You are on page 1of 4

ANLISE DENDROLGICA DE UMA FLORESTA MANEJADA NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL (PDS) VIROLA JATOB NO MUNICPIO DE ANAPU-PAR

Dionzia Moura Amorim1, Josiane Celerino de Carvalho12, Luciane Pereira Reis1, Alisson Rodrigo. S. Reis3
1

Discentes do Curso de Graduao em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Par/Campus Altamira. *E-mail para correspondncia: lucyanne_reis@hotmail.com 2 Graduada em Gesto Ambiental da Universidade Metodista de So Paulo 3 Professor da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Par/Campus Altamira

RESUMO O estudo dendrolgico uma ferramenta que auxilia a identificao cientifica correta das espcies vegetais. O presente trabalho teve como objetivo utilizar parmetros dendrolgicos na identificao das espcies arbreas e das famlias botnicas de uma floresta manejada no PDS Virola Jatob. Utilizaram-se 9 transectos aleatoriamente de 50 x 10 m, sendo analisados indivduos arbreos com DAP (Dimetro a Altura do Peito) 10 cm. Foram descritos tipos de raiz, forma e tipo de copa, ritidoma, tipo e forma de fuste, ramificao, exsudatos e cheiros. Entre as famlias botnicas identificadas, houve maior incidncia das famlias Fabaceae, Lecythidaceae e Sapotaceae. Os resultados mostraram que podem ocorrer caractersticas diferentes dentro de uma mesma famlia botnica, que mostra que a dendrologia uma ferramenta que apesar de ser til, deve ser utilizada com cautela. PALAVRAS-CHAVE: Levantamento dendrolgico; Floresta primria; Famlias botnicas. ABSTRACT The study Dendrology is a tool that helps identify the correct scientific plant species. This study aimed at Dendrology parameters used in the identification of tree species and botanical families of a managed forest in the PDS Virola Jatoba. 9 transects were used at random from 50 x 10 m, and analyzed trees with DBH (diameter at breast height) 10 cm. Root types were described, shape and type of canopy, rhytidome, type and form of stem, branch, exudates and odors. Among the plant families identified, a higher incidence of Fabaceae, Lecythidaceae and Sapotaceae. The results showed that different features can occur within the same botanical family, which shows that the dendrology is a tool that although useful, should be used with caution. KEY-WORDS: Lifting Dendrology; Primary forest; Botanical families.

INTRODUO A utilizao dos recursos florestais pelo homem, atravs dos tempos, provocou uma reduo drstica das diversas comunidades vegetais com caractersticas bastante peculiares, comprometendo a sustentabilidade e a posterior manuteno da diversidade biolgica destas (NASCIMENTO et al., 2001). Segundo Ribeiro et al. (1999), a identificao de rvores a partir de mtodos que analisam caracteres vegetativos tais como casca externa e interna, tipo de folha, presena ou ausncia de

apndices foliares, filotaxia, exsudatos, odores caractersticos, cores, sabores e texturas so ferramentas utilizadas pela dendrologia para a identificao de indivduos vivos, tanto em seu habitat natural como plantados. A dendrologia basicamente um meio que oferece condies e informaes para o reconhecimento de espcies j identificadas. Considerando os estudos e anlises dendrolgicas de uma rea, torna-se possvel diferenciar espcies lenhosas do campo sem que seja necessrio aprofundar-se em relao s caractersticas reprodutivas, tais como flores, frutos, pois para identificar em categorias como espcie, gnero e famlia uma boa analise dendrolgica de uma rea, possibilita a identificao de espcies em estudo (RIBEIRO et al., 1999; ENGEL e MARTINS, 2005 apud MARUYAMA et al., 2005). Segundo Marchiori (2004), a dendrologia tambm se vale de caracteres tidos como secundrios, tais como a cor, estrutura e o aspecto da casca, o porte, a forma da copa e do tronco, a presena de acleos e espinhos, de ltex e outra exsudaes, bem como a presena de odores peculiares em folhas, casca e outras partes vegetais. So precisamente elementos como estes que permitem os mateiros e outros profissionais leigos em botnica reconhecerem as principais essncias de uma determinada rea geogrfica. Atravs da utilizao de parmetros dendrolgicos, este estudo teve como objetivo identificar as espcies arbreas e caracterizar os padres das famlias botnicas de uma floresta manejada no PDS Virola Jatob localizado no municpio de Anap PA. MATERIAL E MTODOS Este trabalho consistiu no levantamento dendrolgico na UT (Unidade de Trabalho) 02 do Plano de Manejo Florestal do PDS Virola Jatob, situado no Km 120 rodovia transamaznica, municpio de Anap - PA. O estudo foi realizado utilizando 9 transectos aleatrios de 50 x 10 m desta rea, onde foram analisados indivduos arbreos com DAP (Dimetro a Altura do Peito) 10 cm, os quais proporcionam maior rapidez tanto para realizar a demarcao da rea de estudo quanto no levantamento dos indivduos. Alm das caractersticas dendrolgicas como tipos de raiz, forma e tipo de copa, ritidoma, tipo e forma de fuste, ramificao, exsudatos e cheiros, foi analisado o porte das rvores de acordo com seus respectivos dimetros. A identificao em campo das espcies foi realizada por um identificador botnico. RESULTADOS E DISCUSSO Na rea estudada foi realizado o levantamento de 9 transectos, totalizando uma rea de 4.500 m2, sendo identificadas 16 famlias, 225 indivduos e 37 espcies (Figura 1). As famlias mais significativas foram: Fabaceae com 12 espcies e 44 indivduos, Lecythidaceae que apresentou 3 espcies e 34 indivduos e Sapotaceae apresentando 4 espcies e 28 indivduos.

