You are on page 1of 11

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

HISTRIA

02 O feudalismo, tambm denominado de sistema feudal, vigorou durante o perodo da Idade Mdia na Europa, entre os sculos V e XV. Constituem caractersticas deste sistema: (A) o feudo como unidade de produo auto-suficiente, o predomnio dos laos de suserania e vassalagem e uma descentralizao poltica atravs dos senhores feudais; (B) a afirmao da burguesia com uma economia mercantil, a descentralizao poltica com a diviso dos trs Poderes, a formao de pequenas propriedades comunais; (C) os cercamentos dos campos, o surgimento do proletariado, a transio da manufatura para a maquinofatura e uma urbanizao desordenada; (D) o ressurgimento de estruturas centralizadas de poder, uma mentalidade racionalista, uma tica voltada para a valorizao da acumulao de capital; (E) a valorizao da riqueza mvel, a crescente possibilidade de ascenso social, a expanso do comrcio, a permanncia das Corporaes de Ofcio medievais. 03 (...) A cidade de Deus, que se cr nica, est dividida em trs Ordens: alguns rezam, outros combatem e outros trabalham. (Adalberto, Bispo de Laon. Citado por BOUTRUCHE, R., Seorio y Feudalismo) Esta frase, pronunciada na Idade Mdia (V/XV), refere-se forma como se encontrava dividida a sociedade feudal. Assinale a alternativa que corresponde aos setores desta sociedade enunciados pela frase: (A) os que rezavam eram os padres; os que combatiam eram os hereges, e os que trabalhavam eram os escravos; (B) aqueles que rezam representam os clrigos; os que combatem representam os guerreiros que defendiam a Igreja e os que trabalham correspondem aos nobres; (C) os padres rezavam, os nobres combatiam e os camponeses trabalhavam; (D) os padres rezavam e guerreavam para proteger os bens da Igreja e os camponeses apenas trabalhavam; (E) os camponeses rezavam e trabalhavam, enquanto padres e nobres combatiam entre si. 04 O processo que caracteriza corretamente o Renascimento Comercial e Urbano durante a Baixa Idade Mdia : (A) a ruralizao da sociedade e expanso da agricultura voltada para a exportao em toda a Europa a partir do sculo XV; (B) a reativao geral da atividade mercantil e repovoamento das cidades atravs da Europa ocidental, a partir do sculo XI; (C) a expanso mercantil atravs do livre comrcio, a partir do sc. VIII, como resultado da abertura do mar Mediterrneo por italianos e rabes; (D) a expanso das atividades comerciais, industriais e financeiras contribuindo para a afirmao do capitalismo a partir das Cruzadas; (E) o deslocamento do eixo econmico do Mediterrneo para o Atlntico como consequncia da expanso comercial europia.

01 So os homens que criam tudo o que existe. Vivemos do que h em seus braos, Se nos faltam, reina a pobreza, So esses trabalhadores que produzem os alimentos Se a casa no conta [com eles], seus alicerces esto inseguros, Mas suas vozes sustentam as paredes, Aqueles que possuem uma multido que dormem at a manh, Mas no h sono para o que est s. (...) Desejamos a inundao, nela achamos vantagem. Mas nenhum campo lavrado cria-se por si mesmo. (..............................................................................) Os servos so daquele que os domina No h herdeiro para o ansioso, Grande o respeito por aquele que domina [ seu] pensamento.

Trecho de um documento, provavelmente escrito em torno de 2000 a .C., transcrito do livro Fazendo a Histria de Rubim S. L. Aquino e outros, da Editora Ao Livro Tcnico.

O texto acima refere-se sociedade egpcia. Aponte a nica alternativa que caracteriza esta sociedade: (A) sociedade essencialmente agrria, baseada na servido coletiva e organizada em torno do Rio Nilo, fonte de abastecimento de gua para a agricultura e transporte; (B) tinha no comrcio, principalmente atravs do Rio Nilo, sua principal fonte de sobrevivncia, visto que suas terras no eram produtivas; (C) sociedade formada basicamente por comerciantes, pois desenvolveu tcnicas de navegao que lhe permitiam alcanar os principais portos da Antigidade; (D) organizada em torno do Rio Nilo, tendo como principais atividades econmicas a pesca e o artesanato, desenvolvendo principalmente as tcnicas de mumificao; (E) possua tcnicas avanadas de navegao e organizao militar bastante sofisticada, tornando-se o maior Imprio da Antigidade.

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

05 A expanso comercial e martima europia dos Sculos XV e XVI pode ser entendida a partir de diversos fatores. Assinale o fator que mais contribuiu para este processo: (A) o desenvolvimento da arte da navegao e o desejo de conhecer novos continentes; (B) uma crescente rivalidade religiosa existente na Europa, levando competio por novas terras; (C) o desejo de estabelecer o domnio sobre novos continentes, levando o catolicismo a outros povos; (D) o interesse da aristocracia rural em expandir seus domnios para alm das terras europias; (E) a necessidade de quebrar o monoplio italiano, estabelecendo ligaes diretas com o Oriente atravs do Atlntico. 06 Os Estados Modernos europeus possuam caractersticas fundamentais de suas estruturas:

