You are on page 1of 23

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE

1. Vigncia Esta Conveno Coletiva de Trabalho ter durao de dois anos, com vigncia de 1 de maro de 2011 a 28 de fevereiro de 2013. Pargrafo nico As clusulas podero ser reexaminadas na prxima data base, em 1 de maro de 2012, em virtude de problemas surgidos na sua aplicao, do surgimento de normas legais a elas pertinentes, ou em decorrncia de aprovao pelas respectivas Assemblias dos Sindicatos representativos, das propostas apresentadas pela Comisso Permanente de Negociao prevista nesta Conveno, para as devidas adequaes.

2. Abrangncia Esta Conveno abrange a categoria econmica dos estabelecimentos particulares de ensino superior no Estado de So Paulo, aqui designados como MANTENEDORA e a categoria profissional dos auxiliares de administrao escolar, aqui designadas simplesmente como AUXILIAR. Pargrafo nico A categoria profissional dos AUXILIARES DE ADMINISTRAO ESCOLAR abrange todos aqueles que, sob qualquer ttulo ou denominao, exercem atividades no docentes nos estabelecimentos particulares de ensino superior, consoante a representao contida em sua Carta Sindical, incluindo-se as de coordenao de curso e direo escolar.

Salrios, reajustes e pagamento

Piso salarial
3. Menor salrio do Auxiliar Piso salarial a) MARO DE 2011 Fica assegurado, a partir de 1 (primeiro) de maro de 2011, nos termos do inciso V, artigo 7, da Constituio Federal, um menor salrio da categoria equivalente a R$ 700,00 (setecentos reais) por jornada integral de trabalho (44 horas semanais). b) SETEMBRO DE 2011 Fica assegurado, a partir de 1 (primeiro) de setembro de 2011, nos termos do inciso V, artigo 7, da Constituio Federal, um menor salrio da categoria equivalente a R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) por jornada integral de trabalho (44 horas semanais). c) MARO DE 2012 Fica assegurado, a partir de 1 (primeiro) de maro de 2012, nos termos do inciso V, artigo 7, da Constituio Federal, a aplicao do reajuste equivalente mdia dos ndices INPC-IBGE, ICV-DIEESE e IPC-FIPE (apurados entre 01/03/2011 e 28/02/2012), previsto na clusula de Reajuste Salarial.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE d) AGOSTO DE 2012 Fica assegurado, a partir de 1 (primeiro) de agosto de 2012, nos termos do inciso V, artigo 7, da Constituio Federal, a aplicao do reajuste de 1,60% (um vrgula sessenta por cento) previsto na clusula de Reajuste Salarial.

Reajustes/correes salariais
4. Reajuste salarial em 1 de maro de 2011 A partir de 1 de maro de 2011, ser aplicado o reajuste de 6,23% (seis vrgula vinte e trs por cento), sobre os salrios devidos em 1 de fevereiro de 2011. As diferenas salariais resultantes da no aplicao do reajuste acima referido nos meses de maro, abril e maio de 2011 devero ser pagas at o dia 20 de agosto de 2011. Pargrafo nico Fica estabelecido que o salrio de 1 de maro de 2011, reajustado pelo ndice definido nesta clusula, servir como base de clculo para a data base de 1 de maro de 2012.

5. Reajuste salarial em 2012 Em 1 de maro de 2012, as MANTENEDORAS devero aplicar sobre os salrios devidos em 1 de maro de 2011, o percentual definido pela mdia aritmtica dos ndices inflacionrios do perodo compreendido entre 1 de maro de 2011 e 29 de fevereiro de 2012, apurados pelo IBGE (INPC), FIPE (IPC) e DIEESE (ICV), at o limite de 6,5% (seis e meio por cento). Pargrafo primeiro Caso o limite de 6,5% (seis e meio por cento) seja ultrapassado, as entidades signatrias negociaro, no prazo de 90 (noventa) dias a contar de 1 de abril de 2012, o pagamento da diferena entre a mdia aritmtica dos ndices inflacionrios e 6,5%, sendo certo que, para base de clculo de maro de 2013, ser considerada a mdia aritmtica dos ndices inflacionrios, sem o limite estabelecido no caput. Pargrafo segundo AUMENTO REAL Em 1 de agosto de 2012, as MANTENEDORAS devero adicionar 1,6% (um vrgula seis por cento) aos salrios devidos em 1 de maro de 2012, a ttulo de aumento real. Pargrafo terceiro A base de clculo para a data-base de 1 de maro de 2013 ser constituda pelos salrios devidos em 1 de maro de 2011, reajustados em 2012 pela mdia aritmtica dos ndices inflacionrios do perodo compreendido entre 1 de maro de 2011 e 28 de fevereiro de 2012, apurados pelo IBGE (INPC), FIPE (IPC) e DIEESE (ICV), acrescido de 1,6% (um vrgula seis por cento). Pargrafo quarto O SEMESP, o SINDICATO e a FEPAAE comprometem-se a divulgar, em comunicado conjunto, at 20 de maro de 2012, os percentuais de reajuste salarial para o ano de 2012 e a base de clculo para a data-base de 1 de maro de 2013.

6.

Compensaes salariais

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE No ano de 2011 ser permitida a compensao de eventuais antecipaes de reajustes salariais concedidas no perodo compreendido entre 1 de maro de 2010 e 28 de fevereiro de 2011. Relativamente data-base de maro de 2012 ser permitida a compensao de eventuais antecipaes salariais concedidas no perodo compreendido entre 1 de maro de 2011 e 28 de fevereiro de 2012. Pargrafo nico No ser permitida, em ambos os casos, a compensao daquelas antecipaes salariais que decorrerem de promoes, transferncias, ascenso em plano de carreira e os reajustes concedidos com clusula expressa de no compensao.

Pagamento de salrio - formas e prazos


7. Prazo e forma de pagamento dos salrios Os salrios devero ser pagos, no mximo, at o 5 dia til do ms subsequente ao trabalhado. Pargrafo primeiro O no pagamento dos salrios no prazo obriga a MANTENEDORA a pagar multa diria, em favor do AUXILIAR, no valor de 1/30 (um trinta avos) de seu salrio mensal. Pargrafo segundo As MANTENEDORAS que no efetuarem o pagamento dos salrios em moeda corrente devero proporcionar tempo hbil aos AUXILIARES para o recebimento no banco ou no posto bancrio, excluindo-se o horrio de refeio.

