You are on page 1of 3

1 - O que estratigrafia?

A estratigrafia o ramo da geologia que estuda os estratos ou camadas de rochas, buscando determinar os processos e eventos que as formaram. Basicamente segue o princpio da sobreposio das camadas.

2 Quais so os princpios bsicos da estratigrafia? Explique cada um deles.

Litoestratigrafia: a mais obvia e a mais antiga das divises da estratigrafia. Correlaciona os pacotes rochosos baseado na sua litologia, sem necessariamente se preocupar com o tempo de sua deposio ou formao. Ou seja, define a individualizao dos pacotes rochosos, de outros pacotes, conforme suas caractersticas litolgicas, composio mineralgica, granulometria ou mesmo cor. A unidade bsica da litoestratigrafia a formao geolgica. Bioestratigrafia: Estuda as sucesses fossilferas existentes nas rochas e sua correlao espacial. Estratos de diferentes localizaes, com a mesma fauna ou flora so correlacionais em tempo. Est baseada no Princpio de sucesso faunstica de William Smith; Cronoestratigrafia: Estuda a idade relativa das rochas em relao a sua circunvizinhas; Aloestratigrafia: O estudo de estratos sedimentares que podem ser definidos e identificados das descontinuidades que limitam os mesmos, e que podem ser mapeados. Envolve interpretao estratigrfica, correlao e mapeamento destas descontinuidades e superfcies para dividir a seo sedimentar. Estas descontinuidades e superfcies podem ser hiatos deposicionais, discordncias erosivas, superfcies de inundao e etc.[2] Estratigrafia de sequncias: o ramo da geologia que tenta subdividir e correlacionar os depsitos sedimentares entre discordncias numa variedade de escalas e explicar estes unidades estratigrficas em termos de controle da variao relativa do nvel do mar e do aporte sedimentar.[3] Magnetoestratigrafia

3 Por que ocorrem as discordncias estratigrficas?


Discordncias podem ser inferidas pela presena de depsitos residuais (lag), compostos por um conjunto de artefatos em regies de deflao elica, de solo ou nvel intemperisado soterrado ou ainda por mudanas no mergulho de camadas entre unidades litoestratigrficas sedimentares. Seu carter erosivo resultado de abrases elicas, fluviais, glaciais, gravitacionais, marinhas ou de processos transgressivos e regressivos costeiros e, portanto, as discordncias podem estar indicando que os artefatos encontrados nesses limites foram redepositados e no esto em contexto primrio.

4 Para as figuras abaixo: 4.1 Construa a sequncia estratigrfica. 4.2 Mostre em que princpios te baseaste. 5 - Relacione velocidade do vento com capacidade de transporte de partculas. 6 Explique os mecanismos de transporte de partculas pelo vento.

7 O vento deixa registros erosivos e deposicionais. Defina-os e explique os fenmenos associados a cada um. 8 Quais so as caractersticas de reas propcias a ocorrncia de eroso elica? As atividades antrpicas podem afetar, positiva e negativamente, a predisposio de um ecossistema a esse fenmeno? 9 Defina bacia de drenagem.
rea de um sistema de escoamento de guas superficiais, originadas de nascentes e/ou de chuva, ocupada por um rio e seus tributrios e limitada pela cumeada (interflvio) que divide topograficamente esta rea de outra(s) bacia(s)de drenagem vizinhas(s).

10 Quais so as partes que formam um delta? Explique o mecanismo de formao e manuteno do sistema deltaico. 11 Quais so os padres de drenagem de rios e qual sua relao com o ambiente? 12 Como cada fator (descarga, largura, rugosidade do leito, etc) influencia na morfologia dos canais? 13 Quais so os tipos bsicos de canais fluviais e que relao guardam com o rio e com o local onde este se encontra? 14 O que o talvegue de um rio? Talvegue (do alemo Talweg, que significa "caminho do vale ") a linha varivel ao longo do tempo que se encontra no meio da parte mais profunda de um rio. Muitas vezes faz-se referncia a talvegues quando se trata de fixar a linha de fronteira sobre um curso de gua ou quando se deseja saber num encontro de rios qual o afluente, sendo o rio que obtiver o talvegue mais profundo ser considerado o rio "me", enquanto os outros sero considerados os seus afluentes.

15 Relacione largura e profundidade com os diferentes tipos de canais. 16 Quais so os regimes de transporte de carga de um rio e que informaes podem ser obtidas? 17 Relacione velocidade de fluxo e tamanho de partcula transportada com o modelo de deposio resultante. 18 Como a compreenso dos modelos deposicionais auxilia o estudo geolgico? 19 Descreva os modelos deposicionais para cada sistema fluvial. 20 Como a rocha d origem ao solo?
A origem remota do solo est na decomposio da rocha pela ao das intempries. Fatores: 1- Natureza da rocha madre 2- Clima da regio 3- Agente intemprico de transporte 4- Topografia da regio

5- Processos orgnicos 21 Defina solo luz utilitria da Engenharia Civil. 22 Por que o solo visto, dentro do paradigma cientfico atual, como um sistema aberto? 23 Esquematize o solo como um sistema trifsico. 24 Quais so os elementos mais comuns no solo? 25 Por que mais comum encontrar muscovita do que olivina em solos? 26 Por que a presena de quartzo e xidos to comum em solos tropicais? 27 Por que em solos do Canad e da Rssia no h tanto quartzo e xidos? 28 Em um solo altamente intemperizado nota-se uma ocorrncia maior de quartzo e xidos do que em um solo jovem (pouco intemperizado). Explique essa afirmao. 29 Qual a utilidade em conhecer as propriedades dos argilominerais para obras de engenharia? 30 Quais so as alteraes que atuam sobre o material de origem? 31 Como essas alteraes influenciam o desgaste do material de origem no sentido de formao do solo? 32 Pode-se afirmar que determinado tipo de solo originrio de determinado tipo de rocha? Por qu? 33 Explique a variedade e a variabilidade de solos encontrados no RS.

You might also like