You are on page 1of 13

OS MERCADOS DOS FACTORES DE PRODUO

TERRA, CAPITAL E TRABALHO

TIAGO CRUZ
Aluno n 21140097 RUBEN LARANJEIRA Aluno n 21130056

RESUMO: Este trabalho foi realizado com o objectivo de dar a conhecer aos leitores o que so e qual a importncia dos Mercados dos Factores de Produo na Economia, qual a importncia de cada um deles e qual o significado da correlao entre eles.

INSTITUTO POLITCNICO DE COIMBRA


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MAIO DE 2007

INDICE
Sumrio Gnese dos factores de produo Definio de factores de produo Quais os factores de produo Conceito e importncia de cada factor na economia Fluxo de Mercado Remunerao dos factores de produo Qual o resultado de uma boa correlao entre os principais factores Flexisegurana 3 4 4 4 5 9 10 10 11

SUMRIO
O mercado dos factores de produo um mercado onde interagem a oferta e a procura. A oferta proporcionada por pessoas que oferecem o seu trabalho ou o seu conhecimento, emprestam dinheiro (capital) e alugam propriedades (terra). A procura destes recursos feita pelas empresas. A procura de bens e servios por parte dos consumidores, para satisfazer as suas necessidades, motiva as empresas a adquirirem certos e determinados recursos (factores de produo), isto , as empresas no produzem por produzir, produzem para vender. Enquanto que os consumidores, muitas vezes, querem bens pela simples razo de terem vontade e no necessidade, por isso, pode dizer-se que a procura por parte das empresas derivada da procura de bens por parte dos consumidores. portanto racional dizer que, quanto maior for a capacidade da empresa para optimizar os seus factores de produo, maior e melhor ser a sua capacidade de produzir e fornecer bens e servios e tambm que o preo do produto final seja superior ao dos factores que o produziram (lucro). A dificuldade em conciliar politicas que contribuam para assegurar uma adequada proteco ao desempregados e ao mesmo tempo um mercado de trabalho activo que contribua para aumentar o emprego, melhorar a competitividade e a produtividade, introduziu um novo conceito, a Flexisegurana.

GNESE DOS FACTORES DE PRODUO


Um dos primeiros autores a definir factores de produo foi Adam Smith (considerado por muitos o pai da economia) quando, na obra A Riqueza das Naes (1776), abordou o desenvolvimento econmico. Segundo ele a terra livre onde habitamos proporciona um local de trabalho e tambm matria para trabalhar que permitem extrair tantos bens e servios quanto a terra (recursos) permita. Mas, terra apenas um dos factores de produo. Na antiguidade, a terra e o trabalho eram, talvez, os mais importantes pois todos os bens e servios disponveis eram concretizados devido ao trabalho do homem (no havia equipamentos mecnicos) e terra onde e na qual realizavam esse trabalho. Actualmente, com o crescimento do conhecimento e da tecnologia, e a existncia de uma moeda que permite levar a cabo qualquer objectivo, existem outros factores de produo. O aparecimento destes factores de produo no obra do acaso, o aumento do consumo bem como da sua variedade por parte das pessoas levou as empresas a recrutarem e optimizarem recursos disponveis, ou seja, factores de produo.

DEFINIO DE FACTORES DE PRODUO


Entende-se por produo, o processo que combina e transforma os factores de produo no intuito de criar bens ou servios que sero colocados em mercado. Um mercado um mecanismo atravs do qual se encontram compradores e vendedores para a troca de bens e servios entre si. De um modo geral, factores de produo so aqueles que, em conjunto, permitem a obteno de um bem ou a realizao de um servio que interessem a possveis consumidores/compradores.

QUAIS OS FACTORES DE PRODUO?


Como dito anteriormente, os factores de produo permitem a obteno de bens e servios. Portanto, dado o vasto leque de mercados globais, poder-se-iam identificar um grande nmero de factores. Muitos autores defendem que todos o meios que permitem a produo podem ser encaixados, apenas, em trs factores de produo, so eles a Terra, o Capital e o trabalho.

