You are on page 1of 2

Revista Brasileira de Arqueometria, Restaurao e Conservao. Vol.1, No.6, pp.

347 - 348

Copyright 2007 AERPA Editora

TINTAS IMOBILIRIAS ACRLICAS EM OBRAS DE INTERESSE HISTRICO.

Almeida, Sandra M. (1); Souza, Luiz Antnio C. (2); (1) - UFMG, Escola de Belas Artes.(2) - UFMG, Escola de Belas Artes.

Introduo As fachadas apresentam uma rpida degradao devido exposio poluio, chuva, variaes de temperatura, radiao UV e outros fatores externos. As construes urbanas antigas de interesse cultural apresentam, alm dos problemas acima descritos, umidade ascendente, infiltraes, desagregao das paredes e dos rebocos, acarretando com freqncia um aspecto de abandono e m conservao. As tintas devem ser usadas no s como elemento esttico, mas como uma proteo para a superfcie. As pinturas a base de cal e as argilas foram durante muitos anos os revestimentos mais usados nestas pinturas. Apresentam boa permeabilidade ao vapor, porm baixa aderncia, baixa resistncia ao intemperismo e dificuldade de manuseio, uma vez que devem ser preparadas na obra. As tintas a base de silicato usadas na construo civil so baseadas no silicato de potssio, as quais minimizam os problemas de eflorescncia. Estas tintas foram desenvolvidas na Alemanha a mais de cem anos e continuam sendo muito popular. Apareceram como uma soluo aos problemas que a cal no conseguia resolver, melhorando a aderncia e, conseqentemente, a durabilidade. Elas reagem com componentes presentes no substrato (inicialmente com o hidrxido de clcio) formando uma ligao extremamente forte e durvel. Por esta razo, no podem ser usadas eficientemente sobre substratos que j possuam camadas de tintas orgnicas ou outros revestimentos. O sistema tem permeabilidade ao vapor, excelente resistncia poluio e alta durabilidade. No Brasil, o seu uso sempre foi mais restrito pela ausncia de fabricante nacional e falta de conhecimento terico dos usurios, uma vez que, assim como a cal, as tintas a base de silicato dependem do usurio para preparao na obra. Por alguns anos, as emulses de acrlico foram aceitas como a melhor opo para a produo de tintas arquitetnicas de alta qualidade, tendo sua performance melhorada, dcada aps dcada, desde seu aparecimento, principalmente em termos de estabilidade da cor e dureza do filme. As emulses acrlicas apresentam superior resistncia alcalina e a eflorescncia no concreto novo. No entanto, seu alto custo obrigou o desenvolvimento de copolmeros com monmeros mais baratos. A incorporao de monmeros vinil ou estireno nos copolmeros acrlicos deu origem a tintas com maior brilho e resistncia a limpeza, porm com perda da resistncia a UV. Por outro lado, a melhora na durabilidade das emulses de estireno acrlico tem sido conseguida com a introduo de reaes cruzadas (crosslink). Com o desenvolvimento desta tecnologia e a obteno de

