You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E EDUCAO PROGRAMA DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM EDUCAO CURSO DE ESP.

EM LETRAMENTO E FORMAO DE PROFESSORES DISCIPLINA: LETRAMENTO E SUAS INTERFACES PROF DR: M DO PERPTUO SOCORRO CARDOSO DA SILVA

MARIA DE LOURDES SILVA DA SILVA

LETRAMENTO: ALFABETIZAR LETRANDO OS ALUNOS DA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

BELM - PAR 2008

LETRAMENTO: ALFABETIZAR LETRANDO OS ALUNOS DA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS


Silva1, Maria de Lourdes Silva da

RESUMO: Abordar o letramento na educao de jovens e adultos, com a finalidade de perceber como e pode alfabetizar letrando o principal objetivo deste artigo. Assim sendo, importante enfocar o letramento e a alfabetizao, compreendendo a importncia desse processo pedaggico, para a formao de alunos que esto fora da idade/srie prevista pela LDB. Para a construo deste trabalho, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliogrfica feita com a ajuda de leituras em livros e artigos, os quais contm larga informaes sobre o assunto em questo, que puderam contribuir para a organizao e escrita do presente trabalho acadmico. PALAVRAS-CHAVES: Letramento Alfabetizao Educao de Jovens e Adultos.

1-ALFABETIZAO E LETRAMENTO NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS


A alfabetizao do adulto contou com a influncia sem precedentes de um grande educador brasileiro, Paulo Freire, que na dcada de 70 e 80, desenvolveu um trabalho de excelncia sobre o assunto, desenvolvendo tcnicas didticas que muito contriburam para a aprendizagem dessa parcela da populao. De acordo com Ribeiro (1992), Paulo Freire utilizava em suas tcnicas a perspectiva de aprendizagem pelo adulto, atravs do mtodo dialgico, ao reconhecer que esse estudante pertencia classe oprimida da sociedade. O mtodo Paulo Freire tem como hiptese a idia de que ningum

educa ningum e ningum se educa sozinho. A educao deve ser um ato coletivo, solidrio [...] no pode ser imposta (BRANDO, 1981, p.21-22). Por ser um ato coletivo, a aprendizagem deveria ser um ato em que todos se comunicassem, de forma harmoniosa e solidria, envolvendo toda uma dinmica de comunicao, em que os atores de sala de aula (professores e alunos), pudessem se entender atravs do dilogo. Por isso,

Aluna do Curso de Especializao em Letramento e Formao de Professores, da Universidade do Estado do Par UEPA, turma Regular de 2008.

Esta uma das razes pelas quais este um mtodo que se constri a cada vez ele coletivamente usado dentro de um crculo de cultura de educadores e educandos. E o trabalho de construir o repertrio dos smbolos da alfabetizao j o comeo do trabalho de aprender (BRANDO, 1981, p.24).

Sendo um mtodo voltado para a aprendizagem de adultos, ele

estabelecido a partir da construo de subsdios que visem uma inter-relao de trabalho entre professores e alunos, com a finalidade pura e simples da constituio do saber, atravs da leitura e da escrita, no ato de alfabetizar. Segundo Brando (1991), seguindo os modelos colonizadores, Paulo Freire observava a educao brasileira como um ato de imposio, em que se misturava doao com assistencialismo, ensino com obrigao. Diante desse cenrio no restava outra alternativa seno mudar. Garcia (2005) desenvolve estudos sobre a alfabetizao dizendo que,
A alfabetizao para esses jovens e adultos parece surgir com diferentes significados. Entretanto, um fato marcante nas falas desses alunos o sentimento de culpa, de ser um nada, de ser burro por no saber ler e escrever. Aqui podemos perceber a fora do discurso oficial na fala desses alunos, pois o analfabetismo visto como uma mancha, como algo que impede o progresso social e econmico e da as falas de muitos alunos serem marcadas por esse sentimento de incompetncia, de no servirem para nada (p.5).

