You are on page 1of 10

Artigo Tcnico

CONTROLE DE CONTAMINAO PARA FLUIDOS LUBRIFICANTES

Alexandre Drausio Vieira (UNIA) alexandredrausio@hotmail.com Flavio Luis Dalavia (UNIA) katia.unia@ig.com.br Wagner Olimpio (UNIA) katia.unia@ig.com.br Tarciso Roberto G. Solis (UNIA) katia.unia@ig.com.br Fernando Luis Santos (UNIA) katia.unia@ig.com.br Ktia Aparecida Abade (UNIA) katia.unia@ig.com.br

Desenvolveu-se uma metodologia simples e prtica, apresentando de forma clara e abrangente a importncia do controle de contaminao para fluidos lubrificantes e hidrulicos, no levando em conta o nvel de conhecimento do assunto. Portanto, foi apresentada a importncia do assunto, pois grandes partes das falhas de sistemas apresentadas so resultantes diretas de contaminantes. Esta contaminao, que ocorre na forma de sujeira, partculas de desgaste de metal, tinta, enfim, qualquer corpo estranho dentro de um fluido, acelera o desgaste dos componentes, roubando a eficincia do equipamento. Os estudos aqui apresentados comprovam que 75 a 85% das falhas ocorridas em sistemas hidrulicos so diretamente ligadas contaminao, e como as folgas so mnimas nos sistemas hidrulicos modernos, mesmo as partculas invisveis a olho nu podem acarretar o incio do desgaste de um componente, e aumentar a perda de eficincia de todo o sistema. O objetivo do controle da contaminao aumentar a vida til dos componentes e a produtividade das mquinas, diminuindo os custos para o cliente, em mdia uma reduo de 95%, aumentando a sua satisfao, ao mesmo tempo, que este controle evitar a ocorrncia de defeitos, acidentes, interrupes e reparos dispendiosos. Palavras-chaves: controle de contaminao, fluidos lubrificantes, manuteno proativa.

Pg1 de 2 www.supremelub.com.br

Artigo Tcnico

1. Introduo justificativas Os contaminantes so influncias no desejadas que podem destruir a integridade dos fluidos dos sistemas hidrulicos. A menos que estes contaminantes forem controlados, o controle dos contaminantes nos fluidos lubrificantes tem como finalidade que o equipamento alcance sua vida til de servio prevista. Um dos objetivos desse trabalho servir como uma referncia e um guia aos coordenadores, aos tcnicos, e aos operadores praticando que devem projetar, manter, e operar os fluidos hidrulicos e de lubrificantes. Esse trabalho enriquece a teoria da manuteno (preditiva/preventiva), tendo como foco explorar todas as causas e efeitos provocados pelos contaminadores e a real necessidade de seu controle. O custo crescente de manuteno um problema srio para os negcios. Segundo estudos, manuteno a maior despesa independente controlvel numa fbrica: em muitas empresas freqentemente excede o lucro lquido anual. A manuteno preventiva, quando bem implantada, mostrou gerar economias acima de 25% e, alm disso, seus benefcios alcanam rapidamente o ponto de retomo dos investimentos. De acordo com estudo, um de cada trs dlares gasto em manuteno preventiva desperdiado. Relatos mostram que 60% das bombas hidrulicas enviadas para reparo no tm nada de errado com elas. Essas ineficincias so os resultados da manuteno executada de acordo com uma programao (trabalho de suposio) em oposio s verdadeiras condies e necessidades da mquina. Mais recentemente, a manuteno preditiva (tambm conhecida como monitoramento da condio operacional) tem liderado o caminho para economias adicionais em relao manuteno preventiva. O uso de tempo real ou instrumentos portteis, tais como monitores de vibrao, termografia, ferrografia etc. tm sido eficazes no reconhecimento de sintomas de falha iminente da mquina. O maior benefcio a disponibilidade de um alerta anterior, de umas poucas horas a poucos dias, que reduzem o nmero de falhas catastrficas. Geralmente, a manuteno preditiva implantada juntamente com a manuteno preventiva e objetiva tanto os sinais de alerta de falha iminente como o reconhecimento de falhas pequenas que iniciam a reao em cadeia que leva s falhas grandes (isto , controle de danos). A contaminao de fluidos lubrificantes tornou-se mais preocupante nos ltimos anos com o surgimento de uma nova gerao de equipamentos, onde os componentes
Pg2 de 2 www.supremelub.com.br

Artigo Tcnico

internos tm folgas cada vez menores para gerar elevadas presses de trabalho e maior fora aos equipamentos.

