You are on page 1of 24

TRANSFERNCIA DE RIQUEZAS

Apstolo Paulo Eduardo - 2007

Categoria: Religio / Prosperidade / Finanas / Igreja / Liderana

As citaes bblicas aqui apresentadas so da verso ALMEIDA, Corrigida e Fiel, da SBTB, salvo quando houve outra indicao.

O contedo deste livro no pode ser reproduzido, no todo ou em parte, por qualquer meio, sem a expressa autorizao do autor.

Contatos:

remir.brasil@hotmail.com (11)7661-3192

Introduo

Pode parecer estranho o ttulo, mas exatamente sobre esse assunto que vamos tratar: Transferncia de Riquezas. Deus iniciou uma incrvel transferncia de riquezas que est se manifestando nestes dias. Precisamos estar preparados. Transferncia de Riquezas um desafio para as pessoas que no somente querem, mas crem nas promessas divinas que se cumpriro nestes ltimos dias na vida do Povo de Deus. Ser que voc j est preparado para receber tudo aquilo que Deus tem para voc? Ser que voc j est maduro o suficiente para ouvir algo diferente, muito alm do que voc tem ouvido at hoje? Ser que voc j est pronto para ver coisas gigantescas acontecerem em sua vida? Deus est procurando pessoas preparadas, maduras e prontas para realizar a poderosa obra que se iniciar nestes dias. Quero trazer para voc uma palavra proftica: Deus vai transferir as riquezas retidas por Mamom e liber-las sobre Seu povo. Eu estou falando de uma transferncia de riquezas do mpio para o justo.

Captulo 1

Conhecendo os tempos e as estaes


Enquanto escrevo, me sinto como o surfista esperando a onda que foi anunciada: expectativa, anseio, desejo de ver e ao mesmo tempo, cuidado para no se deixar levar por ondas menores que apenas nos tiraro do projeto, da viso verdadeira, daquilo que Deus realmente esta fazendo neste tempo. Como profetas de Deus, temos uma responsabilidade de conhecer o tempo e as estaes que vivemos. A Bblia fala de tempos e tempos. Eclesiastes diz que existe um tempo determinado para cada coisa. A palavra empregada neste texto para tempo no fala de tempo cronolgico, mas de tempo estratgico, tempo perfeito, oportuno.

TUDO tem o seu tempo determinado, e h tempo para todo o propsito debaixo do cu. (EC 3:1)

O livro das Crnicas nos ensina sobre conhecer os tempos, nos fala da uno que estava sobre os filhos de Issacar, que eram ...destros na cincia dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmos seguiam suas ordens (1CR 12:32). Muitos servos de Deus esto esperando a ordem Divina para entrar em longos perodos de jejum, a fim de entrar num novo e mais elevado nvel de uno em sua liderana ou ministrio. A ordem est dada. Deus est liberando as unes com i: Uno Uno Uno Uno ilimitvel. incontvel. insuspeitvel. inimaginvel.

. . .

Uno Uno Uno Uno

impressionante. irresistvel. irrepreensvel. inquestionvel.

Deus liberou uma uno para conquistar o inconquistvel e realizar o impossvel. Um novo nvel de uno vir para voc! Estamos vivendo o INCIO DA MAIOR COLHEITA QUE J TIVEMOS AT AGORA! Os prximos anos sero impressionantes em salvao, milagres e proviso divina. Os semeadores dos anos anteriores colhero agora. Ministros que tem servido ao Senhor recebero grandes milagres financeiros. o ano de sua colheita. Amm! Muitos sero chamados ao servio do Ministrio e esse chamado vir de sbito, quase inesperado. Muitos sonhos humanos e metas pessoais sero interrompidos para dar lugar ao chamado e a sonhos de Deus. Alguns fecharo empresas, interrompero estudos ou projetos para atender ao chamado do Senhor. Para a grande colheita que vem, muitos obreiros sero requeridos. Deus est despertando seu povo para o Evangelismo Mundial. tempo do levantamento dos novos evangelistas jovens. Um exrcito de pregadores adolescentes e jovens ser levantado para ganhar suas naes para Jesus. Ser o tempo de uma onda gigantesca de Cruzadas Evangelsticas em toda a Amrica. As vozes dos Evangelistas voltaro a ser ouvidas em grandes estdios e em pequenos locais. Amm! Deus acender outra vez a paixo para evangelizar aos perdidos: no corao de Pastores, Profetas e Apstolos que no passado iniciaram seus ministrios como evangelistas. Eles voltaro com novos recursos Tarefa Evangelstica de Plataforma e Pregao. A mulher de Deus ser levantada de maneira incrvel. Vero milagres e um impressionante respaldo de Deus. A uno crescer proporcionalmente ao respeito que tenham para com suas coberturas, tanto no lar como no Ministrio. Pude ver muita oposio de ministros homens contra ministras mulheres. H uma palavra de preveno para eles: No te oponhas ao que Deus est fazendo porque, se o fizeres, perders tua influncia. A uno que operou em Dbora est sendo liberada com mais poder nestes dias. Uno Apostlica e Proftica vem para a mulher de Deus. Elas motivaro e levaro muitos generais de Deus (pastores, esposos e filhos) vitria.

