You are on page 1of 24

SOBRE A POLITICA INTEGRADA DE PRODUTO

Dezembro de 2011

Politica Integrada de Produto

Sobre a Politica Integrada de Produto

NDICE:
SOBRE UMA POLTICA INTEGRADA DE PRODUTOS O POTENCIAL DO DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE
Introduo O papel do Designer O objectivo atual das atividades do Design A escala da mudana necessria Os quatro tipos de inovao DE PRODUTOS PARA SERVIOS Introduo O design dos servios O que significa isto do Design para a Sustentabilidade? HISTRIA Introduo ECOLOGIA INDUSTRIAL Introduo Design e ecologia industrial Gesto ambiental Produtos EFICINCIA Introduo Desmontagem Substituio Pensando no ciclo de vida Fatores de eficincia Rumo sustentabilidade

Pgina

Sobre a Politica Integrada de Produto

Atingindo a eficincia Reduo Desmaterializao Durabilidade Cascata Reciclagem

Pgina

Sobre a Politica Integrada de Produto

SOBRE UMA POLTICA INTEGRADA DE PRODUTOS


O novo paradigma da sociedade talvez j no seja, as pessoas, mas antes o ambiente e a sustentabilidade do mesmo. Os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos, tero que enfrentar muitos desafios e eles sero tanto maiores quanto menor for a nossa contribuio para atenuar este estdio de evoluo em que nos encontramos. Cada vez as necessidades energticas so maiores, numa altura em que as reservas so cada vez menores e cujos preos iniciaram j alguns anos uma escalada difcil de prever. No entanto deve ser dito que esta tarefa, apesar de difcil no impossvel de levar a bom porto. Se cada um de ns contribuir com um pouco de esforo, coletivamente a situao melhoraria consideravelmente. Reduzir a quantidade de energia que utilizamos, optando por aparelhos energeticamente mais eficientes e mais econmicos e por servios que consumam menos energia, assegurando-nos de que no esbanjamos este legado, a nossa obrigao. Certamente a mudana de comportamento levar a que se consuma menos e, esta convico tem sentido, tanto para a sociedade como para as empresas. At porque quanto mais baixo for o consumo mais baixa ser a fatura. A Politica Integrada de Produtos (PIP), consiste na integrao de diversas politicas e vrios instrumentos com vista persecuo dos objetivos de reduo da utilizao dos recursos e da mitigao dos impactes ambientais dos resduos, com vista a uma utilizao de recursos sustentveis.

O POTENCIAL DO DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE


Introduo
O Eco design tornou-se popular aquando da divulgao do Relatrio de Brundtland, em 1987. Nessa altura tornou-se muito mais conhecido e popularizado o Conceito de Desenvolvimento Sustentado, tendo esse relatrio feito tambm, recomendaes para uma nova abordagem para o design e a produo, sendo estabelecidos os princpios para um sistema de produo que respeite, uma base ecolgica e um sistema tecnolgico que procure continuamente novas solues.

O papel do Designer
Assim como os outros profissionais encontraram formas de ganhar a sua vida numa cultura de sustentabilidade, tambm os designers tm a mesma necessidade e fazem o mesmo, criando novas prticas. Os designers no so um simples e coerente grupo, partilhando ideias e concordando sobre o que constitui as boas prticas. Existem alguns conflitos inerentes, nos crculos do design, entre designers ecologistas por um lado, que esto a ter uma abordagem radical do design e do desenvolvimento, como uma nova forma de valores, estratgias e produtos e, aqueles que desenvolvem os seus esforos no consumo de recursos intensivos para o desenvolvimento e marketing de produtos ambientalmente irresponsveis.

Pgina

Sobre a Politica Integrada de Produto

O objectivo atual das atividades do Design


O desenvolvimento sustentvel e as suas consideraes de ordem econmica e ambiental, com vista a uma Poltica Integrada de Produtos (PIP), tm implicaes profundas, quer para a natureza do design quer para o papel do designer. At aqui, a resposta mais comum dos designers para os problemas da sustentabilidade, tem sido centrada em melhorar o perfil ambiental (que diferente do perfil da sustentabilidade) de um produto corrente, ou mais normalmente, de um processo corrente. Enquanto muita investigao est a ser levada a cabo sobre o desenvolvimento de metodologias (tais como a gesto do ciclo de vida), para refinar os sistemas existentes, faz-se entretanto, do modelo industrial existente, o ponto de partida para as melhorias ambientais. A magnitude requerida pela mudana para a Sustentabilidade, to significante que no pode ser conseguida apenas por pequenas melhorias e incrementos da nossa abordagem actual. esta abordagem, que de muitas formas, constitui o primeiro obstculo, por essa razo, os pequenos melhoramentos a esta abordagem, no so de forma a produzir as mudanas necessrias para a sustentabilidade. Antes, a abordagem atual ela prpria, que em muitos casos constitui o primeiro obstculo, por isso, pequenos melhoramentos nessa abordagem so provavelmente a chave para a mudana necessria para a sustentabilidade. Tudo isto faz com que a agenda para a sustentabilidade em geral, e para o design em particular, tenha que ser estabelecida de uma forma radical, com a participao do poder poltico, econmico, das polticas adotada e com a necessria comunicao. Estes passos, esto a ser dados j quer pela Comisso Europeia, quer pelos governos nacionais tendo sido adotadas, dentro deste cenrio, medidas como a Rotulagem Ambiental, as Compras Publicas Ecolgicas e, no caso de Portugal o Rtulo REMADE que tem como objetivo fundamental promover a reciclagem.

