You are on page 1of 4

www.bigroup.com.

br

Conceitos
CPM Corporate Performance Management
Corporate Performance Management, tambm definido como Gesto de Performance Corporativa, um termo introduzido pelo Gartner Group em 2001 que vem sendo adotado cada vez mais por um nmero maior de empresas para definirem mais claramente as necessidades da organizao e atingirem os objetivos propostos. O Gartner Group consiste em um instituto de Pesquisa, Execuo de Programas, Consultoria e Eventos que desenvolve tecnologias que auxiliam seus clientes na tomada de decises assertivas para o desenvolvimento da organizao, independente do seu porte. Segundo o Gartner, CPM consiste em uma soluo completa que envolve processos, metodologias e mtricas, sustentadas por sistemas inovadores de controle e gesto. Alguns exemplos destes sistemas so solues de Business Intelligence, Balanced Scorecard e Planning.

Conceitos

Processos

Metodologias

Sistemas

Indicadores

Planejar

Medir

Comparar

Analisar

Prever

Reportar

O CPM possibilita as organizaes captarem de maneira mais simplificada as necessidades do negcio e, a partir da, executarem todo planejamento, monitoramento e anlise de suas aes para que as metas propostas sejam atingidas. Atualmente grandes corporaes j tm conhecimento dos fundamentos do Corporate Performance Management, porm este conceito est despertando cada vez mais interesse de empresas de porte menor e de institutos de pesquisa e acadmicos. Para o sucesso de uma organizao essencial que seus gestores tenham uma definio clara da situao atual da empresa e se as diretrizes adotadas esto de acordo com o planejamento realizado. Outro aspecto de extrema relevncia saber determinar o motivo da condio atual

Business Intelligence Group , 2007

Pgina 1/4

www.bigroup.com.br

da organizao. O CPM possibilita uma viso clara da situao da empresa, buscando responder as seguintes perguntas: Como estamos indo? Como deveramos estar? Por que estamos assim?

As respostas destas trs perguntas auxiliaro os gestores a conduzirem adequadamente sua organizao e atingirem os resultados esperados.

BI Business Intelligence
Business Intelligence refere-se ao processo de coleta, organizao, anlise, compartilhamento e monitorao de informaes que oferecem suporte a gesto de negcios. Tambm denominado Inteligncia de Negcios, o BI um conceito que surgiu na dcada de 80 introduzido pelo Gartner Group que descreve a capacidade das organizaes em acessarem dados e explorarem as informaes geralmente presentes em um Data Warehouse/Data Mart. Ao mesmo tempo essas informaes so analisadas, desenvolvendo interpretaes que permitem tomadas de decises mais assertivas e consistentes. Em termos gerais, as solues de BI dividem-se em duas ferramentas: - Query & Reporting ferramentas de consulta e reporte utilizadas para execuo e extrao peridica de informaes com mdio ou alto grau de detalhamento. Possibilita a construo de relatrios atravs de comandos simplificados (clicar e arrastar); - OLAP - On-line Analytical Processing ferramentas de anlise e explorao de dados utilizadas para atividades mais interativas e investigativas. As informaes trabalhadas possuem um grau de detalhamento menor do que nas ferramentas Query & Reporting, porm possibilitam o cruzamento, detalhamento e resumo de dados de maneira mais rpida.

Transferncia de Dados Estruturados

Anlise de Dados para tomada de deciso

Business Intelligence

Business Intelligence Group , 2007

Pgina 2/4

www.bigroup.com.br

Planning
As solues de Planning em uma organizao so de fundamental importncia para seu o crescimento estruturado. Assim como ocorre nas solues de BI, Data Mart e Data Warehouse so banco de dados gerencias que iro suportar as equipes de planejamento no desenvolvimento da estratgia corporativa, garantindo o acesso facilitado e estruturado s informaes necessrias para o desenvolvimento de cubos de planejamento. As solues de Planning tambm permitem alteraes nas estruturas de planejamento. Estas alteraes esto exemplificadas abaixo e so aplicveis a outros modelos de negcios. Podem ocorrer das seguintes maneiras:

Transferncia de Dados Estruturados

Planejamento Oramentrio Planejamento de Marketing

Planejamento de Vendas Distribuio

- Top Down (de cima para baixo) nesta abordagem as previses so feitas inicialmente por grupos e em seguida desagregadas para cada item, levando em conta dados histricos para a realizao das anlises. Para melhor interpretao, a figura abaixo ilustra a previso de vendas de um determinado produto. Previso de Vendas X% Y% Z% A empresa estima a previso de vendas de um determinado produto a partir dos dados histricos das vendas totais e, em seguida, define o volume que ser enviado para cada Centro de Distribuio.

Centro de Distribuio 1

Centro de Distribuio 2

Centro de Distribuio 3

- Bottom Up (de baixo para cima) inversamente ao Top Down, nesta abordagem a previso de vendas feita diretamente de cada item para cada grupo, conforme exemplificado abaixo.

Centro de Distribuio 1

Centro de Distribuio 2

Centro de Distribuio 3

Previso de Vendas

Neste caso, os Centros de Distribuio realizam as previses de vendas de um determinado produto e, posteriormente, so enviadas para a empresa ir gerar as ordens de produo e remessa.

Empresa
Business Intelligence Group , 2007 Pgina 3/4

www.bigroup.com.br

BSC Balanced Scorecard


Desenvolvida em 1992 pelos renomados professores de Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, Balanced Scorecard uma metodologia inicialmente apresentada como um modelo de avaliao e performance empresarial, porm devido a aceitao positiva nas empresas, sua aplicao proporcionou o desenvolvimento para uma metodologia de gesto estratgica. Kaplan e Norton definem Balanced Scorecard como uma ferramenta que reflete o equilbrio entre os objetivos corporativos de curto e longo prazos; entre medidas financeiras e nofinanceiras; entre indicadores de tendncia e ocorrncias; entre perspectiva interna e externa do desempenho. A aplicao da sua metodologia segue os seguintes passos:

Definio da Estratgia Empresarial

Gerncia do Negcio

Gerncia de Servios

Gesto da Qualidade

Indicadores de desempenho

O acompanhamento dos resultados da empresa realizado atravs de nmeros, grficos, mapas e tendncias, apresentados por indicadores de desempenho que informam a situao de cada varivel analisada de acordo com suas estruturas, estratgicas e filosofias de trabalho. Relatrios gerenciais so emitidos a partir do Balanced Scorecard que serviro de suporte as organizaes na tomada de deciso.

Business Intelligence Group , 2007

Pgina 4/4

You might also like