You are on page 1of 10

A expanso do Universo e suas conseqncias cosmolgicas

Ronaldo E. de Souza Dept. Astronomia IAG/USP


A descober ta do fen me n o da expanso do Universo, ocorrida em mead o s dos anos de 1920 por Edwin Hubble, rapida me n t e se constituiu em uma das grand e s descobert as cientficas do sculo XX. Juntam e n t e com a teoria da relativida de geral, propo s t a por Albert Einstein, estas duas desco ber t as foram fund a m e n t ais para o desenvolvimen to da moder n a cosmologia. Ainda hoje discute - se nos meios especializad o s qual o valor exato da taxa de expan so do Universo, j que esta uma infor mao crucial para comp o r um modelo cosmolgico que seja o mais apurado possvel, mas a descobert a de Hubble mostr o u que definitivamen t e o Universo est evoluin d o. No vivemos em um Universo esttico, confor m e acreditava m os antigos e a quase totalidad e dos cientista s no incio de sculo XX. Atualme n te, acredita - se que esta taxa de expan s o conhecida com uma preciso da orde m de 10% e nos prximo s anos espera - se que novos experim en t o s venha m a permitir uma deter mi n ao ainda mais precisa desta que considerad a uma das grande z a s funda m e n t ais do Universo. Mas p o r q u t o f u n d a m e n t al e s t a d e sco b e r ta? O q u e p o d e m o s a p r e n d e r s o b r e o Univer s o a p a r ti r d e s ta info r m ao? A e scala d e di s t ncias u m a d a s p ea s d e info r m ao m ais f u n d a m e n t ais p a r a co m p r ee n s o d o Univer s o e m q u e vive m o s. As di st ncias d a s e st r ela s e galxias s o t o g ra n d e s, q u a n d o co m p a r a d a s co m a n o s s a ex p e ri ncia co ti dian a, q u e t e m o s dificul d a d e d e co m p r ee n d - las e vis u ali za r a s s u a s co n se q ncias. Na ver d a d e, d e t e r mi n a r a s di s t n cias d a s es t r ela s foi u m a d a s t a r efa s m ai s difceis p a r a o s as t r n o m o s a p s a d e sco b e r t a d o h elioce n t ri s m o, oco r ri d a n o incio d o s c ulo XVII, q u a n d o s e r eco n h ece u q u e a s e s t relas d eve ria m s e r a s t r o s s e m el h a n te s ao n o s s o Sol. So me n te e m m e a d o s d o s c ulo XIX, g raa s a u m a a p u r a d a t ec n ologia p tica p a r a co n s t uo d e t elesc pio s r ef r at o r e s, q u e s u rgira m a s p ri m eira s m e di da s co n fiveis d e di st ncias a s t r o n mica s d a s e s t r ela s m ai s p r xi ma s. O p o n t o d e p a r ti d a p a r a co m p r ee n d e r e s t a e scala d e di s t n cias co n sis t e e m u tili za r a dis t ncia m dia Ter r a - Sol, co n h eci d a co m o a Uni d a d e Ast r o n mica (UA). As m e di da s m ai s r ece n t e s in dica m q u e 1 UA = 149 597 800 km.

Quando comp ara d a com os padre s terrest r e s esta uma escala gigantesca, mas para os pad r es astro n mico s trata - se de uma distncia ainda muito peque n a, compara d a com as distncias cosmolgicas. Para comp r ee n d e r as razes disto pode m o s compar a r esta distncia com a velocidade da luz no vcuo (c 300 000 km / s). Com esta velocidad e a luz emitida no Sol demo r a cerca de 8,3 minuto s para atingir a Terra. Ou seja, o Sol est a cerca de 8 minu to s - luz da terra. Dentro do sistema solar o planeta mais distan te est a uma distncia aproxima d a de 39,4 unidades astro n micas, ou cerca de 5 horas - luz de distncia.

