, o Movimento Armorial, base de toda a sua obra. a arte popular nordestina, portanto, que alinhava e d forma ao Movimento Armorial criado por Ariano Suassuna e tem no seu O Romance da Pedra do Reino e o prncipe do sangue do vai-e-volta e na continuao Histria dO rei degolado nas caatingas do serto: ao sol da ona Caetana suas representaes atravs da literatura. A terica Idelette Muzart-Fonseca do Santos, que defendeu tese de doutorado na Sorbonne sobre o assunto, bem lembra que essa arte popular orientadora da pesquisa armorial e condiciona a criao de artistas cultos que se renem por confluncia de interesses para recriar ou, nas palavras de Suassuna, transfigurar esse material popular segundo modos pertencentes prtica artstica erudita. O Movimento Armorial, que tem sua base no romanceiro popular nordestino (literatura de cordel), difere, ento, do Regionalista, manifestado por Gilberto Freyre em 1926, porque destaca uma esttica que se compromete com a religiosidade e a transfigurao potica da realidade (tal qual no teatro grego, no medievo ibrico, no circo e na commedia dellarte), e d menos peso

15

(e menos aqui quer dizer mesmo um tom a menos) ao tom sociolgico/histrico predominante em Freyre. Vejamos o que dito textualmente na apresentao do manifesto O Movimento Armorial, de 1974:
[...] tem-se que perquirir as origens de nossa cultura, respeitando sua forma pura e simples de apresentao, e procurando encontrar [...] uma Arte e uma Literatura eruditas nacionais, com base em suas razes populares. (SUASSUNA, 1974, p. 5)

Pretende, portanto, um Nordeste como representao da cultura brasileira, filtrada por uma dimenso erudita. Essa referida dimenso erudita armorial, ainda seguindo Idelette Muzart, se manifesta tanto na reflexo terica, desenvolvida em paralelo criao, quanto na multiplicidade de referncias culturais. por isso que Suassuna se definiu certa vez como um intelectual de gabinete que homenageia a fala desse povo [nordestino] sem efetivamente fazer parte dele. Ariano Suassuna filho de Joo Suassuna, governador da Paraba que foi morto na dcada de 1930 por desavenas polticas. Portanto, parte do chamado Brasil Oficial, na expresso de Machado de Assis. Brasil Real e Brasil Oficial expresso machadiana que est muito presente na obra em questo ser mais bem desenvolvida durante o estudo. Com base nessas afirmaes e sem esquecer as tenses ideolgicas provocadas por tericos como Jos Miguel Wisnik, defensor de uma viso multifacetada das manifestaes populares , este estudo procura, por outras palavras, localizar as mediaes do palhao Suassuna diante de tais tenses ideolgicas na modernidade, alm das buscas de intertextualidade e interdiscursividade do intelectual tradicional, (professor Suassuna), com os demais representantes da cultura popular do Nordeste, os intelectuais orgnicos, principalmente os cantadores e cordelistas. Veremos o que Suassuna consegue em sua obra ao se pretender esse intelectual mediador da cultura popular, no sentido gramsciano, ao transfigurar a realidade, j que se diz no um regionalista, mas escritor de um Realismo Transfigurado. Em que medida ele busca, na Pedra do Reino, a pureza na cultura e o galope do sonho como resistncia e em que 16

medida essa resistncia grita e encobre, encobre e grita, seco como pedra, o peso trgico do serto atravs de um romance em estrutura de picadeiro. Um circo como metfora da vida.

1.2 O palhao-professor...

Tanto a voz tradicional do professor quanto a voz circense e mediadora do palhao so configuradas no narrador Quaderna, que o homem que fala no romance e figura principal de nossa anlise. Ento, segundo Quaderna, o romance o nico gnero literrio que concilia tudo:
[...] Quando cheguei na palavra romance, tive um sobressalto: era o nico gnero que me permitia unir, num livro s, um enredo, ou urdidura fantstica do esprito, uma narrao baseada no aventuroso e no quimrico e um poema em verso, de assunto herico [...] O romance conciliava tudo! [...] Faria do meu Castelo sertanejo a nica Obra ao mesmo tempo em prosa e em verso, uma Obra completa, modelar e de primeira classe! (SUASSUNA, 1971, p.198)

Tomando o terico russo Mikhail Bakhtin e a sua Teoria do Romance como base, podemos dizer que Quaderna tem sua ao sempre iluminada ideologicamente, sempre associada ao discurso. A ao, o comportamento do personagem no romance so indispensveis tanto para a revelao como para a experimentao de sua posio ideolgica, de sua palavra. (BAKHTIN, 1993, p. 136) Quaderna ainda encontra Bakhtin e o seu plurilingismo do romance quando diz que o romance conciliava tudo!. Segundo Bakhtin, o pesquisador depara-se em tal gnero com combinaes de unidades estilsticas. O estilo do romance uma combinao de estilos. Ento, no toa que Suassuna escolheu o romance como estilo que resume toda a sua obra. Ariano diz que A Pedra do Reino um resumo de tudo o que fez e pensou at hoje. por isso que combina todos os estilos e formas de expresso alinhavadas pela cultura popular nordestina que, em seu pensamento armorial, constroem, do forma cultura brasileira:

17

as xilogravuras que ilustram e so parte importante do inqurito palavras de Quaderna e as citaes (em poema de cordel) do Romanceiro Popular do Nordeste.

A literatura de cordel a fonte autntica de uma literatura nos termos que eu busco: uma literatura brasileira feita margem da civilizao urbana e suas influncias cosmopolitas. (SUASSUNA, Jornal do Brasil, 10 de setembro de 1971).

Suassuna diz que no o compreender quem no o focar pelas lentes de um caleidoscpio. Mas h ressalvas na composio alqumica dessa heterogeneidade estilstica que fundamenta o caleidoscpio de Suassuna. A contradio que persegue e angustia sua personalidade e proposta artstica que, mesmo defendendo uma ideologia que nega as influncias, incorporaes e o cosmopolitismo da cultura de massa ao buscar a forma pura e simples da nossa cultura, como diz textualmente no depoimento acima, de l, do urbano cosmopolita, que ele recebe atualmente os (merecidos) aplausos por sua esttica, que se quer, a um s tempo, regional e universal. Aceitao que se traduz em adaptaes constantes para a televiso e o cinema de suas obras, que, com isso, passam a fazer parte do jogo de livre uso comercial de vozes de diversas procedncias da indstria do entretenimento, o que implica falar em contaminaes inevitveis do mundo globalizado na busca da pureza original da arte popular...5 No fragmento inicial de O Romance da Pedra do Reino possvel perceber como, por meio do narrador, o autor expe suas angstias e medeia o tom trgico desse serto a que pertence e est... preso, como num isolamento causado por uma modernidade, uma urbanizao e uma oficialidade que o sufocam, mas s quais, ao mesmo tempo, ele no pode negar que faa parte, j que nesse urbano, nessa modernidade, nessa oficialidade que ele Suassuna constri todo o arcabouo terico que aplica ao
Entre suas obras adaptadas para a tev esto: O santo e a porca, O auto da compadecida (tambm adaptada para cinema), Uma mulher vestida de sol. Em 2007, sero adaptados pelo diretor Luiz Fernando Carvalho oito captulos de O Romance da Pedra do Reino para um projeto da TV Globo intitulado Quadrante. O Romance da Pedra do Reino tambm foi adaptado para o teatro pelo diretor Antunes Filho.
5

18

analisar a cultura popular nordestina. Haja vista o fragmento do primeiro folheto dA Pedra do Reino Pequeno Cantar Acadmico a Modo de Introduo:
[...] talvez por causa da situao em que me encontro, preso na Cadeia, o Serto, sob o sol fagulhante do meio-dia, me parece, ele todo, como uma enorme cadeia, dentro da qual, entre muralhas de serras pedregosas que lhe servissem de muro inexpugnvel a apertar suas fronteiras, estivssemos todos ns, aprisionados e acusados, aguardando a deciso da justia; sendo que, a qualquer momento, a Ona-Malhada do Divino pode se precipitar sobre ns, para nos sangrar, ungir e consagrar pela destruio [...] (SUASSUNA, 1971, p. 32)

Suassuna, ento, coloca o narrador Quaderna como esse artista emparedado (preso) porque so seus desejos ideolgicos que o prendem e o distanciam do veloz e impaciente crescimento do cosmopolitismo6 que o assusta. Aqui, podemos traar uma analogia, um possvel intertexto com o poema em prosa de Cruz e Sousa, O Emparedado, que trata justamente dessa impossibilidade dos desejos vitais do poeta, do emparedamento da Arte Desde que o Artista um isolado, um espordico, no adaptado ao meio, mas em completa, lgica e inevitvel revolta contra ele [...] (CRUZ E SOUSA, p.392) Veja que, mesmo ao escolher o plurilnge e hbrido gnero romanesco como sntese de toda a sua obra, Quaderna, em A Pedra do Reino, ao construir sua obra lapidar, s aceita referncias e influncias especficas e vinculadas s questes da Arte Armorial.
[...] aquela que tem como trao comum principal a ligao com o esprito mgico dos folhetos do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Msica de viola, rabeca ou pfano que acompanha seus cantares e com a xilogravura que ilustra suas capas [...] (SUASSUNA, 1974, p. 7)

Pela filosofia kantiana, o cosmopolitismo uma atitude ou doutrina que prega a quebra das fronteiras entre as culturas, os interesses e/ou soberanias nacionais com a alegao de que a ptria do homem o universo. (In KANT, Immanuel. Idea for a Universal History with Cosmopolitan Intent. In: The Philosophy of Kant: Immanuels Kant Moral; and Political writings. Translation by C. Friedrich. New York: p. 116-131,1949).

19

Portanto o hbrido de sua obra tem o seu limite ideolgico armorial.7 E a tambm um ponto de conciliao em que Suassuna, parece-nos, mesmo transitando pelos veculos de massa, no se mostra nem o integrado e nem o apocalptico de Umberto Eco. Na voz do personagem-narrador Quaderna, sua pretenso ainda maior e a partir desse momento o palhao, o bufo Suassuna comea a se entremostrar - ao escrever um Romance herico-brasileiro, ibero-aventuresco, criminolgico-dialtico e tapuio-enigmtico de galhofa e safadeza, de amor legendrio e de cavalaria picosertaneja ou ainda uma espcie de Sertaneida, Nordestada ou Brasilia: Ao tom de um riso tragicmico universal. Importante perceber que o serto descrito no realismo transfigurado de Suassuna tem um tom romntico, idealizado, muito semelhante ao que podemos identificar nos romances de Jos de Alencar. Alencar segrega o sertanejo no sentido de coloc-lo num limiar parte do mundo, num instinto de proteo da velocidade urbana, em tom lrico e, talvez, ingnuo. Assim ele faz com seu personagem Arnaldo em O sertanejo, quando descreve a relao deste com uma ona pintada e brava. Alegorias do arcaico protegido, de olho num cosmopolita que ameaa:
Devia de achar-se mais de cem ps acima da terra; e nessa grande altura, suspenso por duas finas cordas de algodo tranado, estava mais tranqilo do que se pousasse no cho, onde o poderiam incomodar a m companhia dos rpteis e a visita de alguma fera [...] No somente por esta razo estava Arnaldo seguro de si, mas tambm pela confiana em sua superioridade [...] (ALENCAR, p. 53 e 58)

Estava mais tranqilo do que se pousasse no cho... Suspenso de realidade emprica, possibilidade de segurana - tom romntico sertanista. Alis, veja que esse romantismo sertanista iniciado em Alencar tem o exato tom ideolgico do armorial de Suassuna. Vale destaque o que Nelson Werneck Sodr8 fala ao analisar o Alencar sertanista (vale lembrar, em obras do sculo XIX):

O Romance da Pedra do Reino traz citaes do romanceiro popular do Nordeste e todo ilustrado com xilogravuras de brases e insgnias armoriais. 8 In BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Editora Cultrix, p. 156.

20

[...] como aspecto formal e insistente na inteno de transfundir um sentido nacional fico romntica. Tal preocupao importa em condenar o quadro litorneo e urbano com aquele em que a influncia externa transparece, como um falso Brasil. Brasil verdadeiro, Brasil original, Brasil puro seria o do interior, o do serto, imune s influncias externas, conservando em estado natural os traos nacionais.

Contedo que poderia ter sido anlise do prprio texto armorial. Como se Suassuna o tivesse retirado l do sculo XIX e tentasse continuar essa mesma ideologia dois sculos depois. A diferena esttica que Suassuna apresenta um sertanejo mais erudito (no caso da Pedra do Reino) e de esperteza admirvel (no caso, por exemplo, de Chic e Joo Grilo de O auto da compadecida) e o liberta, de certa forma, salva esse mesmo sertanejo por intermdio do riso, da carnavalizao. Do riso a cavalo ambivalente, para no perder o forte tom medieval da obra. Por intermdio de seu castelo potico que a literatura. Portanto num tom mega, que de nuances diferentes das de Alencar, lrico e, seguindo ainda a expresso utilizada pelo prprio Werneck Sodr, ingenuamente minucioso. Ento, no sentido esttico, Ariano afina mais ao tom do romantismo de Dom Quixote de Cervantes. Quixote, como o narrador Quaderna de Suassuna, se liberta no mbito do castelo potico de tom letrado. Mas ambos esto presos: Quaderna emparedado, encarcerado na cadeia pblica de Tapero, e Quixote preso em sua prpria loucura alegrica. Ambos numa tentativa de libertao e imortalidade por meio da literatura. Suassuna o palhao quando - ou ele prprio ou suas personagens - serve de mediador de oposies aparentes. Isso porque, como j se viu no incio do captulo, no universo circense, o corpo do palhao que surge intermediando o srio e o risvel, o trgico e o cmico, a morte e o riso. A matriz do circo o corpo, ora sublime, ora grotesco. Diferentemente do ator de teatro, o artista, no circo, no representa; ele vive seu prprio tempo, com ritmo e pulsao prprios. Ou melhor, ele representa porque est inserido em um espetculo, mas representao de si mesmo. No circo, o sublime representado pelo corpo perfeito e o desempenho do acrobata; j o grotesco 21

representado pelo corpo disforme e desajustado dos palhaos. O espetculo circense desloca-se facilmente entre a morte e o riso. A exposio do grotesco no corpo do palhao serve de antdoto para sedimentar a experincia de assombro (sublime) que o pblico vivencia com as acrobacias que trazem a morte como possibilidade constante. nesse sentido morte e riso que, em sua obra, Suassuna utiliza o circo como metfora da vida e nesse contexto que homenageia e defende a cultura popular em que acredita. Transforma-se no bobo que trata rindo de questes trgicas e trata srio de questes cmicas. Num jogo de espelhos constante entre o bobo e o professor (entre o Rei e o Palhao, que segundo Suassuna so as duas vertentes da alma humana). Joga a isca e deixa que essas dualidades tragdia e comdia - se choquem.

1.3. ...da cultura popular

Agora, ser importante destacar o contorno conceitual da idia de popular utilizado por Ariano Suassuna. Conceito muito especfico, pois o autor quer reconceber o sentido da palavra folclore, ao tentar definir a base cultural do povo nordestino que o influencia. Sobre o conceito de cultura popular, o terico Peter Burke, em seu Cultura popular na idade moderna, destaca que o problema que uma cultura um sistema com limites muito indefinidos. Concorda Jos Miguel Wisnik quando critica o tom nacionalista de determinados movimentos que tentam colocar num estojo museolgico as manifestaes populares que, do seu ponto de vista, no podem ser precisamente definidas, nem em suas aes, nem em suas influncias, que mudam, se movimentam e assimilam constantemente uma diversidade de influncias. So, portanto, hbridas e renovveis. Se pensasse assim, Suassuna deixaria de sentir-se emparedado. Entenderia, nas palavras do terico Stuart Hall, que os espaos so fixos, mas que os

22

locais so mveis. Que a identidade cultural se move do que parece ser definido pelo territrio, pela geografia, para o campo aberto da constante reinveno. Movimento que passa de uma busca de identidade para um processo de identificao. Ao pensar nessa identificao, vamos entender que para Suassuna intelectual tradicional gramsciano o seu popular, o que ele visita e interpreta com o seu recorte erudito, aquele das manifestaes artsticas orgnicas do serto do Nordeste brasileiro. O seu espao fixo ento o serto nordestino e as suas manifestaes que aparecem (a contragosto) na maioria das vezes denominadas de folclore. Sobre a palavra folclore, Cmara Cascudo nos diz, em seu livro Literatura oral no Brasil, que tem essa denominao tudo aquilo que decorre da memria coletiva, que popular, mas que no pode ser exatamente localizado no tempo seno como annimo e antigo, resistindo ao esquecimento pela oralidade. No ser, portanto, diz ele, um documento literrio ou um ndice de atividade intelectual. Suassuna, quando cria em 1970 o Movimento Armorial, mostra um contraponto definio de Cascudo, j que, com esse movimento, quer destacar o que h de documento potico, literrio e de relevncia intelectual na cultura popular nordestina. Portanto, quer trazer essa cultura popular ao mbito do erudito, documentando-a na sua prpria obra e, ao fazer isso, desfolcloriza essa cultura. Desfolcloriza, entretanto, ao mesmo tempo em que a coloca num estojo museolgico das correntes nacionalistas, na expresso de Wisnik. que, ao poetizar, ao sacralizar e recortar em tom erudito, por intermdio do armorial, essa arte popularsertanejo-nordestina, Suassuna no afina em discurso com o outro tom, aquele das massas urbanas e do cosmopolitismo que, espalhados e envoltos na modernidade das cidades, provoca um qu de desconforto ao discurso de quem - mesmo quando tambm entende e bebe das mltiplas referncias populares que a cultura urbana moderna hbrida assimila - procura uma voz da terra, afastada e protegida das influncias

23

externas, americanizadas. Isso se mostra quando Suassuna diz que o serto nordestino - por ser distante do litoral - mais protegido da americanizao que assola a modernidade. Para Suassuna, o serto um mundo fechado, intocado pela modernizao e, portanto, reserva da nao. Essa busca do nacional-popular sem influncias externas teve incio j em Mrio de Andrade em seu Ensaio sobre a msica brasileira (1928), quando ele se referia s virtudes autctones e tradicionalmente nacionais da msica rural que serviriam de base pesquisa da expresso artstica brasileira e que deveriam ser cuidadosamente separadas da influncia deletria do urbanismo9. Hoje, ao tratar do tema - a msica Wisnik reconhece que tal escolha correspondia paixo e defesa de uma espcie de inconsciente musical rural, regional, comunitrio contido nos reisados, cantos de trabalho, msicas religiosas, cantorias e repentes que fundiam a msica ibrica, sagrada, profana e carnavalesca com a msica negra e indgena, o que promovia a magia, o trabalho, a festa, a improvisao. Mas aponta um problema no que se refere a essa busca nacional-popular modernista:

que o nacionalismo musical modernista toma a autenticidade dessas manifestaes como base de sua representao em detrimento das movimentaes da vida popular urbana porque no pode suportar a incorporao dessa ltima, que desorganizaria a viso centralizada homognea e paternalista da cultura nacional. O popular pode ser admitido na esfera da arte quando, olhado distncia pela lente da estetizao, passa a caber dentro do estojo museolgico das correntes nacionalistas, mas no quando, rebelde classificao imediata pelo seu prprio movimento ascendente e pela sua vizinhana invasiva, ameaa entrar por todas as brechas da vida cultural, pondo em xeque a prpria concepo de arte do intelectual erudito. (WISNIK, 1982, p. 133)

Mrio de Andrade registra essa busca tambm em O turista aprendiz, nas questes estticas propostas no prprio romance Macunama etc. Sobre Macunama, para quem se interessar por aprofundar as questes de Mrio de Andrade, vale uma leitura da pesquisa da terica Gilda de Mello e Souza O tupi e o alade.

24

1.4 O emparedado e a antena parablica

A escolha ideolgica de Suassuna tem o tom nacional-popular modernista que tenciona as influncias cosmopolitas. O autor transparece na obra que analisamos, pela voz de Quaderna, uma angstia de emparedamento da cultura do serto diante da cultura de massa urbana ainda que essa mesma cultura urbana o receba o autor Suassuna com aplausos, reconhecimentos e adaptaes. Parece-nos que Suassuna receia que as culturas locais percam suas prprias vozes, sob um pseudomanto unificador de um outro padro cultural, supostamente dominante e internacionalizado. Teme uma substituio de valores centrais da identidade nordestina por outros que sejam estranhos s razes regionais. Mas, paradoxalmente, tenta no aceitar que essas chamadas razes regionais reverberem por conta prpria pela modernidade, colocando-se como o mediador, o filtro representante dessa cultura. Escolhe quem pode adaptar e como cada uma de suas obras deve ser adaptada, acompanha de perto, traz a voz de controle para o seu serto. ento fiel em ao de proteo, ao mesmo tempo em que forte em certo poder miditico. Assim, olhou com desconfiana o movimento Mangue Beat, que surgiu na dcada de 1990, liderado pelo msico pernambucano Chico Science (ou, para Suassuna, Chico Cincia), que, numa espcie de tropicalismo tardio em Pernambuco, utiliza como metfora a fertilidade dos mangues do Recife. Essa fertilidade justamente associada troca incessante de matria orgnica entre as guas doces do rio e as salgadas do mar. Diz Science, com tal metfora, que h de se intensificar trocas culturais entre as mais diversas tradies de vida. O isolamento cultural para ele, assim como o aterro dos esturios dos rios, s bloqueia a permuta de diferenas. A imagem do Mangue Beat uma antena parablica enfiada na lama. Com essa imagem, ele quis mostrar que era

25

possvel conectar o espao frtil dos manguezais rede mundial de circulao de informaes [representada poca pela antena parablica]10. O mangue para o Mangue Beat qualquer parte, qualquer ponto de partida do qual um artista faz e desfaz articulaes com outras partes. Eles partiram ento de suas toadas de cavalo-marinho, emboladas, batidas quebradas de coco e maracatus e divulgaram-nas tanto em suas primeiras manifestaes regionais como por meio do hibridismo musical. Mostra-se a que, com a globalizao, ainda que os espaos de vida permaneam fixos, os locais de interao que registram a individualidade dos grupos sofrem desterritorializao e estranhamento, desmanche da geografia. Ento, por intermdio da mdia, do ambiente acadmico, dos museus, da Internet, as relaes no so estabelecidas de modo polarizado; ao contrrio, h uma negociao da diversidade. E esses contatos constantes com o que diferente produzem, por fim, o carter das sociedades contemporneas. E Suassuna, que tem certa dificuldade em aceitar essa negociao, se sente emparedado, preso, ainda que paradoxalmente aplaudido pela mesma contemporaneidade. No entanto importante ter um olhar crtico a tal viso de negociao da diversidade para que no se tenha uma impresso de que todas as misturas so vlidas quando feitas indiscriminadamente. O [...] Chiclete eu misturo com banana e o meu samba vai ficando assim [...] do Jackson do Pandeiro define e d uma medida crtica ao que o Tropicalismo na dcada de 1960 queria: a mistura do moderno com o arcaico, do artesanal com o industrial, do rural com o urbano, do chiclete representante forte da indstria americana com a banana principal fruta tropical brasileira. Tanto assim que a prpria palavra tropicalismo, escolhida para dar nome ao manifesto criado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, foi inspirada na palavra tropiclia por causa das afinidades com o trabalho de mesmo nome do artista plstico Hlio Oiticica. Tratava-se de uma instalao que consistia num labirinto ou mero caracol de paredes de madeira, com areia no cho para ser pisada sem sapatos, um caminho enroscado,
10

In ANJOS, Moacir dos. Local/ Global: arte em trnsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 62.

26

ladeado de plantas tropicais, indo dar, ao fim, num aparelho de televiso ligado, exibindo a programao normal11. Portanto um caminho tortuoso com representaes da floresta tropical que chegam modernidade do veculo de massa mais moderno da poca a televiso. Caetano Veloso, em Verdade tropical, diz que no gostava muito do tal ismo inserido palavra tropiclia pelo ento jornalista iniciante Nelson Motta.

[...] eu achava que, ao contrrio de tropiclia, uma palavra nova, tropicalismo, me soava conhecida e gasta, j a tinha ouvido significando algo diferente, talvez ligado ao socilogo pernambucano Gilberto Freyre12 (o que mais tarde se comprovou), de todo modo algo que parecia excluir alguns dos elementos que mais nos interessava ressaltar, sobretudo aqueles internacionalizantes, antinacionalistas, de identificao necessria com toda a cultura urbana do Ocidente (VELOSO, 1997, p. 192).

Nesse sentido, se a viso nacionalista extrema provoca a tal sensao de emparedamento, como transparece nos emparedados do serto do Suassuna, a antinacionalista e internacionalizante no deve perder de vista que a negociao da diversidade - que se iniciava nesse momento tropicalista de tom urbano no era e no feita sem alguns prejuzos das foras mais frgeis e perifricas da cultura. As foras econmicas europias e americanas, por exemplo, influenciam muito e em certa medida ditam regras culturais aos pases ditos subdesenvolvidos. E a Jackson do Pandeiro critica e defende a sua escolha: Eu s boto bip-bop no meu samba quando o Tio Sam tocar um tamborim [...].13 Vamos trocar de igual para igual? o que pergunta. Ento, se h tal diversidade, h tambm o direito de escolha crtica. Suassuna sabe disso. Como artista que espalha contradies, se por um lado criticava o movimento Mangue Beat que no prprio nome nacionaliza e internacionaliza a cultura: mangue da terra em beat, em ritmo de mutao , por outro, como quem em gestos reconhece tal valor, se debrua e chora no caixo de Chico Science quando este prematuramente morre. De um
11 12

In VELOSO, Caetano. Verdade tropical, p. 188. Gilberto Freyre utiliza pela primeira vez o conceito de tropicalismo ou luso-tropicalismo em novembro de 1951, numa conferncia realizada em Goa. Tal conceito, primeiro descrito em duas publicaes Aventura e rotina e Um brasileiro em terras portuguesas deu origem luso-tropicologia, que era uma proposta de cincia ligando a antropologia ecologia de modo a estudar a cultura europia e a cultura tropical. 13 Chiclete com banana fez sucesso na voz de Jackson do Pandeiro e de autoria de Gordurinha e Almira Castilho.

27

choro que pode ter sido ambivalente (e aqui, dizendo isso, nos permitimos que seja apenas uma provocao): tanto pelo reconhecimento da perda de um artista rico em idias e expresses culturais como pela incapacidade que ele prprio Suassuna, no tom de quem se mostra o forte da mediao com o Nordeste teve de arrebanhar para o Armorial tal artista criativo. Constante vontade de mediao que nos parece rondar o projeto Armorial de Suassuna. Vem da a necessidade de olhar com cuidado as questes do intelectual mediador da cultura de Gramsci. Prximo tpico, onde utilizamos como fonte as anlises de Marilena Chau.

1.5 O intelectual mediador gramsciano

Diante desse panorama, e de todas as ambivalncias suassunianas, preciso, mesmo assim, entender a sua escolha: a identificao de um artista/escritor que no ingnuo com a expresso nacional-popular. Tal expresso constantemente convertida em nacionalismo cultural ou em populismo nacionalista, como bem lembra Marilena Chau. Conceitos controvertidos como j vimos at aqui. Ento, na busca por entender esse nacional-popular e traduzir a interpretao da postura de Suassuna com relao ao popular diante da modernidade, encontramos em Marilena Chau (e depois conferido na fonte: O Intelectual e a formao da cultura) a definio dos conceitos de intelectual mediador da cultura popular de Antonio Gramsci que em certa medida coincide com a posio de Suassuna e de seu chamado realismo transfigurado. Para Gramsci, a mediao do popular 14:

1. A capacidade de um intelectual ou de um artista para apresentar idias, situaes, sentimentos, paixes e anseios universais que, por serem universais, o povo reconhece, identifica e compreende espontaneamente.
14

In: CHAU, Marilena. Seminrios. O Nacional e o popular na cultura brasileira. SP: Editora Brasiliense, 1983. p. 15.

28

2. Tambm a capacidade para captar no saber e na conscincia populares instantes de revelao que alteram a viso de mundo do artista ou do intelectual, que, no se colocando numa atitude paternalista ou tutelar diante do povo, transforma em obra o conhecimento assim adquirido.

3. A capacidade para transformar situaes produzidas pela formao social em temas de crtica social identificvel pelo povo.

4. Por fim, a sensibilidade capaz de ligar-se aos sentimentos populares, exprimilos artisticamente, no interessando qual o valor artstico da obra.

Marilena Chau complementa e resume a posio de Gramsci:


O popular na cultura significa, portanto, a transfigurao expressiva de realidades vividas, conhecidas, reconhecveis e identificveis, cuja interpretao pelo artista e pelo povo coincide. [grifo meu] (CHAU, 1983, p. 15).

Se pudermos fazer ento um paralelo dessa teoria de Gramsci com as caractersticas da obra de Suassuna, tomando por base os seus depoimentos e o romance que analisamos aqui, podemos entender que ele pretende ser esse intelectual mediador da cultura popular quando destaca os anseios universais da cultura nordestina por meio da construo da obra do narrador-personagem Quaderna que pretende um serto universal , mostra os instantes de revelao do personagem que alteram a viso do mundo do artista ou do intelectual quando fala de sua cegueira epopica e da Demanda do Sangraal relao direta com a Demanda do Santo Graal e trata das revelaes e cegueiras por que passa. Haja vista a fala do narrador durante o depoimento ao personagem Corregedor e escriv Dona Margarida:

29

-- Uma cegueira? E o senhor cegou? Est cego? [...] -- Sr. Corregedor, de fato, uma cegueira muito estranha, essa que me assaltou os olhos, naquele dia. A meu ver, ela parenta prxima da epilepsia-genial que tambm me atacou, como lhe disse. Deixaram-me as duas numa espcie de vidncia-penumbrosa, na qual o Mundo me parece com um Serto, um Deserto, o De-Serto [...] H pouco, quando eu vinha chegando aqui para a cadeia, tive essa idia de que o prprio serto era uma Cadeia enorme, cercada de pedras e sombras, de lajedos fantsticos e solitrios, parecidos com lagartos venenosos, cinzentos e empoeirados que dormissem numa terra desolada [...] ns, Sertanejos, somos descendentes diretos do Tapuia, do Homem castanho inicial, brotado da terra parda do serto num dia em que ela estava umedecida e, depois, errante por entre os espinhos e as muralhas de pedra sertanejas [...] (SUASSUNA, 1971, p. 573).

