You are on page 1of 5

ANATOMIA MACROSCPICA DE MADEIRAS UTILIZADAS PARA ARTESANATO NO MUNICPIO DE ALTAMIRA-PA

Onassis de Pablo S. de Souza; Orlando de Figueiredo Junior; Andria de F. Soares; Elen de M. Maia; Alisson Rodrigo S. Reis.
Acadmicos do Curso de Engenharia Florestal da UFPA/ Campus Universitrio de Altamira, Av. Senador Jos Porfrio, 2515, So Sebastio, CEP: 68.372 040, Altamira, PA, e-mail: onassis.pablo@hotmail.com, orlandojunior_altamira@hotmail.com, andreia.f.soares@hotmail.com, elendematos@hotmail.com. Mestre, Docente da Universidade Federal do Par UFPA/ALTAMIRA, Orientador, e-mail: alissonreis@ufpa.br

RESUMO Na regio de Altamira-PA, entre as diversas utilizaes da madeira, destaca-se seu uso no artesanato. Neste contexto o presente trabalho teve como objetivo caracterizar o setor de artesanato e identificar anatomicamente as espcies madeireiras utilizadas para a fabricao de peas e objetos artesanais decorativos no Municpio de Altamira-PA, indicando quais so as principais caractersticas que devem ser avaliadas para o reconhecimento correto das espcies. Foram aplicadas as metodologias tradicionalmente usadas para estudo em anatomia e identificadas s madeiras pela chave de Mainieri (1983). As amostras foram coletadas com trs artesos, originadas de estabelecimentos que trabalhavam com produtos madeireiros. Das 15 amostras analisadas 6 no condiziam com a identificao citada pelos artistas, e 9 corresponderam ao reconhecimento feito por eles. O artesanato de madeiras em Altamira-PA encontra-se em declnio devido s dificuldades dos poucos profissionais existentes em obter matrias-primas para a confeco de suas obras. O reconhecimento dos aspectos organolpticos como cor, textura, gr, desenho e dureza juntamente com o tipo de parnquima so as principais caractersticas que devem ser avaliadas para a identificao macroscpica das espcies madeireiras, podendo ser empregado com eficincia pelos artesos. PALAVRAS CHAVE: Regio amaznica; Identificao; Artesos ABSTRACT In the region of Altamira, PA, between different uses of wood, stands out in its use handicrafts. In this context the present study aimed to characterize the sector of handicrafts and anatomically identify the wood species used for the manufacture of parts and decorative crafts in the city of Altamira-PA, indicating which are the main features which should be evaluated for correct recognition species. We applied the methods traditionally used to study anatomy and identified the key to the woods Mainieri (1983). The samples were collected with three craftsmen, originating from establishments who worked with wood products. 6 of 15 samples analyzed did not fit with the identification by the artists mentioned, and 9 corresponded to the recognition made by them. The craft of wood in Altamira-PA is in decline due to existing difficulties of the few professionals in obtaining raw materials for making their works. The recognition of the sensory aspects such as color, texture, grain, hardness and design along with the type of parenchyma are the main features that should be evaluated for macroscopic identification of timber species and can be used efficiently by the artisans. KEY-WORDS: Amazon region; Identification; Artisans.

INTRODUO A floresta amaznica a maior detentora de espcies florestais madeireiras com mltiplas utilidades, assim como sua heterogeneidade florstica (LOUREIRO et al., 2000). O Brasil destaca-se como o pas que possu a mais ampla reserva de espcies tropicais do globo terrestre com espcies arbreas diversificadas, cujas madeiras se diferenciam quanto estrutura anatmica e propriedades fsicas e qumicas (BARBOSA et al., 1993). A falta de conhecimento tcnico-cientfico sobre as madeiras conduz a verdadeiros equvocos, como a atividade extrativista predatria, seu uso indiscriminado e no racional e principalmente a identificao incorreta das espcies onde algumas so aparentemente idnticas (VASCONCELOS et al., 2001). Neste contexto, a utilizao da anatomia macroscpica da madeira proporciona confiabilidade aos exportadores, importadores e consumidores atravs da fiscalizao e certificao (BURGER; RICTHER, 1991). No municpio de Altamira-PA, entre as diversas utilizaes da madeira, destaca-se seu uso no artesanato. Na cidade existe um centro de artesanato, criado pela Prefeitura Municipal com o objetivo de divulgar os trabalhos artesanais e oferecer oficinas e cursos de capacitao para a sociedade em geral, no entanto, a maioria dos artesanatos confeccionados atualmente so de sementes, materiais reciclveis e pinturas decorativas. De acordo com relatos de funcionrio do centro, o incio da operao Arco de Fogo, realizada pela Polcia Federal em parceria com o IBAMA em meados de 2007, desestimulou os artesos que trabalhavam com madeira devido dificuldade em conseguir matria-prima para a fabricao das peas ressaltando que antes da operao era grande a comercializao e procura de turistas pelas peas. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar o setor de artesanato e identificar anatomicamente as espcies madeireiras utilizadas para a fabricao de peas e objetos artesanais decorativos no Municpio de Altamira-PA, indicando quais so as principais caractersticas que devem ser avaliadas para o reconhecimento correto das espcies.

