You are on page 1of 14

Fevereiro/2011

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova I09, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova de Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova de Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova de Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 4 referem-se ao texto abaixo. 1. O texto se estrutura notadamente (A) com o objetivo de esclarecer alguns aspectos cronolgicos do processo histrico de formao do Estado e de suas bases econmicas, desde a poca da colonizao. (B) como uma crnica baseada em aspectos histricos, em que se apresentam tpicos que salientam as formaes geogrficas do Estado. (C) de maneira dissertativa, em que se discutem as vrias divises regionais do Estado com a finalidade de comprovar qual delas se apresenta como a mais bela. (D) sob forma narrativa, de incio, e descritiva, a seguir, visando a despertar interesse turstico para as atraes que o Estado oferece. (E) de forma instrucional, como orientao a eventuais viajantes que se disponham a conhecer a regio, apresentando-lhes uma ordem preferencial de visitao.
_________________________________________________________

Rio Grande do Norte: a esquina do continente Os portugueses tentaram iniciar a colonizao em 1535, mas os ndios potiguares resistiram e os franceses invadiram. A ocupao portuguesa s se efetivou no final do sculo, com a fundao do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. O clima pouco favorvel ao cultivo da cana levou a atividade econmica para a pecuria. O Estado tornou-se centro de criao de gado para abastecer os Estados vizinhos e comeou a ganhar importncia a extrao do sal hoje, o Rio Grande do Norte responde por 95% de todo o sal extrado no pas. O petrleo outra fonte de recursos: o maior produtor nacional de petrleo em terra e o segundo no mar. Os 410 quilmetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual. O litoral oriental compe o Polo Costa das Dunas com belas praias, falsias, dunas e o maior cajueiro do mundo , do qual faz parte a capital, Natal. O Polo Costa Branca, no oeste do Estado, caracterizado pelo contraste: de um lado, a caatinga; do outro, o mar, com dunas, falsias e quilmetros de praias praticamente desertas. A regio grande produtora de sal, petrleo e frutas; abriga stios arqueolgicos e at um vulco extinto, o Pico do Cabugi, em Angicos. Mossor a segunda cidade mais importante. Alm da rica histria, conhecida por suas guas termais, pelo artesanato reunido no mercado So Joo e pelas salinas. Caic, Currais Novos e Aari compem o chamado Polo do Serid, dominado pela caatinga e com stios arqueolgicos importantes, serras majestosas e cavernas misteriosas. Em Caic h vrios audes e formaes rochosas naturais que desafiam a imaginao do homem. O turismo de aventura encontra seu espao no Polo Serrano, cujo clima ameno e geografia formada por montanhas e grutas atraem os adeptos do ecoturismo. Outro polo atraente Agreste/Trairi, com sua sucesso de serras, rochas e lajedos nos 13 municpios que compem a regio. Em Santa Cruz, a subida ao Monte Carmelo desvenda toda a beleza do serto potiguar em breve, o local vai abrigar um complexo voltado principalmente para o turismo religioso. A vaquejada e o Arrai do Lampio so as grandes atraes de Tangar, que oferece ainda um belssimo panorama no Aude do Trairi.
(Nordeste. 30/10/2010, Encarte no jornal O Estado de S. Paulo). 2

2.

Com a substituio dos segmentos grifados pela expresso entre parnteses ao final da transcrio, o verbo que dever ser colocado no plural est em: (A) ... em breve, o local vai abrigar um complexo voltado principalmente para o turismo religioso. (a regio do Agreste/Trairi). (B) A ocupao portuguesa s se efetivou no final do sculo, com a fundao do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. (A ocupao pelos portugueses). (C) A regio grande produtora de sal, petrleo e frutas ... (A regio de dunas, falsias e praias desertas). (D) O turismo de aventura encontra seu espao no Polo Serrano ... (O turismo voltado para atividades de aventura). (E) ... e comeou a ganhar importncia a extrao do sal ... (os recursos obtidos com a extrao do sal).

_________________________________________________________

3.

O clima pouco favorvel ao cultivo da cana levou a o atividade econmica para a pecuria. (1 pargrafo) O mesmo tipo de regncia nominal que se observa acima ocorre no segmento tambm grifado em: (A) O litoral oriental compe o Polo Costa das Dunas com belas praias, falsias, dunas e o maior cajueiro do mundo... (B) Os 410 quilmetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual. (C) A ocupao portuguesa s se efetivou no final do sculo, com a fundao do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. (D) Em Caic h vrios audes e formaes rochosas naturais que desafiam a imaginao do homem. (E) Em Santa Cruz, a subida ao Monte Carmelo desvenda toda a beleza do serto potiguar ...
TRERN-Conhec.Gerais3