1) estmulo acumulao de metais preciosos e monoplio do comrcio colonial pela metrpole; 2) favorecimento da organizao das colnias de povoamento, atendendo demanda de novas terras para a crescente populao europia; 3) protecionismo alfandegrio; 4) realizao de reformas monetrias e desenvolvimento do crdito; 5) estmulo s exportaes, visando obter um supervit na balana comercial. Correspondem s prticas mercantilistas somente: (A) (B) (C) (D) (E) 1, 2 e 4; 2, 3 e 5; 1, 3 e 5; 3, 4 e 5; 2, 4 e 5.

como

(A) a separao entre a Igreja e o Estado, garantindo a autonomia do poder real, e a adoo de prticas econmicas que incentivavam o livre cambismo, o que fortalecia a burguesia ascendente; (B) a manuteno das prticas polticas medievais, um equilbrio de foras entre a nobreza e a burguesia mercantil e a implantao de uma poltica econmica fisiocrtica, valorizando a agricultura; (C) a manuteno dos privilgios do clero e da nobreza, classes sociais fundamentais consolidao do poder real e prticas mercantis associadas idia de constituio de livre mercado; (D) a prtica do absolutismo, reforando a centralizao poltica, e o mercantilismo como prtica de interveno estatal na economia e de manuteno do Pacto Colonial; (E) a concepo de Direito Divino dos reis como elemento de unidade e de legitimidade do poder real e incentivo produo industrial, visando o abastecimento do mercado interno.

09 A colonizao europia no Novo Mundo deu origem a dois tipos bsicos de ocupao territorial: as colnias de povoamento e as colnias de explorao. Assinale a opo que caracteriza corretamente os dois tipos de colnias: (A) as colnias de povoamento utilizavam o brao escravo como base de sua produo, voltada para o mercado interno, enquanto que nas de explorao predominava o trabalho livre, com a produo voltada para a exportao; (B) as colnias de povoamento baseavam sua economia no trabalho livre, embora predominasse a grande propriedade, enquanto que as de explorao utilizavam o trabalho escravo e a alta concentrao da propriedade fundiria; (C) ambas utilizavam predominantemente a mo-de-obra escrava, embora nas colnias de povoamento a maior parte da terra estivesse dividida em pequenas propriedades; (D) as colnias de povoamento baseavam-se na mo-de-obra livre e na pequena propriedade, enquanto as de explorao utilizavam a mo-de-obra compulsria e a grande propriedade agrrio-exportadora; (E) as colnias de povoamento distinguiam-se pela utilizao da mo-de-obra livre, mas sua produo era basicamente voltada para a exportao, ao passo que as colnias de explorao utilizavam a mo-de-obra livre, produzindo apenas o que seria absorvido pelo mercado interno. 10 O declnio da empresa aucareira no Brasil, a partir da segunda metade do sculo XVII, pode ser explicado: (A) pela adoo da pecuria, uma cultura que possibilitou a valorizao econmica do interior; (B) a partir do esgotamento progressivo da terra roxa, que era a mais propcia ao plantio da cana-de-acar; (C) como conseqncia da devastao provocada pela luta contra os invasores holandeses; (D) por haver aumentado a dificuldade na obteno de escravos africanos nos territrios dominados pelos holandeses; (E) pela concorrncia do acar das Antilhas, sob controle de mercadores flamengos. 11 Sobre a Revoluo Cientfica ocorrida na Europa no sculo XVII, pode-se afirmar que:

07 O Renascimento representou um fenmeno cultural inserido no processo de transio do feudalismo para o capitalismo, ocorrido na Europa Ocidental entre o final da Idade Mdia e o incio da Idade Moderna, e que rompia com as concepes medievais, expressando uma nova viso de mundo baseada: (A) (B) (C) (D) (E) no Teocentrismo; no Dogmatismo cristo; no Geocentrismo; no Humanismo racionalista; na valorizao do ascetismo religioso.

08 Considere as caractersticas a seguir:

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

(A) foi um movimento que criticava a corrente filosfica que pregava uma maior separao entre a cincia e a religio nas questes de interpretao sobre a Natureza; (B) foi um movimento de renovao cientfica que buscou a afirmao da cincia experimental, contrapondo-se s concepes medievais sobre o Universo; (C) foi um movimento de debate filosfico-cientfico que valorizou o questionamento do predomnio do empirismo sobre o saber terico, criticando as concepes medievais; (D) foi um movimento filosfico que defendia o exerccio do senso comum e criticava o elitismo dos sbios que pensavam poder elaborar explicaes racionais sobre a origem do Universo; (E) foi um movimento filosfico-cientfico que defendia a comunho entre as concepes cientficas e religiosas, buscando uma explicao nica acerca da origem do Universo.

colnias, lanando sistematicamente tributos e impedindo o intercmbio direto entre os colonos e as demais reas de comrcio, tanto nas Antilhas quanto na Europa. Analise os tpicos abaixo: 1) Tentativa inglesa de impedir o desenvolvimento de relaes comerciais diretas entre os EUA e a Frana; 2) Reao dos colonos ingleses, atravs do Primeiro Congresso Continental de Filadlfia, exigindo a revogao das Leis Intolerveis; 3) Incio da Revoluo Industrial em algumas das colnias inglesas, constituindo sria ameaa supremacia da Inglaterra; 4) Tentativa de expanso francesa na Amrica do Norte, ocupando territrios das Treze Colnias; 5) Promulgao da Declarao da Independncia e conseqente sublevao, levando guerra contra a Inglaterra. Constituem resultado da poltica inglesa de controle do comrcio das colnias somente os tpicos: (A) (B) (C) (D) (E) 1e3 1e5 2e5 2e4 3e4

