You are on page 1of 21

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Processo Seletivo

Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Instrues 1. Marque as alternativas escolhidas em cada pgina e clique em Salvar sem enviar. 2. Terminada as provas clique em Enviar tudo e terminar. 3. A durao destas provas de 3 horas, incluindo a redao. 4. O fechamento da prova somente ser possvel aps uma hora do seu incio.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Processo Seletivo

Prova 4 - Smbolos de F da IPB

1
Notas: 1

O pecado proibido no primeiro mandamento : Escolher uma resposta. a. O atesmo. b. O adultrio. c. A profanao do dia do Senhor. d. A mentira. e. O roubo.

Todos os que exercem autoridade na famlia, na igreja, e no Estado so Notas: 1 chamados e interpretados pelo Catecismo Maior como: Escolher uma resposta. a. Oficiais. b. Patriarcas. c. Ancios. d. Pai e Me. e. Magistrados.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Notas: 1

O pecado de Ado e Eva fez com que ambos perdessem: Escolher uma resposta. a. A comunho com Deus unicamente. b. A retido original e a comunho com Deus. c. A condio de representantes da raa humana. d. A justificao e a comunho com Deus. e. A retido original unicamente.

A maneira de se guardar o dia do Senhor segundo os padres do Notas: 1 Catecismo Maior de Westminster : Escolher uma resposta. a. Escolher um dia em sete para o descanso fsico. b. Escolher o domingo para um santo descanso, para servios pblicos ou particulares do culto de Deus. c. Escolher o domingo para o descanso fsico da famlia, dos empregados e dos animais. d. Escolher o sbado como um dia de descanso e lazer. e. Escolher qualquer dia da semana para os servios da f crist.

Porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqidade Notas: 1 dos pais nos filhos at a terceira e quarta gerao daqueles que me aborrecem e fao misericrdia at mil geraes daqueles que me amam e guardam meus mandamentos. Essas so as razes anexas de qual mandamento? Escolher uma resposta. a. Primeiro mandamento. b. Terceiro mandamento. c. Quarto mandamento. d. Segundo mandamento. e. Quinto mandamento.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Processo Seletivo (Sala Modelo)

Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Todos os santos que, pelo esprito de Deus e pela f, esto unidos a Notas: 1 Jesus Cristo, seu cabea, tm comunho com ele nas suas graas, nos seus sofrimentos, na sua morte, na sua ressurreio, e na sua glria, e, estando unidos uns aos outros em amor, participam dos mesmos dons e graas e esto obrigados ao cumprimento dos deveres pblicos e particulares que contribuem para o seu mtuo proveito, tanto no homem interior como no exterior. Esta afirmao da Confisso de F de Westminster refere-se... Escolher uma resposta. a. converso. b. Ao arrependimento. c. comunho dos santos. d. santificao. e. regenerao.

7
Notas: 1

Segundo os padres de Westminster, o culto do Senhor compe-se de: Escolher uma resposta. a. Preldio, orao, leitura bblica, testemunhos, cnticos espirituais, pregao. b. Pregao, leitura das Escrituras, avisos, cntico dos salmos.

c. Pregao, leitura das Escrituras, cntico dos salmos, sacramentos. d. Orao, pregao, sacramentos, ofertrio, cnticos, posldio. e. Orao silenciosa, leitura bblica, testemunhos, cnticos espirituais, pregao. A obra do poder e da graa onipotente de Deus que, pela iluminao do Esprito Santo, permite a compreenso da Palavra e atrai o pecador a Cristo de forma salvadora, conhecida como: Escolher uma resposta. a. F justificadora. b. Eleio incondicional. c. Vocao incondicional. d. Vocao eficaz. e. Vocao geral.

8
Notas: 1

9
Notas: 1

O resumo do primeiro ao quarto mandamento : Escolher uma resposta. a. Vigiar e orar para no entrar em tentao. b. Amar ao Senhor nosso Deus de todo o nosso corao, de toda a nossa alma, de todas as nossas foras e de todo o nosso entendimento. c. Buscar o Senhor enquanto se pode achar. d. Buscar o reino de Deus em primeiro lugar e todas as coisas sero acrescentadas. e. Amar ao nosso prximo como a ns mesmos, e fazer aos outros aquilo que desejamos que eles nos faam.

10
Notas: 1

O prefcio dos Dez Mandamentos : Escolher uma resposta. a. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido! b. A minha graa te basta!

