You are on page 1of 5

O COQUE DE PETROLEO

por Eng. Marisa Almeida, Eng. Artur Serrano e Eng. Pedro Frade, da Unidade de Energia e Ambiente do Centra Tecnolgico da Cermica e do Vidro

INTRODUO
As questes da qualidade, energia e ambiente assumem-se hoje como pilares da sustentabilidade e consequente competitividade do tecido industrial, no fugindo a regra a industria cermica. No que respeita a industria cermica, e particularmente ao subsector da cermica estrutural (fabrico de telhas, tijolos e abobadilhas), a questo energtica assume uma importncia primordial, j que e uma industria consumidora intensiva, utilizando a energia sob a forma primaria principalmente para os processos trmicos a alta temperatura dos materiais cozedura. O tipo de combustvel utilizado influencia no s o rendimento energtico, mas tambm as emisses atmosfricas correspondentes. No subsector da cermica estrutural, a factura energtica representa cerca de 17 a 30% dos custos da produo dependendo do tipo produto, segundo dados da CeramUnie (Federao Europeia da Industria Cermica) e do CTCV (Centro Tecnolgico da Cermica e do Vidro). Nos ltimos tempos, tem sido polemica a reconverso energtica de algumas empresas cermicas de produo de tijolos e abobadilhas, especialmente da Regio Centro, para coque de petrleo, como resposta a uma diminuio de custos da sua factura energtica. A referida polemica situa-se ao nvel do mercado (concorrencial), legal e ambiental, e tem sido alvo de constantes interpelaes pela comunicao social. Com este artigo pretende-se contribuir para a clarificao de algumas questes como a composio do coque de petrleo, as emisses tipicas da sua combusto e as melhores tcnicas de depurao dos gases de combusto.

DEFINIO DO COQUE DE PETROLEO


O coque de petrleo ("petroleum coke" ou "petcoke") e um combustvel fssil slido, derivado do petrleo, de cor negra e forma aproximadamente granular ou tipo "agulha", e que se obtm como subproduto aquando da destilao do petrleo (no fundo da coluna de destilao), num processo designado "cracking" trmico (ver a Figura 1), Este produto representa cerca de 5% a 10% do petrleo total que entra na refinaria. Basicamente e como se fosse um carvo, mas ao qual foi retirada a matria voltil, para se obter um coque. As suas caractersticas como combustvel advm da sua fcil libertao de energia trmica no processo de combusto. O coque de petrleo existe nas seguintes formas bsicas (Concawe, 1993'); "green coke"-primeiro produto obtido do processo semi-continuo e que contem uma quantidade significativa de hidrocarbonetos - cerca de 15% e incluem os hidrocarbonetos policclicos aromticos (PAH);

"calcined coke" - produto derivado do "green coke" ao qual foram retirados os hidrocarbonetos por aco do calor (temperaturas superiores a 1.200 C) em condies redutoras, sendo que a sua constituio fsica e tipo p; "fluid coke" - produto obtido num processo continuo utilizando o leito fluidizado, sendo que este tipo de coque tambm contm menos volteis que o "green coke" e uma granulometria, em regra, inferior a 6 mm; "flexicoke" - produto tambm obtido num processo continuo utilizando o leito fluidizado, mas cuja maioria do coque e gaseificado com vista a obter um gs de baixo poder calorifico na prpria refinaria, sendo de referir que este coque e semelhante ao"fluid coke", mas com um teor de volteis ainda inferior e com granulometria ainda mais fina.

PRODUO E UTILIZAO DO COQUE DE PETROLEO A NVEL MUNDIAL


- Dados a Nvel Geral
Segundo dados de diversas fontes bibliogrficas (Roskill, 2003), a produo de coque de petrleo aumentou cerca de 4% desde 1991, onde a produo cifrava-se nas 83 Mton, e poder atingir as 88 Mton em 2005. Os maiores aumentos em termos produtivos foram registados nos pases asiticos, seguidos da Amrica do Norte e Europa. Os Estados Unidos da Amrica so os maiores produtores mundiais de coque de petrleo (cerca de 70% da produo mundial). De um modo genrico, cerca de 75% do coque utilizada como combustvel. Na Amrica cerca de 90% do coque utilizado no sector energtico em centrais termoelctricas. Funo das propriedades do coque, para alem da sua utilizao como combustvel, a produo de elctrodos de carbono e grafite outra das grandes finalidades do coque ("calcined coke"), para posterior utilizao na fuso do alumnio e na produo do ao, respectivamente. Das varias utilizaes do coque de petrleo como combustvel destaca-se o uso na cogeracao em refinarias para a produo de electricidade, uso nas cimenteiras, uso nas centrais termoelctricas, O coque pode ainda ser utilizado na produo de dixido de titnio, industria do cloro-alcall, algumas aplicaes elctricas, uso como carbonetos, coquerias e fundies. Em termos de consumo, o Japo dado como o maior importador mundial e na Europa pases como Itlia e Turquia constituem o maior mercado do coque (principalmente como combustvel para a industria cimenteira). Alguns estudos apontam tambm para a utilizao de coque de petrleo em fabricas de cimento e instalaes de cogeracao nos Estados Unidos da Amrica (Rohan Fernando, 2001). Tambm em Itlia o uso de coque como combustvel para a industria foi regulado pelo Decreto-Lei n 22, de 7 de Marco de 2002 (publicado na Gazzetta Ufficiale n. 57, del 8 Marzo 2002), porm com algumas restries. Em Itlia este combustvel esta a ser utilizado num complexo petroqumico _ central de produo de energia elctrica _ que possui sistema de