8. Comprovantes de pagamento A MANTENEDORA dever fornecer ao AUXILIAR, mensalmente, comprovante de pagamento, devendo estar discriminados, quando for o caso: a) identificao da MANTENEDORA e do Estabelecimento de Ensino; b) identificao do AUXILIAR; c) denominao da funo, caso haja faixas salariais diferenciadas; d) carga horria mensal; e) outros eventuais adicionais; f) descanso semanal remunerado; g) horas extras realizadas; h) valor do recolhimento do FGTS; i) desconto previdencirio; j) outros descontos.

Descontos salariais
9. Autorizao para desconto em folha de pagamento O desconto do AUXILIAR em folha de pagamento somente poder ser realizado, mediante sua autorizao, nos termos dos artigos 462 e 545 da CLT, quando os valores forem destinados ao custeio de prmios de seguro, planos de sade, mensalidade associativa ou outras que constem da sua expressa autorizao, desde que no haja previso expressa de desconto na presente norma coletiva. Pargrafo nico Encontra-se na entidade sindical profissional, disposio da MANTENEDORA, cpia de autorizao do AUXILIAR para o desconto da mensalidade associativa.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE

Outras normas referentes a salrios, reajustes, pagamentos e critrios para clculo


10. Irredutibilidade salarial proibida a reduo da remunerao mensal ou de carga horria do AUXILIAR, exceto quando ocorrer iniciativa expressa do mesmo. Em qualquer hiptese, obrigatria a concordncia formal e recproca, firmada por escrito. Pargrafo nico No havendo concordncia recproca, a parte que deu origem reduo prevista nesta clusula arcar com a responsabilidade da resciso contratual.

Gratificaes, adicionais, auxlios e outros

Adicional de hora-extra
11. Horas extras Considera-se atividade extra todo trabalho desenvolvido em horrio diferente daquele habitualmente realizado na semana. As trs primeiras horas extras semanais devem ser pagas com o adicional de 50% (cinquenta por cento) e as seguintes com o adicional de 100% (cem por cento) Pargrafo primeiro Caso a MANTENEDORA implante o sistema de Banco de Horas dever ser observado o disposto na clusula prpria que regula a matria, integrante da presente norma coletiva. Pargrafo segundo Exceto nas hipteses de necessidade comprovada, quando dever ser produzido acordo expresso entre o AUXILIAR e a MANTENEDORA, vedado, a esta, exigir, daquele, a realizao de trabalhos ou qualquer outra atividade aos domingos e feriados. Havendo o acordo e no sendo concedida folga compensatria, fica assegurada a remunerao em dobro do trabalho realizado em tais dias, sem prejuzo do pagamento do repouso semanal remunerado

Adicional noturno
12. Adicional noturno O adicional noturno deve ser pago nas atividades realizadas aps as 22 horas e corresponde a 25% (vinte e cinco por cento) do valor das horas trabalhadas. Pargrafo nico - O adicional noturno se estender a toda carga horria de trabalho do AUXILIAR que exceder as 22:00 horas, independentemente do horrio de encerramento da mesma.

Outros adicionais

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE 13. Adicional por atividades em outros municpios Quando o AUXILIAR desenvolver suas atividades, em carter eventual, a servio da mesma MANTENEDORA, em municpio diferente daquele onde foi contratado e onde ocorre a prestao habitual do trabalho, dever receber um adicional de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o total de sua remunerao no novo municpio. Quando o AUXILIAR voltar a prestar servios no municpio de origem, cessar a obrigao do pagamento deste adicional. Pargrafo primeiro Nos casos em que ocorrer a transferncia definitiva do AUXILIAR, aceita livremente por este, em documento firmado entre as partes, no haver a incidncia do adicional referido no caput, obrigando-se a MANTENEDORA a efetuar o pagamento de um nico salrio mensal integral ao AUXILIAR, no ato de transferncia, a ttulo de ajuda de custo. Pargrafo segundo Fica assegurada a garantia de emprego pelo perodo de 6 (seis) meses ao AUXILIAR transferido de municpio, contados a partir do incio do trabalho e/ou da efetivao da transferncia. Pargrafo terceiro Caso a MANTENEDORA desenvolva atividade acadmica em municpios considerados conurbanos, poder solicitar iseno do pagamento do adicional determinado no caput, desde que encaminhe material comprobatrio ao SEMESP, para anlise e deliberao do Foro Conciliatrio para Soluo de Conflitos Coletivos, previsto nesta Conveno.

Auxlio alimentao
14. Cesta bsica Fica assegurada aos AUXILIARES que percebam at 5 (cinco) salrios mnimos por ms, em jornada integral de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, ou percebam, em jornada inferior, remunerao proporcionalmente igual ou inferior ao limite fixado nesta clusula, a concesso de uma cesta bsica mensal de 26 kg, composta, no mnimo, pelos seguintes produtos no perecveis: Arroz 5kg Feijo 5kg Farinha de Trigo 1 kg Acar 5kg Tempero 0,5kg Fub 1kg leo 1l Caf 1 kg Biscoito 0,5kg Achocolatado 0,5kg Macarro 1kg Sal - 0,5kg Pur de Tomate - 0,5kg Leite em P 0,5kg

Farinha de Mandioca1kg Farinha de Milho-1kg

Sardinha em Lata 0,5kg Sopo 0,5kg

Pargrafo primeiro As MANTENEDORAS que j concedem vale-refeio, conforme o determinado pelo PAT, esto desobrigadas do fornecimento de cesta bsica. Pargrafo segundo Fica assegurada a concesso de cesta bsica durante as frias, licena maternidade e licena doena, bem como ser garantido ao AUXILIAR demitido sem justa causa, na vigncia desta Conveno, a cesta bsica referente ao perodo de aviso prvio, ainda que indenizado.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE Pargrafo terceiro O referido benefcio poder ser substitudo por meio eletrnico de pagamento, contendo crdito mensal cumulativo suficiente para a aquisio de todos os produtos integrantes da lista do caput, totalizando o peso mnimo obrigatrio de 26 Kg, desde que a implantao do sistema no implique em custo algum para o AUXILIAR.