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

c. Este meu filho amado em quem me comprazo! d. Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes! e. Eu serei o teu Deus e vs sereis o meu povo.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Processo Seletivo

Prova 4 - Smbolos de F da IPB

11

Atribuindo ao Filho e ao Esprito Santo os mesmos nomes, atributos, obras Notas: 1 e culto que s a Deus pertencem, as Escrituras demonstram que: Escolher uma resposta. a. No h distino entre as funes do Filho e do Esprito Santo. b. O Pai, o Filho e o Esprito Santo tm a mesma funo. c. O Filho e o Esprito Santo so Deus, iguais ao Pai. d. O Filho e o Esprito Santo so a mesma pessoa. e. O Filho e o Esprito Santo so eternamente gerados pelo Pai.

12
Notas: 1

absolutamente falso afirmar que: Escolher uma resposta. a. Somente os que so membros verdadeiros da Igreja invisvel que sero salvos. b. Todos os que ouvem o Evangelho e pertencem Igreja visvel sero salvos. c. Todos os que ouvem o Evangelho, sendo eleitos, sero salvos. d. Nem todos os que ouvem o Evangelho e pertencem Igreja visvel sero salvos.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

e. O nmero completo dos eleitos que tm sido e que ho de ser reunidos em um corpo sob Cristo forma a Igreja invisvel. Onde se acha a lei moral resumidamente compreendida? Escolher uma resposta. a. Na epstola aos Romanos. b. Nos Evangelhos Sinticos. c. No Sermo do Monte. d. No Novo Testamento. e. Nos Dez Mandamentos.

13
Notas: 1

14
Notas: 1

Em relao ao pecado do primeiro casal correto afirmar que: Escolher uma resposta. a. Deus, segundo o seu sbio e santo conselho, foi servido permitir este pecado, havendo determinado orden-lo para a sua prpria glria b. Deus, segundo o seu conselho, foi servido permitir este pecado, considerando que ao homem foi dado o livre-arbtrio c. Deus, segundo o seu sbio e santo conselho, foi servido permitir este pecado, havendo determinado aplicar sobre os transgressores a sua incondicional misericrdia d. Suas consequncias recaram unicamente sobre o casal transgressor e. Sua ocorrncia escapou ao controle divino

15
Notas: 1

Por que possvel afirmar que o homem natural, pelo seu prprio poder, no pode converter-se ou mesmo preparar-se para isso? Escolher uma resposta. a. Porque o pecado fez do homem um inimigo de Deus. b. Porque estando em pecado ele no possui nenhum tipo de vontade.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

c. Porque ao cair em pecado ele perdeu totalmente o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanhe a salvao. d. Porque seu livre-arbtrio no lhe propicia escolher a Deus. e. Porque ao cair em pecado ele perdeu completamente a oportunidade de salvao e de obter qualquer outro bem espiritual.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Processo Seletivo

Prova 4 - Smbolos de F da IPB

16
Notas: 1

Em relao aos eternos decretos de Deus, completamente falso afirmar que: Escolher uma resposta. a. Os anjos foram excludos dos decretos de Deus. b. Foram estabelecidos desde toda eternidade. c. Deus ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece. d. Foram estabelecidos para a sua prpria glria. e. So os atos sbios, livres e santos do conselho de sua vontade.

17
Notas: 1

As obras da providncia de Deus so: Escolher uma resposta. a. As aes divinas governando e socorrendo os eleitos. b. Todos os milagres por Deus operados no passado. c. Seus atos, no passado, criando todas as coisas para a sua glria. d. As aes divinas em benefcio e louvor das suas criaturas.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

e. A sua mui santa, sbia e poderosa maneira de preservar e governar todas as suas criaturas e todas as suas aes, para a sua prpria glria. Segundo a Confisso de F de Westminster, no matrimnio do povo de Deus, permitido: Escolher uma resposta. a. Casar somente com os que professam a religio reformada. b. Casar com catlicos romanos. c. Casar com pessoas de mesmo grau de consanginidade. d. Casar com qualquer pessoa que demonstre interesse pela f crist. e. Casar com muulmanos.

18
Notas: 1

19

Fora da qual no h possibilidade ordinria de salvao uma expresso Notas: 1 da Confisso de f de Westminster que refere-se ... Escolher uma resposta. a. plenitude de Israel. b. Ao povo de Israel do passado. c. Ao povo de Israel hoje. d. igreja. e. plenitude dos gentios.

