You are on page 1of 6

Fora magntica sobre correntes eltricas

Fora magntica sobre um trecho elementar de um fio condutor

Seja uma fora magntica em uma carga eltrica, movendo-se com velocidade v em relao a um referencial R, submetida a um campo magntico estacionrio cuja induo magntica, nesse mesmo referencial, igual a B, tem intensidade dada por | | ( ) , em que o menor ngulo entre . Nessas condies, se um fio metlico for percorrido por uma corrente eltrica e estiver imerso em um campo magntico, como ilustra a figura abaixo, urna fora magntica atua em cada um de seus eltrons livres. Usando a regra da mo direita espalmada e lembrando que a carga do eltron negativa, determinamos a orientao dessa fora.

Sabemos que o sentido convencional da corrente eltrica oposto ao sentido em que se movem os eltrons livres. Entretanto, para efeito de calculo, substitumos os eltrons livres por cargas positivas de mesmo mdulo, movendo-se no sentido da corrente, com velocidade de mesmo mdulo e mesma direo, como est representado na figura abaixo.

Vemos que a orientao da fora magntica realmente no se modifica e a intensidade | | ( ) dessa fora tambm no se altera. De fato, na figura a essa intensidade e, na figura b, tambm. Como somam 180 , seus senos so iguais, o mesmo ocorrendo, ento, com as intensidades das foras.

Na figura a seguir, esta representado um fio condutor percorrido por uma corrente de intensidade i e situado em uma regio onde existe um campo magntico B. Usando o artifcio apresentado, podemos considerar que existe, no trecho elementar de comprimento , uma carga total Q positiva. Nesse trecho, ento, atua uma fora magntica , cuja intensidade e dada por .

Durante certo intervalo de tempo , essa carga fictcia Q escoa pela seo transversal S do fio, com velocidade de mdulo v, e passamos para a situao representada na figura d.

Substituindo

na expresso de

, temos:

Onde

, logo:

Essa expresso e conhecida como Lei Elementar de Laplace. A direo de perpendicular ao plano definido por . O sentido de , por sua vez, pode ser dado pela regra da mo direita espalmada, fazendo 0 polegar apontar no sentido da ocorrente, que o mesmo da velocidade v (j que estamos lidando com cargas fictcias positivas), e os demais dedos, no sentido de B. A fora tem direo perpendicular palma da mo e sentido saindo dela.

Notas: Para determinar a fora magntica que atua no fio inteiro, o procedimento determinar as foras exercidas em todos os seus trechos elementares e, ento, somar vetorialmente todas elas. Para uma corrente eltrica de qualquer origem, i a sua intensidade em relao ao mesmo referencial em que o vetor induo magntica B.

Fora magntica exercida em um condutor retilneo imerso em um campo magntico uniforme


Considere o pedao de um fio condutor retilneo, de comprimento e, imerso em um campo uniforme de induo magntica B e percorrido por uma corrente eltrica de intensidade i. Como vimos no item anterior, em cada trecho elementar, de comprimento , desse fio atua uma fora magntica de intensidade .

Note que as foras tem a mesma direo e o mesmo sentido em todos os trechos elementares. Ento, a intensidade da fora magntica que atua no pedao de fio de comprimento pode ser calculada da seguinte maneira:

Como B e i so iguais em todos os trechos elementares, temos que: Resumindo, a fora magntica que atua em um pedao de fio retilneo de comprimento , imerso em um campo magntico uniforme, tem as seguintes caractersticas: Intensidade: , em que o menor ngulo entre o fio (orientado no sentido da corrente) e o vetor B. Direo: perpendicular ao plano determinado pelo vetor B e pelo fio. Sentido: dado pela regra da mo direita espalmada, trocando v por i. Veja, a seguir, alguns casos particulares:

Espira retangular imersa em campo magntico uniforme

Veja, na figura a seguir, uma espira retangular condutora, imersa num campo magntico uniforme, com seu plano paralelo ao vetor induo magntica B:

Suponha que, em relao ao observador 0, a espira possa girar tanto no sentido horrio quanta no anti-horrio. Fazendo passar uma corrente continua pela espira, surgem foras opostas nos lados PS e QR, que formam um binrio de brao . Nos lados SR e PQ no surgem foras, pois os valores do ngulo formado entre o fio e o vetor B so iguais a 0 e 180, respectivamente. Como sen0 = sen180 = 0, . O binrio surgido provoca a rotao da espira no sentido indicado, sendo esse o principio de funcionamento do motor eltrico e de vrios outros aparelhos. medida que a espira gira a partir da posio representada na figura anterior, o brao do binrio constitudo pelas foras vai diminuindo, como voc pode observar na figura abaixo, que representa a espira vista pelo observador 0 indicado na figura anterior.

Com a diminuio do brao, diminui tambm a eficincia dessas foras em produzir rotao. Quando o plano da espira se torna perpendicular as linhas de induo, o binrio citado tem brao nulo, pois as foras se alinham. Portanto essa a posio em que a espira deveria ficar em equilbrio. Entretanto, por estar em movimento, a espira avana alm dessa posio. Com isso, o citado binrio passa a atuar contra a rotao da espira, fazendo com que ela pare e volte, passando a executar, em seguida, um movimento oscilatrio.

Para que a rotao da espira continue favorecida pelo binrio, ao passar pela posio de equilbrio (foras magnticas alinhadas) o sentido da corrente deve inverter-se.

You might also like