You are on page 1of 1

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA PROVA DE MATEMTICA 2000

01. Considere a figura abaixo, onde AB

AD 1 ,

BC

x, AC

y, DE

AE

w . Os ngulos

DEA, BCA e BFA so retos.


a) Determine o comprimento de AF e de BF em funo de x, y, z e w. b) Determine a tangente do ngulo em funo de x, y, z e w.

05. Dois nmeros complexos so ortogonais se suas representaes grficas forem perpendiculares entre si. Prove que dois nmeros complexos Z1 e Z2 so ortogonais se e somente se:

Z1 Z 2

Z1 Z 2

06. Considere a matriz A = (akj), onde: akj = k-simo termo do desenvolvimento de (1+ji)54, com k = 1, ...,55; j = 1,...,55 e i 1. a) Calcule a 3,2 + a 54,1 b) Determine o somatrio dos elementos da coluna 55. Obtenha uma frmula geral para os elementos da diagonal principal. 07. Um comandante de companhia convocou voluntrios para a constituio de 11 patrulhas. Todas elas so formadas pelo me0smo nmero de homens. Cada homem participa de exatamente duas patrulhas. Cada duas patrulhas tm somente um homem em comum. Determine o nmero de voluntrios e o de integrantes de uma patrulha.

02. Considere o polinmio de grau mnimo, cuja a representao grfica passa pelos pontos P1(-2,-11), P2(1,0), P3(1,4) e P4(2,9). a) Determine os coeficientes do polinmio. b) Calcule todas as razes do polinmio. 03. Determine todos os nmeros inteiros m e n para os quais o polinmio 2 x m a 3n x m 3n a m divisvel por x+a. 04. Sejam a e b nmeros reais positivos e diferentes de 1. Dado o sistema abaixo:

08. Calcule o valor exato de :

sen 2arc cot g

4 3

cos 2 arccos sec

5 4

09. Prove que para qualquer nmero inteiro k, os nmeros k e k5 terminam sempre com o mesmo algarismo (algarismo das unidades). 10. Sejam r, s e t trs retas paralelas no coplanares. So marcados sobre r dois pontos A e A , sobre s os pontos B e B e sobre t os pontos C e C de modo que os segmentos AA' a , BB' b e CC' c tenham o mesmo sentido. a) Mostre que se G e G so os baricentros dos tringulos ABC e A B C , respectivamente, ento GG ' paralelo s trs retas. b) Determine GG ' em funo de a, b e c.

a x .b

1 y

ab log 1 y. log
b a

2. log a x

determine os valores de x e y

IME PROVA DE MATEMTICA www.sassabetudo.cjb.net

2000 ........................................................ 1 sassabetudo@bol.com.br

You might also like