You are on page 1of 16

2010

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana


http://www.imagingonline.com.br/
Esse captulo explica os principais conceitos utilizados na anatomia humana, apresentando a linguagem bsica utilizada nas diversas reas da Sade.

Figura Capa do Livro: DE HUMANI CORPORIS FABRICA, de Andreas Vesalius, concluda em 1543. Vesalius (1514-1564) considerado o pai da anatomia moderna

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi Apoio: Instituto de Imagem em Sade - CIMAS 10/9/2010

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

1.1 ETIMOLOGIA DA PALAVRA ANATOMIA HUMANA A anatomia (do latim ana = em partes, tom = cortar) a cincia que estuda a estrutura (macro e microscpica) de nosso corpo, sua constituio (clulas tecidos rgos sistemas aparelhos) e seu desenvolvimento (fases da vida). O termo morfologia (morfo = forma) empregado como sinnimo de anatomia. Sendo que, na anatomia, a preocupao inicial a descrio da forma. O conhecimento da forma auxilia no entendimento de sua funo.

1.2 MATERIAL DE ESTUDO ANATMICO Para o estudo anatmico do corpo humano, o material utilizado o cadver ou as peas cadavricas. Atualmente, o conhecimento deve ser transposto diretamente para a utilizao prtica e clnica do estudante, tornando-se vivel a utilizao de modelos anatmicos sintticos, softwares especficos, exames de imagem e anatomia de superfcie, aproximando o contedo bsico do especfico. A palavra cadver um velho acrstico latino. Caro data vermibus significa: carne dada aos vermes. Ao ser manipulado em sala de aula, a pea merece respeito e cuidado, a exemplo do legado transmitido por Karl von Rokitansky (1804-1878) (fig.01), mdico e estudioso da anatomia patolgica. Dissector obsessivo, ele nos deixou uma das mximas da anatomia: a meditao ao cadver desconhecido.

Figura 01- Karl von Rokitansky. Fonte: http://radiographics.rsna.org/content/26/2/465.full

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 2

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

Ao cadver desconhecido: Ao curvar-te com a lmina rija de teu bisturi sobre o cadver desconhecido, lembrate que esse corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela f e esperana daquela que em seu seio agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianas e dos jovens. Por certo amou e foi amado, e sentiu saudades de outros que partiram, esperou um amanh feliz, e agora jaz na fria lousa, sem que por ele se derramasse uma lgrima sequer, sem que houvesse uma s prece, seu nome s Deus o sabe, mas o destino inexorvel deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente. Tu, que tivestes o teu corpo perturbado em teu descanso profundo, por nossas mos vidas de saber, o nosso respeito e agradecimento.

1.3 CONCEITOS DE NORMAL, VARIAO, ANOMALIA E MONSTRUOSIDADE Normal: em anatomia um conceito estatstico, representado pelo o que ocorre na maioria dos casos, o mais frequente. Ex: 20 dedos, corao com seu pice inclinado para o lado esquerdo do corpo.

Variao anatmica: uma alterao da forma ou posio do rgo, porm, no causa prejuzo na funo. Ex: as alteraes de posio que so visualizadas no sistema venoso superficial, so exemplos simples de variao anatmica.

Anomalia: uma alterao da forma ou posio do rgo, que causa prejuzo na funo, sendo compatvel com a vida. Ex: ausncia de membros (amelia), fenda palatina.

Monstruosidade: uma alterao da forma ou posio do rgo, que causa prejuzo na funo, incompatvel com a vida. Ex: anencefalia (ausncia do encfalo).

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 3

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

1.4 FATORES DE VARIAO ANATMICA

Podemos citar diversos fatores que provocam variaes anatmicas em um indivduo, entretanto ressaltaremos os fatores relacionados com a entrevista de um paciente, sendo: - Idade: j foi discutido que o biodesenvolvimento gera variaes anatmicas. Podemos citar como exemplo que o nmero de ossos em um recm-nascido em torno de 300. J de um adulto jovem de 206. Durante o desenvolvimento, h uma fuso de ossos;

- Gneros: diferenas entre os gneros masculino e feminino so visveis externamente, como as genitlias, deposio de gordura, diferena da largura dos ombros em relao a largura do quadril (no homem, geralmente, os ombros so mais largos que o quadril);

- Etnia: as diferentes etnias provocam variaes especficas no organismo, como: o aparelho locomotor do afrodescendente muito mais resistente e capaz de gerar mais fora, se comparado ao de um caucasiano de mesmo bitipo;

- Bitipo (so diferenas fsicas, geralmente hereditrias, que podem ser alteradas por fatores ambientais). Os bitipos so classificados em: Longilneo: apresenta pescoo longo, trax estreito e predominante sobre o abdome, membros delgados e compridos; Brevelneo: pescoo curto, trax largo, sendo menor que o abdome, e membros grossos e curtos; Mediolneo: apresenta caractersticas intermedirias entre os dois tipos anteriores.

