You are on page 1of 30

28 Setembro 2007 FORMAO DOS RAIOS Formao de um raio

Um raio dura em mdia meio segundo. Nesse intervalo de tempo, muitos fenmenos se combinam, principalmente fsicos e climticos, para consultar naquilo que vemos e ouvimos. Conforme eles variam, as descargas podem ser mais ou menos intensas. Algumas regies do planeta tm maior tendncia a produzir descargas eltricas atmosfricas. A seguir: tudo sobre a formao de um raio. As causas da eletrizao das nuvens De acordo com a teoria mais aceita, ela se eletriza a partir das colises de partculas de gelo acumuladas em seu interior. Outra causa, que no exclui a primeira, estaria em efeitos resultantes da diferena de condutividade eltrica do gelo devido a diferenas de temperatura no interior da nuvem. Durante as colises, as partculas de gelo perdem eltrons e transformam-se em ons. Isso torna a nuvem eletricamente carregada. As partculas tm tamanho variado e, segundo medidas feitas por sondas meteorolgicas, as menores e mais leves ficam com carga positiva e as maiores e mais pesadas (partculas de gelo denominadas granizo)com carga negativa. Alguns fatores como os ventos, a temperatura e fora da gravidade fazem com que cargas de mesmo sinal se concentrem em regies especficas da nuvem. Geralmente a parte inferior, a base da nuvem, e a parte superior ou topo da nuvem, so os locais de maior acmulo de carga, de sinais contrrios, funcionando assim como armaduras de um capacitor.

Alguns raios ocorrem associados a tempestades de poeira ou a nuvens formadas por vulces ativos. Neste caso, acredita-se que os processos de eletrizao sejam semelhantes aos descritos acima para nuvens de gua.

A induo de cargas e a quebra da rigidez dieltrica

As cargas distribudas na base e no topo das nuvens produzem um campo eltrico interno, denominado campo eltrico intra-nuvem. Alm disso, com o acmulo de cargas em sua superfcie externa, a nuvem pode provocar uma induo eletrosttica na superfcie de outras nuvens ou no solo imediatamente abaixo (apesar das nuvens serem formadas por molculas de gua, portanto isolantes eltricas, a mobilidade de seus ons lhes confere um comportamento semelhante ao de um condutor). Neste caso cria-se um campo eltrico entre nuvens ou entre a nuvem e o solo.

Enquanto os choques das partculas dentro da nuvem se intensificam, a quantidade de carga em sua superfcie aumenta e, conseqentemente, o campo eltrico criado por essas cargas tambm se eleva. Com o aumento da intensidade desse campo, as molculas de ar entre as partes eletrizadas sofrem polarizao e se orientam de acordo com o campo eltrico. O efeito de polarizao se intensifica com o aumento da intensidade do campo, at o ponto em que eltrons so arrancados das molculas do ar. Este, dessa forma ionizado, se transforma em um condutor

gasoso. Genericamente, o valor de campo eltrico que provoca ionizao em um meio denominado rigidez dieltrica desse meio. No ar, a rigidez dieltrica varia com as condies da atmosfera. Quando o campo eltrico ultrapassa esse valor limite, diz-se que houve uma quebra da rigidez dieltrica do meio. Isso transforma o isolante em condutor. Como conseqncia, os ons negativos e os eltrons livres do ar so fortemente atrados pelas cargas positivas presentes nas nuvens ou induzidas no solo, formando um caminho chamado de canal condutor. Assim sendo, o movimento de cargas negativas no canal condutor pode ocorrer tanto intra-nuvem como entre nuvens ou entre nuvem e solo. Em cerca de 90% dos casos as descargas eltricas se originam na base da nuvem, quase sempre eletrizada negativamente. Portanto, em geral, uma carga negativa que inicia o processo de descarga eltrica atmosfrica.

