You are on page 1of 5

E.E.E.P.

Prof Walquer Cavalcante Maia

Informtica

Kcio de Lima Evangelista n 24

Atividade Fsica Para Grupos Especiais Trabalho direcionado avaliao parcial de Ed. Fsica, ministrada pela Prof. Klvia.

Russas CE 2011

Introduo

Neste trabalho apresentam-se informaes de como so e em que beneficiam as atividades fsicas para grupos especiais: diabticos, idosos, gestantes e hipertensos.

Atividades Fsica

bem notvel o bem que a pratica de atividades fsicas fazem ao corpo e a mente. Entretanto algumas atividades limitam a participao de grupos com necessidades e cuidados mais especficos e levando em conta esses grupos que algumas atividades fsicas foram trabalhadas para que estes possam exercitar no s o seu corpo, mas sua mente e assim ter uma vida saudvel. A seguir se encontram algumas atividades fsicas de acordo com o grupo:

Gestantes

Um dos maiores perigos na gestao ocorre quando mulheres grvidas passam a fazer exerccios fsicos. Se ela antes de engravidar no praticava isso regularmente, ao tentar fazer durante a gravidez pode gerar riscos sade sua e do beb, pois ela no est apta e acostumada a pratica regular de exerccio. Em alguns casos de gestao normal , benfica pratica de regular de exerccios, pois ajuda no desenvolvimento fetal e no trabalho de parto. Entretanto deve-se lembrar que a gestao um estgio de cuidados mltiplos e que se deve visitar o obstetra regularmente e buscar profissionais capacitados e especializados em atividades fsicas para gestantes. Existem atividades que geram um risco maior a gravidez devido grande movimentao, exigncia de equilbrio e contato direto, pois podem vir a prejudicar o beb. Algumas dessas atividades so: andar de bicicleta, parques aquticos, andar a cavalo, jogar futebol ou basquete, ginstica, entre outros.

Idosos

bem notvel que existe uma diferenciao em idade e envelhecimento fisiolgico por que nem todo corpo se desenvolve igual, devido ao tipo de alimentao, exerccios fsicos e outros fatores genticos. Entretanto embora a idade avance e o envelhecimento venha necessrio fazer exerccios fsicos que promovam o que seu corpo vai perdendo conforme a idade. Durante a terceira idade comum perder-se a flexibilidade, fora, equilbrio, massa ssea e massa muscular alm de acumular gordura corporal. Devido a isso importante exercitar-se regularmente para a manuteno da sade e melhoramento do corpo em si, pois o exerccio fsico um grande aliado ao retardamento do processo de envelhecimento. Assim fica claro que algumas atividades fsicas como musculao, alongamento, yoga, pilates e caminhada so timas para manuteno do equilbrio e aumento da fora, flexibilidade, controle do peso corporal e diminuio de danos mentais.

Hipertensos

A atividade fsica melhora e muito no tratamento de hipertenso devido diminuio do stress e da presso arterial. Deve-se praticar pelo menos trinta minutos de atividades aerbicas tais como: pedalar, andar, nadar ou correr em pelo menos cinco dias da semana. Entretanto aqueles hipertensos que apresentam cuidados especiais devem-se consultar antes de fazerem exerccios, pois os ricos de agravamento da doena so causados pelos exerccios fsicos. Para estes so direcionados exerccios recreativos comuns em locais fechados ou em academias de ginstica, com o objetivo de manuteno da sade ou perca de peso e at divertimento. O exerccio fsico recomendado somente para hipertensos que possuem sua hipertenso controlada e quando no h sinais de leses em rgos vitais. Alguns benefcios encontrados em hipertensos na prtica regular de atividades fsicas so: emagrecimento, reduo da presso arterial, diminuio do colesterol ruim e aumento do bom e sensao de bem estar, entre inmeros outros.

Diabticos

Para diabticos o exerccio fsico tem efeito importante, pois diminui a taxa de glicose no sangue e melhora o controle da diabetes em longo prazo. Entretanto h caso de diabetes em que no pode aumentar os riscos na sade e por isso deve ser evitada, como o caso do Tipo 1. importante o diabtico reconhecer e aprender sobre a importncia do exerccio na as sade e a regular sua alimentao, tipos de exerccio e intensidade com que os faz.

Bibliografia

Revista Brasileira de Hipertenso Arterial; http://www.wikipedia.com.br

You might also like