Auxlio educao
15. Bolsas de estudos Todo AUXILIAR tem direito a gozar de bolsas de estudo integrais, incluindo matrcula, material didtico e taxas em geral, sem limite de utilizao do benefcio ora tratado. Pargrafo primeiro - O (a) cnjuge do AUXILIAR, bem como seus filhos ou dependentes legais, estes ltimos entendidos como aqueles reconhecidos pela legislao do Imposto de Renda ou aqueles que estejam sob a guarda judicial do AUXILIAR e vivam sob sua dependncia econmica, devidamente comprovada, tm direito a bolsas de estudo correspondente a 70% (setenta por cento) do valor da mensalidade cobrado dos demais alunos, incluindo a taxa de matrcula e sendo vedada a cobrana de material didtico e outras taxas em geral. Pargrafo segundo - Os filhos ou dependentes legais do AUXILIAR podero usufruir as bolsas de estudo de 70% (setenta por cento), sem qualquer outro nus, desde que no tenham completado 25 (vinte e cinco) anos, antes da data da efetivao da matrcula no curso superior em que tenha(m) sido admitido(s). A cobrana do percentual devido, no caso das bolsas de estudos dos filhos ou dependentes legais do AUXILIAR, ter incio a partir do 2 semestre de 2011. Pargrafo terceiro - As bolsas de estudo so vlidas para todos os cursos de graduao, psgraduao ou sequenciais existentes e administrados pela MANTENEDORA, no mesmo municpio onde trabalhe o AUXILIAR, observado o disposto nesta clusula e pargrafos seguintes. Pargrafo quarto A MANTENEDORA est obrigada a conceder tantas bolsas de estudo quanto forem requeridas pelo AUXILIAR, na vigncia desta norma, ainda que o bolsista beneficirio j tenha cursado outro curso nesta condio. Pargrafo quinto A utilizao do benefcio previsto nesta clusula, caracterizada como doao por no impor qualquer contraprestao de servios transitria e no habitual e, por isso, no possui carter remuneratrio e nem se vincula, para nenhum efeito, ao salrio ou remunerao percebida pelo AUXILIAR, nos termos da Lei 10.243, de 19 de junho de 2001 e visa a capacitao e incluso social, dos beneficirios. Pargrafo sexto As bolsas de estudo sero mantidas quando o AUXILIAR estiver (i) em gozo de auxlio-doena (acidentrio ou comum) ou de aposentadoria por invalidez, (ii) em gozo de licena (remunerada ou no), (iii) exerccio de mandato sindical ou outras formas de afastamento temporrio, que no signifiquem resciso contratual. Pargrafo stimo No caso de falecimento do AUXILIAR, os dependentes que j se encontram estudando em estabelecimento de ensino superior da MANTENEDORA continuaro

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE a gozar das bolsas de estudo at o final do curso, exceto durante o(s) perodo(s) letivo(s) que eventualmente tenham que ser repetidos, em razo de reprovao. Pargrafo oitavo No caso de dispensa sem justa causa durante o perodo letivo, ficam garantidas ao AUXILIAR, at o final do perodo letivo em curso, as bolsas de estudo j existentes. Pargrafo nono As bolsas de estudo em cursos de ps-graduao ou especializao existentes e administrados pela MANTENEDORA, quando requeridas pelo prprio AUXILIAR, devero ser para capacitao profissional vinculada ao exerccio da funo que exerce na mantenedora (assim considerada aquela que que reverta benefcio no exerccio da mesma), respeitados apenas os critrios de seleo exigidos para ingresso nos mesmos e obedecero s seguintes condies: a) nos cursos stricto sensu que fixem um nmero mximo de alunos por turma, as bolsas integrais so limitadas em 30% (trinta por cento) do total de vagas oferecidas, em cada curso; b) nos cursos de ps-graduao lato sensu no haver limites de vagas. Caso a estrutura do curso torne necessria a limitao do nmero de alunos ser observado o disposto na alnea a) deste pargrafo. Pargrafo dez Os bolsistas que forem reprovados no perodo letivo perdero o direito bolsa de estudo, at que obtenham a aprovao para o perodo letivo seguinte. As disciplinas cursadas em regime de dependncia, at o limite de 3 (trs) disciplinas no podero ser cobradas de modo integral, observando-se, neste caso, o percentual de 70% (setenta por cento) da bolsa concedida, por cada disciplina cursada neste regime.. Pargrafo onze Considera-se adquirido o direito daquele AUXILIAR que j esteja usufruindo bolsas de estudo em nmero superior ao definido nesta clusula.

Auxlio sade
16. Assistncia mdico-hospitalar A MANTENEDORA est obrigada a assegurar, s suas expensas, assistncia mdicohospitalar a todos os seus AUXILIARES, sendo-lhe facultada a escolha por plano de sade, seguro-sade ou convnios com empresas prestadoras de servios mdico-hospitalares. Poder, ainda, prestar a referida assistncia diretamente em se tratando de instituies que disponham de servios de sade e hospitais prprios ou conveniados. Qualquer que seja a opo feita, a assistncia mdico-hospitalar deve assegurar as condies e os requisitos mnimos que seguem relacionados: 1. Abrangncia A assistncia mdico-hospitalar deve ser realizada no municpio onde funciona o estabelecimento de ensino superior ou onde vive o AUXILIAR, a critrio da MANTENEDORA. Em casos de emergncia, dever haver garantia de atendimento integral em qualquer localidade do Estado de So Paulo ou fixao, em contrato, de formas de reembolso.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE 2. Coberturas mnimas: 2.1 Quarto para quatro pacientes, no mximo. 2.2 Consultas. 2.3 Prazo de internao de 365 dias por ano (comum e UTI/CTI) 2.4 Parto, independentemente do estado gravdico. 2.5 Molstias infecto-contagiosas que exijam internao. 2.6 Exames laboratoriais, ambulatoriais e hospitalares. 3. Carncia No haver carncia na prestao dos servios mdicos e laboratoriais. 4. Auxiliar ingressante No haver carncia para o AUXILIAR ingressante, independentemente do ms em que for contratado. 5. Pagamento A assistncia mdico-hospitalar ser garantida nos termos desta Conveno, cabendo ao AUXILIAR, para usufruir dos benefcios da Lei n 9656/98, o pagamento de 10% das mensalidades da referida assistncia, at o limite de R$ 15,00 (quinze reais), respeitado o estabelecido no pargrafo 1 (primeiro) desta clusula. Pargrafo primeiro Caso a assistncia mdico-hospitalar vigente na Instituio venha a sofrer reajuste em virtude de possveis modificaes estabelecidas em legislao que abranja o segmento Lei 9.656, de 03 de junho de 1998 e MP 2.097-39, de 26 de abril de 2001 - ou que vierem a ser estabelecidas em lei, ou por mudana de empresa prestadora de servio, a pedido do corpo tcnico-administrativo da Instituio ou por quebra de contrato, unilateralmente, por parte da atual empresa prestadora de servio, a MANTENEDORA continuar a contribuir com o valor mensal vigente at a data da modificao, devendo o AUXILIAR arcar com o valor excedente, que ser descontado em folha e consignado no comprovante de pagamento, nos termos do art. 462, da CLT. Pargrafo segundo Caso ocorra mudana de empresa prestadora de servio, por deciso unilateral da MANTENEDORA, com consequente reajuste no valor vigente, o AUXILIAR estar isento do pagamento do valor excedente, cabendo MANTENEDORA prover integralmente a assistncia mdico-hospitalar, sem nenhum nus para o AUXILIAR. Pargrafo terceiro Para efeito do disposto no pargrafo primeiro desta clusula, caber MANTENEDORA remeter a documentao comprobatria Comisso Permanente de Negociao para a devida homologao. Pargrafo quarto Fica obrigado o AUXILIAR a optar pela prestao de assistncia mdicohospitalar em uma nica Instituio de ensino, quando mantiver mais de um vnculo empregatcio como AUXILIAR no mesmo municpio ou municpios conurbanos. necessrio que o AUXILIAR se manifeste por escrito, com antecedncia mnima de vinte dias, para que a MANTENEDORA possa proceder suspenso dos servios. Pargrafo quinto Mediante pagamento complementar e adeso facultativa, conforme plano de atendimento mdico hospitalar e devidamente documentado, o auxiliar dever optar pela ampliao dos servios de sade garantidos nesta Conveno Coletiva ou estend-los a seus dependentes.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE

