You are on page 1of 2

Regras do Futebol 7

: Regra I (Campo de Jogos) :


O TERRENO DE JOGO ter de ser rectangular e ter o comprimento mximo de 60 metros e mnimo de 45 e largura mxima de 45 e mnima de 25 metros. A LINHA DE MEIO-CAMPO, que facultativa ser marcada com uma marca visvel, volta da qual se traa um crculo com 3 metros de raio. No entanto o centro do terreno de jogo, ter de estar marcado. REA DE GRANDE PENALIDADE (REA DE BALIZA) ser definida por um rectngulo com 6 x 15 metros. Estas marcaes podero ser feitas por fitas amovveis de uma cor visvel. MARCA DE GRANDE PENALIDADE ser marcada a 6 metros da linha de baliza e dever estar bem assinalada.

: Regra II (A Bola) :
Nos jogos de futebol de 7 obrigatria a utilizao de bolas de futebol n. 4, cujo permetro pode variar entre os 62 e 66 cm e o peso entre 340 e 390 gramas.

: Regra III (O Nmero de Jogadores) :


Cada equipa, em cada jogo, pode apresentar 12 elementos no mximo. O jogo ser disputado por duas equipas constitudas por 7 elementos em campo, sendo um deles o GuardaRedes. Aps o incio do jogo e em caso de leso de algum elemento, desde que a equipa no possua suplentes, o jogo poder prosseguir com um mnimo de 6 (seis) elementos em campo. As SUBSTITUIES so ilimitadas podendo o mesmo jogador sair e entrar novamente em jogo, sendo que os substitutos s podero entrar pela "linha de meio campo". Podem ocorrer em qualquer momento excepto a do Guarda-Redes que deve ser efectuada durante uma paragem de jogo e com o conhecimento do rbitro. O CAPITO DE EQUIPA obrigatrio, no podendo o jogo iniciar-se ou prosseguir sem que em cada equipa a capitania esteja entregue a um jogador que se encontre no campo ou no banco dos suplentes.

: Regra IV (Equipamento) :
obrigatrio o uso de camisola de cor semelhante para todos os jogadores de cada equipa, com excepo do Guarda-Redes que deve utilizar um equipamento que o distinga dos seus companheiros de equipa e adversrios. Na eventualidade de no haver equipamento de cor semelhante, poder-se- recorrer utilizao de coletes, que tambm podero ser usados quando se verificar semelhana de equipamentos, estes devero ser preferencialmente numerados. Anis, pulseiras, fios ou quaisquer outros objectos semelhantes, capazes de oferecer perigo, no devero ser permitidos.

: Regra V (O rbitro) :
Para cada jogo ser designado um rbitro, que ser o responsvel pela direco do jogo. : Regra VI (Durao do Jogo) : O jogo comportar duas partes com a seguinte durao: 25 minutos cada parte com intervalo de 10 minutos.

: Regra VII (O Incio do Jogo) :


Antes do incio do jogo, o rbitro ter de proceder a um sorteio, para a escolha de campo ou de pontap de sada, que ter lugar no centro do terreno. Aps o apito do rbitro (a bola dever ser tocada na direco do terreno adversrio). O reincio do jogo aps o intervalo ou obteno de um golo, efectuado no centro do terreno conforme procedimento anterior, sendo a bola pertena da equipa contrria que beneficiou do pontap de sada, ou em caso de golo da equipa que sofreu o golo. Quando o jogo tenha sido suspenso temporariamente sem que houvesse infraco s regras, o rbitro recomeao por um "lanamento de bola ao solo", entre dois jogadores (um de cada equipa) que ser feito no local onde se

encontrava a bola no momento da interrupo.

: Regra VIII (Bola em Jogo e Bola Fora) :


A bola est fora, quando transpuser completamente (pelo ar ou pelo solo) as linhas laterais ou de baliza. A bola est em jogo, em qualquer outra situao, durante o decorrer do jogo.

: Regra IX (Reposio de Bola em Jogo) :


LANAMENTO DE LINHA LATERAL, ser efectuado aps a bola ultrapassar completamente as linhas laterais, sendo executado por um elemento contrrio ao da equipa em que a bola tocou antes de sair do terreno. Ser permitido uma repetio, pelo mesmo jogador, no caso de um lanamento ser mal executado. PONTAP DE BALIZA, ser efectuado aps a bola sair pela linha de fundo e o ltimo jogador a tocar-lhe, pertencer equipa que atacou... A reposio da bola em jogo ser efectuada atravs de um pontap a partir do interior da rea de baliza. A bola est em jogo quando ultrapassar a linha de rea da baliza. PONTAP DE CANTO ser efectuado aps a bola sair pela linha de fundo e o ltimo jogador a tocar-lhe pertencer equipa que defende. Os jogadores adversrios da equipa que executa o pontap de canto no podem aproximar-se da bola a menos de 3 metros.

: Regra X (Marcao de Golos) :


Considera-se golo, sempre que a bola, tocada por qualquer jogador e em obedincia s regras de jogo, ultrapassar totalmente (pelo solo ou pelo ar), a linha de baliza. No sero considerado golos conseguidos directamente de pontap de sada, pontap de baliza, lanamento da bola pela linha lateral e marcao de livre indirecto.

: Regra XI (Faltas e Incorreces) :


Devero ser marcadas faltas pontaps livres contra a equipa do jogador que em qualquer circunstncia tocar a bola com as mos, ou agarrar, empurrar, pontapear ou desrespeitar qualquer dos elementos ligados ao jogo. A falta ser marcada onde o lance se tenha verificado, excepto se tal acontecer dentro da rea. Neste caso ser marcada uma grande penalidade. Os jogadores adversrios da equipa que executa o pontap livre no podem aproximar-se da bola a menos de 3 metros. Cada vez que um jogador passar com o p, deliberadamente a bola em direco ao guarda-redes da sua equipa, este ltimo no est autorizado a toc-la com as mos. Assim, se o guarda-redes tocar a bola com as mos, ser concedido um pontap livre indirecto equipa contrria no local onde a falta foi cometida, sob reserva das condies impostas na Lei XIII de futebol de 11. O FORA DE JOGO no se aplica no futebol de 7 no escalo de escolas.

You might also like