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


4. As informaes mais importantes contidas no texto esto resumidas, com clareza e correo, em: (A) Os Polos em que dividido o Estado do Rio Grande do Norte de beleza incomparvel, com belas praias, dunas, falsias e audes de lindo panorama, como tambm a caatinga. A atividade econmica est concentrada na extrao do sal e na explorao do petrleo, em terra e no mar, mas apesar do clima pouco favorvel para o cultivo, frutas so produzidas no Estado. (B) O Rio Grande do Norte um Estado cuja economia se baseia na extrao de sal, na pecuria, no turismo e na explorao de petrleo. Quanto s suas riquezas naturais e atraes tursticas, observam-se belas praias, dunas, falsias. Encontram-se, ainda, stios arqueolgicos importantes e vrias formaes rochosas, com serras e cavernas, alm de audes. (C) No litoral do Rio Grande do Norte encontra-se belas praias, dunas e falsias, com formaes rochosas naturais inacreditveis, servindo para o turismo, at mesmo de aventura e o ecoturismo, despertando interesse de aventureiros que se dispem a conhecer toda essa regio de belezas com audes na regio que eles se encontram. (D) O Estado do Rio Grande do Norte, desde a colonizao, se divide em Polos, por suas regies que mostram contraste entre mar e serto, com produes de frutas, assim como petrleo e sal, com rica histria e o artesanato em alguns deles. Tambm se observa formaes rochosas em outros, e pelos audes, ainda mais os stios arqueolgicos importantes. (E) O Estado em questo est sobressaindo pela produo de sal e de petrleo, tambm na pecuria, desde a colonizao, mais ainda que os vizinhos. Ele tem belas praias, dunas, falsias e at vulco extinto, como stios arqueolgicos de importncia em todo o Estado, com seus polos distribudos por todo ele, e ainda produz cana, mesmo com clima pouco favorvel. Vinha buscar o rei. D. Joo estava apavorado com a lembrana da ainda recente Revoluo Francesa. Apesar do medo, D. Joo embarcou na carruagem que o aguardava e seguiu para o centro da cidade. A caminho, no entanto, percebeu que, em lugar de ofensas e gritos de protestos, a multido aclamava seu nome. Ao contrrio do odiado Lus XVI, o rei do Brasil era amado e querido pelo povo carioca.
(Adaptado de Laurentino Gomes, 1808. So Paulo: Planeta, 2007)

5.

Ao ouvir as notcias, a alguns quilmetros dali, D. Joo mandou fechar todas as janelas do palcio So Cristvo, como fazia em noites de trovoadas. (1o pargrafo)

Com a afirmativa acima, o autor (A) exprime uma opinio pessoal taxativa a respeito da atitude do rei diante da iminncia da Revoluo do Porto. (B) critica de modo inflexvel a atitude do rei, que, acuado, passa o poder para as mos do filho. (C) demonstra que o rei era dono de uma personalidade intempestiva, que se assemelhava a uma chuva forte. (D) sugere, de modo indireto, que o rei havia se alarmado com a informao recebida. (E) utiliza-se de ironia para induzir o leitor concluso de que seria mais do que justo depor o rei.

__________________________________________________________________________________________________________________

Ateno:

As questes de nmeros 5 a 8 referem-se ao texto abaixo.

6.

... como fazia em noites de trovoadas. (1o pargrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: (A) Ao ouvir as notcias... (B) ... D. Joo embarcou na carruagem... (C) ... que passara a madrugada... (D) ... bastaram algumas semanas... (E) ... que o aguardava...
3

Os ecos da Revoluo do Porto haviam chegado ao Brasil e bastaram algumas semanas para inflamar os nimos dos brasileiros e portugueses que cercavam a corte. Na manh de 26 de fevereiro, uma multido exigia a presena do rei no centro do Rio de Janeiro e a assinatura da Constituio liberal. Ao ouvir as notcias, a alguns quilmetros dali, D. Joo mandou fechar todas as janelas do palcio So Cristvo, como fazia em noites de trovoadas. Pouco depois chegou o Prncipe D. Pedro, que passara a madrugada em conversas com os rebeldes.
TRERN-Conhec.Gerais3

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


7. Apesar do medo, D. Joo embarcou na carruagem que o aguardava e seguiu para o centro da cidade. A caminho, no entanto, percebeu que, em lugar de ofensas e gritos de protestos, a multido aclamava seu nome. (2o pargrafo) O trecho acima est reescrito com correo e lgica em: (A) Embora estivesse com medo, D. Joo subiu na carruagem que estava esperando por ele e dirigiu-se ao centro da cidade. Entretanto, durante o trajeto, em vez de escutar ofensas e protestos, ouviu o seu nome ser aclamado pela multido. (B) Por estar com medo, D. Joo subiu na carruagem que o esperara, dirigindo-se ao centro da cidade. A medida que se aproximava do seu destino, escutou a multido aclamar o seu nome, porm no insultando-o e ofendendo-o. (C) medida que estava com medo, D. Joo subiu na carruagem cuja esperara, dirigindo-se ao centro da cidade. Todavia, durante o trajeto, escutaria gritos de aprovao ao invs de ofensas e protestos. (D) Porm, com medo, D. Joo sobe na carruagem que esperava-o, dirigindo-se para o centro da cidade. Ao estar-se aproximando do seu destino, escutaria seu nome sendo aclamado pela multido, que, para sua surpresa, no protestava ou gritavam ofensas. (E) Estando com medo, todavia, D. Joo subiu na carruagem que o esperava para se dirigir no centro da cidade. Surpreende-o, pois que, no caminho, escuta a multido aclamando o seu nome em vez de estar gritando ofensas e protestos. Ateno: As questes de nmeros 9 a 11 referem-se ao texto abaixo. O corvo e o jarro Um pobre corvo, quase morto de sede, avistou de repente um jarro de gua. Aliviado e muito alegre, voou velozmente para o jarro. Mas, embora o jarro contivesse gua, o nvel estava to baixo que, por mais que o corvo se esforasse, no havia meio de alcan-la. O corvo, ento, tentou virlo, na esperana de pelo menos beber um pouco da gua derramada. Mas o jarro era pesado demais para ele. Por fim, correndo os olhos volta, viu pedrinhas ali perto. Foi, ento, pegando-as uma a uma e atirando-as dentro do jarro. Lentamente a gua foi subindo at a borda, e finalmente pde matar a sede.
(Fbulas de Esopo, recontadas por Robert Mathias, Crculo do Livro, p. 46)

9.

Tpica das fbulas, a moral da histria que pode ser depreendida da leitura de O corvo e o jarro : (A) A utilidade mais importante do que a beleza. (B) Devagar se vai ao longe. (C) O hbito torna as coisas familiares e fceis para ns. (D) A necessidade a me da inveno.