A escala da mudana necessria


Os Amigos da Terra, exigem uma reduo macia nos nveis atuais de produo e consumo, de forma a dar azo a uma melhor gesto dos recursos. Foi estabelecido um nmero determinado de alvos, para a reduo do consumo de recursos, em alguns pases, com base nos nveis de recursos existentes ou conhecidos de 1990, e considerando a inevitabilidade do esgotamento desses recursos (veja-se tabela abaixo, sobre o ndice de vida de alguns recursos).

Matria-prima Alumnio Chumbo Ao Cobre Magnsio Nquel Estanho Zinco Petrleo

Extraco/ano (t x 1000) 17.900 3.400 544.300 8.800 9.500 940 200 7.300 3.132.500

Recursos conhecidos (t x 1000) 3.488.000 70.000 64.648.000 321.000 812.800 49.000 5.900 144.000 135.400.000

ndice de vida (Anos) 200 20 120 36 86 50 27 20 43

Pgina

Sobre a Politica Integrada de Produto

Carvo Gs natural

3.038.300 2.019.600

521.413.000 124.000.000

170 60

Tabela do ndice de vida de alguns metais e combustveis fsseis

Se deixarmos uma lmpada de 100W acesa durante uma hora, todos os dias, o seu consumo de energia ser de 36,5 kWh por ano. Como h cerca de 75 milhes de adolescentes na Europa, se todos ns apagarmos uma lmpada durante uma hora todos os dias, poupar-se-o 36,5 x 75 milhes = 2 738 milhes de kWh de energia. Com isso, impediremos que se libertem 1,37 milhes de toneladas de carbono para a atmosfera a quantidade produzida por uma pequena central eltrica (150 MWe).

A tabela a seguir apresentada, permite dar-nos uma ideia dos valores relativos mdios, para os quais se espera poder vir a reduzir os consumos destes mesmos recursos. Objectivo da reduo para 2010 Energia Uso da terra Madeira gua Alumnio Ao Cimento 30% 7% 65% 15% 22% 21% 18% Objectivo da reduo para 2050 88% 27% 73% 15% 88% 83% 72%

Os quatro tipos de inovao


A escala da reduo dos recursos e dos impactos ambientais (entre 15 e 100%), que os Amigos da Terra sugerem ser necessria, tambm suportada por alguns outros autores. Ehrlich e Ehrlich (marido e mulher, 1990), por exemplo, consideram o impacto ambiental dependente de um nmero de fatores, entre eles a dimenso do volume da populao e a eficcia das tecnologias ambientais disponveis. Eles sustentam que, de forma a manter os impactos ambientais aos nveis atuais, a reduo do impacto desejado para os prximos 40 anos, um perodo no qual a populao passar para o dobro, previsvel que esta se situe entre um factor 4 e um factor 20. Na prtica isto significa que, para conter os nveis de poluio, bem como o aumento do consumo, o impacto ambiental dos produtos e servios deve ser reduzido em 95%, ou seja um vigsimo dos nveis atuais.

Pgina

Sobre a Politica Integrada de Produto

O conceito de Reduo factor 20, iniciado pelos peritos em populao Paul e Anne Ehrlich, tem vindo a ser adaptado, sendo a adaptao mais notvel a de Ezio Manzini (1994) e mais recentemente atravs do popular Factor Four (von Weizs Cker, Lovins and Lovins, 1998), para ilustrar a enormidade da tarefa que os profissionais de design tm pela frente. Alguns autores sugerem que o Eco design, atravs dos incrementos de melhoria nos processos e produtos, pode trazer redues nos impactos at a um factor de quatro (ver no diagrama). Para que se consiga um factor de reduo 20 nos impactos, eles argumentam que necessria uma nova e radical conceitualizao da oferta e da procura.
Melhoramentos Ambientais Tipo 4 Melhorament
Tipo 3 Melhoramento do produto

Factor 20

o do produto

Factor 10
Tipo 1

Tipo 2 Melhorament o do produto

Factor 5 Factor 2

Melhorament o do produto

Tempo 5 10 20 40 (em

anos) Isto envolve uma troca entre a otimizao do produto e a inovao funcional, vista sobre uma perspetiva centrada no nvel do sistema em vez de centrada no produto, permitindo alargar as ineficincias inerentes ao sistema de produo considerado.

Uma lmpada de halogniode 500 watts, utilizada durante uma hora e meia, consome por ano mais do que um forno e, liberta por ano 10,8 Kgs de CO2.

DE PRODUTOS PARA SERVIOS Introduo


Preparar a mudana do consumo de produtos para a utilizao de servios, um dos objectivos do pensamento do design para a sustentabilidade. Esta mudana requer a reorganizao da forma como os produtos so distribudos e usados e, tem grandes implicaes tanto nos produtores como nos consumidores. Uma estratgia que est adjacente a este conceito a partilha de produtos. A partilha de produtos, satisfaz as mesmas necessidades com poucas unidades e intensifica o uso do produto. Existem muitos exemplos, de partilha de produtos, tais

Pgina

Sobre a Politica Integrada de Produto

como as lavandarias em zonas muito povoadas, como o caso em culturas como a dos EUA, ou em grandes reas urbanas ou outros esquemas como a lavagem automvel, que so exemplos usados para expressar um bom e eficiente design.