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 4

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

1.5 NVEIS DE ORGANIZAO A constituio do corpo humano segue nveis de organizao. A clula a unidade bsica, estrutural e funcional do corpo humano. As clulas com mesma caracterstica se renem para formar os tecidos orgnicos. O corpo humano possui quatro tecidos fundamentais: epitelial (de revestimento), composto por clulas unidas por junes celulares especializadas (znulas ocluentes, znulas aderentes e junes comunicantes), o tecido epitelial atua como uma barreira, proteo, revestimento dos rgos, absoro, secreo e revestimento da superfcie do corpo conjuntivo (ou conectivo); responsvel pelo estabelecimento da forma do corpo. Estruturalmente, o tecido conjuntivo pode ser dividido em: clulas, fibras e substncia fundamental, diferente dos tecidos epitelial, nervoso e muscular que so formados apenas por clulas. O tecido conjuntivo pode ser classificado com: tecido conjuntivo propriamente dito, que o menos diferenciado, preenchendo os espaos e permitindo as trocas metablicas e defesa; tecido conjuntivo denso, formado por fibras colgenas, elsticas ou reticulares, muito presente em tendes e ligamentos; tecido conjuntivo frouxo, o mais abundante no organismo, preenche os espaos no ocupados por outros tecidos, estabelece apoio e nutrio s clulas epiteliais, envolve nervos, msculos e vasos. O tecido conjuntivo apresenta uma ampla variabilidade celular e forma outros tecidos do corpo como: sseo, adiposo, cartilagneo e sanguneo; muscular (caracterizado pelo poder de contrao de suas clulas), a contrao das clulas musculares realizada aps a estimulao eltrica (estmulo nervoso) e a utilizao de ATP (adenosina trifosfato, molcula responsvel pelo armazenamento de energia). So trs tipos de tecidos musculares: estriado esqueltico, estriado cardaco e liso; nervoso (capaz de gerar e conduzir impulsos eletrolticos), por meio de estimulaes eltricas, o tecido nervoso capaz de coordenar todas as aes orgnicas, e interagir com informaes provenientes do meio externo. Quando os diferentes tecidos se renem, temos a formao dos rgos. A reunio de diversos rgos, que desempenham atividades funcionais em comum, constitui os sistemas orgnicos.
Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi Pgina 5

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

Os sistemas que possuem interdependncia funcional formam os aparelhos (exemplo: aparelho locomotor funo de locomoo, formado pelos sistemas sseo, articular e muscular). Por fim, os aparelhos constituem o organismo. O quadro abaixo organiza os sistemas orgnicos e, quando ocorrer, a formao dos aparelhos:
Sistema sseo Articular Muscular Circulatrio Respiratrio Digestrio Urinrio Genital masculino Genital feminino Nervoso Endcrino tegumentar
* Os sistemas sseo e articular formam o aparelho esqueltico, termo conhecido muitas vezes como sistema esqueltico. Acreditamos que, por se tratar de dois sistemas envolvidos com a formao do esqueleto, o termo mais apropriado seja aparelho. ** O aparelho locomotor formado genericamente pelos sistemas: sseo, articular e muscular. De maneira mais ampla, podemos adicionar o sistema nervoso, responsvel pela elaborao e transmisso dos impulsos nervosos e, o sistema circulatrio, envolvido com a irrigao e drenagem.

Aparelho esqueltico* locomotor**

nutrio

urogenital reprodutor

regulao

O estudo dos rgos dos sentidos realizado a parte, denominado de estesiologia (grego aisthesis, sensao). So eles: audio (orelha e via da audio); viso (olho e via da viso); paladar (lngua e via da gustao); olfato (mucosa olfatria e via da olfao); tato (receptores e vias sensitivas).

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 6

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

1.6 DIVISO DO CORPO HUMANO O corpo humano dividido em: cabea, pescoo, tronco e membros. O tronco uma grande rea corprea, sendo subdividido em: trax, abdome, pelve, perneo e dorso. Os membros superiores so divididos em: ombro (seguimento denominado de raiz do membro, pois est ligado ao tronco), brao, cotovelo, antebrao, punho, mo e dedos (os dedos so numerados de I a V, iniciando no polegar). Os membros inferiores so divididos em: quadril (raiz do membro), coxa, joelho, perna, tornozelo, p e dedos (os dedos so numerados de I a V, iniciando no hlux).