(E) Contra esperteza, esperteza e meia. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 8. Graas ...... resistncia de portugueses e espanhis, a Inglaterra furou o bloqueio imposto por Napoleo e deu incio ...... campanha vitoriosa que causaria ...... queda do imperador francs. Preenchem as lacunas da frase acima, na ordem dada, (A) a (B) (C) (D) a (E)
4

10. A reconstruo de um segmento do texto, com um diferente emprego pronominal, que mantm a correo e o sentido originais : (A) no havia meio de alcan-la = no havia como alcanar-lhe. (B) o jarro era pesado demais para ele = o jarro lhe era por demais pesado. (C) atirando-as dentro do jarro = atirando-lhes para dentro do jarro. (D) O corvo, ento, tentou vir-lo = O corvo, ento, lhe tentou virar. (E) pegando-as uma a uma = pegando-lhes uma a uma.
TRERN-Conhec.Gerais3

a a a -

a a a

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


11. ... viu pedrinhas ali perto. (3o pargrafo) Ateno: As questes de nmeros 13 a 15 referem-se ao texto abaixo. Joo e Maria Agora eu era o heri (A) so vistas. E o meu cavalo s falava ingls (B) tinha visto. A noiva do cowboy Era voc (C) foram vistas. Alm das outras trs Eu enfrentava os batalhes (D) viu-se. Os alemes e seus canhes Guardava o meu bodoque (E) visto.
_________________________________________________________

A passagem para a voz passiva da frase acima resulta na seguinte forma verbal:

E ensaiava um rock Para as matins (...) No, no fuja no Finja que agora eu era o seu brinquedo

12. A redao de documentos oficiais deve pautar-se por impessoalidade, clareza, conciso e pelo uso correto da norma culta. Todas essas qualidades so respeitadas no seguinte trecho: (A) Este setor do Governo Estadual, responsvel pelo atendimento a vtimas de desastres naturais, elaborou um plano geral de assistncia a ser encaminhado s entidades que colaboram nesse atendimento, para a adequada efetivao dos trabalhos nas ocasies de calamidade pblica.

Eu era o seu pio O seu bicho preferido Sim, me d a mo A gente agora j no tinha medo No tempo da maldade

(B) O Instituto Benefcio para Todos dever estar sendo convidado para fazer parte de uma campanha destinada a angariar donativos, que se espera seja suficiente para atender a todos os desabrigados da enchente; conforme estipulado pela Coordenadoria, que foi considerada de relevante interesse social.

Acho que a gente nem tinha nascido


Chico Buarque e Sivuca

13.

I.

Nos versos Agora eu era o heri e A gente agora j no tinha medo, o uso do advrbio agora mostra-se inadequado, pois os verbos conjugados no pretrito imperfeito designam fatos transcorridos no tempo passado.

(C) Como Deputado da Bancada Estadual, sintome avexado por que no estou podendo atender com mais prontido e benefcios as vtimas dessa implacvel seca, que teve motivos alheios minha vontade para no conseguir isso.

II. Em Finja que agora eu era o seu brinquedo e


Sim, me d a mo, os verbos grifados esto flexionados no mesmo modo.

III. Substituindo-se a expresso a gente pelo pronome ns nos versos A gente agora j no tinha medo e Acho que a gente nem tinha nascido, a forma verbal resultante, sem alterar o contexto, ser teramos. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas.

(D) Membros da Comisso Tcnica destinada a averiguar a distribuio de favores em troca de votos, apurou que o Presidente do Conselho de Agricultores do Estado afirmou ao seu Vice de que ele poderia estar sendo investigado por desvio de verbas.

(E) O critrio metodolgico de escolha dos participantes das equipes de atendimento vtimas de desastres naturais esto sendo preparados, tendo em vista que importante observar a correspondncia entre tais desastres e o atingimento de pessoas nessa situao.
TRERN-Conhec.Gerais3

(C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.


5

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


14. Eu enfrentava os batalhes Os alemes e seus canhes Guardava o meu bodoque E ensaiava um rock Para as matins Noes de Microinformtica 16. As instrues que uma CPU necessita para executar um programa so buscadas (A) (B) (C) (D) (E) nas interfaces USB. no disco rgido. na memria. no drive de DVD. no barramento de endereos.

_________________________________________________________

Os versos acima esto corretamente pontuados em: (A) Eu enfrentava, os batalhes os alemes e seus canhes , guardava o meu bodoque e ensaiava um rock: para as matins.

17. No Windows XP, uma das funes do Windows Explorer organizar arquivos e pastas atravs de operaes disponveis em menus e botes. Uma operao NO disponvel no Explorer : (A) (B) (C) (D) (E) copiar. salvar. recortar. renomear. colar.

(B) Eu enfrentava, os batalhes, os alemes e seus canhes. Guardava o meu bodoque e ensaiava um rock, para as matins.

_________________________________________________________

18. No BrOffice.org 3.2 Writer, o menu Arquivo conta com a opo de exportar diretamente para um formato especificamente identificado. Tal opo identificada por Exportar como (A) (B) (C) (D) (E) DOC... XLS... WRI... SWF... PDF...

(C) Eu enfrentava: os batalhes, os alemes e seus canhes guardava o meu bodoque e ensaiava, um rock para as matins.

(D) Eu enfrentava os batalhes; os alemes e seus canhes: guardava o meu bodoque e ensaiava um rock para as matins.

_________________________________________________________

19. No BrOffice.org 3.2 Calc, a frmula =SOMA(A1:C2;B3) calcular a soma dos valores das clulas (A) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e B3.