O Senhor se mover poderosamente em Sua Casa e honrar queles que se congregam em seus templos. O corao de Deus estar posto na reedificao de Seu Povo. Muitos pastores alcanaro seus sonhos e tero autorizao necessria para estabelecer e fazer funcionar novos locais e novos escritrios ou mesmo para reformas de seus templos e escritrios. Voc pode ser um deles! O corao dos Apstolos e Pastores estar outra vez envolvido no edificar ao povo e a liderana que Deus lhes deu. H promessa Divina para isto: Assim diz o Senhor Edifica minha casa e Eu edificarei a tua. Muitos de ns, ministros, construiremos casas, apartamentos, escritrios, albergues, centros de retiros e templos. No tenha medo, o Senhor suprir para cada detalhe. o Ano com uno para adquirir terrenos, edifcios e construir algo novo ou reformar o velho. Flua na uno para construo! Deus se prepara para dar um grande golpe na imoralidade e no divrcio atravs de Seu povo. Nossos coraes se enfocaro em edificar a nossa famlia. Grandes vises tm estado comprometendo a estabilidade da famlia crist. Lderes voltaro a casa; a famlia ser sarada e restaurada em sua plenitude. A plenitude de Deus na famlia far desta um Centro de salvao e de preparao dos profetas ainda jovens e crianas do Reino. Servo de Deus, o Senhor te diz: volta teus olhos para tua prpria casa e para tua famlia! Deus derramar a beno de OBEDE-EDOM A casa dos adoradores de Jesus Cristo comear a receber uma extraordinria beno fsica, material e espiritual como sucedeu famlia de Obede-Edom. Tudo o que intentar no Senhor ser abenoado. Toda a sua casa e toda a sua famlia sero abenoadas. Prepare-se! Uma onda de salvao vem para salvar a seus parentes no convertidos. Aleluia! Perdemos muito do que Deus tem a realizar em nossas vidas porque no conhecemos os tempos estratgicos que vivemos. Precisamos ter o conhecimento do tempo que vivemos para podermos nos mover alinhados com a direo do Esprito, assim, como o surfista, seremos simplesmente levados pela onda que o Esprito est produzindo, do contrrio, seremos atropelados por ela e perderemos o tempo da visitao.

O meu povo foi destrudo, porque lhes faltou o entendimento (OS 4:6).

Vivemos um momento estratgico da histria das naes. A Igreja do Senhor tem se posicionado de forma incrvel. Deus tem ativado os dons no seu povo. Coisas maravilhosas tem acontecido, frutos de um mover proftico e apostlico dos ltimos dez anos, mas agora chegou o tempo de romper com as ltimas cadeias que impedem nosso avano. Estamos diante de um tempo de oportunidade (kairos) para o Corpo de Cristo. Kairos significa tempo oportuno, propcio para uma investida espiritual. Esta palavra tambm significa um tempo chave para destravar o que tem permanecido por trs de portas fechadas ou dentro de fronteiras ilegais. Em outras palavras, agora hora de reivindicar tudo o que o inimigo tinha tomado para dominar ilegalmente. Entramos em um tempo kairos para destravar o suprimento financeiro. Deus est nos entregando as riquezas encobertas e sobre nossos ombros estar a chave de Davi, ela vai abrir e ningum vai fechar. Deus est nos entregando territrios e, dentro de cada territrio h uma colheita. Ao se estudar na Bblia sobre o assunto colheita, o que se encontra que havia um curto perodo de tempo, um tempo oportuno, para se colher os frutos do campo. Creio que entramos nesta hora de oportunidade e que temos que orar de maneira adequada a este momento. Quando Israel chegou diante de Jeric, a Bblia diz que Jeric estava rigorosamente fechada. Havia um impedimento ao avano e, algo que precisamos entender, neste tempo, que no fomos chamados a escolher se queremos ou no derrubar as muralhas que se colocam diante de ns, e sim, que derrub-las uma necessidade para que possamos avanar rumo s conquistas maiores. Poucas vezes na minha vida senti uma carga proftica como a que estou sentindo agora enquanto escrevo sobre este assunto. Se bem me lembro, me senti assim apenas duas vezes: uma no dia 4 de setembro de 2001, quando estava reunido com alguns intercessores e orvamos liberando o favor de Deus sobre as naes e ento o Senhor falou-me: Filho, a guia sofrer um duro golpe. Os Estados Unidos sero atingidos por uma calamidade. A orao do meu povo diminuir o impacto, mas no impedir a marca que se far. Oramos pelos Estados Unidos nos prximos dias e, no dia 11 de setembro, todos ficaram estarrecidos com os atentados terroristas s torres gmeas, que marcou para sempre aquela nao. Creio que a intercesso de muitos servos de Deus foi o que impediu uma destruio ainda maior, pois os ataques tinham como alvos ainda o Pentgono e a Casa Branca. A outra vez que me senti deste jeito foi algumas semanas antes do desastre ocorrido na sia, provocado por ondas gigantescas (TSUNAMIS).