Nos dias de hoje, h quem defenda que, dada a importncia das empresas na procura da melhor eficincia destes trs factores de produo no mercado se deva considerar que o empresrio deve ser considerado tambm um factor de produo. Nos ltimos anos a evoluo da tecnologia permite a melhoria, a eficincia e avano da produo. Por exemplo, as telecomunicaes e a Internet permitem uma empresa comprar e vender em todo o mundo, alargando o seu universo de clientes e permitindo o aumento e a racionalizao da sua produo. H quem defenda, por estas razes, que a tecnologia tambm um factor de produo. Estes factores, empresrio e tecnologia, devem se considerados factores de produo, embora de natureza qualitativa. Mas, para os economistas neoclssicos existem apenas dois factores de produo, o capital e o trabalho. A terra ou natureza no mais do que uma forma de capital.

CONCEITO E ECONOMIA

IMPORTNCIA

DE

CADA

FACTOR

NA

Identificados os factores de produo, apresenta-se de seguida o que abrange cada um deles e qual a sua importncia no circulo de produo. Terra: Do factor terra, fazem parte todos os recursos que so dados directamente pela natureza. Podemos dizer que a terra generosa, nela encontramos bens que podem ser imediatamente aproveitados como: os peixes, animais comestveis, ervas, frutas, gua, etc... e tambm coisas que podem ser transformadas ou utilizadas para criar bens como os mares, rios, terra frtil, minrio, rvores, etc. Mas a disponibilidade do factor terra na maioria dos seus recursos limitada. Por esta razo, a maior ou menor procura de terra por parte dos consumidores que influncia o seu preo (renda). Trabalho: Em economia, trabalho quer dizer trabalho humano e no o desenvolvimento das mquinas ou o esforo dos animais. O factor trabalho tem um grande impacto no mercado pois, se mal gerido, provoca graves consequncias nesse mercado. O principal motivo que o interveniente para a realizao de trabalho um ser humano o que pode gerar conflitos psicolgicos, sociais, culturais, etc. A oferta de trabalho depende da populao activa, mais propriamente, da participao dessa populao no processo da produo.

A oferta de trabalho resulta tambm da escolha que o trabalhador tem de fazer entre dinheiro e descanso. O ser humano, como ser racional que , pode escolher entre trabalhar muito, ter grandes rendimentos e descansar pouco ou descansar mais e ter menos rendimentos. Sendo o ser humano nico, para optimizar o processo produtivo, necessrio verificar os pontos negativos e positivos de cada processo. Nesta matria a ergonomia enriquece os conceitos de produtividade e eficincia. Criar e pensar tambm trabalho e no tem necessariamente de existir um local especfico e nico de trabalho. Por exemplo: o criador de outdoors publicitrios pago pelo tempo que passa no ambiente fabril, mas a sua actividade, por ser essencialmente intelectual, no cessa necessariamente no final de expediente, ele pode ter uma ideia em casa e est, portanto, a produzir. Trabalho no a mesma coisa que esforo fsico ou gasto de energia. O que constitui o trabalho definido socialmente. De facto, basta verificar que grande parte do que considerado trabalho est afastada da produo directa de bens. Na verdade, com o desenvolvimento do sector dos servios na economia moderna, as pessoas cada vez trabalham menos na produo directa de bens materiais e cada vez mais na produo indirecta (pessoal dos escritrios). O operrio, por exemplo, considera o artista como um parasita da sociedade, s porque no produz bens necessrios sobrevivncia humana. Certos tipos de trabalho so, pois, diferentemente valorizados por pessoas diferentes. No interior de muitas sociedades no h ainda acordo quanto quilo que constitui trabalho real e quem so os trabalhadores reais. Tambm se considera, erradamente, que algumas formas de trabalho so mais dignas do que do que outras, havendo uma certa e cada vez mais generalizada averso pelo fsico. Em sentido lato, trabalho toda a actividade que produz bens materiais ou presta servios, com valor de uso. Neste sentido, tanto a actividade do estudante, ou da dona de casa so consideradas trabalho. Em sentido restrito, trabalho toda a actividade que produz alguma coisa com valor para outrem. Em sentido socio-econmico, trabalho toda a actividade que produz bens e servios, efectuada por trabalhadores que dispem de conhecimentos tcnicos e se estruturam hierarquicamente num local de produo, sujeitos a regras e repartio de tarefas. Em sentido econmico, trabalho toda a actividade, remunerada, com uma finalidade econmica.

