You are on page 1of 66

LEGISLAO

menu principal

LEGISLAO PREVIDENCIRIA RURAL

NDICE

01 - Seguridade e Previdncia Social

02 - Previdncia Social

03 - Os Segurados da Previdncia Social

04 - Inscrio na Previdncia Social

05 - Custeio da Previdncia Social Rural

06 - Carncia

07 - A Guia de Recolhimento da Previdncia Social GPS

08 - Os Benefcios da Previdncia

09 - Tempo de servio para a Previdncia

10 - Acidente de - Trabalho

11 - Salrio - de - Benefcio

12 - Volta do Aposentado ao Trabalho

13- Prazos de Pagamento das contribuies junto a Previdncia

14 - Grupos de produtos que integram a base de clculo no setor rural

15 - GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio

01 . Seguridade e Previdncia Social

topo

01. Seguridade Social

um conjunto integrado de aes e procedimentos de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinados a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

1.1. A Abrangncia da Seguridade Social

Diferentemente do que ocorre com a Previdncia Social, que s atende a seus segurados, a Seguridade Social engloba a todos, sem qualquer discriminao. Para tanto a Seguridade

custeada (ou financiada) por toda a sociedade, mediante os recursos oramentrios da Unio, Estados, Municpios e contribuies sociais generalizadas, inclusive sobre receitas originrias de jogos de azar (loterias).

A Previdncia Social, a Sade e a Assistncia Social so itens da Seguridade Social no pas.

02. O que Previdncia Social

topo

A Previdncia Social uma forma de substituio do salrio e constitui um sistema de seguro obrigatrio que tem por fim amparar os que exercem atividades remuneradas, bem como os seus dependentes, contra eventos provocados por doenas, idade avanada, tempo de servio, priso e morte.

2.1. A abrangncia da Previdncia Social

Qualquer pessoa pode participar dos benefcios da Previdncia Social, mediante contribuio na forma estabelecida nos planos previdencirios:

I - cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte, includos os resultantes de do trabalho, velhice e recluso;

acidentes

II - ajuda a manuteno dos dependentes dos segurados de baixa renda;

III - proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio;

IV - proteo maternidade;

V - penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes;

VI - aposentadoria.

03. Os Segurados da Previdncia Social

topo

03. Quem so os segurados da Previdncia

So todos os beneficirios do regime geral da Previdncia Social:

I. OBRIGATRIOS:

a) Empregado ( segurado obrigatrio):

Aquele que presta servio de natureza urbana ou rural empresa ou a produtor rural empregador, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado.

Aquele que, contratado por empresa de trabalho temporrio, definida em legislao especfica, presta servio para atender necessidade transitria ou substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios de outras empresas, na forma de legislao prpria.

A comprovao do exerccio de atividade rural do segurado Empregado far-se- atravs de:

a)

CTPS ou CP, em que conste o registro do contrato de trabalho;

b)

Contrato individual de trabalho;

c) Acordo coletivo de trabalho, inclusive por safra, desde que caracterize o trabalhador como signatrio, e comprove seu registro na respectiva Delegacia Regional de Trabalho DRT;

d) Declarao do empregador, comprovada mediante realizao de Solicitao de Pesquisa nos livros e registros do empregador, folhas de salrios ou em qualquer outro documento que comprove o vnculo empregatcio;

e) Recibos de pagamentos contemporneos do fato alegado, com identificao do empregador.

Quando ocorrer contrato de trabalho com data anterior emisso da CTPS, exigir-se- prvia comprovao da relao de trabalho, mediante solicitao de Pesquisa ou emisso de Requisio de Deligncias.

Na ausncia dos documentos citados, poder comprovar o exerccio da atividade atravs de declarao do Sindicato Rural, homologada pelo INSS.

Caso no possua nenhum documento citado, mas possa apresentar elementos que constituam incio de prova material, poder ser processada a Justificao Administrativa.

b) Empresrio e Empresa ( segurado obrigatrio):

O titular de firma individual ou rural.

O diretor no empregado.

O membro de Conselho de Administrao na Sociedade Annima.

Todos os scios solidrios.

O scio cotista que participe da gesto da empresa ou receba remunerao decorrente do seu trabalho.

O associado eleito para cargo de direo, observada a legislao pertinente na sociedade cooperativa.

Empresa, pessoa jurdica, e firma individual ou sociedade que assume risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no.

Para os efeitos da Lei, o produtor rural empregador, proprietrio ou no, considerado empresa em relao ao segurado que lhe presta servio.

c) Trabalhador Autnomo ( segurado obrigatrio):

Aquele que presta servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual a uma ou mais empresas, ou a um ou mais produtores rurais, sem relao de emprego.

equiparado ao Trabalhador Autnomo aquele que, proprietrio ou no, explora atividade agropecuria, pesqueira, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos e com auxlio de empregados utilizados a qualquer ttulo, ainda que de forma no contnua. Neste caso ele denominado Produtor Rural Empregador, proprietrio ou no.

A comprovao do exerccio da atividade rural do Segurado Autnomo far-se- atravs de:

I) declarao do Sindicato Rural, devidamente homologada pelo INSS, para os perodos anteriores a 11/91;

II) Nmero de identificao do Trabalhador - NIT e comprovante de contribuio a partir de 11/91.

A comprovao do exerccio da atividade rural do Segurado Equiparado ao Autnomo (antigo empregador rural) far-se- atravs de:

Para perodos anteriores a Novembro/91:

- Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS), com os registros referentes inscrio no INSS;

- comprovante de inscrio na Previdncia Social;

- Guias de Recolhimento da Previdncia Social (GRPS), ou equivalente, desde que conste a quitao pela rede bancria;

- cdula "G" da declarao do imposto de renda;

- Declarao de Produo (DP), Declarao Anual para Cadastro de Imvel Rural (autenticado pelo INCRA), ou qualquer outro documento que comprove a produo.

- livro de registro de empregados rurais;

- qualquer outro documento que possa levar convico do fato a comprovar.

Para perodo de 01/Novembro/91 a 15/Abril/94:

Alm dos documentos retro - relacionados, ser obrigatria a apresentao do Nmero de Identificao do Trabalhador - NIT e comprovante de contribuio mensal;

A partir de 16/Abril/94:

Dever ser exigida a Carteira de Identificao do Contribuinte - CIC, bem como o NIT e os comprovantes de contribuio mensal.

Enquanto no for implementada a expedio da Carteira de Identificao e Contribuio - CIC, a comprovao da atividade do Segurado Equiparado ao Autnomo (antigo empregador rural) exercida em perodo posterior a 15 de abril de 1994 dever obedecer ao contido na alnea "b" retro - referida.

d) Trabalhador Avulso ( segurado obrigatrio):

Aquele que, sindicalizado ou no, presta servio de natureza urbana ou rural, sem vnculo empregatcio, a diversas empresas com intermediao obrigatria do sindicato da categoria, assim considerados rural, entre outros:

o trabalhador rural diarista (bia-fria);

o safrista.

e) Segurado Especial ( segurado obrigatrio):

O produtor, o parceiro, o meeiro, o arrendatrio rural, o pescador artesanal e seus assemelhados, desde que no equiparados a trabalhador autnomo, que exeram atividades nas seguintes condies:

individualmente ou em regime de economia familiar;

com ou sem auxlio eventual de terceiros.

Os cnjuges ou companheiras, os filhos maiores de 16 anos ou a eles equiparados, desde que trabalhem, comprovadamente, com o grupo familiar respectivo.