E veja ainda que, utilizando a mesma alegoria da cegueira, Suassuna estrutura na voz do narrador Quaderna a sua formao, que encontra o popular-erudito-catlico citando as influncias do professor de esquerda, Clemente, e do filsofo de direita, Samuel:
[...] sou, ao mesmo tempo, clssico e romntico, isto completo, genial, modelar e rgio. Eu, Sr. Corregedor, tendo nascido com dois olhos sertanejos, solares e clssicos, sofri depois, no Seminrio, a influncia romntica e proftica do genial Bardo alagoano e judaico, o Padre Ferreira de Andrade, ficando da em diante, no mundo, com um olho cego queimado pela demncia romntica do Deserto judaico e sertanejo assim como pela asa de fogo e navalha da Musa do genial poeta paraibano Augusto dos Anjos. O que mais curioso, porm, que o olho romntico e queimado, que o direito, depende do olho clssico e vidente, que o esquerdo! E vice-versa! Porque, se o Gavio romntico e fogoso-desrtico no tivesse queimado e despedaado um dos meus olhos, o outro no teria obtido o privilgio de ver, na realidade parda e afoscada, essas Cavalhadas e batalhas, cheias de bandeiras, essas Estrelas e moedas que vejo de vez em quando coroando as frontes dos Cavaleiros sertanejos. Tambm, se eu no gastasse toda a prata e todo o Sol do meu sangue com o olho clssico e vidente, o outro no seria capaz de enxergar o sofrimento e a misria, a feira desdentada e barriguda das pessoas, os morcegos, os urubus e as corujas das furnas sertanejas, onde moram as Divindades infernais, satrnicas e subterrneas do meu Mundo astrolgico e zodiacal! (SUASSUNA, 1971, p. 576-577)

A tradio das publicaes populares em versos vem da Europa. No sculo XVIII, j era comum entre os portugueses a expresso literatura de cego, por causa da lei promulgada por Dom Joo V, em 1789, permitindo Irmandade dos Homens Cegos de Lisboa negociar com esse tipo de publicao. Ento, ao se dizer acometido de cegueira, Quaderna quer mostrar tambm oficialidade representada pelo Corregedor que pode e tem todo o direito de representar, transitar e comercializar (a muito mais no sentido de distribuir) os folhetos que o inspiram.

30

Por outro lado, tal cegueira descrita por Quaderna tambm remete quela relatada por Euclydes da Cunha. dito em Os sertes que o sertanejo sofre de uma molstia extravagante, uma falsa cegueira feita pelas reaes da luz do serto: [...] nasce nos dias claros e quentes dos firmamentos fulgurantes, do vivo ondular dos ares em fogo sobre a terra nua. uma pletora do olhar. Mal o sol se esconde no poente a vtima nada mais v. Est cega. A noite afoga-a, de sbito, antes de envolver a terra. E na manh seguinte a vista extinta lhe revive, ascendendo-se no primeiro lampejo do levante, para se apagar, de novo, tarde, com intermitncia dolorosa. (CUNHA, Euclydes da, 2000, p.116) Ariano transparece em Quaderna a conscincia do peso trgico sertanejo, mas, ao tomar conscincia desse mesmo trgico da pedra, poetiza e se d o direito de construir e ser o rei do seu Castelo potico quando se assume cego e d o tom medieval joiaria popular:

[...] tanto acho belas as partes esquerdistas e despojadas da realidade sertaneja fosca, parda, empoeirada, faminta, miservel, cheia de ossamentos de Vacas, Cabras e jumentas mortas como acho belo o Sonho de prata e joiaria que, s vezes, vem se juntar a ela para transfigur-la. Muitas vezes j me aconteceu isso, quando nas tardes de muito sol, estou, por acaso, em cima do meu lajedo. Estou ali, em cima , olhando o Mundo sertanejo, fosco e empoeirado, porm j se animando de uma Coroa gloriosa que o Ouro do sol-poente vai lhe emprestando. [...] na mesma hora d-se, em mim, uma virao; meu sangue e minha cabea se incendeiam, e a realidade parda e afoscada se funde ao fogo do sol e dos diamantes do sonho. O Serto selvagem, duro e pedregoso, vira o Reino da Pedra do Reino [...] (SUASSUNA, 1971, p. 564)

Na narrativa, Suassuna d o tom medieval carnavalizando o mito da busca do Graal arthuriano. Parece-nos importante ento exemplificar a medida dessa analogia. Diz-se do romance arthuriano que, no incio (em fins do sculo XII), Persival ou o conto do Graal, de Chrtien de Troyes, teve como caracterstica dominante o tom guerreiro com destaque para a cavalaria dos nobres; logo depois comeam a se esboar traos de ntida conotao mstica, anunciando assim a passagem cavalaria celestial; mais adiante, embora os valores mais altos sejam ainda a cavalaria e o sacerdcio, e ainda se 31

destaque a aventura assumindo o sentido de sentimento herico da vida, o romance j dedica certo destaque descrio de trajes, jias e recepes mundanas. No entanto o romance em prosa mais clebre do ciclo mesmo aquele o qual Ariano toma de referncia A Busca do Santo Graal. Nele o leitor encontra o drama da condio humana, tomada entre o pecado e a beatitude e permeado de significao eucarstica. medida que nos afastamos da Idade Mdia e penetramos no Renascimento, a noo de viagem espiritual, de busca, perde a pureza e a narrativa assimila os elementos da cultura popular: o grotesco, a pardia, o detalhe obsceno, a alegria solar, o destaque para o riso e para o corpo que veremos mais detalhadamente em seguida. Por enquanto diremos que nesse ponto que Ariano toma a influncia com o vinho do Sangraal: mostra Quaderna entre pecado e beatitude, d volta e meia um tom grotesco e parodstico narrativa, carnavaliza e destaca as ambigidades do personagem que , entre outras coisas, um heri carnavalizado de um romance de ritmo trotantecavaleiresco. Ariano o professor, o intelectual tradicional, quando defende suas questes armoriais, mesmo correndo riscos, mesmo se sentindo emparedado por uma cultura mltipla em suas influncias e impossvel de ser encaixada em limites de puras razes nacionais andradianas. Mais ainda na contemporaneidade quando vai se tornando impossvel, pela velocidade e fcil acesso s tecnologias modernas para as mais diferentes classes e culturas, que exista esse intelectual mediador da cultura popular de Gramsci. Mas Ariano , alm disso, o bufo, o palhao inventivo quando, travestido dessa mscara, carnavaliza, transfigura, poetiza, ri de um riso tragicmico com a fora vital da cultura popular do seu serto nordestino por intermdio da sua festa, a sua literatura. Brinca, transforma, transfigura as mscaras do palhao quando, por meio de sua arte, reconhece e incorpora o erudito no popular; e brinca com as vozes de tenso que seu

32

discurso causa na modernidade, criando embates entre elas e aplaudindo, ao fim, do centro de seu picadeiro. E ele deve ser aplaudido, reverenciado e incorporado ao mundo contemporneo, justamente pela especificidade de sua voz criativa. Dito isso, vamos continuar a observar essa aula-espetculo15 produzida pelo mega palhao-professor, regionalistatransfigurado, emparedado pela modernidade. No prximo captulo, o panorama regionalista aprofunda algumas influncias diretas de Suassuna e traz Antonio Candido como base terica, o que nos deixa numa posio nem integrada e nem apocalptica, e, no entanto, sempre crtica, com relao modernidade e s negociaes e trocas das diversas vozes culturais.

A primeira aula-espetculo aconteceu quando Suassuna era secretrio de Cultura do governo de Miguel Arraes em Pernambuco. A partir do Recife, Ariano Suassuna queria deflagrar uma discusso sobre a cultura brasileira e, para isso, criou as aulas-espetculo dadas nos teatros, universidades e espaos pblicos de todo o pas. Falas emolduradas por msicas, danas e artes plsticas da cultura popular brasileira e de artistas do Movimento Armorial. Cultura popular discursada no picadeiro, contornada pela esttica da mscara da bufonaria.

15

33

2. O regionalismo e o cosmopolitismo: da utopia ideolgica modernidade capitalista

Para Antonio Candido, existem duas formas de pensar o atraso e a dependncia cultural dos pases da Amrica Latina: a primeira associada noo de pas novo e uma conscincia amena do atraso; a segunda a conscincia de pas subdesenvolvido e a viso catastrfica do atraso. Para Candido, ambas se entrosam intimamente e orientam a atuao intelectual latino-americana. Explica que a idia de pas novo produz na literatura algumas atitudes derivadas da surpresa, do interesse pelo extico, de certo respeito pelo grandioso. Que tal idia destacou um tom de esperana de que a Amrica fosse um lugar privilegiado e isso se exprimiu em projees utpicas que atuaram na fisionomia da conquista e da colonizao. O primeiro documento relativo ao nosso continente, a carta de Colombo, inaugura o tom de deslumbramento e exaltao que se comunicaria posteridade. E nesse ponto impossvel no incluir, na seqncia histrica, a carta de Pero Vaz de Caminha, que seguia o mesmo tom e qual Suassuna se refere constantemente como um poema. Antonio Candido continua sua anlise e lembra que no sculo XVII, misturando pragmatismo e profetismo, Antonio Vieira aconselhou a transferncia da monarquia portuguesa para o Brasil, que estaria fadado a realizar os mais altos fins da histria como sede do Quinto Imprio. Nessa noo de pas novo que se encontram certos valores da fico regionalista: a ptria relacionada com a natureza extica, percebida como grandiosamente bela e frtil, e por isso capaz de justificar todo o sentimento de otimismo social. E os intelectuais latino-americanos, que herdaram esse estado de euforia, transformaram-no em instrumentos de afirmao nacional e em justificativa ideolgica. Na literatura, em se tratando deste contexto, h uma opo por um tom celebratrio, cuja

34

linguagem, influenciada por tendncias romnticas, se apia no sentimentalismo, na hiprbole, na exotizao. No entanto, logo que os discursos regionalistas comearam a vir tona, esses intelectuais eram ambivalentes: ao mesmo tempo em que imitavam sem filtro as sugestes e influncias europias, buscavam uma independncia radical. Os movimentos regionalistas brasileiros, desde quando surgiram no fim do sculo XVIII, em vozes do romantismo como a de Jos de Alencar, seu indianismo e seu sertanismo romntico, ou de Franklin Tvora e o prefcio de seu livro O cabeleira, de 1876, pendulavam entre a aceitao dessas influncias europias e a utopia ideolgica16 de encontrar razes puramente nacionais. Franklin Tvora, por exemplo, v no Norte (que para ele engloba o Nordeste) o verdadeiro Brasil. possvel comparar o seu discurso com o de Suassuna no Movimento Armorial. Veja o que Tvora diz em O cabeleira:

As letras tm, como a poltica, certo carter geogrfico; mais no Norte, do que no Sul abundam os elementos para a formao de uma literatura propriamente brasileira, filha da terra. A razo bvia: o Norte ainda no foi invadido como est sendo o Sul de dia em dia pelo estrangeiro. A feio primitiva, unicamente modificada pela cultura que as raas, as ndoles e os costumes recebem dos tempos ou do progresso, pode-se afirmar que ainda se conserva ali em sua pureza, em sua genuna expresso.

Mesma voz ideolgica do puro e do genuno que Ariano utiliza no Manifesto Armorial, em 1974, com o objetivo de destacar essa cor local do serto. No toa, por intermdio do narrador Quaderna, Ariano assume a influncia de Franklin Tvora, assim como agradece e homenageia tambm Jos de Alencar em toda a trajetria do livro. Separadamente analisaremos esse encontro de discursos Alencar-Suassuna. Um (Alencar) no sculo XIX e outro (Suassuna) um sculo depois, no entanto com os mesmos fundamentos. Veremos tal comparao Alencar-Suassuna no prximo tpico. Mas no sem antes lembrar que o que Antonio Candido chama de viso catastrfica do atraso est mais bem analisado no tpico Catequese s Avessas.
16

Expresso de Antonio Candido.

35

2.1 Jos de Alencar e Ariano Suassuna o encontro de romnticos

O intertexto entre o discurso de Suassuna no Manifesto Armorial e o discurso romntico de Alencar claro e direto, sendo este inclusive citado em lista de homenagens logo no incio do livro e depois durante O Romance da Pedra do Reino. O narrador Quaderna, no folheto O Caso dos Trs Emparedados, assume claramente a influncia de Alencar:
[...] eu, tendo lido, aos quinze anos, os herosmos e cavalarias de Peri e Arnaldo Louredo, assim como as safadezas de alcova de Lucola, fiquei fascinado e me tornei tambm, devoto do autor de O Sertanejo, a quem Clemente [filsofo, negro e de esquerda] e Samuel [poeta, alourado e de direita] consideravam um autor de segunda ordem. (SUASSUNA, 1971. p. 178)

E no folheto Cantar de Nossos Cavalos, Quaderna fala do seu cavalo Pedra-Lispe, da honra de ter um cavalo de sela e de, tambm metaforicamente, cavalgar pelos caminhos de suas influncias:

[...] todos os heris de Jos de Alencar, meu mestre e precursor, andavam a cavalo, principalmente aqueles que, como Arnaldo Louredo Prncipe guerreiro daquela epopia17 que O Sertanejo -,eram ao mesmo tempo Fidalgos, vaqueiros e cavaleiros do Serto. (SUASSUNA, 1971, p. 272).

Nesse ponto, pela voz de Quaderna, Suassuna tensiona e discorda de crticas como a do prprio Antonio Candido, que diz que [...] aqui [no Brasil] o regionalismo inicial, que principia com o Romantismo, antes dos outros pases nunca produziu obras consideradas de primeiro plano, mesmo pelos contemporneos, tendo sido tendncia secundria, quando no francamente subliterria, em prosa e verso. (CANDIDO, 1983, p. 161) Inclui ento a obra de Jos de Alencar como tendncia secundria. Tal crtica a autores como Alencar, mostrada no romance sob a voz dos personagens Clemente e

17

Grifos meus.

36

Samuel. So eles que criticam as preferncias de Quaderna. E este, por sua vez, defende sempre suas escolhas. Foi pela voz do escritor cearense Jos de Alencar que surgiu a primeira forma de expresso do nacionalismo no Brasil com o indianismo. Essa forma de nacionalismo literrio romntico foi firmada na poesia com Gonalves Dias (1846), tambm encontrado como influncia direta do narrador Quaderna da Pedra do Reino. proporo que o ndio, como potencial de expresso mtico-herica representante da mais pura nacionalidade brasileira, comea a se esgotar, j que Alencar, em O guarani e Iracema, cria a partir de um reduzido material histrico essas razes mticas para a nacionalidade, entra em cena na obra do autor o sertanejo homem do interior, de regies pouco afetadas, segundo a viso romntica, pelo contato externo. Diz Alencar, referindo-se ao sertanismo: a poesia brasileira ressoa, no somente nos rumores da brisa e nos ecos da floresta, seno tambm nas singelas cantigas do povo e nos ntimos seres de famlia. Discurso que, embora em tom buclico e de certa ingenuidade, se assemelha ideologicamente ao da defesa de Suassuna cultura do serto nordestino. Veja o que diz Suassuna no Manifesto Armorial, referindo-se ao artigo que ele mesmo escreveu em 1950 sobre a msica do serto: Nos centros mais populosos do Litoral, difcil observar os resqucios da Msica primitiva. [...] No Serto fcil, porm, estud-la, pois ali a tradio mais severamente conservada. A Msica sertaneja se desenvolve em torno dos ritmos que a tradio guardou. (SUASSUNA, 1974, p. 57) A gnese do sertanismo alencariano, do sculo XIX, foi o sentimento de ameaa aos valores tradicionais provocado pela penetrao cada vez mais intensa da influncia estrangeira no Brasil da poca. na segunda metade do sculo XIX que ocorre o primeiro impulso para que o Brasil passe da fase agrcola e patriarcal para a fase industrial e burguesa. As estradas de ferro chegam ao Brasil em 1854 sob as ordens do Baro de Mau, que inaugura a primeira delas entre Mau e Petrpolis. Alm disso, na

37

dcada de 1870 (O sertanejo de 1875) h impactos diversos que refletem nas expresses culturais brasileiras: o fim da Guerra do Paraguai, a propaganda republicana, a intensificao do crescimento urbano e industrial, a divulgao de filosofias materialistas como o positivismo, o darwinismo, o evolucionismo, alm das correntes estticas realismo e naturalismo originrias da Frana e de Portugal que j eram plantadas pelo pas, mas que s frutificariam na dcada seguinte. Toda essa evoluo encontra repercusso direta na obra de Alencar18, que, com o sertanismo, passa um sentimento de ameaa cosmopolita s tradies j formadas:

[...] nossa literatura [...] espera escritores que lhe dem os ltimos traos e formem o verdadeiro gosto nacional fazendo calar as pretenses hoje to acesas de nos recolonizarem pela alma e pelo corao j que no o podem pelo brao. Neste perodo a poesia brasileira, embora balbuciante ainda, ressoa, no j somente nos rumores da brisa e nos ecos da floresta, seno tambm nas singelas cantigas do povo e nos ltimos seres da famlia. Onde no se propaga com rapidez a luz da civilizao, que de repente cambia a cor local19, encontra-se ainda em sua pureza original, sem mescla, esse viver singelo de nossos pais, tradies, costumes e linguagem, com um sainete todo brasileiro.

Assim como em Suassuna, o texto de Alencar transparecia essa tal conscincia do perigo que representava a importao indiscriminada de cultura em um pas jovem [...], tem apreo por tudo quanto represente uma tradio autntica brasileira [...], situa a oposio campo/cidade [...]20. Mas bom lembrar que essa oposio campo/cidade trabalhada no discurso por autores de formao urbana e que olha esse campo pela janela de seus gabinetes, como j vimos na voz do prprio Suassuna. Portanto, na modernidade, essa oposio campo/cidade passa a ser um falso problema e a conciliao como preservao uma tentativa constante em diversas vozes estticas, inclusive a de Suassuna. Sobre essas vozes e movimentos de destaque e preservao da cor local, possvel perceber que surgem a cada momento histrico em que houve, de alguma

18

19
20

In prefcio de Jos de Alencar ao livro Sonhos douro, de 1872.

Grifo meu.
ALMEIDA, Jos Maurcio Gomes de. A tradio regionalista no romance brasileiro. Rio de Janeiro. Achiam, 1981.

38

maneira, uma acelerao desenvolvimentista, urbanizadora: j vimos que no sculo XIX, ao Movimento Republicano surge o Romantismo; no sculo XX, dcadas de 1920 e 1930, a acelerada industrializao e desenvolvimento urbano, que abriu estradas e facilitou o acesso ao interior, ouviu nas artes o Movimento Modernista com Mrio de Andrade, Oswald de Andrade, Villa-Lobos, entre outros; e, mais recentemente, na dcada de 1990, quando houve, no Brasil, um acelerado desenvolvimento da Internet, que facilitou o acesso a todas as informaes culturais e novidades eletrnicas, eis que o discurso de Alencar ganha atualidade com essa acelerada proliferao da cultura de massa. Ento a chamada gerao zabumba e os adeptos do samba de raiz, por exemplo, entram em cena. Alm deles, ou mesmo, a reboque deste contexto, os movimentos de origem Armorial, representados pelo msico e bailarino Antonio Nbrega e pelo prprio Suassuna, idealizador do projeto Armorial na dcada de 1970, voltam sob holofotes da modernidade, com seus trabalhos (paradoxalmente) adaptados para a TV e levando milhares de pessoas a seus espetculos. Outro encontro entre Suassuna e Alencar. que, alm de escritor, Alencar21 tambm era poltico homem de ao que no podia recusar as vantagens que a moderna civilizao industrial podia trazer, mas que no conseguia dissimular a preveno e hostilidade que alimentava contra ela. Veja uma citao de O sertanejo:

De dia em dia aquelas remotas regies vo perdendo a primitiva rudeza, que tamanho encanto lhes infundia. A civilizao que penetra pelo interior corta os campos de estradas e semeia pelo vastssimo deserto as casas e mais tarde as povoaes. No era assim no fim do sculo passado... (ALENCAR, 1875. p. 7-8)

21

Tambm filho de poltico, o ex-seminarista e senador Jos Martiniano de Alencar, o escritor Jos de Alencar era advogado, jornalista, poltico, orador, romancista e teatrlogo. Seu pai e sua av Dona Brbara de Alencar foram presos na Bahia por aderirem ao movimento revolucionrio de 1817 irrompido em Pernambuco. Alencar vai em 1844 para So Paulo, onde permanece at 1850, terminando os preparatrios e cursando direito. Formado, comea a advogar no Rio e passa a colaborar no Correio Mercantil, convidado por Francisco Otaviano de Almeida Rosa, seu colega de faculdade, e a escrever para o Jornal do Commercio os folhetins que, em 1874, reuniu sob o ttulo de Ao correr da pena. Redator-chefe do Dirio do Rio de Janeiro em 1855. Filiado ao Partido Conservador, foi eleito vrias vezes deputado geral pelo Cear; de 1868 a 1870, foi ministro da Justia. No conseguiu realizar a ambio de ser senador como o pai. Desgostoso com a poltica, passou a dedicar-se exclusivamente literatura.

39

Alencar no sculo XIX, assim como Suassuna no sculo XX, considera que o serto encanta por sua primitiva rudeza e que a modernizao tem valor discutvel. O trao nacionalista, ento, nunca abandona os romnticos. E Suassuna em certa medida um romntico sertanista tambm. Mas se nega regionalista e naturalista. Tem a habilidade de brincar e manipular as linhas que tencionam esse bufo-marionete de vozes sertanejas duais. Lano mo do riso para me defender, assumiu ele em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras. E manipula essas linhas da marionete durante todo o romance: a cada tom de discurso ideolgico, alterna-se uma rabelaisiada. Essa imagem da marionete de Henri Brgson em seu livro O riso. Voltaremos a ela mais adiante quando tambm discutiremos a medida do riso de Rabelais em sua obra. Por ora, seguimos afirmando que Suassuna vai pintando, colocando mscaras e danando seu discurso quando diz em muitas entrevistas que tem preguia de explicar; quando o dizem regionalista, ele diz que e pronto. Antonio Candido lembra que, a partir de 1930, numa segunda fase, as tendncias regionalistas, j sublimadas e como que transfiguradas pelo realismo social, comeam a demonstrar amadurecimento e saem do descritivismo e da cor local. Candido ainda salva autores como Graciliano Ramos mas no destaca Suassuna como autor de obras que saem da estrutura do primeiro regionalismo (conscincia amena do atraso), ponto em que, com todo respeito, discordamos em parte (pelo menos no que trata da esttica), j que, parece-nos, Suassuna demonstra que h um tom mgico e potico em sua estrutura narrativa que no se encontra na esttica regionalista.
[...] no prprio enredo, o Auto da compadecida, como pea realista, no convence ningum. Porque no tem cangaceiro que caia numa cilada to idiota como quela de dar a bexiga para o cachorro escondida numa camisa. Aquilo uma coisa que, para gostar do meu teatro, preciso que o pblico faa um acordo com o autor: ns vamos acreditar juntamente com voc, para que a gente possa pensar que isso pode acontecer durante duas horas. Ento a diferena colocada exatamente por isso, pela presena do fantstico, do mgico, do potico [...]22

22

In: Revista Continente Multicultural . Acessada no endereo: www.continentemulticultural.com.br/revista020/materia.asp?m=Especial&s=3 em 11 de agosto de 2006.

40

Tom potico que no encobre o trgico do serto, visto que, a cada tom potico, Quaderna ouve de algum personagem ou fala ele mesmo sobre o seco, o feio, a dor e a pobreza que o real emprico mostra. Em seguida, o narrador defende a funo da poesia, da literatura e da arte para transfigurao desse real emprico. Suassuna deixa essa preocupao mais clara em O Rei Degolado. como se o primeiro volume da trilogia, O Romance da Pedra do Reino, desse o tom mais potico de Quaderna, e o segundo volume, O Rei Degolado, com a personagem Morte Caetana como centro, transparea no mesmo narrador Quaderna conscincia do feio real emprico:

[...] Foi um ano de terrvel seca, no Serto paraibano. quela hora, perto do meio-dia, o Sol estava esbraseado, a Caatinga pardacenta e queimada, a terra cheia de gretas e escaras, e a poeira, o sujo, a pobreza e a feira cobriam todo aquele velho pedao deste mundo velho de meu Deus. Ossos e carnias de homens e animais apodreciam, secavam ou branquejavam ao Sol. Por outro lado, o Profeta Nazrio vinha barbado, sujo, imundo mesmo. Faltavam-lhe os dois dentes da frente, ele era feridento, gafo, fedorento, e, ainda por cima, estava coberto de andrajos, de farrapos e molambos to sujos quanto o dono. Sua mulher, Si Maria Umbelina, s no era paraltica: mas era to feia, suja, desdentada, fedorenta, esmolambada e feridenta quanto ele. Assim, ningum pode mais me acusar, a mim, Dom Pedro Dinis Quaderna, o Decifrador, de esconder a feira do Serto e a misria sombria de meu Povo. (SUASSUNA, 1977, p. 5)

a o mentiroso lrico, mas no pelo enfoque de que a mentira ausncia de verdade. O mentiroso que ele incorpora aquele que se movimenta sempre para no ser pego, que muda de mscara todo o tempo para que o seu discurso no seja emparedado, ainda que se sinta assim o tempo todo. ainda, e talvez principalmente, o poeta fingidor. No entanto, parece-nos tambm, e paradoxalmente, que a obra de Suassuna, apesar das diferenas estticas, tem sim o tom ideolgico romntico que encontra muitos laos em comum com o regionalismo. Um regionalismo que, por sua vez, enfatiza os elementos diferenciais que caracterizam uma regio no sentido amplo em oposio s demais regies e busca que esses diferenciais sejam reconhecidos no plano nacional e que abrange toda a fico vinculada descrio das regies e dos costumes rurais desde o romantismo. A, sob o enfoque ideolgico, concordamos com a crtica de Antonio Candido. Diz ele que a ambivalncia do intelectual latino-americano, 41

traduzida por impulsos de cpia e de rejeio, aparentemente contraditrios quando vistos em si, podem ser complementares se forem encarados por esse vis da busca da identidade nacional. Candido diz que o regionalismo, ao parecer afirmao da identidade nacional, pode ser na verdade um modo insuspeitado de oferecer sensibilidade europia o exotismo que ela desejava; e se torna desta maneira forma aguda de dependncia na independncia. Com relao ao impulso de cpia, Candido no alivia: ...a imitao servil dos estilos, temas, atitudes e usos literrios tem um ar risvel ou constrangedor de provincianismo, depois de ter sido aristocratismo compensatrio de pas colonial... (CANDIDO, 1989: p. 157). E sobre o impulso de rejeio diz assim:

(...) Talvez no sejam menos grosseiras, do lado oposto, certas formas primrias de nativismo e regionalismo literrio, que reduzem os problemas humanos a elemento pitoresco, fazendo da paixo e do sofrimento do homem rural, ou das populaes de cor, um equivalente dos mames e dos abacaxis. Esta atitude pode no apenas equivaler primeira, mas combinar-se a ela, pois redunda em fornecer a um leitor urbano europeu, ou europeizado artificialmente, a realidade quase turstica que lhe agradaria ver na Amrica. Sem o perceber, o nativismo mais sincero arrisca tornar-se manifestao ideolgica do mesmo colonialismo cultural que o seu praticante rejeitaria no plano da razo clara, e que manifesta uma situao de subdesenvolvimento e conseqente dependncia (...). (CANDIDO, 1983: p.157)

Vale aqui lembrar da expresso catequese s avessas que Candido utiliza. que, se por um lado, importante perceber e criticar o tom um tanto radical e arriscadamente pitoresco na fala regionalista, um tom pouco negociador com as mltiplas referncias da modernidade, por outro, o regionalismo foi uma etapa necessria que fez da literatura um meio de apontar a realidade local; e essas mltiplas referncias, que, pelo desenvolvimento das tecnologias, esto mo para quem quiser ter acesso a elas, tambm esto presas s rdeas dos veculos de massa que por sua vez seguem a catequese do capitalismo. E, ao utilizar a palavra catequese, oua-se um poder de tom quase religioso. Ou seja, no se pode perder de vista - mesmo

42

entendendo a riqueza das trocas culturais, como falamos no primeiro captulo - que o capitalismo-cosmopolita, utilizando as armas dos veculos de massa, transfigura a seu favor qualquer que seja o discurso ideolgico. Mesmo os que se acham mais radicalmente opostos a ele ou se acham capazes de impedir a sua total assimilao. E absolutamente tudo, ento, assimilado, transformado em mercadoria, transfigurado segundo os seus interesses. Contradizemo-nos nesse ponto? Afinal afirmamos anteriormente que Suassuna encontra a conciliao, uma brecha, entre o apocalptico e o integrado de Umberto Eco. E agora, fomos radicais em dizer que absolutamente tudo se transforma em mercadoria. Vamos por partes ento e diremos que Suassuna, ambivalente, e no uma exceo quando se trata desse assunto: transformao absoluta das obras em mercadoria. Para isso falaremos um pouco mais, em tpico separado, sobre a expresso de Antonio Candido, catequese s avessas.

2.2 A catequese s avessas

Antonio Candido, ao utilizar a expresso catequese s avessas, se refere ao que acontece com o homem que tendo crescido no campo, com as influncias rurais e alfabetizado no imaginrio oral (do cordel, por exemplo), quando chega cidade, no ambiente urbano, jogado diretamente nos veculos de massa, que o re-alfabetizam na oralidade urbana.