O design dos servios


Os servios so baseados na viso de que os produtos so, meros instrumentos ou meios, para satisfazer as necessidades ou funes que o consumidor precisa. Isto significa que os componentes materiais do produto, so mais utilizados do que consumidos, pelo utilizador, razo pela qual tais necessidades podem assim ser supridas atravs de um servio ou acordo de leasing. Os benefcios ambientais da venda destas utilidades ou os resultados, mais do que os produtos, advm dos diferentes papis desempenhados pelos materiais, nos dois esquemas possveis de lucro. Na venda de produtos, o lucro maximizado atravs da venda de mais materiais. Na venda de servios, o lucro maximizado atravs da forma de servir mais pessoas, com menos materiais. Assim, o sucesso financeiro de um servio assenta na eficincia dos recursos, a energia e materiais entrados bem como os impactos ambientais associados, tm potencial para serem reduzidos a um mnimo. Enquanto muitos produtos so baseados na combinao de materiais ou produtos de qualquer espcie, nos servios os materiais no so propriedade, e de alguma forma no so visveis, para o consumidor. No entanto, como hbito na cultura ocidental, ser dono ou proprietrio do material um smbolo de sade ou de diferenciao social. Os materiais tm vindo a ser aceites como forma de satisfazer as necessidades psicolgicas. Contra este contexto, a falta de materiais representados nos servios ou no consumo d aos consumidores, de alguma maneira, um prestgio dbio. No entanto, o prestgio e os elevados nveis de atratividade cultural das solues alternativas, tais como os servios, que so largamente aceites como um imperativo para uma transio suave para um mais sustentvel sistema de produo e consumo.

As lmpadas fluorescentes compactas, consomem um quinto da energia das lmpadas tradicionais e duram oito vezes mais. So mais caras, mas, na prtica, poupa-se dinheiro com a sua eficincia. Incentivem o seu uso, na escola, no emprego e, em casa levem a famlia e os amigos a experimentarem e a fazerem a mudana!

O que significa isto do Design para a Sustentabilidade ?


Existem muitos termos e definies relacionados com a rea da sustentabilidade e o design. Existem alguns termos que, frequentemente so considerados sinnimos e, nos quais vrios autores delineiam diferenas subtis entre eles. Green Design ou Conceo Ecolgica, por exemplo, limitado a pegar num problema ambiental ou num elemento do ciclo de vida, enquanto o eco design ou o Design para o Ambiente e o Design do Ciclo de Vida pretendem reduzir as questes ambientais ao longo de

Pgina

Sobre a Politica Integrada de Produto

todo o ciclo de vida. Da mesma forma, o design ecolgico, deduz todo o mesmo sistema de abordagem e, mais comum ser encontrado nos estudos de arquitetura. Em contraste, o Design para a Sustentabilidade, alternativamente chamado Design de Produtos Sustentveis, favorece o ciclo de vida, como o eco design faz, mas coloca a nfase nas questes adicionais de incluso social e nas consideraes ticas, necessrias para atingir o desenvolvimento sustentvel.

Aumento do potencial para a preveno dos impactos


Actividades
Reduo dos materiais Consumidos, mudana para Mudana na composio dos actividades produtos, melhorar a menos durabilidade e etc. poluidoras Reduo da entrada de

materiais, mudana para


materiais menos txicos Melhoria da eficincia dos processos, melhor controlo e melhor manuseamento dos materiais

Uma maior distino entre os termos sua relao tempo escala. O design sustentvel, tem uma componente de longa durao altamente proeminente, em linha com o conceito de equidade inter - geracional inerente ao desenvolvimento sustentvel. Em contraste, o design ecolgico ou o

Pgina

Sobre a Politica Integrada de Produto

eco design no se manifesta na dimenso tempo. O design sustentvel tambm um sistema centrado no foco do produto, onde assentam o verde e o eco design.
Foco no produto Design ecolgico Eco design Design para a sustentabilidade o o o Foco no Foco sistema simples Abordagem do ciclo de vida

Constrangimentos Componente da sustentabilidade tempo

o o o o o

Apagar as luzes uma boa maneira de comear a economizar recursos e dinheiro, mas h muitas outras maneiras de contribuir para poupar a energia do planeta para o futuro. Por exemplo, tomar duches rpidos em vez de banhos demorados tambm contribui para poupar energia e gua. No se esquea que, cada vez que voc mergulha na banheira, acelera o aquecimento do planeta.

HISTRIA Introduo
Enquanto o design para a sustentabilidade, tem sido considerado com uma importncia particular nos nossos tempos, ele no no entanto um fenmeno exclusivamente dos tempos modernos ou recentes. Esta ideia vem j de muito atrs, tendo sido feitas as primeiras referncias a este problema nos trabalhos de alguns estudiosos nos anos 30, muito embora alguns dos quais nem sequer eram designers. No entanto, a evoluo das ideias no campo do design para a sustentabilidade, paralela aos movimentos ambientalistas. No ambientalismo, os anos setentas, foram um perodo de muita ateno dada sustentabilidade, relacionada com o crescimento econmico, o desenvolvimento e s suas implicaes ambientais. Em termos de ambiente e design com responsabilidade social, este perodo foi caracterizado por preocupaes mais do que por consequncias, nos pases industrializados e em vias de desenvolvimento, dos mercados livres em desenvolvimento econmico e, acompanhou as atitudes materialistas e os estilos de vida da poca. Esta questo mais visvel na abordagem do design e ambiente, de Victor Papanek, que inclui elementos de valor ambiental, necessidade e equidade. No seu texto, publicado em Londres, em 1972, Desgin for the Real World, chocou o design convencional estabelecido, com a sua condenao, que catalogou como um design superficial e virado a um uso minimalista dos produtos.

Pgina

Sobre a Politica Integrada de Produto

Um automvel, de grande cilindrada, que faa cerca de 20.000 km por ano na cidade, emite 2 toneladas de CO2. Por cada litro de combustvel queimado, so libertados para a atmosfera 2,5 kgs de CO2.

