You are on page 1of 8

BOLINHO DE ARROZ COM LEGUMES

Ingredientes

1 xcara (ch) de legumes picados 1 xcara (ch) de arroz cozido (sobra) 1 colher (sopa) de salsinha picada Sal a gosto Pimenta a gosto 2 colheres (sopa) de cebola ralada 1 ovo 1 xcara (ch) de leite 6 colheres (sopa) de farinha de trigo (aproximadamente) 1 colher (ch) de fermento em p leo para fritar

Modo de preparo

Lave muito bem os talos e as folhas. Pique tudo muito bem. Coloque o arroz em uma tigela e amasse bem com um garfo. Acrescente os legumes, tempere com o sal, a pimenta, a salsinha, a cebola e o ovo. Junte o leite e a farinha a esta mistura, formando uma massa no muito mole. Acrescente o fermento e frite os bolinhos no leo quente. Se a massa ficar bem firme, faa bolinhos com as mos, passe no ovo batido e na farinha de rosca e frite.

Obs.: O bolinho de arroz pode ser feito com casca de abbora picada e cozida, folhas de espinafre picadinhas, beterraba, brcolos, couve-flor ou repolho.

RENDIMENTO: 20 bolinhos. CUSTO: R$ 1,10 NUTRIENTES: amido, protena, fibra, fsforo, clcio, ferro, vitaminas A, C e do complexo B, protenas, potssio e carboidratos. PAT DE TALOS

Ingredientes 3 xcaras (sopa) de talos de beterraba 3 colheres (sopa) de talos de espinafre 1 copo (americano) de maionese Modo de Preparar Bata os talos no liquidificador com uma colher de sopa de maionese. Misture a pasta obtida com o restante da maionese. Conserve em geladeira. Sirva com po, torrada ou bolacha salgada. PO DE FOLHAS E TALOS Ingredientes 2 xcaras (ch) de folhas e talos picados 1 xcara (ch) de caldo das folhas cozidas 1 ovo 1/2 xcara (ch) de gua 1 colher (ch) de acar 3 colheres (ch) de sal 15g ou 1 tablete de fermento biolgico ou de padaria 3 colheres (sopa) de leo 4 1/2 xcaras (ch) de farinha de trigo Modo de Preparar Coloque as folhas e talos no liquidificador com o caldo de folhas cozidas. Bata bem. Junte o ovo, o acar, o sal, o fermento e o leo e continue batendo. Coloque em uma vasilha a farinha de trigo e despeje a mistura do liquidificador. Amasse at desgrudar das mos. Deixe a massa crescer at dobrar de volume. Amasse novamente e forme os pes, colocando em assadeira untada. Deixe crescer novamente. Coloque em forno moderado para assar por aproximadamente 40 min. Nutrientes Vitaminas A, C e E, Folato, Potssio, Fsforo, Clcio, Sdio, Ferro, Iodo e Magnsio. ** Prepare esta receita com folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, brcolis, espinafre etc.

DOCE DE CASCA DE MELANCIA

Ingredientes 02 xcaras (ch) de melancia xcara (ch) de acar xcara (ch) de gua 01 colher (ch) de cravo

Modo de preparar Retire a casca verde da melancia aproveitando apenas a polpa branca. Corte em cubos pequenos ou passe pelo ralo grosso. Leve ao fogo em uma panela a gua e o acar para fazer a calda. Junte os cravos. Acrescente a polpa branca da melancia calda. Deixe cozinhar at apurar.