... No tempo da catequese os missionrios coloniais escreviam autos e poemas, em lngua indgena ou em vernculo, para tornar acessveis ao catecmeno os princpios da religio e da civilizao metropolitana, por meio de formas literrias consagradas, equivalentes s que se destinavam ao homem culto de ento. Em nosso tempo, uma catequese s avessas converte rapidamente o homem rural sociedade urbana, por meio de recursos comunicativos que vo at inculcao subliminar, impondo-lhe valores duvidosos e bem diferentes dos que o homem culto busca na arte e na literatura... (CANDIDO, 1983, p. 145)

43

Portanto, esse homem passa do tom oral rural para o tom oral urbano sem ter muito ou quase nenhum acesso literatura que, em sua maioria, tem sido filtrada, adaptada e readaptada pelos veculos de massa. Como se o exerccio da leitura fosse, em certa medida, na modernidade, trocada gradativamente pelo audiovisual. Ento, nesse contexto, o discurso Armorial de Suassuna ganha variaes de fora esttica, mas perde fora ideolgica. O tom desfolclorizante desse discurso acaba, paradoxalmente, sendo espetacularizado por uma modernidade altamente audiovisual. Veja que no o caso aqui de entender que Suassuna um desses homens rurais e nem que ele se deixa assimilar totalmente por essa catequese. J deixamos claro que ele um intelectual de gabinete, como ele mesmo se define:

No pretendo passar pelo que no sou. Egresso do patriarcado rural derrotado pela burguesia urbana de 1889, 1930 e 1964, ingressei no patriciado das cidades como o escritor e professor que sempre fui. Continuo, portanto, a integrar uma daquelas classes poderosas [...] Sei, perfeitamente, que no o fato de me vestir de certa maneira, e no de outra, que vai fazer de mim um campons pobre. Mas acredito na importncia das roupagens para a liturgia, como creio no sentido dos rituais. E queria que minha maneira de vestir indicasse que, como escritor pertencente a um Pas pobre e a uma sociedade injusta, estou convocado, a servio.23

Ele, portanto, fala desse homem rural do serto, mas um homem de formao letrada e urbana. E se coloca, como iniciamos a discutir, pretendente a mediador desse povo. De forma sonhadora, mas por outro lado pragmtica. Ento, levando em conta o sistema (ao tom de Candido), no qual fazem parte autor, obra e pblico, possvel que, no movimento acelerado capitalista, poucos leiam O Romance da Pedra do Reino e o prncipe do sangue do vai-e-volta com suas mais de setecentas pginas e que continua ainda com O rei degolado nas caatingas do serto ao sol da ona Caetana. Questo que fez com que o romance ficasse mais de vinte anos sem ser reeditado. O Romance da Pedra do Reino foi lanado em 1971; em 2005, uma edio revisada foi relanada pela editora Jos Olympio e, ao ser adaptada para a TV pelo diretor Luiz Fernando Carvalho

23

Fragmento do discurso de posse da Academia Brasileira de Letras.

44

em 2007, e ainda antes, em 2006, adaptado para o teatro por Antunes Filho, vai significar, provavelmente, que o primeiro contato do grande pblico com o livro ser pelo filtro audiovisual. E provavelmente poucos letrados tero acesso ao livro em si. Ento, na contemporaneidade, concordo com Candido quando ele diz que a grande maioria de leitores em potencial passa pela obra de escritores como Suassuna vendo e ouvindo suas histrias mais do que lendo. Suassuna parte da oralidade dos cordis e do serto, filtra, poetiza, transfigura e d tom erudito a seu texto, mas, paradoxalmente, atinge a grande maioria contempornea pelas adaptaes e aulas-espetculo, portanto por uma oralidade transfigurada pelos veculos de massa modernos. Nesse sentido no exceo: espetaculariza suas obras e atinge o grande pblico por meio da indstria da cultura. Mas, por outro lado, quando no simplesmente aceita, mas negocia esteticamente suas adaptaes, escolhe seus diretores, cuida de perto da seleo dos textos e produzido em empresas escolhidas e aprovadas por ele, sem sair de Pernambuco, exceo porque consegue caminhar pela brecha, pela linha tnue, palhao-equilibrista entre o integrado e o apocalptico. Transitando pela modernidade, dando voltas e cambalhotas no cosmopolitismo, na indstria cultural e nas crticas que o emparedam.

2.3 Da oralidade popular oralidade transfigurada

O que chamamos de oralidade transfigurada aquilo em que se transforma uma obra que j tem uma influncia oral rural ao ser adaptada para o oral urbano atravs dos intelectuais mediadores e dos veculos de massa. Essa transfigurao ento, segundo Antonio Candido, o recorte, a delimitao, as escolhas e as cores das figuraes do real. figurao da figurao. Ariano Suassuna, quando adaptado, no perde fora esttica nem sua fora de voz, mas como se ele mesmo assumisse por

45

aes, no por palavras, que a busca de razes puramente nacionais comeadas l em Mario de Andrade no fosse mais uma voz possvel. Mas, mesmo assim, Suassuna no deixa de, no papel desse personagem palhao, mediador do trgico e do cmico da vida, gritar sua ideologia at o fim e, por meio do narrador Quaderna da Pedra do Reino, reconhece os discursos que o questionam e ri de um riso de absolvio. Afinal, a oralidade, a cantoria, a poesia e a literatura que o fazem Rei sem risco. Veja a voz do narrador Quaderna figurao de sua ideologia Armorial:

[...] Era me tornando Cantador que eu poderia reerguer, na pedra do Verso, o Castelo do meu Reino, reinstalando os Quadernas no Trono do Brasil, sem arriscar a garganta e sem me meter em cavalarias, para as quais no tinha nem tempo nem disposio, montando mal como monto e atirando pior ainda! Assim firmou-se em mim a importncia definitiva da Poesia [...] continuei a refletir e sonhar, errante pelo mundo dos Folhetos. (SUASSUNA, 1971, p. 107)

E se torna rei, paradoxalmente, quando incorporado pela modernidade como mais uma voz. Aquela que trata do acesso s letras pela oralidade. Ou seja, o homem contemporneo, quando alfabetizado j que em pases subdesenvolvidos o grau de analfabetismo altssimo se comparado aos pases ditos desenvolvidos , recebe muito mais estmulos vindos da televiso, do cinema etc. Portanto, sai pouqussimo da oralidade para entrar de fato na ao de leitura e escrita. E nesse contexto a literatura atinge uma minoria letrada. Ariano, portanto, inicialmente, filtra a cultura popular e a oralidade nordestina, incorpora seu vis erudito e constri a sua literatura intertextual para a leitura de um terceiro pblico tambm letrado. S quando se permite adaptar pelos veculos de massa, aos quais ideologicamente critica, que consegue atingir um mbito maior com a sua obra. Lembremos, no entanto, que, assim como Candido cuidadosamente destaca, no se trata aqui de fazer parte do grupo dos absolutamente integrados e catequizados pela indstria da cultura, j que entendemos tambm o perigo iminente para a cultura e para a literatura caso se viva em funo plena e acrtica do discurso de massa urbano. No entanto, no vamos aderir tambm aos 46

apocalpticos, que so radicais contra as negociaes e intercmbios de influncias e discursos da modernidade. No livro Apocalpticos e Integrados, Umberto Eco propunha a diviso nas categorias que davam ttulo obra relativamente s reaes em face da cultura de massas e da indstria cultural: de um lado, os apocalpticos, que consideravam que a massificao da produo e consumo constitua a perda da essncia da criao artstica, da aura24 de que falava Walter Benjamin, e, do outro, os integrados, que acreditavam estar perante enormes avanos civilizacionais, de uma efetiva e criadora democratizao da cultura. preciso ter noo da impossibilidade de defender uma cultura pura quando o acesso informao se faz de forma to simples e rpida; toda cultura inegavelmente hbrida e preciso negociar criticamente influncias e incorporaes a todo tempo diante de uma indstria cultural que tende a uniformizar. Antonio Candido lembra desse olhar crtico quando diz que no h interesse, para a expresso literria da Amrica Latina, em passar da segregao aristocrtica da era das oligarquias para a manipulao dirigida das massas, na era da propaganda e do imperialismo total. (CANDIDO, 1983, p. 146) preciso sempre, ento, fincar os ps em seu local e absorver criticamente o global. Suassuna, ento, por esse vis, finca os ps em seu palco e parte da sua oralidade sertaneja nordestina. Luiz da Cmara Cascudo, em seu livro Literatura oral no Brasil, diz que o termo literatura oral, na qual se inclui o romanceiro popular nordestino, fonte de inspirao de Suassuna, uma denominao de 1881, criada por Paul Sbillot em sua Littrature Oral de la Haute-Bretagne. Sbillot afirma que La littrature orale comprend ce qui, pour le peuple qui ne lit pas, remplace les productions litraires25. Portanto, sua caracterstica mais forte a persistncia pela oralidade. So duas as fontes que mantm essa corrente viva:
24
25

In: Walter Benjamin A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Tcnica.

Em livre traduo, Sebillot diz que se compreende por literatura oral aquela que feita por pessoas que, porque no sabem ler, substituem suas produes literrias escritas pela habilidade oral de contar uma histria.

47

1. A exclusivamente oral: as histrias, os cantos populares e tradicionais, as danas cantadas, de roda, acalantos, jogos infantis, anedotas, adivinhaes, lendas, etc. 2. A reimpresso de antigos livrinhos vindos de Portugal e Espanha, a exemplo de Donzela Teodora, Imperatriz Porcina, Carlos Magno e Os doze pares de Frana.

Impressos ou no impressos, todas essas fontes pertencem literatura oral, principalmente os livrinhos que no Brasil so chamados de lunrios perptuos e as novelas ao estilo de Carlos Magno e os doze pares de Frana, e so citadas por Ariano Suassuna em suas obras. As formas de expresso citadas acima so consideradas matria de literatura oral porque foram feitas para o canto, para a declamao, para a leitura em voz alta. Assim, cada uma das fontes orais rapidamente absorvida nas guas da improvisao popular. Cada tema assimilado na potica dos desafios, dos versos, das quadras nos sertes do Brasil. As danas dramticas, os autos populares, as louvaes e lapinhas tambm so elementos vivos da literatura oral e trazem uma alta carga de religiosidade, que Ariano, por sua vez, tambm traz em sua obra. Construo de raciocnio absolutamente compreensvel, ao se levar em considerao que Ariano foi educado em colgio protestante, optou mais tarde pelo catolicismo e cresceu com os circos e cantadores que passavam ou viviam em sua cidade. Religiosidade, poesia, erudio e transfigurao circense que veremos na obra durante o estudo. Depois de expostas, em alguma medida, as questes ideolgicas do professor, vamos viso esttica, Pedra do Reino. Ao castelo potico. s mscaras do palhao para cada peso do rei. Veremos, nos prximos captulos, como cada personagem na Pedra do Reino se faz representao da ideologia de Suassuna e em que medida a sua obra dual popular e erudita e representa, poetiza e supera o Manifesto Armorial de 1974.

48

Mateus do cavalo marinho, auto de Pernambuco.26 ...O Poeta, o Palhao. Bem vedes, no sou eu O Pierr bufo e belo, Filho de Cassandrino Ou de Polichinelo! No! Eu sou o Mateus De vermelho e de preto. Sou o Diabo-Encourado, O Sangue-do-Esqueleto Que procura espargir Pelo Mundo tristonho, No sangue e ao p da Morte O Galope do sonho, Na Ona-do-imprevisto O guizo do Burlesco, No Mocho do fantstico O Tigre romanesco! (SUASSUNA, 1971, p. 252)
26

O cavalo-marinho um auto originrio de Pernambuco, tambm conhecido noutras regies como bumba-meu-boi, boi-de-reis, bumba e tantas outras denominaes. Sofreu influncia do elemento holands, do totemismo africano e do esprito indgena, formando um amlgama das trs raas que compem o nosso povo. Surge no terreiro, onde danam, brincam, tiram a sorte e so acompanhados de tocadores de bumbo, tringulo, ganz, violo e atabaque. Esse complexo espetculo, que envolve msica, dana e teatro, chamado de dana dramtica por Mrio de Andrade e que at hoje representa uma das manifestaes mais ricas de Pernambuco, foi fotografado por Verger em Recife em 1947.

49

3. Ariano Suassuna e suas dualidades [...] o que no tem salvao metafsica tem salvao esttica
27

, diz Ariano

Suassuna quando d sua arte alguma funo em sua vida. Se a arte no precisa ter utilidade, ela pode, como na arte de Suassuna, ter essa funo esttica de tornar eterna a vida. Uma arte que mescla literatura, artes plsticas e msica produzida com base na arte popular por um autor de formao erudita e catlica. Por isso, a obra de Suassuna costurada por uma linha da cultura popular e de superao e estetizao da morte. A busca da eternidade. Da ressurreio. E, claro, para um autor de formao inicialmente protestante, mas que buscou na religio catlica e catlico-sertaneja a presena da Rainha do Meio-dia (persona de Nossa Senhora e da prpria me), o problema fundamental do qual todos os outros dependem o de Deus. Seja a afirmao, a negao ou a dvida com a existncia Dele. [...] h uma ligao entre religio e arte: ambas tm um carter de absolvio [...], diz Suassuna28. E nesse sentido h, no Romance da Pedra do Reino e o prncipe de sangue do vai-e-volta, a personagem Moa Caetana como possibilidade de perdo esttico, como uma forma de superao das mortes que perpassam a sua vida: a morte do pai, o governador da Paraba Joo Suassuna29, a morte da cultura popular nordestina diante da urbanizao e da modernizao um dos sentidos de ao quixotesca em boa medida j discutido e, tambm, a possvel vontade de superao da sua prpria morte. No vou morrer. J fiz minhas avaliaes e vi que no um bom negcio. A morte tem um pouco de suicdio. Se voc deixar, ela vem e te leva.30 E quando diz isso, com a

27

28

Em entrevista publicao Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Salles.

29

Idem.

Joo Suassuna, governador da Paraba e deputado federal, foi assassinado em 9 de outubro de 1930 a tiros, em conseqncia da diviso na poltica paraibana. Defensor da cultura rural nordestina, Joo Suassuna fazia oposio ao governo de Joo Pessoa, defensor da cultura urbana e da modernizao. Rixa que j contribura para a ecloso da Revoluo de 30. Dantas Suassuna, tio de Ariano, foi quem matou Joo Pessoa. E numa poca e regio em que sangue se lavava com sangue, Joo Suassuna foi morto tambm. Ariano era um menino que tinha entre trs e quatro anos nessa poca.

30

Discurso proferido quando recebeu o ttulo de Doutor Honoris Causa, no Teatro Odylo Costa Filho, na UERJ, Rio de Janeiro em 2002.

50

ironia e a cambalhota do palhao que lhe so peculiares, deixa claro para o ouvinte mais cuidadoso que no pode nem quer ter seu discurso ou a si mesmo plenamente entendido, criticado, analisado ou, principalmente, colocado em algum estojo museolgico31, se bem que paradoxalmente faa isso com seu prprio conceito de cultura popular. Mas que talvez saiba que o homem est sempre em constante modificao e que nunca possvel compreender sua alma plenamente32, que nisso difere da personagem que faz parte de uma realidade criada. S possvel ainda que arbitrariamente entender de uma forma mais completa o homem quando ele morre, j que a sim no tem mais como jogar com suas mscaras33. Suassuna, ao se recusar a morrer, se mostra algum que, a no ser por distrao, no quer se deixar perceber (ou aprisionar). Tem sempre um trgico de alma por trs de cada mscara do riso de absolvio. E em O Rei Degolado ao Sol da Ona Caetana, a voz de Quaderna d fora a essa afirmao:

[...] Sou um catlico-sertanejo e sei, por experincia prpria, que, na maior parte dos casos, nosso perdo feito somente de falta de coragem para a vingana, que nosso pacifismo , quase sempre, desculpa para a covardia. Assim, as crnicas feitas por Epopeietas como eu, Homero e Euclydes da Cunha, talvez sejam apenas sucedneos das punhaladas e das balas que deveriam ter vingado os assassinatos da nossa famlia e da nossa raa, ou vingado a nossa honra pessoal, ferida de qualquer acontecimento. (SUASSUNA, 1977, p. 85)

Veja que a voz de Quaderna dessa vez est entre as tragicidades e simbologias gregas representadas por Homero e o tom seco, sociolgico, que poetiza sem encobrir o sofrimento do serto na representao de Euclydes da Cunha. E ento outra

personagem, o prncipe do Cavalo Branco, quer fazer parecer, com suas diversas ressurreies, que a fora e a esperana de vida do ponto de vista do serto, do que ele,

31
32

Expresso de Jos Miguel Wisnik.

... o mais importante e bonito, do mundo, isto: que as pessoas no esto sempre iguais, ainda no foram terminadas - mas que elas esto sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. o que a vida me ensinou. Riobaldo em Grande Serto: Veredas de Guimares Rosa.
33

Na perspectiva de Antonio Candido em A Personagem de Fico.

51

seguindo Machado de Assis, chama de Brasil Real, esto sempre sendo assassinadas, mas sempre retomam a vida. Sempre vo e voltam, como explcito no prprio ttulo. Esperana de ressurreio que se mostra quando Ariano relembra nessa personagem o mito de Dom Sebastio34. Vale repetir que O Romance da Pedra do Reino um romance armorial com mais de setecentas pginas que poderiam ser menos, no fosse essa vontade de infinito - ainda quer mais, o incio de um plano de trilogia de romances que se pretende A maravilhosa desventura de Quaderna, o Decifrador e que segue ainda com as chamadas novelas romanais a Histria dO Rei Degolado nas caatingas do serto: ao sol da Ona Caetana e continua com O romance de Sinsio, o Alumioso, Prncipe da Bandeira do Divino do Serto, em produo desde o fim da dcada de 1970 e que, segundo Suassuna, ter mais de oitocentas pginas. Encontra-se a um Suassuna em tom de Sherazade de As mil e uma noites. Contar, contar e contar, assim se evita a morte em tons de poesia. Porque a ao potica no acaba. Haja vista o fragmento de Paul Valry em Situao de Baudelaire:
O dever, o trabalho, a funo do poeta so colocar em evidncia essas foras de movimento e de encantamento, esses excitantes da vida afetiva e da sensibilidade intelectual em ao que, na linguagem usual, so confundidos como sinais e meios de comunicao da vida comum e superficial. O poeta consagra-se e consome-se, portanto, em definir e construir uma linguagem dentro da linguagem; e a sua operao longa, difcil, delicada, que exige as qualidades mais diversas do esprito e que nunca se acaba, da mesma forma como nunca exatamente possvel, tende a construir o discurso de seu ser mais puro, mais poderoso e mais profundo em seus pensamentos, mais intenso em sua vida, mais elegante e mais feliz em suas palavras que qualquer pessoa real. (VALERY, 1991, p. 30)

A cultura oral, base da obra de Suassuna, mais que um conto, um recado35. Os repentes, os folhetos, as histrias populares so do mbito do recado. No toa,
D. Sebastio I (20 de janeiro de 1554 - 4 de Agosto de 1578), dcimo sexto rei de Portugal, e stimo da dinastia de Avis. Era neto do rei Joo III, tornou-se herdeiro do trono depois da morte do pai, o prncipe Joo de Portugal, duas semanas antes do seu nascimento e rei com apenas trs anos, em 1557. Em virtude de ser um herdeiro to esperado para dar continuidade dinastia de Avis, ficou conhecido como O Desejado; alternativamente, tambm memorado como O Encoberto ou O Adormecido, graas lenda que se refere ao seu regresso numa manh de nevoeiro, para salvar a nao. In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom_Sebasti%C3%A3o Acesso em: 5/7/2006.
35 34

Do ponto de vista de Jos Miguel Wisnik em ensaio sobre o conto Recado do Morro de Guimares Rosa.

52

Guimares Rosa conta em Corpo de baile o conto Recado do Morro. Recado. Palavra que pressupe continuidade, o passe adiante e no deixe que se acabe. Quem manda um recado o joga no mundo. E quem d o recado, o faz com tons e enfoques de sua prpria interpretao. No conto de Guimares, um eremita ouve um recado que vem do fundo da terra. Esse recado passado, de boca em boca, das mais diversas formas, por sete personagens, entre visionrios, crianas e dbeis mentais, at que o ltimo deles, o cantor popular, lhe d a forma de uma cano. E s a o heri toma conscincia de que est sendo vtima de uma cilada. Jos Miguel Wisnik, em seu ensaio O Minuto e o milnio, diz que a cano popular uma rede de recados em que a base uma s e est enraizada na cultura popular: a simpatia anmica, a adeso profunda s pulsaes telricas, corporais, sociais, que vo se tornando linguagem. A cultura oral popular , portanto, esse repassar constante de idias fragmentadas, dionisacas numa expresso em que Wisnik lembra Nietzsche at uma forma final que, no entanto, no se fixa. por isso que, segundo Suassuna, na cultura oral popular comum um repentista, um cordelista ou um cantador retirar um da obra do outro, sem a menor cerimnia, partes de histrias que reconta em suas prprias. Mas h a obrigao de enriquecer a herana, de incorporar novas histrias. No se pense que estou inventando ou partindo do nada. claro que, como todos os poetas, eu recrio e transfiguro os mitos de meu Povo.36 Dessa maneira h toda uma intertextualidade, uma ponte com os cordis nordestinos em sua obra. Segundo Julia Kristeva, que pela primeira vez utilizou a expresso

intertextualidade, em 1969, todo texto a absoro e transformao de outro texto. E ainda Voltaire, postulava esse princpio quando dizia: Quase tudo imitao [...] H livros como fogo em nossos lares; busca-se o fogo no vizinho, acende-se-o a outros e ele pertence a todos (Coutinho e Carvalhal, 1994, p. 36).

SUASSUNA, Ariano. O Rei Degolado nas Caatingas do Serto Ao sol da Ona Caetana. Jos Olympio Editora. Rio de Janeiro, 1977. In Notas do Autor (p. 131).

36

53

Portanto, quando Ariano cita os poemas dos folhetos, descreve as danas e tradies religiosas da cultura nordestina em sua obra, ele, com essa ao intertextual, universaliza uma expresso popular que em princpio seria conhecida apenas em mbito local. Por outro lado, ao ser esse intelectual mediador, ao recortar em tom erudito/ armorial, ele corre sempre o risco de encobrir ou transfigurar em certa medida o peso trgico das expresses populares. Mas em seu romance Suassuna no o faz quando transparece esse entendimento do risco e assume em Quaderna uma cegueira. Cegueira alegrica que ora atinge o olhar esttico e potico para que transparea o trgico da carnadura concreta do real, ora atinge o olho trgico para que a poesia tenha espao para encher de brilhos a pedra do serto e a transforme na pedra do reino. E transitando por esse limiar sonho-real emprico, o narrador Quaderna vai conciliando contrrios e trazendo o popular pelo vis erudito em cada passo de sua obra.

3.1. O popular e o erudito Quaderna Dividido em cinco livros e 85 folhetos, no em captulos, O Romance da Pedra do Reino e o prncipe do sangue do vai-e-volta mostra em primeira anlise uma homenagem aos folhetos do romanceiro popular do Nordeste. Mas essa diviso tambm uma forma conscientemente escolhida por Ariano para conservar a simultaneidade e at certa independncia das mltiplas narrativas do personagemnarrador Quaderna na Pedra do Reino, formando um mosaico, um labirinto que, segundo Idelette Muzart, torna difcil at para quem leu diversas vezes o romance, fazer um resumo da obra sem tra-la ou subtra-la de alguma maneira. Compartilhamos da mesma angstia. Parece-nos que esse prprio estudo vai ficando em pedaos, tantas as possibilidades. Esse labirinto (de histrias, acontecimentos, casos e mitos) costurado tanto por citaes dos poemas de cordel como por poemas eruditos de autores como lvares de Azevedo e Gonalves Dias. Um Gonalves Dias citado como poeta 54

visionrio dos acontecimentos do serto logo no incio do romance. uma longa citao, mas vale a pena para perceber o tom da narrativa:

H trs anos passados, na Vspera de Pentecostes, dia 1 de junho de 1935, pela estrada que nos liga Vila de Estaca-Zero, vinha se aproximando de Tapero uma cavalgada que iria mudar o destino de muitas das pessoas mais poderosas do lugar, incluindo-se entre estas o modesto Cronista-Fidalgo, Rapsodo-Acadmico e Poeta-Escrivo que lhes fala neste momento [o narrador Quaderna] [...] Era realmente uma verdadeira desfilada moura [...] uma atmosfera de feira-de-cavalos; de sortilgios e encantamentos; de companhia de Circo; de comboio-de-mal-assombrados; de cavalaria de rapina; de comrcio de razes, augrios e zodacos [...] uma tribo de Ciganos sertanejos em viagem. Uma coisa que talvez cause estranheza aos menos avisados que o genial Poetabrasileiro e Patrono-acadmico, Antnio Gonalves Dias, tendo vivido um sculo antes dessa cena, j previsse que ela ia acontecer [...] os poetas so verdadeiros visionrios: Eram ciganos errantes, Atilados e torcidos, Trocadores de Cavalos Com semblantes de atrevidos: Causa medo v-los tantos, To astutos e crescidos. Vinham Ladres de cavalo, Vinham muitos Raizeiros, Vinham, do Sol abrasados, Nossos brbaros Guerreiros, Bons dizedores de Sortes, Muitos e bons Cavaleiros! E vinha o Donzel errante No cerco dos roubadores! De sua Dama-de-Copas No Escudo trazia as cores: Tinha amor pela Sonhosa, Eram claros seus amores! Enfim, dizer quanto vimos No cabe neste papel: Vinham muitas alimrias - so roubadas a granel e vinha o Alumioso, montado em branco Corcel! (SUASSUNA, 1971, p.35 - 37)

Logo no primeiro fragmento, Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna se apresenta como Cronista-fidalgo, Rapsodo-Acadmico e Poeta-Escrivo, se refere eruditamente a Gonalves Dias e s novelas de cavalaria (que j percebemos anteriormente ao falarmos da Demanda do Santo Graal, que do ciclo arthuriano), d tom de religiosidade ao citar a poca de Pentecostes e tom popular ao destacar o clima circense. ento o popular e 55

o erudito caminhando lado a lado. Uma dualidade que se mostra em movimento constante em toda a obra de Ariano Suassuna. A prpria expresso aula-espetculo, que Suassuna escolhe para denominar as suas apresentaes pelo pas, demonstra esse tom erudito da aula somado ao tom popular do espetculo. No Romance da Pedra do Reino, a maioria das personagens tem ponto e contraponto. Quando o narrador Quaderna comea a descrever as personagens da trama, desde sua famlia, passando pela descrio de sua casa, que tambm biblioteca, os opostos se apresentam. Como exemplo, apresentamos, alm daqueles que destacamos para analisar separadamente, seus primos Arsio e Sinsio (o Alumioso), que so filhos do padrinho Dom Pedro Sebastio (aquele que foi misteriosamente assassinado e que gera o inqurito37 ao qual Quaderna responde). Arsio duro, solitrio, violento, moreno, de barba cerrada e negros cabelos encaracolados. J Sinsio, dez anos mais moo, calmo, alumioso, alourado, estimado por todas as pessoas, principalmente pelos pobres, da fazenda e da vila. Durante a trajetria, o narrador Quaderna est sempre entre pontos de oposio, e a dualidade est inclusive na prpria imagem da pedra, dois rochedos gmeos da regio de Pedra Bonita, mais especificamente na cidade de So Jos de Belmonte, divisa de Pernambuco e Paraba, no meio rido do serto do Cariri. , alis, entre esses dois estados, que Ariano cresce e constri suas referncias. Nasceu em 16 de junho de 1927, na cidade de Nossa Senhora das Neves, ento capital da Paraba, atual Joo Pessoa e cresceu em Tapero no serto da Paraba divisa com Pernambuco para onde fugiu com a famlia depois da morte de Joo Suassuna, uma das conseqncias da luta poltica da Revoluo de 1930. Durante todo o romance contado pelo narrador Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna, tambm possvel observar: o Brasil Real e o Brasil Oficial, o sagrado e o profano, o arcaico e o moderno, a literatura oral e a
Sinsio foi raptado de maneira enigmtica em 24 de agosto de 1930 (...) meu padrinho foi encontrado morto dentro do aposento alto da torre da capela que ele mesmo fechara por dentro (...) Morrera como So Sebastio (SUASSUNA, 1971, p. 163). assim que Quaderna descreve o inqurito ao qual responde.
37

56

escrita, o local e o universal. Do ponto de vista do castelo potico, do riso a cavalo no galope do sonho, do rei e do palhao como facetas da alma humana.

3.2 A morte Caetana e a religiosidade popular

As formas de catarse de expresso e revoluo popular do Nordeste se do freqentemente de duas formas: ou pela revoluo sanguinria h exemplo do cangao, ou pelo messianismo religioso, como o sebastianismo. Mas Suassuna constri uma terceira forma de grito de vida e impedimento de sofrimento por intermdio da poesia e da arte no caso de Suassuna, a literatura. E desse palco literrio que o narrador Quaderna descreve a morte Moa Caetana e a estetiza para que logo depois tente super-la. , alis, em O Rei Degolado que Caetana chega com mais fora. Na Pedra do Reino, a personagem representante da morte no est to em foco, apesar de Suassuna assumir que na fala da personagem na Pedra do Reino que ele quis deixar o resumo de toda a sua obra. Degolado: Da estetizao da morte, veja fragmento de O Rei

Como Divindade tapuia-sertaneja, Caetana era bela, imortal e eternamente jovem, dotada daquela beleza ao mesmo tempo cruel, terrificante e fascinadora que prpria de sua hierarquia divina. J fulminara muita gente com o toque de sua mo e com seu mortal abrao. J farejara e bebera muito sangue entre aquelas pedras selvagens do Reino do Serto. (SUASSUNA, 1977, p. 11)

57

58

Para encarar a morte preciso que ela seja bela, sublime, fascinadora, ainda que fulminante. Nesse ponto, Ariano traz tona o que h na Potica de Aristteles. O sublime , por esse enfoque, aparentado ao trgico porque ambos despertam o terror e a piedade38. E so ambos vertentes da beleza, que no s relacionada com o belo mas tambm com o cmico, com o sublime, com o gracioso, com o risvel, com a beleza do feio e com a beleza do horrvel. Cada uma dessas categorias explorada por Suassuna na voz de Quaderna na Pedra do Reino e em O Rei Degolado. Veja o que diz Quaderna em O Rei Degolado:

[...] eu acho o Serto bonito exatamente por causa daquilo que os delicados acham feio nele o nosso Povo mameluco, tapuio-ibrico, de cara-de-bronze e pedra; os nossos estranhos heris, personagens de uma legenda obscura e extraviada; as estradas e caatingas empoeiradas, pedreguentas e espinhosas; as casas-fortes quadradas, brancas, achatadas e baixas, meio mouras, de paredes de pedra-e-cal ou de taipa, e de cho de tijolo; e a caatinga espinhosa e selvagem, povoada de rpteis envenenados, de aves-derapina, escorpies, marimbondos e piolhos-de-cobra. (SUASSUNA, 1977, p. 66)

Ento, ao encarar o tom trgico da vida, preciso transfigur-lo, para que seja belo, sublime e fascinador, ainda que fulminante. Ariano bufo com corpo do palhao cria um Quaderna mediador do trgico e do cmico, do popular e do erudito, que faz jogo de espelhos entre o palhao e o professor, como j vimos anteriormente e desenvolveremos melhor em captulo parte. Nessa mediao fala o professor que faz com que o romance tambm se abra a inmeras referncias que se movimentam pela obra de Cervantes a Nietzsche, de Euclydes da Cunha a Alencar, de Homero a Commedia dellarte , que se misturam e criam a cada movimento novas imagens sem perder a fora de suas prprias vozes. Como num caleidoscpio que a cada fora externa recria uma nova forma, mas deixa clara cada parte ou pequeno pedao da recriao num texto quase sempre

38

In: ARISTTELES, Potica.