ECOLOGIA INDUSTRIAL Introduo


Actualmente os produtos e processos no so concebidos para que os seus resduos sejam reintroduzidos no processo. Atravs e depois das mudanas do sistema industrial, para um mais natural eco design, os resduos de um produto podero transformar-se em matria-prima de outros produtos, poupando dessa forma energia e materiais e, reduzindo a poluio. Uma Ecologia Industrial, um sistema industrial que est totalmente integrado com os ciclos naturais dos recursos ou dos materiais. Ela fecha o circuito deixado aberto pelo processo industrial convencional e, otimiza a reciclagem e o uso de cada material separadamente, mas ao mesmo tempo permite espao para a criao de materiais mais complexos. A seguir, estabelecem-se os princpios da ecologia industrial: 1. Design, ecologia industrial e Gesto ambiental A ecologia industrial : a. - proactiva e no reativa, ela iniciada e promovida pela indstria e, no imposta por fatores externos; 2. A ecologia industrial : a. - a conceo e no apenas mais uma das muitas decises relativas aos aspetos relacionados com os impactos ambientais, que so tomadas na fase do design; 3. A ecologia industrial : a. - flexvel e no rgida e envolve novos conceitos e tecnologias; 4. A ecologia industrial : a. - abraar e no isolar e, age ao longo de todos os sectores industriais e ao longo das barreiras nacionais e culturais. Entretanto, foi dada uma nova nfase, ao papel da Gesto Ambiental, tendo os governos, na sequncia da produo de legislao, virado agora para politicas com vista adopo dos conceitos de durabilidade do produto. Tornou-se entretanto mais difcil levar a cabo melhorias nos processos industriais, enquanto que por outro lado a quantidade de populao e o consequente consumo continua a crescer, significando que quaisquer implicaes ambientais das solicitaes ou da procura do mercado, supera os benefcios conseguidos atravs da melhoria da eficincia.

Questes ambientais

Pgina

10

Tratamento

Produo

Produtos

Sobre a Politica Integrada de Produto

Os Sistemas de Gesto Ambiental, ou seja, os procedimentos e o controlo, que controlam os impactos ambientais, podem ser certificados atravs de um determinado nmero de vias: As Normas BS 7750 (British Standard); As EMAS (Environmetal Management Auditing Scheme) e; As ISO 14001 (International Standard).

A gesto ambiental pode ser vista como forma de apoiar e coordenar as iniciativas da empresa, apesar de ser mais comum estas resultarem como uma forma de remediao e de tratamento de fim de linha, atravs de tcnicas de produo mais limpa, mais do que focada no design da conceo limpa de produtos.

Produtos
Parte da ateno da legislao sobre produtos, foi desenvolvida na Europa, como uma Politica Integrada do Produto, que explicitam os objetivos para modificar e melhorar as performances ambientais desse sistema de produtos. A mais radical das recomendaes, vem da Swedish Ecocycle Commission, onde a responsabilidade do produtor deve ser desenvolvida para cobrir todos os sectores do fabrico e inclui os impactos ambientais associados com o uso e a deposio. Estas questes tm profundas implicaes no design. A tabela abaixo detalha alguns aspetos da responsabilidade do produtor: Eco eficincia: Ser proposta nas prximas dcadas uma melhoria de factor 10, na matriaprima, eficincia e energia; Etiquetagem do produto: Aos fabricantes ser exigido qual o contedo dos materiais dos seus produtos e quais os impactos que eles podem ter sobre o ambiente. De uma politica dos resduos a uma politica do produto: Deve ser aumentada a reciclagem e a reutilizao, tornando possvel uma maior durao e a minimizao da deposio em aterro e da incinerao de mistura de resduos. Os produtos deve ser concebidos, para que nunca venham a tornar-se resduo, mas antes, para serem capazes de sofrerem atualizaes, no fim da sua vida til. Todos os produtos em fim de vida devem, eventualmente um valor de mercado, para que esta no seja mais

Pgina

11

Sobre a Politica Integrada de Produto

uma questo de politica de resduo mas antes uma politica de produto. Retorno: Todos os produtores devero proporcionar circuitos de retorno sem custos para o cliente. Em suma dever ser to fcil a retoma de um produto em fim de vida como a compra de um produto novo. Seguro ambiental do produto: Os fabricantes devero suportar os custos de um prmio de um seguro, destinado a cobrir os riscos ambientais dos seus produtos.

As previses dos cientistas divergem quanto gravidade e velocidade a que ocorrer o aquecimento global. No entanto, no h dvidas de que as alteraes climticas j esto a afetar-nos a todos na Europa. O aquecimento global est a causar condies climatricas extremas tempestades, inundaes, secas e outros problemas ambientais. Estes problemas afetam as culturas, os animais e os recursos hdricos coisas fundamentais de que dependemos para a nossa sobrevivncia. Para abrandar o ritmo das alteraes climticas, teremos de mudar os nossos hbitos de transporte j.

Pgina

12

Sobre a Politica Integrada de Produto

EFICINCIA Introduo
O design para a sustentabilidade frequentemente interpretado como sendo, o bom ou mau uso dos recursos disponveis. Isto significa, que o design para a sustentabilidade at data, tem-se focado predominantemente na forma de fazer o design e a produo, dar origem a produtos mais eficientes nem sempre utilizando menos recursos. No entanto, o design no se trata apenas de garantir ou perseguir a sustentabilidade. Existem outras justificaes para o design que esto para alm das quantidades produzidas na produo e dos respetivos consumos, por exemplo, que so to importantes ou mesmo mais e, que vo tambm elas ao encontro do desenvolvimento sustentvel. Assim, pretende-se pois, dar algumas dicas sobre como se pode praticar este princpio da eficincia, uma vez que importante que ns tentemos produzir mais com menos.