20

Esta segurana infalvel no pertence de tal modo f (...) Esta certeza Notas: 1 no uma simples persuaso conjectural e provvel, fundada numa esperana falha, mas uma segurana infalvel da f, fundada na divina verdade das promessas de salvao. Essa afirmao sobre: Escolher uma resposta. a. A lei de Deus. b. A liberdade crist e a liberdade de conscincia. c. A f salvadora.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

d. A vocao eficaz. e. A certeza da graa e salvao.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Processo Seletivo

Prova 4 - Smbolos de F da IPB

21
Notas: 1

De acordo com a Escritura, Deus estabeleceu o pacto como a forma de se relacionar com o homem, sendo a promessa fundamental do pacto: Escolher uma resposta. a. A condio para a obedincia. b. A f. c. A prosperidade. d. A condio para a adoo. e. A vida.

22
Notas: 1

No mandamento "no adulterars, o que Deus probe? Escolher uma resposta. a. A bebedice. b. O homicdio. c. A injustia e a infidelidade em contratos entre os homens. d. A cobia. e. O olhar lascivo para uma mulher.

23

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Notas: 1

Qual dos Dez mandamentos trata dos deveres e proibies sobre o verdadeiro culto a Deus? Escolher uma resposta. a. Stimo mandamento. b. Quinto mandamento. c. Primeiro mandamento. d. Segundo mandamento. e. Oitavo mandamento.

24
Notas: 1

De que forma Deus outorgou a sua lei a Ado no den? Escolher uma resposta. a. Na forma do pacto sinatico. b. Na forma de um pacto de obras. c. Na forma de Dez Mandamentos. d. Na forma do Pacto da Redeno. e. Na forma do Pacto da Graa.

25
Notas: 1

Qual a razo para a santificao do crente ser imperfeita? Escolher uma resposta. a. So os restos do pecado que permanecem nele e as perptuas concupiscncias da carne contra o Esprito. b. So os restos do pecado que impossibilitam o seu batismo com o Esprito Santo. c. A sua inconstncia na participao dos sacramentos. d. O no perseverar nos mandamentos do Senhor. e. A sua incapacidade para manter uma vida de orao.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Processo Seletivo

Prova 4 - Smbolos de F da IPB

26
Notas: 1

Segundo a Confisso de F de Westminster, os sacramentos servem para: Escolher uma resposta. a. Regenerar os crentes, separar a igreja do mundo, promover a santificao. b. Regenerar os crentes, separar a igreja do mundo, representar Cristo c. Ratificar nossas boas obras. d. Representar Cristo, separar a igreja do mundo, comprometer os crentes. e. Representar Cristo, perdoar os pecados, promover a santificao.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

27
Notas: 1

absolutamente verdadeira a afirmao: Escolher uma resposta. a. O nico mtodo para o chamamento eficaz dos eleitos a exposio bblica. b. O ministrio da Palavra no proporciona nenhum benefcio aos no-eleitos. c. Somente os eleitos so exteriormente chamados. d. Os eleitos so os nicos eficazmente chamados. e. Os eleitos no so os nicos eficazmente chamados.

28
Notas: 1

Em que momento ocorrer o juzo geral e final dos anjos e dos homens? Escolher uma resposta. a. Imediatamente aps a ressurreio. b. Imediatamente aps a Grande Tribulao. c. No perodo entre a ressurreio dos mpios e a ressurreio dos justos. d. A Escritura nada fala sobre este momento. e. Logo aps o milnio.

29
Notas: 1

Quais os benefcios adquiridos por Cristo pela sua mediao? Escolher uma resposta. a. A justificao e todos os demais benefcios do pacto de obras. b. A redeno e todos os demais benefcios do pacto da graa. c. Todos os benefcios decorrentes da intercesso sacerdotal. d. A salvao, juntamente com os demais benefcios do pacto de obras. e. A santificao e todos os demais benefcios do pacto de obras.