emulses hbridas, consegue-se tintas base gua com alto teor de slidos (baixa viscosidade por volume de slidos), baixo odor e melhor resistncia gua. Vrias formas de emulses acrlicas siliconadas esto sendo introduzidas nas tintas arquitetnicas. Elas combinam alto poder de limpeza, repelncia a gua, boa permeabilidade ao vapor e uma forte interao entre emulso e substrato, provocada pelo grupo silanol. Materiais e Mtodos Um problema comum nas tintas a falta de permeabilidade ao vapor. Quando a gua penetra na interface entre a tinta e o substrato, problemas como descascamento, bolhas e eflorescncia so comuns. Para a perfeita proteo da superfcie, o revestimento deve permitir a sada do vapor dgua com uma baixa absoro dgua. Tintas base gua com resinas a base de silicone representam um estgio intermedirio entre as tintas de silicato e as emulses arquitetnicas convencionais. Possuem molculas de baixo peso molecular, tendo assim uma maior penetrao no substrato que as emulses convencionais. Um filme duro formado aps a secagem fsica, uma reao cruzada ocorre entre as molculas da resina e o substrato, acarretando uma forte ligao entre os mesmos. Se a formulao da tinta possui uma alta concentrao de pigmento, conseqentemente o produto apresentar uma alta permeabilidade ao vapor, com uma boa caracterstica higroscpica, alta durabilidade e resistncia ao ataque microbial. Contrrio s tintas de silicato, estas tintas podem ser aplicadas em superfcies previamente pintadas. Apresentam, ainda, a grande vantagem de estar pronta para uso, no dependendo de mo de obra especializada. Os silicones esto posicionados entre o mundo da qumica inorgnica (com a slica SiO2 da qual eles so produzidos) e o mundo da qumica orgnica (basicamente atravs do grupo alquil ligado ao silcio). Esta dupla natureza permite propriedades nicas como hidro-repelncia, resistncia hidrlise e excepcional estabilidade qumica. Devido estrutura qumica especfica dos silicones, estas propriedades podem tambm ser modificadas. A estrutura dos silanos (monmero de silicone) anloga a estrutura do carbono, como mostrado na figura 1. Qumica do carbono: H | (metil) CH3 C OCH3 (metil ter) | CH2CH2CH2NH2 (aminopropil)

347

Qumica do silano: H | (metil) CH3 Si OCH3 (metil ter) | CH2CH2CH2NH2 (aminopropil) Fig.1 analogia entre o organosilano e a estrutura bsica do carbono. O silano que contm pelo menos uma ligao (Si-CH3) em sua estrutura chamado de organosilano. A ligao carbono-silicio estvel, no polar, possui baixa tenso superficial e efeito hidrofbico. A incorporao de uma emulso de silicone produz um filme de estrutura aberta que mantm a repelncia gua e permite o mesmo respirar. Resultados Nas tintas com emulses de silicone, a permeabilidade ao vapor conseguida graas presena dos tomos de oxignio na estrutura das molculas, os quais permitem que a gua interaja e difunda. A incorporao de um silicone como copolmero produz um filme com estruturas que permanecem abertas, permitindo que a parede respire, no entanto a hidrorrepelncia mantida. Quando o PVC (concentrao volumtrica de pigmento) inferior ao CPVC (concentrao volumtrica de pigmento crtica) as emulses de silicone promovem na tinta hidrofobicidade, porosidade e capacidade de respirar. A tinta no ter permeabilidade gua, mas apresentar permeabilidade ao vapor devido presena dos poros abertos no filme, conforme figuras 2 e 3 abaixo. Isto permite que o filme respire, evitando-se a formao de bolhas.

Benefcios das emulses de silicone aplicadas sobre uma parede:

repelncia a gua

Permeabilidade ao vapor

Resistncia ao intemperismo

Fig.4 caractersticas das emulses siliconadas. Concluses A proteo e o aspecto esttico so os requisitos mais procurados nas tintas de fachada. Os fabricantes de tintas vm procurando constantemente otimizar suas formulaes para que se obtenha a melhor performance. O uso de emulses de silicone e outros aditivos siliconados so a soluo para repintura de fachadas, principalmente nas obras de interesse histrico, onde se procura manter no s seu aspecto esttico como sua conservao. Conservao esta dificultada pela presena constante de umidade nas paredes, absorvida da chuva, das guas de lavagem e, tambm, pela capilaridade ascendente. Com o uso das novas tecnologias disponveis, pode-se efetuar a repintura de uma obra sem necessidade de mo de obra especializada, com um resultado final melhor em termos de resistncia e durabilidade, evitando-se os gastos repetitivos com manuteno.

fig.2 polmero disperso

Referncias: (1) Technical Manager Meeting, Tego Coating and Ink Additives, 2003. (2) www.specialchem4coatings.com - Rhodia, 2005. (3) Materne, Thierry, The Organosilane technology in Coating Applicatios, Sa Paulo: 9 Congresso Internacional de Tintas ABRAFATI, 2005.

fig.3 polmero disperso combinado com a emulso de silicone.

E-Mails dos Autores saraalmeida@terra.com.br Luiz-souza@ufmg.br

348

You might also like