12 A Revoluo Gloriosa do sculo XVII contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra, atravs: (A) da consolidao final do absolutismo ingls atravs da monarquia Stuart; (B) da implantao de uma monarquia constitucional controlada pela gentry (pequena nobreza) inglesa; (C) da ampliao da democracia, permitindo atravs do sufrgio universal a participao do proletariado; (D) da criao de um imprio colonial baseado numa federao de estados autnomos; (E) do fortalecimento de um Parlamento controlado pela burguesia. 13 A ocupao da Amaznia foi uma tarefa dificultada, entre outros obstculos, pela densidade da floresta tropical e a difcil organizao da produo. No entanto, as misses jesuticas tiveram fundamental importncia para a superao destes entraves. A ao colonizadora dos jesutas na Regio Amaznica caracterizou-se pela: (A) organizao da produo cafeeira, utilizando a mo-de-obra dos ndios, escravizados atravs do sistema de mita; (B) sistematizao da explorao da floresta, atravs da caa, pesca e coleta das drogas do serto; (C) construo das misses onde, alm da catequese, era organizada a minerao e a cultura de produtos voltados para a subsistncia; (D) ocupao dos grandes espaos disponveis na regio, buscando organizar a catequese e a produo de cana-deacar; (E) realizao da ocupao da regio atravs de grandes fazendas voltadas para o plantio de produtos que iriam abastecer toda a Colnia. 14 Buscando recuperar-se das perdas econmicas sofridas com a Guerra dos Sete Anos (1756 1763), a Inglaterra intensificou a poltica de controle sobre o comrcio de suas

15 Na primeira metade do sculo XIX, a histria da Europa foi marcada pelo conflito entre as foras de conservao e as foras de transformao. As primeiras desejavam a manuteno das estruturas feudais, suprimindo as conquistas influenciadas pelos ideais liberais. As foras de transformao empenhavamse na manuteno das liberdades pblicas e individuais, abolindo o Absolutismo. Estas duas foras eram constitudas, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) camponeses e clrigos; nobres e burgueses; artesos e camponeses; burgueses e clrigos; artesos e nobres.

16 A Constituio de 1824 instituiu um poder exclusivo do Imperador, o Poder Moderador, que apresentava como caracterstica:

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

(A) a extino do Conselho de Estado e do Senado vitalcio, garantindo a autonomia do Legislativo; (B) a Igreja associada ao Estado, tendo o Imperador o direito de nomear Bispos; (C) a inelegibilidade dos estrangeiros, mesmo naturalizados, para cargos de representao nacional; (D) o fortalecimento do Executivo, tendo como conseqncia uma poltica centralizadora; (E) a autonomia do Judicirio com a nomeao dos magistrados atravs de lista trplice. 17 A Cabanagem, que se desenrolou entre 1835 e 1840, tambm chamada de revolta dos cabanos, ocorrida na Provncia do Par, apresentou algumas das lutas mais violentas do perodo regencial (1831/1840). Sobre a Cabanagem, correto afirmar que: (A) foi liderada, do incio ao fim, pela elite local que garantiu o fim das hostilidades com o governo regencial atravs de negociaes pacficas; (B) resultou no primeiro e nico governo efetivamente popular de nossa Histria, violentamente reprimido pelo governo regencial; (C) foi uma revolta militar, sem apoio popular, liderada por oficiais descontentes com a abdicao de D. Pedro I; (D) os ingleses apoiaram os revoltosos pois queriam a separao do Par do governo brasileiro para posterior anexao Guiana inglesa; (E) foi liderada por comerciantes portugueses que queriam a restaurao das relaes de monoplio colonial com a Coroa Portuguesa. 18 A intensificao da imigrao europia para o Brasil, no final do sculo passado, explica-se por vrios fatores. Considere as afirmaes abaixo: 1) Somente a partir do fim da tutela econmica e poltica portuguesa que foi possvel estabelecer novas formas de relao de produo; 2) O fortalecimento do setor industrial eliminou o carter agroexportador da economia brasileira; 3) O desenvolvimento das lavouras, principalmente no Sudeste, fortaleceu o setor agrrio exportador; 4) A utilizao da mo-de-obra livre s foi possvel a partir da transformao das usinas de acar em engenhos, ocorrida no Nordeste brasileiro; 5) O fluxo de imigrantes aumentou em funo dos problemas decorrentes da crise do sistema escravista. Somente esto corretas : (A) 1 e 3 (B) 1 e 5 (C) 2 e 3 (D) 2 e 5 (E) 3 e 5 19 Indique o fator que contribuiu para a crise da Monarquia e desencadeou a Proclamao da Repblica no Brasil: (A) a reao dos fazendeiros do Vale do Paraba, descontentes com a abolio da escravatura;