Auxlio creche
17. Creche obrigatria a instalao de local destinado guarda de crianas at seis meses, quando a unidade de ensino da MANTENEDORA mantiver contratadas, em jornada integral, pelo menos trinta funcionrias com idade superior a 16 anos. A manuteno da creche poder ser substituda pelo pagamento do reembolso-creche, nos termos da legislao em vigor (CF, 7, XXV, Artigo 389, pargrafo 1 da CLT e Portaria MTb n 3296 de 03/09/1986), ou ainda, a celebrao de convnio com uma entidade reconhecidamente idnea.

Contrato de trabalho admisso, demisso, modalidades

Normas para admisso/contratao


18. Salrio do Auxiliar ingressante na Mantenedora A MANTENEDORA no poder contratar nenhum AUXILIAR por salrio inferior ao limite salarial mnimo dos AUXILIARES mais antigos que possuam o mesmo grau de qualificao ou titulao de quem est sendo contratado, respeitado o quadro de carreira da MANTENEDORA. Pargrafo nico - Ao AUXILIAR admitido aps 1 de maro de 2011, sero concedidos os mesmos percentuais de reajustes e aumentos salariais estabelecidos nesta norma coletiva.

19. Salrio do Auxiliar admitido para substituio Ao AUXILIAR admitido em substituio a outro desligado, qualquer que tenha sido o motivo do seu desligamento, ser garantido, sempre, salrio inicial igual ao menor salrio na funo existente no estabelecimento, curso, grau ou nvel de ensino, respeitado o Plano de Cargos e Salrios da MANTENEDORA, sem serem consideradas eventuais vantagens pessoais.

20. Readmisso do Auxiliar O AUXILIAR que for readmitido para a mesma funo at 12 (doze) meses aps o seu desligamento ficar desobrigado de firmar contrato de experincia.

21. Anotaes na carteira de trabalho

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE A MANTENEDORA est obrigada a promover, em quarenta e oito horas, as anotaes nas Carteiras de Trabalho de seus AUXILIARES, ressalvados eventuais prazos mais amplos permitidos por lei. Pargrafo nico obrigatria a anotao na CTPS das mudanas provocadas por ascenso em plano de carreira.

10

Desligamento/demisso
22. Indenizao por dispensa imotivada O AUXILIAR demitido sem justa causa ter direito a uma indenizao, alm do aviso prvio legal de trinta dias e das indenizaes previstas nesta Conveno, quando forem devidas, nas condies abaixo especificadas: a) 03 (trs) dias para cada ano trabalhado na MANTENEDORA; b) aviso prvio adicional de quinze dias, caso o AUXILIAR tenha, no mnimo, cinquenta anos de idade e que, data do desligamento, conte com pelo menos um ano de servio na MANTENEDORA. Pargrafo primeiro No ter direito a indenizao prevista na alnea a) o AUXILIAR que tiver recebido, durante pelo menos um ano, pagamento mensal de adicional por tempo de servio decorrente de plano de cargos e salrios ou de anunio, quinqunio ou equivalente, cujo valor corresponda a, no mnimo, 1% (um por cento) do valor do salrio, por ano trabalhado. A MANTENEDORA dever apresentar, no momento da homologao, documentos que comprovem o pagamento ao AUXILIAR do referido adicional por tempo de servio. Pargrafo segundo No ter direito indenizao assegurada na alnea b) do caput, o AUXILIAR que, na data de admisso na MANTENEDORA, contar com mais de cinquenta anos de idade. Pargrafo terceiro O pagamento das verbas indenizatrias previstas nesta clusula no ser cumulativo, cabendo ao AUXILIAR, no desligamento, o maior valor monetrio entre os previstos nas alneas a) e b) do caput. Pargrafo quarto Essas indenizaes no contaro, para nenhum efeito, como tempo de servio.

23. Demisso por justa causa Quando houver demisso por justa causa, nos termos do art. 482, da CLT, a MANTENEDORA est obrigada a determinar na carta-aviso o motivo ftico que deu origem dispensa. Caso contrrio, ficar descaracterizada a justa causa.

Outras normas referentes a admisso, demisso e modalidades de contratao

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE 24. Multa por atraso na homologao da resciso contratual A MANTENEDORA deve homologar a resciso contratual at o 20 dia aps o trmino do aviso prvio, quando trabalhado, ou trinta dias aps o desligamento, quando houver dispensa do cumprimento de aviso prvio. O atraso na homologao obrigar a MANTENEDORA ao pagamento de multa, em favor do AUXILIAR, correspondente a um ms de sua remunerao. A partir do vigsimo dia de atraso, haver ainda multa diria de 0,2% (dois dcimos percentuais) do salrio mensal. Pargrafo Primeiro - A MANTENEDORA est desobrigada de pagar a multa quando o atraso vier a ocorrer, comprovadamente, por motivos alheios sua vontade. Pargrafo Segundo A entidade sindical profissional est obrigada a fornecer comprovante de comparecimento sempre que a MANTENEDORA se apresentar para homologao das rescises contratuais e comprovar a convocao do AUXILIAR.