2. Gerenciamento e anlise O controle de contaminao, como alicerce da manuteno preventiva e proativa, implantado em 3 passos simples: a) Estabelecer os nveis-alvo de limpeza do fluido para cada mquina e sistema. b) Selecionar e instalar equipamento de filtragem (ou melhorar a classificao atual do filtro) e tcnicas de eliminao de contaminante para atingir os objetivos de nveis de limpeza.
c)

Monitorar a limpeza do fluido em intervalos regulares para assegurar que os objetivos sejam atingidos. Ajustar as tcnicas de filtragem e eliminao de contaminante, conforme requerido, para estabilizar os objetivos de limpeza.

Fundamentos do Gerenciamento da Contaminao Os processos de verificao de contaminao do sistema hidrulicos por elementos slidos podem ser realizados da seguinte maneira: - Contagem de partculas e Contagem ptica (Hidac, 2006); - Teste de Membrana (Parker, 2006). Caracterizao de Partculas Para a determinao da severidade, modo e tipos de desgaste em mquinas por meio da identificao da morfologia, acabamento superficial, colorao, natureza e tamanho das partculas encontradas em amostras de leos ou graxas lubrificantes de qualquer viscosidade, consistncia e opacidade so utilizados vrios mtodos tais como: - Ferrografia (Hidac, 2006); - Ferrografia quantitativa e Ferrografia analtica (Revista Qumica, 2006); - Espectrofotometria; - Espectrometria de absoro atmica e Espectrometria de infravermelho (AGA, 2006).

Pg3 de 2 www.supremelub.com.br

Artigo Tcnico

Em decorrncia das menores folgas, os equipamentos hidrulicos se tornaram mais sensveis aos contaminantes slidos em suspenso nos fluidos e o controle dessa contaminao passou a ser indispensvel para assegurar o funcionamento e a longa vida de vlvulas, bombas e motores. H portanto a necessidade de se determinar, com clareza e preciso, qual o nvel de limpeza que o fluido deve ter, para garantir o perfeito funcionamento dos sistemas hidrulicos. H muitos anos, organizaes como ISO, NAS, entre outras, tm estabelecido critrios para determinar o nvel de contaminao dos fluidos. Atualmente as normas internacionais mais aceitas so a ISO 4406 e a NAS 1638 (HDA, 2006). Contaminao por gua A contaminao por gua em um fludo apresenta-se em 3 fases (Hidac, 2006): - gua Dissolvida: Quando a presena de gua inferior ao ponto de saturao do fludo, em geral abaixo de 1000 ppm, a fase de contaminao no apresenta alterao na colorao do fludo; no h indicao visual. - gua Emulsificada: Presena de gua prximo tangncia do ponto de saturao; incio de aparecimento de micro bolhas de gua e mudana no aspecto visual do fludo, apresentando aparncia leitosa (branqueamento) do fludo. - gua Livre: Presena de gua acima do ponto de saturao do fludo; apresenta separao de fases; visualmente identificada atravs de presena de gua; ndice de contaminao muito alm do aceitvel para sistemas hidrulicos, causando em curto perodo avarias permanentes no fludo e em componentes internos ao sistema. Contaminao por leo efeitos: - Alterao da constituio do leo; - Corroso; - Diminuio da viscosidade dinmica.