MATERIAL E MTODOS Para a descrio da estrutura macroscpica das madeiras utilizou-se as normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renovveis/IBAMA (1992). Foram obtidos corpos de provas com tamanho aproximado de 2 x 2 x 2 cm das amostras. O material para a caracterizao anatmica foi coletado com trs artesos sendo originados de diversos estabelecimentos da regio que trabalhavam com produtos madeireiros, as quais eram compradas para a fabricao das peas. Com o auxlio de um estilete os planos da madeira foram aplanados e utilizado uma lupa conta fios de 10x de aumento para a melhor visualizao das estruturas. Alm da anlise macroscpica, foram caracterizadas as propriedades organolpticas, como: cor, textura, gr, desenho e dureza.

Uma vez realizadas as descries das espcies, realizou-se a identificao das amostras pela chave do Manual de Identificao das Principais Madeiras Comerciais Brasileiras (MAINIERI, 1983) e Banco de Dados de Madeiras Brasileiras (LABORATRIO DE PRODUTOS FLORESTAIS, 2007)

RESULTADOS E DISCUSSO Atravs das anlises macroscpicas das 15 amostras, foi observado 6 madeiras como no compatveis a identificao citada pelos arteses, distinguindo-se quanto a famlia e espcie, e 9 corresponderam ao reconhecimento relatado pelos artistas. O tipo de parnquima marginal foi o mais freqente, sendo encontrado em Cedrela odorata Ruiz et Pav, Swietenia macrophylla King , Piptadenia suaveolens Miq. e Peltogyne subsessilis Ducke. As quatros espcies apresentaram caracterstica identificadoras marcantes. As principais foram quanto a estratificao onde somente no Mogno (Swietenia macrophylla King) foi observado raios estratificados, assim como apurado por Nisgokl et al. (2003) que ressalta que est uma caracterstica de grande destaque na diferenciao do Mogno das demais espcies madeireiras. A cor roxa foi observada somente no Roxinho (Peltogyne confertiflora Ducke) aspecto determinante na identificao da espcie pelos artesos (LOUREIRO et al., 2000). Em 3 amostras (Casearia spp e duas identificadas como Bagassa guianensis Aublet) foi detectado parnquima indistinto. As amostras se diferenciaram quanto a textura onde apenas Guaatonga (Casearia spp.) apresentou textura fina, fator que dificulta o trabalho dos arteses por no permitir a perfeita infiltrao das tintas utilizadas nas obras artesanais devido ao tamanho reduzido dos poros (ZENID; CECCANTINI, 2007). As 2 amostras de Tatajuba (Bagassa guianensis Aublet) apresentaram textura mdia. De acordo com o IBAMA (1992) a espcie adequada para se trabalhar com todas as ferramentas manuais ou mecnicas, sendo freqentemente utilizada pelos artesos por produzir uma superfcie uniforme aps o acabamento. Cedrelinga catenaeformis Ducke, Alexa grandiflora Ducke e Hymenolobium excelsum Ducke apresentaram Parnquima paratraqueal aliforme losangular, todavia, somente Angelim-Pedra (Hymenolobium excelsum Ducke) apresentou raios estratificados se diferenciando das duas espcies. Maciel et al. (2008) ressalta que Angelim-Pedra facilmente identificada por apresentar uma grande variao de elementos visuais como cores e formas inusitadas, aspecto utilizado pelos artesos para o reconhecimento da espcie amaznica. Em Peltogyne leicontei Ducke e Aspidosperma camporum Mll. Arg foi observado Parnquima paratraqueal em linhas finas. De acordo com Nisgoskl et al. (2003) Louro-faia (Euplassa spp. Ducke) se diferencia de outras espcies por apresentar raios largos no corte-transversal, caracterstica que torna a espcie inconfundvel para os artistas que trabalham com a madeira. Uxirana (Vantanea parviflora Lam) foi identificada pelos artesos como Muiracatiara (Astronium ulei Huber). Pela anatomia macroscpica, as espcies se diferenciam quanto ao tipo de parnquima onde Uxirana possu parnquima paratraqueal vasicntrico enquanto que Muiracatiara tem