(B) a primeira crise de superproduo do caf, gerando um dficit na balana comercial; (C) a Questo da Sucesso do Trono Imperial, opondo diferentes faces da Dinastia de Bragana; (D) a aproximao com os EUA e o conseqente rompimento de relaes diplomticas com a Inglaterra; (E) a insatisfao da crescente massa urbana e dos imigrantes com o sistema de parceria. 20 Na Repblica Velha (18891930) o processo poltico caracterizou-se por: (A) uma democracia ampla que instituiu o voto dos analfabetos e a forte centralizao do poder garantida pelo Federalismo republicano; (B) um perodo de constantes revoltas de camponeses, de militares e dos setores mdios urbanos aliados classe operria; (C) uma crescente influncia da burguesia industrial no governo brasileiro, alterando a orientao da poltica econmica no sentido da industrializao; (D) crescentes intervenes militares com o objetivo de salvaguardar as conquistas da 1a Constituio republicana; (E) um predomnio das oligarquias, articulado pela Poltica dos Governadores, que garantia o apoio dos estados Poltica do Caf com Leite. 21 Podemos identificar como um dos fatores determinantes da Primeira Guerra Mundial: (A) o esprito revanchista italiano em funo da AlsciaLorena; (B) a desvalorizao do sentimento nacionalista nos pases europeus; (C) a luta entre as grandes potncias europias pelas possesses coloniais; (D) o desejo da Alemanha de ocupar a Europa; (E) o antagonismo entre a Srvia e a Rssia nos Blcs. 22 Em relao Revoluo Russa, pode-se afirmar que: (A) foi iniciada por partidos liberais burgueses que pretendiam transformar a Rssia em um regime comunista; (B) provocou a eliminao das diferenas culturais e religiosas dos diversos grupos tnicos; (C) desejava consolidar a economia liberal russa para depois tentar expandi-la pela Europa, difundindo o socialismo; (D) pode ser explicada pelas dificuldades econmicas e sociais da Rssia no incio de 1917; (E) promoveu a instalao de uma Monarquia Constitucional, dando liberdade aos partidos polticos. 23 Entre as causas da Segunda Guerra Mundial (19391945), pode-se apontar: (A) a Crise de 1929, resultando na Grande Depresso, e os nacionalismos exaltados atravs dos fascismos; (B) a falncia da planificao estatal e a poltica de anexao territorial da Frana e da Inglaterra;

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

(C) o ataque areo japons a Pearl Harbor, onde se localizava a esquadra norte-americana do Pacfico; (D) o Pacto de No-Agresso entre a Itlia fascista e a URSS, em 1939, com objetivos expansionistas; (E) o crescente racismo pregado por tericos da supremacia ariana e o anti-semitismo alemo. 24 A Guerra Fria, conflito poltico-ideolgico que se constituiu aps 1945, dividiu o mundo em dois blocos de influncia dominantes. O acordo internacional que consolidou esta diviso foi: (A) a criao da Autoridade Palestina em oposio s pretenses territoriais israelenses; (B) a criao do MERCOSUL em oposio ao NAFTA; (C) a criao do Pacto de Varsvia em oposio OTAN; (D) a criao da OPEP em oposio ao FMI; (E) a criao da Unio Europia em oposio formao da Comunidade de Estados Independentes. 25 Na Iugoslvia havia seis repblicas, cinco povos, quatro idiomas, trs religies, dois alfabetos e um partido o comunista. (Norman Stone. Sunday Times, 9/10/1992.) A unidade iugoslava, possvel entre 1941 e 1989, desmorona a partir dos conflitos iniciados na dcada de 1990. Pode-se apontar como origem do conflito atual que se desenrola na exIugoslvia: (A) as constantes intervenes da OTAN na regio com o pretexto de defender os direitos humanos; (B) o fim dos regimes socialistas no Leste europeu e a exploso das nacionalidades na regio, reivindicando sua autonomia; (C) a atuao de elementos do Exrcito de Libertao da Bsnia com o objetivo de desestabilizar o regime de Slobodan Milosevic; (D) o sentimento revanchista srvio existente desde o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando em 1914; (E) a limpeza tnica promovida por grupos neonazistas no sentido de criar a hegemonia de uma raa pura para atingir uma estabilidade na regio.

(C) a poltica de substituio de importaes; (D) a restrio ao crdito para combater a inflao; (E) a abertura externa da economia. 27 Durante os governos militares no Brasil, entre 1964 e 1985, a poltica de transportes teve especial destaque, com a construo de inmeras obras rodovirias, bem como a reconstruo e modernizao de grandes trechos de ferrovias. Na Regio Norte pode-se destacar como exemplo(s) desta poltica: (A) a construo da Rodovia Transamaznica e o restabelecimento da ferrovia MadeiraMamor; (B) a desativao da Ferrovia NorteSul e a construo da Rodovia Belm-Braslia; (C) a construo da Ferrovia do Ao; (D) a modernizao da Rodovia Presidente Dutra; (E) a pavimentao das Rodovias Rio-So Paulo e Rio-Bahia.

28 Do ponto de vista poltico-administrativo, a histria do Estado de Roraima possui duas fases mais importantes: a primeira, iniciada com a criao do Territrio Federal de Rio Branco, durante o Estado Novo. A segunda fase se caracteriza pela: (A) transformao do Territrio Federal de Roraima para Estado de Roraima, a partir da Constituio de 1988; (B) elevao do Territrio de Roraima categoria de Estado do Rio Branco, ainda durante a era Vargas; (C) mudana de denominao para Territrio Federal de Roraima, a partir da Constituio de 1946; (D) diviso do Territrio em dois Estados: Roraima e Rio Branco, a partir da Constituio de 1946; (E) transferncia da capital da cidade de Boa Vista para Rio Branco, ainda no perodo do Imprio.