(E) Eu enfrentava os batalhes, os alemes e seus canhes; guardava o meu bodoque e ensaiava um rock para as matins.
_________________________________________________________

(B) A1, B1, C1, A2, B2, C2, ignorando B3. (C) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e dividindo-a por B3. (D) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e multiplicando-a por B3. (E) A1, B1, C1, A2, B2, C2 e exibir uma informao de erro.
_________________________________________________________

15. comum que, durante suas brincadeiras, as crianas se ...... para um universo mgico e ...... a identidade de uma personagem admirada, ...... um super-heri ou uma figura da realeza. Preenche corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada, o que est em: (A) transportem assumam seja

20. Em relao a correio eletrnico, correto afirmar: (A) Endereos de correio eletrnico no padro nome@xxx.xxx.com.br, esto restritos a destinatrios do territrio brasileiro, apenas. (B) Exceto o campo assunto, cada campo de cabealho do correio eletrnico tem seu tamanho mximo limitado a dez caracteres. (C) O web mail um aplicativo que permite o envio e a recepo de mensagens de correio eletrnico, desde que no exista anexos nessas mensagens. (D) Todo programa de correio eletrnico disponibiliza funcionalidades que permitem encaminhar uma mensagem recebida a um ou a vrios endereos de correio eletrnico. (E) Todo programa de correio eletrnico possui mecanismos que detectam e bloqueiam mensagens infectadas por vrus de computador.
TRERN-Conhec.Gerais3

(B) transportam

assumiriam sendo

(C) transportariam assumiriam seria

(D) transportam

assumem

seja

(E) transportem
6

assumem

seria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito Administrativo 21. Nos termos da Lei n 8.112/90, ao servidor proibido (A) opor resistncia justificada ao andamento de processo. (B) ausentar-se do servio durante o expediente, mesmo que tenha autorizao do chefe imediato. (C) manter sob sua chefia imediata parente de quarto grau civil. (D) retirar documento da repartio, ainda que tenha autorizao de autoridade competente. (E) promover manifestao de apreo no recinto da repartio.
_________________________________________________________
o

24. No que concerne ao processo administrativo: (A) O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de dez dias, o encaminhar autoridade superior. (B) O processo administrativo, de que resulte sano, poder ser revisto a qualquer tempo, apenas por pedido expresso da parte interessada, desde que surjam fatos novos que justifiquem a inadequao da sano aplicada. (C) Em regra, a interposio de recurso administrativo depende de cauo. (D) O recurso administrativo tramitar no mximo por duas instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. (E) Tem legitimidade para interpor recurso administrativo aquele cujo direito ou interesse for indiretamente afetado pela deciso recorrida. 25. A responsabilidade do servidor pblico civil (A) resulta de ato apenas comissivo, praticado no desempenho de cargo ou funo. (B) somente ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato. (C) de reparar o dano no se estende aos sucessores do servidor pblico. (D) decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. (E) implicar na aplicao de sano administrativa, que no poder cumular-se com demais sanes de natureza penal ou civil, sob pena de caracterizar bis in idem.
_________________________________________________________

22. A investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica, denomina-se: (A) (B) (C) (D) (E) readaptao. reconduo. reverso. reintegrao. remoo.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

23. Nos contratos administrativos: (A) o contratado responsvel pelos danos causados diretamente Administrao ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execuo do contrato; no entanto, essa responsabilidade excluda ou reduzida pela fiscalizao ou acompanhamento pelo rgo interessado. (B) a execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, no sendo permitida a contratao de terceiros para subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio. (C) o contratado obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, s suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vcios, defeitos ou incorrees resultantes da execuo ou de materiais empregados. (D) a inadimplncia do contratado, com referncia aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais transfere Administrao Pblica a responsabilidade por seu pagamento, alm de poder onerar o objeto do contrato e restringir a regularizao e o uso das obras e edificaes, inclusive perante o Registro de Imveis. (E) o contratado, na execuo do contrato, sem prejuzo das responsabilidades contratuais e legais, no poder, em qualquer hiptese, subcontratar partes da obra, do servio ou do fornecimento.
TRERN-Tc.Jud.-Administrativa-I09

26. A advertncia ser aplicada na hiptese de (A) (B) (C) (D) (E) inassiduidade habitual. recusar f a documentos pblicos. aceitar comisso de estado estrangeiro. praticar usura sob qualquer de suas formas. proceder de forma desidiosa.

_________________________________________________________

27. Nos atos administrativos: (A) a imperatividade um atributo que existe em todos os atos administrativos. (B) a invalidao o desfazimento de um ato administrativo, e nem sempre ocorre por razes de ilegalidade. (C) o motivo e a finalidade so requisitos sempre vinculados dos atos administrativos. (D) a Administrao pode autoexecutar suas decises, empregando meios diretos de coero, utilizando-se inclusive da fora. (E) a invalidao dos atos administrativos opera efeitos ex nunc.
7

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


28. O princpio segundo o qual os critrios e fatores seletivos previstos no edital devem ser adotados inafastavelmente para o julgamento, evitando-se, assim, qualquer surpresa para os participantes da licitao, denomina-se: (A) Adjudicao Compulsria. (B) Publicidade. (C) Julgamento Objetivo. (D) Impessoalidade. (E) Probidade Administrativa.
_________________________________________________________

Noes de Direito Constitucional 31. Considere as assertivas abaixo a respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos.

I. A criao de associaes e, na forma da lei, a


de cooperativas independem de autorizao, sendo lcita a interferncia estatal em seu funcionamento.

II. As associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas por deciso administrativa, desde que devidamente fundamentada.

III. A lei regular a individualizao da pena e


adotar, entre outras, a suspenso ou interdio de direitos.