1.7 CAVIDADES DO CORPO HUMANO So espaos em potencial (fig.02), que armazenam diversos rgos. O quadro abaixo indica as principais cavidades com seu contedo:

CAVIDADE Craniana

CONTEDO Encfalo, nervos cranianos, vasos sanguneos, meninges e lquido cerebrospinal. Pulmes, pleuras, corao, pericrdio, vasos sanguneos e linfticos, linfonodos, nervos, traqueia, esfago e timo. Esfago, estmago, intestinos delgado e grosso, pncreas,

Torcica

Abdominal

fgado, vescula biliar, bao, vasos sanguneos e linfticos, linfonodos, rim e ureter.

Plvica

Ureter, bexiga urinria, uretra, rgos genitais masculinos e femininos internos e parte do intestino grosso.

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 7

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

Cavidade craniana

Canal vertebral

Cavidade torcica

Cavidade abdominal Cavidade abdominoplvica Cavidade plvica

Fig. 02- Ilustrao das cavidades corpreas. Fonte: http://www.biologycorner.com/anatomy/intro/chap1_notes.html

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 8

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

1.8 POSIO ANATMICA As descries anatmicas tendem a relacionar a estrutura com a posio anatmica, padronizando e facilitando o seu entendimento (fig.03).

O indivduo em posio anatmica: - Est em p (posio ereta ou ortosttica); - Cabea voltada anteriormente e o olhar na linha do horizonte; - Membros superiores pendentes ao longo do tronco, com as palmas das mos voltadas anteriormente; - Membros inferiores justapostos, com os dedos dos ps direcionados anteriormente.

Fig. 03 - Posio anatmica. Fonte: http://www.courses.vcu.edu/DANC291-003/unit%201.htm

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 9

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

1.9 PLANOS DE DELIMITAO DO CORPO HUMANO Tendo como referncia a posio anatmica, tangenciam-se superfcie corprea, planos que demarcam o corpo ou parte deste. Esses so denominados planos de delimitao. So eles: Plano anterior, tangente parte anterior do corpo (fig. 04); Plano posterior, tangente parte posterior do corpo (fig. 05); Plano superior, tangente parte superior do corpo (fig. 06); Plano inferior, tangente parte inferior do corpo (fig. 06); Plano lateral direito, tangente parte lateral direita do corpo (fig. 07); Plano lateral esquerdo, tangentes parte lateral esquerda (fig.07).

Fig. 04 e 05 Planos anterior e posterior (respectivamente); Fig.06 planos superior e inferior; e Fig. 07 planos laterais direito esquerdo).

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 10

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

1.10 PLANOS DE SECO DO CORPO HUMANO Os planos de seco (ou de corte) dividem o corpo humano e so paralelos aos planos de delimitao. So quatro os planos de seco: dois planos sagitais, um plano horizontal e um plano frontal (fig.08). Os planos sagitais, divididos em: Plano sagital mediano: paralelo aos planos laterais de delimitao, divide o corpo humano ao meio, em duas metades semelhantes (direita e esquerda); Plano sagital paramediano: paralelo ao plano sagital mediano, dividindo o corpo em metades distintas. Os cortes sagitais paramedianos se estendem do plano sagital mediano at o plano lateral (direito ou esquerdo). O plano horizontal paralelo aos planos superior e inferior de delimitao, divide o corpo humano em partes superior e inferior. Os cortes horizontais se estendem entre os planos superior e inferior. O plano horizontal por vezes tambm denominado de plano transversal. O plano frontal paralelo aos planos anterior e posterior de delimitao, dividindo o corpo humano em partes anterior e posterior. Os cortes frontais se estendem entre os planos anterior e posterior. O plano frontal tambm denominado de plano coronal.
[N1] Comentrio: Nas tcnicas de exames de imagem que utilizam cortes comum utilizar como sinnimo de corte horizontal o termo corte axial. O termo axial vem de axis, do latim eixo. Todos os cortes so realizados sobre um eixo. Essa sinonmia incorreta.

Plano sagital mediano Plano sagital paramediano Plano horizontal

Plano frontal

Fig. 08 Planos de seco do corpo humano. Fonte: training/image009.jpg&imgrefurl

http://www.t-nation.com/img/photos/2008/08-036-

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 11

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

1.11 EIXOS DO CORPO HUMANO Os eixos do corpo humano so linhas imaginrias que ligam os planos de delimitao. Os eixos do corpo so: transversal (ltero-lateral) se estende entre os planos laterais direito e esquerdo; longitudinal (spero-inferior) o maior eixo do corpo, estende-se do plano superior ao plano inferior; sagital (ntero-posterior) se estende entre os planos anterior e posterior.