A alfabetizao na opinio de Garcia (2005) um processo que atua como sada para problemas bsicos da sociedade, como, por exemplo, o analfabetismo. Este que se mostra atravs de uma mancha, conforme afirma a autora, j que influi diretamente em setores importantes na sociedade, assim como, no prprio sentimento da pessoa analfabeta, que se sente impotente diante de tamanha problemtica de ordem social e econmica que a pessoa analfabeta encontra. A alfabetizao se apresenta diante de vrios aspectos, uma vez que, para algumas pessoas significa a ascenso social, poltica e econmica na sociedade. Mas, tambm pode ser considerado como a melhor forma de se exercer a cidadania, porque o alfabetizado vai compreender o significado de muitas informaes contidas no seu dia-a-dia na sociedade, inclusive quando algum tenta conversar com a pessoa alfabetizada e ela no entende a mensagem da fala.

Essa , portanto, a importncia da alfabetizao na Educao de Jovens e Adultos, j que o Artigo 37, da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, enfatiza que: a educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria (p.22). Essa a oportunidade que essa parcela da populao tem em dar continuidade nos estudos, muitas vezes abandonado durante a juventude ou no incio dela; fato este que muitas vezes atrapalha os vrios momentos de vida em sociedade dessas pessoas. Nessa perspectiva, a alfabetizao est ligada automaticamente ao letramento, j que vai servir de subsdio para que os alfabetizados jovens e adultos se integrem de forma direta no mundo de oportunidades, pois para Garcia a noo de letramento relativamente recente no cenrio educacional e est relacionada participao dos sujeitos nas prticas sociais que tm como eixo a linguagem escrita (2005, p.2). Nas sociedades atuais a leitura e a escrita fazem parte de toda uma dinmica participativa, em que se as pessoas letradas se expressam de uma maneira toda peculiar. Ou seja, de acordo com a classe social e/ou formao educacional, porque a fala das pessoas marcada pela forma como ela escreve. Para Soares (1998, p.39), o letramento o estado ou a condio que adquire um grupo social ou um indivduo como conseqncia de ter-se apropriado da escrita e de suas prticas sociais. Portanto, a leitura e a escrita na perspectiva do letramento uma das condies que o sujeito social encontra para exerccio de sua vida em seu grupo, pois para que uma pessoa seja letrada no preciso somente aprender a ler e escrever, mas saber como utilizar esse aprendizado em sociedade. Nas sociedades industrializadas modernas, a utilizao dessas tecnologias se tornou cada vez mais pontos de exigncias para o pleno exerccio das prticas sociais. Por isso, na anlise de Soares (1998) se encontra o entendimento de que alfabetizar tambm letrar, na medida em que se ensina a ler e escrever deve-se estar ensinando como esse aprendizado pode ser utilizado na sociedade. Porm, o letramento s pode ser efetivado de fato se houver pelo menos duas condies bsicas: oportunidade de escolarizao e disponibilidade permanente de material de leitura de toda sorte.

Todavia, muito importante deixar claro que Soares (1998), utiliza alguns termos peculiares para se fazer entender, mas que, apropriar-se da leitura e da escrita e de suas prticas sociais, no apenas ser capaz de ler e escrever, mas tambm de fazer uso autnomo dessas tecnologias em suas prticas sociais, ou seja, fazer uso em seu cotidiano. Outra autora, Tfouni (2000), focou seus estudos em adultos no alfabetizados que vivem em sociedades letradas, percebeu que o letramento terminou por vir suprir uma necessidade, j que na sociedade muitas pessoas que esto expostas s tecnologias sem ser alfabetizadas. Assim sendo, percebe-se automaticamente, o letramento est inserido num rol de entendimentos, de como uma sociedade pode influenciar a vida de uma pessoa na sociedade letrada, no sentido de ser responsvel pelas mudanas desse indivduo em relao ao seu comportamento, sua cultura e suas perspectivas cognitivas, mesmo que a pessoa no seja alfabetizada. A autora ainda ressalta que mesmo que seja alfabetizada uma pessoa no pode ser considerada iletrada, pois se ela vive numa sociedade letrada e sofre influncia desse processo. Para Tfouni (2000), iletrado algum que no sofre nenhuma influncia, mesmo que indireta, do cdigo escrito de uma sociedade. Mas, que quando uma pessoa alfabetizada ela tem muito expectativa de insero em uma sociedade letrada, do que aquela que letrada, mas no alfabetizada. Dessa forma, os sujeitos sociais que no sabem nem ler e nem escrever, numa sociedade letrada, mesmo sendo exmio conhecedor de um dado assunto, so alvos fceis de manipulao, Aqueles que no sabem ler e escrever tem participao restrita numa sociedade letrada, so excludos e se tornam alvo de fcil manipulao, porque as suas noes cognitivas so consideradas em situao inferiores, em relao aos de pessoas letradas atravs da escolarizao. As idias de Tfouni (2000) so diferentes de Soares (1998), porque envolve a questo do letramento sem alfabetizao, mas se cruzam quando entendem que uma pessoa alfabetizada e letrada tem mais oportunidades numa sociedade modernizada, onde as tecnologias so de suma importncia para as interpretaes e aes coletivas. Portanto, o letramento com a alfabetizao so ainda duas prticas indissociveis.