Figura 1: Apesar das enorm es distncias, quando compara d as com os padres terrestres, o sistem a solar tem uma dimenso de aproxima d a m e n t e 5 horas - luz. Para medir as distncias das estrelas mais prximas devemo s utilizar o mto d o da paralaxe que consiste em avaliar as variaes angulares na posio destes objetos, em relao ao fund o de objeto s mais distan t es, enquan t o a Terra percor r e a sua rbita anual. Trata - se do mesm o efeito que percebe m o s quan d o viajamo s por uma estrada e examina m o s o movimen t o aparen te dos objeto s prximo s em relao aos acidentes geogrficos mais distan t e s. No caso astro n mico as estrelas prximas parecem se mover em relao ao fund o das estrelas mais distan te s enqua n t o a Terra se movimen t a em torno do Sol. Trata - se de um efeito muito dimin u t o e por este motivo a sua deteco experimen tal s ocorreu em mead o s do sculo XIX, apesar de astro n m o s como Tycho Brahe terem previsto a sua existncia no final do sculo XVI. A variao angular na posio das estrelas mais prximas da orde m de 1 segun d o de arco, ngulo 3600 vezes meno r do que 1 grau. Para se ter uma idia da dificulda d e de observar este efeito pode m o s considera r que este aproxima d a m e n t e o ngulo sob o qual vemos a largura de um dedo indicado r huma n o situad o a uma distncia de dois kilmet r o s! Clarame n t e precisa m o s de instr u m e n t o s pticos de boa qualidad e para percebe r este efeito. No caso astron mico, como a linha de base igual distncia Terra - Sol, uma estrela que aprese nt a uma paralaxe de 1 segun d o de arco deve estar a uma distncia aproxima d a de 3,086 x 10 18 cm, conhecida em astro n o mia como o parsec, ou pc, termo derivado do ingls PARalaxe SECond. Em termo s da velocidad e da luz temos que

1 parsec ~ 3,26 anos - luz, indicand o que a luz das estrelas mais prxima s demo r a cerca de 3 anos para atingir a Terra. Apesar de gigantesca, quan d o compa r ad a aos nosso s padre s dirios, esta ainda uma distncia muito mode st a para os padr es cosmolgicos.

Figura 2: Podemos medir as distncias das estrelas prximas o seu movi me n to aparente em relao s estrelas de fundo, enqua nto a Terra se movi me n ta em torno do Sol. As estrelas mais afastad a s da nossa Galxia esto muito distan te s para que possam o s aplicar o mto d o da paralaxe. Para medir estas distncias precisa mo s utilizar a prop rie d a d e de que o fluxo da radiao recebido por ns, originad o destas estrelas, tanto meno r quanto maiores forem as distncias que nos separa m destes mes mo s objetos. basicamen t e o mesm o fen m en o que observa mo s ao examinar as lmpa d a s dos postes mais distan tes que iluminam uma rodovia. Como a luz se difun d e por todo o espao, se diluin d o em superfcies esfricas cada vez maiores, e cuja rea prop o rcio n al ao quad r a d o do raio, resulta que a iluminao que recebe m o s decai com o inverso do quad ra d o da distncia. Se indicar mo s pelo smbolo F o fluxo que recebem o s estan d o a 1 metro de distncia, ento uma lmpa d a que est a 5 metro s deve nos iluminar com um fluxo 25 vezes menor. Ou, inversa m e n t e, se recebe mo s um fluxo 25 vezes menor pode m o s concluir que estamo s a uma distncia de 5 metro s daq uela lmpa d a. Este mes mo efeito pode ser observad o quan d o compara m o s o fluxo das estrelas prximas, cuja distncia pode ser aferida pela paralaxe, com as estrelas de mes mo tipo, mas localizadas a distncias muito maiores.

Figura 3: Para medir as distncias das estrelas da Galxia podemos utilizar o fato de que o fluxo observado decai com o inverso do quadrado da distncia. Este mto d o pode ser utilizad o para examinar a estru t u r a da nossa Galxia e desta forma concluimo s que a sua dimen so da ordem de 50 000 parsecs, ou 50 kpc. Para cruzar a Via Lctea a luz deve demo rar cerca de 163 000 anos, ou seja a nossa galxia tem cerca de 163 000 anos - luz de dimetro. Portan to a luz que recebem o s hoje das estrelas mais distan t e s da nossa galxia foi emitida quan d o a huma nid a d e ainda se encont rava na idade da ped ra.

