You are on page 1of 16

SENADO FEDERAL 2008

ANLISE DE SISTEMAS
INFORMAES GERAIS
1. Voc receber do fiscal o material descrito a seguir: a) uma folha destinada s respostas das questes objetivas; b) este caderno de prova com oitenta questes objetivas, a questo discursiva e o tema da redao; c) um caderno de respostas para a questo discursiva e a redao. 2. 3. Verifique se o material est em ordem, se seu nome, nmero de inscrio, cargo e especialidade so os que aparecem na folha de respostas. Ao receber a folha de respostas, obrigao do candidato: a) ler atentamente as instrues na folha de respostas; b) assinar a folha de respostas. 4. 5. 6. As questes da prova so identificadas pelo nmero que se situa acima do seu enunciado. O candidato dever transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da folha de respostas dar-se- mediante a utilizao de caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, sendo de inteira responsabilidade do candidato. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro do candidato. Esta prova ter a durao improrrogvel de 5 (cinco) horas. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar a folha de respostas. O rascunho do caderno no ser levado em considerao. O candidato somente poder levar consigo o caderno de questes nos ltimos 60 (sessenta) minutos da prova. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais prximo, entregue a folha de respostas e deixe o local de prova.

7. 8. 9. 10.

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

LNGUA PORTUGUESA
Desafios do crescimento econmico

60

A crise do sistema financeiro internacional, que ameaa lanar o mundo numa profunda recesso, revela a importncia do papel do governo no funcionamento da economia em diferentes dimenses, sobretudo na promoo de uma melhor 5 operao dos mercados, da estabilidade e do crescimento econmico. Entretanto, aps algumas dcadas de excessivo crescimento dos gastos governamentais e da crise financeira que se abateu sobre inmeros governos, particularmente em 10 pases da Amrica Latina, a eficincia da ao pblica comeou a ser questionada. Novamente vigoravam idias de que as economias deveriam ser liberalizadas da ao governamental, de que, quanto menos governo, melhor e de que o setor privado por si 15 s resolveria todos os problemas. Na realidade, o que se notou foi uma grande confuso. Em vez de defendermos um governo eficiente, comprometido com o crescimento econmico, acabamos por tentar excluir o governo das funes econmicas, esquecendo seu 20 importante papel. Era muito comum a idia de que a privatizao e a liberalizao dos mercados seriam condies eficientes para que os pases entrassem numa rota de crescimento econmico. Entretanto, a realidade mostrou que essa bandeira no 25 tem sustentao. A crise financeira que estamos atravessando e no sabemos ainda suas reais conseqncias sobre a economia mundial reala um fato inconteste: faltou a presena do governo, mediante uma regulao mais ativa do mercado financeiro. Recente estudo promovido pela Comisso para o Crescimento Econmico, cujo objetivo primordial entender o fenmeno do desenvolvimento com base na experincia mais exitosa dos pases durante as dcadas de 1950 a 1980, transmite informaes relevantes para o entendimento do 35 momento que vivemos, ainda que seu objetivo seja totalmente distinto.
30

Mais adiante, afirma: No conhecemos as condies suficientes para o crescimento. Podemos caracterizar as economias bem-sucedidas do ps-guerra, mas no podemos apontar com segurana os fatores que selaram seu xito nem os fatores sem os quais elas poderiam ter sido exitosas. Certamente essas frases devem nos deixar algo perplexos, especialmente quando ouvimos as certezas que dominam a maioria dos analistas econmicos espalhados pelo mundo, em especial quando tratam de fornecer frmulas prontas para o crescimento dos pases. A comisso reconhece que a dificuldade do entendimento sobre o fenmeno do crescimento dificulta a ao governamental na definio das estratgias a serem seguidas. A recomendao dada a de que o governo no deve ficar inerte, por temor de malograr; os governos devem testar diversos programas e devem ser rpidos em aprender quando do errado. Se do um passo errado, devem tentar um plano diferente, e no submergir na inao ou recuar. Outra recomendao dada pela comisso se relaciona com a tentativa de adoo de receitas prontas de outros pases: Os planos de ao ruins de hoje em geral so os bons planos de ontem, mas aplicados por tempo demasiado. Em suma, a comisso defende um governo crvel, comprometido com o crescimento e eficiente. Um governo forte, capaz de realizar investimentos na rea de educao, sade e infra-estrutura a fim de elevar a rentabilidade dos investimentos privados. com uma ao eficiente do governo e do setor privado que certamente poderemos promover o desenvolvimento dos pases.
(Carlos Luque. Folha de So Paulo, 30 de setembro de 2008.)

65

70

75

80

85

1
A respeito do texto, analise as afirmativas a seguir: I. O primeiro pargrafo se constri com um tpico frasal de declarao inicial. II. A expresso Em primeiro lugar (L.37) se articula textualmente com a expresso Por outro lado (L.48). III. A concluso do texto simplesmente reafirma sua introduo. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se nenhuma afirmativa estiver correta. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

40

Em primeiro lugar, no esto em xeque as inegveis e insubstituveis virtudes que os mercados possuem quando funcionam de maneira mais livre, sem interferncias externas, na alocao dos recursos. Entretanto, no podemos esquecer que as aes tomadas pelos diversos agentes econmicos se baseiam em perspectivas de retornos privados e, portanto, na nsia de obter tais retornos, mercados como o financeiro podem gerar instabilidades. O papel da regulao, tarefa que deve ser executada por autoridades governamentais, no pode ser esquecido. Por outro lado, apesar da virtude dos mercados, no se pode esquecer que eles no so garantia para a promoo de desenvolvimento econmico ou a melhor distribuio de renda. O relatrio da comisso enfatiza o papel do governo no processo de desenvolvimento econmico, mostrando inicialmente que o processo de desenvolvimento um fenmeno complexo e difcil de ser entendido. No damos aos formuladores de polticas pblicas uma receita ou uma estratgia de crescimento. Isso porque no existe uma nica receita a seguir.

45

2
A relao que o quarto pargrafo estabelece em relao ao terceiro de: (A) (B) (C) (D) (E) causalidade. conseqncia. oposio. concluso. adio.