59

metalingstico que cita explicitamente as influncias do autor. Veja o tom explicativo quando Quaderna se utiliza de um canto do cordelista Leandro Gomes de Barros para ilustrar o seu reino. Primeiro cordelista brasileiro segundo consta39, Leandro citado por Quaderna como profunda influncia na minha formao poltico-literria (SUASSUNA, 1971, p. 322). Ele explica em tom professoral quase didtico a relao do canto com sua obra e transparece o vaidoso rei:

Creio, nobres Senhoras e belas Damas, que com o que Vossas Excelncias j conhecem sobre mim, bem podem avaliar o sentido cifrado, astrolgico e sagrado desse Canto e do meu Castelo: as Pedras do Reino por outras pedras cercada so aluses do romance aos dois rochedos gmeos da Pedra Bonita, de onde, h um sculo, meus antepassados reinaram sobre o nosso Pas; o Reino o Brasil, este Serto do mundo; o Rei, sou eu; tambm sou eu o Cantador cuja voz se ouvia, clamando s armas; a Serra mais alta, a Borborema; a Fortaleza que salva esta minha obra, este meu Castelo, Fortaleza, Marco e Catedral-soterrada que eu possuo, como todos os Cantadores e Cangaceiros possuem os seus; a princesa encantada Dona Heliana, a dos Olhos Verdes; assim como o Prinspe ou Prncipe legendrio de quem eu conto a legenda o meu primo e sobrinho Sinsio, o Alumioso, que tanto a amou; finalmente, a busca da Pedra Perdida da Coroa Imperial (busca na qual o Povo mouro-cruzado do Brasil empenha seu sangue) a Revoluo da Guerra do Reino, que, se Deus bem me ouve, o Rapaz-do-Cavalo-Branco, enquanto eu permaneo aqui aprisionado, estar l fora levando a bom termo, para glria do nosso sangue e da nossa Raa. (SUASSUNA, 1971, p. 323)

Nesse movimento constante de peas e pedaos, o fragmentrio Suassuna usa na Pedra do Reino, entre outras insgnias, a imagem das cartas de baralho, lembrando, entre outros aspectos que desenvolveremos a seguir, que se h a fora externa das interpretaes do leitor e dos contextos histricos, h tambm a fora, intuio e deciso de um mentiroso lrico, de um epopeieta e de um sertanejo, antes de tudo um forte40, que tem o direito e liberdade de transfigurar o caminho dessa pedra.

[...] A grande vantagem dos Zodacos, cartas de Baralho, bandeiras, Brases, mantos com Cruzes e Crescentes, estrelas de Prata, Lanas e outras insgnias rgias da minha Igreja e da minha Monarquia, era que, com eles, eu enchia o Buraco cego e vazio do Mundo e o Deserto-assrio da minha alma... (SUASSUNA, 1971, p. 560)

39
40

In: www.ablc.com.br (site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel).


DA CUNHA, Euclydes. In Os sertes, p. 99.

60

ele, portanto, que d as cartas sob as rdeas do seu Movimento Armorial. Mesmo que essa fora no impea que, na modernidade, essa pedra mude de posio, transite de mo em mo, a ao de fora, a pura e simples inteno da ao, , para ele, necessria vida. E a o corao da trajetria. E a tambm a tenso com tericos como Jos Miguel Wisnik. Suassuna trabalha para que a pedra a cultura popular seja fixada na ideologia Armorial. Pensa que s assim ela no morre. Veja a fala da personagem Moa Caetana em O Romance da Pedra do Reino:
[...] Entre o sol e os cardos, entre a pedra e a estrela, voc caminha no Inconcebvel. Por isso, mesmo sem decifr-lo, tem que cantar o enigma da Fronteira, a estranha regio onde o sangue se queima aos olhos de fogo da Ona-Malhada do Divino. Faa isso, sob pena de morte! Mas sabendo, desde j, que intil [...] (SUASSUNA, 1971, p. 306)

Entre tantos enigmas pincelados pelo discurso da morte, que se encontra no Folheto XLIV Visagem da Moa Caetana e que, diz Suassuna, um resumo do que pretende no romance, o que a prpria representao da personagem chama de intil nesse fragmento se mostra desde o incio da narrativa da Pedra do Reino. E quer mostrar que caminhar no limiar do sonho e da realidade emprica, sol e cardos/ pedra e estrela, leva o narrador Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna que, mais uma vez lembrando, se descreve como Cronista-Fidalgo, Rapsodo-Acadmico e Poeta-Escrivo priso, onde se encontra envelhecido e dolorido, e olha o que chama de tripla face paraso, purgatrio e inferno do Serto por uma janela gradeada. Influncia direta de Dante e a Divina comdia ou da Barca do inferno de Gil Vicente. Tanto a referncia de Dante quanto a de Gil Vicente remetem ao tom religioso medieval da cultura popular, a busca da absolvio e da defesa de julgamentos e liberao das culpas por que passa o homem quando se encontra sob a mira de Deus e do Diabo. Quaderna inicia, portanto, a sua narrativa, que um pedido de clemncia em tom agreste, espinhento e pedregoso no qual descreve a Terra como esta Ona-Parda em cujo dorso habita a Raa piolhosa dos homens mas ao mesmo tempo esperanoso de que por meio de tal pedido de 61

clemncia em forma de romance consiga atingir especialmente o corao mais brando das mulheres e filhas da justia. Tom do valha-me, Nossa Senhora, da fora da Rainha do meio-dia, que acompanha Suassuna desde O auto da compadecida, ou melhor, que o acompanha desde sempre. Em O Rei Degolado, veja como Quaderna traa essa relao de Marias me e santa e tange corda por corda essa lira ao mesmo tempo forte e frgil da religiosidade maternal sertaneja popular:

Minha me, uma santa mulher, cantava em algum lugar, ali perto: Estrela dos heris, Santelmo do lepanto, Estende sobre ns O teu sagrado Manto! E ento eu como que vi a figura estrelada e maternal da Virgem, a parte fmea da divindade estendendo sobre o Serto o seu manto sagrado, para nos abrigar contra o fogo terrvel de Deus e da Santa Ardente. A Virgem chamava-se Maria, como nos ensinava Tia Felipa nas lies de catecismo; e como o nome de minha me era tambm Maria, eu ligava tudo aquilo ela, sua pele alva e fresca, s suas mos abenoadas que pousavam sobre a minha testa quando eu estava abandonado e solitrio. (SUASSUNA, 1977, p. 103-104)

Transparece a a sociedade matriarcal e a religiosidade mariana catlica41 que transborda na cultura popular do Nordeste e que homenageada por Suassuna em sua obra. Falaremos um pouco de tal forma de referncia a seguir, quando nos parece que Suassuna um narrador e romancista-homenagem.

3.3 O narrador e romancista-homenagem

Entre outros encontros, nesse da arte e da religio popular, Ariano estrutura, esteticamente, o que vou chamar de uma voz de narrador e romancista-homenagem. Homenagem cultura popular sob a voz da cultura erudita e a transfigurao que isso acarreta. Lembre-se que Quaderna um letrado que tem sempre a necessidade ou age

41

Vide O auto da compadecida.

62

em busca de uma aprovao do vis oficial Igreja, academia de letras, corregedoria , como veremos sempre na estrutura do romance. O Romance da Pedra do Reino e o prncipe do sangue do vai-e-volta , alis, romance quando encontra a Mnemosyne deusa grega da reminiscncia descrita em O narrador de Walter Benjamin e registra, por escrito, por intermdio da personagem escriv Dona Margarida, as rememoraes perpetuadoras de Quaderna, que consagra heris histricos, peregrinaes e combates transfigurados pelo relato potico do narrador.

[...] Sou um epopeieta, de modo que tenho certas liberdades que me so outorgadas pelo Gavio Macho-e-fmea sertanejo que me serve de musa [...] entre essas liberdades, est a de adivinhar e profetizar as conversas que no ouvi! (SUASSUNA, 1971, p. 487)

Ao citar Benjamin, no entanto, preciso lembrar que o contexto de seu Narrador o da crtica ao capitalismo e que apenas em certa medida seus conceitos servem ao narrador Quaderna de Suassuna. H exemplo da reminiscncia. igualmente importante destacar, mesmo que correndo o risco de cair em obviedades, que Suassuna fala pela voz do narrador Quaderna, mas nunca o narrador o autor ele prprio. Fazem parte de mundos diferentes mas que, afinando no diapaso do crtico de cinema Ismail Xavier42, desenvolvem uma relao de cumplicidade sutil que envolve todas as partes autor, narrador, leitor - desse jogo da linguagem no jogo de metamorfoses da fico. Segundo Ismail, o autor aquele que se transforma em algum que acredita no que conta como se tivesse testemunhado o fato e ento se empenhasse em encantar os leitores. Em contrapelo e, na medida em que usa os fatos histricos de sua vida em sua obra, Ariano Suassuna se transforma naquele que, ao acreditar no encantamento dos fatos que testemunhou, joga a transfigurao desses fatos na voz do narrador Quaderna. Diz o prprio Suassuna: [...] quem narra A Pedra do Reino Quaderna: assim, o que

42

In: XAVIER, Ismail. Sertomar Glauber Rocha e a esttica da Fome. So Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

63

parece mgico a pode ser sonho, ou alucinao, ou astcia dele isso que, a meu ver, permite-lhe a bipolaridade entre o realismo fantstico e o realismo crtico. 43 O leitor, por sua vez, aciona em que medida quer se envolver nesse jogo e aceitar a autenticidade dos eventos. Em que medida , enfim, cmplice do faz-de-conta. O narrador ento, completando o circuito de cumplicidades, a figura mediadora que resulta da metamorfose do autor, de sua inveno, do seu trabalho. Ento, com essa estrutura em mente, parece-nos que o leitor est sentado entre os Nobres Senhores e belas Damas de peitos fartos aos quais Quaderna se refere volta e meia em ao de parbase e a posio e a representao de Quaderna durante a narrativa a do narrador epopico e rural que conta oralmente uma histria, registrada letra a letra, com os tons de oralidade, pela personagem Dona Margarida, a escriv. E conta a tal epopia a um Corregedor, que questiona, recorta e observa com os tons oficiais e urbanos. Caricaturas em personagens do Brasil Real versus Brasil Oficial, face a face, com suas respectivas figuraes e transfiguraes. Veja o fragmento:

-- E verdade tudo isso? Todas essas roupas fidalgas, essas bandeiras, essas onas, esses acontecimentos estranhos, tudo isso verdade ou estilo rgio? -- Bem, se o senhor quiser, pode imaginar somente uns cavalos pequenos, magros e feios, uma poro de gente suja, magra, faminta e empoeirada, arrastando por aquela estranha Estrada uma poro de velhos animais de Circo, famlicos e desdentados, numa tropa pobre e amontoada. Para mim, porm, somente o facho sagrado da Poesia rgia capaz de dar a medida daquele evento extraordinrio, de carter epopico! [...] (SUASSUNA, 1971, p. 398-399)

O Brasil Real, em tal exemplo, claramente transfigurado pela poesia na tal epopia que ele diz construir. , ento, importante aqui, para entender o castelo potico construdo por Suassuna em seu reino, destacar as caractersticas da epopia, j que o narrador Quaderna se diz um epopeieta. A epopia um poema herico ou sacro, protagonizado por um ou vrios personagens idealizados, que celebra feitos

43 In: Posfcio a MARINHEIRO, Elizabeth A intertextualidade das formas simples (aplicada ao Romance da Pedra do Reino). Rio de Janeiro: 1977. (p.183).

64

significativos de um povo ou nao. Esse gnero literrio foi cristalizado na antiguidade greco-romana, com a Ilada e a Odissia de Homero. As epopias tm em comum, na origem, o carter espontneo, popular e coletivo. Constituam o modo pelo qual as lendas eram normalmente transmitidas, obedecendo ao impulso humano de contar histrias. Em muitas delas, porm, a comear pela Ilada e pela Odissia, parece decisiva a ao final de um nico artista o poeta , que organiza o todo num enredo harmonioso e o transforma em poema de efeito grandioso e caractersticas universais. O estilo, nobre e grandiloqente se prestava exaltao dos fatos narrados, desenredados em cenrios freqentemente monumentais. Batalhas hericas, viagens prolongadas e exticas, presena e ao de seres sobrenaturais. Bem ao estilo de Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna, que se compara durante toda a narrativa a Homero e Euclydes da Cunha, querendo super-los. Segundo Lukcs em sua Teoria do romance, na epopia, enquanto a alma parte em busca de aventuras e as vive, ignora o tormento efetivo da busca e o perigo real da descoberta; nunca se pe em jogo; no sabe ainda que pode se perder e no imagina nunca que lhe necessrio procurar-se. Ser e destino, aventura e acabamento, existncia e essncia so para a epopia noes idnticas. E o Quaderna epopeieta sonha ento um sonho grandiloqente: [...] Meu sonho misturar os Fidalgos ibrico-brasileiros com os Fidalgos brasileiros negrovermelhos, porque a eu mostro que todos os Brasileiros so fidalgos e nossa gloriosa Histria do Brasil uma Epopia da gota-serena! (SUASSUNA, 1971, p. 352) Transparece no fragmento um discurso ideolgico de tom integralista44 que merece crtica. Mas vamos partir pelo vis da poesia por enquanto.

Veja o fragmento do Manifesto Integralista de 7 de outubro de 1932: O nosso nacionalismo O cosmopolitismo, isto , a influencia estrangeira, um mal de morte para o nosso Nacionalismo . Combat-lo o nosso dever [...] E somos contra a influncia do comunismo, que representa o capitalismo sovitico, o imperialismo russo, que pretende reduzir-nos a uma capitania. Levantamo-nos, num grande movimento nacionalista, para afirmar o valor do Brasil e de tudo que til e belo, no carter e nos costumes brasileiros; para unir todos os brasileiros num s esprito: o tapuio amaznico, o nordestino, o sertanejo das provncias nortistas e

44

65

3.4. O Castelo Potico um aspecto da transfigurao

O realismo transfigurado pelas mtricas da poesia a opo por figurar simbolicamente os fatos histricos, documentados e datados da cultura oficial e dos livros eruditos, transformando tais fatos em referncias recobertas por camadas de um imaginrio que s admite a sobrevivncia de fragmentos selecionados, assumindo um estatuto de lenda narrada que projeta o processo histrico num campo alegrico que encaixa esses mesmos elementos histricos no mbito de um essencial definido pelo narrador. No entanto vale lembrar que o sentido do cineasta Glauber Rocha analisado por Ismail em O Sertomar a revoluo, o desejo de histria se resolvendo pela violncia revolucionria, como parto necessrio para superar a misria, o atraso e o subdesenvolvimento. Para Ariano Suassuna, essa imagem do serto mar no se aplica diretamente; o sentido de sua obra tem outro tom, o tom do riso trgico que liberta, que absolve pelo sonho, pela poesia. Para Suassuna, as questes so muito mais voltadas para o que se pode ter de superao esttica, de comicidade e tragdia ambivalentes que servem na arte justamente para impedir essa ao violenta direta. Ento essas figuras histricas que aparecem durante toda a narrativa, tanto da Pedra do Reino quanto de O Rei Degolado, como Antonio Conselheiro e Lampio, por exemplo, que tambm aparecem em Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber, no se pretendem em Suassuna como rigorosas representaes de suas respectivas histrias datadas, seno como figurao simblica de um relato epopico. [...] na Arte, a gente tem que ajeitar um pouco a realidade que, de outra forma, no caberia bem nas

centrais, os caiaras e piraquaras, vaqueiros, cals, capichabas, calungas, paroaras, garimpeiros, os boiadeiros e tropeiros de Minas, Gois, Mato Grosso; colonos, sitiantes, agregados, pequenos artfices de So Paulo; ervateiros do Paran e Santa Catarina; os gachos dos pampas; o operariado de todas as regies; a mocidade das escolas; os comerciantes, industriais, fazendeiros; os professores, os artistas, os funcionrios, os mdicos, os advogados, os engenheiros, os trabalhadores de todas as vias-frreas; os soldados, os marinheiros todos os que ainda tm no corao o amor de seus maiores e o entusiasmo pelo Brasil. Temos de invocar nossas tradies gloriosas, temos de nos afirmar como um povo unido e forte, que nada mais poder dividir [...] (Grifo meu). In www.integralismo.org.br Acesso em 7 de fevereiro de 2007.

66

mtricas da poesia, diz Quaderna quando explica que, apesar de partir da realidade rasa e cruel do mundo, como o professor Clemente (a quem ele atribui o gosto pelo rstico), d tambm razo s transfiguraes do poeta Samuel (a quem ele atribui as transfiguraes quadernescas). Transformao ou transfigurao que evidencia um estilo de relato potico cuja inspirao, em Suassuna, est, como em Glauber, na literatura de cordel. Portanto relativo ao que faz Glauber apenas no que tange estrutura narrativa: transfigura simbolicamente os fatos histricos, admite a sobrevivncia de fatos selecionados, trabalha a dialtica Deus e Diabo, mas cada um dentro do que pretende com a prpria arte. No Romance da Pedra do Reino Quaderna comea dizendo que est preso, mas sua ltima ao da obra que continua em aberto o sonho, um sonho de levar a cultura popular ao mbito erudito Quaderna sonha que est sendo coroado na Academia Brasileira de Letras como Rei da Tvola Redonda da Literatura do Brasil sob as bnos da Igreja e entre Jos de Alencar um romntico e Euclydes da Cunha um realista. Glauber, por sua vez, comea o filme com a referncia messinica, portanto religiosa, de uma representao sebastianista de um Deus Negro e termina com o grito de Corisco o Diabo Louro baleado a queima-roupa por Antonio das Mortes. Mas Manoel, personagem principal que transita pela religio e pela guerra duas formas de fora de revoluo popular foge e segue uma reta pelo serto que no tem fim tambm. O espectador no sabe aonde ele vai chegar, representando uma esperana e uma vontade de vida por meio desse caminho que no acaba. Mas a ltima das imagens o mar: o serto vai virar mar... Representao tambm de um tom inconcebvel, incontrolvel, misterioso, perigoso da vida real emprica. Ento, parece-nos duas obras que terminam ou no terminam porque em aberto com a vontade de libertao. Uma pelo sonho, outra pela revoluo, mas ambos dentro do que h de imaginrio na prpria vida de cada autor.

67

No do cordel (ou folheto), como prefere Suassuna, no entanto, a nica e ltima palavra em sua obra. Ele o cordel representa sim a identificao com o discurso de razes rurais, mas interage todo o tempo com outros discursos de origem urbano-erudita que fazem parte da composio, como, por exemplo, entre outras, as referncias medievais dos clssicos de cavalaria e as tragdias gregas que se deslocam e se multiplicam em importncia durante a construo desse chamado castelo potico, lugar de mltiplas vozes e da busca pelo universal, como no trecho a seguir de O Rei Degolado:

Eu acreditava que, se dissesse certas palavras desconhecidas, a mim sopradas por lagartos desenhados ou entalhados nas pedras pela estranha Raa Cariri, o Lajedo se abriria, no para revelar simplesmente a entrada do Castelo, mas para me abrir seu prprio interior sagrado, onde, vencida a dura crosta cinzenta de granito, eu encontraria, aprisionados por grades de diamante, Arcanjos de quartzo e de cristal-de-rocha, que me revelariam o sentido do Mundo. (SUASSUNA, 1977, p. 80)

O prprio registrar das cantorias e narrativas em formato de cordel como uma voz erudita que encena o popular e depura esse cantar em versos, garantindo a imortalidade do recado. ento a voz do povo mediada por certa erudio que manifestada nessa literatura de cordel, e no a voz do povo ela prpria. A representao desta ao de registro dada na Pedra do Reino por Dona Margarida que, na descrio feita pelo narrador Quaderna, mostra o que , desse ponto de vista, o rstico quando, para alm da eruditizao da escrita, ainda se aceita lapidado pela oficialidade: Ao seu lado [do Corregedor], estava a minha adversria e antiga companheira de viagem, Margarida Torres Martins, loura, distinta e acessvel, sentada com ar virginal e eficiente diante de uma banqueta baixa, onde tinham colocado uma velha e enferrujada mquina de escrever. ento ela que registra o depoimento do narrador Quaderna sob a orientao e mediao constante do olhar Oficial do Corregedor. Real e Oficial em tons machadianos, como veremos a seguir.

68

3.5. O Brasil Real versus o Brasil Oficial: Quaderna, Corregedor, Dona Margarida

As expresses pas real e pas oficial foram criadas por Machado de Assis em crnica publicada no Dirio do Rio de Janeiro, de 29 de dezembro de 1861. Dizia ele que o pas real bom e reserva os melhores instintos e que o pas oficial caricato e burlesco45. Ao descrever o Corregedor personagem oficial na Pedra do Reino , o tom do narrador Quaderna grotesco (caricato e burlesco).
O Corregedor era um homem gordo, moreno, de cabeleira lisa e negra, com astutos olhos de porco implantados numa testa baixa, e com uma crueldade dificilmente dissimulada [...] parecia a cabea de um cruzamento de Catitu com Cascavel [...] eu dizia que o Doutor Joaquim Cabea-de-Porco era uma mistura de caititu com cascabulho [cobras venenosssimas do serto]. (SUASSUNA, 1971, p. 334 - 335).

Segundo Mikhail Bakhtin em Cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento, onde analisa a obra de Franois Rabelais, o realismo grotesco se caracteriza por rebaixar os ideais da alta cultura (de origem clssica, elitista) ao plano terreno e corporal. Valoriza o baixo corporal, os pontos nos quais o corpo se abre ou se liga ao mundo a sua volta. Bakhtin identifica ainda em tal realismo grotesco a ambivalncia regeneradora, ou seja, a capacidade de destruir e reconstruir na mesma ao. Como nas pardias que escarnecem e louvam na mesma medida e nas manifestaes culturais que tm o poder de degradar e elogiar simultaneamente.

45

Na ntegra, o fragmento do artigo de Machado de Assis diz o seguinte: A stira de Swift, nas suas engenhosas viagens, cabe-nos perfeitamente. No que respeita poltica, nada temos a invejar ao reino de Lilliput. No desprezo pelo que nosso, no desdm pelo meu pas. O pas real, esse bom, revela os melhores instintos; mas o pas oficial, esse caricato e burlesco. Citao in Notas do artigo de Idelette Muzart Fonseca dos Santos para os Cadernos de Literatura Brasileira, p. 110.

69

Foi o poeta Carlos Drummond de Andrade que, em texto de 4 capa ao Romance da Pedra do Reino, despertou para as rabelaisiadas do narrador Quaderna. Disse assim: [...] Ler esse livro em atmosfera de febre, febril ele mesmo, com a fantasmagoria de suas desaventuras, que trazem a Idade Mdia para o fundo Brasil do Novecentos, suas rabelaisiadas, seu dramatismo envolto em riso [...] E a, no que Suassuna chegue com Quaderna ao cho de Pantagruel ou Gargantua, mas, dentro dos limites morais cristos, d sim seus tons grotescos obra. Aprofundaremos a medida do riso bakhtiniano mais adiante, porm vamos logo perceber o peso do grotesco em alguns momentos do romance. Momentos que acontecem quando o personagem-narrador est a caminho do encontro com o Juiz-Corregedor para o seu depoimento. um caminho cheio de simbologias que vai do sagrado ao profano e que, no profano, vai ao baixo corporal grotesco. Logo aps ter sado de casa absolutamente perdoado por Pedro Beato, ex-marido de sua mulher Maria Safira, Quaderna v que saiu muito cedo de casa e resolve pegar o trajeto mais longo e mais difcil. Veja o fragmento:

O mais curioso que no me encaminhei para a Ponte, que seria o local mais indicado para passar o tempo, pois ali eu poderia me acolher sombra das pilastras e descansar um pouco. Em vez disso, entrei pelo Beco que fica no oito do Chafariz, demandando o trecho de beira-rio [...] aquele um lugar imundo, que servia h tempo de monturo e depsito de lixo [...] Do cais desce uma ladeira at o leito do rio, l embaixo; e o terreno dessa ladeira coberto de lixo, velhos chifres de boi, pedaos de couro apodrecido, cascos, costelas e caveiras, pois o Matadouro logo ali perto, tambm beira do rio. Assim, s se explica que eu me dirigisse para l por alguma razo obscura, pela perturbao em que me encontrava, porque realmente um lugar repugnante. (SUASSUNA, 1971, p. 324 - 325)

Em tal caminho repugnante ele encontra Eugnio Monteiro, irmo de um amigo, que descrito como algum de corpo forte e gorda nuca. Algum que s vestia roupa preta, chapu duro e abaulado, era entroncado, moreno, calvo, de barba raspada mas fechada, e que andava perto dos cinqenta anos. Era ele que sabia de uns crimes estranhos nos quais pelo menos trs padres eram encontrados mortos. Tal homem

70

cumprimentou Quaderna assim: O Diabo, Quaderna! e apontou na direo de uns cachorros que disputavam carnia:

-- Sabe o que que eles esto disputando? -- No! Deve ser algum pedao de carne que trouxeram do Matadouro e largaram por a! -- Bem, voc tem certa razo. Que um pedao de carne, , e que passou por um matadouro, passou, se bem que no pelo Matadouro em que voc est pensando! Aquilo, Quaderna, um menino recm-nascido, morto, que foi abandonado a, hoje de madrugada! Horrorizado, olhei de novo para l, e vi, realmente, algo que parecia um boneco flcido e esbranquiado, lvido, puxado praqui e prali pelos dentes e patas dos cachorros. Eugnio deu uma espcie de risadinha, satisfeito pela impresso que, afinal, me causara. E continuou: -- O menino nasceu h poucas horas. filho daquela moa que, segundo diziam, ia casar com o tal do Gustavo Moraes, filho do usineiro ricao do Recife que, ningum sabe por qual motivo, veio comprar terras e minas aqui. Gustavo deve ter emprenhado a moa, que pariu esta noite. A me dela [...] matou o menino. -- Matou? falei, recuando um pouco. -- Sim, matou! V l e olhe, Quaderna: a moleira do menino est afundada, como se algum tivesse enfiado o dedo nela at matar o coitadinho! Agora, lhe pergunto: que que voc vai fazer? -- Eu? Nada! Nem fui eu que emprenhei a moa, nem fui eu que matei o menino, nem fui eu que achei o corpo! [...] Naquele momento, lembrei-me de que Maria Safira sonhara comigo como se eu fosse um Diabo apalhaado e ridculo; e no pude me impedir, tambm, de pensar que o prprio Eugnio era um Diabo, um Diabo vestido de preto, grosso, entroncado e de chapu-coco. Tinha certeza de que suas botinas pretas escondiam um p de cabra e de que, se ele tirasse a bcora, apareceria em sua testa um par de chifres retorcidos e grotescos. Senti um profundo desgosto de ser quem era e de viver como vivia. Mas no disse nada. Rodando nos calcanhares, dei-lhe as costas e sa. (SUASSUNA, 1971, p. 330 - 331)

Logo em seguida, para continuar ao tom grotesco do caminho, Quaderna encontra Maria Safira, sua possessa mulher de olhos verdes, que provoca uma ao profana em ambiente sagrado. Parece-nos, ento, que a tambm, no folheto chamado A Confisso da Possessa, tal rabelaisiada ocorre:
Ali, antes de eu me dirigir finalmente Cadeia, ainda teria que acontecer outra cena estranha [...] Foi que, na esquina da Rua Grande com o Beco da Prefeitura, uma mulher, Maria Safira, estava espreita, esperando-me. Depois que notou que eu a tinha visto, fezme um aceno com a cabea em direo Matriz, deu-me as costas, cruzou o largo deserto e comeou a subir a ladeira da Igreja [...]. Baixei a cabea, cruzei o largo, subi a ladeira e entrei na Igreja [...] vi que o Padre Renato, sonolento, quase cochilando, estava sentado no confessionrio, com Maria Safira ajoelhada, sussurrando seus pecados estranhos ao ouvido dele. Ela j me dissera que fazia confisses propositadamente

71

incompletas, deixando escapar, porm, de vez em quando, coisas inconfessveis, destinadas unicamente a perturbar o velho e honrado padre. [...] De repente, porm, notando que eu a olhava, apoiou-se somente com o brao esquerdo na borda de madeira da grade do confessionrio e, com a mo direita, desabotoou a blusa, puxando para fora o belo peito branco, que me exibiu agressivamente. Depois, baixando a mesma mo, pegou o vestido pela orla inferior e ergueu-o. Fascinado, vi que ela estava nua, sob o vestido. Dali dava para eu ver perfeitamente as coxas e o belo ventre, com o selvagem tufo de plos sobressaindo embaixo. (SUASSUNA, 1971, p. 333)

Aqui diremos que , nessa medida grotesca, que Suassuna trabalha esses conceitos Oficial e Real na Pedra do Reino. Diz ele: Eu nasci e fui criado no Brasil Oficial, sou branco e rico, mas no tenho culpa disso no. Divulgo e olho para o Brasil Real por onde passo e de onde estiver.46 O sertanejo , por sua vez, a parte desse Brasil Real que para Suassuna a rocha viva47 da civilizao brasileira. a Pedra de Joo Cabral, a carnadura concreta que entranha alma. que cada vez que o Brasil Real ergue a cabea, diz Suassuna, o Brasil Oficial vem e corta. Assim aconteceu em Canudos, assim na guerra do Contestado, assim tambm nas favelas urbanas. Portanto, ao contrrio do que se pode inicialmente imaginar, falar do Brasil Real no s falar do Brasil rural; e falar da cultura brasileira popular tambm no s falar da terra e do serto. tambm falar da terra e do serto. E nesse recorte sertanejo que Suassuna fala, porque essa terra sertaneja que ele escolhe em sua obra serto com geografia especificada em sua Pedra do Reino: o serto que ele conta o serto do Cariri, entre Pernambuco e Paraba, seguindo, segundo o narrador Quaderna, no mximo at o Rio Grande do Norte. Ento, inclusive quando neste estudo falamos sobre as influncias dos pastoris e bumbas-meu-boi do Nordeste, lem-se aqueles que ocorrem nessa regio especfica. esse o imaginrio que escolheu da janela do seu gabinete.

