You are on page 1of 3

As Crises de Jeremias

O servio do Senhor bastante duro; no um papel indicado para qualquer pessoa. Pelo relato bblico, parece que as pessoas que so mais usadas por Deus como instrumentos na obra dele passam por grandes aflies. No de admirar ento que Paulo exortasse Timteo para que se fortalecesse a fim de passar por tribulaes: "Portanto, no se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus ... Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo ... suporte os sofrimentos ..." (2 Timteo 1:8; 2:3; 4:5). A palavra de Deus desmente as doutrinas de ''parar de sofrer'' que so promulgadas por determinadas igrejas de nossa poca. A realidade das duras provaes na vida crist assusta vrios discpulos que ficam abalados ao ponto de deixar de trabalhar para o Senhor. Ser que ns tambm engolimos o mito de que a vida crist deve ser livre de angstia? A vida de Jeremias nos d bastante auxlio para encarar bem os sofrimentos do servo do Senhor. Note as seguintes etapas da carreira dele:

O chamamento
Quando Deus chamou Jeremias para ser profeta (1:5), ele no queria aceitar: "Ah, Soberano Senhor! Eu no sei falar, pois ainda sou muito jovem" (1:6). O Senhor respondeu que ele lhe daria as palavras e que ele determinaria a programao (1:7). Tambm ele se comprometeu a estar com Jeremias: "No tenha medo deles, pois eu estou com voc para proteg-lo" (1:8). O Senhor tambm concedeu a Jeremias os recursos dos quais ele precisaria para resistir aos ataques dos inimigos: "E hoje eu fao de voc uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Jud, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra. Eles lutaro contra voc, mas no o vencero, pois eu estou com voc e o protegerei" (1:18-19). Deus j deixou Jeremias prevenido dos esforos dos oponentes, mas lhe deu plena certeza da presena dele para capacit-lo a encarar todas as dificuldades.

A mensagem
Jeremias pregou ousadamente a mensagem que o Senhor lhe deu: "O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de gua viva; e cavaram as suas prprias cisternas, cisternas rachadas que no retm gua" (2:13). Ele exps a infidelidade e a insensatez do povo de Jud por ter abandonado a nica fonte do bem e por ter corrido atrs dos dolos vazios.

A primeira crise
A pregao corajosa da palavra do Senhor por Jeremias irritou muita gente que no queria que seus pecados fossem expostos e condenados. A pregao da palavra de Deus raramente conduz popularidade. O tom de autoridade desgostoso para o homem rebelde. As pessoas que ficam ressentidas com a mensagem perturbadora geralmente recorrem a medidas ou para calar o mensageiro ou para acabar com ele. No era diferente com Jeremias. O Senhor revelou para Jeremias que os homens estavam tramando para mat-lo. Estes homens incluram o pessoal da prpria cidade dele, Anatote

(veja 11:18-23). Jeremias no entendeu a razo pela qual o Senhor deixou o caminho dos mpios prosperar. Ele queria saber at quando a terra iria sofrer por causa da perversidade deles que Deus estava aparentemente tolerando. Era especialmente difcil para os santos no velho testamento porque no tinham ntida viso da vida eterna. Foi Cristo que "trouxe luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho" (2 Timteo 1:10). Antes de Cristo, os fiis esperavam bno ou castigo nesta vida. Ento quando o Senhor deixava os mpios permanecerem impunes era bastante difcil para irmos como Jeremias entender. A resposta do Senhor angstia de Jeremias era bem chocante. Ao invs de simpatizar e confortar, o Senhor repreendeu e desafiou. Respondeu de trs formas: "Se voc correu com homens e eles o cansaram, como poder competir com cavalos? Se voc tropea em terreno seguro, o que far nos matagais junto ao Jordo?" (12:5). Deus estava repreendendo Jeremias por ter ficado to preocupado com pouca provocao. Se ele nem conseguisse caminhar um quilmetro, vamos dizer, como que ele iria agentar a maratona? Ns devemos ter cautela para no sentir muita pena de ns mesmos, porque bem provvel que a situao piore e a faremos o qu? Deus revelou que a situao j era pior do que ele imaginava: "At mesmo os seus irmos e a sua prpria famlia traram voc e o perseguem aos gritos. No confie neles, mesmo quando lhe dizem coisas boas" (12:6). No eram apenas os compatriotas da cidade nativa que estavam tramando contra ele, eram os prprios familiares! Ele j passou por trechos angustiantes, mas a realidade ficou mais horrvel ainda. Ser que para ns tambm os atuais sofrimentos tm a finalidade de nos fortalecer a fim de suportarmos as verdadeiras angstias vindouras? Deus mostrou que os sofrimentos de Jeremias eram bem mais leves do que os dele mesmo: "Abandonei a minha famlia, deixei a minha propriedade e entreguei aquela a quem amo nas mos dos seus inimigos. O povo de minha propriedade tornou-se para mim como um leo na floresta ..." (12:7-8). O que o Senhor estava passando era bem pior do que os sofrimentos de Jeremias, pois ele tinha que abandonar o que ele criou e tanto amou. Dificilmente refletimos no lado das decepes que o Senhor experimenta.

