You are on page 1of 8

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAO MEGA PISCINAS

Elaboramos este manual com o intuito de facilitar os procedimentos de limpeza e tratamento qumico/fsico de piscinas, promovendo a conservao da piscina e o lazer saudvel dos banhistas. Voc ter disponveis conceitos tcnicos especializados e direcionados ao auxilio nas resolues de problemas como por exemplo qualidade da gua de sua piscina, equipamentos de filtragem e descontaminao entre outros. Esperamos contribuir atravs da elaborao deste e sugerimos a leitura com ateno pretendendo com isso somar o mximo possvel em sua tranqilidade e qualidade de vida. Desejamos boa leitura!

Este manual direcionado aos nossos clientes com produtos vendidos pela nossa empresa.

IMPORTNCIA DAS PISCINAS


Dois aspectos bsicos devem ser ressaltados: A importncia social e a importncia sanitria.

IMPORTNCIA SOCIAL:
A piscina considerada um local de encontro nas residncias, escolas, prdios, condomnios, clubes, etc. Alm disso constituir-se em elemento arquitetnico importante nos dias atuais. A natao encarada como um elemento necessrio sade, recreao e ao equilbrio psico-fisiolgico. (Macedo, 2003)

IMPORTNCIA SANITRIA:
A importncia sanitria esta vinculada quando a utilizao de piscinas coloca a sade dos banhistas em risco, que envolvem a transmisso de doenas e os acidentes (contuses, afogamentos, etc...). A maior facilidade da transmisso de doenas se prende ao fato das mucosas e pele apresentarem menor resistncia por causa das imerses prolongadas e do atrito com a gua. Outro aspecto de importncia na transmisso de patologias a qualidade da gua da piscina, que, com um tratamento inadequado, no se assegura a reduo de sua flora bacteriana a nveis considerados seguros. A manuteno da qualidade da gua a principal forma de impedir a transmisso de doenas aos banhistas, sendo a desinfeco a etapa mais importante para garantia da qualidade microbiolgica da gua. (Macedo, 2003).

PISCINAS INADEQUADAS AO BANHO. O QUE FAZER?


Voc com certeza, j se deparou com uma piscina com a gua inadequada ao uso e esteticamente feia. Neste manual, vamos entender porque isto acontece e como resolver determinados tipos de situao. Vamos tambm estudar como escolher os produtos mais adequados para determinado tipo de piscina, considerando no s o volume de gua e suas caractersticas fsico-qumicas, mas tambm fatores tais como: Se a piscina est ao ar livre; Se a gua ou no aquecida; Se usada ininterruptamente ou no; Se a piscina tem alta ou baixa freqncia de banhistas; Se a piscina revestida de azulejo, fibra ou vinil.

IMPORTANTE: Com os avanos tecnolgicos e a diversificao dos produtos j se pode definir produtos especficos que melhor se adaptam a cada caso, otimizando os resultados e o custo de tratamento.

PORQUE DEVEMOS TRATAR A GUA DAS PISCINAS


Para manter a beleza e a cristalinidade; Para evitar a proliferao de algas; Para destruir bactrias e outros microorganismos causadores de doenas; Para eliminar odores desagradveis; Para diminuir e remover materiais orgnicos e inorgnicos que contaminam a gua, como por exemplo poeira, folhas, insetos, bronzeador, urina, suor e etc...).

TRATAMENTO QUMICO E FSICO


Para uma gua de piscina saudvel, os dois principais processos que devem ser seguidos a risca para um resultado satisfatrio so os tratamentos qumico e fsico. Entenda um pouco melhor cada um deles:

TRATAMENTO QUMICO
Tratamento qumico aquele onde utilizamos produtos qumicos para limpeza e desinfeco da gua da piscina. Os produtos qumicos para utilizao em piscinas basicamente resultam na sanitizao e desinfeco atravs do cloro orgnico, algicidas e clarificantes tambm so utilizados para respectivamente combater algas e manter a gua da piscina cristalina. O controle de PH tambm um fator muito importante para obtermos o equilbrio da gua.

TRATAMENTO FSICO
To importante quanto o qumico, o tratamento fsico completa o ciclo de limpeza saudvel de sua piscina. Ele se d pela utilizao do sistema de filtragem da piscina, aspirao de sujeiras depositadas no fundo e escovao das paredes da piscina. O tempo correto de filtragem de uma piscina contribui consideravelmente para qualidade e aspecto da gua, sendo que tambm fator determinante na mistura homognea dos produtos qumicos na gua.

IMPORTANTE: Quanto mais prolongado for o perodo de filtragem, melhor a qualidade da gua e menor o consumo de produto qumico.

TRATAMENTO QUMICO
Elaboramos uma tabela bsica adequada a piscinas residncias. Para piscinas pblicas, academias e associaes, devemos reaver esta tabela se necessrio, e adequar a mesma a vrios fatores como intensidade de uso, tipo de revestimento, se aquecida ou no entre outros fatores.

