You are on page 1of 5

Exerccio 27

Questo 01 Duas cargas pontuais positivas, q1 e q2 = 4q1, so fixadas a uma distncia d uma da outra. Uma terceira carga negativa q3 colocada no ponto P entre q1 e q2, a uma distncia X da carga q1, conforme mostra a figura. a) Calcule o valor de X para que a fora sobre a carga q3 seja nula. b) Verifique se existe um valor de q3 para o qual tanto a carga q1 como a q2 permanecem em equilbrio, nas posies do item a), sem necessidade de nenhuma outra fora alm das eletrostticas entre as cargas. Caso exista, calcule este valor de q3; caso no exista, escreva "no existe" e justifique. a) quais os sinais das cargas q1 e q2? b) a fora eletrosttica entre as cargas de repulso? Justifique. Questo 05 Considere duas pequenas esferas condutoras iguais, separadas pela distncia d=0,3m. Uma delas possui -9 -10 carga Q1=110 C e a outra Q2=-510 C. Utilizando 1/(4 0)=910 N.m /C , a) calcule a fora eltrica F de uma esfera sobre a outra, declarando se a fora atrativa ou repulsiva. b) A seguir, as esferas so colocadas em contato uma com a outra e recolocadas em suas posies originais. Para esta nova situao, calcule a fora eltrica F de uma esfera sobre a outra, declarando se a fora atrativa ou repulsiva.
9 2 2

Questo 04 A figura adiante mostra duas cargas q1 e q2, afastadas a uma distncia d, e as linhas de campo do campo eletrosttico criado. Observando a figura anterior, responda:

Questo 02 Trs esferas metlicas iguais esto carregadas eletricamente e localizadas no vcuo. Inicialmente, as esferas A e B possuem, cada uma delas, carga +Q, enquanto a esfera C tem carga -Q. Considerando as situaes ilustradas, determine: a) a carga final da esfera C, admitindo que as trs esferas so colocadas simultaneamente em contato e a seguir afastadas; b) o mdulo da fora eltrica entre as esferas A e C, sabendo que primeiramente essas duas esferas so encostadas, como mostra a figura I, e, em seguida, elas so afastadas por uma distncia D, conforme a figura II.

Questo 06 Duas partculas com cargas q1 e q2, separadas a uma distncia d, se atraem com fora de intensidade F= 0,18 N. Qual ser a intensidade da fora de atrao entre essas partculas se a) a distncia entre elas for triplicada? b) o valor da carga de cada partcula, bem como a distncia inicial entre elas, forem reduzidos metade? Questo 07

Questo 03 Deseja-se, disposto do material ilustrado a seguir, carregar as esferas metlicas com cargas de mesmo mdulo e sinais opostos, sem encostar o basto nas esferas. Descreva, em etapas, e apresentando as respectivas ilustraes, o procedimento necessrio para se atingir este objetivo.
Aprovao em tudo que voc faz. 1

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 51 (Exerccio 27)

Q = 30 C, esto suspensas a partir de um mesmo ponto por dois fios isolantes de mesmo comprimento como mostra a figura. Em equilbrio, o ngulo , formado pelos dois fios isolantes com a vertical, 45. Sabendo que a massa de cada esfera de 1 kg, que a Constante de Coulomb k = 9 109 N m2/C2 e que a acelerao da gravidade g = 10 m/s2, determine a distncia entre as duas esferas quando em equilbrio. Lembre-se de que a) 1,0 m b) 0,9 m c) 0,8 m d) 0,7 m e) 0,6 m Questo 08 A figura representa quatro esferas metlicas idnticas penduradas por fios isolantes eltricos.

Duas esferas idnticas, carregadas com cargas

Questo 09 Trs cargas eltricas esto em equilbrio ao longo de uma linha reta de modo que uma carga positiva (+Q) est no centro e duas cargas negativas (q) e (q) esto colocadas em lados opostos e mesma distncia (d) da carga Q. Se aproximamos as duas cargas negativas para d/2 de distncia da carga positiva, para quanto temos que aumentar o valor de Q (o valor final ser Q), de modo que o equilbrio de foras se mantenha? a) Q = 1 Q b) Q = 2 Q c) Q = 4 Q d) Q = Q / 2 e) Q = Q / 4 Questo 10 O que acontece com a fora entre duas cargas eltricas (+Q) e (q) colocadas a uma distncia (d) se mudarmos a carga (+ Q) por (+ 4Q), a carga (q) por (+3q) e a distncia (d) por (2d)? a) Mantm seu mdulo e passa a ser atrativa. b) Mantm seu mdulo e passa a ser repulsiva. c) Tem seu mdulo dobrado e passa a ser repulsiva. d) Tem seu mdulo triplicado e passa a ser repulsiva. e) Tem seu mdulo triplicado e passa a ser atrativa. GABARITO:

= 10-6.

