You are on page 1of 4

Relatrio de Investigao e Anlise de Acidente SESMT Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho

ACIDENTADO Nome: Rudson Ferreira Hualle. Setor: Padaria Funo: Embalador - Trainne. Estado Civil: Solteiro. Data de Admisso: 15/03/2010 Tempo na empresa: 1 ano e 6 meses. Tempo na funo: 1 ano e 6 meses Turno de trabalho: 12h:00min s 16h:00min / 17h:00min s 22h:00mi. Data de Nascimento: 14/05/1991 Idade: 20 anos. ACIDENTE Data do acidente: 30/08/2011 Horrio do Acidente: 21h50min Horrio de entrada do acidentado: 12h:00min. Local do Acidente: Supermercado Arajo loja 06 CARACTERSTICA DO ACIDENTE Tpico sem afastamento Trajeto sem afastamento Tpico com afastamento Trajeto com afastamento

DESCRIO DO ACIDENTE

Relata o acidentado o Senhor Rudson Ferreira Hualle, com a funo de embalador e Trainne do setor da padaria que, no dia 30 de setembro de 2011 s 21h e 50min foi limpar a masseira, quando a escova de limpeza caiu dentro e o mesmo tentou retira-la e no conseguiu. Ao tentar vrias vezes retira-la e no conseguindo o mesmo ligou o equipamento e colocou a mo dentro na tentativa de retir-la, chegando a traumatizar o dedo indicador da mo esquerda (2 Metacarpo). O funcionrio foi socorrido pela colaboradora Roseane, que chegou a tempo e desligou o equipamento, levando-o para o hospital. Qual foi a parte do corpo atingida? O dedo indicador da mo esquerda. (2 Metacarpo). INVESTIGAO DO ACIDENTE Causas que contriburam diretamente para a ocorrncia: - Conforme relato do prprio colaborador acidentado que, o mesmo no foi orientado de como realizar a tarefa pelo encarregado do setor, pois o mesmo est em fase de treinamento, porm faltaram as orientaes por parte do Senhor Rubens da forma correta para que o acidentado realizasse suas tarefas com segurana, pois todo equipamento eltrico tem que ser desligado antes de ocorrer o processo de limpeza. E relata o acidentado e os outros colaboradores do setor que viram o acidente, que o encarregado deixou o acidentado sozinho limpando o equipamento e foi embora. Outro funcionrio o senhor Vagner que auxiliar da padaria foi quem chamou a ateno do acidentado o alertando para o risco que o mesmo corria ao limpar o equipamento sem treinamento sem conhecimento.

Quais as razes para a existncia destas causas? Qual a probabilidade de repetio de acidente? - Falta de ateno do prprio acidentado, pois segundo o relatrio da Estudante de Servio Social, e que colaboradora da Empresa, a Senhora Eliane Costa e Silva, que fez um trabalho com os colaboradores da loja, no relatrio descrito e com informaes dadas do prprio encarregado, mostra que o mesmo uma pessoa bastante confusa, muito indeciso e aparentemente com algumas confuses mentais. Relata o funcionrio tambm que gosta muito de trabalhar na Empresa, mais no gosta do que faz, embalador, e j tentou operar caixa, mais no conseguiu, pois fica muito nervoso e acaba fazendo coisas que o prejudica, vai sempre para a padaria, mais no consegue dar conta do que estar fazendo, disse ter medo de no ser capaz de fazer nada, acha que tem algum problema, pois na viso dele no normal a pessoa se sentir assim, confuso e perturbado. - Com essas informaes dadas pelo prprio colaborador acidentado, a probabilidade de se repetir grande, pois o risco de se trabalhar neste setor para quem est em fase de trainne bem maior, pois existem muitos equipamentos e maquinrios com grau de risco elevado, que so os fornos, batedeiras, masseiras e cilindros. Lembrando que o equipamento que o mesmo se acidentou poder causar srios danos ou levar at o bito, pois se tivesse em uma velocidade maior teria arrancado o seu membro superior. - Como profissional da Segurana do Trabalho atravs da Anlise de Acidente, das informaes colhidas com responsabilidade, rigor, clareza e profissionalismo sugero que todos os encarregado passem urgentemente por treinamentos de maquinrios, pois os mesmos so os responsveis pelo seu setor, e no podemos coloc-los de qualquer forma sem treinamento para ser postos a frente de uma equipe, para isso no voltar a acontecer em nossa Empresa, pois negligncia no combina com segurana.

AES A SEREM IMPLANTADAS PARA EVITAR ACIDENTES SEMELHANTES Treinamentos gerais para todos os encarregados mensais, que inclua parte de maquinrios, equipamentos, como operam-los com segurana.

RESPONSVEIS PELAS AES - Direo da Empresa e Setor do SESMT (Mdico da Empresa, Engenheiro da Empresa, Enfermeiro e Tcnico de Segurana do Trabalho), cada um em sua rea, que importante para a Empresa e colaboradores no geral.

Maria Gabrielane Lucena Ramos Tcnica em Segurana do Trabalho

Acidentado: ________________________________________________

Data: ___/___/____

You might also like