Pg4 de 2 www.supremelub.com.br

Artigo Tcnico

1. Potencial de mercado Monitoramento das condies de fluidos hidrulicos e lubrificantes importante, j que esses leos servem para a transmisso de potncia, lubrificao, dissipao de calor e proteo contra corroso. Para que os sistemas hidrulicos e de lubrificao operem de modo confivel imperativo que o fluido de trabalho esteja em perfeitas condies. Hoje um fato bem conhecido que 70 a 80% das falhas dos sistemas hidrulicos so causadas por uma contaminao muito alta do fluido de trabalho. Na prtica, existe um reaparecimento de um fator principal o qual afeta o fluido: contaminao devido a partculas slidas. Elas so responsveis pelo desgaste e pela quebra dos componentes, mas tambm so responsveis pela falha do sistema. Se este estado de contaminao for sistematicamente controlado, pode ser atingido um aumento substancial na confiabilidade, vida til e economia de uma instalao, tomando-se providncias especficas no cuidado com o leo. A chave para uma manuteno preventiva e proativa e para um procedimento de qualidade assegurada, ser, portanto, detectar a real contaminao por elementos slidos on-line no sistema. Quer em mquinas ferramentas ou em escavadeiras, na energia elica ou em empilhadeiras, construtores de mquinas e de instalaes mudam de meros fabricantes de produtos para serem fornecedores de disponibilidades, fixadas em contrato, custos operacionais e de peas definidos. Quer seja na base de Leasing ou tambm atravs de contratos de assistncia tcnica plena, para o fabricante de mquinas, a vantagem sobre o concorrente e comprometimento perante seus clientes so as crescentes conseqncias, no s atravs de vantajosos preos de venda primrios. A considerao e a reduo de custos do ciclo de vida til, ou seja, os custos que incidem sobre o completo ciclo de vida de uma mquina ou de uma instalao, deslocam-se para a posio central nas consideraes dos construtores e seu desenvolvimento. O dimensionamento de componentes e sistemas deve considerar as alteraes anteriormente citadas. Metas como maior disponibilidade das instalaes, intervalos de manuteno planejadas e conservao orientada no estado exige por outro lado um sistema de sensores de monitoramento econmicos e robustos que monitora e registra o estado das mquinas on-line. Um papel decisivo em tais sistemas de monitoramento de condies atribudo ao monitoramento de fluidos hidrulicos e lubrificantes. Estes leos servem, sobretudo para a transmisso de potncia, lubrificao, dissipao de calor e proteo contra corroso. Atrito, desgaste, fugas internas e temperaturas excessivas deixam nos fluidos resduos em formas de partculas slidas e gua. Alm disso, os prprios fluidos tambm esto sujeitos a processos de envelhecimento que igualmente resultam em corroso e falhas. O estado do leo de certo modo a impresso digital do estado de uma instalao como um todo. Portanto, a determinao
Pg5 de 2 www.supremelub.com.br

Artigo Tcnico

econmica e robusta de contaminao por partculas, teor de gua e estado do leo, atualmente possvel, demonstra ser um processo eficiente para o monitoramento em instalaes hidrulicas e tcnicas de lubrificao. Com isto, danos em estado inicial, por exemplo, em mancais deslizantes e de rolamento, ou em componentes hidrulicos podem ser detectados, e trabalhos de manuteno em funo do estado executados a tempo. Contaminao por partculas a causa principal de avarias em sistemas hidrulicos e de lubrificao Desta maneira, a medio on-line de classes de pureza e a contagem de partculas so atribudos a um papel decisivo no reconhecimento de desgastes e diagnstico precoce de danos. Uma vantagem decisiva, por exemplo, em relao a uma retirada de amostra, a captao contnua da contaminao. Observa-se no s uma tomada momentnea casual, porm justamente um desenvolvimento por um perodo mais prolongado do estado do leo. Tambm no monitoramento de transmisses, o emprego de sensores de partculas til. Micropittings e manchas cinzentas podem ser descobertas precocemente, freqentemente meses antes de uma parada de produo. Assim, investigaes para a anlise de danos em mancais mostram muitas vezes um aumento do nmero de partculas, por exemplo atravs de anlise de oscilao, ainda antes que um dano possa ser diagnosticado.Nos sistemas de medio, a determinao do nmero de partculas e o tamanho efetuam-se mediante detectores ticos. Neste caso, conforme a necessidade, a montagem pode ser efetuada na linha de presso ou tambm na linha de retorno. Intensidade e durao do sombreamento da luz, causado por uma partcula que a atravessa, em conjunto com o conhecimento da velocidade do fluxo, permitem a determinao da classe de pureza. A vantagem destes aparelhos de medio sua grande faixa de medio, a preciso de medio, a capacidade de autodiagnstico e a reprodutibilidade para padres de calibrao reconhecidos (ISO 11943 para medies on-line). Alm disso, deve-se destacar sua insensibilidade com relao ao turvamento do fluido causado por contaminao; este turvamento compensado mediante reajustes da intensidade de luz no compensador de contaminao. Em concordncia com a ISO 4406 (1999), a avaliao do estado efetuada atravs da determinao do nmero de partculas em trs diferentes classes de tamanho (> 4 m(c), > 6 m(c), > 14 m(c)). Conforme a ISO 4406 (1999), neste caso um aumento ou uma diminuio do valor numrico em 1, corresponde na duplicao respectivamente na diviso pela metade do nmero de partculas. H aproximadamente 10 anos surgiram no mercado, pela primeira vez, contadores de
Pg6 de 2 www.supremelub.com.br