46 47

In Aula-espetculo no projeto Interculturalidades. Teatro da Universidade Federal Fluminense. Outubro de 2005.

Expresso tirada por Suassuna de Os sertes de Euclydes da Cunha. Para ilustrar a idia de que o sertanejo um forte, Euclydes da Cunha cria a metfora da rocha viva. Na poca em que escreveu Os Sertes Euclydes estava em So Jos para reconstruir uma ponte que havia tombado e acabou encontrando uma base muito firme para essa reconstruo: o granito. A partir da desenvolve uma correlao entre a pedra e o homem do serto.

72

Foto do serto de So Jos do Belmonte, entre Pernambuco e Paraba, onde est a Pedra do Reino.

O Reino de Suassuna entre Pernambuco e Paraba.

Ento, nesse Brasil Real h a transfigurao potica dos cantadores, dos repentistas, dos reis, rainhas e fantasias das cavalhadas e carnavais. Carnavalizao que, ainda na voz de Quaderna, o protesto do sonho contra a injustia. Poesia que possvel na arte e na literatura.

[...] Cada vez se enraizava mais, em mim, a deciso de tornar embandeiradas e cheias de chuviscos prateados as pardas, miserveis e sangrentas aventuras da Pedra do Reino, tornando-me Rei sem degolar os outros e sem arriscar a minha garganta, o que somente a feitura do meu romance, do meu Castelo perigoso e literrio, possibilitaria [...] (SUASSUNA, 1971, p. 198)

73

Esse trnsito entre o Real e o Oficial claramente grotesco para o autor. Mas, para alguns leitores, quando Machado estabelece essa diferena entre Brasil Real e Brasil Oficial, a questo inquietante ser a seguinte: o Brasil Real estabelecido pela pobreza? E o Brasil Oficial pela riqueza? Isso quer dizer que, ao levantar a cabea, o Brasil Real quer se transformar em Brasil Oficial e, no momento em que no tem a cabea cortada, nele mesmo, Oficial, que o Real se transforma? possvel arriscar um argumento, pelo menos do ponto de vista das manifestaes artsticas, traduzindo48 o que Machado considera Real palavra de significao complexa, afinal de contas o que existem so figuraes do real, e no o real ele mesmo para espontneo. A figurao adotada para esse Real, ento, passa a ser aqui o das manifestaes espontneas, democrticas, at mesmo cnicas, coloridas e poticas que independem da estrutura fechada, burocrtica das metodologias educacionais e da cultura de massa impostas pela erudio do Brasil Oficial. Se bem que, paradoxalmente, da janela de seu gabinete, sob lentes oficiais, que Suassuna olha e homenageia esse Brasil Real. Mas isto, vamos decifrando aos poucos. Por enquanto, diremos que tal espontneo tambm aquela reivindicao do sonho a que sugere Suassuna na voz do narrador. Diz Quaderna em O Rei Degolado: [...] Ao agir assim, como protesto, e no por desejo de fuga que o fazemos. Com isso, protestamos contra a feira, a maldade, a misria e a injustia. E assim que o pardo e triste mundo cotidiano vira-se no Mundo, no Reino [...] (SUASSUNA, 1977, p. 87) H ento um exemplo disso, que foge um pouco dos exemplos dele, para que o mesmo grupo de leitores inquietos no ache que ao falar disso diz-se que o espontneo da cultura brasileira apenas o que se encontra no Brasil Rural, esquecendo do urbano ou em detrimento deste. Ento, de onde um compositor como Cartola, compositor carioca, pobre, morador do morro da Mangueira, que pouco leu ou freqentou as escolas oficiais, tira inspirao para escrever coisas como [...] As rosas
48

Vale lembrar que traduo sempre uma traio com pontos de silncios e impossibilidades.

74

no falam/ Simplesmente as rosas exalam/ O perfume que roubam de ti [...]? De sua prpria experincia, da interao que consegue com a prpria vida, da transfigurao de sua prpria realidade urbana, pobre, da favela. Ento a cultura popular a estetizao da pobreza? Ao acabar a pobreza acaba tambm a cultura popular? No. Porque, mesmo que parea, a cultura popular no consegue ser limitada como esttica da pobreza nem rotulada em nenhum outro estojo de definio. Definir limitar. E ela, na modernidade, mostra as mais diversas expresses que interagem umas com as outras como num mosaico ou mesmo num caleidoscpio de referncias. E Ariano Suassuna, como mais uma voz, grita aquele tom da cultura popular nordestina por intermdio de sua obra, transfigura essa realidade escolhida e homenageia o tom arcaico sertanejo diante da correria moderna (assim como os romnticos). , alis, importante destacar que a palavra arcaico traz em sua etimologia o prefixo Arch, que o princpio original. arcaico aquele que busca descobrir a realidade primordial, assim como o poeta da idade de ouro grega, conhecida como Arcdia, que desenvolveu trs aspectos da funo potica: organizao, conservao e criao. Arcaico no tem, portanto, nesse caso, significao to pejorativa quanto se imagina. a lente da poesia em Suassuna. H a o elogio da poesia rcade, portanto aquela que faz de um simples mortal o igual do rei. O arcadismo nos remete noo do fantstico, do sublime e do divino em sua forma mais pura. Suassuna, no entanto, comete seus excessos por um discurso de tom afetivo encontrado tambm nas referncias barrocas. Alfredo Bosi diz que a arte barroca transita pelo mundo dos afetos de modo a camuflar a percepo ntida.

O Serto [...] o mundo, que o homem tem que decifrar, para dar-lhe aquilo que ele no tem por si s, um sentido. a esfinge a resolver, a Ona a domar, mesmo sabendo que essa fera, bela como seja, hostil e feroz, e terminar por nos despedaar com suas garras. (SUASSUNA, 1961, Encantao de Guimares Rosa, p. 84, In: M Aparecida Lopes Nogueira Ariano Suassuna, o Cabreiro Tresmalhado, p. 45).

75

Ariano, com sua esperana posterior agonia, afirma ainda que essa agonia s no o leva ao desespero porque transfigura a realidade. Trgico e cmico so portanto faces do mesmo signo (do palhao em picadeiro). Quaderna em O Rei Degolado destaca, em tom barroco e grandiloqente medieval, o valor que tem a palavra pedra em sua obra. Diz ele que quem ouve a sua histria, ao ouvir Trinta, deve saber que, mais que um simples nmero, Trinta o nome de uma revoluo gloriosa, sangrenta e terrvel para o sertanejo e para Suassuna, que perdeu o pai por ela; ao ouvir Princesa, deve tanto evocar uma mulher coroada como a pica cidade sertaneja no alto de uma serra pedregosa. Ao ouvir um galope, ou ouvir a descrio de um telegrama, deve ter a dor intranqila de quem sabe quantas vezes foram trazidas assim, em telegrama a cavalo, notcias de trucidamento e morte que desencadeavam a mais profunda dor nas famlias do serto. Deve, enfim, ler cada palavra como a palavra-pedra entranhada de alma e dolorida de fala que Joo Cabral de Melo Neto descreve: Da porque o sertanejo fala pouco: as palavras de pedra ulceram a boca e no idioma pedra se fala doloroso; o natural desse idioma fala fora. (JOO CABRAL, Educao pela pedra, 1965, p.8) Suassuna entremostra ento o homem sentimental do terico espanhol Miguel de Unamuno em seu Sentimento trgico da vida:

O homem, dizem, um animal racional. No sei por que no se disse que um animal afetivo ou sentimental. Talvez o que o diferencie dos outros animais seja muito mais o sentimento do que a razo. Vi mais vezes um gato raciocinar do que rir ou chorar. Talvez chore ou ria por dentro, mas por dentro talvez tambm o caranguejo resolva equaes de segundo grau. Assim, o que mais se deve importar num filsofo o homem. (UNAMUNO, 1913, p. 3).

Chegamos, ento, no prximo captulo, ao Circo Suassuna, estrutura da obra, na qual, por intermdio da mscara quadernesca, veremos as medidas estticas das personagens da Pedra do Reino.

76

4. A Pedra do Reino no debate cultural do pas O Romance da Pedra do Reino e o prncipe de sangue do vai-e-volta comeou a ser escrito em 1958 e foi lanado em 1971. Ento, para situ-lo no debate cultural do pas, preciso destacar que sua produo ocorreu num perodo dos mais conturbados de nossa histria: os anos 60 e incio dos 70. Perodo mais duro do regime militar no Brasil, conhecido como anos de chumbo. Nessa poca, movimentos sociais de massa, estudantis e de esquerda foram calados fora. nesse cenrio que Suassuna lana as bases do seu Projeto Armorial, colocando-se como um projeto diferente tanto dos grupos que propunham uma arte politicamente engajada a exemplo do Teatro de Arena e do Centro Popular de Cultura (CPC) quanto dos grupos ligados vanguarda e ao experimentalismo, como os neoconcretistas e os tropicalistas. Por conta disso, Suassuna foi muito criticado e identificado com o iderio do regime militar, j que a poltica cultural do Estado buscava naquele momento justamente essa imagem integrativa do pas por meio da eliminao de barreiras entre o popular e o erudito para que houvesse em certa medida controlvel, uma identidade nacional conciliadora das diferenas. Tal crtica talvez no seja infundada quando percebemos no Romance da Pedra do Reino o encontro desse popular-erudito em toda a narrativa, como j viemos delineando desde o incio deste estudo. Na prpria capa do livro49 h a representao do duelo entre o professor Clemente e o filsofo Samuel, mestres do narrador Quaderna e de ideologias opostas. Tal ilustrao, em que se percebe que cada um segura um penico ponto em que o riso popular chega em cambalhota , rodeada por uma carta de baralho onde constam todos os naipes. Veja ilustrao:

49

Utilizamos para a nossa anlise a 5 edio do Romance da Pedra do Reino e o prncipe do sangue do vai-e-volta lanada em 2004 pela Editora Jos Olympio.

77

Se por um lado h um discurso de conciliao de contrrios, h tambm, quando vemos a representao de uma carta de baralho onde constam todos os naipes, a inteno de dizer que a obra literria (e tambm a arte como um todo) transita por todos os discursos sem querer prender-se a nenhum. Por isso Suassuna, ao que nos parece, , para alm das crticas, algum que sabe habilmente, como esse pretendente a intelectual mediador, trazer a sua cultura nordestina ao foco, sem arriscar a garganta, dito assim, palavra por palavra, na voz do narrador Quaderna, e ainda, em outro momento, entremostra que reconhece que esse tipo de ao gera muitas crticas. Veja fragmento de A Pedra do Reino:
Sa para a calada, enceguecido ao mesmo tempo por minha m viso e pelo terrvel sol sertanejo, que fulgurava nas pedras e nos cristais do cho, quela hora zodiacal (...) Deixando a calada, comecei, agora como um desafio, a caminhar pelo meio da rua, hbito que sempre tive e que sempre foi alegado, na Vila, como um dos argumentos mais definitivos contra o meu carter. (SUASSUNA, 1971: p. 320 - 321).

Bem lembra Idelette Muzart-Fonseca dos Santos que resumir a Pedra do Reino seria como destru-la, pois a obra composta por todas essas idas e vindas, lirismos e comicidades, debates polticos e filosficos, mltiplas citaes, aluses e referncias 78

histricas e literrias que so contadas por um narrador que se diz Rei do Quinto Naipe do Baralho, o coringa. Voltando ao criador Suassuna, este acompanhou os tons oficiais do contexto poltico da poca apesar de, em seu discurso, mostrar ou transfigurar o seu Brasil Real (armorial). Paradoxal sempre e com a fala simptica e conquistadora. Vejamos fragmento do jornal O Globo do Rio de Janeiro, de 6 de agosto de 2006, quando ele mesmo explica essa questo:

... Ariano Suassuna, que na dcada de 60 no se aliava politicamente ao ento governador Miguel Arraes por detestar o marxismo, ainda tem crticas doutrina. - Eu realmente no apoiava Arraes, devido sua ligao com os marxistas, que naquela poca eram intolerantes e dogmticos. Eram os tempos do stalinismo e, quando eu falava mal do imperialismo americano, eles batiam palmas. Quando dizia que a Unio Sovitica estava fuzilando os intelectuais, eles diziam que eu estava vendido ao ouro americano. Sempre fui de esquerda, mas nunca fui nem serei marxista. (p.13)

Essa intolerncia ao marxismo se explica pelo tal excesso do homem emocional de Miguel de Unamuno na fala de Suassuna: A emoo , para a Arte, to fundamental quanto a reflexo [...], diz ele. [...] Shakespeare, que no tinha medo do choro nem do riso, [...] trata de poltica sem fazer teatro poltico [...] (SUASSUNA, 1973, p.158). E tal impresso tambm se explica pelo enfoque de sua religiosidade, que no permite nenhuma ao ou ideologia que no creia na existncia do Deus cristo. Sua posio e ao poltica ficam claras em correspondncia que escreveu ao poeta Manuel Bandeira em 1956. uma carta de agradecimento pelo fato de Bandeira ter liberado o poema Cotovia para ser musicado por um instrumentista e compositor do Quinteto Armorial. Data de 19 de novembro de 1956. Ento, em meio ao assunto, ele diz assim:

[...] Aproveito a oportunidade para mandar-lhe meu abrao pelo poema que voc publicou sobre a espada de ouro de Lott. Coisa rara uma pessoa que tem essa coragem, principalmente na atual situao. O poema foi uma pancada terrvel, ao mesmo tempo na cupinchada, na vaidade do general e na lei de imprensa, principalmente partindo de quem partiu. Isso sem se falar nas qualidades do poema em si: nunca pensei que um poema de combate como aquele pudesse ficar to grande. Grande lio para os poetas novos e comunistas ou para-comunistas, que vivem tentando isso h anos e nunca fizeram nada que se aproveitasse. Quanta tinta gastaram acusando nossos maiores, voc e Drummond, de reacionrios, indiferentes, etc. Agora o reacionrio que vem ensinar a eles como que se faz o que eles queriam fazer e no conseguiam. Digo isso porque o

79

ato da espada foi realmente lamentvel. [...] Assim, acho que, apesar de todos os defeitos cupinchada, vaidade do lder, pelegada rondando de longe, espada de ouro, etc. melhor apoiar, por enquanto, dentro de tudo isso, uma certa corrente nacionalista e popular que apesar de tudo existe em torno de Lott: talvez mais adiante isso torne possvel um socialismo sem tirania poltica e sem atesmo que possa substituir as mentiras e maldades do comunismo e do capitalismo [...] em todo caso, daqui muito difcil julgar o movimento poltico e posso estar errado [...]

Portanto um socialismo cristo, sem atesmo, mas tambm sem ditadura. Alm, claro, da defesa da corrente nacional popular a qual estamos tentando mostrar e mediar as fragilidades. E assim na voz do narrador Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna. Ele tem a fala inserida num contexto tambm conturbado: dcada de 1930 a trama se passa entre 1935 e 1938, em pleno Estado Novo50, era Vargas transparece um Suassuna que define a sua forma de luta: usa de seu riso, de seu castelo potico para falar tambm das questes sociais do Nordeste Nordeste, no entanto, do seu recorte Armorial, delimitado claramente na obra:

[...] Era um decreto da Providncia Divina, que desejava fixar os Ferreira-Quadernas exatamente na fronteira das duas Provncias mais sagradas do Imprio do Brasil, a Paraba e Pernambuco, s quais somente o Rio Grande do Norte pode ser ajuntado em absoluto p de igualdade. Delineavam-se assim, aos poucos, as fronteiras do nosso Imprio da Pedra do Reino, cortado pelos sete Rios sagrados e integrado por seus sete Reinos tributrios. (SUASSUNA, 1971, p. 71)

sua esttica que nos impressiona, pela riqueza e criatividade de tal transfigurao que pesa, desconstri e ri de cada crtica ou tom ideolgico. Vemos que, trazendo no prprio nome a vaidade, as armas do serto e a capacidade da transfigurao potica e do riso da absolvio, Quaderna pretende construir a sua obra popular-erudita numa dcada de 1930 em que, segundo Antonio

50

O perodo autoritrio que ficou conhecido como Estado Novo teve incio no dia 10 de novembro de 1937, com um golpe liderado pelo prprio presidente Getlio Vargas, e apoiado, entre outros, pelo general Ges Monteiro. Para que ele tivesse xito, foi preciso eliminar as resistncias existentes nos meios civis e militares e formar um ncleo coeso em torno da idia da continuidade de Vargas no poder. Esse processo se desenvolveu principalmente ao longo de 1936 e 1937, impulsionado pelo combate ao comunismo e por uma campanha para a neutralizao do ento governador gacho Flores da Cunha, considerado, por seu poder poltico e militar, um obstculo ao continusmo de Vargas e consolidao de um exrcito forte, unificado e impermevel poltica.

80

Candido em seu ensaio A Revoluo de 30 e a cultura, foram anos de engajamento poltico, religioso e social. Diz ele que houve nos anos 30 uma espcie de convvio ntimo entre a literatura e as ideologias polticas e religiosas.

[...] trao interessante ligado s condies especficas do decnio de 1930 foi a extenso das literaturas regionais e sua transformao em modalidades expressivas cujo mbito e significado se tornaram nacionais, como se fossem co-extensivos prpria literatura brasileira... naquela altura o catolicismo se tornou uma f renovada, um estado de esprito e uma dimenso esttica. (CANDIDO, 1989, p. 187)

A escolha histrica de Suassuna, para alm do fato amplamente difundido de que em sua Pedra do Reino h a dimenso de superao da morte de seu pai ocorrida em 1930, e que ele estetiza na obra uma voz que se ope ao desenfreado crescimento urbano da poca, essa escolha implica um projeto ideolgico que encontra tanto a sua dimenso religiosa catlica quanto a busca da pureza da cultura popular modernista em Mrio de Andrade, por exemplo. O prprio Antonio Candido afirma, no mesmo

ensaio, que so os decnios de 1930 e 1940 que assistem consolidao e difuso poltica modernista e tambm produo madura de nomes como Mrio de Andrade. Portanto o panorama histrico da trama de 1935 a 1938 traz tambm essa dimenso ideolgica do Manifesto Armorial que, como j dissemos, encontra o modernista andradiano. Para uma avaliao mais clara desse encontro Mrio-Suassuna vale trazer, da nota de rodap (p. 24) para o centro do estudo, um ponto da anlise feita por Gilda Melo e Souza sobre o Macunama de Mrio de Andrade e ento construir um paralelo com o que se disse at agora sobre a Pedra do Reino. No h aqui, claro, pretenso nenhuma de esgotar tal comparao, mas apenas a inteno de apontar exemplos desse encontro to mencionado at aqui. Assim, Gilda percebe no Macunama de Mrio, algumas caractersticas que tambm so claras na Pedra de Suassuna. Entre elas, a simbologia da pedra, por exemplo, ncleo da narrativa central tanto de um quanto de 81

outro romance: Quaderna transfigura a dupla pedra de So Jos do Belmonte em castelo potico, Pedro (de pedra) Diniz Ferreira-Quaderna e Macunama sai em busca da Pedra Muiraquit. Pedra como castelo e como reino em Suassuna, pedra como fora, como esperana em Mrio. Segundo Cmara Cascudo, a Muiraquit artefato de jade, que se tem encontrado no Baixo Amazonas, especialmente nos arredores de bidos e nas praias, entre as fozes dos rios Nhamund e Tapajs, a que se atribuem qualidades de amuleto. Segundo uma tradio ainda viva, o Muiraquit teria sido presente que as amazonas davam aos homens em lembrana da sua visita anual. Conta-se que para isso, nas noites de lua cheia, elas extraam as pedras ainda moles do fundo do lago em cuja margem viviam, dando-lhes a forma que entendiam, antes de ficarem duras com a exposio do ar [...] (CMARA CASCUDO, Dicionrio do folclore brasileiro, p.509). A utilizao da pedra como imagem central, parece-nos referncia de busca de identidade. A geologia explica que os elementos que compe os minerais fazem parte da matriaprima da Terra, cuja estrutura est em contnua mudana h 4,6 bilhes de anos. Essa matria-prima se solidifica de formas diferentes, dependendo das variaes climticas. Ento cada pedra diferente, cada uma traz uma identidade vinculada terra e ligada ao clima que a solidificou. Logo, pedra smbolo de memria, fora de identidade.

4.1 Dom Pedro Dinis Ferreira Quaderna: letrado, trovador, cangaceiro, palhao

A Pedra do Reino apresentado como o primeiro romance armorial brasileiro e diz-se da palavra armorial que relativa armaria, aos brases, que por sua vez so insgnias ou distintivos de famlias ou pessoas nobres, alm de designar tambm os escudos das armas. V-se, pela prpria significao da palavra, que Suassuna usa sua obra como arma de transfigurao do popular nobreza. E v-se ainda que na estrutura do romance, os personagens centrais Quaderna, Clemente e Samuel, Tia 82

Filipa e o Cantador Joo Melchades, Dona Margarida e o Corregedor so cada um como que a transfigurao de uma tenso ideolgica que interage com o prprio Movimento Armorial que nos parece representado principalmente no personagem central, o narrador Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna. Quaderna traz no prprio nome esse encontro popular-erudito. Podemos ler o poeta-escrivo, acadmico, ex-seminarista e astrlogo Dom Pedro Dinis FerreiraQuaderna como uma referncia e uma unio entre:

A) O letrado:

Dom Pedro II entrou para a histria como o monarca intelectual; se bem que Quaderna se diz Dom Pedro IV, e no o II, que em sua irnica cambalhota um impostor. Nesse sentido d fora ao Pedro IV, que remete ao Imprio Mtico de Dom Sebastio, e ao mesmo tempo ao Pedro IV em que se transformou o I quando voltou para Portugal na tentativa de unir as duas coroas Brasil e Portugal. Essa alis uma tentativa explcita de mostrar as influncias ibricas na cultura popular e de como essas duas culturas podem se unir. Quaderna diz que, ao se tornar rei de sua Pedra do Reino, sua coroa de ouro e de couro, como na figura abaixo:

83

B) O trovador:

tambm Dom Dinis, monarca trovador e poeta. Durante a narrativa, possvel perceber que sua Tia Filipa, religiosa e rendeira, e seu padrinho de crisma, o Cantador Joo Melchades, o chamam de Dinis. Diferente da maioria das personagens que se referem a ele como Quaderna. Isso transparece o tom da infncia do narrador na Fazenda da Ona Malhada. Criado, aps a morte da me, por uma artes e um cantador, tratado pelo nome que mais se enquadra nesse imaginrio.

C) O cangaceiro:

E Ferreira, parece-nos como referncia a Virgulino Ferreira da Silva o Lampio, referncia do cangao que simboliza, ao mesmo tempo, a coragem e o sangue. Sangue em Lampio vinculado superao de morte dos seus antepassados, assim como acontece com Quaderna e com seu prprio criador Suassuna. Vale destacar que no serto, a violncia armada, principalmente poca de Lampio e de Quaderna, era prtica recorrente que orientava o comportamento dos seres humanos em todos os nveis. Assim, estmulos como o fanatismo religioso, o coronelismo, a vingana familiar e o nepotismo, o assassinato de adversrios polticos, a corrupo eleitoral eram prticas rotineiras que desencadeavam guerras, rebelies e revolues. Quaderna em seu depoimento-memorial destaca a Guerra de Princesa na Paraba, as rebelies de Pedra Bonita, Canudos e Contestado. Disse ter querido esquecer a participao de seu av no episdio sebastianista sanguinrio de Pedra Bonita, at o dia em que ouviu o sermo do padre Daniel pregando que todos ns ramos assassinos de Jesus Cristo. Transparece a a religiosidade da absolvio. Uma absolvio religiosa que encobre as armas e o

84

sangue. Lembramos aqui da Cavalgada Moura que chegou a Tapero e que foi um dos motivos do inqurito a que Quaderna foi submetido. Nela havia um frei Simo que era frade-cangaceiro e por baixo do hbito usava guarda-peito e gibo, um cinturo sertanejo de sola, cartucheira e talabartes atulhado de balas; assim como trazia s costas um mosqueto atravessado. (SUASSUNA, 1971, p.40) Sagrado e profano, morte e absolvio nesse mesmo arqutipo. Absolvio tanto pelo sangue quanto pela religio. Por Deus ou pelo Diabo, lembrando o filme de Glauber Rocha ao qual nos referimos anteriormente. Alm disso, de Tia Filipa, o narrador-personagem Quaderna ouvia histrias no sobre Virgulino, mas sobre Jesuno Brilhante; dizia ela que ele era o mais corajoso e cavaleiro do Serto, um cangaceiro muito diferente desses cangaceiros safados de hoje em dia, que no respeitam mais as famlias. (SUASSUNA, 1971, p.90) E Quaderna repassava a admirao para todos os outros cangaceiros no que se referia a coragem de enfrentar morte cruel e sangrenta. (Idem, p. 90-91). E assim Quaderna tem no nome a referncia do cangaceiro-letrado Lampio, que mata para vingar a famlia; e tem na formao por meio de Tia Filipa a referncia de Jesuno Brilhante, conhecido como o cangaceiro gentil-homem, o bandoleiro romntico, espcie matuta de Robin Hood, adorado pela populao pobre, defensor dos fracos, dos ancies oprimidos, das moas ultrajadas, das crianas agredidas. Em diferentes momentos da narrativa, Quaderna se define como algum entre Deus e o Diabo, salvo pela poesia, errante pelos folhetos que o impediam de colocar sua mo em armas, a no ser transfiguradas. Na infncia, quando apresentado aos cordes Azul e Encarnado do pastoril, se depara pela primeira vez com uma representao do que pode ser tanto do sagrado quanto do profano o Cordo Encarnado. que Tia Filipa, ao torcer pelo Cordo Azul (de Nossa Senhora), tenta convencer Quaderna de que o Encarnado era coisa do Diabo.

85

No entanto, Quaderna j tinha ouvido falar que o Encarnado era representao de Jesus Cristo:
Espantei-me de que uma cor s, o Vermelho, pudesse ser, ao mesmo tempo, do Cristo e do Diabo. S depois de adulto, aprofundando meus conhecimentos religiosos e astrolgicos e estudando o Catolicismo da Pedra do Reino, foi que descobri que essa noo profunda, zodiacal e estrelar! (SUASSUNA, 1971, p. 91)

D) O Rei e o Palhao em quatro pilares da alma:

Parece-nos que, em sua literatura, Suassuna canta, dana, critica e aponta sim, mas na voz de Quaderna ele explica: Entretanto, desse relato que depende a minha sorte e ningum to fantico a ponto de fazer Literatura em troca de cadeia. Devo ser exato: e infelizmente, no mesmo instante em que consigo arrumar tudo, tenho que desarrumar tudo de novo. (SUASSUNA, 1971, p. 51) ento a cambalhota do palhao que nos remete diretamente ao ltimo sobrenome do narrador, Quaderna, palavra que designa todo objeto que se sustenta em quatro pilares; parece-nos relao direta com o que Suassuna considera a alma humana. Diz ele, como j vimos, que o homem se divide em quatro vertentes: o rei, o profeta, o poeta e o palhao. O rei se complementa com o profeta, o poeta com o palhao. O rei tem a o tom e o peso da vaidade imperial, mas tambm da realidade emprica. O rei se vincula realeza do imprio ibrico, do patriarcado rural a que pertence Suassuna, mas traz, ao mesmo tempo, o peso do real emprico, do trgico, do sangue, da fome, da terra seca do serto. Por esse vis, o rei se complementa ento com o profeta que, se por um lado remete religiosidade do serto que forte e ambivalente, que perpassa Deus e Diabo, bem e mal, sagrado e profano, tem tambm por outro lado a crena em uma Nossa Senhora eternamente compadecida, que absolve, que intercede, e a crena nos mitos que remetem a esperana da vinda de um

86

So Sebastio (de influncia ibrica) que liberta da fome, que liberta da pobreza. Mas, ainda quanto relao rei-profeta, pode haver uma vaidade de quem prediz um futuro, de quem tenta, portanto, ter o controle pelo poder e pela transcendncia. Neste ponto, quase que de interseo com o rei-profeta, parece-nos, o poeta traz o tom do sonho e da transfigurao esttica da realidade emprica. Diz Quaderna: Eu me recuso a me meter em matanas e morrncias na vida; na literatura isso no faz mal a ningum! ponto em que o palhao o mediador do trgico e do cmico da vida. Portanto, diz ele, quando o rei e o profeta pesam nos ombros, o poeta e o palhao do uma cambalhota.

[...] No hemisfrio Rei eu coloco tudo o que h de mais elevado e nobre. Se a pessoa exacerbar o hemisfrio Rei, ela cai numa excessiva crueldade, torna-se uma pessoa autoritria. [...] o hemisfrio Palhao que equilibra o hemisfrio Rei, e isso se d atravs do riso. 51

Um riso que se explicita quando Quaderna se apresenta como Rei do Quinto Naipe do Baralho, como veremos a seguir.

51

In entrevista aos Cadernos de Literatura Brasileira, n 10, novembro de 2000, p. 29.

