You are on page 1of 22

Clique para avanar os slides

Senso de Espiritualidade:
Responsabilidade e Ao Construtiva no Mundo Concreto

Argumento e formatao Mirtzi Lima Ribeiro Joo Pessoa Paraba Nordeste Brasil mirtzi@gmail.com http://expandindo-a-consciencia.com/ http://expandindo-a-consciencia.webs.com/

Mxima a ser considerada:

Na observao, um cientista; no corao, um devoto religioso; no pensamento, um metafsico; no ntimo, um mstico; em pblico, um cidado til, honrado e eficiente esse o tipo de homem (ser humano) que a filosofia produz.

Paul Brunton, PhD, Meditao Filosfica Idias em Perspectivas Obra Pstuma

Costumo ver um nmero cada vez maior de mensagens canalizadas, que falam de amor, da ajuda vinda dos anjos e irmandades de luz, de um novo Eldorado para a humanidade. Talvez o que se pretenda com isso compreenso no alcanada por alguns seria criar imagens mentais de paz, harmonia, prosperidade e corretas relaes entre os povos.

Seriam essas imagens mentais, as formas-pensamento positivas que se contraporiam ao clima de medo, violncia e caos generalizado que se instalou nas instituies e na sociedade atual, onde o interesse pessoal vive sobressaindo em detrimento do interesse da sociedade em geral. Essas formas-pensamentos gerariam o antdoto para os males da humanidade.

Entretanto, parece que um bom nmero de pessoas que se envolvem nesse cenrio, ressalvando as excees, apostam alto em uma fora superior que venha resolver todos os problemas criados pela prpria humanidade, e que, depois dessa interveno, automaticamente, tudo ser um mar de rosas.

Entendo que os problemas atuais da humanidade onde muitos deles tomaram uma dimenso inimaginvel e de difcil soluo pelo jogo de interesses que operam precisam ser resolvidos aqui mesmo na Terra, com a nossa mudana de comportamento. Esse processo tambm j vem em andamento atravs de vrias pessoas que, paulatinamente, vo tomando conscincia de seus papis ou misses como reconstrutores de um novo padro de pensamento e comportamento para a sociedade. Esses vem tambm disseminando esse ideal, ajudando a que outros se engajem nessa tarefa.

Ento, nem todos os msticos e estudiosos do esprito, ficam apenas no sonho ou no pensamento idlico das mensagens paradisacas que chegam. Um nmero crescente deles, arregaam as mangas fazendo sua parte, cumprindo sua misso e mister, nesse nosso mundo concreto (mundo irreal Matrix). Devotam-se AO construtiva, empreendendo com xito PROJETOS e PROGRAMAS nos quais trabalham com afinco e dedicao.

Esses, so os que saem das almofadas do conforto e entendem que a espiritualidade comea a ser construda no dia a dia, com aes e fatos concretos em benefcio de mudanas exeqveis, com motivaes plausveis. uma mxima entre o cu e a terra: a vida enquanto vida trabalho rduo.

Disseminar idias positivas e espiritualizadas vlido, se somente se, fazemos o que apregoamos, pois, caso contrrio, corremos o risco de ser uma pedra de tropeo para outros. Levar a imagem idlica de um cu na Terra s pessoas adequado, se nos movemos e nos dedicamos a fazer da Terra um mundo melhor: em comportamento, em justia scioambiental, empreendendo aes que dem sustentao ao ideal divulgado.

No adianta falar de amor quando no se cultivou ou nutriu essa semente dentro de si, primeiramente endereando o objeto desse amor para si mesmo, internalizando essa energia curadora e vivificadora, de modo a poder multiplic-la e ministr-la a todos os que estiverem sua volta.

Falar da poesia e dos encantos do mundo espiritual maravilhoso, porm, mais excelso ainda, pratic-las no dia a dia, demonstrando equilbrio e ponderao, senso de justia e tica, trabalho e honradez de alma, motivao e dedicao, amor ao que faz, tendo uma adequada viso das situaes e do seu modo de atuar em vrios cenrios da vida. Antes de tudo, deve-se manter na mente e alm dela, a energia de harmonia, de justia, de vontade, endereados prpria humanidade, como cura para o TODO.

