You are on page 1of 2

Mercado de CDS Risco de Portugal entre o do Vietname e o do Lbano

22 Abril 2010 | 14:17 Pedro Santos Guerreiro - psg@negocios.pt O risco de incumprimento atribudo a Portugal pelos investidores no mercado de CDS est a subir para 262 pontos base. O que nos coloca ao nvel do Lbano e do Vietname. Veja a lista dos pases com maiores nveis de risco. O risco de incumprimento atribudo a Portugal pelos investidores no mercado de CDS est hoje a subir para 262 pontos base. O que nos coloca ao nvel do Lbano e do Vietname. No mercado de CDS (credit-default swaps) transaccionam-se seguros de crdito. Mais precisamente, na tabela em baixo, os seguros para risco de incumprimento nos pagamentos da dvida a cinco anos. Quanto mais elevado um CDS, maior pois o risco que os investidores consideram existir de um pas deixar de cumprir os seus pagamentos (risco de default). Nos ltimos dias, os CDS de Portugal tm aumentado, bem como o prprio volume investido em CDS, o que pode tambm reflectir que se est a investir no risco portugus. Hoje, como se v na tabela abaixo, o custo dos CDS de Portugal est ao nvel de pases como o Vietname e o Lbano. A Grcia est pior que Portugal mas pases como Romnia, Bulgria ou Crocia (para no falar na Irlanda) esto j melhor que o nosso Pas. A comparao grosseira, analisa Bruno Costa, pois no reflecte a realidade oramental desses pases e a capacidade de pagar dvidas, mas reflecte a forma como os mercados esto a avaliar Portugal. Bruno Costa, operador da sala de mercados da GoBulling (do Banco Carregosa), sublinha que estes dados mostram a desconfiana com que os investidores internacionais - mas no s - esto a olhar capacidade de Portugal pagar as suas dvidas. Estamos a aproximar-nos dos nveis mais elevados de sempre em CDS, ainda que a histria seja relativamente curta, meia dzia de anos. Dados mais antigos h nas obrigaes de tesouro, que tambm hoje esto ao nvel mais elevado desde 1997. A rentabilidade das obrigaes do tesouro portuguesas est hoje de novo em alta, com o spread face Alemanha a subir para 179 pontos base, o registo mais elevado desde pelo menos 1997. As yields das obrigaes do tesouro portugus a dez anos esto a aproximar-se muito dos 5%. As da Grcia ultrapassaram j os 8%, acrescenta Bruno Costa.

E agora? Como se melhora ou piora a situao? Depende da forma como Portugal decida restituir a confiana perante os mercados internacionais, responde o operador da sala de mercados da GoBulling. Ou seja, de evoluo do dfice. Veja o grfico de hoje do custo dos CDS (fonte: Bloomberg): Partilhar Hoje no

Europa volta a abalar Wall Street


As bolsas norte-americanas revelaram receios perante o facto de no estarem delineados os mtodos de reforo dos recursos do fundo europeu de resgate e do FMI.

Anterior

Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 7.0 ou superior e Firefox

2001-2010 Web Financial Group Tech Solutions. Diviso de Web Financial Group, S.A. Todos os direitos reservados

You might also like