Entende-se como regime de economia familiar a atividade em que o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao, sem utilizao de empregado. Outra fonte de renda, prejudica o conceito de economia familiar.

Entende-se como auxlio eventual de terceiros aquele que prestado ocasionalmente em condies de mtua colaborao, no existindo subordinao nem remunerao.

O Segurado Especial somente poder aposentar-se por idade, auferindo o benefcio de um salrio mnimo.

Nota: A esposa ou companheira do Segurado Especial, segurada obrigatria, denominada Segurada Especial.

So Segurados Especiais:

- Parceiro: aquele que, comprovadamente, com contrato de parceria com o proprietrio da terra, desenvolve atividade agrcola, pastoril ou hortifrutigranjeira, partilhando os lucros conforme pactuado.

- Meeiro: aquele que, comprovadamente, com contrato com o proprietrio da terra, exerce atividade agrcola, pastoril ou hortifrutigranjeira, dividindo os rendimentos auferidos.

- Arrendatrio: aquele que, comprovadamente, utiliza a terra, mediante pagamento de aluguel ao proprietrio do imvel rural, para desenvolver atividade agrcola, pastoril ou hortifrutigranjeira.

- Comodatrio: aquele que, comprovadamente, explora a terra pertecente a outra pessoa, em comodato, por tempo determinado ou no, para desenvolver atividade agrcola, pastoril ou hortifrutigranjeira.

- Pescador Artesanal: aquele que, utilizando ou no embarcao prpria, com at duas toneladas brutas de tara faz da pesca sua profisso habitual ou meio principal de vida, inclusive em regime de parceria, meao ou arrendamento.

Para comprovao do exerccio de atividade rural exercida a partir de 16.04.94, ser obrigatria a apresentao da Carteira de Identificao e Contribuio - CIC (em fase de implantao).

A comprovao do exerccio de atividade rural do Segurado Especial, anterior a 16.04.94, bem como de seu respectivo cnjuge, companheiro e filhos maiores de 14 anos, far-se-, alternativamente, atravs de:

I) contrato de arrendamento, parceria ou comodato;

II) declarao do Sindicato Rural, desde que homologado pelo INSS,mediante a apresentao de provas materiais.

III) comprovante de cadastro do INCRA, no caso de produtores em regime de economia familiar;

IV) bloco de notas do produtor rural;

V) registro ou certificado profissional de pescador artesanal no IBAMA;

VI) registro de filiao na Colnia de Pescadores;

VII) caderneta de inscrio visada pela Capitania dos Portos, pela Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca - SUDEPE ou pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca DNOCS;

VIII) documento expedido pela FUNAI atestando a condio do ndio em vias de integrao como trabalhador rural.

No ser considerado Segurado Especial o membro do grupo familiar que possuir outra fonte de rendimento decorrente do exerccio de atividade remunerada ou de aposentadoria de qualquer regime.

No caso de ambos os cnjuges ou companheiros perderem a condio de Segurado Especial, por motivo de exerccio de outra atividade remunerada, os filhos tambm perdem essa condio, permanecendo os menores de 21 (vinte e um) anos na categoria de dependentes, para todos os fins previstos na legislao previdenciria.

O falecimento de um dos cnjuges ou de ambos no retira a condio de Segurado Especial do filho maior de 16 (quatorze) anos, desde que permanea em atividade, individualmente ou em regime de economia familiar.

II. FACULTATIVOS:

a) o maior de 16 anos de idade que no exera atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatrio da Previdncia Social;

b) o produtor rural, proprietrio ou no, que exera atividade em regime familiar (Segurado Especial) e que opte por este enquadramento;

c) a mulher que exera exclusivamente servios do lar (dona de casa).

3.1. Como manter a qualidade de Segurado:

Independentemente de contribuies do segurado mantida para os seguintes casos:

a) sem limite de prazo, quando estiver recebendo benefcio da Previdncia;

b) at 12 meses aps cessarem as contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social, ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao. Tal prazo poder ser prorrogado para at 24 meses, se o segurado j tiver pago mais de 120 contribuies mensais, sem interrupo. No caso de segurado desempregado, com situao registrada no rgo prprio do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, ser o prazo acrescido de mais l2 meses.

c) at 12 meses aps cessar a separao do segurado acometido de doena contagiosa;

d) at 12 meses aps o livramento, o segurado detido ou recluso;

e) at trs meses aps o licenciamento, o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar;

f)at seis meses aps cessarem as contribuies, o segurado facultativo.

3.2.Dependentes do Segurado:

a) o cnjuge, a(o) companheira(o) e o filho(a) de qualquer condio, no emancipado, menor de 21 anos ou invlido. A dependncia econmica destas pessoas, em relao ao segurado, presumida;

b) os pais;

c) o irmo, no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido;

d) a pessoa designada, menor de 21 anos ou mais de 60 anos ou invlida. A dependncia econmica deste grupo de pessoas, em relao ao segurado, deve ser comprovada. 04. Inscrio na Previdncia Social

topo

04. Inscrio na Previdncia

considerada Inscrio, para os efeitos da Previdncia Social, o ato pelo qual o segurado cadastrado no Regime Geral de Previdncia Social, mediante a comprovao dos dados pessoais e de outros elementos necessrios e teis a sua caracterizao.

A inscrio deve ser feita:

a)se Empregado, na Empresa ou pelo Empregador, quando do prprio ato da assinatura da Carteiro Profissional;

b)se for Trabalhadodr Avulso, no Sindicato respectivo;

c)para os demais casos, no orgo do INSS mais prximo da residnciado Segurado;

d)a inscrio dos Dependentes deve ser feita pelo Segurado, preferencialmente no momento da sua prpria inscrio.

Exigncias para efetuar a inscrio

So as seguintes as exigncias:

a) Empregado: Contrato de Trabalho, devidamente registrado e anotado na Carteira de Trabalho e Previdncia Social;

b) Empregador Rural: apresentao de documentos que caracterizam sua condio, tais como:

o Livro de Registro de Empregados;

os Contratos de Trabalho.

c) Segurado Especial

Apresentao de um dos documentos que comprovem o exerccio da atividade rural, tais como:

. Nota Fiscal de Produtor;

. Contrato de arrendamento ou parceria;

. Certificado de Cadastro emitido pelo Incra;

. Declarao do Sindicato Rural, desde que homologada pelo INSS.

05. Custeio da Previdncia Social Rural

topo

5.2. O Salrio Base

O SALRIO BASE O VALOR MENSAL SOBRE O QUAL INCIDE A ALQUOTA DE RECOLHIMENTO, DANDO ORIGEM AO VALOR DA CONTRIBUIO OBRIGATRIA PARA A Previdncia Social a ser paga pelos segurados: Empresrios, Autnomos e Facultativos.

5.3. Salrio de Contribuio:

O salrio de contribuio o valor mensal sobre o qual incide a alquota de recolhimento, dando origem ao valor da contribuio obrigatria para com a Previdncia Social a ser paga pelos Segurados: Empregados, Trabalhadores Avulsos e Empregados Domsticos.

Tabela 5.3 Tabela de Contribuio dos Segurados Empregados, Empregado Domstico e Trabalhadores Avulsos:

TABELA TABELA DE CONTRIBUIO

Para: empregados, empregado domstico e trabalhador avulso

Tabela 5.2: Salrios de Contribuio

R$ Alquotas para recolhimento (INSS)

at 752,62 7,65

de 752,63 at 780,00 8,65

de 780,01 at 1.254,36 9,00

de 1.254,37 at 2.508,72 11,00

Observar que neste Campo a alquota dever ser aplicada ao total dos salrios pagos, inclusive a no - empregados (autnomos e empregadores) que tenham participado do processo produtivo rural.

