You are on page 1of 3

1. FASE MOTORA REFLEXA Gallahue afirma que: Os primeiros movimentos que o feto faz so reflexos.

Os reflexos so movimentos involuntrios, controlados subcorticalmente, que formam a base para as fases do desenvolvimento motor. A partir da atividade reflexa, o beb obtm informaes sobre o ambiente imediato. As reaes do beb do toque, luz, a sons e a alteraes na presso provocam atividade motora involuntria. (2005, p. 57) Os reflexos primitivos podem ser agrupadores de informao, na medida em que auxiliam a estimular o desenvolvimento; caadores de alimentao e reaes protetoras, pois, o reflexo de sugar e de procurar pelo olfato, so considerados mecanismos de sobrevivncia. O recm-nascido seria incapaz de obter alimentao sem estes reflexos. A segunda forma de movimento involuntrio compe a fase dos reflexos posturais, onde os movimentos so similares a comportamentos voluntrios posteriores, mas so totalmente involuntrios. 2. FASE DOS MOVIMENTOS RUDIMENTARES Esta fase consiste nos primeiros movimentos voluntrios, desde o nascimento at dois anos de idade. Segundo Gallahue: os movimentos rudimentares so determinados pela maturao e caracterizam-se por uma sequncia de aparecimento altamente previsvel. Esta sequncia resistente a alteraes em condies normais. (2005, p. 58). O ritmo em que essas habilidades aparecem depende de fatores biolgicos, ambientais e da tarefa e varia de criana para criana. As habilidades motoras rudimentares do beb representam as formas bsicas de movimento voluntrio que so necessrias para a sobrevivncia. Elas envolvem movimentos estabilizadores, como obter o controle da cabea, do pescoo e dos msculos do tronco; as tarefas manipulativas de alcanar, agarrar e soltar; e os movimentos locomotores de arrastar-se, engatinhar e caminhar. Esta fase pode ser dividida em dois estgios: Estgio de inibio de reflexos: inicia-se no nascimento, onde os reflexos dominam os movimentos de beb, logo, estes movimentos so crescentemente influenciados

pelo crtex em desenvolvimento. Os reflexos primitivos e posturais so substitudos por comportamentos motores voluntrios. Os movimentos apresentam falta de controle, embora intencionais, parecem descontrolados e grosseiros. Estgio de pr-controle: inicia-se por volta de um ano de idade, onde, ascrianas comeam a ter preciso e controle maiores em seus movimentos. Neste estgio, as crianas aprendem a obter e a manter seu equilbrio, a manipular objetos e a locomover-se. 3. FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS De acordo com Gallahue: As habilidades motoras fundamentais da primeira infncia so conseqncia da fase de movimentos rudimentares do perodo neonatal. Esta fase do desenvolvimento motor representa um perodo no qual as crianas pequenas esto ativamente envolvidas na explorao e na experimentao das capacidades motoras de seus corpos. um perodo para descobrir como desempenhar uma variedade de movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos, primeiro isoladamente e, ento, de modo combinado. (1995, p. 60) As crianas aprendem a reagir com controle motor e competncia motora a vrios estmulos, obtendo um crescimento no controle para desempenhar movimentos discretos, em srie e contnuos. Alguns movimentos fundamentais devem ser desenvolvidos nos primeiros anos da infncia como as atividades locomotoras, como correr e pular; manipulativas de arremessar e apanhar; e estabilizadoras de andar com firmeza e o equilbrio em um p s. As condies do ambiente desempenham importante papel no grau mximo de desenvolvimento que os padres de movimentos fundamentais atingem. Esta fase dividida em trs estgios: Estgio inicial: representa as primeiras tentativas da criana orientadas para o bjetivo de desempenhar uma habilidade fundamental. ( dois anos) Estgio elementar: envolve mais controle e melhor coordenao nos movimentos fundamentais. (trs ou quatro anos)

Estgio maduro: caracterizado por movimentos eficientes, coordenados e controlados. (cinco ou seis anos) 3.1 Condies Motoras A criana cognitiva e fisicamente normal progride de um estgio para outro, de maneira seqencial, influenciada tento pela maturao como pela experincia. Podemos dizer que, a progresso para estgios mais amadurecidos de um padro de movimento fundamental depende de vrios fatores experimentais, incluindo oportunidades para a prtica, encorajamento e ensino em ambiente propcio ao aprendizado. (GALLAHUE, 2005, p.226) As condies naturais do ambiente como temperatura, iluminao, podem influenciar nos aspectos quantitativos e qualitativos da tarefa motora. O desempenho, tambm pode ser influenciado pelas condies artificiais, como tamanho e forma de objetos. Alm disso, condies como velocidade, trajetria e peso do objeto podem influenciar o xito. O objetivo da tarefa fator importante que influencia o desenvolvimento da tarefa motora fundamental.

You might also like