Analisando os conceitos de letramento definidos por Soares (1998) e Tfouni (2000), percebe-se que existe que em relao idia a primeira, a condio e o estado de quem se apropriam da escrita e de seus usos sociais, trata-se da diferena que se apresenta entre uma pessoa letrada e uma iletrada, a mesma de uma pessoa alfabetizada ou analfabeta. Para ela, h diferenas cognitivas entre essas pessoas, no que se refere aos modos de pensar, no uso da lngua oral, no vocabulrio e nas estruturas lingsticas, havendo ainda diferenas nas condies sociais e culturais, pois estes se tornam mais participativos, mais crticos, mais conhecedores e reivindicadores de seus direitos como cidados que so. Porm, mesmo diante de tantas evidncias, existe na opinio de Soares (1998), a dificuldade de se estabelecer um conceito universal de letramento, devido s variveis sociais, culturais e polticas de uma dada sociedade, a qual deve ter normas gerais para determinar quando e como a pessoas pode ser letrada ou iletrada, alm do grau de letramento que os sujeitos se encontram. Para Tfouni (2000), apesar do fato de estar expostos aos usos sociais da leitura e da escrita e sofrer influncias importantes do desenvolvimento scioeconmico, a escola ainda a principal agncia da alfabetizao. Essa instituio torna as pessoas mais capacitadas para atender s demandas sociais exigidas num determinado tempo e espao, oportunizando-os a utilizao de outros subsdios de entendimento, os quais, de qualquer maneira se apresentam de forma diferenciada daqueles que so utilizados pelos sujeitos no alfabetizados. Em linhas gerais, a compreenso que se tem acerca do significado de letramento na atual sociedade, remete apenas a uma opinio, que o sujeito social, participante de uma sociedade que se moderniza sempre quando tem necessidade, solicita cada vez mais pessoas capazes de atender aos seus anseios. Por isso, que a anlise quanto ao processo de letramento deve ser considerada a partir de como uma determinada sociedade se organiza e qual a necessidade dela naquele momento histrico. Numa sociedade totalmente primitiva, no se pode admitir a obrigatoriedade de ser terem pessoas letradas, porque ento no haveria sentido de ser; porm, numa sociedade onde h necessidade de conhecimento e compreenso das novas tecnologias, tanto a alfabetizao, quanto o letramento se torna duas tendncias necessrias ao desenvolvimento e aplicao dos conhecimentos.

2-COMO ALFABETIZAR LETRANDO NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS


Por serem dois termos diferentes, mas no dissociados, alfabetizar e letrar se encontram em caminhos de rumos iguais, mais em sentidos paralelos. Na Educao de Jovens e Adultos esses processos podem ocorrer na medida em que quando se alfabetiza letrando, est se colocando a possibilidade de um alfabetizado aprender a ler e escrever, fazendo desses conhecimentos durante a sua vida em sociedade. Assim sendo, considerando o contexto social e educacional, Verceze (2006), explica que h pressupostos sobre a alfabetizao e letramentos de jovens e adultos, a saber:
1. Um adulto pode ser alfabetizado e letrado e no saber ler nem escrever, mas pode usar a escrita por meio de outra pessoa, basta pedir a algum que escreva por ele uma carta, por exemplo, ele dita a carta a outro. Nesse processo, esse indivduo, ao ditar a carta, usa as convenes e estruturas lingsticas prprias da lngua escrita, pois no sabe escrever, mas conhece as peculiaridades e as funes da lngua escrita. 2. Um adulto que pede para algum ler para ele uma notcia de jornal, uma carta, uma placa na rua, etc., conhece as funes da escrita e usa-as, lanando mo de um instrumento que o alfabetizado. [...] 4. Uma pessoa pode ser alfabetizada e no ser letrada - sabe ler e escrever, porm, no cultiva nem exerce prticas de leitura e de escrita, por exemplo: no l livros, jornais, revistas, ou no capaz de interpretar um texto lido e tem dificuldades para escrever uma carta, at um telegrama. Neste caso alfabetizada, mas no letrada (VERCEZE, 2006, pp.6-7).