Nas semanas anteriores o Senhor falava ao meu corao Tsunami, mas eu no compreendia o que isso poderia significar. Pesquisei, descobri que se tratavam de ondas gigantescas e destruidoras, porm no tive a sensibilidade de entender o que o Senhor me dizia. Algum tempo depois eu entendi. A pergunta que voc pode estar fazendo : Ok. Se voc tivesse entendido, e tivesse orado, ser que teria impedido o que aconteceu?. No sei. Sei que sempre quando estamos intercedendo por situaes como estas narradas, oramos para que o Pai levante seu exrcito para clamar sobre esses assuntos. Deus sabe o que far! Nossa parte interceder. No me considero profeta. Acredito que Deus fala cada um de seus filhos, ensinando-nos a orar e nos movermos de acordo com seus planos. Chamo isso de alinhamento. Devemos nos alinhar quilo que Deus faz. Devemos nos mover em acordo, em conformidade, no em direo oposta. Veremos mais sobre alinhamento nos prximos captulos, mas desde j, quero te convidar a se alinhar com o que Deus estiver falando ao seu corao. Para nos alinharmos, primeiramente, precisamos romper com estruturas erradas, com paradigmas de engano. Uma das coisas que aprendemos que o dinheiro mal, que ser rico errado. Que o que Deus tem para ns para um tempo vindouro, para a volta de Cristo, mas quero que compreenda desde j, esses ensinos foram criados pelo diabo, distorcendo a Palavra de Deus, para nos impedir de realizar as obras maiores que Jesus disse que faramos. Seja sincero(a) neste instante e pense comigo: Por que muitas vezes a Igreja no avana em seus projetos? O que falta? Nem sempre o problema falta de intercesso, nem sempre pecado oculto ou qualquer outra explicao. Na maioria das vezes no nos movemos porque a proviso que necessitamos est presa, fechada com portas de bronze e ferrolhos de ferro, e nada entra e nada sai das fortalezas criadas por Mamom para nos impedir de avanar. Precisamos de um direcionamento proftico para derrubar essas muralhas e tomar nosso despojo. Para isso, Deus est direcionando o povo para ir e conquistar. Estamos debaixo da Palavra que Deus liberou sobre Josu: Ningum te resistir todos os dias da tua vida. Deus derramou sobre a Igreja uma uno irresistvel. Essas portas diablicas que tm aprisionado os tesouros e as riquezas das naes, no prevalecero Igreja de Jesus Cristo, pois temos a autoridade que o prprio Senhor nos deu.

... e as portas do inferno no prevalecero sobre ela.(MT 16:18).

ASSIM diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mo direita, para abater as naes diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas no se fecharo. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os

caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. (IS 45:1-3)

O que Deus disse e fez em silncio se far com barulho, ser um tempo expressivo. Os nveis de louvor subiro e a adorao crescer at criar uma enorme tormenta de poder contra satans. Teu louvor determinar tua vitria. Vir um abalo econmico sem precedentes. a hora para que a Igreja pratique os princpios bblicos de prosperidade. O mpio sofrer perdas mas os crentes recebero a transferncia da riqueza. DEUS INICIOU UMA GRANDE TRANSFERNCIA DE RIQUEZAS Deus tomar a riqueza do mpio e a dar aos justos adoradores. o Tempo da transferncia proftica da riqueza.

O homem de bem deixa herana aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador depositada para o justo. (PV 13:22)

Se o perverso acumular prata como o p e acumular vestes como o barro, ele os acumular, mas o justo os vestir, e o inocente repartir a prata. (J 27:16-17)

A riqueza vem para os que tm sido fiis e ntegros. Se seu corao est na Casa de Deus e no Reino, voc um grande candidato transferncia de riqueza. As pessoas com prioridades claras e enfocadas no Reino recebero riquezas milagrosamente. Sero levadas a gozar de plenitude financeira. Portas fechadas se abriro e muralhas de escravido financeira cairo diante da adorao do povo de Deus. Aleluia! Vers ou cumprimento de profecias anunciadas em toda Sua plenitude. Deves preparar-te para ver Deus surpreender-te pelo rpido e amplo cumprimento de Suas Palavras. Ser um tempo de grande expanso. Teu ministrio se alargar at a plenitude; te sentirs pleno, completo n'Ele. o tempo da tua maior colheita No ser apenas um Tempo de colheita, mas ser o Tempo de tua

maior colheita. Prepara-te para ver Deus dar-te a maior colheita que tenha visto em todas as reas onde tu semeaste: amor, f, lealdade, dinheiro, paz, etc Deus se prepara para a maior onda de demonstrao de Seu poder sobre a terra. Isto significa que vem uma ativao em todos os crentes do poder sobrenatural de Deus para ver milagres. Posso profetizar que Deus nos surpreender com Seu poder. A onda do mover sobrenatural de Deus criar uma grande expectativa entre o povo. Este ser um tempo literalmente emocionante. Deus levantar outra vez a esperana de seu povo e isto abrir seus coraes para ver, pela f, grandes milagres. Deus se encarregar de que edifiquemos o que no pudemos edificar no passado. Promessas dadas a cada um e profecias que no se cumpriram, se cumpriro. Deus acelera o cumprimento de sua Palavra em crianas e adultos. At em pessoas de idade muito avanada os milagres sucedero. A f ativar milagres surpreendentes. Teremos a volta dos milagres extraordinrios. Nos anos anteriores Deus nos avisou que usaria os profetas de maneira extraordinria. Este ser o ano onde o ministrio do profeta verdadeiramente ser usado de maneira surpreendente para levar a Igreja a um novo nvel da uno. A oposio que houve no passado contra os profetas e o proftico, cair. Poderes do esprito de Jezabel e de controle de autoridade cairo estrepitosamente ante o Poder de Deus. Atravs de novo mover proftico o Senhor ativar nossa lngua e nossa boca para declarar as coisas que viro. Deus nos revela a importncia da beno proftica atravs de nossa boca. Isto anular maldies e criar uma atmosfera de milagres ao redor de nossas famlias e cidades. O Proftico ser ativado ao mximo. Com a Palavra Proftica criaremos o que necessitamos para impactar naes A Palavra Proftica ativar o poder criativo de Deus. Assombrosos milagres criativos sero feitos por Jesus em nossas reunies. Ser um tempo de exploso proftica. Uma catarata enorme cair dos cus terra com grande revelao, com muitas estratgias espirituais e solues para problemas diversos, so as guas da revelao que o Senhor nos d. Deus nos entrega novas armas para a vitria mas nos chama consagrao e a uma maior busca para saber escolher quais armas usar e em que tempos. O Esprito Santo j nos introduziu no seguinte mover do Senhor: esse ser um tempo(kayrs)muito poderoso. Veremos muitos guerreiros cados levantar-se pelo poder de Deus. Deus abre novas janelas de