O movimento da Carga Lder

A primeira carga a se movimentar, na maioria das vezes vinda da base de uma nuvem, a Carga Lder ou Lder Escalonado. chamada assim porque desce em etapas ou escalas, em intervalos de tempo quase uniformes. Algumas cargas seguem novos

caminhos fora do canal principal, criando ramificaes em muitos pontos. Isso porque h ons na atmosfera, distribudos de maneira no uniforme, o que acaba por atrair ou repelir essas cargas para um lugar indeterminado. As bruscas variaes de velocidade da Carga Lder produzem uma onda eletromagntica de freqncia superior da luz visvel, portanto no perceptvel pelo olho humano. O movimento da Carga Lder seguido por outras cargas provenientes da base da nuvem criando-se uma corrente eltrica denominada raio.

Lderes Conectantes e Descarga de Retorno

A Carga Lder, em geral negativa, aproxima-se de cargas positivas localizadas no solo ou nas nuvens. A carga acumulada no canal condutor produz um aumento na intensidade do campo eltrico entre as cargas, gerando uma nova quebra da rigidez dieltrica do ar. Por efeito dessa quebra, devido ao alto nvel de intensidade desse campo, ons positivos so arrancados do solo (ou da nuvem para onde as cargas negativas se dirigem). Isto explica a afirmao: na maioria dos

casos, a descarga eltrica ocorre do solo para a nuvem. A intensificao do campo eltrico provoca o surgimento de vrios caminhos (canais) por onde esses ons se deslocam ao encontro da Lder. Os ons positivos so denominados Lderes Conectantes ou Descargas Conectantes. No caso de descargas nuvem-solo, esse segundo rompimento da rigidez dieltrica ocorre quando a Lder est cerca de 10 m de distncia do local de onde os ons positivos so arrancados. Essas cargas se encontram aproximadamente a meia distncia do percurso. Assim se completa o canal do relmpago. Todas as cargas negativas que seguem a Carga Lder movem-se atravs dos novos canais por onde passaram os ons positivos at alcanar os pontos de onde eles partiram. A descarga que saiu do solo continua seu movimento at a nuvem e passa a ser denominada Descarga de Retorno. Essa descarga ocorre com uma velocidade de cerca de um tero da velocidade da luz.

O relmpago

As principais conseqncias das descargas eltricas atmosfricas (raios) so a luz (relmpago) e o som (trovo). Os relmpagos so produzidos

basicamente pela radiao eletromagntica emitida por eltrons que, aps serem excitados pela energia eltrica, retornam a seus estados fundamentais. Isto ocorre principalmente na Descarga de Retorno e por esta razo, no caso da descarga nuvem-solo, a gerao da luz feita de baixo para cima. A luz do relmpago bastante intensa devido grande quantidade de molculas excitadas. Pode-se observar que as ramificaes do canal so menos brilhantes pela menor quantidade de cargas presentes nessa regio. A gerao de luz dura cerca de um dcimo de segundo. Portanto, os ftons produzidos no incio da trajetria, apesar de chegarem primeiro na retina do observador, conseguem mant-la sensibilizada at a chegada dos ftons provenientes do final da trajetria. Por isso, comum se pensar que o canal se iluminou todo de uma vez ou ainda que o relmpago caiu, vindo de cima para baixo, talvez por colocarmos a nuvem como nossa referncia. Geralmente a luz do relmpago de cor branca, mas pode variar, dependendo das propriedades atmosfricas entre o relmpago e o observador.

Relmpagos mltiplos

Quando h apenas uma Descarga de Retorno, o relmpago

classificado como relmpago simples. Os relmpagos mltiplos acontecem quando a nuvem no se descarrega completamente durante o primeiro raio. Neste caso, a cargas remanescentes se acumulam novamente na base da nuvem e o fenmeno se reproduz atravs dos mesmos passos descritos nesta seo. A Carga Lder poder ser um Lder Contnuo (um lder que no desce em etapas e aproveita o canal que j existe), um Lder Escalonado (um novo lder formado quando todo o canal se desfaz) ou um Lder Contnuo-escalonado (se parte do canal se desfizer). A descarga de retorno ser denominada Descarga de Retorno Subseqente unicamente no caso do Lder Contnuo.