Desmontagem
Uma das vertentes importantes do Eco design , sem qualquer dvida, a anlise dos produtos existentes feita atravs da chamada desmontagem, ou seja a anlise dos produtos existentes, atravs do processo inverso que lhe esteve na origem. Este um processo, atravs do qual os produtos ou os componentes do produto, podem e devem ser tidos em conta de forma a tornar o produto ou os materiais, reciclveis ou de forma a poderem ser re-manufacturados, sem contriburem dessa maneira para engrossar a fileira dos resduos gerados acabando eventualmente em aterro. Um princpio assumido, o de que se algo fcil de desmontar, ento ser fcil de montar mas isto nem sempre verdade. O design concebido para a desmontagem, envolve um nmero considervel de questes que se encontram ligadas ao conceito de Design para a simplicidade, ou seja: Um reduzido numero de partes ou peas; O evitar materiais compsitos; O evitar colas ou adesivos; A etiquetagem de todos os componentes; O uso de etiquetas integrais; O uso de acabamentos integrais.

A desmontagem, tem actualmente uma importncia crescente em muitas indstrias, considerando a tendncia atual das politicas que obrigam muitos dos fabricantes a retomarem os produtos em fim de vida, como exemplo a legislao europeia que se prepara para ser publicada ou que j est mesmo publicada para alguns casos.

Substituio

Pgina

13

Sobre a Politica Integrada de Produto

A substituio de um recurso, ambientalmente mais amigvel do que outro, pode incluir a eliminao de materiais ou constituintes perigosos, ou a promoo de equipamentos que tenham uma maior eficincia energtica e materiais que do ponto de vista tico ou social deem origem a menores danos ambientais ou sociais. Isto dever dar lugar promoo do uso de energias renovveis e ao uso de materiais alternativos e o consumo de outras energias vindas de outras fontes. Um bom exemplo disto o caso da industria de componentes eltricos e eletrnicos, que se viu e v obrigada a substituir muitos dos componentes integrantes dos equipamentos produzidos por ela, considerando a sua perigosidade.

Pensando no ciclo de vida


Existe uma quantidade de ferramentas que os designers podem lanar mos, com vista concepo para a sustentabilidade e que incluem formas para assegurar a gesto do ciclo de vida, a seleco de materiais, instrues para a desmontagem e indicadores de performances ambientais para uma abordagem estratgica ao eco design. importante que o pensamento sobre o ciclo de vida seja aplicado a estratgias de eficincia, uma vez que ajuda a ilustrar e a centrar a ateno sobre a eficincia de um estgio particular do ciclo de vida que pode ser mal equacionado. Por exemplo, colocar a nfase nos recursos disponveis para a reciclagem, em vez de o fazer em relao eficincia, frequentemente reduz os ganhos ambientais possveis. Pesquisas levadas a cabo nos anos 90, concluram que 90% dos impactos ambientais negativos causados pelas mquinas de lavar, ocorrem na fase do ciclo de vida do seu uso (ver a figura em baixo, das contribuies para os diferentes estgios do ciclo de vida, sobre o ambiente, das mquinas de lavar).

Pgina

14

Sobre a Politica Integrada de Produto

Impactos de mquinas de lavar

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0
Consumo de energia Poluio do ar Poluio da gua Resduos slidos Consumo de gua

so

ro du

As outras fases tais como a produo e a deposio final, so praticamente insignificantes quando comparadas com esta. Por esta razo, quaisquer iniciativas em termos de design, com vista reciclagem dos recursos, por exemplo, das mquinas de lavar tero menos efeito nos impactos ambientais, durante a produo e deposio final, do que as iniciativas que tenham como objectivo reduzir os recursos na fase do seu uso, durante a sua vida til. Um grande problema, o dixido de carbono, um gs produzido com a queima de combustveis, do qual so libertados todos os anos para a atmosfera milhes de toneladas. O dixido de carbono forma uma camada que reflete a luz do sol e a faz incidir de novo na Terra, provocando alteraes climticas. As iniciativas que reduzam os impactos durante o uso, podem incluir um design para o uso eficiente dos recursos atravs de um menor consumo de energia, gua, detergente ou podem ter em vista a educao dos utilizadores, nas melhores prticas de lavagem e, lev-los a usar gua fria ou mesmo educ-los de forma a uma utilizao menos frequente da mquina. Um padro semelhante ao que acontece nas mquinas de lavar, repete-se em muitos outros produtos de consumo, que utilizam recursos para funcionar. No entanto, embora seja claro que muitos dos efeitos negativos em termos de impactos ambientais dos produtos possam ser reduzidos na fase do seu uso, muitos fabricantes continuam focados na deposio final no fim do seu ciclo de vida.

ep o

si

fin

al

Pgina

15

Sobre a Politica Integrada de Produto

Podem existir muitas razes para tal, desde a legislao focalizada na reduo dos resduos at a razes que tm a ver com a facilidade dos procedimentos de desmontagem, miniaturizao e etc., todas elas assentando muito bem numa abordagem apenas de negcio. Por outro lado, influenciar o comportamento do consumidor, algo que no visto com bons olhos pelo fabricante e, por essa razo no ser a opo mais fcil e portanto no ser a que se centrar a estratgia do designer. Um exemplo para encarar de forma diferente as questes do ciclo de vida, tem a ver com a que se encontra na indstria automvel. Muitos carros tm implementada uma estratgia de eficincia, no entanto muitas delas no so focadas na fase do uso do seu ciclo de vida.