11

25. Atestado de afastamento e salrios Sempre que solicitada, a MANTENEDORA dever fornecer ao AUXILIARES atestado de afastamento e salrio (AAS) previsto na legislao vigente.

Relaes de trabalho - condies de trabalho, normas de pessoal e estabilidades

Transferncia setor/empresa
26. Mudana de cargo ou funo O AUXILIAR no poder ser transferido de um cargo ou funo para outro, salvo com seu consentimento expresso e por escrito, sob pena de nulidade da referida transferncia.

Estabilidade me
27. Garantia de emprego a gestante Fica garantido emprego AUXILIAR gestante desde o incio da gravidez at sessenta dias aps o trmino do afastamento legal. Em caso de dispensa, o aviso prvio comear a contar a partir do trmino do perodo de estabilidade.

Estabilidade servio militar


28. Estabilidade provisria do alistado assegurada aos AUXILIARES em idade de prestao do servio militar estabilidade provisria, desde o alistamento at 60 (sessenta) dias aps a baixa.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE

12

Estabilidade acidentados/portadores doena profissional


29. Garantias ao auxiliar com seqelas e readaptao Ser garantida ao AUXILIAR acidentado no trabalho ou acometido por doena profissional, a permanncia na MANTENEDORA em funo compatvel com seu estado fsico, sem prejuzo da remunerao antes percebida, desde que aps o acidente ou comprovao da aquisio de doena profissional apresente, cumulativamente, reduo da capacidade laboral, atestada por rgo oficial e que se tenha tornado incapaz de exercer a funo que anteriormente desempenhava, obrigado, porm, o AUXILIAR nessa situao a participar dos processos de readaptao e reabilitao profissionais. Pargrafo nico O perodo de estabilidade do AUXILIAR que se encontra participando dos processos de readaptao e reabilitao profissional ser o previsto em lei.

Estabilidade para portadores doena no profissional


30. Auxiliar afastado por doena Ao AUXILIAR afastado do servio por doena devidamente atestada pela Previdncia Social ou por mdico ou dentista credenciado pela MANTENEDORA, ser garantido o emprego ou o salrio, a partir da alta, por igual perodo ao do afastamento, limitado a 60 (sessenta) dias alm do aviso prvio.

31. Estabilidade para portadores de doenas graves Fica assegurada, at alta mdica, considerada como aptido ao trabalho, ou eventual concesso de aposentadoria por invalidez, estabilidade no emprego aos AUXILIARES acometidos por doenas graves ou incurveis e aos AUXILIARES portadores do vrus HIV que vierem a apresentar qualquer tipo de infeco ou doena oportunista, resultante da patologia de base. Pargrafo nico So consideradas doenas graves ou incurveis, a tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira definitiva, hansenase, cardiopatia grave, doena de Parkinson, paralisia irreversvel e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados do Mal de Paget (ostete deformante) e contaminao grave por radiao.

Estabilidade aposentadoria
32. Garantias ao auxiliar em vias de aposentadoria Fica assegurado ao AUXILIAR que, comprovadamente estiver a vinte e quatro meses ou menos da aposentadoria por tempo de contribuio ou da aposentadoria por idade, a garantia de emprego durante o perodo que faltar at a aquisio do direito.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE Pargrafo primeiro A garantia de emprego devida ao AUXILIAR que esteja contratado pela MANTENEDORA h pelo menos trs anos. Pargrafo segundo A comprovao MANTENEDORA dever ser feita mediante a apresentao de documento que ateste o tempo de servio. Este documento dever ser emitido pelo INSS ou por pessoa credenciada junto ao rgo previdencirio. Se o AUXILIAR depender de documentao para realizao da contagem, ter um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data prevista ou marcada para homologao da resciso contratual. Comprovada a solicitao de tal documentao, os prazos sero prorrogados at que a mesma seja emitida. Pargrafo terceiro O contrato de trabalho do AUXILIAR s poder ser rescindido por mtuo acordo homologado pelo sindicato ou por pedido de demisso. Pargrafo quarto Havendo acordo formal entre as partes, o AUXILIAR poder exercer outra funo compatvel, durante o perodo em que estiver garantido pela estabilidade. Pargrafo quinto O aviso prvio, em caso de demisso sem justa causa, integra o perodo de estabilidade previsto nesta clusula. Pargrafo sexto Enquanto no ocorrer a comprovao da documentao prevista nesta clusula, o contrato de trabalho ficar suspenso. Caso o AUXILIAR no apresente a documentao at 30 (trinta) dias aps a data prevista para homologao da resciso, a demisso ocorrer sem o pagamento de qualquer indenizao adicional. Ocorrendo a comprovao da documentao, a resciso contratual ser cancelada e o AUXILIAR ser reintegrado.

13

Jornada de trabalho durao, distribuio, controle, faltas


Prorrogao/reduo de jornada
33. Prorrogao da jornada do estudante Fica permitida a prorrogao da jornada de trabalho ao AUXILIAR estudante, ressalvadas as hipteses de conflito com horrio de frequncia s aulas.

Compensao de jornada
34. Compensao semanal da jornada de trabalho Fica permitida a compensao semanal da jornada de trabalho, nos termos da legislao que rege a matria e desde que, mediante cincia, atravs do calendrio anual a ser publicado pela MANTENEDORA, os AUXILIARES sejam dispensados do cumprimento de sua jornada de trabalho em dias ali previstos, compensando-se as horas no trabalhadas com horas de trabalho complementares.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE 35. Banco de horas Nos termos da Lei n 9.601, de 21 de janeiro de 1998, fica celebrado o Banco de Horas entre os AUXILIARES e as MANTENEDORAS, conforme o modelo constante no Anexo I desta Conveno Coletiva. Pargrafo primeiro As MANTENEDORAS que desejarem implantar o Banco de Horas, conforme o disposto no caput devero comunicar a inteno entidade representativa da categoria profissional, sob pena de, em no o fazendo, no ter validade a aplicabilidade do Banco de Horas. Pargrafo segundo Caso a MANTENEDORA queira fazer qualquer alterao no modelo aprovado de Banco de Horas (Anexo I), devido a suas peculiaridades, os critrios, detalhes, prazos e datas de implantao da verso alterada do texto sero objeto de Acordo Coletivo de Trabalho especfico, firmado entre a MANTENEDORA e seus AUXILIARES, com a participao da entidade sindical representativa da categoria profissional, na forma da legislao em vigor.