No adianta falar de espiritualidade, quando, por exemplo, ainda se age injustamente ou de modo intolerante um empregado domstico ou um colega hierarquicamente inferior, sem se preocupar tambm em investir no crescimento deles enquanto pessoas e espritos. No vlido falar de espiritualidade, quando o ego ainda o elemento dominante da vida, determinando o modo de agir e de ser.

Tambm no adianta falar de espiritualidade, quando a administrao da casa fica a desejar e os filhos no recebem ateno, cuidados e disciplina adequadas.

Tambm ser intil exaltar a vida espiritual, quando as motivaes no so primorosas, havendo intolerncia, falta de pacincia e desrespeito para com diferenas de crena, raa ou filosofia de vida. Ou, quando as questes do mundo concreto na vida pessoal esto em total desalinho.

Entretanto, adianta investir na educao da alma, na melhoria diria e ininterrupta da personalidade, de modo a que esta se alinhe alma e passe a ter um comportamento condizente com ela.

A maioria de ns escolheu o caminho longo para a espiritualidade, e ele passa pelo plano concreto, do aprendizado, da transcendncia a obstculos, do correto trato com todos os seres vivos do planeta.

Uma minoria de ns escolheu o caminho curto ou caminho rpido, da completa orao e entrega de si mesmo, do silncio, focalizando as energias, meditaes e contemplaes humanidade, vivendo em mosteiros, no isolamento fsico ou no rduo e abnegado trabalho dirio pelo outro, onde sua vida nica e exclusivamente o Servio.

Se estamos empreendendo o caminho longo, como a maioria, precisamos arregaar as mangas e trabalhar no plano concreto para divinizar a matria, melhorar seu padro, e, agir de modo firme nesse sentido. Isso requer CORAGEM e AO ORDENADA.

Adianta propagar o senso de espiritualidade, se esse for algo intrnseco e indissocivel em nossa vida (vivemos, respiramos e fazemos aquilo que apregoamos). A sim, estaremos dispostos, espontnea e disciplinadamente, a atuar diariamente, orando e vigiando, no sentido de sermos capazes de cumprir nosso treinamento pessoal de aprimoramento constante e agir em conformidade com isso. Desse modo nosso discurso estar em consonncia com a prtica e seremos exemplo vivo, disseminando a idia e dela sendo modelo.

Sendo o exemplo vivo da administrao entre nossa responsabilidade, deveres, interesses coletivos, e, o vo interesse pessoal circunscrito aos nossos desejos (a luta entre o bem e o mal), da qual falava o apstolo Paulo, estaremos aptos ao caminho espiritual aqui na Terra como no Cu, segundo o Pai Nosso, ensinado por Cristo.

Essas palavras me calaram fundo na alma essa manh, quando o sol se levantava soberano. Compartilho esses pensamentos no nascer do sol com vocs. 26/07/2011

Mirtzi Lima Ribeiro Joo Pessoa Paraba Nordeste Brasil mirtzi@gmail.com Ttulo Honorfico de Cidad Planetria Membro do Conselho Administrativo do Comit Mundial de Cidadania Planetria Palestrante e Escritora Transdisciplinar

Perfil na RETRANS - Rede Transcultural Holstica: http://transnet.ning.com/profile/MirtziLimaRibeiro Assina os sites: http://expandindo-a-consciencia.com/ http://expandindo-a-consciencia.webs.com/ Compe o Conselho Editorial do site: http://www.absoluta-online.com.br/creditos.html Recomenda os sites: http://www.chavesdeenoch.org/ http://conselhomundialcidadaniaplanetaria.blogspot.com/ http://outromundo-noticiaboa.blogspot.com/2010/09/projeto-voo-da-aguia-em-busca-de.html http://www.civilizacaosolar.org/ http://transnet.ning.com/ http://www.agarta.com.br/ http://www.novaigrejadocaminho.com/ http://www.palestras.diversas.com.br/

Msica de Loreta Machenit, tema do filme As Brumas de Avalon

You might also like