Em vocabulrio marxista, trabalho o conjunto das capacidades materiais e individuais que o assalariado vende ao capitalista. So vrias as classificaes existentes quanto s formas de trabalho. Trabalho directo e indirecto, trabalho simples e trabalho complexo, trabalho manual e trabalho intelectual, trabalho de execuo, de direco e de inveno. Trabalho directo aquele que requer uma actuao directa do trabalhador com os bens destinados a transformao. Por exemplo, o trabalho do operrio. Trabalho indirecto aquele que no requer uma actuao directa do trabalhador com os bens destinados a transformao, porm, com eles relacionados. Por exemplo, o trabalho do economista. Trabalho simples aquele que pode ser realizado por qualquer pessoa, por no requerer dela uma aprendizagem prvia especializada. Trabalho complexo aquele que j requer uma aprendizagem especializada, escolar ou tcnica, ou ambas simultaneamente. Trabalho manual aquele que exige, predominantemente, um esforo fsico por parte do trabalhador. Trabalho intelectual aquele que exige um esforo mental por parte do trabalhador que o executa. Trabalho de execuo aquele que executado com finalidades produtivas, normalmente sob a direco de algum. Trabalho de direco aquele que consiste no desempenho de funes de chefia, de administrao ou de superintendncia em actividades sociais. Trabalho de inveno ou de investigao aquele que consiste na criao, pesquisa ou descoberta de novos processos tcnicos, cientficos, literrios, etc. Produtividade do trabalho = Valor da Produo / N de trabalhadores utilizados Capital: O factor capital, de entre a terra e o trabalho o mais complexo pois, o capital um factor de produo produzido. A palavra capital vulgarmente utilizada como sinnimo de dinheiro. Em termos econmicos, isso no corresponde verdade , nesse caso, quando muito, capital financeiro. considerado capital, os bens que no se destinam imediata satisfao do ser humano, mas que tem a funo de facilitar a produo de utilidades econmicas, isto , o conjunto dos bens materiais que, combinados com trabalho, permitem criar novos bens dotados de utilidade. Do ponto de vista econmico considerado capital as matrias primas, mquinas, ferramentas, edifcios industriais, etc. O dinheiro e o crdito tambm, mas s do ponto de vista comercial, representando a fonte de financiamento para a aquisio de bens.