26 O regime militar que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985 implementou uma poltica econmica que marcou as relaes entre o capital nacional, o capital estrangeiro e o Estado e resultou no chamado milagre brasileiro dos anos 70. Uma caracterstica desse processo foi: (A) a nacionalizao de empresas estrangeiras; (B) maior redistribuio de renda;

29 Os ndios ianomami, grupo tnico mais antigo da Amrica do Sul e um dos povos mais primitivos do planeta, concentram-se na regio da Serra do Parima, noroeste de Roraima. Hoje esto abrigados em rea indgena demarcada e homologada em 1985 pelo Governo Jos Sarney. Porm, a preservao do territrio ianomami vem sendo ameaada por interesses que, por vezes, j causaram violentos conflitos. O conflito pelas terras dos ianomami ocorreu, nos ltimos anos, principalmente com:

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

(A) (B) (C) (D) (E)

criadores de gado; missionrios estrangeiros; garimpeiros; traficantes de drogas; ONGs (Organizaes No-Governamentais).

30 Vigorando a partir de 1994 e tendo como principal caracterstica a estabilizao monetria, o Plano Real: (A) priorizou as privatizaes e o equilbrio das contas externas do pas, deixando em plano secundrio o controle da inflao; (B) favoreceu a retomada do crescimento econmico a partir do financiamento dos recursos provenientes do programa de privatizaes; (C) possibilitou uma maior redistribuio de renda pela restrio do crdito e o aumento da poupana externa; (D) implantou uma nova moeda brasileira, reduziu a inflao a nveis baixos, mas no conseguiu diminuir o desemprego; (E) facilitou o pagamento das dvidas dos Governos estaduais com o Governo Federal, notadamente o de Minas Gerais.

(C) no haveria economia de energia no norte porque nas baixas latitudes a durao dos dias e das noites igual durante todo o ano; (D) no haveria economia de energia no norte porque os dias so mais curtos que as noites em todos os meses do ano; (E) os governadores dos estados do norte recusam-se a adotar o horrio de vero para evitar o aumento da criminalidade em funo do alongamento da noite.

34 O leito dos oceanos se expandem por presso do magma. Esta expanso fora o movimento das placas que formam a litosfera. Na parte superior destas placas esto os continentes e as bacias ocenicas. Essas explicaes fazem parte da teoria:

(A) das mars; (B) da tectnica de placas; (C) do geossinclinal; (D) das bacias sedimentares; (E) da isostasia.

GEOGRAFIA 31 A atmosfera uma fina camada de gases que envolve nosso planeta. Esta camada aquecida principalmente por: (A) (B) (C) (D) (E) inverso trmica; irradiao terrestre; centros de alta presso; ventos constantes; fluxos de umidade. 35 As fontes de poluio das guas dos crregos, rios, lagos, mares e do lenol fretico so vrias e esto muito dispersas pela superfcie terrestre. Os locais onde se concentram os mais importantes agentes poluidores das guas esto: (A) nas zonas de pecuria extensiva, nas lavouras de subsistncia e nas zonas industriais; (B) nas grandes cidades, nas reas de minerao e nas lavouras de subsistncia; (C) nos centros urbano-industriais, nas reas de agricultura moderna e nas reas de minerao; (D) nas florestas tropicais, nas reas de agricultura extensiva e nas encostas montanhosas; (E) nas reas de indstrias qumicas, nas lavouras de subsistncia e na pecuria leiteira.

32 Duas massas de ar tm grande influncia nos climas dominantes no Brasil. Umas delas se origina em latitudes elevadas e, no inverno, provoca ondas de frio no Centro-Sul e geadas nos estados sulinos. A outra se origina na Amaznia ocidental e, entre os meses de setembro e maro, provoca chuvas em vasta poro do territrio. Essas massas so, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) polar atlntica e tropical continental; polar pacfica e tropical martima; polar atlntica e equatorial continental; polar pacfica e equatorial martima; polar pacfica e equatorial continental.

33 O horrio de vero tem sido uma estratgia utilizada por diferentes pases para economizar energia atravs do alongamento das horas de claridade. O Brasil NO adota esta prtica na metade Norte do seu territrio porque: (A) parte do norte encontra-se no hemisfrio norte, havendo diferena entre as estaes do ano, ou seja, quando vero no sul inverno no norte; (B) esta parte do pas mais pobre, com poucas atividades que utilizam energia eltrica, sendo desnecessrio economiz-la;

36 A Amaznia concentra um estoque de riqueza cujo valor est em seu enorme potencial como banco gentico. Este potencial constitudo por sua: (A) biotecnologia; (B) evapotranspirao; (C) riqueza mineral; (D) biodiversidade; (E) paisagem natural. 37 Construda a aproximadamente 200 km ao norte de Manaus, a usina de Balbina considerada um desastre ecolgico e social,

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

cujos danos no so compensados nem mesmo por sua capacidade de fornecimento de energia. Possui dimenses comparveis s da represa de Tucuru, mas sua energia potencial irrisria. Isto porque foi construda em:

(A) terreno de pouca declividade; (B) rea de grande densidade florestal; (C) rea de baixos totais pluviomtricos; (D) terrenos de rochas impermeveis;
(E) rea de baixo consumo de energia.