Para que acontea mais de um relmpago, tudo vai depender do tempo que a nuvem leva para se recarregar. A maioria dos relmpagos do tipo mltiplo. O nmero mdio de descargas de retorno subseqentes geralmente de 3 a 5. O maior valor at hoje registrado foi de 42 descargas. um erro comum pensar que um relmpago nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Sendo vrias as descargas positivas ou Conectantes que saem do solo, se uma delas sair de um mesmo ponto (onde a primeira Conectante saiu) indo ao encontro da nova Lder, ser possvel que isso ocorra.

Assim como o Lder Escalonado, o Lder Contnuo invisvel.Por outro lado, na maioria dos casos, o Contnuo no possui ramificaes. Sua Descarga de Retorno Subseqente menos brilhante que a primeira descarga e pouco ramificada.

O Lder Contnuo-escalonado ocorre quando, durante a descida de um Lder Contnuo, o canal se desfaz e ele tem que mudar para Lder Escalonado para poder completar o caminho. A Descarga de Retorno Subseqente, pode sair de um outro ponto do solo e seguir tambm um novo caminho, bifurcando o canal (vemos a figura de um psilon invertido). Quase 1/4 dos relmpagos apresenta este efeito.

Raios nuvem-solo positivos

Os raios entre a nuvem e o solo tambm podem iniciar por Lderes positivos descendentes, correspondendo a movimentos de subida de cargas negativas (eltrons). A Descarga de Retorno resultante transporta cargas positivas da nuvem para o solo. Estes so os raios nuvem-solo positivos e no geral eles no se seguem de Descargas de Retorno Subseqentes, sendo classificados como

relmpagos simples. Eles causam maiores danos do que os negativos. Muitos acidentes como incndios em florestas e estragos em linhas de energia so causados por este tipo de raio.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >>>>>>

Tipos de raios

Voc j ouviu dizer que os raios podem subir para as nuvens em vez de descer para a Terra? Existem diversos tipos de raios provocando relmpagos e troves das mais variadas formas. A classificao dos relmpagos est baseada no modo como acontecem os raios. Veja tambm o que os cientistas tm descoberto sobre os relmpagos de bola, um tipo raro de relmpago, considerado por muito tempo como pura imaginao, mas que agora motivo de srias pesquisas.

Os raios em nuvens

Os raios em nuvens so assim

chamados por iniciarem dentro de uma nuvem. Eles so menos perigosos para ns. Apenas os pilotos de aeronaves recebem treinamento especial caso enfrentem uma nuvem de tempestade durante o vo e sejam atingidos por essa descarga eltrica. Nesse caso, o avio est protegido com pra-raios. Os relmpagos que esses raios geram podem ser vistos por ns e fazem cerca de 70% do total que atingem nosso planeta. O fato de estarem escondidos pelas nuvens impossibilita que se saiba detalhes sobre sua formao. Suas descargas podem ocorrer de trs maneiras: no interior das nuvens (chamados de descargas intra-nuvem), entre duas ou mais nuvens (as descargas nuvem-nuvem) e para fora da nuvem, sem atingir o solo (denominadas de descargas para o ar).

Os raios entre nuvens e solo

Este tipo de raio inicia na superfcie de uma nuvem ou no cho, abaixo ou prximo de uma nuvem de tempestade. Sua denominao feita de acordo com o sentido de movimento da carga que o origina. Dessa maneira, os raios entre nuvens e solo podem ser do tipo nuvem-solo ou solo-nuvem. Eles tambm se classificam quanto ao sinal da carga lder que inicia uma descarga, podendo ser negativos ou positivos. A maioria das

descargas nuvem-solo so negativas. Esses raios so os que realmente preocupam os homens. Estimativas indicam que cerca de 100 milhes de raios nuvem-solo ocorrem no Brasil todo ano e a maior parte deles acontece na Amaznia, talvez pelo fator climtico da regio. Nas cidades, j se comprovou que a poluio aumenta a quantidade de descargas eltricas na atmosfera. A formao de raios entre nuvens e solo bem conhecida. Os nuvem-solo correspondem a quase 99% dessas descargas, enquanto que os solo-nuvem so raros, ocorrendo geralmente no topo de montanhas ou em estruturas altas (como torres e edifcios). Um solo-nuvem pode at ser "criado" por foguetes lanados na direo da nuvem de chuva. Isso, alis, tem permitido o estudo dos relmpagos e melhorado as tcnicas de proteo.

