You are on page 1of 7

Dupla converso Sistema No-Break composto de mdulo retificador conversor, inversor, chave esttica e By Pass manual.

By Pass Esttico
Chave esttica sem tempo de interrupo comuta para rede alternativa em caso de falha do inversor ou sobrecarga.

By Pass Manual
Os equipamentos dispem de chave manual para By Pass, a fim de efetuar a transferncia para a rede alternativa em caso de manuteno preventiva ou corretiva no equipamento, sem interromper o fornecimento de energia carga crtica. A chave By Pass Manual est localizada no painel interno do no-break, esta chave pode ser usada para conectar as cargas rede reserva diretamente. O propsito bsico desta chave by-pass efetuar a transferncia para a rede alternativa em caso de manuteno preventiva ou corretiva no equipamento, sem interromper o fornecimento de energia carga crtica.

IGBT (Insulated Gate Bipolar Transistor) no Conversor e Inversor

Utilizado como uma chave de altssima confiabilidade, alternando os estados de conduo (On-state) e corte (Off-state), controlados pela tenso de gate, esses semicondutores apresentam baixa perda.

Forma de Onda Senoidal Pura


Existem dois tipos de inversores atualmente no mercado: os que produzem onda senoidal modificada e os que produzem onda senoidal pura. A diferena entre eles grosseira. Os fabricantes que produzem e apresentam seus inversores como sendo de onda senoidal modificada, ou aproximada ou etc, usam apenas de um recurso semntico para confundir o consumidor e faz-lo pensar que est comprando um produto de sada senoidal. A forma de onda desses equipamentos quadrada e, por essa razo o seu custo de fabricao inferior. So short breaks com tempo de interrupo considervel e destinam-se no mximo para aplicaes domsticas. O inversor de onda senoidal pura projetado para fornecer energia de qualidade igual ou superior fornecida pela concessionria. recomendvel para cargas crticas, que requerem qualidade e confiabilidade no forneci mento de energia ininterrupta.

Retificador

O Retificador usado para retificar a tenso de Rede AC Principal para alimentar as baterias e o Inversor com tenso DC filtrada e regulada. O Retificador a fonte de tenso DC para o inversor, e se a Rede AC Principal falhar ou se tornar inadequada o banco de baterias alimentar o Inversor por um tempo limitado, que depender da capacidade das baterias e da carga aplicada. Com o restabelecimento da Rede AC principal, o retificador reassumir a alimentao DC do Inversor. Atravs do circuito de partida suave (soft-start) o sistema no provocar distrbios na linha AC. Alm de alimentar o Inversor com tenso DC adequada, o Retificador tambm mantm as baterias carregadas, para isso a tenso DC e a corrente de carga das baterias so continuamente monitoradas pelo circuito de controle que proporcionar uma condio ideal de carga e flutuao das baterias. Dispe tambm de retificador para alimentao do inversor e carregador de baterias independente (sob consulta).
Inversor

A funo do Inversor converter a tenso contnua da sada do retificador ou das baterias (DC) em tenso alternada (AC) para alimentar continuamente as cargas em qualquer condio. A tenso DC de sada do retificador e a tenso das baterias esto conectadas simultaneamente entrada do Inversor (em paralelo). Durante operao normal com a sada do retificador alimentar o Inversor at a plena potncia, se necessrio, e carregar as baterias. Se o Retificador ou a Rede AC de entrada principal falhar, o banco de baterias assumir automaticamente a alimentao do inversor at a plena carga por um perodo limitado de tempo, isto sem interrupo ou chaveamento da alimentao do inversor o que assegura alimentao contnua da carga sem distrbios. A freqncia de sada do inversor mantida em fase com a rede de alimentao reserva AC (desde que esta esteja dentro dos limites aceitveis de tolerncia normalmente +/1%), atravs de um oscilador de preciso. A sada do inversor e a rede reserva esto conectadas chave esttica.
Chave esttica

A funo da chave esttica conectar a carga sada do inversor ou a rede reserva. Em condies normais de funcionamento a chave esttica conecta a carga sada do inversor. Se a sada do inversor estiver inadequada, ou seja, fora da tolerncia de +/10% da tenso nominal, a chave esttica transferir a alimentao das cargas para a rede reserva sem interrupo e em fase como explicado no item anterior. Aps 20 segundos a chave esttica retransfere a carga para a sada do inversor se este retornar s condies nominais. A transferncia automtica para a rede reserva ser inibida se esta estiver fora dos limites de tolerncia aceitveis (normalmente +/- 15%), ou se eventualmente a sada do inversor e a rede reserva no estiverem em fase.

Ver os desenhos. http://www.amplimag.com.br/tecnologia_nobreak_estabilizadores.html

No Breaks / UPS
O No Break ou UPS uma soluo completa para a proteo tanto do equipamento (hardware) quanto dos arquivos que se perderiam devido falta de energia. Alm de corrigir a rede eltrica contra as oscilaes de tenso (estabilizar), fornece na falta de

energia, alimentao eltrica ininterrupta evitando a paralisao dos equipamentos e consequentemente a perda de arquivos. No-Break Tipo de proteo: Subtenses, Sobretenses, Surto, Pico de energia, Rudo, Black-out. Realiza a proteo do hardware, dos dados e dos dispositivos do sistema. A principal funo do No-Break garantir, no caso de interrupo do fornecimento da energia eltrica, o funcionamento do computador ou de qualquer outro dispositivo a ele conectado com um tempo de funcionamento extra para que o usurio salve seus trabalhos e faa o desligamento seguro e correto do sistema. No-Breaks de qualidade j incorporam as funes de filtro de linha, garantindo a integridade dos equipamentos a ele conectados, possuindo tambm programas de gerenciamento para quando da falta de energia.