PO DE CASCA DE BANANA Ingredientes 6 bananas com casca 1 xcara de gua 1 xcara de leite 30g de fermento fresco 1/2 xcara de leo 1 ovo 1 pitada de sal 1/2 kg de farinha de trigo Modo de preparar Bata as cascas de banana e a gua no liquidificador. Junte o leo, os ovos e o fermento e bata mais um pouco. Acrescente a farinha, o sal e o acar e misture. Por ltimo, coloque na massa as bananas em rodelas. Coloque a massa em uma forma untada com margarina e farinha de trigo. Deixe crescer at dobrar de volume e leve para assar em forno pr-aquecido. Nutrientes Clcio, Fsforo, Ferro, Vitaminas A, B1 e B2, Niacina, Potssio, Sdio

BOLO DE LARANJA COM CASCA Ingredientes 1 laranja pra, cortada em 4 pedaos, com a casca e sem semente; 4 ovos inteiros; 1 xcara (ch) de leo; 1 xcara (ch) de acar branco; xcara (ch) de acar mascavo; 1 xcara (ch) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento em p.

INGREDIENTES PARA COBERTURA Suco de 2 laranjas-pra; 2 colheres de acar de confeiteiro. Modo de preparar Leve ao liquidificador a laranja, os ovos e o leo e bata por 2 minutos e meio. Derrame essa massa num outro recipiente e adicione as farinhas e os acares. Bata essa mistura com a batedeira, at obter uma massa homognea. Acrescente o fermento e mexa at mistur-lo bem com a massa. Coloque a massa do bolo numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno mdio, previamente aquecido, por aproximadamente 25 minutos, ou at que, perfurando-o com um palito, este saia sequinho. Em um recipiente, misture bem o suco de laranja com o acar de confeiteiro. Assim que o bolo j estiver morno, derrame o suco de laranja sobre ele, espalhando por igual. Espere uns 15 minutos e sirva em seguida. Nutrientes Vitamina C, carboidratos e protenas. DOCE DE CASCA DE LARANJA Ingredientes Cascas de laranja (lavadas e picadas) 5 xcaras (ch) de acar 5 xcaras (ch) de gua Modo de preparar Cozinhe as cascas em pouca gua at amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve a gua e deixe esfriar. Bata as cascas e a gua no liquidificador, passe por uma peneira grossa. Junte o acar e leve novamente ao fogo, mexendo sempre, at desprender do fundo da panela.

DOCE DE CASCA DE ABACAXI Ingredientes Casca de 1 abacaxi picado; 2 xcaras (ch) de acar; 1 colher (sopa) de margarina. Modo de preparar Descasque um abacaxi, lave a casca e ferva com um pouco de gua. Bata a mistura no liquidificador e cor. Coloque em uma panela parte que ficou na peneira e leve ao fogo com o acar e a margarina. Mexa sempre, at desprender do fundo da panela. Dica: Com o caldo coado, faa um refresco de abacaxi. PASTA DE BERINJELA Ingredientes . 2 berinjelas com casca em pedaos pequenos

.1 colher (sobremesa) de organo . 1 colher (sopa) de salsa picada . 1 cebola mdia . 1 pitada de pimenta calabresa . 1 xcara (caf) de azeite Modo de preparar Cozinhar a berinjela em gua com um pouquinho de sal e uma colher de sobremesa de vinagre. Depois de bem cozida, a berinjela deve ser escorrida em um coador. parte juntar todos os temperos, misturar bem e colocar a berinjela que deve estar fria.Misturar todo muito bem e deixar no tempero. Usar em torradinhas. SUCO DA CASCA DO ABACAXI

Ingredientes Cascas de um abacaxi. Acar a gosto. gua para ferver Modo de preparar Cozinhe a casca do abacaxi em 1 litr0 dgua por mais ou menos 1 hora. Retire as cascas e preserve a gua. Bata as cascas no liquidificador, coe-as e junte a gua que voc preservou. Adoce e coloque gelo vontade.

SUCO DA CASCA DA MANGA

Ingredientes Cascas de 5 mangas. 1 litro e de gua. Acar ou mel a gosto. Gelo. Modo de preparar Lave bem as cascas da manga. Bata-as no liquidificador com a gua. Coe, adoce e sirva gelado.

VITAMINA DA CASCA DO ABACATE Ingredientes Casca de 3 abacates. 2 litros de leite. Acar gosto. Modo de preparar Lave bem as cascas do abacate. Bata-as no liquidificador com o leite. Coe adoce e sirva gelado.