14

Faltas
36. Desconto de faltas Na ocorrncia de faltas no amparadas na legislao, a MANTENEDORA poder descontar, no mximo, o nmero de horas em que o AUXILIAR esteve ausente e o DSR proporcional a essas horas, desde que a MANTENEDORA no tenha implantado o sistema de Banco de Horas conforme o disposto em clusula prpria da presente Conveno Coletiva de Trabalho. Pargrafo nico da competncia e integral responsabilidade da MANTENEDORA estabelecer mecanismos de controle de faltas e de pontualidade do AUXILIAR, conforme a legislao vigente.

37. Abono de faltas por casamento ou luto No sero descontadas, no curso de nove dias corridos, as faltas do AUXILIAR, por motivo de gala ou luto, este em decorrncia de falecimento de pai, me, filho(a), cnjuge, companheiro(a) e dependente juridicamente reconhecido. Pargrafo nico Em caso de falecimento de irmo(), sogro(a) e neto(a) os abonos ficaro reduzidos a trs dias.

38. Abono de ponto ao estudante Fica assegurado o abono de faltas ao AUXILIAR estudante para prestao de exames escolares, condicionado prvia comunicao MANTENEDORA e comprovao posterior.

39. Congressos, simpsios e equivalentes Os abonos de falta para comparecimento a congressos, simpsios e equivalentes sero concedidos mediante aceitao por parte da MANTENEDORA, que dever formalizar por escrito a dispensa do AUXILIAR.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE

15

Pargrafo nico - A participao do AUXILIAR nos eventos descritos no caput no caracterizar atividade extraordinria.

Outras disposies sobre jornada


40. Flexibilizao da jornada de trabalho Poder ser flexibilizada a carga horria entre jornadas do AUXILIAR, quando no exerccio concomitante de funo docente e atividade administrativa, no havendo assim pagamento de salrios nos intervalos, quando o AUXILIAR no tenha trabalhado nos mesmos.

Frias e licenas
Durao e concesso de frias
41. Frias As frias dos AUXILIARES sero determinadas pela direo da MANTENEDORA nos termos da legislao vigente, sendo admitida a compensao dos dias de frias concedidos antecipadamente, em perodo nunca inferior a 10 (dez) dias e nem mais do que 2 (duas) vezes por ano. Pargrafo primeiro Fica assegurado aos AUXILIARES o pagamento, quando do incio de suas frias, do salrio correspondente s mesmas e do abono previsto no inciso XVII, artigo 7, da Constituio Federal, no prazo previsto pelo artigo 145 da CLT, independentemente de solicitao pelos mesmos. Pargrafo segundo As frias, individuais ou coletivas, no podero ter seu incio coincidindo com domingos, feriados, dia de compensao do repouso semanal remunerado ou sbados, quando esses no forem dias normais de trabalho.

Licena no remunerada
42. Licena sem remunerao O AUXILIAR, com mais de 5 (cinco) anos ininterruptos de servio no estabelecimento ensino superior da MANTENEDORA, ter direito a licenciar-se, sem direito remunerao, por um perodo mximo de dois anos, no sendo este perodo de afastamento computado para contagem de tempo de servio ou para qualquer outro efeito, inclusive legal. Pargrafo primeiro A licena ou sua prorrogao devero ser comunicadas MANTENEDORA com antecedncia mnima de 90 (noventa) dias, devendo especificar as datas de incio e trmino do afastamento. A licena s ter incio a partir da data expressa no comunicado, mantendo-se, at a, todas as vantagens contratuais. A inteno de retorno do AUXILIAR atividade dever ser comunicada MANTENEDORA no mnimo 60 (sessenta) dias antes do trmino do afastamento.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE

16

Pargrafo segundo O AUXILIAR que tenha ou exera cargo de confiana dever, junto com o comunicado de licena, solicitar seu desligamento do cargo a partir do incio da licena. Pargrafo terceiro Considera-se demissionrio o AUXILIAR que, ao trmino do afastamento, no retornar s atividades.

Licena adoo
43. Licena a auxiliar adotante Nos termos da Lei n 10.421, de 15 de abril de 2.002, ser garantida licena maternidade s AUXILIARES que vierem a adotar ou obtiverem guarda judicial de crianas.

Outras disposies sobre frias e licenas


44. Licena paternidade A licena paternidade ter a durao de cinco (5) dias.

Sade e segurana do trabalhador

Condies de ambiente de trabalho


45. Refeitrios A MANTENEDORA que contar com mais de 300 (trezentos) empregados no mesmo estabelecimento de ensino superior por ela mantido e no conceder vale-refeio, obriga-se a manter refeitrio em condies adequadas de conforto e higiene, para a realizao das refeies. Pargrafo nico No estabelecimento de ensino superior da MANTENEDORA em que trabalhem menos de 300 (trezentos) empregados ser obrigatrio assegurar-lhes condies adequadas de conforto e higiene por ocasio das refeies.

Uniforme
46. Uniformes A MANTENEDORA dever fornecer gratuitamente dois uniformes por ano, quando o seu uso for exigido.

Aceitao de atestados mdicos


47. Atestados mdicos e abonos de faltas

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE A MANTENEDORA est obrigada a abonar as faltas dos AUXILIARES, mediante a apresentao de atestados mdicos ou odontolgicos, sendo desnecessria a convalidao dos mesmos pelo sindicato profissional.

17

Primeiros socorros
48. Primeiros socorros A MANTENEDORA obriga-se a manter materiais de primeiros socorros nos locais de trabalho e providenciar, por sua conta, a remoo do AUXILIAR acidentado/doente para o atendimento mdico-hospitalar.

Relaes sindicais

Acesso do sindicato ao local de trabalho


49. Quadro de avisos A MANTENEDORA dever colocar disposio da entidade sindical da categoria profissional quadro de avisos, em local visvel, para fixao de comunicados de interesse da categoria, sendo proibida a divulgao de matria poltico-partidria ou ofensiva a quem quer que seja.