50

55

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

SENADO FEDERAL 2008

3
Recente estudo promovido pela Comisso para o Crescimento Econmico, cujo objetivo primordial entender o fenmeno do desenvolvimento com base na experincia mais exitosa dos pases durante as dcadas de 1950 a 1980, transmite informaes relevantes para o entendimento do momento que vivemos, ainda que seu objetivo seja totalmente distinto. (L.30-36) Assinale a alternativa que no poderia substituir o termo grifado no trecho acima, sob pena de alterao de sentido. (A) (B) (C) (D) (E) no obstante porquanto embora conquanto mesmo que

6
Mais adiante, afirma: No conhecemos as condies suficientes para o crescimento. Podemos caracterizar as economias bem-sucedidas do ps-guerra, mas no podemos apontar com segurana os fatores que selaram seu xito nem os fatores sem os quais elas poderiam ter sido exitosas. (L.59-63) Assinale a alternativa em que se transps corretamente o trecho entre aspas para o discurso indireto. (A) A comisso afirmou que no conhecemos as condies suficientes para o crescimento e que podemos caracterizar as economias bem-sucedidas do ps-guerra, mas no podemos apontar com segurana os fatores que selaram seu xito nem os fatores sem os quais elas poderiam ter sido exitosas. (B) A comisso afirmou que no conhece as condies suficientes para o crescimento e que pode caracterizar as economias bem-sucedidas do ps-guerra, mas no pode apontar com segurana os fatores que selaram seu xito nem os fatores sem os quais elas podiam ter sido exitosas. (C) A comisso afirmou que no conhecia as condies suficientes para o crescimento e que podia caracterizar as economias bem-sucedidas do ps-guerra, mas no podia apontar com segurana os fatores que haviam selado seu xito nem os fatores sem os quais elas poderiam ter sido exitosas. (D) A comisso afirmou que no conhecia as condies suficientes para o crescimento e que poderia caracterizar as economias bem-sucedidas do ps-guerra, mas no poderia apontar com segurana os fatores que selariam seu xito nem os fatores sem os quais elas podiam ter sido exitosas. (E) A comisso afirmou que no conhecera condies suficientes para o crescimento e que pudera caracterizar as economias bem-sucedidas do ps-guerra, mas no pudera apontar com segurana os fatores que haviam selado seu xito nem os fatores sem os quais elas teriam podido ser exitosas.

4
com uma ao eficiente do governo e do setor privado que certamente poderemos promover o desenvolvimento dos pases. (L.86-88) Ao fazermos a seguinte alterao no perodo acima: com uma ao eficiente do governo e do setor privado que certamente promoveremos o desenvolvimento dos pases, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) tem duas oraes. composto por subordinao somente. composto por coordenao e subordinao. simples. composto por coordenao somente.

5
Era muito comum a idia de que a privatizao e a liberalizao dos mercados seriam condies eficientes para que os pases entrassem numa rota de crescimento econmico. (L.20-23) As ocorrncias da palavra QUE no trecho acima classificam-se, respectivamente, como: (A) (B) (C) (D) (E) conjuno integrante e conjuno subordinativa. pronome relativo e conjuno integrante. conjuno integrante e conjuno integrante. pronome relativo e conjuno subordinativa. conjuno subordinativa e pronome relativo.

7
Por inao (L.76), deve-se entender: (A) (B) (C) (D) (E) deliberao. presuno. inpcia. fidcia. inrcia.

8
Assinale a alternativa em que o termo indicado, no texto, no exera funo sinttica de sujeito. (A) (B) (C) (D) (E) a presena do governo (L.27-28) os fatores (L.62) idias (L.12) O papel da regulao (L.45) a idia (L.20)

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

9
Assinale a alternativa em que a palavra indicada no que tenha sido formada pelo mesmo processo que infra-estrutura (L.84). (A) (B) (C) (D) (E) submergir (L.76) inmeros (L.9) inegveis (L.37) econmico (L.6) inconteste (L.27)

13
Assinale a afirmativa incorreta a respeito do texto. (A) O texto prope, para conter o cenrio de crise, uma ao tanto do governo quanto da iniciativa privada. (B) Um dos problemas apresentados pelo texto para a crise foi a falta de postura regulatria dos governos. (C) Em determinado momento, segundo o texto, acreditou-se que a liberalizao poderia acontecer como completa separao da ao do Estado. (D) Segundo o texto, a ao regulatria do governo no pode perder de vista a noo de crescimento econmico, que no se vincula exclusivamente ao mercado financeiro. (E) O relatrio da Comisso para o Crescimento Econmico se coaduna por completo com a viso dos analistas econmicos mundiais.

10
Assinale a alternativa em que a palavra indicada, no texto, se classifique como advrbio. (A) (B) (C) (D) (E) livre (L.39) profunda (L.2) melhor (L.4) algo (L.64) aps (L.7)

14
Podemos caracterizar as economias bem-sucedidas do psguerra, mas no podemos apontar com segurana os fatores que selaram seu xito nem os fatores sem os quais elas poderiam ter sido exitosas. (L.60-63) A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir: I. O antnimo de bem-sucedidas malsucedidas. II. A palavra exitosas cognata de exitar, que, por sua vez, homnima de hesitar. III. A palavra ps-guerra grafada com hfen, assim como toda palavra que trouxer o prefixo ps-. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente os itens I e II estiverem corretos. se somente os itens I e III estiverem corretos. se nenhum item estiver correto. se todos os itens estiverem corretos. se somente os itens II e III estiverem corretos.

11
No damos aos formuladores de polticas pblicas uma receita ou uma estratgia de crescimento. (L.55-57) Assinale a alternativa em que se tenha feito a correta transposio do perodo acima para a voz passiva. (A) No se do os formuladores de polticas pblicas a uma receita ou uma estratgia de crescimento. (B) No dado aos formuladores de polticas pblicas uma receita ou uma estratgia de crescimento. (C) No so dados aos formuladores de polticas pblicas uma receita ou uma estratgia de crescimento. (D) Uma receita ou uma estratgia de crescimento no se do os formuladores de polticas pblicas. (E) Uma receita ou uma estratgia de crescimento no so dadas aos formuladores de polticas pblicas.

12
Entretanto, aps algumas dcadas de excessivo crescimento dos gastos governamentais e da crise financeira que se abateu sobre inmeros governos... (L.7-9) Assinale a alternativa que indique corretamente a quantidade de complementos nominais no trecho acima. (A) (B) (C) (D) (E) nenhum dois um trs quatro

15
Em primeiro lugar, no esto em xeque as inegveis e insubstituveis virtudes que os mercados possuem quando funcionam de maneira mais livre, sem interferncias externas, na alocao dos recursos. (L.37-40) No trecho acima, grafou-se corretamente a palavra xeque, de acordo com o sentido pretendido no texto. Assinale a alternativa em que no se tenha mantido correo grfica ao utilizar a palavra destacada. (A) Finalmente o enxadrista deu o xeque-mate. (B) Com tica e conscincia cidad, o povo dar um cheque corrupo. (C) Chegou em visita ao Congresso o xeque rabe. (D) Porque estava sem talo, teve de pedir um cheque avulso. (E) Deixe que eu cheque a lista de passageiros.

16
A palavra xito (L.62) recebeu acento proparoxtona. Nas alternativas a seguir, palavras esto propositalmente grafadas naturalmente no receberia acento por proparoxtona. Assinale-a. (A) (B) (C) (D) (E) interim rubrica recondito arquetipo lugubre por se tratar de em que todas as sem acento, uma no se tratar de

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

SENADO FEDERAL 2008

As questes 17 a 20 referem-se ao Manual de Redao da Presidncia da Repblica e ao Manual de Elaborao de Textos do Senado Federal.