No Break Off-Line (Standby)


Os No Breaks Off-line (Standby) oferecem, a preo baixo, solues para ambientes que necessitam de proteo mnima de energia. A energia fornecida aos equipamentos diretamente pela concessionria (rede). Enquanto a rede eltrica est presente, o No Break somente re-carrega as baterias. As mudanas ou variaes de voltagem e freqncia no so reguladas pelo No break Offline (Standby) e passam por ele at seu equipamento. Quando estas se tornam muito bruscas, ou quando falta energia da rede de entrada, o mdulo inversor do No Break entra em operao e converte a energia da bateria (DC) para energia AC a qual alimenta o equipamento a ele ligado. Esta tecnologia fornece esta proteo mnima requerida pelos equipamentos eletrnicos a um preo bastante acessvel. Os No Breaks Off-line (Standby) aplicam-se para micros pessoais, estaes de trabalho isoladas, fax, centrais telefnicas, iluminao de emergncia, equipamentos domsticos no crticos.

No Break Interativo Semi-Senoidal


As caractersticas principais desta topologia so o suprimento de energia adicional e ininterrupta, estabilizao de tenso e possibilidade de utilizao de software inteligente. Nesta topologia, enquanto a rede eltrica gerada pela concessionria de energia est presente, ela quem alimenta o mdulo Estabilizador e/ou Filtro de Linha o qual por sua vez alimenta aos equipamentos conectados ao no break, fornecendo-lhes uma rede eltrica condicionada, isenta de rudos de linha e estvel. Neste estado, o inversor permanece desligado, em standby. Quando ocorre uma falta de energia, automaticamente efetuada a transferncia para o mdulo inversor, o qual acionado e recebendo a energia reservada pelo banco de baterias a transforma em alimentao (ininterrupta) para os equipamentos conectados ao no-break, evitando por sua vez a paralisao destes. O ponto favorvel do no break interativo (com mdulo estabilizador/filtro de linha) em relao ao no break no interativo (off-line, standby - no estabilizado) alm de estabilizar, filtrar e condicionar a rede, evitar as transferncias desnecessrias para o mdulo inversor perante uma oscilao de tenso na entrada, visando o aumento da vida til das baterias. Os no breaks no interativos, quando ocorre uma oscilao de tenso, transferem imediatamente para o mdulo inversor, como se faltasse energia, visando no deixar passar esta oscilao para o equipamento a ele conectado. Neste momento, as baterias entram em descarga at que ocorra novamente a transferncia para a rede, ou seja, a oscilao de tenso deixe de existir. Se isto ocorrer com freqncia, as baterias logo se esgotaro. Os no breaks interativos, devido a terem o mdulo estabilizador/filtro de linha, no transferem para o mdulo inversor quando ocorre uma oscilao de tenso, a no ser que esta seja muito grande, pois eles a estabilizam. Por sua vez, utilizam-se muito menos das baterias para proteger os equipamentos a eles conectados, aumentando sua vida til e conseqentemente sua confiabilidade.

Outra versatilidade deste tipo de no break interativo, est na possibilidade de utilizao de software de gerenciamento e/ou controle, atravs de uma porta de comunicao RS232 ou contato seco (DB9). Indicado para alimentar equipamentos de pequeno porte. Devido seu excelente custo benefcio, torna-se produto indispensvel para micros, terminais, centrais telefnicas, equipamentos de segurana e outros que requeiram ininterrupo em seu funcionamento.

No Break Interativo Senoidal


Esta topologia possui as mesmas caractersticas e versatilidades mencionadas anteriormente para o no break interativo semi-senoidal, com o acrscimo da forma de onda de sada ser senoidal (igual a fornecida pela concessionria de energia eltrica). Indicado para alimentar equipamentos de pequeno e mdio porte, que requeiram uma alimentao eltrica de qualidade por se tratar de equipamentos de alta responsabilidade, ex.: servidores de redes, estaes de trabalho, terminais ponto de venda, etc...

No Break On-line de Dupla Converso


Destinado utilizao em redes eltricas crticas, alimentando a equipamentos sensveis, esta topologia a que melhor atende a todos os requisitos de desempenho e confiabilidade, com a versatilidade da utilizao de software de gerenciamento e/ou controle, atravs de interface

A caracterstica fundamental deste tipo de equipamento a gerao prpria e constante de uma energia pura, isolada da rede gerada pela concessionria de energia, isenta de rudos eltricos, picos, oscilaes de tenso e freqncia. A topologia on-line dupla converso caracteriza-se pelo no break ser composto por mdulo retificador AC/DC que fornece alimentao s baterias (re-carregando-as) e ao inversor DC/AC ao mesmo tempo. O mdulo inversor opera 100% do tempo, alimentando constantemente carga (equipamentos conectados ao no break). No existe tempo de comutao pois sempre o inversor que alimenta carga. Outras duas grandes vantagens dos no breaks on-line dupla converso esto na aceitao de variaes de freqncia de entrada, estabilizando-as na sada, tornando-os plenamente compatveis com grupos geradores e o uso das baterias somente nas faltas de energia ou mediante grandes oscilaes de tenso. Eles suportam estes problemas e os corrigem sem a necessidade constante de utilizao das baterias, preservando-a e aumentando sua vida til. Este tipo de no break recomendado para equipamentos de pequeno, mdio e grande porte, redes vitais, equipamentos mdico-hospitalares essenciais, sistemas de telecomunicaes e qualquer outro que necessite de energia eltrica de alta confiabilidade.

You might also like