oportunidade Teremos os Cus abertos no qual poderemos ministrar a Palavra proftica para decretar mudanas nas naes. A espada de Deus romper toda resistncia e te lanar para teu futuro cheio de beno. A Palavra de Deus em tua boca ser poderosa para romper a oposio diablica. Vem uma nova onda do Esprito. A espada do Senhor estar a nosso favor, nossos inimigos vero seu juzo. Deus ir contigo batalha para liberar-te o despojo, prepara-te para ver tua superprosperidade.

Captulo 2

Mudana de paradgmas

Em cada novo tempo da histria da Igreja, o Senhor renova no seu povo a sua viso, o seu chamado e o propsito que tem. Chegamos a um ponto em que Deus est dizendo que chegou o tempo do seu povo entrar nas promessas que Ele j liberou em seus respectivos territrios. Promessas que nunca foram apropriadas pelas geraes anteriores. Em cada novo mover da Igreja, Deus faz o seguinte: . Ele concede uma nova autoridade. . Comissiona uma nova liderana. . Desperta no povo o desejo de alcanar um novo nvel de santidade. . Comunica novas estratgias para a vitria. . Transfere o poder para obter recursos de modo que os propsitos do seu reino sejam estabelecidos. Precisamos ter uma viso adequada dessas verdades. Fomos ensinados por muito tempo a crer em coisas que a Palavra de Deus no diz e a nos movermos como nunca nos foi ordenado. Vivemos no meio de uma gerao que se move como Eva se moveu. O erro que Eva cometeu no foi comer o fruto apenas, mas foi se desviar daquilo que era espiritual para se mover no natural. Ela se guiou pelos olhos e no pela f. F esperar o que no se v, ter certeza de que o aquilo que ainda no , ser. Eva deixou essa verdade e se guiou pelo que era natural. Hoje vemos pessoas que esperam crises porque dizem que existe um ciclo composto por tempos de fartura e de falta. Precisamos sim aprender a administrar nossos bens e nossa vida, mas jamais poderemos invalidar aquilo que Deus disse que . Estamos s portas de um tempo de transferncia de riquezas que estavam retidas pelo governo de Mamom e que sero liberadas sobre a Igreja, mas apenas aqueles que tiverem um entendimento correto sobre essas riquezas e para que Deus as est liberando se apropriaro delas.

Estamos em guerra h muito tempo. Desde os anos 90 Deus levou a Igreja a entrar em batalhas espirituais. Toda guerra tem os seus despojos. Agora est na nossa vez de tomar os despojos. Existem riquezas que sero liberadas, quer voc creia ou no, quer entenda isso ou no, Deus far isso. A Bblia tem duas colocaes bsicas em relao s riquezas: uma como bno de Deus e outra em que as riquezas so idolatradas como Mamom. As riquezas so admitidas com sendo bno de Deus. Todos os patriarcas tornaram-se muito ricos. A riqueza de Salomo foi considerada como uma ddiva de Deus. J tinha riquezas, perdeu-as, mas depois as recebeu de volta em dobro. Jesus tambm nos exortou a multiplicarmos o que temos. Entretanto, ele tambm nos alertou dizendo que a busca de riquezas e de prazer poderia impedir o crescimento da nossa f. Jesus via o dinheiro, as riquezas, como uma potestade espiritual, alertandonos assim no sentido de no deix-la tornar-se uma rival de Deus. Precisamos romper com alguns paradigmas errados que se infiltraram na Igreja de Jesus Cristo. Vamos analisar alguns deles.

Paradigma n 1 O dinheiro a raiz de todos os males


Muitos pensam, incorretamente alis, que a Bblia ensina ser o dinheiro a raiz de todos os males. Sendo assim, quanto menos mencionado melhor. O problema com relao ao dinheiro, descrito na Bblia como a fascinao de riquezas (MT 13:22). Ou seja: o homem passa a acreditar que, ao lhe ser garantido o dinheiro, nada mais lhe faz falta. O dinheiro foi inventado pelo homem como mtodo racional de negociar. Cada governo estampa moedas e imprime cdulas. O dinheiro simplesmente um pedao de papel que um indivduo pode carregar nos bolsos e que corresponde ao valor do seu trabalho, podendo troc-lo por outros bens e servios em qualquer parte do mundo. Entretanto, esses pequenos retngulos de papel tm o poder de destruir um casamento, e, para obter mais e mais deles, homens e mulheres sacrificam a prpria sade, ou um tempo que deveriam dedicar famlia e aos amigos. Esse mesmo pedao de papel faz com que jovens levem seus amigos a ingerir drogas e destru-los. Corrompe o senso de justia das pessoas que antes respeitavam a lei.