30

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Notas: 1

Mesmo sendo a f um elemento importante na justificao do pecador eleito, fundamental ter em mente que: Escolher uma resposta. a. A justificao resulta da submisso obediente do pecador. b. As obras tambm so importantes para a justificao. c. A f no o nico instrumento da justificao. d. A graa de Deus no anula a efetiva cooperao do pecador justificado. e. A justificao provm unicamente da livre graa de Deus.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Processo Seletivo

Prova 4 - Smbolos de F da IPB

31

Perdemos o nosso direito a todas as bnos exteriores desta vida. Com Notas: 1 estas palavras o Catecismo Maior est se referindo a qual petio do Pai nosso? Escolher uma resposta. a. O po nosso de cada dia nos d hoje. b. Perdoa as nossas dvidas. c. No nos deixe cair em tentao. d. Santificado seja o teu nome. e. Seja feita a tua vontade.

32
Notas: 1

no estado de glria que a vontade do homem se torna perfeita e imutavelmente livre para o bem s. Esta afirmao : Escolher uma resposta. a. Parcialmente verdadeira. b. Absolutamente verdadeira. c. Inteiramente contraditria. d. Desprovida de fundamento bblico. e. Inconsistente.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

33
Notas: 1

A proibio do mandamento no furtars refere-se... Escolher uma resposta. a. bebedice. b. Ao homicdio. c. injustia e infidelidade em contratos entre os homens. d. cobia. e. Ao olhar lascivo para uma mulher.

34
Notas: 1

Quando afirmamos que as trs Pessoas da Trindade so de uma mesma substncia, poder e eternidade, na verdade, estamos dizendo que: Escolher uma resposta. a. O Pai Deus, o Filho Deus, o Esprito Santo Deus e, contudo, h um s Deus. b. H contradio na doutrina da Trindade. c. Deus uma unidade simples. d. A doutrina da Trindade complexa e, por isso mesmo, incompreensvel. e. No h, verdadeiramente, distino entre as pessoas trinitrias.

35
Notas: 1

Os sacramentos previstos pela Confisso de F de Westminster so: Escolher uma resposta. a. Cinco: batismo, casamento, profisso de f, santa ceia e santificao. b. Dois: batismo e santa ceia. c. Trs: batismo, profisso de f e santa ceia. d. Quatro: batismo, arrependimento, profisso de f e santa ceia. e. Um: batismo

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

Processo Seletivo

Prova 4 - Smbolos de F da IPB

36
Notas: 1

Em todas as controvrsias religiosas a igreja deve apelar para a Escritura Sagrada. Neste caso, o Juiz Supremo no pode ser outro seno: Escolher uma resposta. a. Cristo operando no corao da liderana. b. O Supremo Conclio decidindo em nome da igreja. c. O trabalho inspirado do exegeta bblico. d. O Esprito Santo falando na Escritura. e. O cuidado no uso das regras de interpretao.

37

Assinale o que a Confisso de F de Westminster ensina sobre os Notas: 1 snodos e conclios: Escolher uma resposta. a. Que os snodos e conclios podem errar. b. Que os snodos e conclios no devem determinar regras e disposies para a melhor direo do culto pblico de Deus e governo de sua igreja. c. Que aos snodos e conclios terminam provocando muitas controvrsias. d. Que os snodos e conclios devem constituir regra de f e prtica.

Vestibular: Prova 4 - Smbolos de F da IPB

e. Que os snodos e conclios atrapalham o crescimento da igreja. O resumo do quinto ao dcimo mandamento : Escolher uma resposta. a. Amar ao nosso prximo como a ns mesmos, e fazer aos outros aquilo que desejamos que eles nos faam. b. Vigiar e orar para no entrar em tentao. c. Buscar o Senhor enquanto se pode achar. d. Amar ao Senhor nosso Deus de todo o nosso corao, de toda a nossa alma, de todas as nossas foras e de todo o nosso entendimento. e. Buscar o reino de Deus em primeiro lugar e todas as coisas sero acrescentadas.

38
Notas: 1

39
Notas: 1

reunio composta de todos quantos, em todos os tempos e lugares no mundo, professam a verdadeira religio, juntamente com os seus filhos, damos o nome de: Escolher uma resposta. a. Igreja relevante. b. Igreja visvel. c. Igreja invisvel. d. Igreja triunfante. e. Igreja vitoriosa.

40
Notas: 1

correto afirmar que a autoridade da Escritura Sagrada depende: Escolher uma resposta. a. Somente de Deus. b. Totalmente do testemunho da Igreja Evanglica. c. Inteiramente das decises dos Conclios da Igreja. d. Unicamente da tradio apostlica. e. Exclusivamente do testemunho dos Apstolos.

You might also like