(C) o rpido ritmo de crescimento das cidades pela imigrao estrangeira e pelas polticas deliberadas para atrair mo-de-obra barata; (D) a concentrao da populao urbana em grandes reas metropolitanas, com esvaziamento dos campos e das cidades mdias e pequenas; (E) o ritmo mais lento da urbanizao, a industrializao que garantiu oferta de empregos e a expanso da infraestrutura sanitria e habitacional nas cidades. 41 O desemprego reduziu os problemas de escassez de mode-obra causados pelo envelhecimento da populao. Por outro lado, cresceram as animosidades entre trabalhadores nacionais e estrangeiros. A situao descrita se refere ao mercado de trabalho de pases: (A) (B) (C) (D) (E) da Europa Ocidental; do Oriente Mdio; da Amrica Platina, do Extremo Oriente; do Caribe.

38 As estratgias de integrao nacional intensificaram-se na dcada de 70, quando o governo federal criou condies para o desenvolvimento de grandes projetos minerais, madeireiros e agropecurios na Amaznia. Esses projetos significaram para a regio: (A) (B) (C) (D) (E) esgotamento das suas riquezas minerais; preservao das reas florestais; reduo da rea da Amaznia legal; investimentos em infra-estrutura viria e energtica; desenvolvimento auto-sustentado de sua economia.

42 O conceito de transio demogrfica prope que a populao tende a se estabilizar quando ocorrer:

39 Os trabalhadores de vrios pases so agrupados em uma estrutura produtiva mundialmente integrada; os capitais nacionais e estrangeiros so unificados em um mercado financeiro internacionalizado; as redes de informao ligam cidades mundiais; grande parte da populao mundial socialmente excluda dos benefcios das tcnicas modernas. Esse conjunto de condies dizem respeito ao processo de: (A) (B) (C) (D) (E) terciarizao; globalizao; informatizao; industrializao; verticalizao.

(A) queda da taxa de mortalidade e manuteno da taxa de


natalidade;

(B) elevao das taxas de mortalidade e de natalidade; (C) queda da taxa de natalidade e elevao da taxa de
mortalidade;

(D) elevao da taxa de mortalidade e manuteno da taxa de


natalidade;

(E) queda das taxas de mortalidade e de natalidade.


43 O desenvolvimento da economia mundial fez surgir grandes concentraes urbano-industriais responsveis por formas especficas de agresso ao planeta. Entre os resultados desta agresso podemos apontar: (A) a eroso das encostas e o lixo atmico; (B) o assoreamento dos rios e a salinizao dos solos; (C) a desertificao e a elevao da temperatura global; (D) os desequilbrios climticos e o empobrecimento dos solos; (E) o efeito estufa e a destruio da camada de oznio. 44 O Oriente-Mdio, na sia Ocidental, palco de grandes conflitos. Entre as razes destes conflitos podemos apontar:

40 O processo de urbanizao dos pases desenvolvidos apresenta importantes diferenas em relao quele que vem ocorrendo nos pases subdesenvolvidos. Entre as caractersticas do processo de urbanizao dos pases desenvolvidos, podemos destacar: (A) o menor deslocamento de populao do campo para as cidades e menor presso demogrfica, o que facilitou a expanso do emprego urbano; (B) as baixas taxas de crescimento vegetativo, permitindo que o campo permanecesse ocupado e que as cidades crescessem lentamente;

(A) a pobreza de recursos; (B) a homogeneidade cultural; (C) a estabilidade poltica; (D) as disputas por territrios; (E) a ocupao recente dos territrios.
45 A Amrica Latina recebeu como herana comum os problemas do subdesenvolvimento. No entanto, determinadas situaes so prprias de alguns pases ou regies, como no caso:

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

(A) da Colmbia, do Peru e da Bolvia que integram o comrcio


ilcito das drogas;

(B) do Caribe que agrupa pequenos Estados independentes do


capital internacional;

(A) (B) (C) (D) (E)

centralizar o poder; fechar o mercado nacional; modernizar o sistema produtivo; unificar os mercados regionais; garantir a segurana militar.

(C) do Chile e do Equador que se destacam no comrcio mundial


como grandes exportadores de petrleo;

(D) da Argentina e do Mxico que, apoiados na economia dos


Estados Unidos, esto a salvo das crises financeiras; (E) do Paraguai e do Uruguai que usufruem de elevado padro de vida graas s vantagens que oferecem como parasos fiscais. 46 O Vale do Silcio - Silicon Valley -, no estado da Califrnia, nos Estados Unidos, o mais clebre dos tecnoplos norteamericanos. Sua origem est relacionada com:

50 Nas ltimas dcadas, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina originam-se importantes fluxos emigratrios responsveis pela expanso da fronteira agrcola do pas em direo ao Centro-Oeste e ao Norte. Este movimento uma decorrncia: (A) da crise da agricultura no sul pela competio das importaes dos produtos do MERCOSUL que resultou na decadncia da agricultura e na dispensa de grandes contingentes de mo-de-obra; (B) da modernizao agrcola e valorizao da terra no sul que induz os pequenos proprietrios a vender suas terras para comprar propriedades maiores, mais baratas e mais distantes; (C) do empobrecimento do campons e dos trabalhadores rurais do sul em funo da decadncia da lavoura cafeeira, grande empregadora de mo-de-obra; (D) do excessivo parcelamento das propriedades agrcolas no sul, levando ao empobrecimento das novas geraes e busca de emprego nas frentes pioneiras; (E) do avano da soja nas tradicionais reas de lavoura familiar do planalto gacho e catarinense que provoca o esvaziamento das propriedades rurais e dispensa de mode-obra. 51 Segundo o ltimo Censo do IBGE, o padro de migraes internas alterou-se na ltima dcada. Entre as alteraes podemos destacar, como uma das mais significativas, a reduo do fluxo de migrantes na direo:

(A) a concentrao de sindicatos de trabalhadores com grande


poder de luta; (B) a proximidade das indstriais tradicionais, produtoras de ao e de automveis; (C) o desenvolvimento de armamentos de alta tecnologia na poca da Guerra Fria; (D) as formas de organizao da produo e do trabalho fordista; (E) a existncia de grandes metrpoles industriais e financeiras. 47 A partir de 1978 o comrcio exterior da China aumentou em mdia 13,5% ao ano e hoje ela a 14a maior nao em comrcio. Sua economia expandiu-se a uma taxa de 9% ao ano na dcada de 80 e em 1991 sua produo industrial cresceu 14%. Este desempenho econmico deve-se a um modelo de desenvolvimento que: (A) abriu parte do pas para o capital internacional com a criao de Zonas Econmicas Especiais; (B) eliminou as barreiras polticas com o pluripartidarismo e a liberdade sindical; (C) possibilitou a entrada de capital e tecnologia estrangeiros em todo o territrio do pas; (D) reduziu a ao diretiva do Estado na economia; (E) permitiu a iniciativa privada em todas as cidades. 48 A maior parte dos pases pobres do mundo atual encontram-se em um continente onde h fortes conflitos tnicos pelas heranas contraditrias da tradio e da colonizao, cujas taxas de natalidade mantm-se elevadas e cuja urbanizao crescente acumula nas cidades massas de populao pobre e sem emprego. Este continente a: (A) (B) (C) (D) (E) Amrica Latina; sia; Oceania; frica; Amrica Anglo-Saxnica.

(A) Sul-Norte; (B) Sul-Centro-Oeste;


(C) Nordeste- Norte; (D) Nordeste-Sudeste; (E) Sudeste-Sul. 52 A atrao da indstria automobilstica para dinamizar a industrializao do pas resultou na opo rodoviria para a circulao das mercadorias no interior do territrio nacional. Esta opo tem como conseqncia(s):

49 A crise pela qual vinha passando a ex-URSS ficou exposta quando, na dcada de 80, foi formulado um projeto de reestruturao poltica e econmica, que tinha como objetivo:

(A) a dinamizao da circulao dos produtos pelo baixo custo do frete decorrente da adequao do transporte rodovirio em longas distncias; (B) a decadncia do transporte ferrovirio, poucos investimentos no transporte aqutico e custos elevados do frete; (C) investimentos paralelos em outros meios de transporte para facilitar o deslocamento das mercadorias; (D) as dificuldades do escoamento da produo pela falta de rodovias e pelo pequeno nmero de caminhes disponveis;

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

(E) a expanso da produo pela facilidade de circulao em todo o territrio, garantida pela densa rede rodoviria e baixo custo do frete.

55 O processo de industrializao brasileira marcado por importantes momentos de avano. Mas o momento que transformou o pas em exportador de produtos industrializados foi:

(A) o da criao de indstrias de base, no final do primeiro


governo Vargas, em 1945; 53 As empresas de alta tecnologia so uma realidade no mundo globalizado. As vantagens comparativas dos lugares para atrair estas empresas so bem diferentes daquelas das tradicionais indstrias motrizes do desenvolvimento de dcadas anteriores. No Brasil as empresas de alta tecnologia tm se instalado em cidades como Santa Rita do Sapuca em Minas Gerais, Ilhus na Bahia, Campina Grande na Paraba, muito diferentes das tradicionais metrpoles industriais. Os fatores locacionais para estas indstrias so:

(B) o do grande arranco industrial, durante o governo de


Juscelino Kubitschek, entre 1956- 1961;

(C) o do milagre brasileiro, ocorrido no governo militar de


Mdici, entre 1968 e 1973;

(D) o do crescimento endividado, durante o governo militar de


Geisel, entre 1974 e 1978;

(E) o do Plano Real, durante o primeiro governo de FHC, entre


1994 e 1998. 56 A estrutura fundiria brasileira, apesar do Estatuto da Terra, ainda um dos marcos do atraso do capitalismo do pas, porque: (A) reflete o monoplio da terra por poucos, o que resulta em baixo nvel de poupana no meio rural e em conflitos para garantir maior acesso terra; (B) a concentrao de terras em grandes propriedades com baixa produtividade mdia estimula a expanso da produo agrcola para a exportao; (C) o grande nmero de minifndios que garantem a subsistncia familiar so obstculos expanso da produo; (D) o mercado consumidor no campo no tem acompanhado a expanso da indstria de insumos agrcolas, que obrigada a exportar sua produo; (E) os conflitos no campo impedem a expanso da produo agrcola em funo da insegurana para os grandes proprietrios.