Ningum pode servir a dois senhores; porque ou h de aborrecer-se de um, e amar ao outro; ou se devotar a um e desprezar ao outro. No podeis servir a Deus e s riquezas (MT 6:24).

Quero que voc preste bastante ateno s palavras usadas por

Jesus para definir o relacionamento entre o homem e as riquezas: 1. Servir.

2. Amar. 3. Devotar-se. necessrio lembrar, ao ler esse versculo, que o assunto em considerao o dinheiro, e no um personagem qualquer a quem se deva servir, amar ou dedicar devoo. Porque os dois senhores que requerem o nosso amor e a nossa lealdade so justamente estes: DEUS ou o dinheiro. No h nada de errado com o dinheiro em si, mas devido ao pecado que habita no corao humano, o amor a ele pode aprisionar uma pessoa at mesmo crentes e causar-lhes sofrimentos terrveis. Uma das afirmaes mais ousadas e radicais, em toda a Bblia, esta que Paulo transmitiu a seu filho na f, Timteo:

Porque o amor ao dinheiro a raiz de todos os males (1 TM 6:10).

Pecado algum, por mais horrvel que seja, definido como a raz de todos os males, como o amor ao dinheiro. Paulo continua dizendo: ... e alguns, nessa cobia, se desviaram da f, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. No o dinheiro que mal, mas satans nos fez acreditar nisso e assim, impediu que avanssemos em muitos projetos, da mesma forma que nos havia feito acreditar que profetas e apstolos haviam sido extintos, mas hoje vemos uma restaurao destes ministrios, assim tambm, Deus est trazendo a revelao sobre a base financeira. O amor ao dinheiro idolatria mas o dinheiro em si no um dolo. Se temos a viso correta no erramos o alvo. A moralidade do dinheiro est na pessoa que o usa. No devemos confundir o dinheiro com a disposio que h no corao de quem o possui. Existem por ai muitos planos de enriquecimento, a prometer independncia financeira. Deus tambm nos garante que podemos ser livres neste aspecto. Entretanto, a independncia financeira que Ele oferece muito diferente das promessas vazias dos vendedores de sorte. Ele diz que conheceremos a verdade e a verdade nos libertar. E nessa afirmao est includa a verdade sobre as finanas. Podemos ser verdadeiramente livre.

Paradigma n 2 As riquezas so impedimentos salvao


Muitos olham para o jovem rico que se aproxima de Jesus e lhe

questiona sobre a salvao e, quando direcionado pelo Senhor a vender seus bens e doar suas riquezas, abandona-o e se vai. Ento se apiam isso, criando uma cultura errnea para invalidar uma liberao de riquezas e dizer que isso no de Deus. Jesus disse que era difcil a um rico entrar no reino dos cus, porque muitas vezes esses ricos tm sua vida devotada ao dinheiro, a ganhar dinheiro. No esto acostumados a dividir. O livro de Atos relata uma Igreja que tinha riquezas, bens. Fala de homens e mulheres de Deus que viam a necessidade dos seus irmos e se compadeciam a ponto de venderem o que tinham e compartilhar. No existiam necessitados entre eles. A riqueza em si no um mal, embora o amor ela seja.

Paradigma n 3 Ser pobre uma condio de espiritualidade


Temos que combater essa idia. Esse ensino tem suas razes no pensamento pago conhecido como docentismo, que afirma que a matria m e a mente boa. O docentismo causou muitos problemas ao cristianismo, inclusive a separao entre o sagrado e o secular. Uma vez que tenhamos deixado de lado esses paradigmas errados, estamos em condies de prosseguirmos, olhando para o campo da colheita do qual fazemos parte e perguntando ao Senhor como que poderemos fazer a colheita. Isso tambm nos d viso e a ateno para acabarmos com qualquer coisa que venha de encontro ao chamado para a colheita que Deus ps em ns.

Captulo 3

COMPREENDENDO O PAPEL DO DINHEIRO E DAS RIQUEZAS


Primeiro, temos que fazer a ns mesmos uma pergunta que fundamental: O que so riquezas? Riquezas significa os recursos materiais, o poder, e os despojos de guerra necessrios para realizar os planos de Deus na terra. A viso que devemos ter em relao s riquezas o avano do reino de Deus na terra. Com a aproximao de uma das maiores colheitas jamais vistas por quaisquer geraes anteriores, precisamos comear a ver uma transferncia e recursos, de riquezas, do mesmo modo que lemos em Josu. Esta a poca, na histria, em que as riquezas precisam ser canalizadas para ministrios de servio social e para a propagao do evangelho. No devemos temer o fato de termos riquezas. No temos que temer colhermos o que Deus nos deu como colheita. No temos que temer a multiplicao, o crescimento de recursos. O dinheiro um assunto muito importante para ns, e por isso a Palavra de Deus fala bastante sobre ele. Existem na Bblia nada menos que 3.225 referncias a questes financeiras. Quem estuda as Escrituras encontra nela muita informao acerca do que Deus determina com relao ao dinheiro e maneira como devemos gast-lo. Satans est tentando se apossar do controle de todo o comrcio da terra. Ele controla os homens por meio da ganncia. Atravs do comrcio injusto, procura assumir as rdeas no s dos negcios, mas tambm da cincia, da tecnologia, da sade pblica, da poltica e do governo, dos meios de comunicao em massas, das artes, dos entretenimentos, dos esportes, da educao, e at das Igrejas e famlias. Para escravizar financeiramente os homens, emprega os seguintes recursos: ganncia, sede de poder, orgulho, medo, e em especial o temor da insegurana financeira. Ele controla os homens fazendo-os temer