PAT CHOCANTE DE BETERRABA E FOLHAS Ingredientes 1colher(sopa) de maionese 1 xcara (ch) de folhas e talos de beterraba 1 beterraba pequena ralada 1 pacote de po de forma cortado para aperitivo Modo de preparar Pique as folhas e os talos de beterraba. Misture em uma vasilha com a maionese A beterraba ralada. Sirva sobre os pedaos de po.

BOLINHOS DE TALOS VEGETAIS (de espinafre, brcolis, folhas em geral e legumes) Ingredientes 3 xcaras de talos de vegetais diversos; 1 cebola picada; 2 dentes de alho amassados; 1 xcara de leite; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; sal (a gosto); pimenta (a gosto). Modo de preparar Faa um refogado com a cebola, alho e os talos de vegetais picados. Depois, acrescente a farinha misturada com o leite e deixe cozinhar mexendo sempre, at formar um creme espesso.

Tempera a gosto. parte, leve ao fogo o leo para aquecer e depois v fazendo os bolinhos e frite-os no leo j quente. Os bolinhos podem ser feitos s colheradas ou ento enrolados. Se forem enrolados, podem ser passados em ovo batido e na farinha de rosca. Nutrientes Fibras, Vitaminas, Minerais, Protena e Carboidratos.

BOLINHOS DE CASCA DE BATATA Ingredientes 2 xcaras de casca de batata cozida e batida; 2 xcaras de farinha de trigo; 2 ovos; 2 colheres (sopa) de salsinha picada; sal (o suficiente); 1 colher (sobremesa) de fermento em p; leo para fritar. Modo de preparar Afervente as cascas e bata no liqidificador. Coloque a massa numa tigela, acrescente os ovos, a farinha, o sal e o fermento. Aquea o leo e v fritando os bolinhos s colheradas. Nutrientes carboidratos, fsforo, vitaminas do complexo B, vitamina C.

BOLINHOS DE ARROZ Ingredientes 4 copos de arroz "amanhecido" 3 pedaos de carne cozida 2 colheres de farelo de arroz 2 ovos 1 cebola Cheiro verde Sal a gosto

Modo de preparar Moer o arroz, a carne, a cebola ao cheiro verde. Misturar na massa os ovos, o farelo e o sal. Enrolar em forma de bolinhos. Fritar em gordura pr-aquecida. sal a gosto 1 xcara (ch) de creme de leite fresco 1 litro de caldo de galinha 1 cebola mdia em cubos pequenos 1 colher (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 5 colheres (sopa) de acar 1 laranja-da-baa 2 xcaras (ch) de arroz

Lave a laranja, parta-a ao meio, retire o suco e reserve. Corte a casca da laranja em tiras finas, coloque-a numa tigela com gua. Lave o arroz e deixe escorrer numa peneira. Escorra a gua da casca de laranja e coloque-a numa panela com 1/2 litro de gua. Leve ao fogo e, quando ferver, deixe por mais 3 minutos. Retire do fogo, escorra a gua e adicione mais 1/2 litro de gua. Volte ao fogo por 10 minutos. Repita a operao por mais 2 vezes. Em seguida, escorra a gua, junte o acar, 5 colheres (sopa) de gua e cozinhe at obter uma calda levemente encorpada. Retire do fogo e reserve. Coloque numa panela de ferro fundido ou de fundo grosso, o azeite de oliva e a cebola. Leve ao fogo e refogue at a cebola ficar transparente. Acrescente o arroz e o sal e refogue at os gros ficarem brilhantes e agrupados. Misture o caldo de galinha aquecido, o suco da laranja e o sal. Reduza o fogo e cozinhe por 25 minutos, ou at o arroz ficar al dente e com um pouco (bem pouco) de caldo. Acerte o sal, adicione as cascas de laranja, o creme de leite e a manteiga. Mexa delicadamente e, assim que ferver, retire do fogo. Sirva em seguida. Se preferir, decore com cascas de laranja.

You might also like