Os misteriosos relmpagos de bola

Existe ainda outra forma de relmpagos que no est includa na classificao tradicional. So os relmpagos de bola, tambm conhecidos como relmpagos globulares, bolas de fogo ou relmpagos raros. No interior do Brasil, eles so chamados de me do ouro e segundo a

lenda, seu aparecimento indicaria a existncia desse metal no subsolo daquela regio. Ainda se sabe muito pouco a respeito dos relmpagos de bola. Eles tm tempo de durao de aproximadamente 4 segundos (em mdia), forma quase sempre esfrica (de dimetros entre 10 e 40 cm) e cores que variam entre branco, amarelo e azul. Tm brilho semelhante ao de uma lmpada fluorescente, emitem um som sibilante (som muito agudo, como um forte assobio) e desprendem um odor forte (geralmente de enxofre), terminando numa exploso ou desaparecendo repentinamente. Dizem que ele capaz de atravessar as paredes e janelas das casas e a fuselagem dos avies. Esses relmpagos muitas vezes so confundidos com VNIs ou fantasmas e at meados do sculo passado eram considerados iluso de ptica ou uma interpretao errada de outros fenmenos naturais.

Com a publicao de artigos de alguns famosos cientistas em revistas conceituadas, relatando suas observaes sobre as bolas de fogo, a comunidade cientfica teve que rever seus conceitos. Surgiram vrias teorias para explicar a sua origem. A mais recente foi divulgada em 2000, na revista britnica Nature. Pesquisadores da Universidade de Canterbury, Nova Zelndia, afirmam que o intenso calor gerado pela penetrao de um relmpago comum no solo produz pequenas partculas de Silcio e outros compostos. Essas partculas,

denominadas de nanoparticulas, se unem formando uma rede de filamentos e armazenam certa energia qumica. Ao cessar a descarga eltrica, esses filamentos se vaporizam e adquirem a forma de uma esfera. medida que se oxidam lentamente no ar, essas partculas perdem a energia armazenada e emitem luz e calor. Tudo isso em alguns poucos milisegundos. Como a esfera se forma apenas no fim desse processo, ou seja, da vaporizao oxidao, o observador tem a impresso que ela se materializou no ar. Esta nova teoria tambm explicaria como o relmpago de bola capaz de atravessar as portas e janelas das residncias sem causar danos. A rede de filamentos, sendo flexvel e movendo-se com o ar, poderia passar pelas fendas existentes nas portas e janelas, se reorganizando do outro lado. Mas, outra particularidade deles o poder de atravessar objetos macios, como paredes ou fuselagem de avies, o que ela no consegue explicar corretamente. Ainda assim, os estudos prosseguem. O prximo passo dever ser o de criar um relmpago de bola em laboratrio, tarefa que os pesquisadores j esto tentando realizar.

Os troves

As ondas sonoras geradas pelo movimento das cargas eltricas na atmosfera so denominadas troves. Resultado do aumento da temperatura do ar por onde o raio passa, os troves podem ser perigosos, nas

proximidades de onde o fenmeno acontece. Entretanto, na maioria dos casos, causam apenas medo aos mais sensveis.