ficar sem dinheiro, levando-os a desobedecer a Deus. A lei bsica do mundo financeiro a da compra e venda, da oferta e da procura. O Reino de Deus, porm, se rege por leis radicalmente diferentes, e muito mais poderoso. Sua lei bsica dar e receber. Portanto, aqueles que ouvem voz do Esprito Santo, e, obedecendo a orientaes especficas do Senhor, do de seus bens a outros com liberalidade, esto, com esse tipo de atitude a generosidade abalando o domnio que satans exerce sobre o mundo. Praticando a generosidade inspirada pelo Esprito, rompemos a teia da ganncia e da avareza. Cultivando um corao de servo, neutralizamos o esprito de manipulao e controle. Exercitando a nobreza, destronamos o orgulho. E, da mesma forma que a luz espanta a escurido, exercendo o perfeito amor de Deus resistimos ao medo. Agora quero que compreenda uma verdade: satans manipula a esfera econmica das naes, aprisionando as pessoas s suas teias, para impedir que a Igreja avance na conquista das naes e na salvao de almas. Se ele consegue te fazer ter medo de ofertar, e faz isso com vrias outras pessoas, a Igreja sofre com a falta de recursos, e isso ser um impedimento para que muitas almas sejam libertas, ento o reino de satans se mantm ativo. Por outro lado, quando voc no oferta e no dizima, desobedece a Deus e, com essa atitude, permite que o devorador venha sobre tua vida, tirando ainda o que sobrou. A desobedincia nos prende em desertos, e no vivemos as colheitas que o Senhor nos promete. Por trs de toda essa preocupao com o controle da economia mundial, satans esconde uma estratgia clara. Mateus 24:14 diz E ser pregado este evangelho do reino em todo o mundo, para testemunho a todas as naes. Ento vir o fim. Ser que satans pode impedir que o fim venha? No! Apocalipse 20:10 diz:

O diabo, o sedutor deles, foi lanado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde j se encontram no s a besta como tambm o falso profeta; e sero atormentados de dia e de noite, pelos sculos dos sculos.

Ser que satans pode fazer com que no se realize esse juzo que foi profetizado? De maneira nenhuma! O raciocnio simples. Durante o tempo que ele conseguir controlar a economia e as finanas, estar limitando a esfera de atuao da Igreja, limitando-a a espaos demogrficos e a recursos escassos. H toda uma hierarquia de principados e potestades j

totalmente estabelecida, organizada para reter o avano do Reino de Deus. H dois sistemas econmicos sobre a terra. Deus tem um sistema econmico, e ensina a necessidade de sermos mordomos neste sistema. Satans tem outro sistema econmico que dirigido por Mamom. Este deus, atravs de foras demonacas, controla a administrao, a transferncia e a distribuio de riquezas dentro desse seu sistema. Mamom quem controla todas as finanas do mundo, especialmente com respeito ao seu suprimento e distribuio. Mamom assistido por outros demnios na administrao e na transferncia das riquezas. Mamom ao mesmo tempo um principado na rea da economia e na rea das religies. Provrbios 13:22 diz que devemos transferir o chayil dos pecadores para os justos. Riquezas ou chayil significa poder, fora blica, potncia, exrcito, despojo de guerra, fruto da batalha. Para vermos essa transferncia, temos que nos dedicar orao estratgica pela transferncia de riquezas e ao mesmo tempo cultivar o esprito de mordomia, administrando com sabedoria quilo que Deus nos tem acrescentado. Talvez soe estranho para voc o que vou dizer, mas os mpios esto acumulando muitas riquezas e no sabem o porque desse acmulo, mas a Palavra de Deus diz que realmente eles vo amontoar todos esses bens, mas depois de amontoados, eles passaro para as mos dos justos, como diz em J 27:16-17. Preste muita ateno essa Palavra: Embora amontoe prata como p e acumule vestes como barro, ele as pode acumular, mas o justo as vestir, e o inocente repartir a prata. Voc precisa possuir o dinheiro e no deixar que ele te possua!

Captulo 4

Alinhamento

Como havia dito no incio, para que possamos experimentar essa transferncia e essa liberao poderosa de riquezas em nossas vidas, precisamos estar alinhados com os propsitos de Deus em fazer estas coisas. Creio que voc tenha compreendido at aqui que essas riquezas que sero liberadas no o sero para fazermos aquilo que bem entendermos, e sim, para que atravs das nossas vidas, o Reino de Deus se expanda com poder e liberdade atravs de todas as naes. Voc compreendeu porque satans tem tanto cuidado com a economia e com as finanas, e porque ele usa a avareza para prender pessoas seus bens passageiros. Ele as faz permanecer debaixo da maldio e ao mesmo tempo impede que a Igreja cumpra seu chamado, aumentando seu tempo e seu reinado de destruio. Por outro lado, ao nos alinharmos com o Senhor para esse tempo onde essa transferncia vai ocorrer, e mantivermos nosso alvo no Seu Reino, estaremos capacitados a colher onde no plantamos e mesmo em desertos, porque o Senhor nos abenoar. O dicionrio define alinhar como dispor-se; ser correto na maneira ou no proceder; ser canal. Creio que estar disposto viver essa realidade o essencial. Vemos hoje uma enfermidade no meio do povo de Deus chamada desnimo. O desnimo tem sido uma arma que satans tem infiltrado na Igreja para impedir que cheguemos terra que o Senhor nos prometeu. Entre as muitas coisas que Deus falou para Josu, a primeira foi disponha-te. Outro ponto ser correto na maneira ou no proceder. Precisamos ser corretos na nossa maneira de administrar o que Deus nos tem dado. No poderemos correr o risco de sermos como Ac, que se deixou seduzir por algo que lhe trouxe destruio. Essas riquezas que viro at ns sero para o Senhor, ento, se Ele pedir o que nos deu, que sejamos

