You are on page 1of 3

PAULO SERGIO WEGNER

A GRANDE AVENTURA MASCULINA John Eldredge

Trabalho apresentado como requisito parcial de nota disciplina Sade Mental no curso de Teologia da Faculdade Evanglica do Paran, sob a orientao da Prof. MS. Flvia Roldo.

CURITIBA 2011

A Grande Aventura Masculina


Este um livro que mostra como algum se torna homem e, ainda mais importante para a nossa necessidade, como se tornar um homem. Como homens, precisamos de um caminho seguro, marcado por homens durante sculos antes de ns. Creio que podemos encontr-lo. Ele tambm um relatrio de campo. um relato sobre a jornada masculina, extrado principalmente de dentro, feito por um homem que busca cura, restaurao e maturidade, por um pai que est fazendo o melhor para oferecer a seus filhos. Um menino tem muito que aprender em sua jornada para se tornar um homem. Ele se torna um homem somente por meio da interveno ativa de seu pai e da companhia de outros homens. Veja o que temos hoje. Meninos caminhando por a em corpo de homem, com trabalho de homem e famlias, finanas e responsabilidades. A concesso da masculinidade nunca foi completada, se que ela comeou. por isso que muitos de ns, homens inacabados, somos incapazes de passar aos nossos filhos e filhas aquilo que precisam para se tornarem, eles prprios, homens e mulheres plenos e santos. Ao mesmo tempo, h aqueles meninos, jovens e homens da nossa idade, que tem profundas necessidades: esto desesperados por algum que lhes mostre o caminho. A iniciao masculina uma jornada, um processo, uma verdadeira busca, uma histria que se desenrola com o passar do tempo. Deus deseja ser nosso pai muito mais intimamente, mas precisamos estar numa postura de receb-lo. O que o autor sugere, a reavaliao da maneira pela qual olhamos para nossa vida como homens, bem como da maneira como enxergamos nosso relacionamento com Deus. Deus ordenou os estgios do desenvolvimento masculino. Precisamos pensar neles como caminhos antigos. O resultado de termos abandonado a iniciao masculina um mundo de homens inacabados e no iniciados. Partindo para os estgios da vida masculina, o autor apresenta da seguinte forma: 1) Infncia: Somos filhos de um pai bondoso, forte e comprometido e suficientemente sbio para gui-lo no caminho, suficientemente generoso para sustent-lo na jornada, oferecendo-se para caminhar ao seu lado a cada passo. Como homens, simplesmente acreditamos estar sozinhos para fazer as coisas acontecerem. 2) Onde estiver nossa capacidade de crer nisso neste momento de vida, temos um bom pai. Ele melhor do que voc pensava. Ele se importa. De verdade. A ferida mais profunda que um homem carrega a ferida de seu pai: seja por meio da violncia, da rejeio, da passividade ou do abandono, os homens, em sua maioria, no recebem do pai o amor e a validao de que precisam quando ainda so meninos. 3) Caubi: A pergunta da alma de um homem comea a se apresentar em praticamente tudo que o menino-quase-homem faz: eu tenho tudo que preciso? Homens e meninos aprendem fazendo, aprendemos por meio da experincia. Uma coisa ouvir o que necessrio. Outra coisa totalmente diferente descobrir que voc o

4)

5)

6)

7)

tem por meio de alguma prova sugerida em uma aventura ou por meio de algum teste que o trabalho duro exige. A experincia tanto uma revelao quanto um tipo de criao, na qual ela lhe revela do que voc feito e escreve a lio em seu corao. Guerreiro: Pode levar muito tempo e exigir provocaes repetidas, mas um homem deve perceber que existem certas coisas na vida pelas quais vale pena lutar. possvel que, quando apreciarmos a verdade de tudo isso, possamos entender melhor o corao de Deus. Nosso Deus um Guerreiro porque h certas coisas na vida pelas quais vale a pena lutar, pelas quais temos que brigar. Ele faz do homem um Guerreiro sua prpria imagem porque deseja que o homem se junte a ele nessa batalha. Amante: Este um estgio que com freqncia desprezado ou saltado por muitos. Conforme pensamos nos estgios da vida masculina, vemos que o menino comea a compreender o Bom conforme aprende a diferenciar o certo do errado; o Guerreiro luta pelo que verdadeiro, mas, quando um homem percebe que o Belo o melhor dos trs, ento o amante despertado. Juntamente com o despertamento de sua paixo pela batalha, voc encontrar outro desejo surgindo, um desejo por uma paixo, expressa pela musica, uma poesia, um filme ou um livro. Sua alma est passando por um tipo de segundo nascimento. Rei: Chegamos agora ao objetivo da jornada masculina, a maturidade pela qual Deus tem sido pai do homem desde seu primeiro respirar: ser um Rei. Exercer poder, influncia e posses em seu nome. uma obra bonita que Deus tem para um homem, quando ele est exatamente no caminho de tudo aquilo que verdade sobre ele em todos os aspectos da vida, e quando isto verdadeiro em um homem mais vezes do que no, , ento ele est pronto para se tornar Rei. Sbio: O escritor coloca o estgio de sbio como se iniciando nos ltimos anos do Rei, algo em torno dos 60 e 70 anos. O Sbio tem comunho com deus. Seja qual for o conselho que oferece, ele vai fazer com que voc se chegue mais perto de Deus, e no da autoconfiana.

Neste livro, o autor aborda de forma surpreendente a jornada masculina, dividindo os estgios da vida de forma criativa em: Infncia, Caubi, Guerreiro, Amante, Rei e Sbio, traando um perfil de cada estgio de forma simplificada, mas com profundo entendimento e clareza. Tambm nos d um direcionamento na forma como Deus quer este relacionamento de pai e filho com cada um de ns. uma leitura muito impactante, pois remete ao leitor a sua vida inteira, trazendo lembrana de diversas fases da sua vida, e nesta nostalgia, pode-se lembrar de grandes erros e grandes acertos, saudades, conquistas, amigos, mas principalmente, a esperana de que existe um pai, saudoso, amoroso e cuidador, que nos espera na eternidade.

You might also like