Formao

O trovo uma onda sonora provocada pelo aquecimento do canal principal durante a subida da Descarga de Retorno. Ele atinge temperaturas entre 20 e 30 mil graus Celsius em apenas 10 microssegundos (0,00001 segundos). O ar aquecido se expande e gera duas ondas: a primeira uma violenta onda de choque supersnica, com velocidade vrias vezes maior que a velocidade do som no ar e que nas proximidades do local da queda um som inaudvel para o ouvido humano; a segunda uma onda sonora de grande intensidade a distncias maiores. Essa constitui o trovo audvel.

Caractersticas

Os meios de propagao dos

troves so o solo e o ar. A freqncia dessa onda sonora, medida em Hertz, varia de acordo com esses meios meios, sendo maiores no solo. A velocidade do trovo tambm varia com o local onde se propaga. O trovo ocorre sempre aps o relmpago, j que a velocidade da luz bem maior que a do som no ar. O que escutamos a combinao de trs momentos da propagao da descarga no ar: primeiro, um estalo curto (um som agudo que pode ensurdecer uma pessoa) gerado pelo movimento da Descarga de Retorno no ar. Depois, um som intenso e de maior durao que o primeiro estalo, resultado da entrada ou sada da descarga no solo e por ltimo, a expanso de sons graves pela atmosfera ao redor do canal do relmpago. Podemos ter uma percepo do som diferente, mas essa ordem a mesma. Por isso, muito perigoso ficar prximo ao local de queda de um relmpago. A energia acstica ou energia sonora gasta para provocar esses estrondos proporcional a freqncia do som. A maior parte dela, cerca de 2/3 do total, gera os troves no solo e o restante (1/3) provoca som do trovo no ar. Mesmo assim, eles costumam ser bem violentos, como podemos perceber. Por causa da freqncia, os troves no ar so mais graves (como batidas de bumbo). Aqueles estalos caractersticos dos troves, os sons bastante agudos, alm de dependerem da nossa distncia fonte, se relacionam com as deformaes do canal e de suas

ramificaes. Quanto mais ramificado o canal, maior o nmero de estalos no trovo. Se o observador estiver prximo do relmpago (a menos de 100 metros, por exemplo) o estalo ser parecido a de uma chicotada. Isso est associado a onda de choque que antecede a onda sonora.

Durao

A durao dos troves calculada com base na diferena entre as distncias do ponto mais prximo e do ponto mais afastado do canal do relmpago ao observador. Por causa dessa variao de caminhos, o som chega aos nossos ouvidos em instantes diferentes. Em mdia, eles podem durar entre 5 e 20 segundos.

Dvidas

Nesta seo, perguntas gerais e especficas sobre os relmpagos.

Qual parte da estrutura o pra-raio protege?

A regio de proteo ou zona de proteo ser para uma estrutura (prdio ou residncia) aquela que, teoricamente, est imune incidncia direta do relmpago. Em termos gerais, essa regio pode ser representada por um cone imaginrio cobrindo a estrutura, com pico situado no pra-raio (terminal areo) e um raio de base no solo. Para construes menores que 20 metros, esse raio equivale altura estrutura + pra-raio e para outras construes maiores, o raio varia e geralmente menor que essa altura. Alguns fatores como o tipo de estrutura a ser protegida e o nvel de aterramento interferem nessa zona de proteo.

Os avies tm pra-raios?

Os avies possuem pra-raios para se protegerem contra as descargas. Os engenheiros de aeronaves tambm realizam testes com a carcaa dos avies e verificam qual material suporta e distribui melhor essa descarga. Se isso no for feito, um relmpago em pleno vo pode causar imensos problemas, desde curtos-circuitos falha total do sistema de comando. A blindagem

eletrosttica do avio no poder ser aplicada nesse caso, pois esse conceito vale para fenmenos estticos.

O relmpago pode cair no mar?

Os relmpagos podem ocorrer em qualquer lugar, inclusive na gua. Quando a quantidade de cargas numa nuvem de chuva atinge os nveis para a formao das descargas, elas podero acontecer, independente do local. Muitas pessoas j foram atingidas por relmpagos quando nadavam ou pescavam. Dentro d'gua, os peixes morrem com a intensa corrente eltrica da descarga do relmpago. Por isso, no se deve nadar ou fazer qualquer atividade na gua dos rios ou mares na ocasio de uma tempestade.