TABELA DE TRATAMENTO (DOSAGENS DE PRODUTOS) PRODUTO CLORO ORGNICO CLARIFICANTE ALGICIDA ELEVADOR DE PH REDUTOR DE PH OXIDANTE QUANTIDADE
5 Gr. Para cada 1.000 lts de gua 5 a 6 Ml. Para cada 1.000 lts de gua 5 a 6 Ml. Para cada 1.000 lts de gua 5 a 6 Gr. Para cada 1.000 lts de gua 8 a 12 Ml. Para cada 1.000 lts de gua

FREQNCIA
Dia Sim / Dia No 1 vez por semana 1 vez por semana
Quando ph estiver abaixo de 7.2 no teste Quando ph estiver acima de 7.6 no teste

18 Gr. Para cada 1.000 lts de gua

1 vez por semana

Valores para tratamento de manuteno, para tratamento de choque consulte.

COMO CALCULAR A LITRAGEM OU VOLUME DE GUA NA SUA PISCINA

FUNES DE CADA PRODUTO QUMICO


Cloro Orgnico: Desinfetante e Sanitizante. Clarificante: Funo decantadora e de clarear a gua da piscina, deixando ela com aspecto lmpido e transparente. Algicida: Utilizado para combater as algas na piscina (gua esverdeada) Elevador de PH ou PH+: Eleva o ph da gua Redutor de PH ou PH-: Reduz o ph da gua Oxidante: Elimina matria orgnica e restaura o brilho da gua.

COMO MEDIR, CONTROLAR E AJUSTAR O PH


O PH a medida de acidez ou basicidade da gua. O PH das guas de piscinas deve estar situado entre 7,2 (PH do globo ocular) e 7,6. Em PH menor que 7 a gua se torna irritante aos olhos e mucosas e provoca o aumento da corroso, em funo da maior presena de gs carbnico. Em PH acima de 8,3 se inicia o processo de transformao de bicarbonatos de clcio em carbonatos de clcio, que confere turbidez a gua e provoca processos de incrustaes. O PH interfere no processo de desinfeco dos derivados clorados. PH igual a 7,0 (neutro) PH superior a 7,0 (bsico) PH inferior a 7,0 (cido) PH ideal para piscinas entre 7,2 a 7,6 conforme mostra tabela abaixo.

Para medir, utilize um kit de teste por tiras ou reagentes no mnimo duas vezes por semana Se o PH estiver acima de 7,6 (bsico), utilizar Redutor de PH Se o PH estiver abaixo de 7,0 (cido) utilizar Elevador de PH.

A quantidade adequada de produto a ser adicionado est contida na tabela de dosagens na pagina anterior.

COMO MEDIR E AJUSTAR A ALCALINIDADE


Usado pelo menos uma vez por quinzena com o auxilio dos estojos de testes especficos para alcalinidade, procede-se da seguinte forma: 1 Primeiramente, lava-se o estojo a ser utilizado com a prpria gua da piscina; 2 Em seguida, coleta-se a gua e aproximadamente 30cm de profundidade; 3 Aps deixar a gua coletada na marca indicada no tubo, 25ml, adicionar 5 gotas da Soluo 2, agitando o tubo; 4 Adicionar gotas da Soluo 1, contando uma a uma, agitando o tubo, at se obter uma colorao rosada ou amarelada. 5 Verificar na tabela contida no estojo de acordo com o nmero de gotas colocadas, a quantidade do produto PH estvel a ser utilizado por 1000 litros de gua. Se for necessrio, consulte a tabela abaixo.

16 gotas ou mais: Adicione Redutor de PH para reduzir a alcalinidade * Quantidade para cada 1.000 litros.

DICAS GERAIS IMPORTANTES SOBRE TRATAMENTO QIMICO


Piscinas com alta freqncia de uso ou uso quase ininterrupto (tais como piscinas de clubes e escolas de natao) devem ser tratadas de forma diferenciada, no so no que se refere a escolha do cloro, como tambm a forma e dosagem com que estes produtos sero aplicados. Piscinas expostas s intempries esta sujeitas a contaminao devido a chuvas, insetos e poeira. Alm disso, sob a ao do sol, o cloro comum utilizado para desinfetar e sanitizar a gua se perde por degradao. Esta perda de proteo aliada a chuvas podem acarretar variaes bruscas na qualidade da gua. Por este motivo, piscinas ao ar livre devem utilizar um cloro no suscetvel a degradao pelos raios solares. Piscinas aquecidas devem ser tratadas de forma diferenciadas daquelas sem aquecimento. guas aquecidas favorecem a proliferao dos micro-organismos causadores de doenas, alm de aumentar a produo de suor dos banhistas, elevando a carga de matria orgnica na gua.