29. possvel a acumulao remunerada de (A) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas, desde que haja compatibilidade de horrio. (B) um cargo de professor com outro cargo tcnico ou cientfico, independentemente da comprovao da compatibilidade de horrio. (C) dois cargos pblicos tcnicos ou cientficos, independentemente da comprovao da compatibilidade de horrio. (D) dois cargos em comisso, mesmo que um deles no seja exercido em condio interina. (E) dois cargos de professor, ainda que no haja compatibilidade de horrio.
_________________________________________________________

IV. Conceder-se- mandado de injuno sempre


que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. De acordo com a Constituio Federal brasileira, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e IV. I, III e IV. II, III e IV. I, II e III. III e IV.

_________________________________________________________

32. NO assegurado categoria dos trabalhadores domsticos (A) seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. (B) aposentadoria. (C) dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral. (D) repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. (E) licena-paternidade, nos termos fixados em lei.
_________________________________________________________

30. No que diz respeito aos direitos e vantagens dos o servidores pblicos, previstos na Lei n 8.112/90: (A) Remunerao o vencimento do cargo efetivo, sem as vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. (B) O vencimento do cargo efetivo, acrescido de vantagens de carter permanente, redutvel. (C) As indenizaes so incorporadas ao vencimento ou provento. (D) As gratificaes e os adicionais, em hiptese alguma, incorporam-se a vencimentos ou proventos. (E) As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento.
8

33. De acordo com a Constituio Federal crime inafianvel e imprescritvel (A) a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico. (B) o terrorismo, apenas. (C) os definidos como crimes hediondos. (D) a tortura, apenas. (E) o terrorismo e a tortura.
TRERN-Tc.Jud.-Administrativa-I09

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


34. De acordo com a Constituio Federal brasileira, em Municpios de at dez mil habitantes, o subsdio mximo dos Vereadores corresponder a (A) trinta por cento do subsdio dos Deputados Federais. (B) trinta por cento do subsdio dos Deputados Estaduais. (C) vinte por cento do subsdio dos Deputados Federais. (D) vinte por cento do subsdio dos Deputados Estaduais. (E) quinze por cento do subsdio dos Deputados Estaduais.
_________________________________________________________

38. De acordo com a Constituio Federal brasileira, elaborar semestralmente relatrio estatstico sobre processos e sentenas prolatadas, por unidade da Federao, nos diferentes rgos do Poder Judicirio, competncia (A) (B) (C) (D) (E) dos Tribunais de Justia locais. do Supremo Tribunal Federal. do Superior Tribunal de Justia. do Conselho Nacional de Justia. do Presidente da Repblica atravs do Procurador Geral.

_________________________________________________________

39. O Conselho Nacional da Magistratura, com sede na Capital da Unio e jurisdio em todo o territrio nacional, compe-se de (A) sete Ministros do Supremo Tribunal Federal, por este escolhidos, mediante votao nominal para um perodo de dois anos, inadmitida a recusa do encargo. (B) sete Ministros do Supremo Tribunal Federal, escolhidos pelo Senado Federal, mediante votao nominal para um perodo de dois anos, inadmitida a recusa do encargo. (C) quatro Ministros do Supremo Tribunal Federal e trs do Superior Tribunal de Justia, escolhidos pelo Presidente da Repblica para um perodo de dois anos, inadmitida a recusa do encargo. (D) sete Ministros do Supremo Tribunal Federal, por este escolhidos, mediante votao nominal para um perodo de quatro anos, inadmitida a recusa do encargo. (E) quatro Ministros do Supremo Tribunal Federal e trs do Superior Tribunal de Justia, escolhidos pelo Presidente da Repblica para um perodo de quatro anos, inadmitida a recusa do encargo. 40. Os juzes gozam da garantia da vitaliciedade, que, (A) no primeiro grau, s ser adquirida aps trs anos de exerccio. (B) no primeiro grau, s ser adquirida aps dois anos de exerccio. (C) ser sempre adquirida aps cinco anos de exerccio, independente do grau. (D) ser sempre adquirida aps trs anos de exerccio, independente do grau. (E) no primeiro grau, s ser adquirida aps cinco anos de exerccio.
_________________________________________________________

35. Os Estados podero, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum, instituir, mediante (A) lei complementar, apenas aglomeraes urbanas, constitudas por agrupamentos de Municpios limtrofes. (B) lei complementar, apenas regies metropolitanas constitudas por agrupamentos de Municpios limtrofes. (C) lei complementar, regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de Municpios limtrofes. (D) lei ordinria, regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de Municpios limtrofes. (E) decreto, regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de Municpios limtrofes.

__________________________________________________________________________________________________________________

36. Julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio Federal e julgar vlida lei local contestada em face de lei federal competncia do (A) Superior Tribunal de Justia. (B) Supremo Tribunal Federal. (C) Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justia, respectivamente. (D) Superior Tribunal de Justia e Supremo Tribunal Federal, respectivamente. (E) Supremo Tribunal Federal e Tribunal de Justia do Estado, respectivamente.
_________________________________________________________

Noes de Direito Civil 41. Joo, casado com Dora, possui quatro filhos: Ana, Fbio, Douglas e Mnica. Ana possui dezesseis anos e cinco meses; Fbio possui dezenove anos, mas prdigo; Douglas possui vinte anos, mas excepcional, sem desenvolvimento mental completo e Mnica possui vinte e cinco anos, mas, em razo de causa transitria, no pode exprimir a sua vontade. Nesta famlia, so incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer (A) (B) (C) (D) (E) Ana, Fbio e Douglas. Ana e Douglas. Ana, Fbio e Mnica. Fbio, Douglas e Mnica. Ana, apenas.
9

