You are on page 1of 9

2008 2010: GDOOR Sistemas Ltda Todos os direitos reservados.

s. SISTEMA GDOOR 2010 NOTAS DE AJUDA DO SETUP DE INSTALAO DO SISTEMA GDOOR.

Contedo: Requisitos mnimos do sistema Boas Vindas Opes Configuraes Instalao Completa Registro do Software Instalando o Retaguarda Instalando o Frente de Caixa Instalando o D.A.V. Pontos Importantes Desinstalando o Sistema Suporte Tcnico

GDOOR Sistemas Ltda. | www.gdoor.com.br

Requisitos mnimos do sistema

COMPONENTE Processador Memria RAM Espao em Disco Vdeo Perifricos Navegadores de Internet Descompactadores Visualizadores PDF Visualizadores DOC

MINIMO RECOMENDADO 1 GHZ 2 GHZ 512 MB 1024 MB 20 MB 40 MB 1024x768 16bits 1280x1024 32bits Rede Lan 1000/100/10 mpbs Leitor CD-R 16x/24x/32x Internet Explorer 8.0/ Mozilla FireFox 3.0/ Google Chrome 5.0 Winrar / WinZip / SevenZip / Brazip Adobe Acrobat 8.0 / Foxit Reader 3.0 Microsoft Word / Open Office Writer

FABRICANTE Microsoft Microsoft Microsoft Microsoft Microsoft


Nota:

SISTEMA OPERACIONAL Windows 2000 Windows 2003 Windows XP Windows Vista * Windows Seven *

VERSO Todas Todas Todas Ultimate Professional, Ultimate

BITS 32 32 32 32 32

* Sistema perfeitamente configurado e com permisses de administrador, que permitam gravao e leitura em todas as pastas do sistema operacional. Se necessrio o contato com o suporte tcnico deve ser feito para maiores informaes.

GDOOR Sistemas Ltda. | www.gdoor.com.br

Boas Vindas
Ao executar o Setup de instalao do Sistema GDOOR pela primeira vez, necessrio antes:
Finalizar todos os programas em execuo. Salvar todos os trabalhos e documentos em aberto. Certificar-se de que a data e hora do sistema operacional estejam corretamente definidas.

Obs:
O Computador poder reiniciar sem aviso.

O Setup testar a conexo com a internet do seu computador toda vez ao iniciar, a conexo com a internet permitir o registro online e em tempo real da licena.

Tela de conexo bem sucedida.

Tela de conexo inexistente, em caso de falta ou falha na conexo com a internet a tela ao lado retornar, e o setup pular algumas etapas da instalao como o registro online.

Tela principal do Setup, onde se encontram os recursos de instalao e remoo do Sistema GDOOR.

GDOOR Sistemas Ltda. | www.gdoor.com.br

Opes
No lado esquerdo da tela principal do setup existe a tela de andamento dos processos da instalao. Nela encontram-se listados os processos da instalao em ordem crescente. Os processos da instalao esto listados em etapas, primeiramente so verificadas as confirmaes de contrato e licena do software, serial, liberao e registro online (no obrigatrio em caso de falta de conexo com internet). A etapa seguinte verifica o espao livre disponvel no disco do computador e as permisses de gravao em pastas do sistema operacional (pasta windows, system32, system etc.). Em seguida so criadas as pastas e copiados os arquivos do Sistema GDOOR, por ultimo instalado o Firebird e so registradas as novas Dlls no sistema operacional. As etapas do processo de instalao so definidas pelos status:

Bem sucedido.
Mal sucedido. Em andamento.

OPES: Imediatamente abaixo das etapas do processo de instalao, encontram-se trs botes que permitem o acesso as opes disponveis no setup.

Abre a pagina inicial da GDOOR Sistemas na internet.

Exibe o contedo existente dentro do CD de instalao.

Acessa as configuraes de instalao do sistema.

GDOOR Sistemas Ltda. | www.gdoor.com.br

Configuraes
As configuraes do setup esto disponveis atravs do boto listado nas opes no lado esquerdo da tela do setup, imediatamente abaixo da tela de andamento da instalao. Ao clicar no boto de configuraes o setup trar na tela a janela com as configuraes da instalao:

Esta tela traz a possibilidade de habilitar e desabilitar opes que compe a instalao do sistema como: Criar atalhos dos executveis do Sistema GDOOR. Salvar em disco, atravs de um documento de texto o contrato de licena de uso do software. Instalar o Firebird automaticamente junto ao sistema.

Aps definir as configuraes clique no boto [X] para aplic-las.

GDOOR Sistemas Ltda. | www.gdoor.com.br

Instalao Completa

O setup traz trs tipos de instalao, a primeira delas a instalao completa. A instalao completa instala os mdulos de Retaguarda e Frente de Caixa de uma nica vez. Por esta opo tambm possvel reinstalar e/ou remover completamente o sistema. Ao executar a instalao pela primeira vez o sistema trar na tela a licena de uso:

Leia atentamente o contrato e se concordar clique em SIM, ACEITO para prosseguir para a prxima etapa, caso NO ACEITO o setup fechar.