Quando o produtor rural ou a empresa agropecuria tiverem apenas 1 (um) empregado o mnimo a ser pago ser sobre R$ 260,00 (salrio mnimo) x 7,65% = R$ 19,89 e o mximo a ser pago ser: R$ 2.508,72 (maior salrio de - contribuio) x 11% = R$ 275.95.

5.3. Salrio de - Contribuio

O salrio de - contribuio o valor mensal sobre o qual incide a alquota de recolhimento, dando origem ao valor da contribuio obrigatria para com a Previdncia Social a ser paga pelos Segurados: Empregados, Trabalhadores Avulsos e Empregados Domsticos.

Tabela 5.3 Tabela de Contribuio dos Segurados Empregados, Empregado Domstico e Trabalhadores Avulsos: Salrio de Contribuio (R$) Alquotas para fins de Recolhimento ao INSS (%) Alquotas para Determinao da Base de Clculo do I. Renda

752,62 7,65 8,00

de 752,63 at 780,00 8,65 9,00

de 780,01 at 1.254,36 9,00 9,00

de 1.254,37 at 2.508,72 11,00 11,00

06. CARNCIA

topo

6. Nmero mnimo de Contribuies para ter direito a aposentadoria, penso, e outros benefcios

Conforme a espcie de benefcio pretendido, ser exigido um nmero mnimo de contribuies que denominado de Carncia.

Para o segurado Empregado ou Trabalhador Avulso no necessrio que as contribuies do perodo de carncia tenham sido recolhidas, basta que elas tenham sido descontadas pela empresa.

A responsabilidade sempre da empresa ou do Empregador e, quando deixam de recolher ou de descontar as contribuies devidas elas so punidas pela Previdncia Social, sendo que desta irregularidade no ir afetar o direito do segurado.

Para os outros tipos de segurados s so contados os meses em que as contribuies foram pagas.

6.1. Segurados isentos do perodo de Carncia

Aquele segurado que depois de filiado Previdncia Social contrai alguma das doenas constantes de uma relao especfica do INSS.

Ele tem direito aposentadoria por invalidez ou deixa penso com qualquer nmero de contribuies. Tambm independem do perodo de carncia o salrio - famlia, o salrio maternidade, o auxlio - recluso, a penso por morte, o auxlio - funeral e os benefcios por acidente de trabalho.

6.2. Perodo de Espera

O benefcio decorrente de alguma incapacidade (auxlio - doena ou aposentadoria por invalidez) s devido ao segurado Empregado ou Empregador se a incapacidade durar por mais de 15 (quinze) dias para poder requerer o benefcio.

Se ficar comprovado pelo Servio nico de Sade - SUS que existe incapacidade do segurado, a Empresa ou o Empregador paga o salrio correspondente aos primeiros 15 dias de afastamento.

6.3. Perodo de Graa

Se um segurado deixa de exercer atividade coberta pela Previdncia Social e por isso se desliga dela, deixando tambm de contribuir, ele conserva a qualidade de segurado durante 12 meses, com direitos iguais aos de quem est contribuindo, e, se, j tiver pago mais de 120 contribuies mensais ele conserva seus direitos durante 24 meses. Se por ventura o segurado estava recebendo benefcios, o prazo comea a ser contado quando o benefcio cessa.

Existem alguns casos onde o perodo de graa contado de maneira diferente, ou seja:

aquele segurado com doena em que obrigatrio o internamento em hospital: at 12 meses depois de deixar o hospital;

segurado em priso: at 12 meses depois de deixar a priso;

segurado facultativo: at 6 meses depois de parar de contribuir;

segurado desempregado registrado numa agncia de colocao do Ministrio do Trabalho: at 12 meses.

6.4. Perda de qualidade do Segurado junto a Previdncia

A perda de qualidade se d aps o 15 dia do segundo ms depois do perodo de graa. Todavia, em qualquer perodo de tempo as pessoas podem voltar a ser segurados da Previdncia como Segurado Facultativo.

07. A GUIA DA PREVIDNCIA SOCIAL GPS

topo

7. A GPS

A GPS passou a ser utilizada para os recolhimentos ao INSS em 23 de junho de 1999.

As contribuies previdencirias so devidas por ms de competncia. Por este motivo, no permitido recolher englobadamente contribuies de vrias competncias em apenas uma GPS.

Se o contribuinte estiver obrigado a recolher contribuies com mais de um cdigo do Fundo de Previdncia e Assistncia Social (FPAS), o mesmo preencher tantas GPS quantos forem os cdigos.

O recolhimento feito sempre em um mesmo banco, no sendo mais permitido o recolhimento em bancos alternados.

A GPS Especfica uma modalidade de guia destinada a consolidar mensalmente os fatos geradores das contribuies previdencirias. o caso de um Empregador (produtor rural) que compra diariamente produtos rurais de pequenos produtores.

7.1. Enquadramento no Cdigo FPAS (Fundo de Previdncia Social)

O referido enquadramento de responsabilidade do prprio contribuinte, de acordo com a sua atividade.

No campo n 11 da GRPS deve ser anunciado o enquadramento do contribuinte:

I) Segurado especial.......................................................................744

II) Produtor rural Pessoa fsica (equiparado a autnomo)

a.

contribuindo em funo da produo...................................744

b.

contribuindo em funo da folha de pagamento....................604

III) Agroindstria

a.

Enquadradas no D.L 1.146/.70............................................795

b.

No Enquadradas no D.L. 1.146/70.....................................787

IV) Produtor Rural Pessoa Jurdica

a.

contribuindo em funo da produo....................................744

b.

contribuindo em funo da folha de pagamento.....................604

V) Cooperativa de Produo

a.

Enquadradas no D.L. 1.146/70............................................795

b.

No enquadradas no D.L. 1.146/70......................................787

c.

Quando faz reteno de produtor rural (pessoa fsica)...........744

O D.L 1.146 agrupa aqueles que industrializam, beneficiam ou extraem: cana-de-acar, laticnios, ch e mate, uva, fibras vegetais e descaroamento de algodo, cereais, caf, madeira

para serraria, resina, lenha, carvo vegetal, matadouro, abatedouro de animais de quaisquer espcies e charqueadas.

7.2. Matrcula no Cadastro Especfico do INSS CEI (Instituto Nacional do Seguro Social Cadastro Especfico)

Esto sujeitos matrcula:

- todos os contribuintes desobrigados da inscrio no CGC;

- os produtores rurais (somente as pessoas fsicas que no esto sujeitas inscrio no CGC).

O "Pedido de Matrcula" no cadastro especial do INSS feito em impresso prprio, vendido em livrarias, cujo preenchimento no exige maiores dificuldades.

7.3. Instrues para preenchimento dos Campos da GPS

A GPS preenchida mensalmente mquina ou com caneta esferogrfica preta ou azul, em letra de forma, sem emendas ou rasuras, em 2 (duas) vias, sendo que a primeira via vai para o INSS e a segunda via fica com o contribuinte.

Este modelo encontrado em quase todas as papelarias.

As instrues sobre os campos da GPS que se seguem, so direcionados para os Produtores Rurais - autnomos que contribuem sobre folha de salrio ou produo comercializada e para os Segurados Especiais.