Logo, parte desse princpio que um adulto ou uma pessoa qualquer pode muito bem ser letrada sem ter o conhecimento da escrita, pois utiliza do conhecimento de outra pessoa para seu usufruto; fato este que pode ser bom ou ruim, dependendo do contexto onde tudo acontece. Numa sociedade onde prevalecem tecnologias que necessitem do saber concreto, atravs da alfabetizao, esse jovem ou adulto vai encontrar dificuldades para se integrar, podendo at sofrer o processo de excluso. Por outro lado, numa sociedade onde o trabalho no exija tais procedimentos, a pessoa no ter problemas em ser letrado e no alfabetizado.

necessrio, entretanto, que sejam avaliadas todas as condies favorveis ou no ao letramento alfabetizado. Todavia, na maioria dos casos sempre haver a necessidade de se alfabetizar letrando, tendo em vista que, os tempos mudam e a tecnologia cedo ou tarde cercar todos os cantos do planeta. Por isso, no se pode mais pensar em achar que nunca ser preciso que a pessoa saiba realmente o que fazer e como fazer para assumir um papel social. Para Verceze (2006), ler e escrever detm papel de importncia num determinado contexto social, basta observar-se que:
Ler um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente decodificar slabas ou palavras at ler Grande Serto Veredas de Guimares Rosa... uma pessoa pode ser capaz de ler um bilhete, ou uma histria em quadrinhos, e no ser capaz de ler um romance, um editorial de jornal... Assim: ler um conjunto de habilidades, comportamentos, conhecimentos que compem um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada, no que se refere leitura? A partir de que ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere leitura? (2006, p.8).

Mas, como no se pode determinar a partir de quando e como isso acontece, ento necessrio que no se perca tempo e se parta logo para ao. Assim ocorre com a alfabetizao de jovens e adultos, cuja necessidade muitas vezes salta aos olhos daqueles que perderam a oportunidade de avanar nos estudos.
Escrever tambm um conjunto de habilidades e comportamentos que se estendem desde simplesmente escrever o prprio nome at escrever uma tese de doutorado... uma pessoa pode ser capaz de escrever um bilhete, uma carta, mas no ser capaz de escrever uma argumentao defendendo um ponto de vista, escrever um ensaio sobre determinado assunto... Assim: escrever tambm um conjunto de habilidades, comportamentos, conhecimentos que compem um longo e complexo continuum: em que ponto desse continuum uma pessoa deve estar, para ser considerada alfabetizada, no que se refere escrita? A partir de que ponto desse continuum uma pessoa pode ser considerada letrada, no que se refere escrita? (VERCEZE, 2006, p.8).

Com a escrita ocorre o mesmo procedimento, em que ponto a pessoa deve estar para ser considerada alfabetizada? E quando ela

considerada letrada. Mais uma vez no se pode aludir que uma pessoa seja letrada a partir de determinada idade ou condio scio-econmica, mas que esse processo ocorre sempre que um sujeito social necessite, porque numa sociedade onde existam tecnologias modernas, no se pode admitir analfabetos scio-culturais. nesse contexto de necessidade que nasceu a Educao de Jovens e Adultos. Esta modalidade educacional, teve incio, segundo Ribeiro et al (1999), na dcada de 1930, a partir da consolidao do Sistema de Ensino Pblico no Brasil. Tendo sido durante esse mesmo perodo a ampliao do processo de industrializao no Brasil, cujo princpio era trazer aos grandes centros urbanos, um aumento considervel da demografia populacional. Com isso, a necessidade do ensino aumentava cada vez, sendo que,
A oferta de ensino bsico gratuito estendia-se consideravelmente, acolhendo setores sociais cada vez mais diversos. A ampliao da educao elementar foi impulsionada pelo governo federal, que traava diretrizes educacionais para todo o pas, determinando as responsabilidades dos estados e municpios. Tal movimento inclui tambm esforos articulados nacionalmente de extenso do ensino elementar aos alunos, especialmente nos anos 40 (RIBEIRO, Et al, 1999, p.19).