Figura 4. Estrutura da nossa galxia, a Via Lctea, semelh a n te a tantas outras galxias prximas . As dimen s es da nossa Galxia delimita m o taman h o do nosso ambiente cosmolgico local. Para atingir as meno res distncias de interes se cosmolgico devemo s examinar as galxias mais prxima s de ns. Como exemplo temos a

galxia de Andro m e d a, compa n h eira de dimen s e s compa rveis Via Lctea e que est a cerca de 600 kpc de distncia ou cerca de 2 milhes de anos - luz. Esta apenas uma das inmer a s galxias do nosso grupo local de galxias. Para alm do grupo local temo s o aglomera d o da Virgem, que o aglomera d o mais prximo de ns conten d o cerca de 1 000 galxias semelh an t e s nossa. Este aglomera d o est a uma distncia aproxima d a de 17 milhes de parsecs, ou 17 mega - parsecs ou ainda 17 mpc. Para percor re r esta distncia a luz demo ra cerca de 55 milhes de anos indicand o que Virgo est a uma distncia aproxima d a de 55 milhes de anos - luz. A luz que detecta m o s hoje, vinda das galxias de Virgo, foi emitida quan d o ocorria na Terra o evento de extino dos dinossa u r o s. Atualmen t e, pode m o s medir as distncias de galxias que esto a distncias dezen a s de vezes maiores que a distncia de Virgo. Estas so as distncias em que comea mo s a perceber os efeitos cosmolgicos mais impo rta n t e s. Portant o, no de se surp r ee n d e r que duran te praticame n t e toda a sua histria a hu ma ni d a d e acredito u estar vivend o em um Universo esttico imutvel. Esta percepo de imutabilidad e csmica decorre da impos sibilidad e de atestar m o s visualme n t e qualqu er variao significativa dos astros mais distan tes do nosso Universo. Estes esto to distan te s que mes mo que se movimen t e m ns no temo s condies de perceber, duran te o nosso breve perodo de vida .

Figura 5. Princpio de funciona m e n to do espectrgrafo, utilizado para decompor a luz dos objetos astron micos.

Alm da distncia uma outra prop ried a d e muito import a n t e que pode m o s medir o espectro da luz emitida pelas galxias. Esta radiao foi emitida tanto pelas suas estrelas como pelos gases aquecido s espalhad o s entre as estrelas, deno mi n a d o de meio interes telar. A luz que recebem o s, dado que uma onda eletro m ag n tica, pode ser decom p o s t a, em seus diverso s comp ri m en t o s de onda, por instr u m e n t o s instalado s nos telesc pios e deno mi n a d o s de espectrg rafo s. O seu princpio de funciona m e n t o o mesm o de um prisma capaz de deco m p o r a luz solar

separan d o - a segun d o os diverso s comp ri me n t o s de onda desta radiao. Normalme n te, no regime ptico, observa - se desde o extrem o ultravioleta, cerca de 3000 (1 Angstr m = 1 = 10 - 8 cm) at o vermelh o, cerca de 8000 . Tanto no caso do Sol, como tamb m de outras estrelas semelhan t e s, podem o s percebe r no seu espectro a presena de linhas escuras, deno min a d a s linhas de absoro, e que indicam a presen a de elemen t o s qumicos presen te s na sua fotosfera. Estas linhas funciona m como uma impres s o digital revelan d o a presena daqueles elemen to s. Analogame n te, os gases quen tes do meio interestelar tamb m emitem uma radiao, que pode ser decom p o s t a espectral me n t e, e que most ra a presena de linhas de emisso. Estas linhas ocorre m pela emisso de gases muito quen tes, com tempe r at u r a s da orde m de alguns milhares de graus, e muito diludos no espao. As linhas de emisso, bem como as linhas de absoro, cont m uma infor mao muito impor ta n t e sobre a presena de elemen to s qumico s nas estrelas e galxias. A luz emitida por estes elemen to s qumico s, sabemo s por experincias em laboratrios, ocorre em comp ri me n t o s de onda muito bem deter mi n a d o s. Depende n d o da suas constituio eletr nica os tomo s emitem em pad re s fixos conhecido s como sries espectro sc p icas quan d o os seus eltro n s muda m de nvel de energia. Por exemplo, nas transies que atingem o segun d o nvel de energia temos a srie de Balmer do tomo de Hidrognio que ocorre nas linhas H (6563 ), H (4861 ), H (4340 ), H ( 4100 ), etc.. A identificao desta seqncia de linhas marca inequivocame n t e a presen a do Hidrognio nestes objetos.