Ao prosseguir o processo de instalao a prxima etapa ser o registro online da licena do software, salvo em casos de falta de conexo com a internet, neste caso o setup pular para a prxima etapa.

6
Preencha todos os campos obrigatrios corretamente e clique em registrar, realize atentamente esta operao, este procedimento ir vincular uma Razo Social e CNPJ ao Serial em instalao. O registro do software muito importante, pois sem o mesmo o serial no possuir suporte tcnico. Alm desta oportunidade, o registro pode ser realizado tambm atravs de contato telefnico com a GDOOR Sistemas e/ou encaminhando o carto de registro preenchido que acompanha o Manual impresso do Sistema GDOOR.

GDOOR Sistemas Ltda. | www.gdoor.com.br

Instalando o Retaguarda

A opo de instalao do Retaguarda, instala somente o mdulo de Retaguarda do GDOOR separadamente do Frente de Caixa, para casos em que no haja a necessidade de um PDV. A instalao prosseguir normalmente, exatamente igual Instalao Completa, com a exceo da instalao dos componentes do Frente de Caixa.

Instalando o Frente de Caixa

O setup possibilita instalar o Frente de Caixa sem precisar instalar o Retaguarda, para facilitar a instalao e uso em situaes em que seja um Ponto de Venda/Frente de Loja e no realize cadastros. Esta opo tambm previne a utilizao de uma licena do Retaguarda no caso da desnecessidade dele.

Instalando o D.A.V.

A instalao do D.A.V. opcional, este mdulo acompanha o sistema e por no ser obrigatria a utilizao do mesmo sua instalao separada da instalao completa. Esta opo instala o executvel do D.A.V. no computador, no sendo necessria a presena dos demais mdulos do Sistema GDOOR para o mesmo funcionar.

Pontos Importantes
O setup no traz a possibilidade de alterao da pasta de destino da instalao, por padro o setup cria uma pasta GDOOR dentro da pasta Arquivos e programas e l so realizadas as instalaes. Para o funcionamento correto do Sistema GDOOR, a sua instalao e seus componentes devem permanecer obrigatoriamente na pasta padro da instalao. O sistema instalado na unidade de disco nativa do sistema operacional. O mdulo de Frente de Caixa funcionar somente com a presena de uma Impressora Fiscal (ECF) conectada ao computador. O mdulo de Frente de Caixa deve obrigatoriamente ser liberado por um dos atendentes do suporte da GDOOR Sistemas. A desabilitao da licena obrigatria no caso de desinstalao do software.

GDOOR Sistemas Ltda. | www.gdoor.com.br

Desinstalando o Sistema
A desinstalao do GDOOR pode ser realizada atravs do prprio setup de instalao. Ao executar o setup em um computador que j possua uma cpia do Sistema GDOOR instalado, ele informar ao usurio da existncia de uma possvel instalao do Sistema e o retrospectivo Serial. Tambm dar instrues para desabilitar a licena, e no permitir a desinstalao do software sem ser realizada a desabilitao da mesma.

Para desinstalar qualquer um dos mdulos do GDOOR ou todos eles clique nos botes de Instalao. Ao clicar em um deles ser possvel escolher entre desinstalar o Sistema ou reinstal-lo: Ao confirmar a Desinstalao, o sistema e todos os seus componentes sero removidos permanentemente do computador. Se optar pela Reinstalao, o setup mover uma nova copia do sistema e seus componentes para o computador, substituindo os j existentes.

Dica: Em ambas as opes (Desinstalar/Reinstalar) os dados existentes sero perdidos, faa um backup para evitar a perda de informaes importantes.

Se a Desabilitao da licena no for realizada ao confirmar a Desinstalao, o sistema no ir permitir esta operao at que a licena seja desabilitada. Esta uma operao obrigatria e que previne o usurio da perda da licena do software.

Se a Desinstalao for confirmada sem a desabilitao ser realizada o sistema fornecer trs tentativas de desabilitao, trazendo os passos para realizar a mesma e abrindo o Sistema GDOOR automaticamente para facilitar a operao. Caso estas trs tentativas sejam excedidas e no haja a desabilitao o setup fechar automaticamente.

8
Aps estes procedimentos obrigatrios a desinstalao ocorrer normalmente, removendo os arquivos do computador e trazendo a possibilidade de desinstalar o Firebird tambm.

GDOOR Sistemas Ltda. | www.gdoor.com.br

Suporte Tcnico
O Suporte Tcnico da GDOOR Sistemas est disponvel para esclarecer maiores duvidas atravs do contato: Tel: (49) 3441-3120 Email: suporte1@gdoor.com.br suporte2@gdoor.com.br suporte3@gdoor.com.br suporte4@gdoor.com.br Para maiores informaes acesse www.gdoor.com.br

Desenvolvido por: Teilor Gustavo GDOOR Sistemas Ltda. | www.gdoor.com.br

You might also like