37. Os Tribunais Regionais Eleitorais compor-se-o mediante eleio, pelo voto secreto, dentre outros, de dois juzes, dentre juzes de direito, escolhidos pelo (A) Tribunal Superior Eleitoral. (B) Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado. (C) Tribunal de Justia do respectivo Estado. (D) Supremo Tribunal Federal. (E) Presidente da Repblica.
TRERN-Tc.Jud.-Administrativa-I09

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


42. Murilo desapareceu em alto mar. Considerando que Murilo era casado e convivia maritalmente com Gabriela, que possui um filho maior, Carlos, e que seus pais, Marta e Manoel so vivos, declarada a sua ausncia ser nomeado seu curador (A) Manoel, apenas. (B) Carlos, apenas. (C) Marta, apenas. (D) Gabriela, apenas. (E) Marta ou Manoel.
_________________________________________________________

46. Uma nota de R$ 100,00 e um saco de arroz so bens (A) (B) (C) (D) (E) infungveis e consumveis. mveis e infungveis. mveis e fungveis. mveis e indivisveis. imveis e consumveis.

_________________________________________________________

47. Quando, simultaneamente determinada proposta de contrato, chegar ao conhecimento da outra parte a retratao do proponente, esta (A) deixa de ser obrigatria. (B) continua sendo obrigatria tendo em vista que a retratao deve chegar ao conhecimento do proponente antes da proposta. (C) continua sendo obrigatria, mas a retratao pode gerar efeitos dependendo do seu contedo jurdico. (D) passa a no existir, mas o proponente responder pelas perdas e danos provenientes da retratao. (E) passa a no existir, mas o proponente arcar com a multa prevista no Cdigo Civil brasileiro de 10% sobre o valor da proposta. 48. Tratando-se de coisa mvel da qual o adquirente j estava na posse, ele, de regra, decai do direito de obter a redibio ou abatimento no preo no prazo de (A) (B) (C) (D) (E) quarenta e cinco dias contados da alienao. trinta dias contados da alienao. quinze dias contados da alienao. sessenta dias contados da alienao. noventa dias contados da alienao.

43. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, os partidos polticos, as organizaes religiosas e as associaes so pessoas jurdicas de direito (A) pblico. (B) privado. (C) pblico, privado e privado, respectivamente. (D) pblico, pblico e privado, respectivamente. (E) privado, privado e pblico, respectivamente.
_________________________________________________________

44. Quando insuficientes para constituir a fundao, os bens a ela destinados sero, se de outro modo no dispuser o instituidor, (A) destinados Unio. (B) incorporados em outra fundao que se proponha a fim igual ou semelhante. (C) destinados ao Estado onde estiverem localizados. (D) destinados ao Municpio onde estiverem localizados. (E) a famlia dever dar a destinao adequada.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

49. Com relao Evico, considere:

_________________________________________________________

I. As benfeitorias necessrias ou teis, no abonadas ao que sofreu a evico, sero pagas pelo alienante.

45. Tobias agente diplomtico do Brasil. Citado no estrangeiro, alegou extraterritorialidade sem designar onde tem, no pas, o seu domiclio. Neste caso, Tobias (A) poder ser demandado no domiclio de seus ascendentes ou no Distrito Federal. (B) dever ser demandado obrigatoriamente no Distrito Federal. (C) dever ser demandado obrigatoriamente no ltimo ponto do territrio brasileiro onde teve domiclio. (D) dever ser demandado obrigatoriamente no domiclio de seus ascendentes e, na falta deles, no ltimo ponto do territrio brasileiro onde o teve. (E) poder ser demandado no Distrito Federal ou no ltimo ponto do territrio brasileiro onde teve domiclio.
10

II. Salvo estipulao em contrrio, tem direito o


evicto, alm da restituio integral do preo ou das quantias que pagou, s custas judiciais e aos honorrios do advogado por ele constitudo.

III. Pode o adquirente demandar pela evico, se


sabia que a coisa era litigiosa, em razo da soberania do direito de demandar judicialmente.

IV. Podem as partes, por clusula expressa, reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

II e IV. II, III e IV. I e IV. I, II e IV. I, II e III.


TRERN-Tc.Jud.-Administrativa-I09

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


50. No contrato aleatrio, por ser objeto dele coisas futuras, tomando o adquirente a si o risco de virem a existir em qualquer quantidade, o alienante que no tiver concorrido culposamente (A) no ter direito a qualquer valor porque o contrato ser considerado inexistente, sendo as partes obrigadas a ressarcir perdas e danos. (B) ter direito ao preo proporcional quantidade que a coisa venha a existir. (C) no ter direito a qualquer valor, estando o contrato desfeito em razo da divergncia na quantidade. (D) ter direito ao preo proporcional quantidade que a coisa venha a existir acrescido de 30% deste valor. (E) ter direito a todo o preo, ainda que a coisa venha a existir em quantidade inferior esperada.

Noes de Direito Eleitoral 51. A zona eleitoral corresponde (A) dimenso espacial dos Estados-membros ou do Distrito Federal, em se tratando de eleies estaduais ou distritais. (B) ao menor ncleo de organizao da Justia Eleitoral, contendo, cada uma, um nmero mximo de 400 (quatrocentos) eleitores. (C) competncia definida em relao aos juzes eleitorais. (D) unidade previamente definida em lei complementar de iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral. (E) uma organizao que, na conformidade do artigo 36 do Cdigo Eleitoral, compreende a figura de um Juiz de Direito, seu Presidente, e 2 (dois) a 4 (quatro) cidados de notria idoneidade, com a funo de expedir os boletins de apurao.