Existem relmpagos em outros planetas?

A Terra no o nico planeta onde relmpagos ocorrem. Os relmpagos tm sido detectados tambm em Vnus, Jpiter e Saturno. Supe-se que ocorram em Urano e Netuno. Dados enviados pela sonda

Galileu em torno de Jpiter sugerem que l os relmpagos so formados pelos mesmos mecanismos que os produzem na Terra. Em 1979, as sondas Voyager 1e2 registraram pela primeira vez em Jpiter a formao de nuvens como as que produzem ciclones na Terra e descobriram uma grande quantidade de relmpagos em seu hemisfrio noturno, sugerindo a presena de intensas tempestades.

Como feito o estudo dos relmpagos com foguetes?

Relmpagos do tipo solo-nuvem podem ser reproduzidos atravs de pequenos foguetes conectados a longos fios de cobre lanados na direo das tempestades. Aps o lanamento, o fio do foguete se desenrola e cria um caminho condutor por onde o relmpago vem a se propagar. Tal tcnica bastante perigosa e deve ser feita por profissionais da rea. Ela tem permitido medir campos eltricos e magnticos bem prximos ao canal do relmpago. Os relmpagos podem ser detectados tambm do espao, atravs de sensores pticos a bordo de satlites e naves espaciais. Um fato interessante que os satlites no conseguem distinguir entre raios em nuvens e entre nuvens e solo, mas tm mostrado que cerca de 50 a

100 relmpagos ocorrem por segundo em nosso planeta. A regio tropical recebe 70 % das descargas.

Na rua, podemos ficar em grupos durante uma tempestade?

Em condies de estabilidade atmosfrica (cu claro, sem nuvens de tempestade), h um campo eltrico uniforme prximo superfcie, orientado para baixo. Com isso, se supe a existncia de linhas equipotenciais perpendiculares a esse campo e uma pessoa normalmente estaria sujeita a uma diferena de potencial considervel. Felizmente isso no ocorre, porque o corpo humano um bom condutor e se comporta como se fizesse parte da Terra. Ficamos com o mesmo potencial eltrico da Terra, que considerado nulo. Na maioria das vezes, no a diferena de potencial de uma regio que causa perigo, mas sua quantidade de carga. Em tempo bom, h pouca carga associada ao potencial que estamos submetidos. Quando h tempestades, a nuvem carregada pode induzir na superfcie terrestre cargas eltricas considerveis. Permanecendo sozinho, nos assemelhamos a uma ponta e ficando em grupos, essas cargas tero uma superfcie "especial" de onde podero sair uma ou mais descargas.

Devemos cobrir espelhos durante uma tempestade?

A prtica de algumas pessoas em cobrir espelhos ou se afastar deles quando ocorrem tempestades no tem nenhum princpio fsico. Espelhos no atraem relmpagos, tampouco iro "refletir" a descarga em cima de algum. Essa apenas mais uma das muitas crendices populares existentes e no deve ser levada em conta como regra de proteo contra os relmpagos.

possvel determinar o ponto onde a descarga do relmpago acontece?

Podemos determinar, atravs de um clculo bastante simples, a distncia entre ns e onde relmpago "caiu", em outras palavras, o seu "local de queda". Ao vermos o claro do relmpago, devemos marcar o tempo para escutarmos o barulho do trovo. Divide-se esse resultado por 3 e a resposta ser a distncia aproximada, em quilmetros, do local de queda. Esse clculo no leva em conta fatores como o nmero de ramificaes do relmpago, tipo de atmosfera, distncias reais do ponto no solo e do ponto da nuvem pessoa. Tudo isso certamente influenciaria no resultado. A margem de erro de

20%. Quando no conseguimos ouvir um trovo aps o claro do relmpago, significa que ele ocorreu a uma distncia suficiente para toda a energia sonora se perder no ar. Essa distncia geralmente maior ou igual a 20 quilmetros.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >>>>>

