You are on page 1of 3

10 Passos para ter uma vida financeira equilibrada

1) PRIORIZE O REINO DE DEUS 22) E disse aos seus discpulos: Portanto, vos digo: no estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Lucas 12. 22 e 31 (arc) Jesus no est dizendo que errado o cristo tomar providncias para suprir suas futuras necessidades materiais (cf. 2 Co 12.14; 1 Tm 5.8).O que Ele realmente reprova aqui a ansiedade ou a preocupao angustiosa da pessoa, revelando sua falta de f no cuidado e no amor paternais de Deus (Ez 34.12; 1 Pe 5.7.) (bep) 31) Buscai, antes, o REINO DE DEUS e todas essas coisas vos sero acrescentadas. Aqueles que seguem a Cristo so conclamados a buscar acima de tudo o mais, o reino de Deus e a sua justia. O verbo buscar sub-entende estar continuamente ocupado na busca de alguma coisa, ou fazendo um esforo vigoroso e diligente para obter algo (cf. 13.45). Cristo menciona dois objetos da nossa busca: (1) - O Reino de Deus -- devemos buscar diligentemente a demonstrao da soberania e do poder de Deus em nossa vida e em nossas reunies. Devemos orar para que o reino de Deus se manifeste no grande poder do Esprito Santo para salvar pecadores, para destruir a influncia demonaca, para curar os enfermos e para engrandecer o nome do Senhor Jesus. (2) - Sua justia -- com a ajuda do Esprito Santo, devemos procurar obedecer aos mandamentos de Cristo, ter a sua justia, permanecer separados do mundo e demonstrar o seu amor para com todos (cf. Fp 2.12,13). (bep)

2) D PRIMEIRO O QUE DO SENHOR 9) - Honre o SENHOR com todos os seus recursos e com os PRIMEIROS frutos de todas as suas plantaes; 10) Os seus celeiros ficaro plenamente cheios, e os seus barris transbordaro de vinho. Provrbios 3. 9 e 10(nvi) Os israelitas traziam ao Senhor Deus a primeira poro das suas colheitas, como reconhecimento de que Ele era o dono da terra (Lv 23.10; 25.23; Nm 18.12,13). Ns, tambm, devemos dar a Deus as primcias da nossa renda a fim de honr-lo como Senhor da nossa vida

e das nossas posses. Deste modo, Deus abrir o caminho para derramar sobre ns as suas benos (ver Ml. 3.10 nota; 2 Co 9.6 nota). "os que me honram honrarei"( 1 Sm 2.30) a promessa de Deus a todos que contribuem para a sua obra, fiel e generosamente, com suas finanas. (bep)

3) SEJA GENEROSO COM A OBRA DE DEUS E AOS NECESSITADOS O GENEROSO prosperar; quem d alvio aos outros, alvio receber. Provrbios 11.25(nvi) Deus promete a quem d com generosidade, receber de volta mais do que aquilo que deu. Ele abenoa os bondosos e generosos que do dos seus recursos, ou do de si mesmos. O NT ensina que somos mordomos dos dons de Deus e que devemos us-los em prol da sua causa e visando o bem dos necessitados (Mt 25.26,27; ver 2 Co 8.2nota; 9.8 nota). (bep)

4) SEJA FIEL O FIEL ser ricamente abenoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa no ficar sem castigo. Provrbios 28.20 (nvi) Apalavra beno (gr.eulogia) encerra o significado de: a) uma ddiva divina que faz prosperar o trabalho do crente (Dt 28.12); b) a presena divina conosco (Gn 26.3); c) a dotao de fora, poder e ajuda divina (Ef.3.16; Cl 1.11); d) - Deus operando em ns e atravs de ns para realizar o bem (fl 2.13). No AT, o termo beno ocorre mais de 400 vezes. A primeira coisa que Deus fez, no tocante ao homem, foi abenoa-lo (Gn 1.28). e) - A beno de Deus condicional, dependendo do seu povo, o qual opta pela beno, ao obedecer a Deus, ou pela maldio, ao desobedecer (Dt 30.15 -18; Jr 17.5,7). (bep)

5) ANDE EM RETIDO Porque o SENHOR Deus um sol e escudo; o SENHOR dar graa e glria; no negar bem algum aos que andam em RETIDO. Salmos 84.11(arc) Esta promessa especificamente feita aos crentes que sinceramente se esforam para viver uma vida santa. O bem a que Deus se refere aqui, tem a ver diretamente com o cumprimento do seu propsito para a nossa vida. Nosso dever viver em retido, confiando em Deus para nos conceder tudo que bom fsica e espiritualmente, temporal e eternamente (ver 34.10; Mt 6.33; 1 Co 2.9; 1 Tm 4.8) (bep)

6) NO DESPERDICE Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discpulos: Ajuntem os pedaos que sobraram. Que nada seja DESPERDIADO. Joo 6.12 (nvi). O Senhor Jesus condena o desperdcio. Muitas so as famlias que tem sido abenoadas por Deus, com bons empregos e vivem em apuros financeiros, por causa do desperdcio.

7) NO COMPRE O QUE NO TIL Por que gastar dinheiro naquilo que no po, e o seu trabalho rduo naquilo que no

satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que bom, e a alma de vocs se deliciar com a mais fina refeio. Isaas 55.2(nvi) Os que so sbios e prudentes viro a ter as coisas necessrias para a vida, ao passo que os insensatos gastam tudo quanto ganham para adquirir coisas no essenciais, visando seus prazeres. (bep)

8) CUIDADO COM FIANAS 26) No seja como aqueles que, com um aperto de mos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dvidas; 27) Se voc no tem como pag-las, por que correr o risco de perder at a cama em que dorme? Provrbios 22. 26 e 27(nvi) Inmeras pessoas tem perdido parte dos seus bens, por no terem coragem de dizer um no, na hora em que so procuradas para avalizarem tomadores de emprstimos ou fianas.

9) NO VIVA TOMANDO EMPRSTIMOS O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado escravo de quem empresta. Provrbios 22.7(nvi) Hoje em dia, muitos fazem uso insensato de crdito fcil, que, frequentemente, torna-se a desgraa deles. Deus se agrada daqueles que sabiamente usam de parcimnia nos seus gastos, e assim no contraem dvidas na tentativa de viverem acima de suas posses. (bep)

10) TRABALHE COM ZLO O preguioso deseja e nada consegue, mas os desejos do DILIGENTE so amplamente satisfeitos. Provrbios 13.4(nvi) Provrbios adverte contra atitudes e comportamentos que produzem a pobreza. A preguia uma das causas da pobreza (10.4-5; 19.15; 20.13). (beg)
Pr.Joo da Cruz Parente Bibliografia utilizada Bblia Almeida Revista e Corrigida (arc) Bblia de Estudo Pentecostal (bep) Bblia de Estudo de Genebra (beg) Bblia Nova Verso Internacional (nvi Fonte: elosdejesus.com.br

Arquivado em | Artigos Cristos, Educao Crist, Estudos Bblicos, Vida Crist.


COMPARTILHE ESTE ARTIGO

You might also like