No s acontecia por causa da industrializao que trazia a possibilidade de novas tecnologias, mas em virtude do aumento populacional devido ao fato. Razo pela qual, o aumento do ensino bsico culminou com o desenvolvimento econmico da sociedade e a ampliao das diretrizes curriculares para todo o pas. A Campanha de Educao de Adultos, lanada em 1947, praticamente define o incio da educao de adultos. Cuja primeira pretenso era alfabetizar em trs meses, assim como condensar o curso primrio em dois perodos de sete meses. Mas o entusiasmo do programa comea a diminuir em 1950 devido ao fato que o sucesso obtido no meio urbano no foi o mesmo do setor rural. As deficincias administrativas e financeiras da Campanha de Educao de Adultos, no final da dcada de 50 foram veementemente criticadas. Havia denncias de mtodos inadequados, da superficialidade do processo de ensinoaprendizagem, entre outros. Foi ai ento que 1960 surgiu outro pensamento em torno do assunto: Educao de Jovens e Adultos.

Neste cenrio de extremo desenvolvimento econmico, social e poltico, surge o educador Paulo Freire, defendendo que a educao de jovens e adultos, fosse realizada de forma um tanto quanto diferente do que vinha ocorrendo em outros tempos. Freire, segundo Ribeiro et al (1999), j detinha a idia de uma pedagogia que fosse direcionada a alfabetizao de adultos idealizando. Atravs dessa proposta nasceram os programas para alfabetizao de adultos e educao popular. Este educador tinha idias diferenciadas de como a educao de adultos poderia ser realizada. Ele j discutia a possibilidade da educao considerando o contexto social e econmico do aluno. No caso do letramento e da alfabetizao, h os autores que defendem essa forma de ensinar, como, Magda Soares, Leda Tfouni, e outros, pensam numa proposta pedaggica que d suporte para as duas tendncias, tendo como idia a garantia da leitura e da escrita, no s desde o incio da aprendizagem, mas, sobretudo, na Educao de Jovens e Adultos. Dessa forma, preciso se desenvolver atividades que priorizem o ato de ler e escrever, como subsdios para insero social do sujeito. Mas, que para isso, se tenha condies pedaggicas e materiais, com farto acervo como: livros, revistas, textos, jornais, cartazes, etc. Portanto, alfabetizar letrando possvel, basta que tanto o educador, quanto o educando se conscientizem que o ler e escrever no so simples atos do processo ensino-aprendizagem, por isso no podem ser realizados de forma mecnica, sem sentido, sem objetivo. necessrio que se alfabetize objetivando que o aluno possa utilizar esse aprendizado como subsdio para sua insero social, em que considerar os conhecimentos adquiridos como forma de compreender, discutir, questionar e realmente ler o mundo.

REFERNCIAS
BRANDO, Carlos Rodrigues. O que Mtodo Paulo Freire. 1 Ed. So Paulo: Brasiliense, 1981. BRASIL. Ministrio da Educao Cultura e Desportos. Lei de Diretrizes de Base da Educao Nacional, n 9.396/96. GARCIA, Inez Helena Muniz. Alfabetizao e Letramento na Educao de Jovens e Adultos. In: V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22setembro 2005. Disponvel no site: www.paulofreire.org.br, acessado em 25/10/2008. RIBEIRO, Vera Maria Masago [et al]. Metodologia da Alfabetizao: Pesquisa em Educao de Jovens e Adultos. Campinas-SP: Papirus, 1992. SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autntica, 1998. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetizao. So Paulo: Cortez, 2000. Coleo Questo da Nossa poca, V. 47. VERCEZE, Rosa Maria Aparecida Nechi. Letramento e Alfabetizao: Dois processos indissociveis. In: Lngua Viva - Verso eletrnica - Volume 01, n 01, Outubro/2006.

You might also like