A segunda crise
Jeremias chegou ao ponto de sentir-se muito solitrio por causa da rejeio quase universal que passou. "Todos me amaldioam", Jeremias reclamou, e afirmou que no tinha feito nada para merecer tal horror (15:10-11). "Jamais me sentei na companhia dos que se divertem, nunca festejei com eles. Sentei-me sozinho, porque a tua mo estava sobre mim e me encheste de indignao" (15:17). Foi bem duro para Jeremias ser excludo de tudo por causa da tarefa severa que ele possua de anunciar a palavra do castigo. Ningum queria se associar com ele. Por isso, Jeremias voltou-se contra o Senhor: "Por que permanente a minha dor, e a minha ferida grave e incurvel? Por que te tornaste para mim como um riacho seco, cujos mananciais falham?" (15:18). Antes, Jeremias havia pregado que Deus era "fonte de gua viva" (2:13), mas agora o chamou de riacho seco. At mesmo grandes homens de Deus caem. A resposta do Senhor reclamao de Jeremias me surpreende. De novo, ao invs de simpatizar com Jeremias, o Todo-poderoso o desafiou: "Se voc se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se voc disser palavras de valor, e no indignas, ser o meu porta-voz. Deixe este povo voltar-se para voc, mas no se volte para eles" (15:19). O profeta havia fracassado e a soluo era que ele se arrependesse da sua auto-compaixo rebelde e voltasse ao Senhor. S assim ele seria o porta-voz do Senhor.

Desde que ele j era o porta-voz do Senhor, esta promessa que ao se arrepender ele se tornaria o porta-voz significa que estas queixas contra o Senhor j havia tirado dele esta funo. Deus estava lhe dando uma segunda chance, mas ele no deu ouvidos s reclamaes. Ele no achou a situao insuportvel para Jeremias, no. E depois ele repetiu as palavras do chamamento (15:20-21; veja 1:18-19), assim mostrando que as instrues de que Jeremias necessitava para vencer o desafio estavam j em suas mos. Auto-compaixo no faz com que o Senhor d o brao a torcer. Jeremias estava to triste por causa do seu isolamento, porm no prximo captulo (16) Deus ordenou que ele no se casasse e que no fosse nem para velrios nem para festas. Estes mandamentos certamente teriam aumentado este sentimento de solido que Jeremias passava, mas Deus decretou-os mesmo assim.

Aplicao
Temos que suportar sofrimentos. O cristianismo no para pessoas moles. Somente pessoas com coragem e determinao resoluta tero a fora necessria para prosseguir neste caminho. Cristo cria bons soldados no mimando-os, mas deixando-os passar por grandes dificuldades. A preparao militar, ou at mesmo o treino esportivo, duro. Nenhum general orienta suas tropas dando-lhes o mximo de conforto e descanso. Nenhum tcnico fortalece seus atletas sem dor e suor. Do mesmo jeito podemos nos preparar para passar por momentos duros na vida crist, porque o Senhor quer que fiquemos fortes e firmes. Talvez ns j imaginamos que a vida bem difcil, mas estas dificuldades podem ser designadas meramente como entrada s verdadeiras provaes do futuro. Se j nos rendermos, como que superaremos os desafios maiores? O projeto do Senhor no que paremos de sofrer nesta terra, mas que as angstias fortaleam nossa f ao ponto que fica "muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo" e que resulta "em louvor, glria e honra, quando Jesus Cristo for revelado" (1 Pedro 1:7). No importa a dureza dos momentos aqui, so leves e momentneos em comparao com a "glria eterna que pesa mais do que todos eles" (2 Corntios 4:17). Que aprendamos com Jeremias a suportar sofrimentos sem queixa e sem auto-compaixo! Nota: As citaes bblicas neste artigo so da Nova Verso Internacional (NVI).

You might also like