parnquima axial em linhas finas indistinto a olho nu, visvel somente na microscopia, o que comprova como o uso da nomenclatura popular atribuda as madeiras contraditrio e causa equvocos do ponto de vista biolgico e financeiro representando uma barreira para a comercializao, assim como observado por Lopes et al. (2010) na Caracterizao macroscpica de dozes espcies de madeiras em trs estncias no municpio de Castanhal-Par. Guariba (Clarisia racemos Ruiz. et Pav) apresentou simultaneamente parnquimas do tipo aliforme confluente, vasicntrico escasso e marginal, segundo Burger e Ritch (1991) isso confere a madeira leveza, baixa resistncia mecnica e pouca durabilidade natural. Cury (2011) ressalta que a Guariba no a madeira mais indicada para a utilizao em obras artesanais devido presena de Slica, dificultando o arteso a trabalhar com ferramentas manuais requerendo que estas estejam bem afiadas para se obter uma superfcie bem acabada.

CONCLUSES O artesanato de madeiras em Altamira-PA encontra-se em declnio devido s dificuldades dos poucos artesos existentes em obter matrias-primas para a confeco de suas obras. O reconhecimento dos aspectos organolpticos como cor, textura, gr, desenho e dureza juntamente com o tipo de parnquima so as principais caractersticas que devem ser avaliadas para a identificao macroscpica das espcies madeireiras, podendo ser empregado com eficincia pelos artesos.

LITERATURA CITADA BARBOSA, A. P. R.; PAULA, ESTEVO, V. C. M.; FRAZO, F. J. L.; FREITAS, J. A. de.; RAMOS, K. B. L.; LIMA, V. M. O da C. Catlogo de madeiras do Amap: Caractersticas Tecnolgicas. Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia - INPA, Manaus-AM. 58p. 1993. BURGER, L. M.; RICTHER, H. G. Anatomia da Madeira. Editora Nobel. So Paulo-SP. 154p. 1991. CURY, S. G. Guariba. Guia do Marceneiro. Disponvel em: http://www.guiadomarceneiro.com/madeira/?gdm=guariuba>. Acesso em 03 de Julho de 2011. <

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS RENOVVEIS IBAMA. Normas para procedimentos em estudos de anatomia de madeira: I. angiospermae, II.gimnospermae. Braslia-DF, 19 p. (Srie Tcnica, 15). 1992. LABORATRIO DE PRODUTOS FLORESTAIS. Banco de dados de madeiras brasileiras. IBAMA, 2007. Disponvel em <http:/www.ibama.gov.br/lpf/madeira) > Acesso em: 01 de Junho de 2011. LOPES, O. P.; MACEDO, E. G.; GOMES, J. I. Caracterizao Anatmica Macroscpica de doze espcies de madeira em trs estncias no municpio de Castanhal-Par. In: 61 Congresso Nacional de Botnica (CNBOT), Manaus-AM, 2010 (CD-ROM). LOUREIRO, A. A.; FREITAS, J. de A.; LOUREIRO, K. B.; FREITAS, C. A. A. Essncias madeireiras da Amaznia. Volume 4. Manaus, Ministrio da Cincia e Tecnologia M. C. T,

Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia INPA, Coordenao de Pesquisas em Produtos Florestais CPPF, Manaus-AM. 191p. 2000. MACIEL, K. M. F.; PACHECO, A. S.; NASCIMENTO, C. C.; SILVA, A. C. Anatomia da Madeira Amaznica: estudo de padres visuais para aplicao em vesturio feminino. Anais do 8 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. So Paulo-SP. MAINIERI, C. Manual de Identificao das Principais Madeiras Comerciais Brasileiras. Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo S.A (IPT-SP). So Paulo-SP. 241p. 1983. NISGOSKL, S.; MUIZ, G. I. B.; CECCANTINI, G. Caracterizao anatmica macroscpica das madeiras utilizadas para laminao na regio de Curitiba-PR. Universidade Federal do Paran. Scientia Agraria, vol. 4, nm. 1-2, 2003, pp. 47-52. VASCONCELLOS, F. J de.; FREITAS, J. A de.; LIMA, V. M. O da C.; MONTEIRO, L. do V.; PEREIRA, S. de J. Madeiras tropicais de uso industrial do Maranho: Caractersticas tecnolgicas. Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia INPA, Universidade Federal do Maranho UFMA, Manaus-AM. 96p. 2001. ZENID, G. J.; CECCANTINI, G. C. T. Identificao macroscpica de madeiras. Laboratrio de Madeira e Produtos derivados. Centro de Tecnologia de Recursos Florestais. Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo. 24p. 2007.

You might also like