20
Em relao ao Manual de Redao da Presidncia da Repblica, avalie os itens a seguir: I. O campo assunto do formulrio de mensagem de correio eletrnico deve ser preenchido de modo a facilitar a organizao documental tanto do destinatrio quanto do remetente. II. Nos termos da legislao em vigor, para que a mensagem de correio eletrnico tenha valor documental, isto , para que possa ser aceita como documento original, necessrio existir certificao digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei. III. Se necessrio o arquivamento de fax, pode-se faz-lo com o prprio papel de fax, no sendo necessrio fazer cpia dele. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se apenas os itens I e III estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. se apenas os itens II e III estiverem corretos. se apenas os itens I e II estiverem corretos. se nenhum item estiver correto.

17
Com base no Manual de Elaborao de Textos do Senado Federal, assinale a alternativa em que no esteja correta a indicao de horas. (A) (B) (C) (D) (E) cinco horas 20h30min 22 horas 19h 14:30h

18
Com base no Manual de Elaborao de Textos do Senado Federal, analise os itens a seguir: I. Os algarismos romanos so usados normalmente na indicao de sculos; reis, imperadores, papas; grandes divises das Foras Armadas; congressos, seminrios, reunies, e outros acontecimentos repetidos periodicamente; dinastias; paginao de prefcio; numerao de livro, ttulo, captulo, seo e subseo de diplomas legais. II. As fraes so invariavelmente indicadas por algarismos numricos se decimais, mas tambm podem ser escritas por extenso quando ambos os elementos designados esto entre um e nove. III. O Cdigo de Endereamento Postal (CEP) constitui-se obrigatoriamente de cinco dgitos, sem ponto nem espao entre eles, seguidos de um hfen, mais trs dgitos, que servem para indicar a localizao do logradouro, sendo arbicos todos eles. Assinale: se todos os itens estiverem corretos. se apenas os itens II e III estiverem corretos. se apenas os itens I e II estiverem corretos. se apenas os itens I e III estiverem corretos. se nenhum item estiver correto.

CONHECIMENTOS GERAIS 21
A ampla difuso e a acelerada convergncia das chamadas tecnologias da informao, a partir da dcada de 1970, levaram emergncia de um novo paradigma sociotcnico em escala global. Com relao s principais mudanas ocorridas no mbito da gerao, do processamento e da transmisso da informao nesse perodo assinale a afirmativa incorreta. (A) A comercializao dos primeiros microcomputadores s foi possvel a partir do advento do microprocessador em 1971. (B) A produo em massa de Computadores Pessoais (PCs) com tecnologia proprietria permitiu que a IBM dominasse o mercado a partir dos anos 1980. (C) O desenvolvimento de novos programas (softwares) a partir de meados da dcada de 1970 foi uma das principais condies para a difuso dos microcomputadores. (D) O compartilhamento da capacidade de processamento pelas redes de computadores reduziu drasticamente o custo do processamento da informao. (E) O desenvolvimento da tecnologia da fibra tica foi um dos principais fatores de expanso da capacidade das linhas de transmisso de informao.

(A) (B) (C) (D) (E)

19
Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise os itens a seguir: Um dos atrativos de comunicao por correio eletrnico sua flexibilidade. Assim, no interessa definir forma rgida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatvel com uma comunicao oficial. II. Para os arquivos anexados mensagem deve ser utilizado, obrigatoriamente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informaes mnimas sobre seu contedo. III. Sempre que disponvel, deve-se utilizar recurso de confirmao de leitura. Caso no seja disponvel, deve constar da mensagem pedido de confirmao de recebimento. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se nenhum item estiver correto. se apenas os itens II e III estiverem corretos. se apenas os itens I e III estiverem corretos. se apenas os itens I e II estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. I.

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

22
Em 4 de outubro de 1957, cientistas soviticos lanaram na rbita da Terra o primeiro satlite artificial: o Sputnik. O artefato possua 58 centmetros de dimetro, pesava em torno de 85 quilos e estava equipado com instrumentos rudimentares e um transmissor de rdio. A data marcou o incio da Era Espacial e, nas dcadas que se seguiram, o uso de sistemas de satlites para aplicaes civis experimentou uma enorme expanso. Em relao aplicabilidade dos satlites artificiais em operao atualmente correto afirmar que: (A) os Satlites Meteorolgicos tm como uma de suas aplicaes o mapeamento trmico das superfcies ocenicas. (B) os Satlites de Navegao so projetados para realizar o monitoramento ambiental da superfcie terrestre. (C) os Satlites de Comunicao tm como objetivo testar no espao o desempenho de novos componentes, subsistemas e sistemas operacionais. (D) os Satlites de Observao da Terra fornecem informaes instantneas sobre a posio, altitude e velocidade de qualquer plataforma que contenha equipamento apropriado para receber suas transmisses. (E) os Satlites Tecnolgicos so utilizados para os servios de transmisso de TV, comunicao de dados e telefonia.

24
o mais importante intrprete do Dada de Paris, das manifestaes deliberadamente desordenadas, desconcertantes, escandalosas; a negao das tcnicas como operaes programadas com vistas a um fim alcana seu ponto culminante nos seus ready made, em que descontextualiza as implicaes codificadas pela arte, mas assume o objeto comum como arte. Sua obra serve de modelo para todas as novas vanguardas do segundo ps-guerra.
(Giulio Carlo Argan)

O texto se refere ao autor das obras acima apresentadas. Trata-se de: (A) (B) (C) (D) (E) Andy Warhol. Hans Arp. Man Ray. Marcel Duchamp. Salvador Dal.

23
Um dos principais itens da plataforma eleitoral de Fernando Lugo, ex-bispo catlico eleito presidente da Repblica do Paraguai em abril de 2008, foi a reviso do Tratado de Itaipu, celebrado com o Brasil em 26 de abril de 1973. Entre outras clusulas, o tratado prev que: (A) o Paraguai no receber a compensao financeira dos royalties, pois seu territrio no foi atingido pela construo da barragem. (B) a venda da energia produzida a partir do aproveitamento hidreltrico referido no tratado deve ser feita a preo de custo para pases no signatrios. (C) os signatrios devem adquirir, conjunta ou separadamente, o total da energia produzida a partir do aproveitamento hidreltrico referido no tratado. (D) os limites territoriais estabelecidos entre os dois pases podem ser revistos em funo da implantao de instalaes destinadas produo de energia eltrica e obras auxiliares. (E) os pases signatrios tm o direito de vender a energia por eles no utilizada para terceiros pases.

25
O processo administrativo geral (regido pela Lei 9.784/99): (A) admite que associaes sejam legitimadas como interessados, na defesa de interesses coletivos. (B) insere, como direito do administrado, a obrigao de proceder com lealdade e boa-f. (C) permite a delegao para a prtica de atos que decidem recursos administrativos, desde que seja estvel a autoridade delegada. (D) aplica-se tambm em matria de direito tributrio, inclusive no que tange a infraes fiscais. (E) no rende ensejo a que atos administrativos com vcio de legalidade sejam convalidados.

26
Assinale a afirmativa incorreta. (A) Sociedades de economia mista podem explorar atividades de natureza econmica. (B) Empresas pblicas no podem ter personalidade jurdica de direito pblico, mesmo quando prestam servios pblicos. (C) Os servios sociais autnomos no integram a administrao indireta como entidades especiais. (D) Fundaes governamentais podem assumir a forma de entidade autrquica, sendo pessoas de direito pblico. (E) Agncias reguladoras so autarquias ou fundaes de regime especial e tm personalidade jurdica de direito pblico.