87

5. O memorialista Quaderna Rei do Quinto Naipe do Baralho

O narrador Quaderna se apresenta assim:

Sou o mesmo Dom Pedro IV, cognominado O Decifrador, Rei do Quinto Imprio e do Quinto Naipe, Profeta da Igreja Catlico-Sertaneja e pretendente ao trono do Imprio do Brasil. Por outro lado, consta na minha certido de nascimento ter nascido eu na Vila de Tapero. por isso, ento, que pude comear dizendo que neste ano de 1938 estamos ainda no tempo do Rei, e anunciar que a nobre Vila sertaneja onde nasci o palco da terrvel desventura que tenho a contar. (SUASSUNA, 1971, p. 33)

Na prpria apresentao, Quaderna j transparece a ideologia unificadora e universalizadora da cultura Armorial um tom nacionalista-religioso que destaca as razes ibricas quando se diz Rei do Quinto Imprio. A profecia do Quinto Imprio surge em Portugal com contornos msticos. Autores como padre Antonio Vieira e Fernando Pessoa mesclaram-na com as Profecias de Dom Sebastio. Idia messinica, o Quinto Imprio reservava para a coroa portuguesa, sob o comando de Dom Joo IV, o destino providencial de continuar os quatro grandes imprios da Antiguidade na Amrica. Ento, como vimos, quando Quaderna se assume Dom Pedro IV, filho de Dom Joo IV, transparece o vnculo idia nacionalista religiosa do Quinto Imprio. E esse o tom que tambm se encontra na Cavalgada Moura descrita em A Pedra do Reino e que traz a Tapero o Prncipe do Cavalo Branco, personagem que remete a Dom Sebastio. A trama que envolve a famlia do narrador Quaderna em O Romance da Pedra do Reino inspirada em um episdio ocorrido no sculo XIX, no municpio sertanejo de So Jos do Belmonte, a 470 quilmetros de Recife. Ali, em 1836, uma seita tentou fazer ressurgir o rei Dom Sebastio, transformado em lenda em Portugal depois de desaparecer na batalha de Alccer-Quibir, quando tentava converter mouros em cristos no Marrocos. Sob o domnio espanhol, os portugueses sonhavam com o retorno do rei que restauraria a nao usurpada. 88

A manifestao de sebastianismo no Brasil ainda lembrada em Pernambuco durante a Cavalgada da Pedra do Reino, que acontece anualmente no lugar onde inocentes foram sacrificados pela volta do rei. Na trama, o av do narrador Quaderna quem lidera a manifestao que mata inocentes no serto, e o narrador tenta superar essas mortes quando escreve suas memrias. H a uma utilizao do mito ibrico como vontade de superao de mortes que perpassam a famlia do prprio autor. Suassuna diz assim: Foi mais do que uma vingana. Foi uma forma de evitar o crime e buscar a redeno. a descoberta do rei que nunca morre.52 Mas, por outro lado, tambm transparece uma ideologia messinica, seja ela esttica ou ideolgica, que gera crticas. Tanto o messianismo como o cangao aos quais a construo do narrador Quaderna est vinculada so voltados para a busca de uma nacionalidade que Antonio Candido chama de conscincia amena do atraso. Essa busca de um passado idealizado, no qual as hierarquias so da ordem do tradicional ou espiritual e tm a marca do poder simblico o sebastianismo um exemplo , reao de muitos que se sentem emparedados quando percebem que a esfera culta se desenvolve junto ao crescimento da televiso, dos jornais, da Internet, estando, portanto, entrelaada com a esfera da cultura de massa. Ao perceber a impossibilidade de impedir essa ambigidade ou seja, a cultura popular de Suassuna no est protegida das mltiplas influncias, tanto da esfera culta quanto da esfera de massa , busca-se o tradicional-mitolgico. Um movimento pendular entre cpia e rejeio, tambm trabalhado por Candido em seu Literatura e subdesenvolvimento. Esse movimento pendular mostrado nas personagens Clemente e Samuel, que transparecem as perspectivas do povo em Clemente e da aristocracia em Samuel. Mas, paradoxal e dualmente, alm de Rei do Quinto Imprio, Quaderna se diz Rei do Quinto Naipe. Usa a simbologia das cartas do baralho para ser um regente desses antagonismos. Mas nos parece tambm que no impossvel dizer, por outro
52

In www.nordesteweb.com/not07_0905/ne_not_20050822d.htm. Acesso em 16/8/2006.

89

enfoque, que Quaderna uma tentativa de ser ele mesmo uma espcie de arteso que costura as diversas possibilidades de um tema complexo como o nacional-popular. que, se nas cartas do baralho existem quatro naipes copas, ouros, espadas e paus , ser o Rei do Quinto Naipe transparece a possibilidade de transitar por onde quiser como Rei do inconcebvel. ser rei do seu prprio Castelo Potico, daquele reino que imagina e constri, mesmo que tal reino imaginado seja impossvel na modernidade (ou num contexto histrico de represso). Nesse ponto, ento, lana mo da possibilidade potica rcade. Por outro enfoque, pode-se dizer tambm que o Quinto Naipe o curinga. E nesse sentido transparece o bobo, o palhao, que transita pela modernidade tomando a forma que lhe convier para que nunca deixe que o seu discurso morra. funo do bobo dizer brincando coisas srias. Tem plena liberdade para devanear, esquivar-se, lorotear, fazer troa, trocar identidades e assim ver-se livre de culpas e julgamentos. Com a mscara do curinga, Quaderna assume ser a Cavalgada Moura um dos motivos do inqurito que o levou preso, transparecendo a o entendimento e a brincadeira com as crticas que recebe. Principalmente no que se refere ao seu

discurso nacionalista. Crtica no sem fundamento quando lembramos que Quaderna se diz sempre uma espcie de harmonia de contrrios. Em sua infncia, quando tem de optar entre torcer pelo Cordo Azul ou pelo Cordo Encarnado, diz o seguinte:

[...] eu achava ambas as bandeiras bonitas: o Azul era tranqilo e fraterno, mas o vermelho era festivo e corajoso, e eu gostava era de todos os dois! S havia, portanto, uma soluo, e foi a que adotei: resolvi pertencer aos dois partidos de uma vez... (SUASSUNA, 1971, p. 100).

Mais tarde, entre os conflitos ideolgicos do professor Clemente e do filsofo Samuel, Quaderna se posiciona assim:

90

Eu tinha lido um dia, no Almanaque53, um artigo onde se dizia que uma Obra, para ser clssica, tem que condensar, em si, toda uma Literatura, e ser completa, modelar e de primeira classe. Isso me garantia que nem Samuel nem Clemente, um do Cordo Azul, e o outro do Encarnado, podia ser completo, pois cada um era radical por um lado s. Somente eu, juntando as opinies azuis de um com as vermelhas de outro, poderia realizar a receita do Almanaque. (SUASSUNA, 1971, p. 197)

Essa busca de harmonia pode ser facilmente vinculada s questes populistas e mesmo integralistas. Marilena Chau, ao falar do tema nacional-popular, lembra que a poltica cultural desenvolvida no Brasil a partir de 1964 e, mais precisamente, de 1968 poca em que Suassuna escreve o seu romance assenta-se sobre trs pilares: a integrao nacional ( a consolidao nacional buscada no Imprio, na Repblica Velha e no Estado Novo), a segurana nacional (contra a guerra interna e externa subversiva) e o desenvolvimento nacional (nos moldes das naes ocidentais crists). No entanto, pontuamos essa questo para afirmar que, Suassuna se posiciona e transita por entre essas crticas. Nas diversas mscaras do palhao, faz parte de um quinto naipe, o poeta. permitido ao curinga transitar por todos os naipes, completando os jogos, transformando-se em outras cartas. como bobo que a ilustrao de tal carta que Quaderna d as cambalhotas sem ser pego. Quaderna, ento, como Rei do Quinto Naipe do baralho, e tambm, como veremos, nas mscaras de Mateus do bumba-meu-boi54 (que funciona como um

O narrador Quaderna refere-se a ao Lunrio Perptuo, espcie de almanaque muito lido pelos poetas populares nordestinos. Cmara Cascudo conta que, durante dois sculos e meio, esse livrinho pequeno em tamanho e gordinho de pginas, foi um dos mais lidos nos sertes do Nordeste. Ele era uma das principais fontes de referncia e conhecimento para os poetas populares. Um dos livros bsicos para o domnio da arte de versejar. Cascudo diz ainda que o Lunrio trazia um pouco de tudo: astrologia, horscopo, receitas mdicas, mitologia, rudimentos de fsica, calendrios, vidas de santos, biografia de papas, conhecimentos agrcolas, generalidades, processo para construir um relgio de sol, procedimento para se conhecer a hora pela posio das estrelas e conselhos de veterinria. O bumba-meu-boi um espetculo popular que faz parte do ciclo natalino e apresentado por vezes tambm no carnaval. Sua denominao varia de acordo com os estados. No Amazonas, boi-bumb; no Maranho, boi-de-reis; no Cear, boi-surubi; no Rio Grande do Norte, boi-calemba; em Santa Catarina, boi-de-mamo; na Paraba, cavalomarinho. caracterstico da regio Nordeste do Brasil graas a suas msicas e seus personagens e sua origem data do fim do sculo XVII. O espetculo representado com o pblico de p, formando um crculo. O boi, personagem principal, feito de uma armao de madeira coberta de pano colorido e enfeitado. Uma pessoa fica dentro do boi,
54

53

91

apresentador da trama, assim como Quaderna) e de Branco e Augusto, palhaos do circo, constri sua narrativa oralmente, como num palco, entre as tenses de pensamento, e sobre uma estrutura de romanceiro popular do Nordeste pensada por seu criador Suassuna.

5.1 O romanceiro popular do Nordeste

Ariano Suassuna estrutura a chamada literatura de cordel da seguinte maneira: Romanceiro popular do Nordeste poesia improvisada - Sextilhas e estrofes delas derivadas. - Dcimas e estrofes delas derivadas. - Outras estrofes. - Literatura de cordel E de tradio oral decorada romances. - Ciclo herico. - Ciclo do maravilhoso. - Ciclo religioso e de moralidades. - Ciclo cmico, satrico e picaresco. - Ciclo histrico e circunstancial. - Ciclo de amor e fidelidade. - Abecs. - Pelejas. - Cantigas.
pulando, danando e avanando sobre o pblico. As personagens do bailado so humanos e animais. Os femininos so representados por homens travestidos. O Capito o comandante do espetculo. H tambm Mateus e Catirina, personagens bastante conhecidos que apresentam os bichos, cantam e danam de forma engraada, divertindo muito o pblico. Catirina uma negra muito desinibida, que em alguns bumbas a mulher de Mateus. Fazem parte ainda do elenco: Bastio, a pastorinha, a dona do boi, o padre, o doutor, o sacristo, Man Gostoso, o Fanfarro, a ema, a burrinha, a cobra, o pinica-pau e ainda os personagens fictcios: o Caipora, o Diabo, o Babau, o morto carregando o vivo e o Jaragu. O enredo que no muda em todos os bumbas-meu-boi. O boi da pastorinha se perde e ela sai a sua procura pelos arredores e vai encontrando os vrios personagens. No fim o boi sempre morto e ressuscitado, e com a morte dele se canta a seguinte lamentao, muito conhecida de todos: O meu boi morreu Que ser de mim? Manda buscar outro maninha, l no Piau (In Fundao Joaquim Nabuco. http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode =299&textCode=670&date=currentDate Acesso em 2 de novembro de 2006.)

92

Pelo diagrama, o que ele sugere que o nome Literatura de Cordel s abrange os folhetos e romances impressos, e no os repentes e as poesias improvisadas. J o romanceiro popular do Nordeste engloba tudo. E quando Suassuna diz que seu Romance da Pedra do Reino uma homenagem ao romanceiro popular do Nordeste, possvel identificar cada ciclo em sua obra. H na Pedra do Reino cada um dos ciclos em citaes e criaes: herico, maravilhoso, religioso e de moralidades, cmico, satrico e picaresco, histrico e circunstancial e at o de amor e fidelidade que, no entanto, bem mais forte no primeiro de seus romances A Histria de Amor de Fernando e Isaura55. Mas tambm possvel perceber que por meio dessa homenagem quer transparecer que seu romance gnero que d todas as liberdades engloba tudo. Toda a sua obra.

5.2 A literatura de cordel um parntesis histrico

Como parntesis necessrio, vale um pequeno histrico sobre a literatura de cordel. Ela chegou pennsula Ibrica por volta do sculo XVI e recebeu inicialmente o nome de pliegos sueltos na Espanha e de folhas soltas, ou volantes, em Portugal. por intermdio dos portugueses que o cordel chega ao Brasil, mais especificamente Bahia, j que Salvador a capital at 1763. E a partir de Salvador se irradiou pelos outros estados do Nordeste. Em Portugal havia uma especificidade: no sculo XVIII, era comum entre os portugueses a expresso literatura de cego, por causa da lei promulgada por Dom Joo V, em 1789, permitindo Irmandade dos Homens Cegos de Lisboa negociar com esse tipo de publicao. Talvez tambm por isso, quando comea a contar sua epopia ao Corregedor, o narrador Quaderna se diz cego. Assim
55

A histria do amor de Fernando e Isaura escrito em 1956 uma espcie de verso brasileira de Tristo e Isolda (histria imortalizada pela obra de Joseph Bdier) e, como o prprio Suassuna declarou, lhe serviu para avaliar e exercitar as foras de que dispunha para escrever O Romance d'A Pedra do Reino, criado entre 1958 e 1970. Tristo e Isolda uma lenda de origem celta e cujos fragmentos mais antigos remontam ao sculo XII.

93

transparece uma permisso histrica de transitar por esses cordis. Disse Glauber Rocha em texto de apresentao ao filme Deus e o Diabo na terra do sol que quem anda pelo serto conhece bem um cantador velho e cego (que cego v a verdade no escuro e assim canta o sofrimento das coisas), bota os dedos no violo e dispara nas feiras, levando de feira em feira e do passado para o futuro a legenda sertaneja; estria e tribunal de Lampio, vida, moralidade e crtica [...] Na voz de um cantador est o no e o sim [...]. Desse modo, nas medidas de sonho e religiosidade em Suassuna, que se afasta da medida revolucionria de Glauber, Quaderna cega pelo sol do serto. A denominao literatura de cordel surge porque este material folhetos impressos em linotipo, capa ilustrada com xilogravura de uma cor em papel simples de gramatura baixa e dobrados tambm simplesmente, sem acabamento em cola ou grampo (por isso folhas soltas) comea a ser vendido nas feiras do Nordeste, pendurados com grampos, num cordo que uma espcie de varal. ainda importante lembrar que s em 1750 comeam a surgir no Brasil os primeiros criadores de literatura de cordel oral; antes disso, s os portugueses criavam seus cordis, escritos, e eram conhecidos como poetas de gabinete ou poetas de bancada. Exatamente como Suassuna se descreve quando se diz um intelectual que observa a cultura popular da janela do seu gabinete. Segundo Lus da Cmara Cascudo, no livro Vaqueiros e Cantadores, os folhetos foram introduzidos no Brasil pelo cantador Silvino Pirau de Lima e depois pela dupla Leandro Gomes de Barros e Francisco das Chagas Batista. No incio da publicao da literatura de cordel no pas, muitos autores de folhetos eram tambm cantadores, que improvisavam versos, viajando pelas fazendas, vilarejos e cidades pequenas do serto. Com a criao de imprensas particulares em casas e barracas de poetas, mudou o sistema de divulgao. O autor do folheto podia ficar num mesmo lugar a maior parte do

94

tempo, porque suas obras eram vendidas por folheteiros ou revendedores empregados por ele. Foi o cordelista Leandro Gomes de Barros, nascido em 19 de novembro de 1865, considerado um dos grandes da Literatura de Cordel, que contou em verso a peleja de Riacho com o Diabo:

Esta peleja que fiz No foi por mim inventada, Um velho daquela poca A tem ainda gravada Minhas aqui so as rimas Exceto elas, mais nada.

Alm do exemplo de intertextualidade da cultura popular, em que um autor pega fragmentos da obra do outro e incorpora em suas prprias, incorporao que remete palavra recado56, h a presena da religiosidade e da tragicidade. Na cultura popular do Nordeste, ento, alm da forte tradio ibrica refletida na obra de Suassuna, imagens como a do Diabo so arqutipos encarados pelos cantadores, contadores e mesmo pessoas comuns nascidas nesse serto no como transcendentes, mas quase que como iguais. Deus, Diabo ou figuraes religiosas como Nossa Senhora so citados com uma intimidade carinhosa ou com um tom desafiador de quem encara o vizinho ou recebe para um caf. No Romance da Pedra do Reino, Tia Filipa que cria Quaderna na Fazenda da Ona Malhada se refere ao Diabo com muita raiva, mas sem medo, e a Nossa Senhora como a grande protetora que pode estar ao seu lado, em exemplo que nos parece de forte amizade. Como se Nossa Senhora compreendesse como mulher as aflies de Filipa. Um tipo de religiosidade popular que traz para o mbito familiar o

Certa vez, Ariano Suassuna foi entrevistado por um crtico de jornal quando apresentou pela primeira vez sua pea O auto da compadecida. Diz que o crtico perguntou: Como foi que o senhor teve a idia do cachorro que guarda dinheiro para o prprio enterro? Ele respondeu: tirei de um folheto. O crtico ento continuou: Como foi que o senhor teve a idia do gato que descome dinheiro? Ariano respondeu: tirei de um folheto tambm. O crtico, impaciente, disse ento: Ora, danou-se, o que dessa histria foi o senhor que escreveu? Ariano respondeu ento: Eu escrevi foi pea! Li essa histria j contada por Brulio Tavares na edio comentada de O auto da compadecida.

56

95

transcendente. E nesse encontro entre religiosidade e cultura popular oral que Quaderna se forma no serto. Assim descreve a formao de sua obra ao Corregedor:
[...] na minha epopia, quando o senhor for l-la, olhando com cuidado encontrar um Inferno, um Purgatrio e um Paraso o Pai, o Diabo, o Filho, a Mulher e o Esprito Santo [...] possvel tambm, segundo vive dizendo Clemente em seus arrebatamentos de filsofo sertanejo, que o prprio Mundo, [...] fosse um animal monstruoso, uma OnaParda enigmtica, que ns tnhamos de capturar e domar, sob pena de morte [...] (SUASSUNA, 1971, p. 411)

Ao descrever essa formao da epopia ao Corregedor transparece na obra o ciclo religioso e de moralidades que tenciona bem e mal com a mesma naturalidade e em p de igualdade em intertextualidade erudita com a Divina comdia de Dante. Suassuna entremostra na fala de Quaderna citada acima uma quase dogmtica posio do intelectual mediador da cultura em defesa de certa delimitao. preciso capturar e domar o mundo sob pena de morte. Isso porque ele diz tambm que a ona o mundo e o homem uma raa piolhosa que vive agarrada ao seu plo. Mas, por outro lado, Quaderna continua a fala: Quem tem medo de Ona no se mete a andar no mato. Nesse ponto transparece em Quaderna um Suassuna do ciclo herico e defensor da cultura Armorial, sem medo da ona da modernidade, que o critica e aplaude, que o desconstri e ri. E nesse movimento pendular sabe ser o Rei do Quinto Naipe, o bobo que equilibra ou tenta equilibrar a vaidade do rei e traz cada ona em sua jaula ou ento domesticada em sua varanda.

5.3 O jogo da ona

A ona um animal sempre mencionado em toda a Pedra do Reino. O narrador Quaderna diz que traz em seu sangue a ona e a cobra.

96

Idelette Muzart, em prefcio a O Rei Degolado, tambm destaca a importncia da ona no romance de Suassuna e em sua interpretao tal simbologia est ligada do Leopardo e da Pantera na herldica medieval europia. Diz-se que estes dois animais Pantera e Leopardo so ligados e que a transformao da pantera em leopardo, em linguagem herldica, o resultado da influncia da Igreja por meio da cristalizao do Graal. A pantera era um animal herldico tradicional e significava animal do todo (panthr) ela evocava o pantesmo e, pelas manchas de sua pelagem, simbolizava todos os astros do cosmos. Ainda segundo Idelette, a substituio da pantera pelo leopardo correspondia ao mtodo experimentado pela Igreja medieval que consistia em batizar os emblemas pagos, modificando assim o seu sentido, j que o leopardo significaria um quase-leo, um animal mal diferenciado, em plena evoluo, no caminho da graa, o leo cristo. Com base nessa explicao, Suassuna reencontra na ona o peso mtico e csmico da pantera:

97

No catolicismo sertanejo a Ona a encarnao da divindade mltipla, a herdeira direta do animal do todo. A simblica astrolgica e a dimenso csmica e herldica da vida e da morte se renem para a explicao armorial da criao do mundo e da morte. 57

Mas, alm da anlise mtico-medieval vinculada ao Santo Graal e religiosidade, que so tons de real destaque na obra do catlico Suassuna, parece-nos tambm possvel arriscar uma interpretao da palavra ona, que nos leva a uma anlise da estrutura narrativa do romance. Para ona encontramos significaes diversas e ambivalentes e que perfeitamente integram e do peso ao discurso dual de Suassuna de forma aguda e certeira. Atentemos ento para o seguinte: no discurso popular, diz-se ona de pessoa muito valente, fortssima, invencvel. tambm algum ou coisa fora do comum. Por outro lado, andar na ona estar na misria, sem dinheiro. Ainda h outras significaes e expresses: No tempo do ona um tempo muito antigo; ona tambm uma espcie de jogo em tabuleiro como o de damas. As pedras so representadas pela ona e 14 cachorros. Ganha a partida quem conseguir encurralar a ona na furna formada por um tringulo com a base para cima. Comer a ona comer devagar, aos pouquinhos; amigo-da-ona o amigo falso, importuno e inconveniente. Portanto, palavra que demonstra tanto grandeza quanto misria, tanto fora quanto fraqueza, tanto a realeza quanto o sdito. Tanto esperteza, pacincia e perspiccia de um jogo de tabuleiro quanto a falsidade. A ona o mundo, como afirma Quaderna. Paremos, ento, para analisar as regras do jogo da ona58. Quaderna utiliza imagens que lhe so caras, como as do baralho ou do tabuleiro de xadrez. Mas o jogo da ona parece-nos imagem interessante para analisar a estrutura narrativa. Jogo indgena semelhante ao jogo de damas, ganha a partida quem encurrala a ona na furna

57

FONSECA DOS SANTOS, Idelette Muzart. Uma Epopia do Serto. In SUASSUNA, Ariano. O Rei Degolado nas Caatingas do Serto Ao sol da Ona Caetana. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1977. Entre os guaranis o jogo conhecido pelo nome de jagua ho.e xivi. Entre os bororos, chamado de Adugo. O jogo da ona tem similares em muitas outras culturas. Sua origem provavelmente inca.

58

98

formada por um tringulo, que, se a imaginarmos com a base para cima, vira uma seta (que aponta e critica).

Tabuleiro do jogo da ona riscado ao cho.59

Ento no nos parece nada impossvel que, ao estruturar as relaes centrais da trama sempre em trs pontas, em triangulao, como veremos abaixo, Suassuna tenha tido a inteno subliminar de encurralar uma ona represente ela o cosmopolitismo, a misria, as crticas que recebe, ou mesmo destacar outras tantas a sua prpria vaidade ou a cultura do serto com influncias ibricas, indgenas e negras. A cada apario da ona contextualiza-se um tom ambivalente: a esquerda e a direita, o sagrado e o profano, o popular e o erudito. E Quaderna sempre a ponta oposta

base, aquela que aponta ou apontada, incorpora ou incorporada, mas sempre rege as pontas contrrias. E se diz uma ona criada tambm. Uma ona, uma cobra-coral que Clemente e Samuel tinham cado na tolice de criar (SUASSUNA, 1971, p. 740).

59

Foto in: http://www.estadao.com.br/ext/especiais/indios/bororos.htm. Acesso em: 17 de agosto de 2006.

99

QUADERNA

Imaginrio potico Tia Filipa Cantador Joo Melchades

QUADERNA

Emparedados do Serto Clemente Samuel

QUADERNA

Sagrado X Profano Pedro Beato

Maria Safira/ Eugnio Monteiro

100

QUADERNA

Processo Corregedor Dona Margarida

Vamos transitar agora por cada uma dessas relaes centrais: Tia Filipa Quaderna - Joo Melchades, que constri o imaginrio potico popular de Quaderna; Clemente - Quaderna - Samuel, que traz tona sua formao ideolgica; Pedro Beato Quaderna - Maria Safira e Eugnio Monteiro, que, j discutido em captulo anterior, entremostram o trnsito do narrador entre o sagrado e o profano com tons de grotesco at chegar triangulao Corregedor - Quaderna - Dona Margarida, que mostra o narrador entre o Real e o Oficial machadiano.

101

6. Tia Filipa, o Cantador Joo Melchades e a velha Maria Galdina, a Louca

Quaderna, em A Pedra do Reino, se conta criado na Fazenda da Ona Malhada pela Tia Filipa, ouvindo suas histrias, contadas, cantadas e lembradas oralmente. Tia Filipa casada com o Cantador Joo Melchades padrinho de crisma de Quaderna que traz para o mbito familiar os cantos e contos populares. Contos populares que formam o imaginrio do narrador que quer criar um Reino literrio, poderoso e sertanejo, um Marco [...]. Alis, veja que tomando Cmara Cascudo como fonte o conto popular nunca uno e tpico, mas tecido de elementos vindos de muitas origens, numa fuso que se torna nacional pelo narrador e internacional pelo contedo temtico60. A variedade dos fios formadores do conto popular, diz Cascudo, d a iluso do inesgotvel em tal imaginao. essa imagem do inesgotvel que transparece em Tia Filipa uma mulher ao mesmo tempo forte e delicada que conta e canta as histrias populares, trazidas a casa pelo Cantador Joo Melchades, enquanto faz renda de bilro. Sobre Tia Filipa, Quaderna dizia assim:

Impressionava-me a calma, a modstia e a energia mansa que ela conseguia conciliar com a coragem viril e os assomos cavaleiros dos dias em que estava azeitada. Nesses dias de calma cotidiana, vestindo a saia comprida e o casaco com mangas que sempre usou, punha culos de aro de ouro e, sentando-se almofada, fazia rendas e rendas, cantando velhas cantigas e folhetos, que sabia de cor, s dzias [...] fazendo renda e cantando suas cantigas, ela dirigia tudo, despoticamente: desde a criadagem at a educao, o catecismo e as diverses das filhas dos moradores e Vaqueiros. (SUASSUNA, 1971, p. 86).

A feitura da renda imagem que representa essa variedade de fios dos quais fala Cascudo. Tia Filipa conta ao tecer... Tece, ao contar, com os fios das citaes do

60

In CASCUDO, Lus da Cmara. Dicionrio do Folclore Brasileiro. Prefcio de Antnio Balbino. 3 edio revisada e aumentada. Braslia: Instituto Nacional do Livro/ Ministrio da Educao e Cultura, 1972, p. 303.

102

romanceiro popular do Nordeste, remetendo, ento, ao fato j mencionado de que a arte popular nordestina que alinhava e d forma ao Movimento Armorial. Que cria esse tecido e que na Pedra do Reino constri tal imaginrio do narrador (armorial) Quaderna. Mas Tia Filipa, em seu tom artesanal-guerreiro-religioso, no era a nica responsvel por tecer o imaginrio quadernesco. O cantador Joo Melchades Ferreira e a Velha do Badalo Maria Galdina, junto a Filipa, construram o reino da poesia pelo qual Quaderna transitava e que o ensinou a transfigurar sua vida cinzenta, feia e mesquinha. A velha Maria Galdina era meio abilolada, dizia Quaderna, mas era muito amiga da Tia Filipa. Ajudava-a na feitura das rendas... Era artes importante nesse tecer dos fios.

Maria Galdina era conhecida por trs apelidos: S Maria Galdina, Galdina Gato e S Maria do Badalo, pelo fato de ser da famlia Gato e de morar no Badalo, uma regio de nosso municpio onde s d doido. Ela tinha horror a ouvir isso. Aparecia s vezes na Ona Malhada, para vender ovos, coentro e galinhas. Tia Filipa comprava tudo, sem precisar. E como s a chamava respeitosamente de Dona Maria Galdina, no ligando para sua sandice, a velha era louca por ela. Braba com todo mundo, com Tia Filipa era um cordeiro. [...] a amizade entre minha tia e a Velha do Badalo estreitou-se ainda mais quando elas descobriram que ambas gostavam de umas velhas cantigas que somente elas ainda sabiam. Depois da, quando S Maria Galdina ia l em casa, sentava-se no cho, perto da almofada onde Tia Filipa fazia renda, e comeavam a cantar, uma ajudando a outra [...] (SUASSUNA, 1971, p. 90)

Surge a, quando Quaderna destaca que Tia Filipa sempre ajudada por Nh Galdina, mais uma vez, o Rei do Quinto Naipe do Baralho. que a abilolada Galdina parece-nos transparecer o Louco nas cartas de Tar, que simbologia equivalente ao curinga do baralho. Diz-se do Louco que ele, como o curinga, se distingue pela ausncia de cifra para significar que est margem de qualquer ordem ou sistema. Seu traje de cores desencontradas lembra a de um bufo que, segundo o terico russo Mikhail Bakhtin, caricaturava a corte, os reis e os senhores. Mas a carta do Louco tambm indica as mltiplas influncias, vezes at incoerentes, a que o narrador se submete. A loucura , enfim, uma capacidade de sublimao, impulsividade cega e certa solido. No 103

entanto, como personagem singular, o Louco no se preocupa com os perigos do caminho porque se sabe invulnervel e imortal, e, por isso mesmo, est exposto a todo o tipo de faltas para que se transfigure o peso do real. Parece-nos dizer Suassuna, na construo do imaginrio do narrador Quaderna, que o poeta pisa no inconcebvel e que a loucura representada por S Galdina (que pode muito bem, para no perder a constante inspirao ibrica das obras de Suassuna, ser uma caricatura de Dona Maria I61, a Louca, princesa da Beira e que se tornou Rainha de Portugal em 1777) d-lhe certa liberdade e segurana na poesia ao transitar pela modernidade. mais uma vez a cambalhota do palhao-poeta. Dizia Quaderna que todo esse ambiente em que vivia o ajudava aos poucos, tornava aquele seu mundo sertanejo, spero, pardo e pedregoso num Reino Encantado:

[...] Tudo isso me ajudava aos poucos [...] Tornava tambm o mundo, aquele meu mundo sertanejo, spero, pardo e pedregoso, um Reino Encantado [...] Minha vida, cinzenta, feia e mesquinha, de menino sertanejo reduzido pobreza e dependncia pela runa da fazenda do meu pai, enchia-se dos galopes, das cores e bandeiras das Cavalhadas, dos herosmos e cavalarias dos folhetos. (SUASSUNA, 1971, p.100)

a transfigurao do trgico pela poesia.