Fatores de eficincia
Numa perspetiva histrica, o interesse na preservao dos recursos, data de 1972, altura em que em Roma se elaborou o designado Relatrio do Clube de Roma Limites para o Crescimento. Este relatrio chamava a ateno para os perigos de uma escalada progressiva, do consumo dos recursos naturais da terra. A revoluo industrial levou criao de uma plataforma para o desenvolvimento das tecnologias e expanso no uso dos recursos e o legado desta era, ficou dramaticamente marcado e influenciado sob a forma como percecionamos e sobre a forma como dispomos desses recursos. Por exemplo, o efeito da atividade humana ao longo deste ltimo sculo ou a forma como isso nos conduziu a um aumento da produo de CO2 exponencial, so elucidativos do mal que temos vindo a fazer. Os exemplos podem incluir o processamento de recursos naturais em materiais utilizveis para a extrao de emisses de fumos, derivados do uso cada vez maior de automveis.
Extrapolao dos gases de efeito de estufa em 2050

Hoje

Reduo necessria para estabilizar o clima O aumento da produo de CO2 tem contribudo para o conhecido problema do aumento do aquecimento global. De forma a estabilizar o clima na terra, importante que durante as prximas dcadas sejamos obrigados a reduzir o crescimento de CO2, para valores mais aceitveis. Felizmente chegou-nos ainda este ms a boa noticia de novas metas impostas para a reduo destas emisses num futuro prximo, bem como da integrao neste esforo de pases que at aqui estavam a olhar para o lado.

Pgina

16

Sobre a Politica Integrada de Produto

A reduo efetiva destas emisses, que conseguirmos impor a ns prprios, depender de como formos moderados no uso dos nossos recursos naturais, nos ciclos de produo e consumo. A ttulo de exemplo, veja-se a figura anterior, para percebermos o esforo que necessrio fazer para conter esta situao. Um trabalho internacional levado a cabo para ilustrar a nossa dependncia dos recursos da terra, relaciona o nosso crescimento e dependncia com estes mesmos recursos, para a manuteno do atual modelo de vida que temos. Assim, e porque nunca demais repeti-lo, importante conseguir o objectivo de produzir mais com menos ou por outras palavras, reduzir o uso dos recursos e ao mesmo tempo aumentar os resultados ou as sadas dos recursos que utilizamos.

O dixido de carbono um gs naturalmente presente na atmosfera. medida que crescem, as plantas absorvem dixido de carbono, que se combina com a gua para formar acares simples. Estes transformam-se depois em compostos mais complexos, que formam a estrutura da planta. A energia necessria a este processo (fotossntese) provm do sol.

Rumo sustentabilidade
O princpio do design eficiente est particularmente ligado ao conceito de sustentabilidade, atravs de: Limites do crescimento entendendo os limites, quais so e como que ns utilizamos esses recursos naturais da terra e, procurando maneiras de reutilizar recursos renovveis (por exemplo a energia do vento ou as ondas), em oposio ao uso das fontes no renovveis (por exemplo dos combustvel fssil). Necessidade de precauo existe muita incerteza e complexidade associada ao desenvolvimento sustentvel. Por esta razo precisamos de nos comprometermos com um modelo de pensamento que promova o entendimento destas inter-relaes entre produo e natureza. Quanto maior for este entendimento sobre estas inter-relaes, melhor poderemos perceber como que as nossas aes individuais e coletivas provocam impactos e, em particular, como que usamos os recursos que a terra nos d. Necessidades e direitos da geraes futuras o caminho do desenvolvimento que escolhemos, agora precisa de ser baseado num pensamento a longo prazo e numa perspetiva de viso alargada. Em particular, temos que considerar uma mudana nos nossos hbitos de consumo e dos recursos usados, como forma vital de assegurar um futuro s geraes vindouras e, permitir-lhes a elas os recursos e o potencial para levarem uma vida sustentvel.

Atingindo a eficincia
Existem muitas formas de os designers integrarem o conceito de eficincia no seu trabalho. Cerca de 90% dos impactos ambientais dos produtos, associados extraco, produo, uso e

Pgina

17

Sobre a Politica Integrada de Produto

deposio final dos recursos, esto nos primeiros 20%, dos passos que compreendem o processo de design, antes ainda da produo comear. Quando uma planta morre, queimada ou comida pelos animais, o dixido de carbono de novo libertado para a atmosfera. O ciclo do carbono ajuda a criar um ambiente estvel para todos os organismos vivos, incluindo ns!
Reduo dos recursos consumidos para satisfaam das necessidades

Desmaterializao Longevidade Nova concepo Reduo de peso Gesto dos resduos Material de etiquetagem Concepo Uso de etiquetas integrais Reduo do n de peas Evitar materiais compsitos

Reduzir

Minimizao Minimizar o consumo de energia Cascata

Reutilizar

Desmontage m Uso de recursos reciclados

para a simplicidade

Reciclar

Uso de recursos renovveis

Acabamentos integrais Evitar contaminao material

Substituir

Evitar materiais perigosos

Evitar adesivos

Por exemplo, em 1994 um jornal americano, publicava uma notcia sob o ttulo Beyond Recycling, the longer life option, na qual avisava que a percepo da reciclagem como sendo uma coisa boa, era errada. Tambm em Portugal esta questo tem por vezes sado a terreiro, a propsito da incinerao ou de outros processos de tratamento. A reciclagem (como muitas outras estratgias de reduo) tem, por vezes maus impactos ambientais associados a ela, como sejam: - A energia consumida com a recolha de materiais, a triagem, a lavagem ou limpeza e separao; - A poluio produzida, como sub-produto do consumo de energia e com a parte dos rejeitados do processo; - Apesar de ambientalmente mais correcto do que usar recursos no renovveis, a reciclagem pode levar a um uso excessivo de outros recursos, como forma de assegurar que a actividade de reciclagem, possa continuar no nosso sistema econmico corrente. Por todas estas razes, esta questo torna-se complexa.