O arranjo est num ambiente seco e as esferas esto inicialmente em contato umas com as outras. A esfera 1 carregada com uma carga eltrica +Q. Escolha a opo que representa a configurao do sistema depois de atingido o equilbrio.

Questo 01

a) x = b) q3 = -

. q1

a)

Questo 02 b) a) QC(final) = Q/3 b) FAC = 0 N Questo 03 c) 1) Aproximar o basto da esfera 1 e aterr-la 2) Afastar o basto. Conforme o ponto de aterramento a esfera 1 ficar positivo ou negativa 3) Repetir para a esfera 2 com o ponto de aterramento inverso ao da esfera 1. Questo 04 a) q1 positiva e q2 negativa b) No, de atrao. e) Questo 05 a) 5 108 N; atrativa b) 6,25 109 N; repulsiva
Aprovao em tudo que voc faz. 2 www.colegiocursointellectus.com.br

d)

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 50 (Exerccio 26)

Questo 06 a) 2,0 . 102N b) 1,8 . 101N Questo 07 Letra B Resoluo Na direo horizontal para qualquer uma das esferas verdadeiro afirmar que: Situao final Na situao inicial, as cargas negativas (-q), nas extremidades, repelem-se com foras de intensidade F, sendo 2 d a distncia entre elas. Como as cargas negativas esto em equilbrio, elas trocam foras, tambm, de intensidade F com a carga positiva (+Q) central, sendo d a distncia do centro s extremidades. A lei de Coulomb nos afirma que a intensidade das foras eletrostticas entre duas cargas varia com o inverso do quadrado da distncia entre essas cargas: . Situao inicial

k.Q2/d2 = T.sen Na direo vertical m.g = T.cos

Dividindo as duas expresses

k.Q2/(m.g.d2) = sen /cos = 1 (pois Ento k.Q2 = m.g.d2


-6 4 -2

= 45)

= 30.10 .3.10 = 90.10 Questo 08 Letra C

= 90 cm

Como so esferas metlicas idnticas, a carga Q igualmente distribuda entre elas. Ou seja, cada esfera adquire carga . Como so cargas de mesmo sinal, cada uma repele as outras trs. Imediatamente aps a eletrizao: a esfera 1 recebe foras de repulso de 2, 3, e 4, todas horizontais para a esquerda, sofrendo, ento, deflexo para a esquerda; a esfera 4 recebe foras de repulso de 1, 2 e 3, todas horizontais para a direita, sofrendo, ento, deflexo para a direita. as esferas 2 e 3 ficam sujeitas s foras mostradas na figura a seguir.

Na situao final, a distncia entre as cargas negativas foi reduzida metade (de 2 d para d) logo, as foras de repulso entre elas passam a ter intensidade 4 F. Porm, a distncia de cada carga negativa carga central tambm reduzida metade (de d para d/2) quadruplicando, tambm, as foras de atrao entre elas, ou seja, 4 F. Portanto o equilbrio mantido com Q = 1 Q. Questo 10 Letra D As figuras representam as duas situaes.

a esfera 2, como mostra a figura acima, recebe duas repulses opostas, de mesma intensidade, das esferas 1 e 3: F12 e F32, respectivamente, ficando sujeita resultante F42, recebida da esfera 4, defletindo, ento, para a esquerda; mesmo acontece com a esfera 3, que fica sujeita resultante F13, aplicada pela esfera 1, defletindo, ento, para a direita. Essas repulses fazem com que no equilbrio as esferas estejam nas posies mostradas na opo C. Questo 09 Letra A As figuras a seguir mostram as situaes inicial e final propostas. Na primeira situao, as foras so atrativas e tm intensidade: (I) Na segunda situao, as foras so repulsivas e tm intensidade: .(II) Comparando as expresses (I) e (II), conclumos que F = 3 F, e que as foras passam de atrativas para repulsivas.

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 50 (Exerccio 26)

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 50 (Exerccio 26)

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 03 - FSICA II - Mdulo 50 (Exerccio 26)

You might also like