Preenchimento dos Campos da GPS

As informaes so seqenciais, ou seja, para que o produtor rural conhea o preenchimento da GPS necessrio acompanhar o "Modo de Fazer do Enquadramento Bsico," de vez que as explicaes sobre outros enquadramentos subseqentes so semelhantes ou iguais.

Vamos desenvolver, de incio ao fim, um "Caso Padro" (modelo) de Preenchimento da GPS, ficando a cargo do usurio a fcil compreenso e execuo de preenchimento de outros campos da GPS para o setor rural.

Produtor Rural - Empregador (Pessoa Fsica) equiparado a Autnomo (aquele que no tem relao de emprego com as empresas para as quais presta servios, em carter eventual).

O enquadramento das atividades preponderantes (Cdigo SAT), para o setor rural feito da seguinte forma:

Atividades de Grau 3 - TABELA 1

001 - Agricultura

01 (0) cultura de cereais

02 (0) cultura de leguminosas alimentcias

03 (0) cultura de tubrculos e razes

04 (0) cultura de plantas industriais

05 (0) cultura de frutas

05 (1) lavoura de caf, citricultura sem packing house

05 (2) lavoura de cacau, cultura de banana sem transporte martimo, citricultura com packing house

05 (3) culturas de bananas com transporte martimo

99 (0) outras culturas

002 - Silvicultura

01 (01) silvicultura

003 - Criao

01 (0) bovinos

02 (0) equinos, muares e assininos

03 (0) sunos

04 (0) ovinos

05 (0) caprinos

06 (0) avicultura

07 (0) apicultura e sericicultura

99 (0) outras criaes

004 - Caa

01 (01) armadores de caa

005 - Pesca

01(0) armadores de pesca

Ex.: o cdigo de um produtor rural que tenha como atividade principal a criao de bovinos ter como SAT: 003 01(0).

Obs.: O campo somente dever ser preenchido quando houver contribuio sobre a folha de pagamento.

Para calcular o valor individual de cada empregado basta multiplicar o total do salrio pago no ms de competncia, pela alquota correspondente, conforme discriminado na Tabela 2Tabela de Contribuio, a seguir:

TABELA 2 TABELA DE CONTRIBUIO

Para: empregados, empregado domstico e trabalhador avulso PRIVATE Salrios de Contribuio

R$ Alquotas para recolhimento (INSS)

at 752,62 7,65

de 752,63 at 780,00 8,65

de 780,01 at 1.254,36 9,00

De 1.254,37 at 2.508,72 11,00

Observar que neste Campo a alquota dever ser aplicada ao total dos salrios pagos, inclusive a no - empregados (autnomos e empregadores) que tenham participado do processo produtivo rural.

Quando o produtor rural ou a empresa agropecuria tiverem apenas 1 (um) empregado o mnimo a ser pago ser sobre R$ 151,00 (salrio mnimo) x 7,65% = R$ 11,65 e o mximo a ser pago ser: R$ 1.328,25 (maior salrio de - contribuio) x 11% = R$ 146,10. GPS

Esta Guia da Previdncia Social - GPS, ora instituda, entrou em uso na competncia maro de 1999, para pagamento a partir de 1 de abril de 1999. MINISTRIO DA PREVIDNCIA E ASSISTNCIA SOCIAL-MPAS

3. CDIGO DE PAGAMENTO

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS

4. COMPETNCIA

GUIA DA PREVIDNCIA SOCIAL GPS

5. IDENTIFICADOR

1. NOME OU RAZO SOCIAL/FONE/ENDEREO:

6. VALOR DO INSS

7.

8.

2.VENCIMENTO

(Uso exclusivo INSS)

9. VALOR DE OUTRAS ENTIDADES

ATENCO: vedada a utilizao de GPS para recolhimento de receita de valor inferior ao estipulado em Resoluo publicada pelo INSS. A receita que resultar valor inferior dever ser adicionada contribuio ou importncia correspondente nos meses subseqentes, at que o total seja igual ou superior ao valor mnimo fixado

10. ATM/MULTA E JUROS

11. TOTAL

12. AUTENTICAO BANCRIA

Instrues de Preenchimento da Guia da Previdncia Social GPS CAMPO 1 - NOME OU RAZO SOCIAL/FONE/ENDEREO

Informar o nome do contribuinte ou sua razo social, nmero do Telefone e respectivo endereo.

CAMPO 2 - VENCIMENTO (Uso exclusivo INSS)

Preenchimento exclusivo pelo INSS.

CAMPO 3 - CDIGO DE PAGAMENTO

Informar o cdigo de pagamento referente ao valor que est sendo recolhido (verificar Tabela de Cdigos de Pagamento)

CAMPO 4 - COMPETNCIA

Informar a competncia com 2 (dois) dgitos para o ms e 4 (quatro) dgitos para o ano.

No caso de contribuinte individual optante pelo recolhimento trimestral, registrar como competncia o ltimo ms do trimestre.

CAMPO 5 - IDENTIFICADOR

Registrar a identificao do contribuinte no CGC/CNPJ, CEI ou NIT

CAMPO 6 - VALOR DO INSS

Registrar o valor da contribuio a ser recolhido (parte empresa e segurado), subtraindo-se o valor a ser compensado em decorrncia de recolhimento indevido e as dedues relativas aos valores pagos a ttulo de salrio - famlia e salrio - maternidade aos empregados, todos em valores originrios. Esclarecimentos adicionais, consultar o Manual de Preenchimento da GPS.

CAMPO 7 - (No preencher).

CAMPO 8 - (No preencher).

CAMPO 9 - VALOR DE OUTRAS ENTIDADES

Registrar o valor da contribuio a ser recolhida, em funo de dispositivos legais para outras Entidades: FNDE, INCRA, SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE, DPC, FAER, SENAR, SEST, SENAT e SESCOOP.

CAMPO 10 - ATM/MULTA/JUROS

Registrar o somatrio de atualizao monetria, se houver, multa e juros de mora devido em decorrncia de recolhimento fora do prazo de vencimento, calculados sobre o somatrio dos valores registrados nos campos 6 e 9.

CAMPO 11 - TOTAL

Registrar o somatrio dos campos 6, 9 e 10

CAMPO 12 - AUTENTICAO BANCRIA

Destinado a autenticao, pelo agente arrecadador, do valor recolhido.

Relao de Cdigos de Pagamento

(alterado pela Ordem de Servio Conjunta n 99 de 10 de junho de 1999.) Cdigo

Descrio

1007 Contribuinte Individual Normal NIT/PIS/PASEP

1104 Contribuinte Individual Trimestral NIT/PIS/PASEP

1201 GRC Contribuinte Individual DEBCAD (USO EXCLUSIVO DO INSS)

1309 Empresrio Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP

1350 Empresrio Recolhimento Trimestral NIT/PIS/PASEP

1406

Facultativo Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP

1457

Facultativo - Recolhimento Trimestral NIT/PIS/PASEP

1503 Especial Recolhimento Mensal NIT/PIS/PASEP

1554 Especial Recolhimento Trimestral NIT/PIS/PASEP

1600 Empregado Domstico - Recolhimento Mensal NIT/PIS/PASEP

1651 Empregado Domstico - Recolhimento Trimestral NIT/PIS/PASEP

2003 Empresas Optantes pelo Simples CNPJ (CGC)

2100 Empresas em Geral CNPJ (CGC)

2119 Empresas em Geral CNPJ (CGC) Pagamento exclusivo de outras entidades (SESC, SESI, SENAI, SENAR, etc.)

2135 Empresas em Geral CNPJ (CGC) Convnio com o FNDE

2208 Empresas em Geral CEI

2216

Empresas em Geral CEI Pagamento exclusivo de outras Entidades

2232 Empresas em Geral - CEI - Convnio com o FNDE

2305 Filantrpicas com Iseno CNPJ (CGC)

2321

Filantrpicas com iseno CEI

2402 rgos do Poder Pblico CNPJ (CGC)

2429 rgos do Poder Pblico CEI

2500 Receita Bruta de Espetculos Desportivos e Contratos de Patrocnio CNPJ (CGC)

2607 Comercializao da Produo Rural CNPJ (CGC)

2615 Comercializao da Produo Rural - CNPJ (CGC) Pagamento exclusivo de outras Entidades

2631 Contribuio retida sobre NF/Fatura da prestadora de servio - CNPJ (CGC)

2640 Contribuio retida sobre NF/Fatura da prestadora de servio - CNPJ (CGC) Exclusivo para rgo do Poder Pblico Administrao Direta, Autarquia e Fundao Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal.