Pgina

18

Sobre a Politica Integrada de Produto

A eficincia como conceito, ajuda-nos a entender que devemos conservar e reutilizar os recursos, tanto quanto possvel, conforme se detalha no diagrama anterior, onde figuram alguns conceitos da eficincia. No entanto esta questo no tem nada a ver com a questo, o que consumimos, como consumimos e porque consumimos?. A ideia de reduzir, tem que ver com as reais necessidades que temos de consumir carros, electrodomsticos, roupas e etc. mas estas devem tambm elas ser re-analisadas.

Reduo
A reduo minimizar o uso de materiais, o consumo de energia e a gerao de resduos, como princpio e forma de evitar os impactos ambientais negativos dos recursos usados, ao longo de todo o ciclo de vida, para minimizar e se possvel eliminar, as quantidades de energia e matriasprimas usadas e desperdiadas ao longo de toda a produo. A produo de um produto deve compreender, os seguintes princpios: - Reduo de material produzindo produtos e / ou tecnologias em pequena escala; - Reduo de energia estabelecendo menos estgios do processo automatizados e, especificando os materiais que precisam de pouco ou nenhum processamento; - Reduo de resduos conceba os produtos de forma a fazerem uso eficiente da energia e faa a gesto dos fluxos dos resduos. O uso dos produtos, ao longo da sua vida til, deve tambm ser pensado, de forma a minimizar os impactos, ou seja: - Eliminar ou minimizar as quantidades de consumveis (no renovveis) adequando o produto ao uso; - Fazer os produtos mais leves (por exemplo, os carros mais leves consomem menos combustvel); - Reduzir e, se possvel eliminar, todos os resduos produzidos durante o uso; - Fazer o produto to energeticamente eficiente quanto possvel; - Favorecer as fontes de energia renovvel sobre as fontes tradicionais; - Encorajar os utilizadores a usarem do ponto de vista energtico, os produtos de forma mais eficiente, por exemplo etiquetando-os com instrues sobre consumos e ergonomia;

As florestas pr-histricas absorveram milhes de toneladas de dixido de carbono da atmosfera. medida que o planeta se foi transformando, as florestas ficaram sepultadas no subsolo, e o carbono retido nas rvores. Durante milhes de anos, o calor e a presso transformaram as rvores em petrleo, carvo e gs. Nos ltimos cem anos, utilizmos metade das reservas de combustveis fsseis do planeta para produzir energia e para os transportes lanando rapidamente milhes de Pgina 19 toneladas de dixido de carbono de novo na atmosfera.

Sobre a Politica Integrada de Produto

Outra maneira de contribuir para a minimizao, prende-se com a forma como se promove o fim de vida dos equipamentos, ou seja, com a sua deposio final: - Promova um sistema de fluxo de materiais, para que o produto retorne ao fabricante para ser reutilizado, reciclado ou eventualmente depositado de forma adequada (um exemplo disto pode ser o das embalagens de grande capacidade como os bides, que em regra podem ser recondicionados e voltar a ter um novo uso); - Projecte a pensar na desmontagem (por exemplo, atravs de um nmero reduzido de peas, evitando parafusos e adesivos, etiquetas ou partes em materiais compsitos); - Procure novos possveis mercados (por exemplo, reconstruindo telefones ou computadores para pases menos desenvolvidos).

Desmaterializao
A estratgia de desmaterializao pretende por em causa a confiana posta num produto ou servio, criado para satisfazer as necessidades actuais e futuras do mercado. Na verdade isto significa apenas, modificar um conceito de servio existente, substituindo a necessidade da propriedade individual dos produtos. Por exemplo, em vez de cada casa possuir uma mquina de lavar roupa, esta pode ser lavada em conjunto numa lavandaria que poder servir toda uma comunidade. Conceitos como este permitem dar uma resposta racional s questes relacionadas com a gerao de resduos, consumo de materiais e uso de energia, na produo dos produtos, que neste caso seria, fazer uma mquina de lavar para cada casa. No entanto, medidas como estas, que encorajam reduo destes produtos e confiana num servio central, no devem desviar-nos da procura da eficincia, durante a fase do ciclo de vida do uso do produto.

Durabilidade
Produzir produtos que durem mais, ou que tenham uma vida mais extensa, significa conceber com sentido. Como que o produto interage com o utilizador? Outra forma de prolongar a durabilidade dos produtos a sua customizao, uma vez que esta torna o produto mais pessoal. Uma outra forma de prolongar a vida dos produtos, que em design se assume como sendo a reencarnao, trata-se de servir outros mercados com os produtos que no mercado actual