Para os economistas marxistas, o capital abrange no apenas os meios de produo, mas tambm a fora de trabalho, nica fonte de mais valia e de acumulao. Esta mais valia corresponde ao valor adicional que o operrio obrigado a produzir durante todo o tempo suplementar em que continua a trabalhar depois de j ter reproduzido a valor da sua fora de trabalho. Se em cinco horas de trabalho do operrio, por exemplo, o empresrio recupera todo o dinheiro que investiu na produo, tanto em salrios como em meios de produo, ento tudo o que produzir nas restantes trs horas que ainda tem de trabalhar at completar as oito horas do contrato, ser destinado ao empresrio. Quanto maior for este tempo de trabalho suplementar maior ser o lucro. O capital pode se classificado em capital fixo e capital circulante. Capital fixo a parte do capital cuja durao de vida abrange vrios ciclos de produo. Inclui todos os bens de produo, desde a simples ferramenta at s mquinas de grande porte e edifcios. Capital circulante diz respeito tanto parte do capital que desaparece num s ciclo de produo e se incorpora no produto final (matrias primas), como parte destinada produo de energia que no se incorpora no produto final (matrias subsidirias), como, tambm, parte do mesmo capital que desaparece num s ciclo de produo e no se incorpora no produto final (custo de mo-de-obra). Para os marxistas existe tambm capital constante e capital varivel. O capital constante tudo o que resulta do trabalho passado (que destrudo na produo e que aparece incorporado sob uma forma nova de objectos produzidos) e que utilizado para produzir mercadorias. Abrange as mquinas, os edifcios, as matrias-primas, a energia, etc. , enfim, a parte do capital existente sob a forma de meios de produo, mantendose o seu valor constante no decurso da produo e conservando-se, simplesmente, pela fora do trabalho. Capital varivel a fora que tem a propriedade de criar um valor superior quele que necessrio sua prpria reproduo. O capital exige sacrifcio de consumo no presente, para se poder investir e obter mais capital no futuro. A poupana constitui a condio necessria, embora no suficiente, de criao de capital. Para que tal acontea, essa poupana era de ser investida. Produtividade do capital = Valor da Produo Obtida / Valor dos M. P. Utilizados Empresrio: O factor empresrio representa a organizao econmica que tem por funo combinar os factores de produo terra, trabalho e capital de forma a optimiz-los e gerar eficincia no processo produtivo. Estes trs factores tm uma combinao possvel to basta que necessrio este factor, o empresrio, para que sejam satisfeitos os requisitos na melhor forma de produzir cada bem e servio postos ao dispor do consumidor. Tecnologia: O aparecimento do factor tecnologia deve-se ao facto de a expanso do conhecimento nas reas tecnolgicas e de comunicao permitirem ainda mais eficincia no ciclo produtivo, aumentando-o e diversificando-o.

A tecnologia permite a criao de um elo de ligao entre o trabalho disponvel e os recursos de capital. Pode dizer-se que o factor tecnologia o conjunto de conhecimentos tcnicos e economicamente teis, que se acumulam, transformam e evoluem ao ritmo do desenvolvimento dos processos de produo e dos recursos em capital cada vez mais sofisticados e se transmitem s novas geraes. este saber fazer que d qualificao ao trabalho humano e qualidade produo na economia desenvolvida. Produtividade Global = Valor da Produo Obtida / Valor dos F. P. Utilizados

FLUXO DE MERCADO
As pessoas e as empresas relacionam-se por meio de dois mercados: o mercado de factores e o mercado de produtos. As pessoas vendem o uso dos seus factores de produo s empresas por intermdio do mercado de factores, que representa todos os inputs necessrios produo, e recebem uma renda monetria. As empresas utilizam os factores para a produo de bens e servios que so vendidos s pessoas no mercado de produtos. Ou seja, as pessoas gastam na aquisio de bens e servios aquilo que receberam no mercado de factores. Os preos dos factores de produo so determinados no mercado de factores. Os preos dos bens e servios so determinados no mercado de produtos pelas foras da oferta e da procura.

Este fluxo de mercado est representado a seguir:

Mercado de Produtos
Despezas

Empresas
Rendimento

Bens

Famlias

Factores

Mercado de Factores

Figura 1: Fluxo de Mercado

REMUNERAO DOS FACTORES DE PRODUO


Os factores de produo, como dito anteriormente, tm um custo para as empresas, custo esse que denominado de remunerao e diferente para cada factor. A cada factor de produo pode ser atribuda uma remunerao. A Terra remunerada com Aluguer, o trabalho remunerado com o Salrio e o Capital remunerado com juros.

QUAL O RESULTADO DE UMA BOA CORRELAO ENTRE OS PRINCIPAIS FACTORES


Qualquer volume de produo (P) estar sempre na dependncia dos dois factores produtivos por excelncia: do emprego de certa quantidade de capital (K) e de trabalho (T), no esquecendo de incluir no primeiro as reservas naturais. Como estes dois factores so to dependentes um do outro, pode definir-se que a produo (P) funo do emprego dos factores capital (K) e trabalho (T), ou seja: P = f (K,T). Numa economia de mercado as empresas regem-se pelo princpio da racionalidade econmica, ou seja, procuram obter o mximo de resultados com um mnimo de custos.