2658 Contribuio retida sobre NF/Fatura da prestadora de servio CEI Contratante do servio.

2682 Contribuio retida sobre NF/Fatura da prestadora de servio CEI (Exclusivo para rgo do Poder Pblico Administrao Direta, Autarquia e Fundao Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, contratante do servio)

2704 Comercializao da Produo Rural CEI

2712 Comercializao da Produo Rural - CEI Pagamento exclusivo de outras Entidades

2801 Reclamatria Trabalhista CEI

2810

Reclamatria Trabalhista - CEI Pagamento exclusivo de outras Entidades

2909 Reclamatria Trabalhista CNPJ (CGC)

2917 Reclamatria Trabalhista - CNPJ (CGC) Pagamento exclusivo de outras Entidades

3000 ACAL CNPJ (CGC)

3107 ACAL CEI

3204 GRC Contribuio de Empresa Normal DEBCAD (USO EXCLUSIVO DO INSS)

4006 Pagamento de Dbito - DEBCAD (USO EXCLUSIVO DO INSS)

4103 Pagamento de Dbito - CNPJ (CGC) CNPJ (CGC)

4200 Pagamento de Dbito Normal - Nmero do Ttulo de Cobrana (USO EXCL. DO INSS)

4308 Pagamento de Parcelamento Adm. Nmero do Ttulo de Cobrana (USO EXCL. DO INSS)

5010 Levantamento Judicial casos anteriores Lei 9.703/98 (USO EXCLUSIVO DO INSS)

5037 Recuperao de Despesas de Exerccios (USO EXCLUSIVO DO INSS / pagamento pelo SIAFI)

5053 Custas Judiciais sucumbncia (USO EXCLUSIVO DO INSS / pagamento pelo SIAFI)

6009 Pagamento de Dvida Ativa Dbito Referncia (USO EXCLUSIVO DO INSS)

6106 Pagamento de Dvida Ativa Parcelamento Referncia (USO EXCLUSIVO DO INSS)

6203 Pagamento de Dvida Ativa Ao Judicial Referncia (USO EXCLUSIVO DO INSS)

6300 Pagamento de Dvida Ativa Cobrana Amigvel - Referncia (USO EXCL. DO INSS)

8001 Financiamento Imobilirio - Referncia (USO EXCLUSIVO DO INSS)

8109 Aluguis Referncia (USO EXCLUSIVO DO INSS)

8206 Alienao de Bens Imveis - Referncia (USO EXCLUSIVO DO INSS)

8257 Alienao de Bens Mveis Referncia (USO EXCLUSIVO DO INSS)

9008 Benefcio NB (USO EXCLUSIVO DO INSS)

08. Os Benefcios da Previdncia Social

topo

8. Benefcios Pecunirios

Benefcios pecunirios so os pagamentos que os Segurados e dependentes tem direito, de acordo como as condies estabelecidas pelas leis e regulamentos da Previdncia.

O Salrio Benefcio o valor que o segurado recebe como benefcio da Previdncia.

So os seguintes os benefcios pecunirios da Previdncia:

8.1. Auxlio - Doena

I - Valor

O auxlio - doena corresponde a uma renda mensal correspondente a 91% do salrio de benefcio, inclusive aquele decorrente de acidente de trabalho.

II - Carncia e condicionantes

devido aps 12 meses de contribuies mensais, ao segurado que fica incapacitado para o seu trabalho. Sua obteno depende do resultado de percia mdica a cargo do INSS. No caso de segurado Empregado (exceto o domstico) ou Empresrio, este benefcio s devido quando a incapacidade dura mais de 15 dias.

III - Durao do benefcio e condicionantes

devido a contar do 16 dia de afastamento da atividade do segurado (exceto o domstico) ou empresrio. Quando requerido mais de 30 dias depois do afastamento da atividade o benefcio tem incio na data da entrada do requerimento. O tempo do benefcio durar enquanto o segurado no recuperar a capacidade para o trabalho ou at ser transformado em aposentadoria por invalidez. O segurado em gozo de auxlio - doena fica obrigado a submeterse aos exames, tratamentos e processos de reabilitao recomendados pela Previdncia.

O empregado que est recebendo auxlio - doena considerado licenciado pela empresa, que paga o seu salrio dos 15 primeiros dias de afastamento.

8.2. Auxlio - acidente

I Valor

Consiste numa renda mensal de 50% do salrio - de - benefcio.

II Carncia

O benefcio no exige carncia.

III Durao do Benefcio

vitalcio, isto , o segurado continua recebendo enquanto for vivo.

8.3.Aposentadoria por invalidez

I Valor

A aposentadoria por invalidez consiste numa renda mensal de 100% do salrio - de - benefcio. Quando o aposentado por invalidez necessita da assistncia permanente de outra pessoa, o valor do seu benefcio tem um acrscimo de 25%.

II Carncia e condicionantes

Aps 12 contribuies mensais devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxlio doena, considerado incapacitado para o trabalho e no pode ser reabilitado para o exerccio de atividade remunerada. Sua concesso depende do resultado de percia mdica a cargo do INSS.

III Durao do Benefcio e condicionantes

A aposentadoria por invalidez devida a contar do 16 dia do afastamento do trabalho ou da data da cessao do auxlio - doena, ao segurado empregado (exceto domstico) ou empresrio; e a contar da data do incio da incapacidade aos outros segurados. Quando requerida mais de 30 dias depois do afastamento da atividade, tem incio na data da entrada do requerimento. E mantida enquanto o segurado permanece invlido. Se o aposentado por invalidez recupera a capacidade para o trabalho, seu benefcio mantido, no todo ou em parte, durante certo tempo, de acordo com o caso. Em alguns casos ele tem direito de voltar para o emprego. O segurado aposentado por invalidez fica obrigado a submeter-se aos exames, tratamentos e processos de reabilitao profissional proporcionados pela Previdncia Social, exceto transfuso de sangue e tratamento cirrgico, que so facultativos.

8.4. Aposentadoria por Idade

I Valor

Consiste numa renda mensal de 70% do salrio de - benefcio, mais 1% dele, por grupo de contribuies, at 30%, ou seja, at o total de 100%.

II Carncia e condicionantes

Aps 180 contribuies mensais, ao segurado rural com pelo menos 60 anos de idade, se homem e, 55 anos de idade, se mulher. Para os trabalhadores urbanos os limites de idade so de 65 anos (segurado) e 60 (segurada).A carncia para a aposentadoria por idade (aposentadoria por velhice) era anteriormente de 60 meses e agora de 180, mas o aumento foi regulamentado de forma gradual, da seguinte forma, em 1.996 era de 90 meses, em 1.997 de 96 meses, em 1.998 ser de 102 meses, em 1.999 ser de 108 meses, e assim sucessivamente.