TRATAMENTO FSICO
Elaboramos algumas informaes sobre cada processo de manobra do sistema de filtragem e aspirao de piscinas. Segue ento alguns deles: FILTRAGEM: O mais importante passo do tratamento fsico, o processo de filtragem retm a sujeira em suspenso na piscina atravs da areia de quartzo (elemento filtrante) contida no interior do filtro. Processo extremamente importante pois alm de reteno de partculas, auxilia no processo de mistura dos produtos qumicos na piscina, sendo fator decisivo para uma melhor qualidade da gua. ASPIRAO COM DRENAGEM: Este processo aspira a sujeira depositada no fundo da piscina, resultado da ao dos clarificantes e algicidas, expulsando estes resduos pelo esgoto. Neste processo gua no retorna para a piscina. ASPIRAO COM FILTRAGEM: Este processo aspira a sujeira depositada no fundo e transfere para o filtro, sendo utilizado geralmente quando esta sujeira depositada seja um residual mais denso, onde o elemento filtrante consegue reter, devolvendo gua limpa de volta para a piscina. ESCOVAO DAS PAREDES: As Algas geralmente se incrustam nas paredes, muito embora que tambm podem estar em suspenso na gua. Uma pratica muito eficiente para que no haja proliferao de algas na piscina, alm do uso de algicidas (tratamento qumico) a escovao semanal das paredes da piscina desprende estas algas, fazendo com que as mesmas fiquem em suspenso, melhorando consideravelmente a ao do algicida. RETROVALAGEM OU LAVAO DO ELEMENTO FILTRANTE: A areia do filtro deve pelo menos uma vez por semana ser retrolavada. Fluxo de gua inverso ao do processo de filtragem, faz com que a sujeira depositada na areia seja expulsa para o esgoto, permitindo com isso que a capacidade de filtragem seja renovada a cada processo de retrolavagem. LIMPEZA DO PR-FILTRO DA BOMBA: A moto-bomba do sistema de filtragem, dotada de pr-filtro. Uma pea que retm a principio folhas, objetos como anis e pulseira e pequenos brinquedos. Deve ser limpado com freqncia, pois basta estar parcialmente entupido para comprometer o sistema de filtragem, acarretando a principio em diminuio da presso da gua e eficincia na filtragem.

TEMPO DE FILTRAGEM
Um sistema de filtragem dimensionado corretamente que o que nossa empresa sempre oferece, deve filtrar TODA A GUA DA PISCINA em no mximo 8 horas/ dia para uma piscina residencial privativa (Norma ABNT NBR 10339). Um sistema de filtragem dimensionado incorretamente, ocasiona inmeros problemas no processo de limpeza da piscina, sendo insuficientemente capacitado tanto para filtragem como para processos de aspirao.

DICAS TEIS E IMPORTANTES


UTILIZANDO O ASPIRADOR: Conecte a mangueira ao aspirador e o aspirador ao cabo telescpico; Afunde o aspirador primeiro e faa com que a mangueira fique cheia de gua at a outra ponta onde se encaixa com o dispositivo de aspirao; Ligue a moto-bomba do filtro e certifique-se que a mangueira esteja cheia de gua; Encaixe a mangueira atravs do adaptador no dispositivo de aspirao ou na coadeira. Para piscinas em vinil, utilize aspiradores com escova. APLICAO DO TRATAMENTO QUMICO: Os produtos qumicos devem ser aplicados na coadeira da piscina com o sistema de filtragem LIGADO; Deixe um intervalo de no mnimo 2 minutos entre a aplicao de um produto e outro; Em piscinas de vinil, SEMPRE dilua os produtos em um recipiente separado antes de aplicar na coadeira; Procure no utilizar no mesmo dia algicida e cloro; Faa uma oxidao com oxidante a cada 15 dias; UTILIZANDO O SISTEMA DE FILTRAGEM: NUNCA ligue a moto-bomba do filtro com os registros fechados; Certifique-se sempre se h gua no pr-filtro da moto-bomba; Troque a areia do filtro no mnimo a cada 2 anos, a areia sempre deve estar com sua granulometria ativada, isso que garante um processo de filtragem eficiente; NUNCA troque a posio da alavanca do filtro com a moto-bomba ligada. Limpe o pr-filtro da moto-bomba com freqncia; Se a moto-bomba ficar submersa na gua, desligue-a imediatamente e contate nossa ASSISTNCIA TCNICA. Piscinas com aquecimento solar que utilizam a mesma moto-bomba do filtro, deve ser utilizado sistema de filtragem a noite e aquecimento durante o dia.

CONTATOS
Sempre matemos uma linha direta com nossos clientes. Para qualquer duvida, por favor, entre com contato conosco: LOJA CHAPEC/SC: Fone: (49) 3322-4005 Fax: (49) 3328-5184 e-mail: estevan@megapiscinas.com.br LOJA PALMAS/PR: Fone/Fax: (46) 3262-4767 e-mail: lidomar@megapiscinas.com.br CONTATO ASSISTNCIA TCNICA: assistencia@megapiscinas.com.br

You might also like