52. O alistamento eleitoral um requisito indispensvel para o exerccio do voto, consistindo no procedimento pelo qual o cidado qualifica-se perante a Justia Eleitoral e se insere como membro do eleitorado nacional. O alistamento pode ou deve ser realizado (A) facultativamente para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, ainda que completem os dezesseis anos no ano em que se realizarem as eleies, desde que at a data do pleito. (B) facultativamente no caso dos conscritos e analfabetos. (C) ex officio, isto , por impulso prprio do rgo estatal. (D) facultativamente no caso de pessoa portadora de deficincia, quando reste comprovado que o cumprimento das obrigaes eleitorais relativas ao alistamento impossvel ou demasiadamente oneroso. (E) obrigatoriamente pelos que se encontrem fora do pas.

53. A diplomao o ato pelo qual a Justia Eleitoral habilita os candidatos eleitos e seus suplentes a exercer seus respectivos mandatos. Dentre suas caractersticas, destaca-se que (A) a competncia para outorgar a diplomao pode ser de um rgo monocrtico ou colegiado, conforme a instncia em que ocorra. (B) a data da diplomao no pode ser alterada pela Justia Eleitoral, uma vez que constitui objeto de norma expressa, de natureza cogente, na legislao eleitoral. (C) a expedio do diploma pode ser fiscalizada por partido poltico, coligao, candidato ou membro do Ministrio Pblico, ante seu carter de ato jurdico pblico. (D) nas eleies majoritrias so diplomados somente os candidatos eleitos ao Poder Executivo, no sendo cabvel a diplomao dos vices. (E) existindo recurso contrrio diplomao, esta ser sobrestada enquanto no julgado o recurso.
TRERN-Tc.Jud.-Administrativa-I09

11

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


54. O procedimento de reviso do eleitorado tem por finalidade: (A) a verificao de fraudes no alistamento de uma zona eleitoral ou municpio, resultando, quando confirmada a existncia de qualquer fraude, no cancelamento de ofcio das inscries eleitorais irregulares. (B) a verificao de fraudes no alistamento de uma zona eleitoral ou municpio, resultando, quando provada a fraude em proporo comprometedora, no cancelamento de ofcio das inscries eleitorais irregulares. (C) a contabilizao do eleitorado em uma zona eleitoral ou municpio, sendo sempre realizado no ano anterior s eleies. (D) a contabilizao do eleitorado em uma zona eleitoral ou municpio, sendo sempre realizado no mesmo ano em que realizadas as eleies. (E) a verificao de fraudes no alistamento de uma zona eleitoral ou municpio, resultando, quando provada a fraude em proporo de no mnimo 20% (vinte por cento) do eleitorado, no cancelamento de ofcio das inscries eleitorais irregulares. 55. A prestao de contas nas campanhas eleitorais configura procedimento obrigatrio, tendente a preservar a lisura e a transparncia no fluir financeiro de candidatos e partidos em tal perodo. Realizada perante a Justia Eleitoral, a o prestao de contas nas campanhas eleitorais est regulamentada na Lei n 9.504/97, a qual prev, entre outras normas, obrigaes a partidos e candidatos no sentido de prestar informaes acerca da arrecadao e dispndio de recursos, os procedimentos para a apresentao das contas e as consequncias da no apresentao ou rejeio das contas. Entre tais normas, vale destacar que (A) a prestao de contas poder ser feita por preposto do candidato ou pelos doadores para o comit financeiro. (B) no caso de eleio para cargo majoritrio, cabe ao comit financeiro, e no ao candidato, o encaminhamento Justia Eleitoral das informaes contidas nas prestaes de contas. (C) a inobservncia do prazo para encaminhamento das prestaes de contas no impede a diplomao, embora esta tenha seus efeitos suspensos enquanto no concluda a prestao de contas. (D) a Justia Eleitoral verificar a regularidade das contas de campanha, sendo duas suas condutas possveis: a aprovao ou a desaprovao das contas. (E) no prestadas as contas no prazo legal, a Justia Eleitoral lhes considerar, de imediato, desaprovadas. 56. O regimento interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte prev a existncia de duas comisses permanentes: a de Regimento e a de Jurisprudncia. Entre as atribuies de cada comisso, ressalta-se que (A) cabe exclusivamente comisso de Regimento a iniciativa para a apresentao de qualquer emenda ao regimento interno do Tribunal. (B) a comisso de Regimento responsvel por aprovar as alteraes no regimento interno do Tribunal. (C) a comisso de Jurisprudncia, presidida pelo juiz mais antigo, tem a funo de decidir as reclamaes por erro material na ata do Plenrio e na publicao de acrdos. (D) comisso de Regimento incumbe opinar, em processo administrativo, quando consultada pelo Presidente. (E) comisso de Jurisprudncia vedada a apresentao de emendas ao regimento interno do Tribunal. 57. Inconformado em razo da derrota no pleito eleitoral, o candidato formula perante a Junta Eleitoral pedido de recontagem de votos, alegando que o resultado est sob suspeita. Ao conhecer do pedido, cabe ao juiz presidente da Junta Eleitoral (A) recusar a realizao do procedimento de recontagem, salvo quando presentes hipteses legais especficas como, por exemplo, a apresentao do total de votos nulos, brancos ou vlidos destoante da mdia geral das demais sees do mesmo municpio. (B) recusar a realizao do procedimento de recontagem, salvo quando presentes hipteses legais especficas como, por exemplo, quando exista diferena relevante no percentual de votos apurados para cada candidato em relao ltima pesquisa eleitoral realizada por instituto credenciado ao Tribunal Superior Eleitoral. (C) realizar, obrigatoriamente, o procedimento de recontagem, podendo, contudo, requerer ao Tribunal Regional Eleitoral a dispensa de faz-lo, sob o fundamento de que a recontagem tem natureza meramente procrastinatria. (D) realizar o procedimento de recontagem por uma nica vez, sem anlise do mrito, no cabendo novos pedidos de recontagem. (E) recusar a realizao do procedimento de recontagem, salvo quando presentes hipteses legais especficas como, por exemplo, no caso de votao por cdulas, a pequena diferena entre os votos conferidos aos candidatos.
12
TRERN-Tc.Jud.-Administrativa-I09