61

A referncia a Dona Maria I tambm transparece o peso da erudio. Dona Maria I era uma criana precoce e muito bonita. Aos quatro anos lia portugus e castelhano; aos cinco anos aprendia latim.

104

7. Diana do pastoril

Aps falarmos da infncia do narrador Quaderna, que trouxe os tijolos que formaram o seu castelo potico oral-popular, importante, agora, apresentar, em detalhes, Clemente e Samuel, formadores da erudio quadernesca, para que se percebam (em distncia regular) as medidas das referncias biogrficas, estticas e ideolgicas na construo de cada uma dessas personagens, alm de entender a Academia de Letras dos Emparedados do Serto, que, nesse sentido, transparece a vaidade rei-professor do autor Suassuna. O objetivo final do narrador Quaderna transformar-se no Gnio Mximo da Humanidade, construindo uma obra completa, lapidar e de primeira classe que seja a cristalizao da nacionalidade brasileira. Bem, cristalizao da nacionalidade j uma expresso problemtica, como vimos nas palavras de Jos Miguel Wisnik quando tratava das questes da cultura popular e nos chamava a ateno para os estojos museolgicos criados pelos eruditos ao tratar das manifestaes populares. Ao usar cristalizao, Suassuna transparece mais uma vez uma nacionalidade esttica. Cristalizar permanecer em um mesmo estado. No

experimentar mudana.62 Para atingir esse objetivo durante a narrativa, Quaderna disputa com seus dois mestres o advogado Clemente Har de Ravasco Anvrsio e o promotor Samuel Wandernes o ttulo de Gnio da Raa Brasileira. Essa luta pelo ttulo e a construo da sua obra lapidar so um artifcio esttico, por intermdio do narrador Quaderna, para que a voz de Suassuna aproveite para tencionar crticas, confessar influncias e manipular as linhas do personagem-marionete Quaderna ao tom de uma trplice demanda novelosa63: a demanda religiosa (sebastianismo), a demanda poltica e a demanda literria.

In Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa, Aurlio Buarque de Holanda Ferreira. Essa expresso utilizada por Sonia Ramalho de Farias. In FARIAS, Sonia Ramalho de. Ariano Suassuna: espao regional, cultura e identidade nacional. [online] In Revista Brasil de Literatura, 2002. Disponvel na Internet via: http://members.tripod.com/~lfilipe/soniaramalho.htm#S . Acesso: julho, 2006.
63

62

105

Clemente e Samuel so pensamentos em oposio, transfigurados em personagens. Quaderna se quer a mediao, o meio do caminho dessas tenses. Assim, coloca-se em posio de argumentao diante de cada parecer crtico que tem sempre como tema a identidade nacional. Constri um discurso de conciliao. Nessa posio ele tenta, por vezes, harmonizar os antagonismos e, outras vezes, aplaude os conflitos e deixa que esses mesmos antagonismos se choquem, caricaturando-os e destacando suas fragilidades. que cada um desses discursos tambm faz parte do prprio Quaderna e do prprio autor Suassuna. O professor Clemente, negro e de esquerda, o preceptor da famlia Quaderna, mora com eles na fazenda da Ona Malhada bem antes da chegada de Samuel. , segundo o narrador, uma sumidade. Bacharel em direito, historiador e filsofo sertanejo, concebia h um tempo o Tratado de Filosofia do Penetral, destinado a ultrapassar os Estudos Alemes de Tobias Barreto. Filho de pais desconhecidos, Clemente descrito como um negrinho bonito de cabelo bom, deixado na porta do latinista Antonio Gomes de Arruda, que o criou e formou. Vale aqui destacar o sopro biogrfico: Antonio Gomes de Arruda, patrono da cadeira 9 da Academia Paraibana de Letras, teve papel fundamental na formao de Joo Suassuna, pai do autor Ariano. Casou-se, inclusive, em terceiras npcias, com a tia, irm mais velha de seu pai. Clemente s aceita como valores autenticamente brasileiros a raa e a cultura negro-tapuia. Prope, como tema da "Obra da Raa", a mitologia negro-tapuia (principalmente a histria de Zumbi dos Palmares), qual empresta um carter social revolucionrio em contraposio cultura hegemnica legada pela colonizao europia. E advoga ento que "O Gnio da Raa Brasileira ser um homem do povo, um descendente dos negros e tapuias, que, baseado nas lutas e nos mitos de seu povo, faa disso o grande assunto nacional, tema da obra da raa!".

106

J Samuel defende a identidade brasileira da perspectiva da cultura e dos valores do colonizador ibrico. Samuel, alourado de direita, era tambm formado em direito e descrito como um poeta do Sonho e pesquisador das Legendas que planejara a obra de gnio O Rei e a Coroa de Esmeraldas. Conta Quaderna que, para a feitura desse livro de tradio e brasilidade, se dedicara a pesquisas genealgicas e herldicas sobre as famlias fidalgas de Pernambuco. So, portanto, claras tenses opostas de pensamento que interagem com Quaderna e propiciam as discusses e defesas de seu discurso da cultura nordestina popular de filtro letrado que concilia. Clemente e Samuel, por exemplo, representam os mestres-escola que, num serto sem estrutura educacional, eram contratados por famlias mais abastadas e, mediante hospedagem temporria, ensinavam s crianas. E Quaderna, o sertanejo-letrado, harmoniza tenses de pensamento com o riso da conciliao. No folheto XXXIX, O Cordo Azul e o Cordo Encarnado, que Quaderna se apresenta como o Mateus de vermelho e de preto. Nesse captulo, Suassuna j transparece no ttulo a disputa que se desencadear entre Clemente e Samuel quando Quaderna conta ter sido intimado a comparecer perante o Juiz-Corregedor. Tanto Clemente quanto Samuel desenvolvem amplas teorias conspiratrias que explicam por que nem um, nem outro, apesar de amigos, podem defend-lo perante a oficialidade. Da transparece o fato de que seu discurso nacional-popular-armorial-sertanejo pode ser criticado tanto por um lado quanto por outro, por isso deve transitar por todos os lados, conciliando, como Rei do Quinto Naipe do Baralho. E a, pela clara demanda poltica, Clemente como caricatura da esquerda integrante da Aliana Nacional Libertadora, de cujo Comit local era Presidente (SUASSUNA, 1971, p. 254) e Samuel como caricatura da direita da Ao Integralista Brasileira. Quaderna em mais uma ao de parbase explica a relao e transparece o seu discurso mediador conciliatrio:

107

[...] As relaes existentes entre ns trs, nobres Senhores e belas Damas, continuavam de certa forma curiosas. Como rivais, no nos suportvamos; mas como tambm precisssemos muito uns dos outros, no podamos separar-nos. A rivalidade existente entre Samuel e Clemente tinha muitas causas literrias, mas, como Vossas Excelncias j devem ter suspeitado, era principalmente de natureza poltica. [...] O pior, porm, que a desgraada dissenso que se manifestara desde o princpio entre aquelas duas personalidades geniais no se contentara em entravar somente o progresso poltico, literrio e filosfico do Serto, separando em divises estreis aqueles dois grandes homens que, de outra maneira, bem poderiam trabalhar juntos, com resultados extraordinrios para a nossa Ptria. Acontece que a luta ideolgica travada entre os dois estendera-se do campo puramente poltico at o literrio, o histrico, o filosfico e at o religioso, se posso falar assim [...] (SUASSUNA, 1971, p. 254)

No fragmento Quaderna diz [...] bem poderiam trabalhar juntos, conciliao de contrrios a que Clemente e Samuel chamavam de a Diana Indecisa, personagem do pastoril64.

Sobre o pastoril, vale destacar que tal manifestao integra o ciclo das festas natalinas do Nordeste, particularmente em Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte e Alagoas. um dos quatro principais espetculos populares nordestinos, sendo os outros o bumba-meu-boi, o mamulengo e o fandango. De tais espetculos participa o povo ativamente, com suas estimulantes interferncias, no se comportando apenas como passivo espectador, a exemplo do que acontece com os espetculos eruditos. Muitas

64

. In: Site da Fundao Joaquim Nabuco por Waldemar Valente.

108

dessas interferncias servem de deixa para inteligentes e engraadas improvisaes, imprimindo ao espetculo formas diferentes e inesperadas de movimento e animao. O Pastoril, embora no deixasse de evocar a Natividade, caracteriza-se pelo ar profano. Por certa licenciosidade e at pelo exagero pornogrfico, como aconteceu nos Pastoris antigos do Recife. As pastoras, na forma profana do auto natalino, eram geralmente mulheres de reputao duvidosa, sendo mesmo conhecidas prostitutas, usando roupas escandalosas para a poca, caracterizadas pelos decotes arrojados, pondo mostra os seios, e os vestidos curtssimos, muito acima dos joelhos. Nos Prespios atuais, como nos Pastoris, encontram-se ainda os dois cordes. O Encarnado, no qual figuram a Mestra, a 1 do Encarnado e a 2 do Encarnado, e o Azul, com a Contra-Mestra, a 1 do Azul e a 2 do Azul. Entre os dois cordes, como elemento neutro, moderando a exaltao dos torcedores e simpatizantes, baila a Diana, com seu vestido metade encarnado, metade azul. Tal referncia ao pastoril religioso-profano tem tal tom ambivalente, ou no? Diz Quaderna: [...] chamavam-me A Diana Indecisa, porque eu no me animava a aceitar totalmente nem o Comunismo de um nem o Integralismo do outro. (SUASSUNA, 1971, p. 256) Se bem que tendendo mais para o integralismo de Samuel. Durante a narrativa, no folheto em que trata do duelo entra as duas ideologias, Quaderna padrinho de Samuel:

[...] eu planejara uma manobra desleal para prejudicar Clemente e favorecer meu afilhado, Samuel. Sabia que, com um pouco de dissimulao, teria oportunidade de lev-la a cabo: os dois rivais, perdidos na grandeza de suas idias e de seus sonhos, eram muito distrados para as ciladas da vida prtica. Por outro lado, boa moda sertaneja, fui sempre muito sensvel honra de ser escolhido como padrinho. Quem me escolhe pode contar com um coiteiro fiel e protetor incondicional. Afilhado meu, para mim, nunca teve defeito nenhum. (SUASSUNA, 1971, p. 291)

109

8. O palhao, mestre de pista

Para entender em que estrutura o narrador-personagem Quaderna concilia como o palhao mestre de pista as ideologias de Clemente e Samuel preciso voltar ao mbito do circo. Mas importante destacar que a escolha do circo como metfora da vida feita por Suassuna e tambm fato que transparece uma cultura popular filtrada por um mbito no-popular. Escolha de quem olha o tom Real pelas janelas Oficiais. Segundo o terico Mrio Fernando Bolognesi, a origem do circo aristocrtica. Em seus primrdios, o circo no se destinava ao pblico das ruas e praas, freqentador das feiras que apreciava a cultura popular. Ao contrrio, a apresentao eqestre que deu origem ao circo que se conhece hoje nada tinha de popular. Dirigia-se aos aristocratas e burguesia. A aristocracia encontrou, com o circo, um modo de tornar espetacular o seu mais caro smbolo social, o cavalo. (BOLOGNESI, 2003, p. 34) A tendncia aristocrtica do circo se acentuou, na Frana, por volta de 1830, com a criao da chamada Alta Escola, que ressaltou mais a elegncia da montaria que a proeza acrobtica em cavalos. Tal atividade procurava transparecer a recusa da desordem e a busca do domnio do corpo humano e do animal. Bolognesi cita o estudioso da histria do circo, o francs Roland Auguet, que destaca que na Alta Escola, o cavaleiro e a amazona adotaram os trajes suntuosos das altas esferas sociais e que, por essas caractersticas, a Alta Escola poderia ser considerada uma espcie de sntese simblica e espetacular da unio entre aristocracia e burguesia na consolidao do Estado Nacional, sob a batuta de um imperador. Em outras palavras, diz Auguet, a Alta Escola foi a expresso de uma cumplicidade entre as classes. Mas, diante disto, como que o circo comeou a transitar pelo mbito popular, da maneira como herdamos no Brasil e tal qual se conhece hoje como estrutura dos circos populares, estrutura que Suassuna incorpora em sua literatura?

110

que, com o fim das guerras napolenicas, muitos soldados e cavalos tornaramse inteis e a disponibilidade de animais tornou possvel a formao de trupes eqestres errantes, capitaneadas pelos saltimbancos. Assim, alm do nmero artstico, o cavalo serviu como meio de locomoo para o espetculo que se tornou itinerante e que, como era concebido a partir do cavalo, motivou a expresso circo de cavalinhos. No entanto, a exibio passou a ser feita para uma platia mais ampla, de gosto no necessariamente aristocrtico, que considerava a mera demonstrao de habilidades de cavaleiros alguma coisa um tanto montona. A quebra dessa monotonia se deu com o nmero de acrobacias inicialmente, e de diversos outros em seguida, todos oriundos das feiras ambulantes, inclusive o clown. essa estrutura do circo o popular que serve como imagem e analogia filosfica. tal estrutura que traz o mbito espetacular utilizado na obra de Suassuna. O circo se torna ento uma espcie de magia que nasce e morre na noite do espetculo. Lembra o terico Mrio Fernando Bolognesi que os nmeros circenses ganham um carter espetacular porque neles esto contidos os seguintes elementos:

1. A habilidade propriamente dita, quando o artista domina o equilibrismo, a acrobacia, o trapzio, os truques de magia e de prestidigitao, o controle sobre feras etc. 2. A coreografia, que confere s habilidades individuais ou coletivas um sentido na evoluo temporal e espacial. 3. A msica, que contribui para a eficcia rtmica dos elementos anteriores. 4. A indumentria, que completa visualmente o espetculo. 5. A narrao do mestre de pista ingrediente especial para a consecuo do tempo dramtico, enfatizando os momentos da apresentao, o seu desenvolvimento, o clmax e o conseqente desfecho.

111

Desde a infncia, Ariano Suassuna tem verdadeiro encantamento pelos circos sertanejos que passam pela cidade de Tapero. Infncia que vivia no encontro entre o riso do circo que passava pela cidade e a religiosidade do colgio protestante onde estudava. Ambos reconciliadores em sua vida. Tal paixo o faz construir o seu prprio circo, erguido com a lona e as estacas de suas palavras, de sua arte: a literatura. A literatura a minha festa: l que eu canto e dano, diz Suassuna. Por intermdio de sua obra, Suassuna mostra o mundo como um vasto picadeiro onde o palhao, que tem tambm a funo do mestre de pista, o homem, a alma do circo. Uma alma circense que lida com o riso e com a morte. A morte se coloca como possibilidade efetiva no circo, uma vez que pode ocorrer o fracasso do artista-acrobata diante do risco e do limite a serem superados. Somente o espetculo circense combina e alterna emoes to antagnicas como a gargalhada descompromissada e a aflio diante do possvel fracasso do acrobata em seu salto-mortal. O riso e a morte do ao circo um registro emocional nico e contraditrio. No artigo O Teatro, o Circo e Eu, da Folha de S. Paulo de 23 de outubro de 1977, Ariano Suassuna diz o seguinte:

O Circo , portanto, uma das imagens mais completas da estranha representao da vida, do estranho destino do homem sobre a terra. O Dono-do-Circo Deus. A arena, com seus cenrios de madeira, cola e papel pintado, o palco do mundo, e ali desfilam os rebanhos de cavalos e outros bichos, entre os quais ressalta o cortejo do rebanho humano os reis, atores trgicos, danarinas, mgicos, palhaos e saltimbancos que somos ns.

Ento, entre o riso e a morte, o palhao65 est no centro do picadeiro desse circo em metfora; representa as dicotomias da alma humana nas figuras do palhao augusto e do palhao branco. O branco srio, autoritrio e dominador. O augusto , sobretudo, anrquico.

65

Palhao e clown em nossa cultura tm tons diferentes. o palhao que traz o tom das feiras, dos populares, dos grotescos. E o clown o tom dos espetculos de teatro, dos palcos, dos malabarismos. Como se o clown pelo anglicismo trouxesse um tom erudito que palhao mais popular no comportasse. Mas aqui, em Suassuna, palhao inclui clown. Mesmo que no fossem sinnimos em traduo, seriam simultneos em representao de alma. Clown , em ingls, no entanto, palavra que quer dizer rude, torpe, rstico... Portanto ao tom do nosso palhao se quisssemos, por acaso, v-lo apenas pelo vis grotesco. Mas no esse o caso.

112

O cineasta italiano Federico Fellini66, num artigo sobre seu filme Palhaos (I Clowns, 1970), diz que o augusto o adulto e o branco a criana. Nesse sentido, Ariano, pelo narrador Quaderna, em movimento pendular adulto-criana, riso-morte, fracasso-sucesso, monta, pesa, desconstri (em cambalhota) e ri do seu prprio discurso e das reverberaes que ele causa. O Romance da Pedra do Reino romance com estrutura narrativa construda em alma de circo; e branco e augusto vivem lado a lado no palhao (mestre de pista)-Quaderna. tambm Fellini que lembra que o palhao branco a elegncia, a graa, a harmonia, a inteligncia, a lucidez, que se propem de forma moralista, como as situaes ideais e nicas, as divindades indiscutveis67. No caso de Quaderna, criao de Suassuna, essa forma moralista tem derivao catlica. O palhao augusto, por sua vez, v, no branco, lantejoulas cintilantes e se encanta com tais perfeies e brilhos, no fossem elas ostentadas com tanto rigor e vaidade. E como, assim, esse brilho se torna um fardo pesado e inalcanvel, o palhao augusto, que a criana, entra em cena, revolta-se ante tanta perfeio e rola no cho e na alma. Nas palavras de Fellini: essa a luta entre o orgulhoso culto da razo onde o esttico proposto de forma desptica [...] e a liberdade do instinto [...] So, em suma, duas atitudes psicolgicas do homem, o impulso para cima e o impulso para baixo, divididos, separados68. Ao levar em considerao as vertentes da alma humana encontradas na obra de Suassuna, o branco o Rei, o augusto o Palhao. Branco e augusto oscilam em impulsos para cima e para baixo no narrador Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna. Durante a narrativa, Quaderna se diz no o Pierr bufo e belo, filho de Cassandrino ou de Polichinelo!, mas se assume Mateus de vermelho e de preto, palhao mediador da
66

Fellini nasceu em 1920, em Rimini, pequena cidade litornea da Itlia, e faleceu em 1993. Seus mestres no cinema foram Rossellini, para quem trabalhou em vrios projetos (inclusive Roma, cidade aberta e Pais), e Lattuada, com quem co-dirigiu seu primeiro filme. Tem inspirao neo-realista na primeira fase de suas obras, com muitos personagens populares, de fcil identificao e grande carga emocional. A partir de Oito e meio (1963), no entanto, esto presentes o sonho, a fantasia e o grotesco, que formariam a matria-prima de sua carreira. Esse sonho e fantasia tem seu ponto alto em I Clowns. 67 In Fellini por Fellini, L&PM Editores Ltda., Porto Alegre, 1974, pgs. 1-7. Traduo de Paulo Hecker Filho. 68 Idem.

113

festa de bumba-meu-boi a voz que brinca com as tenses de pensamento provocadas por seu criador Suassuna. como se Quaderna, esse narrador bibliotecrio e memorialista, jogasse conscientemente a isca e deixasse depois que as tenses, elas prprias, se batessem bumba-meu boi! Segundo Cmara Cascudo em seu Dicionrio do folclore brasileiro, bumba interjeio, zs, valendo a impresso de choque, batida, pancada. Bumba-meu-boi ser Bate! Chifra meu boi!, voz de excitao repetida nas cantigas do auto mais popular do Nordeste, que aparece tanto em noite de Reis, fazendo parte do ciclo do Natal, como no carnaval (apesar da contrariedade dos tradicionalistas). E, na mscara do Mateus, apresentador desse auto religioso-pago, Quaderna ento ri. E carnavaliza. E grita o bate-meu-boi em palhao-cavaleiro, montado em seu magro Pedra-Lispe, galopando seu sonho: [...] Sou o Diabo-Encourado, o Sangue-doEsqueleto que procura espargir pelo Mundo tristonho, no sangue e ao p69 da Morte, o Galope do sonho [...]. Isso porque transparece uma voz de autor que sabe do que traz de enriquecimento ao discurso popular que, por mais que seja intil modernidade, no ingnuo e incorpora sim estetizaes que enriquecem esses retratos das miragens70 que transfigura de sua janela de gabinete. Essa inutilidade se diz em muitas crticas porque o avano da modernizao desenraza, desloca, [muitas vezes] destri, desvia, absorve, integra, muda de sentido, folcloriza71 esse discurso popular. Ento, a no ser pelo vis que toca o populismo idealista, no se pode manter essa cultura intacta, isolada dos processos de mudana que atingem a sociedade como um todo em aceleraes diferentes tanto no campo quanto na cidade. Ariano sabe disso, ento

Referncia ao Sermo de Quarta-feira de Cinzas do padre Antnio Vieira proferido em Roma na Igreja de S. Antonio dos Portugueses em 1670. [...] Os vivos so o p levantado pelo vento, os mortos so o p cado. Ado, feito de p, recebendo o vento do sopro divino, torna-se vivo. Nas Escrituras levantar viver, cair morrer. [...] Deu o vento, levantou-se o p; parou o vento, caiu. Deu o vento, eis o p levantado: esses so os vivos. Parou o vento, eis o p cado: esses so os mortos. Os vivos p, os mortos p; os vivos p levantado, os mortos p cado; os vivos p com vento, e por isso vos; os mortos p sem vento, e por isso sem vaidade. Esta a distino e no h outra [...] 70 Raquel de Queiroz no prefcio ao Romance da Pedro do Reino diz que Quaderna se quer um retratista de miragens. 71 In BUENO, Andr. Formas da Crise estudos de literatura, cultura e sociedade. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 2002, p. 165.

69

114

discursa com a mscara do Palhao alternada com a do Rei (idealista) e bate essas tenses de pensamento, rindo para se proteger do sofrimento. a representao do bater dessas tenses, esse grito de bumba o que acontece, por exemplo, no folheto XLII O Duelo, onde os seus dois mestres e rivais de literatura, o filsofo de esquerda Clemente e o poeta de direita Samuel, se enfrentam a penicadas de penicos iguais e de mesmo peso , num duelo regido pelo prprio Quaderna. No regrado papel de narrador de influncia popular e erudita, age como os cantadores, contadores e repentistas; como os apresentadores circenses, como o palhao de bumba; mas tambm como os narradores do teatro grego em ao de parbase72:

Aqui, para que os nobres Senhores e belas Damas que me ouvem no pensem que o ordlio ia ser brincadeira, devo esclarecer que as armas escolhidas por Clemente eram realmente perigosas. No eram penicos comuns, mas uns penicos especialssimos, desses que o Povo sertanejo chama de cubas, no masculino, os cubas. Eram enormes e pesados, com cerca de setenta centmetros de altura. (SUASSUNA, 1971, p. 291)

Suassuna conta que, a cada m crtica que recebe, cria um novo personagem. E talvez seja Pedro Beato, ex-marido de sua mulher, a sedutora Maria Safira, em uma das possveis interpretaes, alm de Clemente e Samuel, um desses personagens que criam chances de interlocuo para os desabafos do autor. E , alm disso, ponta de um tringulo entre o profano e o sagrado Pedro Beato e Maria Safira. Quaderna, nesse momento, justifica aes entre a representao religiosa de Deus em Pedro Beato e a representao profana do Diabo na sensual Maria Safira, mulher com quem amigado, ex-mulher de Beato. E dentro de sua obra Suassuna incorpora, ao mesmo tempo, o riso que concilia, a religiosidade que supera os trgicos de sua vida, entre o popular e o erudito como cenrio geral, entre o autor e o narrador em questes especficas. Veja, por

72

No antigo teatro grego, parbase a parte da tragdia ou da comdia em que um ou mais atores recobravam suas verdadeiras personalidades e se dirigiam aos espectadores, com observaes, opinies, esclarecimentos ou apelos, o que tambm pode ser feito pelo prprio autor. (Dicionrio Aurlio Buarque de Holanda Ferreira.) Na Pedra do Reino ainda Quaderna o autor-narrador em ao de parbase, no Suassuna.

115

exemplo, que o narrador Quaderna, ao descrever a casa onde mora, diz que sua biblioteca se confunde com ela. E quando autor e narrador se confundem, algumas questes so resolvidas ou no ambiente da biblioteca ou diante da parede divisria em que casa e biblioteca se encontram [...] a Biblioteca e minha casa pegada a ela por uma porta larga que fazia dos dois casares um s [...] (SUASSUNA, 1971, p. 320) Como que representao de encontro autor-narrador que propicia a voz do prprio autor por trs da mscara do personagem. Pedro Beato, o velho marido de Maria Safira, est sentado no cho, encostado parede, entre uma estante e a porta que ligava a Biblioteca a casa, quando d incio a um dilogo que transparece o encontro das tais duas vozes73 em confisso. Veja fragmento:

-- Dinis, esto dizendo na rua que voc vai ser processado pelo juiz novo que chegou. verdade? [...] -- Voc acha que eu estou errado, Pedro? Acha que quem tem razo so os meus inimigos? Sou mesmo um homem de mau carter e de maus bofes como eles parecem pensar? [...] -- difcil dizer assim, Dinis, sem pensar tudo com cuidado e sem explicar tudo direito! Para mim, tudo isso que lhe aconteceu, vem de muito antes. No foi a denncia deles [os homens com quem Quaderna havia brigado na rua de Tapero] que meteu voc no processo, nem seus aperreios apareceram s por causa disso! Tudo a maldita questo de honra, Dinis! [...] [...] Aquela frase me atingia com a fora das revelaes, iluminando zonas secretas e subterrneas do meu sangue, zonas de sombras, ocultas at ali, mesmo por mim. [...] -- Voc sabe melhor do que eu, Dinis! [...] Me diga uma coisa, por exemplo: por que que voc vive inventando essas histrias de Imperador do Divino, de Auto dos Guerreiros, vestindo-se de Rei e andando a cavalo pelo meio da rua, na frente de seus companheiros, de manto nas costas e coroa na cabea? [...] para surpresa minha, aquele fora o ponto de ataque sobre o qual o meu rival e opositor, que, pelo jornal de Campina, falara nas minhas afetaes de Rei apalhaado de Bumba-meu-boi e nas minhas fanfarronices de Cangaceiro e valento de arraial das festas de Reis. [...] -- Mas Pedro, que mal faz aos outros que eu me vista de Rei, se isso no toma o lugar de ningum [...] Essas coisas que eu fao so to inocentes! -- Dinis, meu filho, me perdoe, mas no existe nada inocente, no mundo! [...] o que queima voc por dentro, o fogo de Deus e do Diabo. O que eu no sei como esse fogo aparece em voc por dentro, porque em cada pessoa diferente! [...] Me diga uma coisa, por exemplo: voc j perdoou os assassinos de seu pai? J perdoou os assassinos de seu padrinho? -- Sei no, Pedro! (SUASSUNA, 1971, p. 308310)

73

O encontro de vozes de Suassuna me remete a Mrio Quintana: Bem! Eu sempre achei que toda confisso no transfigurada pela arte indecente. Minha vida est nos meus poemas, meus poemas so eu mesmo, nunca escrevi uma vrgula que no fosse uma confisso. (In http://www.ccmq.rs.gov.br/novo/mario/mario2.php Acesso em 18/7/2006)

116

Nesse momento, encontrado no folheto XLV As Desventuras de um Corno Desambicioso, Quaderna mscara que justifica a obra do autor como arma de redeno. Como forma de superao da morte, como artista que domina suas

acrobacias, como um riso equilibrista. Portanto, pendulando em trapzio entre religiosidade e riso, entre circo e auto, entre o trgico e o cmico, o popular e o erudito, o palhao augusto e o palhao branco, Suassuna corporifica em seu picadeiro literrio as tenses que o seu discurso causa. E com sua bufonaria desconstri seu prprio entusiasmo exagerado e os tons que escapam de retrica empolada. Mais uma vez se liberta esteticamente do peso do Rei, em mscara de bufo-Mateus. importante aqui, ento, lembrar de Antonio Candido no livro A personagem de fico, em que observa que quem no for capaz de sentir vivamente todas as nuances dos valores no-estticos religiosos, morais, polticosociais etc. , que sempre esto em jogo onde se defrontam seres humanos, no apreender esteticamente a totalidade e a plenitude de uma obra. Suassuna, ao dizer que quando o Rei pesa nos ombros o Palhao d uma cambalhota, entende que o valor esttico suspende o peso real dos outros valores (embora os faa aparecer em toda a sua seriedade e fora...); integra-os no reino ldico da fico [que em Suassuna o seu Castelo Potico e o seu circo da vida], transforma-os em parte de sua organizao esttica, assimila-os e lhes d certo papel no todo. (CANDIDO (org), 1970, p. 46-47) Ento, quanto maior for o peso, mais amargo o stiro. Quanto mais alta a escravido, mais esmerada a bufonaria. Suassuna, nesse sentido, quando transfigura o serto em seu castelo potico, no perde de vista o peso trgico do real emprico. E quanto mais lhe sente o peso nos ombros, mais cambalhotas. Por isso se explica a quantidade de

117

cavalhadas que muitas vezes criticada74. Quanto maior o trgico, mais joiaria necessria para torcer o pescoo da tragdia.

Crtica feita pelo prprio Antonio Candido, quando diz que a alta expresso do regionalismo est em Vidas secas de Graciliano Ramos, sem vertigem da distncia, sem torneios nem duelos, sem cavalhadas nem vaquejadas, sem o centaurismo que marca os outros [grifo meu]. (CANDIDO, 1989, p. 159).

74

118

9. (...) e o espetculo no pode parar:

Segundo Henri Bergson, a comicidade pode nos informar tanto sobre a imaginao humana quanto sobre os procedimentos de trabalho da imaginao coletiva, social e popular. Existem trs pontos nos quais tal comicidade deve ser procurada:

1.

Naquilo que propriamente humano. Ou seja, no h comicidade fora do homem. Fora do que lembra formas e atitudes propriamente humanas. O homem um animal que sabe rir, lembra Aristteles.