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

SENADO FEDERAL 2008

27
No constituem gratificaes ou adicionais:

LNGUA INGLESA
Read text I and answer questions 31 to 35. TEXT I Information governance more than a guiding force?

(A) adicional noturno e transporte. (B) ajuda de custo e dirias. (C) retribuio pelo exerccio de funo de direo e ajuda de custo. (D) dirias e adicional de insalubridade. (E) adicional de insalubridade e adicional de periculosidade.

28
vedada a edio de medidas provisrias sobre as matrias relacionadas nas alternativas a seguir, exceo de uma. Assinale-a. (A) nacionalidade, cidadania, direitos polticos e direito eleitoral (B) direito penal, processual penal e processual civil (C) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia dos seus membros (D) que vise deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro (E) que institua ou majore tributos
5

Corporate attitudes to information governance are changing. The exponential growth of information that is created and cultivated within a business has in many ways become as much a liability as it has an asset. Regulatory fines, internal fraud, and class action lawsuits, unexpected personal data leaks and loss can cost a business millions, and impact the corporate brand with a backlash of public opinion which can devastate a company for years and in some cases, such as that of Arthur Andersen, the damage can be irreversible. In the corporate world these days the smoking gun is often found on a server and that is where the regulator has learned to look.
15

10

29
No integra o estatuto constitucional da liberdade de expresso:

(A) a proibio de criminalizao de quaisquer manifestaes expressivas. (B) a liberdade de expresso de atividade artstica, independentemente de censura ou licena. (C) a preservao do sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional. (D) a liberdade de manifestao do pensamento, observada a vedao do anonimato. (E) a garantia do direito de resposta proporcional ao agravo.

20

The two extreme policies of keeping everything, or alternatively keeping nothing, are in most industries now illegal and certainly out of date. While we may long for the days when a midnight e-mail from IT could kindly ask employees to clean up their network folders, stop using personal hard drives, or refrain from deleting germane files needed in a legal case, organisations are recognising that the potential damage from rogue (or uninformed) employees far outweighs reliance on principle alone.
(www.ft.com/cms/s/0/0199be44-7e78-11dd-b1af-000077b07658,s01=1.html retrieved on September 23rd, 2008)

31
The text states that the increase of information has (A) (B) (C) (D) (E) reached its peak. had lasting qualities. come to a standstill. had a double effect. avoided negative issues.

30
No competncia privativa da Unio legislar sobre a(s) seguinte(s) matria(s):

(A) (B) (C) (D) (E)

desapropriao. direito martimo. trnsito e transporte. previdncia social, proteo e defesa da sade. populaes indgenas.

32
The underlined word in a backlash of public opinion (lines 7 and 8) implies a (A) (B) (C) (D) (E) negative reaction. strong praise. helpful tip. weak support. dubious approach.

33
The expression the smoking gun in the smoking gun is often found on a server (lines 11 and 12) is a metaphor for (A) (B) (C) (D) (E) backup. bang. tool. vestige. gadget.

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

34
In refrain from deleting germane files (line 19) germane qualifies these files as (A) (B) (C) (D) (E) unsuitable. rewarding. accurate. genuine. relevant.

38
In Through the site (line 9) Through can be replaced by (A) (B) (C) (D) (E) According to. As regards. In relation to. By means of. In spite of.

35
If a fact outweighs (line 21) another one, it is (A) (B) (C) (D) (E) less confusing. more significant. more accidental. less transparent. more deceiving.
Read text II and answer questions 36 to 40. TEXT II

39
The underlined word in products and events that match their specific interests (line 17) means (A) (B) (C) (D) (E) reflect. characterize. suit. illuminate. resemble.

40
Instead of In addition in In addition, the site offers discussion forums (line 18),the author could have kept the same meaning by using (A) (B) (C) (D) (E) Thus. Conversely. Fittingly. Therefore. Moreover.

The Tech Product Network is an information and knowledge portal that showcases products and information geared specifically toward making the jobs of law enforcement and corrections officers easier, safer, and more efficient, says 5 Steve Morrison, vice president of the WVHTC Foundations Public Safety and Homeland Security Group and interim director of OLETC. For vendors and technologists, it offers an opportunity for significant exposure. Through the site, Morrison says, law enforcement and 10 corrections officers have ready access to information in a variety of formats on numerous technologies and products geared specifically toward their jobs. The site offers in-depth, validated assessments of various technologies performed by officers in the field. A calendar of events lists important 15 industry happenings and technology-specific events posted by vendors. Registered users also receive e-mail notifications of new products and events that match their specified interests. In addition, the site offers discussion forums on products and industry-related technology issues and needs that give users a 20 chance to ask questions regarding products and receive feedback.2
(from http://www.justnet.org/TechBeat%20Files/tpn.pdf retrieved on September 23rd, 2008)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Para as questes 41 a 44 utilize a seguinte descrio:

No esquema multidimensional utilizado na modelagem de um data mart, a tabela fato DESEMPENHO listada abaixo permite representar os graus de alunos em disciplinas cursadas ao longo dos semestres e anos de seu curso: DESEMPENHO (Chave_Periodo,Chave_Aluno,Chave_Disciplina,Grau) onde: Chave_Periodo: chave que representa de forma unvoca um determinado semestre de um determinado ano, relativa dimenso PERIODO; Chave_Aluno: corresponde chave que representa de forma unvoca um determinado aluno, relativa dimenso ALUNO; Chave_Disciplina: corresponde chave que representa de forma unvoca uma determinada disciplina, relativa dimenso DISCIPLINA; Dimenso PERIODO: inclui Chave_Periodo e os atributos semestre e ano; Dimenso ALUNO: inclui Chave_Aluno e outros atributos de aluno; Dimenso DISCIPLINA: inclui Chave_Disciplina e outros atributos de disciplina; Chave_Periodo, Chave_Aluno e Chave_Disciplina compem a chave primria da tabela fato DESEMPENHO.

36
The main aim of The Tech Product Network is to (A) (B) (C) (D) (E) devise software. sell courses. help specialists. list lawsuits. prevent accidents.

37
The expression that could replace geared toward in geared specifically toward their jobs (line 12) is (A) (B) (C) (D) (E) designed for. ruled by. submitted to. descriptive of. registered for.