Artigo Tcnico

partculas robustos e portteis, concebidos para o emprego na assistncia conforme o princpio descrito acima. A FCU (Fluid Control Unit), unidade de controle de fluido, equipada com impressora e aparelho indicador em seu modelo FCU 2000 aprimorado, continua sendo um aparelho necessrio na assistncia tcnica, prestando auxlio na medio in loco. Estes aparelhos so conectados aos sistemas hidrulicos (at 450 bar), atravs de ligaes Minimess, e documentam o estado do leo atravs de LEDs, impressora e interfaces para processador PC. Com o sensor de contaminao CS 2000, foi apresentado h 4 anos um aparelho para instalao estacionria em bancadas de teste, instalaes de enchimento ou de grande porte. Instalado fixo, com diversas sadas analgicas, comutadoras e para processador PC, desgastes em sistemas podem ser observados de forma contnua.

Estudos de casos

O que importante para os sistemas hidrulicos e de lubrificao no apenas reduzir o nvel de contaminao para o patamar exigido e sim manter constantemente o nvel de contaminao de acordo com o exigido.

O nvel de contaminao depende do controle e do gerenciamento, uma vez que conseguimos abaixar o nvel de contaminao do equipamento hidrulico de extrema importncia que dimensionemos um sistema de filtragem para manter o nvel no patamar que exigido pela mquina.

Todo sistema hidrulico sem exceo gera contaminantes slido, isso uma gerao em cadeia e exponencial, partculas gerando partculas descontroladamente.
P P_Q RSRUT8V_W l'mMn?mIop?qr_sut9m_v_wJx*myr_z9ow9{?t9|~}~w? ?t?v{9q~.w?p9w_.~w9.?omyqnO._mMp9or~|u}~w9.>z?owO..m_.Nw_my.It?.N._mMnJ._rM.?q.q{?r~{9m XYVAZ \[_X_V A]_W RSXYVA ]_^F_Y'6'.aYbY'8aYcY% dYe%f_Y'6gUd_hY_Yi_jk% h

Em uma siderurgia um Laminador de Tiras a Frio foi realizada uma anlise e constatou-se que o nvel de contaminao encontrado estava no patamar NAS 9. Realizou-se ento uma melhoria utilizando filtros absolutos e controlando nvel de contaminao do leo adequando para as exigncias da mquina. Com o controle e monitoramento da contaminao conseguisse reduzir o nvel para NAS 6, conforme podemos observar na

Pg7 de 2 www.supremelub.com.br

Artigo Tcnico

TESTEMUNHO DO CLIENTE: Trocvamos servo-vlvulas a cada 2/3 meses... ao atingir NAS 9 trocvamos todo o leo. Reduzimos muito o consumo de servo-vlvulas (apenas uma este ano)... principalmente devido melhoria da filtrao o Push-up opera dentro dos parmetros de controle ... no trocamos mais o leo . Na mesma Siderurgia, em um Laminador de Tiras a Quente o nvel de contaminao antes encontrado estava no patamar NAS 8, conforme podemos observar na Figura 2. Com o controle e monitoramento da contaminao, conseguiu-se reduzir o nvel para NAS 5. Aqui se realizou uma melhoria utilizando filtros absolutos e controlando nvel de contaminao do leo adequando para as exigncias da mquina.