10

Para realizar a produo ptima, o empresrio precisa combinar, de maneira igualmente ptima, os factores produtivos; alm disso, deve ter ainda em conta que, tanto o capital como o trabalho no podem ser utilizados isoladamente no processo produtivo, nem sequer um deles poder substituir o outro, a no ser em condies muito limitadas. Da o podermos afirmar que os dois factores produtivos (K e T) assumem as seguintes caractersticas: Complementaridade o capital e o trabalho so factores produtivos complementares, na medida em que a utilizao de um deles no processo produtivo no possvel sem a utilizao simultnea do outro, complementando-se mutuamente, embora posam ser combinados de formas diferentes. Substituio de um pelo outro a substituio de um factor pelo outro pode verificar-se apenas dentro de certos limites (substituio de mo-de-obra por mquinas ou inversamente) mas nunca de forma total. Essa substituio pode ter de se fazer pelas seguintes razes: Aparecimento de processos tecnolgicos que substituem, com vantagem de qualidade e de custos, muita mo-de-obra; O menor custo pela aplicao de um dos factores; Razes de poltica social decididas pelo Estado; assim, por exemplo, se numa economia se vive uma situao de desemprego generalizado, o Estado pode incentivar as empresas a utilizar mais mo-de-obra e menos tecnologia nas suas produes, a fim de conseguir uma diminuio das taxas de desemprego. A partir de determinado limite, doses sucessivas de trabalhadores iro provocar decrscimos crescentes no rendimento. Quando o factor capital fixo, doses sucessivas do factor trabalho provocam, a partir de certo limite, acrscimos de produo cada vez menores. Isto representa a denominada Lei dos Rendimentos Decrescentes. Lei dos rendimentos decrescentes considerando a capacidade tecnolgica de uma empresa ou economia como inalterada, aumentos de um ou mais factores de produo podero provocar a expanso da sua capacidade final de produo, todavia, se um dos factores for fixo, os aumentos na capacidade sero menos que proporcionais, tornandose decrescentes ou mesmo nulos a partir de certo ponto.

FLEXISEGURANA
A flexisegurana pretende combinar proteco ao trabalhador e flexibilidade suficiente no mercado de trabalho que permita s empresas reestruturarem-se para no perderem competitividade. Visa facilitar o despedimento e o recrutamento de trabalhadores e tem por principal objectivo a proteco das pessoas em detrimento da proteco do posto de trabalho

11

O posto de trabalho est sujeito exigncia de qualificao, competncia profissional de cada trabalhador, ao constante avano da tecnologia e ao aparecimento de novas exigncias a nveis industriais. Na flexisegurana, flexibilidade e segurana no se opem. Os empregadores gostam, tradicionalmente, de um mercado de trabalho que seja flexvel, o que, para os trabalhadores pode provocar insegurana do ponto de vista do emprego em si e de elevados nveis de subsdios de desemprego.

12

BLIOGRAFIA Palavras chave: factores de produo; fatores de produo; economia; flexisegurana; Os Recursos Neo-Econmicos; Sites: http://www.sociedadedigital.com.br/artigo.php?artigo=103&item=4 http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070411201333AAxjIUn http://www.sylviavolpi.com.br/artigos/artigo_06.htm http://www.uepg.br/uepg_departamentos/deecon/disciplinas/Ezequiel%20Guerreiro/Intr oducao_economia/IE-AULA%2004%20Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20EconomiaFluxos%20reais%20e%20monet%C3%A1rio%E2%80%A6.pdf http://www.widebiz.com.br/gente/fhmoreira/neorecursos.html http://ecen.com/eee9/ecotermo.htm

Bibliografia: Paul A. Samuelson & William D. Nordhaus, Economia G Schnherr, Economia Resposta a tudo Princpios bsicos da economia como funciona a economia de mercado George Frederik stanlake, Introduo economia Echaudemaison, Dicionrio de economia e cincias sociais

13

You might also like