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

SENADO FEDERAL 2008

41
Considere as seguintes afirmativas: I. Para todo valor de Chave_Disciplina presente na dimenso DISCIPLINA deve haver pelo menos uma ocorrncia na tabela fato DESEMPENHO com esse valor para Chave_Disciplina. II. Deveria obrigatoriamente haver uma dimenso ANO nessa modelagem, devendo a Chave_Ano ser includa tambm como parte da chave composta da tabela fato DESEMPENHO. III. Na dimenso PERIODO poderia ser definida uma hierarquia sobre os atributos Semestre e Ano presentes nessa dimenso. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I estiver correta. se somente a afirmativa III estiver correta. se somente a afirmativa II estiver correta. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

44
Considere as seguintes afirmativas sobre um documento XML bem formado: I. Deve estar sintaticamente correto, seguindo as regras de marcao prescritas para o padro XML. II. Deve conter um elemento raiz e pelo menos algum outro elemento. III. Deve conter uma associao com um documento XMLSchema ou uma DTD. IV. Deve fazer uso de pelo menos um namespace. Esto incorretas as afirmativas: (A) (B) (C) (D) (E) I e II, apenas. III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I, II e IV, apenas. I, II , III e IV.
Para as questes 45 a 47 utilize o documento XML em (A) e seu correspondente XML Schema em (B): A
<?xml version="1.0"?> <OrdemdeCompra xmlns="http:/xyz.org/oc.xsd" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:schemaLocation="http://xyz.org oc.xsd datacompra="20-12-2000"> <enddestino pais="BRASIL"> <nome>Luis Potata</nome> <rua>Rua Torta 423</rua> <cidade>Cintra</cidade> <estado>SP</estado> <cep>90952-023</cep> </enddestino> <endpagamento pais=" BRASIL"> <nome>Julia Pombal</ nome> <rua>Rua Silvano 30</rua> <cidade>Pirara</cidade> <estado>PA</estado> <cep>76889-043</cep> </endpagamento> <comentario>Esta compra urgente!</comentario> (...) </OrdemdeCompra>

42
Com o esquema apresentado, no seria possvel apoiar a consulta correspondente seguinte anlise: (A) valor mdio do grau atribudo a alunos de uma determinada disciplina. (B) grau mnimo atribudo a determinado aluno dentre todas as disciplinas por ele cursadas. (C) disciplinas que no tiveram alunos matriculados. (D) lista de disciplina(s) em que um determinado aluno teve seu maior grau. (E) total de vezes em que um determinado aluno cursou cada disciplina.

43
Considere que outra tabela fato seja acrescentada a essa modelagem, representando a oferta de disciplinas a cada perodo:
OFERTA (Chave_Periodo,Chave_Disciplina)

B
<xs:schema xmlns:xs=http://www.w3.org/2001/XMLSchema targetNamespace="http:/xyz.org/oc.xsd" xmlns="http://xyz.org/oc.xsd" elementFormDefault="qualified"> <xs:element name="OrdemdeCompra" type="TipoOrdemdeCompra"/> <xs:element name="comentario" type="xs:string"/> <xs:complexType name=" TipoOrdemdeCompra "> <xs:sequence> <xs:element name="enddestino" type="endereco"/> <xs:element name="endpagamento" type="endereco"/> <xs:element ref="comentario" minOccurs="0"/> <xs:element name="itens" type="Itens"/> </xs:sequence> <xs:attribute name="datacompra" type="xs:date"/> </xs:complexType> <xs:complexType name="endereco"> <xs:sequence> <xs:element name="nome" type="xs:string"/> <xs:element name="rua" type="xs:string"/> <xs:element name="cidade" type="xs:string"/> <xs:element name="estado" type="xs:string"/> <xs:element name="cep" type="xs:decimal"/> </xs:sequence> <xs:attribute name="pais" type="xs:NMTOKEN" fixed="BRASIL"/> </xs:complexType> (...) </xs:schema>

Assinale a afirmativa falsa. (A) possvel ter essa tabela fato apenas com a chave composta (Chave_Periodo, Chave_Disciplina), sem um atributo de medida presente. (B) Complementando a modelagem com essa tabela ser possvel dar suporte consulta que lista as disciplinas que foram oferecidas e no foram cursadas por qualquer aluno em cada semestre de cada ano. (C) As dimenses PERIODO e DISCIPLINA podem ser compartilhadas entre as tabelas fato OFERTA e DESEMPENHO. (D) A oferta de disciplinas poderia ser modelada na mesma tabela fato DESEMPENHO, no sendo necessria a criao de uma nova tabela fato. (E) Seria possvel tambm acrescentar uma dimenso PROFESSOR modelagem do fato OFERTA.

Onde () representa outros elementos aqui no apresentados.

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL 2008

45
correto afirmar que, no documento XML: (A) o elemento rua poderia anteceder o elemento nome em enddestino. (B) o elemento comentario pode aparecer mais de uma vez. (C) http:/xyz.org/oc.xsd o namespace padro. (D) o atributo datacompra no deveria estar dentro da tag de abertura do elemento OrdemdeCompra. (E) os elementos enddestino e endpagamento no podem ter um atributo com mesmo nome.

49
Considere as seguintes afirmativas a respeito das propriedades ACID (Atomicidade, Consistncia, Isolamento, Durabilidade) de uma transao T de banco de dados: I. A atomicidade garante que todos os efeitos da transao T sejam integralmente refletidos no banco de dados ou que, em caso de falha, nenhum deles seja aceito. II. A consistncia garante que, se o banco de dados estiver inicialmente em estado inconsistente, a execuo da transao T, por si s, capaz de deixar o banco de dados em um estado consistente. III. O isolamento garante que a execuo da transao T seja isolada da execuo de quaisquer outras transaes simultneas, de modo a evitar que o banco de dados venha a assumir um estado inconsistente. IV. A durabilidade garante que as atualizaes promovidas pela transao T no estado do banco de dados sejam sempre mantidas, mesmo que ocorra uma falha no sistema durante a sua execuo. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas.

46
Em relao ao documento XML Schema correto afirmar que: (A) se minOccurs=0 fosse removido da declarao do elemento comentario, ento o documento XML deveria ter pelo menos uma ocorrncia desses elementos. (B) o elemento comentrio um tipo simples por no ter um atributo type associado. (C) os elementos nome, rua, cidade, estado e cep no poderiam ser declarados diretamente como subelementos dos elementos endpagamento e enddestino em lugar da declarao atravs do type endereo. (D) a declarao <xs:attribute name="datacompra" type="xs:date"/> deveria anteceder a declarao do tipo complexo TipoOrdemdeCompra. (E) no documento XML, os elementos em que minOccurs=0 no podem ter qualquer ocorrncia.

47
Avalie as afirmativas a seguir: I. A declarao elementFormDefault="qualified" torna obrigatrio o uso de tipos complexos no esquema. II. A declarao targetNamespace="http:/xyz.org/oc.xsd" indica que os elementos e tipos de dados usados no XML Schema (schema, element, complexType, sequence etc.) vm do namespace http:/xyz.org/oc.xsd. III. Um elemento do tipo complexo pode se basear em um tipo complexo existente e ainda adicionar alguns elementos. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente a afirmativa II estiver correta. (E) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

50
No que diz respeito s tcnicas de controle de concorrncia em bancos de dados, correto afirmar que: (A) sempre que duas ou mais transaes simultneas tentam acessar o mesmo item de dados, elas provocam um deadlock no sistema de gerenciamento de banco de dados. (B) uma das tcnicas para se detectar um estado de deadlock construir um grafo wait-for. (C) o problema de espera indefinida associado a uma transao (starvation) ocorre sempre que o seu esquema de espera para itens bloqueados atribui prioridade maior aos requisitos de outras transaes simultneas cujas execues provoquem repetidos aborts na execuo de suas atualizaes. (D) as tcnicas de controle de concorrncia baseadas em ordenao por timestamp no usam bloqueios e, por isso, diminuem as chances de ocorrncia de deadlocks. (E) diz-se que uma transao segue o protocolo de bloqueio de duas fases se todas as operaes (read_lock, write_lock) precedem a ltima operao de desbloqueio na transao.