No ano 2.011 que a carncia atingir a 180 meses.

Para os segurados inscritos na Previdncia Social Urbana na data da publicao da Lei (24/07/1991), bem como para os trabalhadores e empregadores rurais, a carncia das Aposentadorias por Idade, por Tempo de Servio e Especial, obedecer tabela oficial vigente, levando-se em conta o ano em que o segurado implementou todas as condies necessrias obteno do benefcio. ANO DE IMPLEMENTAO

DAS CONDIES MESES DE CONTRIBUIO EXIGIDOS

1999 108

2000 114

2001 120

2002 126

2003 132

2004 138

2005 144

2006 150

2007 156

2008 162

2009 168

2010 174

2011 180

III Durao do benefcio e condicionantes

devida ao segurado empregado (inclusive o domstico) a contar da data do afastamento da atividade, quando requerida at essa data ou at 90 dias depois dela; ou da data da entrada do requerimento quando requerida depois desse prazo. Aos outros segurados devida a contar da data da entrada do requerimento.

A aposentadoria por idade vitalcia, ou seja, o segurado continua recebendo, enquanto estiver vivo.

Se o empregado rural j tem 65 anos ou a segurada empregada 60 anos e j completou a carncia, a empresa ou o empregador pode requerer a aposentadoria dele ou dela. Neste caso a aposentadoria obrigatria e o segurado tem direito indenizao trabalhista.

8.5. Aposentadoria por tempo de servio I - Valor

Para o segurado (homem): de 70% do salrio de - benefcio, aos 30 anos de servio, mais 5% dele por ano completo de atividade, at mais 30%, ou seja, at 100% do salrio de - benefcio aos 35 anos de servio;

Para a segurada (mulher): de 70% do salrio de - benefcio, aos 25 anos de servio, mais 5% dele por ano completo de atividade.

II Carncia e condicionantes

Aps 180 contribuies mensais, ao segurado com, no mnimo, 30 anos de servio ou, a segurada com, no mnimo, 25 anos de servio.

Um segurado que, por exemplo, depois de 10 anos de servio (120 contribuies), passa por 4 anos afastado de qualquer atividade coberta pela Providncia Social e, por isso perdeu a sua qualidade de segurado (mas no perdeu o seu tempo de servio), poder, se mais tarde voltar a exercer atividade coberta pela Previdncia Social, a adquirir o direito a aposentar-se, quando completar as 180 contribuies mensais regulamentares, ou seja, precisar contribuir por mais 5 anos (60 contribuies).

Na apurao do tempo de servio so contados, alm de todo e qualquer perodo de atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social, os perodos de:

a.

contribuio facultativa depois de ter deixado de ser segurado obrigatrio;

b.

recebimento de benefcio por incapacidade de trabalho entre perodos de atividade;

c.

servio militar;

d. servio pblico (federal, estadual ou municipal) que garante, mediante legislao prpria, a contagem de tempo de servio correspondente previdncia social;

No pode ser utilizado o tempo de atividade rural anterior a novembro de 1991 (ex -Funrural) para efeito de carncia, de contagem recproca e de averbao de tempo de servio, salvo se for comprovado o recolhimento das contribuies relativas ao respectivo perodo, feito em poca prpria.

III Documentos que provam o Tempo de Servio

So os seguintes:

a.

declaraes das empresas onde o segurado trabalhou;

b.

contra - recibos de salrios;

c.

cartes de identificao das empresas;

d.

contratos e distratos (empresrios);

e. provas de matrcula em rgos de fiscalizao profissional, alvars de localizao etc. (profissionais liberais);

f.

processos administrativos de justificao feitos pelo INSS.

IV Durao do benefcio

A aposentadoria por tempo de servio iniciada quando da data do afastamento da atividade, quando requerida at essa data ou at 90 dias depois dela; ou na data da

entrada do requerimento, quando no houver desligamento do emprego ou quando for requerida aps 90 dias, sendo o benefcio vitalcio, ou seja, o segurado continua recebendo o benefcio enquanto for vivo.

8.6. Aposentadoria especial

I Valor

Equivale a 100% do salrio de - benefcio.

II Carncia e condicionantes

Aps 180 contribuies mensais, ao segurado com pelo menos 15, 20, 25 anos de trabalho, conforme a atividade, sujeito a condies especiais que prejudique a sade ou a integridade fsica (salubridade e periculosidade).

III Durao do benefcio

vitalcio o benefcio, sendo que a aposentadoria s devida ao empregado que no receber benefcio de qualquer outro regime previdencirio. A aposentadoria especial devida ao segurado empregado a contar da data do afastamento da atividade, quando requerida at essa data ou at 90 dias depois dela.

8.7. Auxlio - recluso

I Valor

O auxlio - recluso consiste numa renda mensal fixada em 100% do salrio - de - benefcio e calculado sobre a aposentadoria que o segurado vinha recebendo ou teria direito de receber, na data de sua priso e condenao. A renda mensal dividida em partes iguais por todos os dependentes que tm direito. Quando cessa o pagamento a um pensionista (caso de maioridade, morte etc.), feito novo rateio do valor total entre os pensionistas remanescentes; o ltimo que sobra recebe 100% do valor.

II Carncia

No existe carncia para obteno do benefcio.

III - Durao do benefcio e condicionantes

mantido o benefcio enquanto o segurado permanece em recluso, sem capacidade de acesso ao trabalho e de ganhos de remunerao ou salrio. O segurado, em alguns casos, volta ao emprego ou a sua atividade produtiva, cessando por isso o benefcio.

8.8. Penso por morte

I Valor

Consiste numa renda mensal de 100% do salrio - de benefcio, calculado sobre a aposentadoria que o segurado vinha recebendo, ou teria de receber, na data do seu falecimento. A renda mensal dividida em partes iguais, por todos os dependentes que tm direito. Quando cessa o pagamento a um pensionista, feito novo rateio do valor total entre os pensionistas remanescentes; o ltimo que sobra recebe 100%.

II Carncia e condicionantes

No existe carncia para obteno do benefcio.

No tem direito a penso por morte o cnjuge que perdeu o direito aos direito aos alimentos da lei civil; e a mulher que, sem justo motivo, abandonou o lar e se recusa a voltar, desde que essa situao seja reconhecida em sentena judicial. Tambm no h direito penso por morte em caso de anulao do casamento.

III Durao e condicionantes

O benefcio concedido a contar da data do bito, seja aposentado ou no. A data de incio do benefcio pode iniciar na data da deciso judicial, no caso de morte presumida.

8.9. Salrio - famlia

I Valor

O valor do salrio - famlia reajustado periodicamente e sempre divulgado pela imprensa. Existem dois valores de salrio - famlia: um para o segurado que ganha salrio no superior a 3 salrios mnimos ( o maior valor) e outro para o segurado que ganha acima disto ( o menor valor) sendo este valor multiplicado pelo nmero de dependentes. O salrio - famlia devido ao segurado empregado (exceto o domstico) ou trabalhador avulso, para cada filho menor ou invlido. Quando, tanto o pai como a me so segurados da Previdncia, o beneficio devido a ambos.

A empresa paga o salrio - famlia dos seus empregados e desconta o total pago do valor das contribuies mensais que obrigatoriamente recolhe. O salrio famlia no se incorpora ao salrio e por isso no incide sobre ele o desconto da contribuio para a Previdncia Social.