GROSSRIO

ons

De maneira simples, os ons so tomos que, por um motivo qualquer, perderam ou ganharam eltrons. Quando um tomo perde eltrons se torna um on positivo ou ction, passando a ter excesso de cargas positivas. Contrariamente, ao ganhar eltrons, torna-se um on negativo ou nion. Os tomos dos elementos qumicos tendem a estabilizar a ltima camada ganhando ou perdendo eltrons, ou seja, para a maioria h necessidade de se transformar em ons. Por exemplo, tomos de metais, como o cobre, tendem a perder eltrons (ons ction) e

tomos de ametais, como o oxignio, tendem a ganhar eltrons (ons nion).

Campo Eltrico

Em geral, os fenmenos fsicos acontecem numa certa regio do espao. Essa regio chamada de campo. As grandezas fsicas que daro origem aos campos recebem o nome de fontes de campos. Por exemplo, um corpo que possui quantidade de massa gera um campo do tipo gravitacional,cuja fonte a quantidade de massa do corpo. J em corpos eletrizados, o campo que levado em considerao o campo eltrico, que tem como fonte a quantidade de carga eltrica. O campo eltrico varia com o inverso do quadrado da distncia entre as cargas. Quando o campo eltrico numa regio tiver mesma intensidade, direo e sentido, as linhas de fora estaro igualmente espaadas, alm de terem mesma direo e sentido. Este o campo eltrico uniforme (CEU). Geralmente eles ocorrem entre duas superfcies planas condutoras. Um exemplo de campo eltrico uniforme aquele formado no interior da nuvem ou entre a base da nuvem e o solo, momentos antes de acontecer uma tempestade. O campo eltrico uma

grandeza medida em Newton por Coulomb (N/C) no Sistema Internacional de unidades. Tambm utilizada uma medida equivalente, o Volt por metro (V/m).

Capacitores - funcionamento

Os capacitores so feitos com dois condutores, chamados de armaduras, entre os quais ocorre induo total de cargas por parte de um deles que esteja eletrizado. As armaduras esto sempre separadas por substncias dieltricas ou isolantes (ar, gua pura, leo). Um capacitor funciona da seguinte forma: um dos condutores, previamente carregado com certa quantidade de cargas, induz a mesma quantidade, com sinal de carga sinal, no outro condutor. Com elas, se cria um circuito eltrico atravs de um fio que as una ou se ligadas Terra, fazendo com que a carga induzida se escoe. A outra placa se recarrega e repete o ciclo. A carga de um capacitor aquela da armadura positiva, enquanto que a carga total nula. Tambm se observa a formao de um campo eltrico entre as armaduras quando o capacitor est em funcionamento. Por isso se diz que as superfcies da nuvem funcionam como armaduras de um capacitor.

Corrente eltrica - conceito

A corrente eltrica o movimento ordenado de partculas eletricamente carregadas. Vamos explicar a corrente eltrica a partir de um condutor metlico (um fio eltrico por exemplo). Dentro desses condutores h muitos eltrons livres descrevendo um movimento catico, sem direo determinada. Ao aplicar-se uma diferena de potencial entre dois pontos do metal (ligando as pontas do fio a uma bateria, por exemplo), estabelece-se um campo eltrico interno e os eltrons passam a se movimentar numa certa ordem, constituindo assim a corrente eltrica.

A corrente eltrica definida como a razo entre a quantidade de carga que atravessa certa seco transversal (corte feito ao longo da menor dimenso de um corpo) do condutor num intervalo de tempo. A unidade de medida o Coulomb por segundo (C/s), chamado de Ampre (A) no SI em homenagem ao fsico e matemtico francs Andr-Marie Ampre (1775-1836).