48
Considerando as diferentes tcnicas de minerao de dados, no correto afirmar que: (A) em Regras de Associao, confiana refere-se a quantas vezes uma regra de associao se verifica no conjunto de dados analisado. (B) correlao cannica e anlise mltipla de discriminante so tcnicas utilizadas para anlise multivariada. (C) na anlise de grupamentos, medidas de correlao, medidas de distncia e medidas de associao so alguns dos mtodos utilizados para medir a semelhana entre objetos. (D) a classificao considerada um exemplo de aprendizado supervisionado, enquanto o agrupamento considerado exemplo de aprendizado no supervisionado. (E) regresso uma aplicao especial da regra de classificao, onde a regra considerada uma funo sobre variveis, mapeando-as em uma classe destino.

51
No contexto de um banco de dados relacional pode-se afirmar que uma tabela que possua pelo menos um atributo nochave, parcial ou totalmente dependente de sua chaveprimria est na: (A) segunda forma normal. (B) terceira forma normal, mas no na forma normal de Boyce-Codd. (C) terceira forma normal de Boyce-Codd. (D) quarta forma normal. (E) quinta forma normal.

10

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

SENADO FEDERAL 2008

52
Sabe-se que os sistemas de gerenciamento de banco de dados utilizam um mecanismo de bloqueio (lock) para controlar acessos concorrentes a um mesmo item de dados. Esse mecanismo suporta dois tipos distintos de bloqueio: 1. bloqueio exclusivo (lock-E), no qual o dado pode ser lido ou escrito; e 2 bloqueio compartilhado (lock-C), em que o dado pode ser lido, mas no escrito. Considere uma situao em que uma transao T espera por um lock-E em um determinado item de dado, enquanto uma seqncia de outras transaes requer e adquire um lock-C para o mesmo item de dado. Nesse caso, correto afirmar que: (A) no h como garantir a plena execuo das atualizaes da transao T. (B) a transao T desfeita indefinidamente devido ao fenmeno de deadlock. (C) preciso projetar um protocolo que garanta a plena execuo da transao T. (D) a utilizao de rollbacks em cascata assegura a plena execuo da transao T. (E) a transao T ser executada imediatamente, uma vez que um bloqueio exclusivo s afetado por um bloqueio compartilhado nas operaes de leitura.

55
Uma das principais questes que um modelista de dados precisa lidar diz respeito forma como ele deve tratar um determinado item de dado: (1) como uma entidade em si mesmo; (2) como um atributo descritor de uma entidade; ou (3) como um relacionamento entre entidades. Com base nisso, considere a seguinte situao: Uma universidade deseja armazenar um conjunto de dados importantes sobre os cursos de graduao que oferece, incluindo as unidades acadmicas encarregadas dessas ofertas. Cada curso (Curso) possui um cdigo nico de identificao (CodCurso); um nome (NomeCurso); e uma descrio (DescCurso). Da mesma forma, cada unidade acadmica (UA) possui um cdigo nico de identificao (CodUA). Alm disso, assume-se que toda UA oferece pelo menos um curso e que cada curso sempre oferecido por uma, e somente uma, UA. Assinale a alternativa que corresponda ao modelo mais adequado para essa situao.

(A)

53
Seja a relao R (A, B, C, D, E) e suponha a ocorrncia das seguintes dependncias funcionais entre seus atributos:
(A, B) C (A, B) D (A, B) E D E

(B)

Nessa situao, considere as seguintes afirmativas: I. A chave da relao R (A, B). II. A relao R no est na forma normal de Boyce-Codd (BCNF) porque o atributo D no uma de suas superchaves. III. A dependncia funcional D E viola a condio BCNF. IV. A relao R est na terceira forma normal. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e II e IV estiverem corretas. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas.

(C)

(D) (E)

54
Considerando as caractersticas inerentes s formas normais de um esquema de banco de dados relacional, correto afirmar que: (A) um esquema cujas relaes estejam na terceira forma normal possibilita uma instncia de banco de dados com mais redundncia do que um esquema cujas relaes estejam na forma normal de Boyce-Codd. (B) um esquema devidamente normalizado assegura uma instncia de banco de dados totalmente livre de dados duplicatas. (C) em um esquema cujas relaes estejam na segunda forma normal nenhuma relao pode conter atributos no-chave determinados transitivamente pela chave primria. (D) em um esquema cujas relaes estejam na terceira forma normal, toda relao possui apenas uma superchave. (E) em um esquema cujas relaes estejam na primeira forma normal nenhum atributo no-chave pode ser funcionalmente independente da chave primria.

56
Sobre os Modelos de Maturidade de Capacitao de Sistemas, CMM e CMMI, no correto afirmar que: (A) no h diferenas significativas entre os sistemas de avaliao do COBIT e do CMMI. (B) o CMM define cinco nveis de maturidade, sendo o ltimo o nvel Otimizao. (C) devido definio abstrata da norma ISO 9000, algumas organizaes do Nvel 1 do CMM podem satisfazer o padro ISO 9000. (D) o CMMI um modelo bastante alinhado com a norma ISO/IEC 15504 (SPICE). (E) nas avaliaes utilizando o CMMI conduzidas nos ltimos cinco anos, a maioria das organizaes avaliadas encontrase nos nveis 2 ou 3 de maturidade.

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

www.pciconcursos.com.br

11

SENADO FEDERAL 2008

57
No Modelo Entidade-Relacionamento, h dois tipos de semnticas de cardinalidade que podem ser aplicados a relacionamentos: (1) semntica associativa e (2) semntica participativa. A primeira restringe o nmero mximo de instncias de outra entidade que uma dada entidade pode estar associada. A segunda condiciona a existncia de uma instncia de uma entidade a sua participao em um relacionamento com uma instncia de outra entidade. No exemplo abaixo, os diagramas (A) e (B) representam esses dois tipos de semnticas, juntamente com suas interpretaes:
SEMNTICA ASSOCIATIVA: A Interpretao:

58
Em um banco de dados relacional, as tabelas T1e T2 possuem 10 e 20 tuplas, respectivamente. Suponha que ambas possuam um atributo A que representa uma grandeza quantitativa e que 5 tuplas de T2 no possuam valor informado para esse atributo. Nesse caso, assinale a alternativa que corresponda ao resultado produzido pelo seguinte comando SQL: SELECT COUNT(d.A) FROM T1 AS a, T1 AS b, T2 AS c, T2 AS d; (A) 40000 (B) 30000 (C) 22500 (D) 4000 (E) 3000

59
Considere as seguintes tabelas: Uma instncia da entidade A pode estar associada a nenhuma ou, no mximo, a uma instncia da entidade B. Da mesma forma, uma instncia da entidade B pode estar associada a nenhuma ou at a n instncias da entidade A.