2.

Na indiferena. Quer dizer, portanto, que numa sociedade de puras inteligncias provavelmente no mais se choraria, mas talvez ainda se risse (BERGSON, 2001). que o riso um remdio especfico para a vaidade, de efeito alis essencialmente risvel.

3.

Na ao em grupo. Ou seja, entenda-se que o riso necessite de eco, que sempre a ao de um grupo, que esconde uma segunda inteno de entendimento e cumplicidade com outros risos reais ou imaginrios de um mesmo grupo.

O terico russo Mikhail Bakhtin, por exemplo, diz que s se ri entre iguais. O riso ento, uma espcie de gesto social que preocupa como sintoma justamente quando a estrutura oficial percebe que o riso pode ser uma ao crtica de um grupo prioritariamente no-oficial exterior ao Estado e Igreja. Bakhtin mostra em A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento: o contexto de Franois Rabelais que o riso se opunha cultura oficial, ao tom srio, religioso e feudal da poca e aparece em

119

diversidade de formas e manifestaes. Forma e manifestaes que, no entanto, tinham datas especficas e permitidas pela prpria oficialidade para acontecer. Festas pblicas carnavalescas, os ritos e cultos cmicos, os bufes e tolos, gigantes, anes e monstros, palhaos de diversos estilos e literaturas pardicas possuem uma unidade de estilo e constituem partes da cultura cmica popular que oferecem uma viso no-oficial. Bakhtin distingue claramente a cultura carnavalesca da Antiguidade da cultura festiva que se d na atualidade. O carnaval contemporneo segundo ngela Mitchell75 s um plido reflexo em comparao ao que havia de desenfreada luxria, de loucura e inclusive as mutilaes fsicas que tinham lugar durante o tempo carnavalesco daquela poca. A cultura carnavalesca do Renascimento implica a suspenso temporal de todas as distines hierrquicas e barreiras entre os homens... E das proibies da vida cotidiana. A terminologia carnavalesco significa a carnavalizao da vida cotidiana. Com suas mscaras e monstros, festas e jogos, encenaes e procisses, o carnaval era muitas coisas ao mesmo tempo. Era um prazer festivo, um mundo de ponta-acabea, destruio e criao, era uma teoria do tempo, da histria e do destino. Era, portanto, permitida fase dionisaca na qual eram destaque as sobreposies extravagantes, a mistura grotesca e as confrontaes entre alto e baixo, classes superiores e inferiores, espiritual e material, jovem e velho, homem e mulher, identidade diria e fantasia (disfarce festivo), convenes srias e suas pardias, tempos srios medievais e vises utpicas jocosas. Mas o riso carnavalesco, na opinio de Bakhtin, tambm deseja descobrir, escavar, inclusive para destruir, a hegemonia de qualquer ideologia que pretenda dizer a ltima palavra sobre o mundo. Nesse sentido, o dialogismo76 bakthiniano um aspecto
75

In El carnavalismo em Rabelais y su mundo. ngela Mitchell doutora em literatura inglesa pela Universidade da Gergia. 76 Dialogismo em Bakhtin: Todas as palavras e formas que povoam a linguagem so vozes sociais e histricas, que lhe do determinadas significaes concretas e que se organizam no romance em um sistema estilstico harmonioso [...]. BAKHTIN, Mikhail. Questes de literatura e esttica: a teoria do romance. So Paulo: HUCITEC, 1988, p. 100-106.

120

fundamental do carnaval e da cultura popular como um todo. uma pluralidade de conscincias vlidas, cada uma delas defendendo o seu ponto de vista, a sua prpria forma de ver o mundo. Nesse ponto Bakhtin tem um discurso que tenciona com toda propriedade o discurso Armorial de Suassuna, que, como palhao, por um lado utiliza o riso, em certa medida grotesco e conciliador, por outro limita ou atenua77 essa liberdade carnavalizante por conta de sua forte religiosidade. Suassuna deveria, alis, a partir do ponto que desenvolveremos agora, escutar Bakhtin com bastante ateno. O terico afirma que olhando de fora de sua prpria cultura que se pode entend-la. Esse processo abre novas possibilidades para cada cultura, revela potencialidades ocultas, promove a renovao e o enriquecimento e cria novas potencialidades, novas vozes, que podem se tornar autnticas em uma futura interao dialgica. Dessa forma, os grupos marginalizados pela ideologia dominante em tempos de no-carnaval no s recuperam sua voz nos tempos de carnaval, como tambm dizem o que pensam sobre os dominantes que os tentam silenciar. assim que vozes diferentes se unem em uma comunicao livre e franca que permite o carnaval, e que permite ainda que cada uma conserve sua prpria unidade e abra a totalidade, enriquecendo-se mutuamente. Por esse prisma, ento, o riso no da alada da esttica pura, pois persegue um objetivo til. Mas ele tem, no entanto, algo de esttico no momento preciso em que a sociedade, ao dar o tom cmico a suas aes, liberta-se do zelo da conservao e comea a se tratar como obra de arte. No carnaval, por exemplo, o que acontece. Festa pag, liderada pelo povo, permitida pelos poderes oficial e religioso. Ao tom dessa obra de arte, Ariano Suassuna diz que o trgico e o cmico em sua arte so vertentes do mesmo signo, assim como no circo. possvel esmiuar essa afirmao pela imagem da marionete e seus cordes. Para atribuir tons de comicidade

Bakhtin reconhece no circo e no palhao uma sobrevivncia atenuada da concepo de corpo do realismo grotesco. Poderamos dizer ento que a carnavalizao na obra de Suassuna, uma carnavalizao tambm atenuada.

77

121

e, no caso de Suassuna, uma comicidade popular, derivada da linguagem carnavalesca limitada pelos tons religiosos catlicos ao trgico da vida, preciso imaginar que a serenidade e a pretensa liberdade da vida encobrem uma trama de cordes que nos torna marionetes cujos fios esto nas mos da necessidade. assim a esperteza de Quaderna, e tambm de Chic e Joo Grilo, que ao final do Folheto A Cegueira Epopica, saem de O auto da compadecida e encontram Quaderna em A Pedra do Reino.

-- [...] fomos interrompidos pela entrada de Joo Grilo, uma figura que morava na Tvola Redonda onde era meu assalariado e que personagem muito importante na minha histria. Moreno, magro, de estatura mdia, com os cabelos imundos, crescidos e encaracolados, vestia sempre uma velha e esburacada camisa de meia, preta e encarnada, com listas horizontais largas. Tinha um amigo e companheiro inseparvel, Chic, to sujo quanto ele, mas cuja camisa, tambm velha e esburacada, era de listras azuis e amarelas. Eram camisas de dois Clubes de futebol de nossa Vila, o Tapero Futebol Clube e o Esporte Clube Nordeste, esquadres famosos no Serto e heris de jornadas hericas que, a seu tempo, sero contadas.78 (SUASSUNA, 1971, p. 620)

A astcia do pobre instinto de sobrevivncia, diz Suassuna nas suas aulasespetculo. Ariano sabe, portanto, da fora que tem esse riso como gesto social e trabalha cada trao em sua obra. Traos no todo de uma comicidade popular que deriva em certa medida da linguagem carnavalesca do barroco e do renascimento e que tem tons de religiosidade. E nesse ponto o mesmo Mikhail Bakhtin que tenciona que tambm estabelece a medida da linguagem carnavalesca da qual deriva a comicidade popular, fonte e forma de Suassuna.

Tal histria de clubes no voltou a ser contada no romance. Alis, algumas das histrias da Pedra do Reino so anunciadas pelo narrador Quaderna e no so terminadas. Alm dessa dos clubes de Chic e Joo Grilo, a histria do velho p de cajarana tambm citado e nunca mais esclarecido. O leitor fica sabendo que Era uma rvore enorme, venervel, velhssima, com tronco baixo e grosso, aqui e ali ocado por cupins [...] Todas as crianas das geraes de Garcia-Barretos sertanejos iriam brincar debaixo dessa Cajarana, comendo seus frutinhos cheirosos, quando chegava a safra [...] A velha Cajarana viu passar anos e anos, uns de seca, outros de boa chuva [...] Fui um dos que se criaram sob a atrao e o influxo daquela casa [da Ona-Malhada] e daquela rvore, ambas estranhas e solenes. Posso assegurar, assim, que talvez a maior parte do seu encanto era a serenidade com que ambas viam passar as agitaes humanas [...] Essa impregnao de destinos falhados,de crimes e sofrimentos [...] foram a causa da reputao de rvore fatdica e agoureira, que comeou a se ligar ao velho p de Cajarana e que terminou determinando sua derrubada sacrlega, como ser contado depois.[grifo meu] (SUASSUNA, 1971, p. 161 e 162). Acontece que sua derrubada sacrlega no foi mais contada, tambm caiu no esquecimento talvez como acontea com as histrias passadas oralmente por geraes. Partes que se perdem...

78

122

A linguagem carnavalesca se ope a toda idia de acabamento e perfeio, toda pretensa imutabilidade e eternidade das festas oficiais. Precisa, ao contrrio, se manifestar por meio de formas de expresso dinmicas e mutveis, flutuantes e ativas. Ento, essa linguagem se caracteriza principalmente em tons bakhtinianos pela lgica das coisas ao revs, pela permutao constante dos altos e baixos, pelas formas de pardia, degradaes, profanaes, coroamentos e destronamentos bufes. O mundo da cultura popular uma pardia da vida, que, sem, no entanto, ser puramente negativa e formal, a transfigura, a ressuscita e a renova ao mesmo tempo. O prncipe do sangue do vai-e-volta suassuniano personagem que, inspirado no Mito de Dom Sebatio, sempre aguardado como representao de fora e imortalidade. O riso carnavalesco universal, geral, festivo tem uma caracterstica que em Suassuna gostaria de destacar: ele ambivalente. Isso porque alegre e cheio de alvoroo, mas ao mesmo tempo burlador e sarcstico, nega e afirma, amortalha e ressuscita simultaneamente [...] Essa uma das diferenas essenciais que separam o riso festivo popular do riso puramente satrico da poca moderna [...] o riso popular ambivalente expressa uma opinio sobre um mundo em plena evoluo no qual esto includos os que riem. (BAKHTIN, 1996, p.10-11) Simultaneidade, caracterstica deste dual Suassuna. Levando essa constante dualidade em considerao, e j com as caractersticas da comicidade popular um pouco mais claras, possvel tratar da tenso dos cordes na dana das marionetes de Bergson. No Romance da Pedra do Reino, o narrador Quaderna, como a marionete que, em certa medida, tambm quer ter vida prpria, se encontra bem ao centro da estrutura narrativa, sempre entre tenses opostas apresentando o seu discurso num centro de picadeiro , tendo diversos cordes que amarram, movimentam, tensionam at que ele prprio d sua cambalhota, pendurado no mais forte dos cordes que dana na mo de seu criador Suassuna. Isso porque, como

123

criador da realidade que apresenta, tanto o romancista, como o artista em geral, domina, delimita, mostra de modo coerente e nos comunica essa realidade imaginada da personagem de forma mais coesa e completa que a que conseguimos captar nas relaes com as pessoas reais empricas que nos so sempre fragmentrias. Diz Candido que somente o criador de Napoleo, isto , o romancista que o narra, em vez de narrar dele, lhe conhece a intimidade de dentro (...) (CANDIDO, 1970, p. 27). Suassuna quer garantir que seu discurso seja sempre colocado atravs das mscaras que decide usar. Quaderna, como j vimos, est sempre no meio de opostos: Clemente x Samuel, Casa x Biblioteca, Dona Margarida x Corregedor, Pedro Beato x Eugnio Monteiro x Maria Safira, Vida x Obra. So esses opostos que tencionam as pontas-representaes do popular e do erudito, da cultura oral e da escrita, do trgico e do cmico, do moderno e do arcaico, do rural e do urbano, do sagrado e do profano, do Real e do Oficial e a cada tenso que o boneco marionete Quaderna se movimenta como signo ao mesmo tempo trgico e cmico do artista Suassuna, que se sente um emparedado ideolgico, mas que esteticamente se imbui do palhao e d uma cambalhota a cada sensao de aprisionamento. que, mesmo sendo quem mais conhece a intimidade de dentro de sua prpria obra, vale destacar que ilusria a declarao de um criador a respeito de sua criao. Ele pode pensar que copiou quando inventou; que exprimiu a si mesmo, quando se deformou; ou que se deformou quando se confessou. (CANDIDO, 1970, p. 69) Suassuna sabe disso e sabe principalmente que no pode definir esses limites dentro de sua obra: inveno, expresso, confisso se misturam e se dividem em linhas muito tnues. Alm disso, as coisas mudam no tempo e no espao e desafiam cada olhar a compreend-las novamente. Nova mudana, novo desafio, tenso cclica do pensamento. E Suassuna cria o bibliotecrio e memorialista narrador Quaderna, que lidera cada duelo de

124

pensamento e mais uma vez grita: Bumba! E sai pelo picadeiro em cambalhotas sem se deixar aprisionar. Um mentiroso lrico!

[...] eu tenho a maior simpatia pelo mentiroso. Eu tenho pelo seguinte: o homem que mentiroso por vocao um inconformado. Ele um inconformado com o que o cotidiano no deixa acontecer. Eu acho que ele d vazo a uma verdade que s vezes s dele, que muita gente no viu.

Ariano Suassuna

Em seu romance, o narrador Quaderna tem em mos um desses espelhos de circo que ampliam, deformam e desfiguram, e ele sabe que o mundo um jogo onde todos ns pagamos a entrada com a vida. Em posfcio ao Romance da Pedra do Reino, Maximiano Campos diz que os que sabem perder sem trapaa ganham o jogo. Mas, parece-nos que no caso do palhao, que tambm poeta, equilibrista, mestre de pista, marionete Quaderna, as trapaas existem. Esse espelho o ajuda. Elas, as trapaas, so formas de sobrevivncia e tentativas de libertao da morte, vontade de que o jogo no acabe. O narrador que comea preso e termina sonhando diz suas ltimas palavras ao Corregedor assim:
J que o senhor mandou que eu supusesse ser o juiz, peo ao senhor, tambm, para supor que eu morra por acaso, antes de lhe dar outro depoimento [...] Meu depoimento teria que ficar encerrado aqui, mas nem por isso o senhor deixaria de utiliz-lo no inqurito, no ? [...] Quanto epopia, ficaria, como eu disse, uma histria pelo menos original, com essa histria toda iniciada, mas sem concluso nenhuma, como sucedeu com a histria de Peri e Ceci e como sucede sempre, alis, na vida! (SUASSUNA, 1971, p. 736)

No toa o elogio mentira de seu criador Suassuna. Mentira, mais uma vez como j dissemos, que no oposio verdade, mas formas, movimentos e manipulao de mscaras para transitar pelo mundo sem ser pego. o completo artista do circo que domina o trapzio, a acrobacia, o equilibrismo, os truques, os espelhos. Quando conta sua epopia alinhavando mil e uma referncias, caricaturas e intertextualidades, nos parece em certa medida, que Quaderna se expressa em gromel

125

idioma especfico do palhao em picadeiro, que, semelhante a todos os idiomas do mundo, no nenhum de fato e todos ao mesmo tempo. Tal narrador, que criao de um Suassuna medroso do cosmopolitismo que assola a modernidade, no deixa de ser paradoxalmente um cosmopolita e transparece seu criador se pensarmos pelo vis do terico Jorge Schwartz, que diz que o homem cosmopolita aquele que, em conseqncia da multinacionalidade, capaz de falar muitas lnguas e se transportar de um pas para outro sem maiores dificuldades. Mas, continua o mesmo terico, isso no impede que autores de grande cultura universal, verdadeiros cosmopolitas do ponto de vista de sua produo textual, nunca tenham sado de seus lugares de origem.79 Suassuna assim, um cosmopolita que nunca saiu do serto, e no precisa se sentir emparedado e temeroso por isso. O personagem, que j inicia a narrativa preso, se liberta pelo sonho, um sonho de trazer a cultura popular ao mbito oficial, j que Quaderna se v em sonho sendo coroado Rei da Tvola Redonda da Literatura do Brasil, entre Jos de Alencar (um romntico) e Euclydes da Cunha (um realista), sob as bnos da Igreja catlica e com as canes populares nordestinas como pano de fundo. Popular em homenagem sim, mas da janela do gabinete. Paradoxal, conciliador, equilibrista, popular, erudito, em constante pirueta. E a obra fica aberta, no se deixa aprisionar, assim como na vida. Enquanto h vida, nada h de conclusivo. Concluir morrer; assim a presente dissertao no se conclui... que as cortinas ainda no se fecharam, e as possibilidades ainda so mltiplas. O espetculo no pode parar e Ariano Suassuna, esse palhao-professor, continua em pirueta, continua pendulando, acrobata-equilibrista. Merece crticas, mas tambm merece aplausos, e segue firme com seu projeto Armorial no caminho da conciliao.

SCHWARTZ, Jorge. Vanguarda e cosmopolitismo na dcada de 20: Oliverio Girondo e Oswald de Andrade. So Paulo: Perspectiva, 1983. p. 6. Referncia in: DE ARAJO, Humberto Hermenegildo. Leituras sobre Cmara Cascudo. Joo Pessoa: Editora Idias, 2006, p. 23.

79

126

10. Referncias Bibliogrficas ADORNO, Theodor. Palestra sobre Lrica e Sociedade. In Notas de Literatura I. So Paulo: 34 Letras, 2003. ADORNO, Theodor W. Minima moralia. Traduo de Eliane Kaufholz e Jean-Ren Ladmiral. Paris: Payot, 1983. ALENCAR, Jos de. O sertanejo. Rio de Janeiro: Edies Melhoramentos, sd. ALMEIDA, Jos Maurcio Gomes de. A tradio regionalista no romance brasileiro (18471945). Rio de Janeiro: Editora Achiam, 1981. ANDRADE, Mrio de. Ensaio sobre a msica brasileira. 3 ed. So Paulo: Vila Rica; Braslia: INL, 1972. ANDRADE, Mrio de. O Turista Aprendiz. Estabelecimento de texto, introduo e notas de Tel Porto Ancona Lopez. So Paulo: Duas Cidades/SCCT, 1976. ANDRADE, Mrio de. Na Pancada do Ganz. In: ANCONA LOPEZ, Tel Porto. Um projeto de Mrio de Andrade. Arte em Revista. So Paulo, ano 2, no. 3: 52-58, mar.1980. ANDRADE, Mrio de. Danas dramticas do Brasil. Edio organizada por Oneida Alvarenga. Belo Horizonte: Edio Itatiaia; Braslia: INL, Fundao Nacional PrMemria, 1982. 2 edio. ANJOS, Moacir dos. Local/ Global : arte em trnsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005. ARAJO, Humberto Hermenegildo de. Leituras sobre Cmara Cascudo. Joo Pessoa: Editora Idias, 2006. ARISTTELES. Potica. So Paulo: Ars Potica, 1997. BAKHTIN, Mikhail. Questes de literatura e de esttica A teoria do romance. So Paulo: Editora UnespHUCITEC, 1993. 3 edio. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento : o contexto de Franois Rabelais. Traduo de Yara Frateschi. So Paulo: HUCITEC; Braslia: Editora UNB, 1996. 3 edio. BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na poca de sua Reprodutividade Tcnica. In COSTA LIMA, Luiz (org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Editora Saga, 1969, p. 207-238. BENJAMIN, Walter. O Narrador. Consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov. In Obras escolhidas I. So Paulo: Editora Brasiliense, 1985, p. 197-219. BERGSON, Henri. O riso. Ensaio sobre a significao da comicidade. So Paulo: Martins Fontes, 2001. BOLOGNESI, Mrio Fernando. Palhaos. So Paulo: Editora Unesp, 2003. 127

BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Editora Cultrix, sd. 2 edio . BOSI, Alfredo. Plural, Mas No Catico. In BOSI, Alfredo (org.). Cultura brasileira. Temas e situaes. So Paulo: Editora tica, 1992, p. 7-15. BOSI, Ecla. Cultura e Desenraizamento. In BOSI, Alfredo (org.). Cultura Brasileira. Temas e Situaes. So Paulo: Editora tica, 1992. p. 16-41. BUENO, Andr. Formas da crise. Rio de Janeiro: Graphia, 2002. CANCLINI, Nestor. Culturas hbridas. So Paulo, Edusp, 1997. CANDIDO, Antonio. A Educao pela noite e outros ensaios. So Paulo: Editora tica, 1989. 2 edio. CANDIDO, Antonio e CASTELLO, J. Aderaldo. Presena da literatura brasileira histria e antologia. Das Origens ao Realismo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. CANDIDO, Antonio. Formao da literatura brasileira - momentos decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. 6 edio. CANDIDO, Antonio. ROSENFELD, Anatol. ALMEIDA PRADO, Dcio de. SALES GOMES, Paulo Emlio. A personagem de fico. So Paulo: Editora Perspectiva, 1970. CASCUDO, Lus da Cmara. Literatura oral no Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1978. CASCUDO, Lus da Cmara. Dicionrio do folclore brasileiro. Prefcio de Antnio Balbino. 3 edio revisada e aumentada. Braslia: Instituto Nacional do Livro/ Ministrio da Educao e Cultura, 1972. CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de. O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha. Traduo de Srgio Molina; gravuras de Gustave Dor. Primeiro livro. Edio bilnge. So Paulo: Editora 34, 2005. CHAU, Marilena. Seminrios. Coleo O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira. So Paulo: Editora Brasiliense, 1983. COUTINHO, Eduardo e CARVALHAL, Tnia Franco (org.). Literatura Comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1994. CRUZ E SOUSA. Obra completa. (org. Andrade Murici; atualizao e notas Alexei Bueno). Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1995. CUNHA, Euclydes da. Os sertes: campanha de Canudos. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora; Publifolha, 2000. Coleo Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro. 39 edio. DIDIER, Maria Thereza. Emblemas da sagrao armorial. Ariano Suassuna e o Movimento Armorial 1970-76. Recife : Editora Universitria UFPe, sd. 128

ECO, Umberto. Apocalpticos e Integrados. Coleo Debates. So Paulo: Perspectiva, 1993. FARIAS, Sonia Ramalho de. Ariano Suassuna: Espao Regional, Cultura e Identidade Nacional. [online] In Revista Brasil de Literatura. 2002. Disponvel na Internet via: http://members.tripod.com/~lfilipe/soniaramalho.htm#S. Acesso em: 5/ 7/ 2006. FELLINI, Federico. Fellini por Fellini. Traduo de Paulo Hecker Filho. Porto Alegre: L&PM Editores Ltda, 1974. FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilizao. Rio de Janeiro: Imago, 1997. GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organizao da cultura. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968. GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Graal, 1978. HOLANDA, Srgio Buarque de. Captulos de literatura colonial. Organizao e Introduo de Antonio Candido. So Paulo: Editora Brasiliense, 1991. HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor W. A Indstria Cultural. O Iluminismo como Mistificao de Massa. In COSTA LIMA, Luiz (org.). Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Editora Saga, 1969, p. 157-202. LUKCS, George. A teoria do romance: um ensaio histrico-filosfico sobre as formas da grande pica. So Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000. MARTIN-BARBERO, Jess. Do Folclore ao Popular: Uma Literatura Entre o Oral e o Escrito. In MARTIN-BARBERO, Jess. Dos meios s mediaes comunicao, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. 2 edio. MELLO E SOUZA, Gilda. O tupi e o alade: uma interpretao de Macunama. Coleo Esprito Crtico. So Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003. 2 edio. NETO, Joo Cabral de Melo. A Educao pela Pedra. In NETO, Joo Cabral de Melo Poesias completas. Rio de Janeiro: Editora Sabi, 1968. NEWTON JUNIOR, Carlos. O pai, o exlio e o reino : A poesia armorial de Ariano Suassuna. Recife: Editora UFPe, 1999. NEWTON JUNIOR, Carlos. O circo da ona malhada. Iniciao obra de Ariano Suassuna. Recife: Artelivro, 2000. NOGUEIRA, MARIA Aparecida. Ariano Suassuna, o cabreiro tresmalhado. So Paulo: Palas Athena, 2002. PASTA JR, Jos Antnio. Cordel, Intelectuais e o Divino Esprito Santo. In BOSI, Alfredo (org.). Cultura brasileira. Temas e situaes. So Paulo: Editora tica, 1992, p. 58-74. RABELAIS, Franois. Gargantua. Editora Gallimard, 2003. 129

RABELAIS, Franois. Pantagruel. Editora Gallimard, 2003. RABETTI, Beti (org). Teatro e comicidades: estudos sobre Ariano Suassuna e outros ensaios. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2005. SANTOS, Idelette Muzart-Fonseca dos. O Decifrador de Brasilidades. Cadernos de Literatura Brasileira: Ariano Suassuna, 10: 94-110. So Paulo: Instituto Moreira Salles, novembro 2001. SANTOS, Idelette Muzart-Fonseca dos. Em demanda da potica popular. Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Campinas: Editora Unicamp, 1999. SANTOS, Idelette Muzart-Fonseca dos. La Littrature de Cordel au Brsil. Mmoire des voix grenier dhistoires. Paris: Recherches Amriques Latines/ LHarmattan, 1997. SANTOS, Idelette Muzart-Fonseca dos. Un sicle dHistoire du Nordeste dans le Romance dA Pedra do Reino de Ariano Suassuna. In MATTOSO, Katia (org). Littrature/Histoire: regards croiss. Paris: Presses de lUniversit de Paris-Sorbonne, 1996. p. 103-123. SUASSUNA, Ariano. A histria do amor de Fernando e Isaura. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 2006. SUASSUNA, Ariano. Entrevista. In: Dossi Nordeste. Revista Entre Livros. Ano 1, n 3. 2005, p. 30-40. SUASSUNA, Ariano. Entrevista. In: Pre revista de cultura. Natal: n 14. Setembro/ outubro, 2005, p. 67-75. SUASSUNA, Ariano. O auto da compadecida. Ilustrao: Manuel Dantas Suassuna. Textos de Brulio Tavares, Carlos Newton Junior e Raimundo Carrero. Rio de Janeiro: Agir Editora, 2005. Edio comemorativa. SUASSUNA Ariano. Romance dA Pedra do Reino e o prncipe do sangue do vai-e-volta. 5 edio. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 2004. SUASSUNA, Ariano. O casamento suspeitoso. Ilustrao: Zlia Suassuna. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2002. SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. Ilustrao: Zlia Suassuna. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2002. SUASSUNA, Ariano. Entrevista. In Investigaes. Revista de lingstica e teoria Literria da UFPe, vol. 9, maro de 1999, p. 7-11. SUASSUNA, Ariano. O Rei Degolado nas Caatingas do Serto Ao sol da Ona Caetana. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1977. SUASSUNA, Ariano. A pena e a lei. Prefcio: Sbato Magaldi. Rio de Janeiro: Agir Editora, 1975.

130

SUASSUNA, Ariano. Farsa da boa preguia. Ilustrao: Zlia Suassuna. Rio de Janeiro: Agir Editora, 1974. SUASSUNA, Ariano. O Movimento Armorial. Recife: UFPe Depto. De Extenso Cultural. Pr-reitoria para Assuntos Comunitrios. Editora Universitria, 1974. SUASSUNA, Ariano. Depoimento. In SUASSUNA, Ariano. Seleta em Prosa e Verso. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1974. p. 162 195. SUASSUNA, Ariano. A Compadecida e o Romanceiro Nordestino. In SILVA, Maximiniano de Carvalho (prefcio e superviso). Literatura popular em verso. Rio de Janeiro : Ministrio da Educao e Cultura/ Fundao Casa de Rui Barbosa, 1973. p. 154-164. SUZUKI, Mrcio. Quem ri por ltimo, ri melhor Humor, riso e stira no sculo da crtica. In Terceira Margem Revista do Programa de Ps-Graduao em Cincia da Literatura. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Faculdade de Letras, Ps-Graduao, Ano IX, n 10. Rio de Janeiro : 7 Letras, 2004. TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e msica brasileira. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor, 2000. Coleo Descobrindo o Brasil. UNAMUNO, Miguel de. Do sentimento trgico da vida nos homens e nos povos. Traduo de Eduardo Brando. So Paulo: Martins Fontes, 1996. VALRY, Paul. Variedades. Traduo de Maiza Martins de Siqueira. So Paulo: Iluminuras, 1991. VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. WISNIK, Jos Miguel. O Machado Maxixe. In Sem Receita, ensaios e canes. So Paulo: Publifolha. 2004. WISNIK, Jos Miguel. O Minuto e o Milnio ou Por Favor, Professor, uma Dcada de Cada Vez. In Sem Receita, ensaios e canes. So Paulo: Publifolha, 2004. WISNIK, Jos Miguel. Algumas Questes de Msica e Poltica no Brasil. In : BOSI, Alfredo (org.). Cultura Brasileira. Temas e Situaes. So Paulo: Editora tica, 1992, p. 114-123. WISNIK, Jos Miguel. Msica. Coleo O nacional e o popular na cultura brasileira. So Paulo : Editora Brasiliense, 1983. XAVIER, Ismail. SertoMar. Glauber Rocha e a esttica da fome. So Paulo: EMBRAFILME/ Secretaria da Cultura/ MEC Editora Brasiliense, 1983. Discografia: Quinteto Armorial. Sete flechas. Marcus Pereira. 1980. Quinteto Armorial. Quinteto Armorial. Marcus Pereira. 1978. 131

Quinteto Armorial. Aralume. Marcus Pereira. 1976. Quinteto Armorial. Do romance ao galope nordestino. Marcus Pereira. 1974. Filmografia: ARRAES, Guel. O auto da compadecida. Longa-metragem de fico baseado na pea homnima de Ariano Suassuna. Produo: Globo Filmes. 104 minutos. Rio de Janeiro, 2000. MACHADO, Douglas. O Sertomundo de Suassuna. Documentrio. Produo : Trinca Filmes. Teresina, PI, 2003. ROCHA, Glauber. Deus e o Diabo na terra do sol. Longa-metragem de fico em pretoe-branco. Produo: Copacabana Filmes. 125 minutos. Rio de Janeiro, 1964. Sites Pesquisados: Academia Brasileira de Literatura de Cordel - www.ablc.com.br Centro Cultural Tempo Glauber www.tempoglauber.com.br Fundao Joaquim Nabuco www.fundaj.gov.br

132

You might also like