desulrurizacao e desnitrificao para tratamento dos efluentes gasosos, processos de tratamento descritos como melhores tcnicas disponveis para este sector industrial a utilizar este combustvel. Tambm no Chile o coque de petrleo e utilizado h mais de 20 anos, tendo sido as cimentarias as primeiras utilizadoras, Em 1999 ocorreu uma grande contestao e aplicao de coimas por questes ambientais. No foi encontrada bibliografia relevante sobre a utilizao de coque de petrleo neste sector industrial (cermica de construo), sabendo-se porem que este combustvel e utilizado nesta industria, em pases como Espanha, Grcia, pases do Leste da Europa, Turquia, Albnia, etc. Em Portugal, e conforme j referido, o coque de petrleo utilizado pelas cimenteiras e assiste-se agora reconverso de algumas cermicas para o coque de petrleo, de um modo parcial (para alem da utilizao majoritria de coque de petrleo, cerca de 80%, os restantes 20% so garantidos por outros combustveis como o gs natural, fuelleo ou gases de petrleo liquefeitos _ GPL _ principalmente para melhor garantia de eliminao de inqueimados aps a zona de combusto).

3.2 - Utilizao na Indstria Cermica


A utilizao de coque na industria cermica pressupe a instalao de prtratamento ou pr-processamento do combustvel (moagem e secagem) e de queimadores adequados. Vulgarmente esta instalao de pr-processamento composta por uma tremonha de recepo do coque, tremonha doseadora (ajusta a quantidade de combustvel em funo das necessidades do forno) e um moinho-secador (ver a figura 2), onde o coque triturado e aspirado pelo ar quente. O ar utilizado no moinho, ar retirado da zona de recuperao do forno e introduzido a temperaturas de 150 a 250 C. Aps moagem e mistura com ar quente da zona de recuperao, aspirado por um ventilador que o impulsiona atravs do circuito fechado. De referir que a granulometria controlada por peneiro. No forno - zona de cozedura - esto uma serie de distribuidores pneumticos que dosificam a entrada do coque (ver a figura 3).

4. - TOXICIDADE PARA O AMBIENTE, SAUDE E SEGURANA DO COQUE DE PETROLEO


No foram encontrados estudos publicados na literatura cientifica sobre a toxicidade do coque de petrleo para o meio ambiente, nomeadamente no que se refere a ensaios de lixiviao ou ecotoxicidade deste material. Estudos de lixiviao, utilizando o protocolo da US EPA - TCLP a materiais semelhantes (resduos do processamento de carvo "coal gasifler solid waste"), confirmaram que as concentraes das substancias orgnicas e dos metais do eluato so inferiores aos limites estabelecidos pela USEPA.

No que se refere toxicidade para a sade e seguranca do homem foi encontrado um relatrio realizado pela Concawe, de Outubro de 1993, que resume uma srie de estudos relacionados com esta mateira. Segundo este relatrio, no provvel que o coque tenha efeitos em termos de toxicidade aguda ou grave por via oral ou drmica. Porem, tambm as experincias realizadas revelaram que o coque de petrleo no mutagnico. A exposio humana a ambientes de trabalho com concentraes significativas de poeiras oriundas do processamento de coque de petrleo revelaram irritaes de pele, olhos e vias respiratrias. Tambm no foi possvel estabelecer uma relao de causa-efeito entre a exposio ao coque e a ocorrncia de cancro.

Figura 1 - Unidade "cracking" termico de coque

Figura 2 - Estao de moagem do coque l secagem (Fonte; SETIMEP)

Figura 3 - Rampa de injeco-queimador de coque (Fonte; SETIMEP)

You might also like