R1

SEMNTICA PARTICIPATIVA:

B Interpretao:

Cada instncia da entidade A participa, obrigatoriamente, de uma e somente uma instncia do relacionamento R. Por outro lado, uma instncia da entidade B pode existir sem participar de qualquer instncia do relacionamento R. Contudo, uma mesma instncia de B pode participar de mais de uma instncia do relacionamento R. Considere as seguintes afirmativas: Uma desvantagem da semntica associativa seria a variedade de estruturas de dados necessrias para fazer uma representao digital eficiente, com conseqente perda de espao em disco. II. Uma desvantagem da semntica participativa seria condicionar a existncia de uma instncia da entidade A existncia de uma associao sua com alguma instncia da entidade B, o que dificulta a insero de dados na entidade A. III. Pelas definies acima, a semntica participativa possui em geral uma capacidade de expresso superior da semntica associativa. IV. Em relacionamentos binrios, ambas as alternativas possuem capacidades de expresso equivalentes. V. Em relacionamentos envolvendo mais de duas entidades, a semntica associativa mais apropriada. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. se apenas as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas. se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. se apenas as afirmativas I, III e V estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas. I.

A 1 5 1 3 1 2 2 4 3 2 5 4 3 5 1

B a c c c d b c c b a a a a b b

C w x w p w y z q p y y q p x w

R2

B a b c

Assinale a alternativa que corresponda ao resultado produzido pelo seguinte comando SQL.
SELECT DISTINCT A FROM R1 AS a WHERE NOT EXISTS (SELECT * FROM R2 AS b WHERE NOT EXISTS (SELECT * FROM R1 AS c WHERE c.A = a.A AND c.C = a.C AND c.B = b.B));

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

12

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

SENADO FEDERAL 2008

60
Em uma determinada instncia de um banco de dados relacional, as relaes R1 e R2 contm 20 e 50 tuplas, respectivamente. Sejam 1 e 2 duas condies lgicas aplicveis s tuplas de R1 e R2. Sabe-se que a condio 1 satisfeita por 12 tuplas da relao R1 e por 20 tuplas da relao R2. Da mesma forma, a condio 2 satisfeita por 5 tuplas da relao R1 e por 4 tuplas da relao R2. Sabe-se, ainda, que 2 tuplas de R1 e 3 tuplas de R2 satisfazem simultaneamente as duas condies. Nessa situao, assinale a alternativa que corresponda ao nmero de tuplas retornadas pela avaliao da seguinte expresso da lgebra Relacional.
1 ou 2 (R1 x R2)

63
Considere a lista de requisitos, a seguir, de um sistema que ser desenvolvido. 1. O sistema dever emitir relatrios de compras a cada 15 dias. 2. O sistema s ir permitir a visualizao do campo valor mximo para gerentes. 3. O sistema dever fornecer diariamente o relatrio de despesas. 4. O sistema no poder excluir um fornecedor do cadastro se o fornecedor estiver inadimplente. 5. O sistema no permitir acesso aos registros de compras aps as 17 horas. Em relao a esses requisitos, correto afirmar que: (A) so todos requisitos funcionais. (B) 1 e 5 so requisitos no-funcionais e 2, 3 e 4 so requisitos funcionais. (C) somente o requisito 5 no-funcional. (D) 1 e 5 so requisitos funcionais e 2, 3 e 4 so requisitos no-funcionais. (E) so todos requisitos no-funcionais.

Notao:

(R): seleo em R baseada na condio


R1 x R2:

produto cartesiano entre R1 e R2.

(A) (B) (C) (D) (E)

855 764 1000 240 225

64
Um software de gerncia de configurao deve ser capaz de: (A) configurar o software de acordo com as preferncias do usurio. (B) configurar automaticamente a instalao do software de acordo com o sistema operacional do servidor. (C) atualizar automaticamente as verses do software instaladas nas mquinas clientes. (D) gerenciar que usurios podem ter acesso a certos tipos de funes do software. (E) gerenciar a evoluo do software durante o seu processo de desenvolvimento.

61
Com relao ao conceito de chave estrangeira, correto afirmar que: (A) os atributos que formam uma chave estrangeira no podem fazer parte da chave primria da relao. (B) toda chave estrangeira deve ser inicializada com o valor nulo. (C) uma chave estrangeira no pode assumir valores duplicatas. (D) as chaves estrangeiras servem para implementar a restrio de integridade referencial do modelo relacional. (E) uma chave estrangeira no pode assumir o valor nulo.

65
O PMBOK um conjunto de prticas em gerncia de projetos compilados na forma de um guia que recomendado pelo PMI. Com relao s prticas descritas nesse guia, correto afirmar que: (A) o guia descreve as cinco reas de conhecimento que so tpicas para quase todos os projetos. (B) a estimativa de custo, a seleo de fornecedores e a administrao do contrato so processos do grupo de processos de controle. (C) o guia divide todo o gerenciamento de projetos em trs grupos de processos: iniciao, execuo e controle. (D) a anlise de riscos e o controle do cronograma no so processos do grupo de processos de execuo. (E) a estimativa de custos e a identificao de riscos so processos do grupo de processos de iniciao.

62
Considere as seguintes assertivas sobre uma arquitetura orientada a servios (SOA): I. SOA apenas uma implementao de Servios Web, possuindo ambas as mesmas caractersticas. II. As mensagens so o principal meio de comunicao entre os provedores e os consumidores de servios. III. SOA no prescreve como projetar ou construir a implementao do servio. IV. Quando os servios so disponibilizados na web, eles so identificados por uma URI. As assertivas corretas so: (A) (B) (C) (D) (E) somente I, II e III. somente II, III e IV. somente I, III e IV. somente I, II e IV. todas.

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

www.pciconcursos.com.br

13

SENADO FEDERAL 2008

66
Considere a parte de um diagrama de classes mostrada na figura abaixo:

69
Das clusulas listadas a seguir, a que no est em conformidade com a definio do Open Source Iniciative (OSI) para os softwares de cdigo aberto : (A) a licena de um programa de cdigo aberto deve disponibilizar o seu cdigo fonte. (B) a licena de um programa de cdigo aberto pode proibir que o cdigo seja usado para gerar um software comercial. (C) a licena no deve restringir qualquer pessoa de usar o programa em um ramo especfico de atuao. (D) nenhuma clusula da licena pode estabelecer uma tecnologia individual a ser aplicada no programa. (E) a licena pode requerer que programas derivados de um programa de cdigo aberto tenham um nome diferente do programa original.

Nesse diagrama, a classe X uma subclasse das classes Y e Z. Tanto a classe Y como a classe Z tm um mtodo m. Inicialmente X utilizava o mtodo m ( ) da classe Z, mas passou a utilizar o mtodo m ( ) da classe Y. Nessa situao, assinale a alternativa correta. (A) A classe Z necessita ser testada novamente. (B) No necessrio testar a classe X porque ela usa o mesmo mtodo m. (C) A classe X deve ser novamente testada, pois h uma mudana de contexto. (D) Se m tiver passado no teste de unidade ento no h necessidade de testar novamente a classe X. (E) Se Y e Z tiverem passado no teste de integrao, ento no h necessidade de testar novamente a classe X.