1.12 TERMOS DE POSIO E DIREO Descrevem as relaes das partes do nosso corpo em posio anatmica.

- Anterior: voltado ou mais prximo do plano anterior; - Posterior: voltado ou mais prximo do plano posterior; - Superior: voltado ou mais prximo do plano superior; - Inferior: voltado ou mais prximo do plano inferior; - Medial: mais prximo do plano mediano; - Lateral: mais prximo do plano lateral; - Intermdio: entre uma estrutura lateral e outra medial; - Proximal: mais prximo da raiz do membro; - Distal: mais distante da raiz do membro; - Mdio: entre uma estrutura proximal, distal; superior, inferior, anterior e posterior; - Superficial: mais prximo da superfcie (acima da fscia muscular); - Profundo: mais distante da superfcie (abaixo da fscia muscular); - Interno: no interior de um rgo ou de uma cavidade; - Externo: externamente a um rgo ou a uma cavidade; - Homolateral (ou ipsilateral): do mesmo lado; - Contralateral: do lado oposto - Oral: mais prximo da cavidade oral (utilizado para o trato gastrintestinal); - Aboral: mais distante da cavidade oral (utilizado para o trato gastrintestinal); - Montante: poro inicial do vaso sanguneo; - Jusante: poro final do vaso sanguneo.

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 12

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

1.13 EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM

1. Exerccio de memorizao: a imagem abaixo ilustra a posio anatmica. As setas indicam as regies do corpo, descreva para cada uma a sua posio anatmica.

Cabea

Membro superior

Tronco

Membro inferior
Fonte: Manual do Atendimento Pr-Hospitalar SIATE /CBPR(online)

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 13

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

2. Complete: A menor unidade funcional do corpo humano a ________________________. Essas estruturas possuem um citoplasma, delimitado por uma

________________________________, que controla a permeabilidade das substncias. No citoplasma encontramos o ncleo, envolvido pela membrana ___________________ e diversas organelas citoplasmticas. A reunio de clulas com mesmas caractersticas e funes formam os

_____________________.So quatro tipos: epitelial, ____________________, muscular e ____________________. Esses se renem para formar os _________________________. A reunio dos rgos com afinidades morfofuncionais constituem os

__________________________do corpo humano, que podem ser relacionados, formando os _________________________.

3. As figuras abaixo indicam planos de seco, que so os planos de corte do corpo humano. Indique para cada figura o plano de seco e quais so seus planos de delimitao paralelos:

A figura ilustra o plano de corte:___________________________

Os planos paralelos a esse so:___________________________

Fonte: Manual do Atendimento Pr-Hospitalar SIATE /CBPR(online)

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 14

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

A figura ilustra o plano de corte:___________________________

Os planos paralelos a esse so:___________________________

Fonte: Manual do Atendimento Pr-Hospitalar SIATE /CBPR(online)

A figura ilustra o plano de corte:___________________________

Os planos paralelos a esse so:___________________________

Fonte: Manual do Atendimento Pr-Hospitalar SIATE /CBPR(online)

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 15

Introduo ao Estudo da Anatomia Humana

1.14 REFERNCIAS

DI DIO, John Alphonse Liberato. Tratado de Anatomia Sistmica Aplicada. So Paulo: Atheneu, 2002. DRAKE, Richard L; VOGL, Wayne; MITCHELL, Adam W. M. Gray: anatomia para estudantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. FERNANDES, Geraldo Jos Medeiros. Eponmia: glossrios de termos epnimos em anatomia. Etimologia: dicionrio etimolgico da nomenclatura anatmica. So Paulo: Pliade, 1999. GARDNER, Ernest; GRAY, Donald J; ORAHILLY, Ronan. Anatomia: estudo regional do corpo humano. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. GOSS, Charles Mayo. Gray Anatomia. 29.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. MOORE, Keith L; DALLEY, Arthur F. Clinically Oriented Anatomy. 5.ed. Toronto: Lippincott Williams & Wilkins, 2006.

AUTOR
Prof. Me. Leandro Nobeschi

Fisioterapeuta Universidade do Grande ABC (UniABC) Tecnlogo em Radiologia Centro Universitrio Anhanguera de Santo Andr (UniA) Mestre em Morfologia Universidade Federal de So Paulo (Unifesp) E-mail: nobeschi@institutocimas.com.br

Autor: Prof. Me. Leandro Nobeschi

Pgina 16

You might also like