Figura 6. O espectro da galxias distantes mostra que a emisso dos mes mos elementos qumicos presentes na Terra est sistema tica m e n te deslocada para o vermelho. Este o fen me no conhecido como redshift e que devido expanso do Universo . Os mes mo s elemen to s qumico s presen te s na Terra, e nas estrelas prxima s, tamb m pode m ser identificad o s nas galxias mais distan t es. Mas, ao contrrio do que ocorre nos laborat rio s na Terra o comp ri m e n t o de onda da luz que recebe m o s das galxias se encontra deslocada para o vermelho. Todas as linhas se

encont ra m deslocad as sistema ticam en t e da mes ma quanti da d e, conhecid a como o reds hift (z). Inicialmen t e os astr n o m o s imaginara m que isto fsse devido a uma velocidad e de afasta m e n t o das galxias segun d o a relao do efeito Doppler, V=cz. Hoje sabem o s, graas teoria da relatividad e geral, que este deslocame n t o se deve de fato expan so do Universo e quanto mais distan te a galxia observad a tanto maior ser a velocidade de expan s o que medi mo s.

Figura 7. O motivo deste desloca m en to para o vermelho se deve expanso do Universo que modifica sistema tica me n te o compri me n to de onda da radiao enqua nto esta se movi me n t a pelo espao.

Figura 8. A lei de Hubble indica que a velocidade de afasta m e n to das galxias aume nt a proporcional m en te s suas distncias. Este exatame n t e o fen me n o de expan so do Universo que foi descob ert o em meados dos anos de 1920 por Edwin Hubble. Devido a esta expan so do Universo as galxias mais distan te s parecem se movimen ta r com velocidade s crescente s com a distncia que nos separa m delas. Podemo s exprimir este fato atravs da lei de Hubble, Velocidad e = H 0 x distncia.

Como a velocidade express a em km / s e as distncias em mpc resulta que a constante de Hubble (H 0 ) dada em km / s / m p c. Uma conseq n cia muito impo rta n t e desta expan s o cosmolgica que o Universo est evoluin d o e deve ter se expan did o subitam e n te no passa d o distan te. Esta expanso inicial conhecida como o Big- Bang. No passa d o distan t e as galxias estavam muito mais prximas entre si do que hoje. Quando ocorreu esta expanso inicial? Podemo s inferir esta infor mao a partir de uma experincia bastan t e simples e corriqueira. Imagine a situao de um trem que parte da cidade de So Paulo em direo cidade do Rio de Janeiro a uma distncia d= 400 km. Supon d o que a velocidad e do trem, V=80 km / h , se mante m constan t e pode m o s concluir que o tempo de viagem deve ser igual a cerca de 5 h. Basicame n te o mes mo fen me no ocorre com as galxias que acomp a n h a m a expan so do Universo. Se considerar m o s uma galxia a uma distncia de 10 mpc pode m o s constat ar, segun d o a lei de Hubble, que a sua velocidade de afastam e n t o cerca de 7 000 km / s. Portan to, tal qual ocorre com a experincia do trem, pode m o s concluir que a expanso inical ocorreu a cerca de 10 bilhes no passad o.