Pgina

20

Sobre a Politica Integrada de Produto

chegaram ao seu fim de vida, e um bom exemplo disto, passa-se com os automveis que muitas vezes so exportados de uns pases para outros depois de usados. Na verdade, existe uma ligao entre o produto e o seu significado, ou seja, mais provvel que o consumidor associe o significado ao produto, tornando-o menos susceptvel a ser descartado e substitudo por outro. Por outras palavras a probabilidade de o produto se tornar obseloscente mais reduzida. A tarefa dos designers, a de promover o desenvolvimento desse lao entre as pessoas e o produto e, dessa forma, lev-las a aumentar o respeito pelos recursos que so de todos ns. A customizao do produto ajuda a desenvolver a relao ou associao produto / pessoa, dando a ideia algo nico para essa pessoa, que dessa forma ser levada a prolongar a vida do produto. Para o designer, conceber um produto que possa ser facilmente personalizado, pelo seu proprietrio, outra forma de promover ideias com significado, atravs da propriedade e longevidade. Em todos estes conceitos, existe o perigo de se promover um produto, quer ele seja bom ou mau, em termos da perspectiva do ciclo de vida. No h no planeta plantas que cheguem para absorver todo este dixido de carbono em excesso; portanto, sendo um gs, o seu destino a atmosfera. O dixido de carbono deixa passar a luz do sol, mas reflecte o calor da Terra, devolvendo-o sua superfcie. Este fenmeno est a provocar um aumento lento e gradual da temperatura do planeta. Se pegarmos num exemplo de um carro, a pessoa pode ador-lo e poli-lo e, encontrar nele uma forma de reavivar memrias agradveis. Este pode mesmo estar at costumizado, com tinta a gosto do seu dono ou com outros acessrios. Assim, este (carro) torna-se parte da vida do seu dono e a interaco entre ambos agradvel e funciona. No entanto, o carro pode ser ineficiente e ser muito mais poluidor do que os outros carros, que entretanto fizeram esforos para minimizar a poluio com gases txicos. Na fase de uso, do seu ciclo de vida, este carro poluir ento muito mais que os carros modernos equivalentes ou mesmo mais do que o sistema de transportes alternativos. Este mesmo argumento pode aplicar-se a todos os outros produtos que utilizam recursos, de uma gerao mais velha de produtos que frequentemente so mais ineficientes do que os seus equivalentes mais modernos. Por essa razo, nem sempre uma soluo sustentvel ptima e, razo suficiente para encorajar a longevidade. Em vez disso, a soluo ideal pode passar pela reencarnao (re-uso) desse produto ou componente.

Cascata
O objectivo desta, encontrar um ciclo de uso dos recursos que extraia o mximo valor possvel dos mesmos, medida que ele progride atravs dos diversos ciclos de uso.

Pgina

21

Sobre a Politica Integrada de Produto

O diagrama (Fiskel 1996) ilustra o movimento de um recurso atravs desses ciclos de uso. Por exemplo, na indstria electrnica pode ser usado um solvente de limpeza que, depois do usado pode ser transferido para uma fase ou operao de limpeza de metais, onde poder ser usado vrias vezes ou transferido para uma outra fase do ciclo de cascata. Eventualmente, na sua forma de menor qualidade, pode ainda ser usado como um solvente de tinta. Atravs dum processo de recuperao do solvente e, depois da sua fraca qualidade, ele pode ento ser novamente usado de volta a um outro estgio da cascata, uma vez mais num outro ciclo da mesma. No caso do plstico passa-se uma coisa semelhante, ou seja, depois de usado o plstico pode ser reciclado e transformado em produtos de menor exigncia do que os que estiveram na origem da primeira transformao, como o caso do PET das garrafas de gua, que depois de reciclado e quando j no pode ser usado para este fim por razes de qualidade, pode ser usado para incorporar fibras txteis ou outros produtos.

Qualidad e dos recursos


Uso Reciclagem secundrio Uso inicial

Uso inicial Recupera Uso

Ciclo secundri o da cascata


secundrio

Uso Uso tercirio Uso final Uso final tercirio secundrio

Ciclo inicial da cascata

Tempo de utilizao
O principal objectivo da utilizao dos recursos em cascata so: - pensar acerca da funo e montagem reservando a mais elevada qualidade dos recursos para as maiores exigncias de uso; - amplificar o uso aumentar a vida til dos recursos atravs do aumento do tempo de utilizao ou mudando o declnio da qualidade dos recursos; - Ligao a cada estgio no ciclo dos recursos considerar onde e quando os recursos podem ser ligados a uma segunda fase do ciclo da cascata e onde seja possvel optimiz-los mais (em tempo ou qualidade);

Pgina

22

Sobre a Politica Integrada de Produto

- Sustentabilidade assegurar que o consumo de recursos no excede a taxa de regenerao dos recursos. Barreiras abordagem de cascata: - Dificuldades para os designers para preverem os recursos subsequentes ao estgio inicial; - Realizar possveis ligaes entre os diferentes ciclos da cascata, pode requerer colaborao entre toda uma srie de parceiros (que podem ou no ser vistos como parceiros do design tradicional); - a confiana e qualidade dos recursos multi-ciclo difcil de prever; - no nosso sistema econmico corrente existe pequenos incentivos econmicos para prosseguir a abordagem em cascata.

Reciclagem
A reciclagem significa a recuperao ou a recolha do material desde dos fluxos de resduos, para que o material seja reprocessado e re-usado. A reciclagem do material reduz a necessidade do uso de matria-prima virgem e, por conseguinte ajuda ambas, ou seja preserva os recursos naturais e poupa energia e, poupa ainda outros recursos que de outra forma seriam necessrios para produzir materiais a partir das fontes naturais (por exemplo, energia, cultivo, produo, transporte, etc.).

O aquecimento do planeta (ou aquecimento global) pode provocar uma subida do nvel da gua dos mares, a eroso do litoral e cheias. Pode causar situaes de seca, que criaro problemas a nvel do abastecimento de gua e fraca produo agrcola. Pode tambm ser responsvel por condies climticas extremas, como tempestades e furaces, que causam danos graves aos edifcios, s estradas e s infra-estruturas (comunicaes e redes de abastecimento de gua e de electricidade).

Pgina

23

You might also like