encontrados como fiis despenseiros. Que sejamos realmente canais de Deus. Um canal algo por onde passa alguma coisa, por onde flui algo, por onde se comunica algo. Precisamos ser esses canais com as riquezas que o Senhor nos der. No poderemos reter aquilo que no nosso. Quando Israel chegou em Jeric o Senhor lhes disse que havia entregue a cidade, seu rei e seus valentes. Disse que os moradores deveriam ser destrudos e passados espada, e que todas as riquezas daquele lugar seriam dele. As ordens haviam sido claras, mas Ac se deixou levar. No podemos permitir que isso acontea nestes dias. A liberao destas riquezas vir para apressar a volta do Senhor. Vir para nos dar, a muitos de ns, a liberdade de ir e vir e de anunciar as grandezas de Deus e contribuir, mas para isso devemos nos alinhar, devemos estar alinhados. Imagine um canudinho desses que usamos para tomar sucos ou refrigerantes. Se eu soprar algo por um dos lados, e ele estiver desobstrudo, o que eu soprei de um lado chegar ao outro. Se estiver obstrudo com algo, isso no vai acontecer. Devemos estar desobstrudos para sermos esses canais onde as bnos do Senhor fluiro e atingiro outros. Deus est levantando neste tempo a verdadeira Igreja apostlica, e nela no haver necessitado algum, pois tudo ser comum. Ministrios que semearo em outros ministrios. Haver sinergia. Ministrios se uniro em um nico objetivo. Deus tem alinhado seu povo de diversas formas. Hoje temos redes apostlicas que ligam lideres e os fazem caminhar juntos com um objetivo claro, e esse modo de agir os faz mais eficientes. Deus estabeleceu essas redes para unir seu povo, agora Ele vai derramar as riquezas necessrias para que o Seu Reino seja implantado em todos os lugares. Devemos nos alinhar com a nossa responsabilidade diante da sociedade. A Igreja tem uma responsabilidade social. Esses recursos que nos chegaro devero ser usados para julgar a causa da viva e do rfo, do estrangeiro. Abriremos nossas mos ao aflito e saciaremos o faminto. No diremos mais uma coisa e faremos outra, pois estaremos nos alinhando tambm com nossos discursos e prticas. Existem muitos projetos que ainda no saram do papel por falta de recursos, e Deus est nos dando os recursos.

ASSIM diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mo direita, para abater as naes diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas no se fecharo. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os

caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. (IS 45:1-3)

Para dizeres aos presos: Sa; e aos que esto em trevas: Aparecei. Eles pastaro nos caminhos, e em todos os lugares altos haver o seu pasto. Nunca tero fome, nem sede, nem o calor, nem o sol os afligir; porque o que se compadece deles os guiar e os levar mansamente aos mananciais das guas (IS 49:9-10).

LEVANTA-TE, resplandece, porque vem a tua luz, e a glria do SENHOR vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escurido os povos; mas sobre ti o SENHOR vir surgindo, e a sua glria se ver sobre ti. E os gentios caminharo tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu. Levanta em redor os teus olhos, e v; todos estes j se ajuntaram, e vm a ti; teus filhos viro de longe, e tuas filhas sero criadas ao teu lado. Ento o vers, e sers iluminado, e o teu corao estremecer e se alargar; porque a abundancia do mar se tornar a ti, e as riquezas dos gentios viro a ti. A multido de camelos te cobrir, os dromedrios de Midi e Ef; todos viro de Sab; ouro e incenso traro, e publicaro os louvores do SENHOR. Todas as ovelhas de Quedar se congregaro a ti; os carneiros de Nebaiote te serviro; com agrado subiro ao meu altar, e eu glorificarei a casa da minha glria (IS 60:1-7).

Se no estivermos alinhados, esperaremos o muito e ele ser pouco e o pouco ser consumido. Ageu profetizou em uma poca em que o povo no estava alinhado com os projetos de Deus. Deus os chamou para que se alinhassem. Mostrou-lhes que tinham expectativas que no se tornavam reais, no porque no eram verdadeiras, mas porque eles estavam fora do propsito. Quando nos alinharmos, esperaremos o pouco, e ele ser muito, e esse muito ainda se multiplicar. Quero que compreenda um principio que talvez no lhe seja to comum. A Bblia fala das janelas do cu. Elas aparecem apenas em dois lugares. Em Gnesis, quando o dilvio aconteceu e em Malaquias, quando Deus chama o seu povo para um alinhamento sobre ofertas e dzimos. Na primeira vez as janelas do cu representam um juzo de Deus sobre um povo desobediente e tambm um livramento e justificao sobre