Representante sindical
50. Delegado representante Em cada unidade que tenha mais de 50 (cinquenta) AUXILIARES, a MANTENEDORA assegurar eleio de um Delegado Representante, que ter garantia de emprego e salrios a partir da inscrio de sua candidatura at seis meses aps o trmino de sua gesto, nos seguintes limites: a) na unidade da MANTENEDORA que tenha at 100 (cem) AUXILIARES, ser garantida a eleio de um delegado representante; b) na unidade da MANTENEDORA que tenha mais de 100 (cem) AUXILIARES, ser garantida a eleio de dois delegados representantes; Pargrafo primeiro O mandato do Delegado Representante ser de um ano. Pargrafo segundo A eleio do Delegado Representante ser realizada pela entidade sindical na unidade de ensino da MANTENEDORA, por voto direto e secreto. exigido quorum de 50% (cinquenta por cento) mais um dos AUXILIARES da unidade de ensino da MANTENEDORA onde a eleio ocorrer. Pargrafo terceiro A entidade sindical comunicar a eleio MANTENEDORA, com antecedncia mnima de sete dias corridos. Nenhum candidato poder ser demitido a partir da data da comunicao at o trmino da apurao.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE Pargrafo quarto condio necessria que os candidatos sejam filiados ao Sindicato e que tenham, data da eleio, pelo menos um ano de servio na MANTENEDORA.

18

Liberao de empregados para atividades sindicais


51. Assembleias sindicais Todo AUXILIAR ter direito a abono de faltas para o comparecimento s assemblias da categoria. Pargrafo primeiro Na vigncia desta Conveno, os abonos esto limitados, a dois sbados e mais dois dias teis, quando a assemblia no for realizada no municpio em que o AUXILIAR trabalhe para a MANTENEDORA. Caso a Assemblia ocorra fora do municpio em que o AUXILIAR trabalhe para MANTENEDORA, os abonos esto limitados, a dois sbados e dois perodos. As duas assemblias realizadas durante os dias teis devero ocorrer em perodos distintos. Pargrafo segundo A entidade sindical dever informar MANTENEDORA, por escrito, com antecedncia mnima de quinze dias corridos. Na comunicao devero constar a data e o horrio da assemblia. Pargrafo terceiro Os dirigentes sindicais no esto sujeitos ao limite previsto no pargrafo primeiro desta clusula. As ausncias decorrentes do comparecimento s assemblias de suas entidades sero abonadas mediante comunicao formal MANTENEDORA. Pargrafo quarto A MANTENEDORA poder exigir dos AUXILIARES e dos dirigentes sindicais atestado emitido pela entidade sindical profissional, que comprove o seu comparecimento assemblia.

52. Congresso de entidade sindical profissional Na vigncia desta Conveno, a entidade sindical promover um evento de natureza poltica ou pedaggica (Congresso ou Jornada). A MANTENEDORA abonar as ausncias de seus AUXILIARES que participarem do evento, nos seguintes limites: a) no estabelecimento de ensino superior que tenha at 49 AUXILIARES, ser garantido, o abono a um AUXILIAR; b) no estabelecimento de ensino superior que tenha entre 50 e 99 AUXILIARES, ser garantido, o abono a dois AUXILIARES; c) no estabelecimento de ensino superior que tenha mais de 100 AUXILIARES, ser garantido, o abono a trs AUXILIARES. Tais faltas, limitadas ao mximo de dois dias teis alm do sbado, sero abonadas mediante a apresentao de atestado de comparecimento fornecido pela entidade sindical. O AUXILIAR dever repor as horas que, porventura, sejam necessrias para complementao da sua jornada de trabalho.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE

19

Acesso a informaes da empresa


53. Relao nominal Obriga-se a MANTENEDORA a encaminhar para entidade representativa da categoria profissional, conforme Precedentes Normativos n. 41 e 111, do Tribunal Superior do Trabalho e da Nota Tcnica/SRT/MTE n 202/2009, no prazo mximo de trinta dias contados da data de assinatura da presente norma, a relao nominal dos AUXILIARES que integram seu quadro de funcionrios, contendo a funo exercida por cada um, acompanhada dos valores da remunerao mensal bruta e das guias de contribuio sindical. Pargrafo nico - A relao dever ser enviada por meio magntico ou pela internet, ou ainda ser encaminhada cpia da folha de pagamento do ms relativo ao desconto da contribuio sindical.

Disposies gerais

Regras para a negociao


54. Comisso Permanente de Negociao Fica mantida a Comisso Permanente de Negociao constituda de forma paritria, por trs representantes das entidades sindicais (profissional e econmica), com o objetivo de: a) fiscalizar o cumprimento das clusulas vigentes; b) elucidar eventuais divergncias de interpretao das clusulas desta Conveno; c) discutir questes no-contempladas na presente Conveno. d) deliberar no prazo mximo de trinta dias a contar da data da solicitao protocolizada no SEMESP, sobre modificao de pagamento da assistncia mdico-hospitalar, conforme os pargrafos 1 e 3 da clusula Assistncia mdico hospitalar da presente Conveno. e) criar subsdios para a Comisso de Tratativas Salariais, atravs da elaborao de documentos, para a definio das funes/atividades e o regime de trabalho dos AUXILIARES. Pargrafo primeiro As entidades sindicais componentes da Comisso Permanente de Negociao indicaro seus representantes, no prazo mximo de trinta dias corridos, a contar da assinatura da presente Conveno. Pargrafo segundo - A Comisso Permanente de Negociao dever reunir-se, se possvel, mensalmente, em calendrio a ser elaborado de comum acordo entre as partes, alternadamente nas sedes das entidades sindicais que a compem. No caso especfico do item d) do caput, dever haver convocao especfica feita pela entidade sindical patronal.