(A) mo-de-obra abundante e barata, grandes investimentos de empresas multinacionais, infraestrutura de telecomunicaes para a rpida ligao entre matrizes e filiais; (B) distncia das grandes metrpoles congestionadas e violentas, disponibilidade de mo-de-obra qualificada e grandes inverses de capital estrangeiro; (C) mo-de-obra qualificada, universidades e centros de pesquisa, infraestrutura de telecomunicaes e de transporte, atuao do Estado para o intercmbio entre cincia e tecnologia e amenidades ambientais; (D) disponibilidade de matrias-primas, mo-de-obra qualificada e rpido acesso aos portos para exportao dos produtos; (E) disponibilidade de grandes capitais e de tecnologia, facilidade de acesso mo-de-obra barata e aos mercados consumidores.

57 Entre as novas tendncias da economia brasileira, podemos destacar: 54 A urbanizao e a industrializao, no Brasil, aumentaram a demanda de energia e alteraram o balano energtico. A principal fonte de energia do pas passou a ser: (A) a hidreletricidade, graas construo de imensas represas que aproveitaram o potencial de nossos rios caudalosos e planlticos; (B) a lenha, que embora substituda no uso domstico pelo gs liquefeito de petrleo, mantm-se dominante nas indstrias; (C) o petrleo, que conheceu um declnio na dcada de 70, mas recuperou-se com a produo nacional, na bacia de Campos; (D) o urnio, por ser uma energia limpa e porque o pas detm a tecnologia de enriquecimento deste minrio; (E) o carvo, devido expanso da produo das jazidas das regies Sudeste e Sul. (A) o fechamento do mercado interno para estimular a produo industrial nacional; (B) a privatizao das empresas estatais para reduzir os gastos pblicos; (C) a regulamentao do capital especulativo para evitar crises financeiras; (D) o corte dos incentivos fiscais dados s empresas multinacionais para reduzir o dficit no balano de pagamentos; (E) a ampliao dos monoplios nos setores de energia e de telecomunicaes para garantir o desenvolvimento tecnolgico.

58 No Serto Nordestino, a imagem da pobreza historicamente associada aos problemas provocados pelo clima semi-rido e

APOIO NCE - UFRJ

10

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

pelas secas peridicas vem sendo subvertida por novas atividades econmicas que apontam o clima seco como uma vantagem para o seu desenvolvimento. Estas atividades so: (A) (B) (C) (D) (E) o extrativismo da cera de carnaba e a cultura do algodo; a cultura da soja e a indstria de calados; a explorao do granito e a criao de caprinos; a fruticultura irrigada e o turismo; a cultura da palma forrageira e a pecuria leiteira.

59 Nas ltimas dcadas, a expanso do cultivo da soja tem sido responsvel por importantes transformaes na organizao do territrio brasileiro. Entre estas transformaes podemos citar a:

(A) reduo do grau de concentrao da terra nos estados da


Regio Sul;

(B) expulso das multinacionais produtoras de alimentos do


territrio nacional;

(C) reduo da rea cultivada nos estados da Regio


Centro-Oeste; (D) substituio do acar pela soja na zona da mata do Nordeste; (E) interiorizao dos complexos agroindustriais. 60 Um importante sintoma da segregao scio-espacial das cidades brasileiras :

(A) a poluio; (B) o favelamento; (C) a deficincia de transportes; (D) a especulao imobiliria; (E) a falta de reas verdes.

PROVA DE REDAO Redija um texto dissertativo, de 20 a 30 linhas, em linguagem formal, sobre um dos temas a seguir. Planeje o texto antes de redigi-lo a fim de que sua argumentao seja adequada.

TEMA 1 O mundo tem mudado velozmente e muitas das profisses de nvel superior que anteriormente atraam muitos jovens perderam hoje grande parte de seu atrativo; em compensao, h uma grande procura por cursos mais rpidos e de formao tcnica. Projetando a realidade atual no futuro, que profisses voc considera em ascenso e quais os motivos que levam prioritariamente os jovens a escolh-las?

TEMA 2

APOIO NCE - UFRJ

11

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE CINCIAS SOCIAIS / DIREITO / HISTRIA - FASE II

Srgio Buarque de Hollanda, em livro clssico, Razes do Brasil, declara que o brasileiro um homem cordial, no sentido de que prefere o dilogo e a conversao a solues mais violentas. A Histria do Brasil parece confirmar o pensamento desse autor, j que grandes mudanas em nossa ptria foram realizadas sem derramamento de sangue; por outro lado, dizem alguns que essa tendncia conduz a certo conformismo, que nos faz aceitar passivamente fatos que causariam revolta em outros grupos humanos. E voc, o que acha: a cordialidade brasileira um bem ou um mal para o pas?

TEMA 3 Um pensador francs disse a respeito do Brasil que nossa terra jamais seria um pas de grande cultura porque a umidade de nosso clima deteriora os livros em pouco espao de tempo, o que impediria o armazenamento e o desenvolvimento do saber. Ainda que o motivo no seja esse, a verdade que o Brasil necessita de providncias urgentes, se desejamos que nossa terra cresa nesse terreno. Voc, o que acha: o que fazer para que o Brasil progrida culturalmente?

APOIO NCE - UFRJ

12

You might also like