Figura 1 Representao da diversidade de famlias botnicas da rea estudada.

Segundo Ribeiro et al. (1999) as caractersticas como espessura da casca viva, cor do ritidoma, cor do ltex, tipo de ritidoma (fissurado, escamoso, liso sulcado, reticulado, etc.) alm de outras, so geralmente tpicos de uma determinada espcie. No levantamento dendrolgico no PDS Virola-Jatob, observou-se uma quantidade alta de indivduos da famlia Fabaceae. A caracterstica de ritidoma predominante foi do tipo estriado (39%) e os que menos predominaram foram o escamoso e com depresses (2%). J na caracterstica casca viva observou-se a predominncia de marcas de chamas e fibrosas, ambas com 25%. Na famlia Lecythidaceae, a presena de fibras no ritidoma envira um indicador da famlia (tambm ocorre em Annonaceae), mas deve-se ter o cuidado, pois essa caracterstica vegetativa pode sofrer modificaes de acordo com o meio ambiente. Quanto ao ritidoma caracterstica mais predominante foi o tipo rugoso com 35%. J a caracterstica casca viva mais predominante foi em formas de fibras com 46%. A famlia Sapotaceae formada por cerca de 450 espcies, distribudas em 11 gneros Neotrpicos, tem ampla distribuio nas regies tropicais americanas, alm do fato de aparecer com uma alta diversidade em muitos ambientes, principalmente em florestas midas de baixa altitude (RIBEIRO et al., 1999). Quanto ao ritidoma os que mais predominaram foram o tipo sujo e spero (36%) e o liso (29%). J na caracterstica casca viva as que mais predominaram fora a fibrosa (29%) e a compacta (28%).

CONCLUSES Os resultados mostraram uma grande diversidade de caractersticas dendrolgicas, que as mesmas podem ocasionar equvocos na identificao correta das espcies. Entretanto as caractersticas mais importantes para a identificao das espcies o ritidoma, casca viva e exsudatos.

Constatou-se a ocorrncia de caractersticas diferentes dentro de uma mesma famlia botnica, e caractersticas diferentes entre famlias diferentes, mostrando que esta ferramenta, apesar de ser til, deve ser utilizada com cautela. LITERATURA CITADA MARCHIORI, J. N. C. 2004. Elementos de dendrologia. 2. ed. Santa Maria: ED. UFSM. 176 p. MARUYAMA, A. da S.; KOLM, L. R. L.; ENGEL, V. L.. Levantamento Dendrolgico da Fazenda Experimental Lageado. Botucatu - SP: Resultados Preliminares.2005. NASCIMENTO, A. R. T. S.; LONGHI, J.; BRENA, D. A.. Estrutura e Padres de Distribuio Espacial de Espcies Arbreas em uma Amostra de Floresta Ombrfila Mista em Nova Prata, RS. Cincia Florestal, v.11, n.1, 2001. RIBEIRO, J. E. L. S.; HOPKINS, M. J. G.; VICENTINI, A.; SOTHERS, C. A.; COSTA, M. A. S.; BRITO, J. M.; SOUZA, M. A. D.; MARTINS, L. H. P.; LOHMAN, L. G.; ASSUNO, P. A. C. L.; PEREIRA, E. C; SILVA, C. F.; MESQUITA, M. R.; PROCPIO, L. C. Flora da Reserva Ducke: Guia de Identificao das plantas vasculares de uma floresta de terra-firme na Amaznia Central. Manaus: INPA-DFID, Midas Printing Ltd. China. 54-63, 1999.

You might also like