70
A caracterstica relevante do processo de reso ilustrado a seguir :

67
Considere o caso de uso ilustrado na figura utilizando a notao UML

(A) garante o reso de componentes do projeto em maior escala, pois a busca orientada s aos componentes especificados. (B) induz o desenvolvimento de componentes adaptveis a vrios tipos de arquitetura de sistemas. (C) evita especificar componentes que no esto disponveis nas bibliotecas de componentes utilizadas na busca. (D) contrasta com a abordagem tpica da engenharia em que o reso orienta o processo do projeto. (E) prov a oportunidade dos desenvolvedores de construir uma biblioteca de componentes para o projeto.

71
A descrio do cenrio que melhor descreve esse caso de uso : (A) o atendente verifica o histrico dos pacientes que possuem consultas agendadas. (B) um paciente liga para a clnica para marcar uma consulta. A atendente verifica o histrico do paciente, busca um horrio vazio e agenda a consulta. (C) o atendente inclui os pacientes que tm consulta agendada e no possuem um histrico de atendimento. (D) o paciente liga para a clnica para agendar uma consulta e para alterar o seu histrico. (E) o atendente no marca consultas para pacientes que no tenham histrico na clnica. Uma srie de modelos pode ser produzida durante um projeto orientado a objetos. O projeto inclui modelos estticos e dinmicos. Um modelo que considerado dinmico o de: (A) (B) (C) (D) (E) seqncia. classe. associao. contexto. generalizao.

72
Considere as seguintes assertivas sobre o teste de sistema: I. Teste de mutao um critrio de teste da tcnica baseada em defeitos. II. O tempo mdio para falhas (MTTF) pode ser utilizado para medir a confiabilidade do sistema; quanto mais prximo do zero o MTTF, maior a confiabilidade do sistema. III. No teste funcional no so considerados os aspectos de implementao do software e por isso a tcnica tambm chamada de caixa-preta. As assertivas corretas so: (A) (B) (C) (D) (E) somente III. somente I e II. somente I e III. somente II e III. todas.

68
Ao desenvolver uma aplicao sob a plataforma Java EE 5, isso implica que: (A) a aplicao ser compatvel com as verses anteriores do Java Enterprise Edition J2EE 1.4. (B) a aplicao dever usar o JavaServer Faces. (C) a aplicao poder usar menos arquivos XML do que se fosse desenvolvida na plataforma J2EE 1.4. (D) a aplicao ser compatvel com a verso 6.0 do Apache Tomcat. (E) o desenvolvedor poder utilizar o J2EE 1.4 SDK para testar a aplicao.

14

www.pciconcursos.com.br

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

SENADO FEDERAL 2008

73
Considere as seguintes assertivas sobre as vantagens do uso de padres de software (software patterns): I. Padres de projeto proporcionam um vocabulrio comum de projeto, facilitando comunicao, documentao e aprendizado dos sistemas de software. II. Padres de projeto auxiliam no desenvolvimento de software por meio da reutilizao do projeto de solues computacionais j testadas e aprovadas. III. Uma biblioteca de padres pode ajudar a melhorar e padronizar o desenvolvimento de software. As assertivas corretas so: (A) somente II. (C) somente I e III. (E) I, II e III. (B) somente I e II. (D) somente II e III.

78
Considere as assertivas sobre a tcnica de pontos de funo para a estimativa de custo de desenvolvimento de um software: I. A medida de pontos de funo independente da linguagem de implementao do software. II. Os pontos de funo so mais apropriados para medir os sistemas de processamento de dados dominados por operaes de entrada e sada. III. Existem grandes variaes na contagem de pontos de funo, dependendo do julgamento de quem fez a estimativa. As assertivas corretas so: (A) somente II e III. (C) somente I e III. (E) somente I. (B) somente I e II. (D) I, II e III.

74
Considere as seguintes assertivas sobre modelos de processos de software: I. No modelo em cascata, a fase seguinte no deve iniciar antes que a fase precedente tenha sido concluda. II. No modelo evolucionrio, a mudana constante tende a corromper a estrutura do software III. A explcita considerao dos riscos no modelo em espiral distingue esse modelo dos modelos em cascata e evolucionrio. As assertivas corretas so: (A) somente I. (C) somente I e III. (E) I, II e III. (B) somente I e II. (D) somente II e III.

79
Das mtricas listadas a seguir, a que no considerada uma mtrica de Produto de Software : (A) (B) (C) (D) (E) Profundidade de declarao condicionais aninhadas. Fan in / Fan out. ndice de Preciso e Revocao. Tamanho do Cdigo. Complexidade Ciclomtica.

80
Considere as assertivas sobre o Modelo MPS do Programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro MPS.BR: I. O MPS possui sete nveis de maturidade dividido em 3 grupos: base, meio e topo da pirmide. II. O MPS est em conformidade com as normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504. III. Divide-se em 4 modelos mais especficos: Referncia, Avaliao, Implantao e Negcio. As assertivas corretas so: (A) somente I. (C) somente III. (E) I, II e III. (B) somente II. (D) somente I e II.

75
Considere as assertivas a seguir sobre as relaes entre SOAP, WSDL e UDDI: I. UDDI um diretrio de servios web descrito por WSDL. II. WSDL pode ser usado para descrever servios SOAP. III. O UDDI um diretrio de descries SOAP. As assertivas corretas so: (A) somente I. (C) somente I e III. (E) I, II e III. (B) somente I e II. (D) somente II e III.

76
Dos grupos listados a seguir, assinale os que correspondem a atributos de qualidade do software.
no

DISCURSIVA
Descreva o que um desenvolvimento baseado em componentes e a relao dessa abordagem com o reso de software.

(A) modularidade, eficincia e segurana. (B) capacidade de recuperao, facilidade de programao e facilidade de gerenciamento. (C) complexidade, robustez e facilidade de reso. (D) testabilidade, proteo e confiabilidade. (E) facilidade de aprendizado, facilidade de compreenso e facilidade de adaptao.

REDAO
O desenvolvimento do Pas passa obrigatoriamente pela incluso digital, que no pode se restringir distribuio de computadores s escolas e criao de pontos de acesso gratuito Internet em reas carentes. Com base nessa reflexo, elabore um texto dissertativoargumentativo, entre 30 e 40 linhas, discutindo amplamente em que moldes o Brasil deve realizar a sua incluso digital.

77
Entre as atividades listadas a seguir, uma no faz parte da Engenharia de Requisitos. Assinale-a. (A) (B) (C) (D) (E) estudo de viabilidade anlise de risco levantamento de necessidades do cliente verificao gerenciamento

ANALISTA DE INFORMTICA LEGISLATIVA ANLISE DE SISTEMAS

www.pciconcursos.com.br

15

Realizao

http://concurso.fgv.br

www.pciconcursos.com.br

You might also like