II - Carncia

No existe carncia para obteno do benefcio.

III Durao

A durao de tempo do benefcio ditada pela dependncia e maioridade dos filhos, ou enteados e menor sem recursos, no caso de tutor.

8.10. Salrio maternidade

A Lei n 9.876, de novembro de 1999, ampliou a cobertura do salrio maternidade a todas as seguradas da previdncia social, na qualidade de empregadas, trabalhadoras avulsas, empregadas domsticas, seguradas especiais (mulheres de produtores rurais em regime de economia familiar, sem empregados), contribuintes individuais e facultativas.

Carncia de no mnimo 10 contribuies mensais para as seguradas contribuinte individual e facultativa; no caso de segurada especial exige-se a comprovao de exerccio da atividade rural nos ltimos 10 meses;

- No exigida carncia para segurada empregada, empregada domstica e trabalhadora avulsa;

- Em caso de parto antecipado, a carncia de 10 meses para as seguradas contribuintes individuais e facultativas fica reduzida em nmero de contribuies equivalente ao nmero de meses em que o parto foi antecipado.

O salrio maternidade devido durante 120 dias, com incio 28 dias antes e trmino 91 dias depois do parto considerando, inclusive, o dia do parto.

I Valor:

Os valores do salrio maternidade so os seguintes:

a) para a segurada especial, no valor de 01 salrio mnimo;

b) para a segurada empregada, no valor da sua remunerao, devida no ms do afastamento do seu trabalho;

c) para a trabalhadora avulsa, no valor de sua ltima remunerao integral, no sujeito ao limite mximo do salrio de contribuio;

d)para a contribuinte individual ou facultativa, no valor da mdia aritmtica simples dos 12 ltimos salrios de contribuio (escala de salrio base).

Para fins de concesso de salrio maternidade, considera-se parto o evento ocorrido partir de 23 semana (6 ms) de gestao, inclusive em caso de natimorto.

Em caso de parto antecipado, ou no, e ainda que ocorra parto de natimorto, a segurada ter direito aos 120 dias previstos em lei, sem necessidade de avaliao mdico pericial pelo INSS, desde que comprovado mediante atestado mdico.

Ocorrendo aborto no criminoso, comprovado mediante atestado mdico, a segurada ter direito ao salrio maternidade correspondente a duas semanas, hiptese em que o atestado dever ser submetido a percia mdica do INSS. 09. Tempo de Servio para a Previdncia

topo

9. O que tempo de servio:

- o perodo de exerccio da atividade abrangida pela Previdncia Social urbana ou rural, ainda que anterior a sua instituio, desde que indenizado;

- o perodo de atividade na condio de produtor rural empregador, desde que comprovado o recolhimento das contribuies na forma da Lei 6260/75;

- o tempo de servio do segurado trabalhador rural anterior a novembro de 1991, independente do recolhimento de contribuio;

- o perodo de contribuio efetuado por segurado, depois de ter deixado de exercer atividade remunerada;

- o perodo em que o segurado esteve em gozo de Auxlio - Doena;

- o tempo de servio militar;

- o tempo de servio pblico;

- o tempo de exerccio de mandato classista junto a rgo de deliberao coletiva em que, nessa qualidade, haja contribudo para a Previdncia Social;

- o perodo de licena remunerada, desde que tenha havido desconto da contribuio;

- o tempo de servio prestado Justia dos Estados, s Serventias Extra - Judiciais e s Escrivanias Judiciais, desde que no tenha havido remunerao pelos cofres pblicos e que a atividade no estivesse, poca, vinculada a sistema prprio de Previdncia social;

- o perodo de freqncia s aulas dos aprendizes matriculados em escolas profissionais mantidas por empresas ferrovirias;

- o tempo de servio como juiz temporrio da Unio;

- o tempo de exerccio de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que no tenha sido contado para aposentadoria no servio pblico;

- durante o tempo de aprendizado profissional prestado nas escolas tcnicas;

- os perodos de freqncia aos cursos de aprendizagem ministrados em escolas tcnicas ou industriais mantidas por empresas;

o tempo de trabalho exercido em atividades profissionais sujeitas a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica.

9.1. Como feita a prova de Tempo de Servio

A prova de Tempo de Servio, exceto para autnomo e facultativo, feita atravs de documentos que comprovem o exerccio de atividades nos perodos a serem contados, devendo esses documentos ser contemporneos dos fatos a comprovar e mencionar as datas de incio e trmino. Quando se tratar de trabalhador avulso, devem constar tambm a durao do trabalho e a condio em que foi prestado.

As anotaes na Carteira de Trabalho, relativas a frias, alteraes salariais e outras que demonstrem a seqncia do exerccio da atividade, podem suprir possveis falhas de registro de admisso ou dispensa.

Servem para prova de Tempo de Servio os seguintes documentos:

- o contrato individual de trabalho, a Carteira de Trabalho e a caderneta de contribuies dos antigos Institutos de Previdncia;

- certido de Inscrio em rgo de fiscalizao profissional, acompanhada do documento que prove o exerccio da atividade;

- contrato social e respectivo distrato; quando for o caso, ata da assemblia geral e registro de firma individual;

- contrato de arrendamento, parceria ou comodato rural;

- certificado de sindicato que agrupe trabalhadores avulsos;

- comprovante de cadastro no Incra, para o caso de produtores rurais em regime de economia familiar;

- bloco de notas de venda do produtor rural;

- declarao do Sindicato Rural, desde que homologada pelo INSS;

certido do ministrio pblico.

Importante

- falta de documento contemporneo, podem ser aceitas declaraes, atestados de empresa ainda existente e certificado ou certido de entidade oficial, dos quais constem os dados necessrios extrados de registros efetivamente existentes e acessveis fiscalizao do INSS;

- se o documento apresentado pelo segurado no atender ao estabelecido, a prova de Tempo de Servio pode ser complementada por outros documentos que levem convico do fato a comprovar, inclusive mediante justificao administrativa;

- a comprovao do Tempo de Servio, realizada mediante Justificativa Judicial, s produz efeito perante a Previdncia Social quando baseada em indcio de prova material.

10. Acidentes de Trabalho

topo

10. O que acidente de trabalho

Acidente do Trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho, na condio de trabalhador fixo ou avulso, ou ainda pelo exerccio do trabalho dos segurados especiais, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause morte, perda ou reduo de capacidade para o trabalhador permanente ou temporrio.

Acidente do Trabalho , tambm, a doena profissional ou de trabalho, assim entendida aquela produzida ou desencadeada pelo exerccio de trabalho peculiar a determinada atividade.

10.1.Quem tem direito aos benefcios por acidente do trabalho

- o empregado, exceto o domstico;

- o trabalhador avulso;

- o segurado especial (produtor rural em regime de economia familiar);

o mdico residente.

10.2. Como feita a comunicao do acidente de trabalho ao INSS

A empresa e o produtor rural empregador devero comunicar o Acidente do Trabalho ao INSS, at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mnimo e o limite mximo do Salrio de - Contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias.

O acidentado ou seus dependentes assim como o Sindicato da categoria devero receber cpia fiel da comunicao.

Caso o empregador no comunique o acidente, caber ao Setor de Benefcios do INSS comunicar fiscalizao para a execuo da multa.

Na falta da comunicao por parte do empregador, podem formaliz-la:

- o prprio acidentado;

- seus dependentes;

- a entidade sindical;

- o mdico que assistiu o acidentado;

- qualquer autoridade pblica.