Mecanismos de soluo de conflitos


55. Foro Conciliatrio para soluo de conflitos coletivos

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE Fica mantida a existncia do Foro Conciliatrio para Soluo de Conflitos Coletivos, que tem como objetivo procurar resolver: I - divergncias de natureza trabalhista; II - incapacidade econmico-financeira da MANTENEDORA, no cumprimento de clusulas previstas na presente conveno coletiva; Pargrafo primeiro Para efeito do que estabelecem os incisos I e II deste artigo, a MANTENEDORA, ao solicitar o FORO, deve encaminhar os motivos do pedido de agendamento do mesmo, acompanhado da competente documentao comprobatria, para anlise e deciso. Pargrafo segundo O Foro ser composto paritariamente, por trs representantes do SEMESP e do Sindicato e/ou da FEPAAE. As reunies devero contar, tambm, com as partes em conflito que, se assim o desejarem, podero delegar representantes para substitu-las e/ou serem assistidas por advogados, com poderes especficos para adotarem, em nome da Instituio, as decises julgadas convenientes e necessrias. Pargrafo terceiro As entidades sindicais signatrias da presente norma devero indicar os seus representantes no Foro num prazo de trinta dias a contar da assinatura desta Conveno. Pargrafo quarto Cada sesso do Foro ser realizada no prazo mximo de quinze dias a contar da solicitao formal e obrigatria de qualquer uma das entidades que o compem. A data, o local e o horrio sero decididos pelas entidades sindicais envolvidas. O no comparecimento de qualquer uma das partes acarretar no encerramento imediato das negociaes, bem como na aplicao na multa estabelecida no Pargrafo nono desta clusula. Pargrafo quinto Nenhuma das partes envolvidas ingressar com ao na Justia do Trabalho durante as negociaes de entendimento. Pargrafo sexto Na ausncia de soluo do conflito ou na hiptese de no comparecimento de qualquer uma das partes, a comisso responsvel pelo Foro fornecer certido atestando o encerramento da negociao. Pargrafo stimo As decises do Foro tero eficcia legal entre as partes acordantes. O descumprimento das decises assumidas implicar no pagamento de multa pr-fixada ou a ser estabelecida no Foro, independentemente daquelas j estabelecidas nesta Conveno.

20

Aplicao do instrumento coletivo


56. Acordos internos Ficam assegurados os direitos mais favorveis decorrentes de acordos internos ou de acordos coletivos de trabalho celebrados entre a MANTENEDORA e a entidade sindical profissional. Tais acordos devero ser depositados no MTE SISTEMA MEDIADOR nos termos do artigo 614 da CLT.

Descumprimento do instrumento coletivo


57. Competncia das entidades sindicais signatrias

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE Fica estabelecida a legalidade das entidades sindicais signatrias para promover, perante a Justia do Trabalho e o Foro em Geral, aes plrimas em nome dos AUXILIARES em nome prprio, ou ainda, como parte interessada, em caso de descumprimento de qualquer clusula avenada ou determinada nesta norma coletiva.

21

58. Multa por descumprimento da conveno O descumprimento de cada clusula desta Conveno obrigar a MANTENEDORA ao pagamento de multa correspondente a 5% (cinco por cento) do salrio do AUXILIAR, acrescida de juros e correo monetria, para cada AUXILIAR prejudicado. Pargrafo nico A MANTENEDORA est desobrigada de arcar com o valor previsto nesta clusula, caso o artigo da Conveno j estabelea uma multa pelo no cumprimento da mesma. So Paulo, 22 de junho de 2011

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE

22

Anexo I

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO PARA A INSTITUIO DE BANCO DE HORAS

Clusula Primeira Nos termos da clusula Banco e Horas da Conveno Coletiva de Trabalho 2011/2012 firmada pelas entidades sindicais representantes das categorias profissional e econmica, fica estabelecida a criao do banco de horas, pelo presente Acordo firmado pela MANTENEDORA (razo social, nome fantasia e CNPJ), neste ato representada pelo Sr. (nome, CPF e cargo que ocupa), e o SINDICATO (razo social, nome fantasia, CNPJ e base territorial) representada pelo seu presidente (nome e CPF), Clusula Segunda A partir de 1 de maro de 2011, fica institudo para os AUXILIARES de Administrao Escolar, empregados da MANTENEDORA, o Sistema de banco de horas, com base na Lei 9.601/98, que deu nova redao ao 2 do artigo 59 da Consolidao das Leis do Trabalho e a ele (art. 59) acrescentou o 3. 1 Ser formado um banco, proveniente das horas trabalhadas alm da jornada normal diria, as quais sero compensadas nos termos do presente Acordo. 2 A composio do banco de horas se dar mediante o acmulo, apurado por meio de carto de ponto, de horas credoras ou devedoras. 3 As horas excedentes, a que se refere o pargrafo 2, esto limitadas a 2 (duas) horas dirias e 10 (dez) horas semanais, as quais sero acumuladas para futura compensao, acrescidas do adicional convencionado nesta CCT. 4 Ser permitido um saldo negativo de, no mximo, 20 horas a serem compensadas, conforme estabelecido nos pargrafos 6 a 12. 5 As horas que ultrapassarem o limite estabelecido no pargrafo 3 desta clusula sero remuneradas como horas extras, em conformidade com o regulado em clusula prpria da Conveno Coletiva de Trabalho 2011/13. 6 A compensao no poder ocorrer nas frias, feriados e dias de descanso semanal remunerado. 7 Sempre que houver interesse das partes para que haja a compensao, tal solicitao se dar com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas. 8 A cada 120 (cento e vinte) dias sero realizados balanos para apurao do saldo de horas e planejamento da compensao, devendo tal saldo ser informado ao AUXILIAR, mediante documento especfico. Havendo interesse entre as partes, o saldo existente poder ser transferido, todo ou em parte, para o balano do perodo seguinte. Poder, ainda, o saldo apurado ser remunerado como hora extra, conforme o disposto na clusula horas extras da Conveno Coletiva de Trabalho 2011/13. 9 A apurao e compensao de saldo negativo obedecer ao mesmo critrio do pargrafo anterior. 10. Os atrasos, sadas e faltas por motivo justificado e no previsto na legislao ou na CCT 2011/13, podero ser compensados no Banco de Horas, limitando-se a uma ocorrncia por semana.

Conveno Coletiva de Trabalho 2011 / 2013 auxiliares de administrao escolar no ensino superior FEPAAE 11. Os AUXILIARES contratados por prazo determinado, bem como aqueles que esto em perodo de experincia, no podero valer-se do sistema de banco de horas. 12. Nos casos de desligamento de AUXILIARES durante a vigncia deste Acordo, a MANTENEDORA estar obrigada a pagar o adicional de horas extras sobre as horas no compensadas, calculadas sobre o valor da remunerao na data da resciso. Na existncia de horas a compensar (saldo negativo), conforme previsto nos pargrafos 6 e 9 deste Acordo, tais horas sero descontadas das verbas rescisrias. 13. Qualquer divergncia na aplicao deste Acordo dever ser dirimida pelo Foro para Soluo de Conflitos Coletivos, conforme clusula especfica da Conveno Coletiva de Trabalho 2011/2012 14. A renovao, alterao ou resciso deste Acordo, antes de expirado seu prazo de validade, depender de acordo escrito entre as partes 15. O prazo de vigncia do Acordo de banco de horas de, no mximo, 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir de 1 de maro de 2011, devendo encerrar-se, em qualquer hiptese, em 28 de fevereiro de 2013. (Data e local de assinatura, com identificao dos signatrios)

23

You might also like