You are on page 1of 3

ROTEIRO PARA IMPLANTAO/RECUPERAO/AVERBAO DA RESERVA LEGAL

DADOS GERAIS Nome / Razo social Localizao / endereo Caracterizao do Projeto: Pblico / Misto / Privado Cadastro SENIR / INCRA / Outros Filiao a Empresa / Cooperativa ou Associao DADOS DA PROPRIEDADE Nome do imvel; rea Total Localizao; distrito, municpio. Descrio dos Usos da Propriedade(s) rea com potencial: agrcola, pecurio e outros Infra-estrutura disponvel (sistema virio, energia, armazns, cooperativas associaes de apoio, obras hidrulicas, unidades de beneficiamento) Croqui de acesso ao imvel partindo da sede do municpio mais prximo ATIVIDADE DESENVOLVIDA (irrigao, pecuria, agrcola de sequeiro ou outros) Se IRRIGAO rea a ser irrigada Mtodo e sistema de irrigao e drenagem a ser implantado, com rea de abrangncia. Produo esperada. Mercado. Cultura que se pretende irrigar Fonte hdrica para irrigao Prticas agrcolas a serem implantadas pelo Projeto e as prticas de manejo e conservao dos solos, uso de insumos agrcolas e prticas conservacionistas / preservacionistas a serem implantadas. Se PECURIA rea para pastejo direto; mtodo e sistema de manejo dos animais, produo e mercado. Rebanho utilizado; Forrageiras utilizadas; banco de protena e reserva estratgica Prticas agrcolas a serem implantadas pelo Projeto e as prticas de manejo e conservao dos solos, uso de insumos agrcolas e prticas conservacionistas / preservacionistas a serem implantadas. Se Agricultura de sequeiro rea para o cultivo de sequeiro Perodo de plantio, sistema de plantio, com as operaes, manejo e culturas utilizadas Tempo de pousio e produo esperada Prticas agrcolas a serem implantadas pelo Projeto e as prticas de manejo e conservao dos solos, uso de insumos agrcolas e prticas conservacionistas / preservacionistas a serem implantadas.

CARACTERSTICAS DO MEIO Meio Fsico Clima Classificao e descrio das caractersticas Balano Hdrico regional Solos Classificao, indicando classe, perfil, textura e profundidade. Riscos a degradao Topografia e declividade guas superficiais e subterrneas Tipo, nome e regime, descrio da Bacia hidrogrfica Meio Bitico Caracterizar a vegetao existente e estado de conservao. Percentual da propriedade com vegetao nativa Reserva legal proposta para averbao reas de preservao permanente Identificar as principais espcies na rea de reserva legal, destacando-se os seus usos, a existncia de espcies raras, endmicas e/ou em vias de extino. Identificar as espcies da fauna existentes mencionando s em extino, existncia de locais para pouso de aves migratrias. Meio Scio - Econmico Modificao no uso e ocupao da terra Nmero de pessoas empregadas e o perodo Uso de assistncia tcnica Principais atividades econmicas Condies de abastecimento de gua Sistema de Sade Ocorrncia de locais de interesse turstico ou cultural REA PROPOSTA PARA RESERVA LEGAL Atender os requisitos da Medida Provisria 2.166-67/2001,da Lei Federal 4.771/65 da Lei Estadual 6.569/94 e o Decreto Estadual 6.785/97. Dever ser considerada a funo social da propriedade. Observar e utilizar como instrumento de locao, quando houver: O plano da Bacia Hidrogrfica; O plano diretor municipal; O zoneamento ecolgico econmico; outras Categorias de zoneamento ambiental; A proximidade com outras reas protegidas (reserva legal, rea de preservao permanente e unidades de conservao). Utilizar como protetor ou de manuteno do corredor de fauna existente. Apresentar croqui de acesso s reas do imvel, inclusive as de reserva legal e de preservao permanente.

Apresentar mapa georeferenciado da rea total em escala de: 1:2.000 ou maior para reas de 200 a 500 hectares; 1:5.000 ou maior de 500 a 2.000 hectares; 1:10:000 ou maior para reas de 2.000 a 5.000 hectares; e 1:20.000 ou maior para reas acima de 5.000 hectares de rea total., apresentando os usos atuais da propriedade, em cores diferenciadas, incluindo discriminao das reas em hectares.(agricultura, pecuria, rea de preservao permanente, reserva legal). Acompanhado do anexo memorial descritivo com as coordenadas em UTM da(s) rea(s) de reserva legal com pelo menos um ponto por vrtice ou ngulo. Quando se tratar de rea sujeita a recomposio Apresentar o Plano de Recomposio da Reserva Legal, conforme Lei 6.569/94 e o Decreto Estadual 6.785/97 1/20 avos da rea, a cada ano, prevendo a implantao e recuperao com a concluso no ano de 2024. Utilizar espcies nativas caractersticas do local ou regio. O plano poder contemplar, em carter de proposta a ser analisada e aprovada pela Diretoria de Controle e Fiscalizao da Superintendncia Florestal da SEMARH, o mtodo escolhido para a recomposio da reserva legal, se atravs de regenerao natural, enriquecimento via plantio ou semeio, ou replantio de toda a rea quando for necessrio. rea dever ser averbada mesmo que seja para a recuperao. Quando se tratar de reserva legal em condomnio ou rea a ser comprada para complementar a reserva legal, estabelecer o seguinte clculo para a rea:
rea antiga -------------------------- representa 80 % rea final X ----------------------------- representa 100 % Exemplo: 100 ha -------- 80 % X -------- 100 % X = 100 x 100 80 X = 125 hectares A rea a ser adquirida como reserva legal de 25 hectares.

Salvador, 13 janeiro de 2004 Elaborado por: Joo Bastos Neto Eng. Agrnomo Coordenador da CCF

You might also like