10.3.Tipos de benefcios por acidente de - trabalho

Em caso de acidente do trabalho, o acidentado e seus dependentes tem direito, independentemente do cumprimento de carncia, s seguintes prestaes e servios:

Auxlio - Doena

O auxlio doena ser devido ao acidentado que ficar incapacitado para o seu trabalho por mais de quinze dias consecutivos (exceto para o trabalhador avulso). O valor mensal do auxlio - doena de 91% do salrio de - benefcio e ser devido a contar do 16 dia seguinte ao do afastamento do trabalho em conseqncia do acidente.

Aposentadoria por Invalidez

Ser devida ao acidentado que, estando ou no em gozo de auxlio - doena, for considerado incapaz para o trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. O valor da aposentadoria por invalidez de cem por cento do salrio de - benefcio.

Auxlio Acidente

Ser concedido ao segurado quando, aps a consolidao das leses decorrentes do Acidente do Trabalho, resultar seqela que implique na reduo da capacidade de trabalho.

O auxlio - acidente, mensal e vitalcio, corresponder a 50% do salrio de - benefcio que deu origem ao auxlio - doena acidentrio do segurado, corrigido at o ms anterior ao do incio do auxlio - acidente.

11. SALRIO DE-BENEFCIO

topo

11. Salrio de benefcio

O benefcio de pagamento continuado calculado com base no salrio de - benefcio, isto , a mdia dos salrios contribudos nos ltimos 36 meses. Logicamente os valores dos salrios de contribuio so corrigidos para se efetuar o clculo.

Periodicamente so divulgados pela imprensa os ndices de atualizao monetria destes valores.

Se o segurado no contribuiu em alguns meses compreendidos no perodo bsico de clculo, a apurao da correo pode recuar at 48 meses, para completar os 36 meses. Se apesar disso so encontrados menos de 36 salrios de - contribuio, a soma dividida pelo nmero deles e no por 36, ou seja, e calculado pela mdia aritmtica simples.

11.1. Clculo da renda mensal do benefcio de prestao continuada

A renda mensal do benefcio de prestao continuada ser calculada aplicando-se sobre o valor calculado do salrio de - benefcio os seguintes percentuais:

a.

Auxlio - doena: 91% do salrio de - benefcio;

b.

aposentadoria por invalidez: 100% do salrio de - benefcio;

c. aposentadoria por idade: 70% do salrio de - benefcio, mais 1% deste, por grupo de 12 contribuies mensais, at o mximo de 30%;

d.

aposentadoria por tempo de servio:

d.1 para a mulher: 70% do salrio de - benefcio aos 25 anos de servio, mais 5% deste, para cada novo ano completo de atividade;

d.2 para o homem: 70% do salrio de - benefcio aos 30 anos de servio, mais 5% deste, para cada novo ano completo de atividade;

d.3 100% do salrio de - benefcio, para o professor aos 30 anos, e para a professora aos 25 anos de efetivo exerccio em funo de magistrio;

e.

aposentadoria especial: 100% do salrio de - benefcio;

f. penso por morte: 100% do salrio de - benefcio que deu origem aposentadoria do segurado ou que teria direito na data de seu falecimento;

g. auxlio - recluso: 100% do salrio de - benefcio que deu origem aposentadoria do segurado ou que teria direito na data de seu recolhimento priso;

h.

auxlio - acidente: 50% do salrio de - benefcio

11.2. Clculo do Abono anual

O abono anual (13 salrio ou gratificao de Natal) devida aos segurados e dependentes que, ao longo do ano, recebeu auxlio - doena, auxlio - acidente, aposentadoria, penso por morte ou auxlio - recluso

O valor do abono calculado, pela Previdncia, da mesma forma que a gratificao natalina dos que esto trabalhando e tem por base o valor da renda mensal do benefcio do ms de dezembro.

11.3.Reajustamento dos benefcios

Os benefcios so reajustados de acordo com critrios fixados periodicamente. A constituio garante o reajustamento, para conservao do valor real deles na data da sua concesso.

12. VOLTA DO APOSENTADO AO TRABALHO

topo

12. Volta ao Trabalho

O aposentado por idade ou por tempo de servio pode voltar ao trabalho, inclusive no mesmo emprego, conservando o direito adquirido da aposentadoria.

O aposentado que volta ao trabalho tambm volta a contribuir para a Previdncia, mas no tem direito a outras prestaes, salvo salrio - famlia, reabilitao profissional e auxlio acidente, enquanto estiver empregado.

O aposentado pela aposentadoria especial pode continuar ou voltar a trabalhar, mas no em atividade prejudicial sade ou integridade fsica.

O aposentado por invalidez perde a aposentadoria se voltar atividade. Quem est recebendo auxlio - doena tambm no pode trabalhar.

13. Prazos de Pagamentos das Contribuies junto a Previdncia

topo

13. Prazos de pagamentos

Os prazos para recolhimento das contribuies so os seguintes: CONTRIBUIO RECOLHIMENTO NO MS SUBSEQUENTE ATUALIZAO, JUROS E MULTA

- Contribuio sobre remunerao e produtos rurais a partir do 2

dia do ms, at o dia 8

- a partir do dia 9 (inclusive) - Com atualizao monetria

- Com atualizao monetria, juros e multa

-Contribuintes individuais (carns) a partir do 2

dia do ms, at o dia 15

- a partir do dia 16 (inclusive) - Com atualizao monetria

- Com atualizao monetria, juros e multa

14. Grupos de produtos que integram a base de clculo no Setor Rural

topo

14. Grupos de produtos:

- Animais para abate, servios e lazer;

- Produtos de origem animal;

- Produtos vegetais cultivados;

- Produtos florestais e silvcolas;

- Produtos extrativistas vegetais e animais;

- Produtos agrcolas, pecurios e silvcolas submetidos a processos de beneficiamento ou industrializao rudimentar.

Observao:

Os seguintes produtos no integram a base de clculo de contribuies para o SENAR/Previdncia:

- Vegetais destinados ao plantio ou reflorestamento;

- Animais destinados reproduo, criao pecuria ou granjeira, quando vendido entre produtores rurais pessoas fsicas;

- Animais vendidos como cobaias, para fins de pesquisa cientfica no Pas;

- Vegetal vendido por pessoa ou entidade que, registrada no MAARA, dedique-se ao comrcio de sementes e mudas no Pas.

15. GFIP Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio.

topo

1.1. O QUE A GFIP

o documento destinado ao recolhimento para o Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS, em substituio Guia de Recolhimento do FGTS GRE, assim com a prestao de informaes Previdncia Social.

Notas:

1. Nos casos de resciso de contrato de trabalho, dever ser preenchida uma GFIP especfica denominada Guia de Recolhimento Rescisrio do FGTS e Informaes Previdncia Social GRFP.

2. Para retificao de informaes incorretas prestadas em GFIP ou GRFP, devero ser preenchidos formulrio de retificao especficos.

1.2. QUEM DEVE RECOLHER E INFORMAR

Todas as pessoas fsicas ou jurdicas sujeitas a recolhimento ao FGTS, conforme estabelece a Lei n 8.030/90 e legislao posterior, bem como as contribuies e/ou informaes Previdncia Social, conforme disposto nas Leis n 8.212/91, 8.213/91 e legislao posterior.

Nota:

Esto desobrigados de informar a GFIP:

a) empregador domstico:

b) trabalhador autnomo sem empregado;

c) segurado especial;

rgos pblicos em relao aos servidores estatutrios filiados a regime prprio de previdncia.

*Consultas no Manual de Orientao sobre a GFIP

You might also like