aqueles que so obedientes. J em Malaquias, as janelas do cu representam a abundncia que Deus promete queles que esto alinhados com seus projetos. Quero profetizar sobre tua vida que no momento que voc se alinhar com os projetos de Deus e com o tempo que Deus est trazendo sobre a terra, as janelas do cu vo se abrir sobre tua vida de tal forma, que a terra associada a tua necessidade no vai conter a liberao das riquezas de Deus sobre tua vida. A bno do Senhor vir sobre ti de tal maneira que vai fazer a terra ser encharcada e no conseguir absorver. O teu pouco ser muito e o teu muito ainda se multiplicar, pois as sementes semeadas vo produzir como as de Isaque: cento por um. Alinhe-se aos planos e ao tempo do Senhor. Para que estejamos alinhados precisamos manter comunicao. Alinhar tambm indica manter comunicao com algo. Precisamos manter comunicao com o Senhor. Precisamos de discernimento sobre o tempo e as aes que devemos executar neste tempo. No podemos errar as aes ou ficaremos fora do momento estratgico. O resultado de no estar alinhado catastrfico. Davi adulterou porque no estava alinhado com o tempo que estava vivendo. A Bblia diz que no tempo que os reis iam para a guerra Davi ficou no palcio. O erro de no estarmos alinhados pode nos custar caro. Deus tem falado atravs do Seu Esprito Santo que as riquezas dos maus sero liberadas para o Reino de Deus. Poderes das trevas diminuiro e poderes da luz florescero. Os principados e potestades que por muito tempo tm sido agentes de satans para impedir e obstruir essa transferncia de riquezas vo soltar. O tempo deles acabou. Os poderes do mal esto sendo enfraquecidos. A autoridade apostlica os tem amarrado. O que ligado na terra ligado no cu. Essas riquezas das naes esto sendo liberadas. O que desligado na terra, desligado no cu. Essa riqueza ser distribuda para expanso do Reindo de Deus. Mamom ter que se manter longe de nossas vidas e ministrios. Nem ganncia, nem cobia, nem parcimnia, nem independncia podero nos influenciar nesta hora. Seremos poderosas armas de Deus para a transformao da sociedade. Estabeleceremos o caminho para restaurar o domnio legitimo e mordomia (cuidado) da criao de Deus que foi perdida por nosso antepassado, o primeiro Ado. Vastas quantias de riquezas sero liberadas sobrenaturalmente, mesmo de fontes no religiosas e pags. Est decretado que um grande numero de pessoas do povo de Deus sero capacitadas em novas e criativas formas de ganhar riquezas de acordo com Deuteronnio 8:18. Novas invenes se multiplicaro. Novas e marcantes tecnologias mudaro o padro de vida da raa humana. A terra vomitar as riquezas e os recursos escondidos. Estes recursos e estas riquezas sero confiados aos agentes de Deus. Lucros aumentaro exponencialemente. O campo do inimigo ser despojado. As foras das trevas estaro

em desordem e eles se retiraro. Jesus ser exaltado de nao e nao. Retido e justia varrero a terra como uma nova tsunami, no de destruio, mas de restaurao e liberao. Resistncia ser impossvel. Jesus colocar todas as coisas debaixo dos seus ps. Ele entregar o Reino ao Deus Pai. A orao que Jesus ensinou ser respondida: Venha a ns o Teu Reino. Seja feito na terra como no cu. Aleluia!

Captulo 5

Lance-se para receber!

Creio que a palavra para ns agora : Lance-se! A palavra lanar significa arremessar, descarregar, enviar, arremeter com fora, por em operao, dar incio a um novo curso, a uma nova carreira, ou a um novo empreendimento, lanarse em alguma coisa com muito vigor. Os pescadores so aqueles que pegam uma rede circular, com pesos, e a lanam na gua. Ela ento mergulha, e com o puxar de uma corda tudo o que foi pego retirado. Em Lucas 5, Pedro havia feito isso durante a noite mas no tinha conseguido obter nada. Portanto estava exausto, frustrado, e na verdade no sabia o que fazer. Jesus lhe deu ento uma palavra que era contrria ao que ele tinha em mente. Jesus lhe disse: Faze-te ao largo e lanai as vossas redes. Pedro demonstrou duvidar, achando que Jesus no entendia nada quanto ao seu dia-a-dia e quanto ao oficio que lhe dava sustento. Entretanto, quando ele obedeceu palavra de Jesus, obteve uma pesca to excepcional que deu para suprir tanto as necessidades dele como a de seus scios. O milagre superou a dvida. Ento o Senhor lhe disse: Doravante, ser pescador de homens. Depois dessa demonstrao os discpulos saram para evangelizar. O Senhor quer operar milagrosamente em nossas vidas. Isso far com que nossas necessidades sejam supridas. Mas o que importa que isso far com que a f seja liberada a ponto de nos impelir a alcanar os propsitos do Reino de Deus na nossa regio. Ao vermos o Senhor movendo-se em nossa vida, ento teremos f para que toda essa regio se liberte das garras de Mamom. Para que ocorra o avano espiritual e a colheita, necessrio que a intercesso proftica estratgica se alinhe adequadamente com a direo apostlica. Esteja pronto a se lanar num novo nvel de intercesso, numa

nova dimenso, ao orar, para que o inimigo solte as amarras, liberando assim a colheita que ele tem retido. Deus te abenoe!

You might also like