Eletrizao

Um tomo normalmente tem iguais quantidades de prtons e eltrons, partculas que podem causar efeitos eltricos. Cada prton tem efeito anulado por outro eltron e no geral os corpos esto eletricamente nulos. Quando h diferena no nmero de eltrons, os corpos esto eletrizados ou carregados. A diferena se faz no nmero de eltrons porque a eletrosfera bem mais acessvel a interaes que a distante regio nuclear, onde as foras que mantm os prtons unidos so maiores. Por isso, um tomo pode perder ou ganhar eltrons e assim, um corpo se eletriza positivamente, na falta de eltrons, ou negativamente, quando h excesso de eltrons.

Induo Eletrosttica

O processo de induo eletrosttica ocorre quando um corpo eletrizado redistribui cargas de um condutor neutro. O corpo eletrizado, o indutor, colocado prximo ao corpo neutro, o induzido, e isso permite que as cargas do indutor atraiam ou repilam as cargas negativas do corpo neutro, devido a Lei de Atrao e

Repulso entre as cargas eltricas. A distribuio de cargas no corpo induzido mantm-se apenas na presena do corpo indutor. Para eletrizar o induzido deve-se coloc-lo em contato com outro corpo neutro e de dimenses maiores, antes de afast-lo do indutor.

Lei de Coulomb

A teoria matemtica para as interaes entre corpos carregados conhecida como Lei de Coulomb. Desenvolvida pelo francs Charles Augustin de Coulomb (1736-1806), utilizando um aparelho por ele inventado, a balana de toro, a lei diz que as atraes ou repulses eltricas so proporcionais s quantidades de carga e inversamente proporcionais ao quadrado da distncia entre elas.

Ondas Eletromagnticas

A luz visvel ou onda luminosa um tipo de onda eletromagntica. Foi Maxwell que, a partir de equaes que levam seu nome,

previu a existncia das ondas eletromagnticas, ondas que combinam fenmenos eltricos e magnticos. Podemos imagin-las como duas ondas viajando numa mesma direo, perpendiculares entre si, oscilando em seus planos. Basicamente, uma carga eltrica oscilante cria uma onda eletromagntica. Para Maxwell, a luz visvel apenas um grupo contida numa faixa de radiao do espectro eletromagntico, onde existem ainda as ondas invisveis, como as infravermelhas e as ultravioletas e outras como as ondas de rdio, microondas, raios X, raios gama, etc. Qualquer onda eletromagntica transversal, ou seja, tem direo de propagao perpendicular a direo da vibrao da fonte. Alm disso, essa ondas no precisam de um meio de propagao, podendo viajar at no vcuo.

Rigidez Dieltrica

Quando se aumenta a quantidade de carga de um capacitor, o campo eltrico tambm aumenta. Se for suficientemente intenso, pode arrancar eltrons dos tomos do dieltrico, causando sua ionizao. O valor mximo do campo eltrico que esse isolante suporta sem se ionizar chamado de rigidez

dieltrica do meio e ao se atingir esse valor, salta uma fasca entre as armaduras do capacitor, danificando-o. Foi exatamente essa propriedade que Franklin imaginou que acontecia na atmosfera e originava as descargas dos relmpagos.

Tipos de condutores

Os materiais condutores so classificados em trs grupos: condutores metlicos, eletrolticos e gasosos. Os condutores metlicos so os mais numerosos. As ligaes metlicas se caracterizam pela presena de eltrons livres, eltrons fracamente ligados ao ncleo atmico. Os metais tm enorme tendncia a doar eltrons, que possuem grande mobilidade, permitindo o espalhamento de cargas por todo o metal. Por isso so considerados bons condutores. Nas solues eletrolticas, os ons positivos e negativos so os portadores de carga. Nascem da dissociao inica de compostos cidos, bsicos ou salinos em solventes. O caso dos condutores gasosos o mais especial. Os gases, geralmente isolantes, podem ser ionizados na presena de um forte campo eltrico e formar suas partculas portadoras de cargas, os ons positivos e

eltrons. Os relmpagos so basicamente formados por esse processo.

Fonte: http://www.ufpa.br/ccen/fisica/aplicada/formac.htm

You might also like