Figura 9. O Big- Bang ocorreu a cerca de 10 bilhes de anos e desde ento o Universo se encontra em expanso . Segundo a teoria da relatividade geral a distrib uio de massa, ou mais genericame n t e de matria e energia, capaz de disto rcer as prop rie d a d e s do espao. Este exatame n t e o efeito que ocorre no Sol quan d o observam o s uma estrela cuja imagem passa prxima borda do disco solar. Este efeito foi previsto por Einstein em 1911 e constata d o atravs de observaes diretas em 1919. A explicao que a massa do Sol pertu r b a a geometria do espao nas suas proximid ad e s. Longe do Sol a geometria do espao euclidiana e a luz perco rre uma linha reta, no sentido em que comp r ee n d e m o s esta expresso na nossa experincia diria. Prximo ao Sol a geometria do espao se modifica e deixamo s de ter um espao euclidiano. Nesta situao a luz percorre o meno r camin h o entre dois ponto s, conhecido como uma geodsia. Mas, ao contrrio do que ocorre em um espao euclidiano, esta geodsia no uma reta no sentid o euclidiano e a luz se curva ao passar prxima ao Sol modifican d o ligeirame n t e a posio aparen te das estrelas de fun d o.

Figura 10: A teoria da relatividade geral prev que a distribuio de massa capaz de provocar um efeito de curvatu ra do espao. Este efeito observado no caso do Sol e tamb m deve ocorrer no Universo em escalas cosmolgicas . Basicamen te o mes mo efeito ocorre no Universo em virtu de da distrib uio de matria - energia em escalas cosmolgicas. Medir precisa me n t e este efeito de curvatu r a do espao um dos grand e s objetivos da cosmologia atual. Nos prximo s anos, existem vrios experime n t o s a bordo de satlites que almejam dar uma resp o s t a definitiva sobre as pro p rie d a d e s da geometria do Universo em grande s escalas.

Figura 11: Pela teoria da relatividade geral existem trs possveis modelos para descrever o nosso Universo, todos eles em expanso .

Pela teoria da relatividad e geral existem trs possveis modelos para descrever o Universo: o modelo aberto, ou de curvatu r a negativa, o modelo plano, ou de curvatu r a nula, e o modelo fechad o, ou de curvatu r a positiva. As conseq n cias previstas para estes trs modelo s so distintas e espera - se que nos prximo s anos venha mo s a saber com segura na qual destes mo delo s o mais adequa d o.

Em qualq uer dos casos fora de dvida que o modelo que melho r descreve o Universo deve ser um modelo em expan so. O raio de curvat u ra do Universo pode ser utilizad o para descrever o seu fator de expan so (R). Por conveno o valor atual do fator de escala R=1. Mas, no passa d o este fator de escala era bem diferent e. Imagine uma poca em que este fator de escala era R=0,5. Nesta fase as distncias entre os objeto s era duas vezes men o r do que hoje e as densid a d e s eram 8 vezes maiores. Se imaginar m o s uma viagem retroced e n d o cada vez mais no tempo as separa es, densid ad e s e temp era t u r a s eram muito superiore s ao que observa mo s atualme n t e. O Universo passo u por diferen t e s fases evolutivas desd e o evento do Big- Bang. Se imaginar m o s que as galxias esto fixas em um sistema de coorde na d a s cosmolgico a alterao do fator de escala modifica gradu al me n t e as distncias desta grade de coord en a d a s. Portant o a expanso do espao modifica as separaes nesta grade coorde na d a e altera as distncias das galxias. Esta a interp r et ao da expan so de Hubble segun d o a teoria da relatividade geral. Portanto, as velocidade s de expan s o detectad a s na lei de Hubble so um reflexo da expan so do espao prevista pela teoria da relatividad e geral. As galxias per ma nece m fixas em seus ponto s na grade coord en a d a, mas o espaame n t o da grade se modifica com as variaes do parm et r o de escala. Leitura adicional: Intro d uo Cosmologia, 2004, Ronald o E. de Souza, (Ed.: EDUSP). Curso de intro d u o Cosmologia para os estu d a n t e s de gradu ao das reas de Fsica e Cincias Exatas. Descobrin d o o Universo, 2004, Sueli M. Viegas & Fabola de Oliveira, (Ed.: Edusp). Livro de divulgao conten d o artigos de vrios autores sobre a rea de Astro no mia e Cosmologia. http: / / w w w.as t r o.iag.usp.b r / ~ r o n a l d o / i n t r co s m Site conten d o material de apoio, textos, uma viso histrica da Cosmologia, glossrio dos termo s astro n mico s mais impor tan t es e links para outro s sites de intersse da rea.

You might also like