TESTEMUNHO DO CLIENTE: Eliminao total de agarramento em vlvulas proporcionais... diminuio de manuteno nas bombas de pistes e no consumo de leo... reduo da quantidade de paradas influenciando a produtividade da laminao Um laminador a quente em condio de operao o nvel de contaminao antes encontrado estava no patamar NAS 7, conforme podemos observar na Figura 3. Com o controle e monitoramento da contaminao conseguiu-se reduzir o nvel para NAS 3. Aqui foi realizada uma melhoria utilizando filtros absolutos e controlando nvel de contaminao do leo adequando para as exigncias da mquina.

Pg8 de 2 www.supremelub.com.br

Artigo Tcnico

TESTEMUNHO DO CLIENTE: Deixamos de trocar o leo ... antes vida mxima da servovlvula 1 ano ... 8 vlvulas ... US$ 60.000/ano ... desequilbrio na eletrnica e agarramento das servos devido alta contaminao do leo ... reflexo na produo e na qualidade. H quase 2 anos que no mais trocamos nem o leo e nem servo-vlvulas Resultados da implementao do controle de contaminantes em fluidos Antes da adequao do filtro havia um nvel de contaminao elevado conforme constatamos nos casos anteriores. Aps a adequao dos filtros o nvel de contaminao foi reduzido e conseqentemente a reduo dos custos de manuteno conforme podemos observar no grfico da Figura 4. Todas as anlises so fatores fundamentais para a determinao do tempo de vida til dos equipamentos.

Pg9 de 2 www.supremelub.com.br

Artigo Tcnico

Concluses O controle da contaminao dos fluidos apresentado como meio importante para curar as causas da falha raiz e aumentar a vida til da mquina. O controle da contaminao dos fluidos estabelecido como tcnica essencial para a economia substancial em sistemas hidrulicos, mancais, motores e turbinas a gs so confirmados com base em estudos de caso envolvendo aplicaes. So dados numerosos exemplos de melhorias de dez vezes nos custos de manuteno. Com a implantao do sistema de monitoramento de fluidos, diminui-se consideravelmente as falhas e avarias, sabendo atravs deste que a determinao contnua da quantidade de partculas, do teor de gua e estado do leo, demonstra ser, portanto, um processo eficiente para um monitoramento das condies. Assim, perigos previsveis para os componentes hidrulicos podem ser detectados a tempo, podendo-se executar trabalhos de manuteno em funo do estado do fluido hidrulico. Finalmente, parece inevitvel que as mquinas futuras incluam sensores de contaminante a bordo, para manuteno proativa e controle de condio em tempo real. Softwares de sistemas inteligentes combinados com sensores e transdutores (por exemplo, presso, temperatura, vibrao, viscosidade, detritos do desgaste e umidade) localizados estrategicamente, oferecero monitoramento compreensivo da sade da mquina para as mais sofisticadas aplicaes futuras. Agradecimentos Este trabalho no poderia ser terminado sem a ajuda de diversas pessoas s quais expressamos nossos agradecimentos: aos nossos respectivos pais, esposas e namoradas pelo incentivo, a nossa orientadora Ktia Ap. Abade e aos professores e colegas de classe, que ajudaram de forma direta e indireta na confeco deste trabalho. Referncias AGA.www.hiq.aga.com.br/International/Web/LG/Br/likelgspgbr.nsf/DocByAlias/analinfra. HDA - ACESSRIOS E EQUIPAMENTOS LTDA. www.hda.com.br. HIDAC TECNOLOGIA. www.hydac.com.br. REVISTA QUMICA. www.quimica.com.br/revista/qd382/oleos.

Pg10 de 2 www.supremelub.com.br

You might also like