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


58. As agremiaes polticas e coligaes possuem prerrogativas de fiscalizao do processo de votao e apurao das eleies, as quais so garantidas por normas expressas na legislao eleitoral, sendo que, caso no observadas, podem acarretar nulidades na votao. Entre tais prerrogativas, insere-se (A) a nomeao de fiscal para fiscalizar seo eleitoral, sendo-lhe vedado, contudo, nomear o mesmo fiscal para mais de uma seo, ainda que no mesmo local de votao. (B) o requerimento do registro, na Justia Eleitoral, dos fiscais e delegados que participaro da fiscalizao, para que aquela expea as credenciais necessrias livre circulao nas sees eleitorais. (C) o conhecimento antecipado dos programas de computador utilizados no processamento eletrnico da totalizao dos resultados, podendo, inclusive, apresentar, em relao a eles, impugnao fundamentada Justia Eleitoral. (D) constituir sistema prprio de fiscalizao, apurao e totalizao dos resultados, contratando, inclusive, empresas de auditoria de sistemas de sua confiana, independente de credenciamento junto Justia Eleitoral, as quais recebero, previamente, os programas de computador e, simultaneamente, os mesmos dados alimentadores do sistema oficial de apurao e totalizao. (E) obter cpia do boletim de urna, sem limitao temporal para seu requerimento.

59. A figura do voto em trnsito, prevista no artigo 233-A do Cdigo Eleitoral e regulamentada pela Resoluo o n 23.215, de 2 de maro de 2010, do Tribunal Superior Eleitoral, constituiu inovao importante nas eleies de 2010. Nos termos de tal legislao, o voto em trnsito consiste na possibilidade do eleitor nacional, que se encontre (A) em territrio estrangeiro no dia do pleito, votar na sede da embaixada do Brasil no pas respectivo, sendo possvel somente o voto nos candidatos aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica. (B) fora de seu domiclio eleitoral no dia do pleito, votar em qualquer outra zona eleitoral, desde que realizada prvia habilitao junto a cartrio eleitoral, sendo possvel somente o voto nos candidatos aos cargos federais. (C) fora de seu domiclio eleitoral no dia do pleito, votar em qualquer outra zona eleitoral, independente de prvia habilitao junto a cartrio eleitoral, sendo possvel somente o voto nos candidatos aos cargos federais. (D) fora de seu domiclio eleitoral no dia do pleito, votar na capital do Estado em que estiver presente ou de passagem na ocasio, independente de prvia habilitao junto a cartrio eleitoral, sendo possvel o voto em todos os cargos federais e para os estaduais referentes localidade em que realizado o voto. (E) fora de seu domiclio eleitoral no dia do pleito, votar na capital do Estado em que estiver presente ou de passagem na ocasio, desde que realizada prvia habilitao junto a cartrio eleitoral, sendo possvel somente o voto nos candidatos aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica.

60. O processo eleitoral uma das formas de concretizao do princpio democrtico, razo pela qual merecedor de diversas garantias previstas, expressamente, na legislao. Entre tais garantias, destaca-se que (A) nenhuma autoridade poder, desde cinco dias antes e at quarenta e oito horas depois do encerramento da eleio, prender ou deter qualquer eleitor, ainda que em flagrante delito ou em virtude de sentena criminal condenatria por crime inafianvel. (B) os membros das Mesas Receptoras, durante o exerccio de suas funes, no podero ser detidos ou presos, salvo o caso de flagrante delito. Tal garantia no se estende aos fiscais dos partidos. (C) o eleitor, embora no possua a prerrogativa de representar diretamente ao corregedor geral ou regional da Justia Federal, pode provocar o Ministrio Pblico ou o partido poltico para que o faa. (D) proibida, durante o ato eleitoral, a presena de fora pblica no edifcio em que funcionar Mesa Receptora, ou nas imediaes, sendo que a fora armada conservar-se- a cem metros da Seo Eleitoral e no poder aproximar-se do lugar da votao, ou nele penetrar, sem ordem do Presidente da Mesa. (E) aos partidos polticos assegurada a prioridade postal durante o ano da realizao das eleies, para remessa de material de propaganda de seus candidatos registrados.
TRERN-Tc.Jud.-Administrativa-I09

13

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova I09, Tipo 001


PROVA DISCURSIVA REDAO Ateno: Devero ser rigorosamente observados os limites mnimo de 20 (vinte) linhas e mximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribudos Redao.

Escolha UMA (apenas uma) das seguintes propostas para o seu texto e identifique na Folha de Redao o nmero da proposta escolhida. Proposta I Capazes de aproximar candidatos e eleitores e promover debates engajados em tempo real, as novas tecnologias da comunicao impem desafios imprevisveis e de difcil soluo ao Tribunal Superior Eleitoral, como o de fiscalizar a chamada boca de urna digital e a autenticidade do que se veicula na internet.

Discuta, em um texto dissertativo-argumentativo, a utilizao das novas mdias durante o perodo eleitoral.
Proposta II No Art. 14 da Constituio Brasileira consta: "A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante: (I) plebiscito; (II) referendo; (III) iniciativa popular."

A iniciativa popular levou criao da chamada Lei da Ficha Limpa, marco fundamental para a democracia na luta contra a corrupo e a impunidade. Discuta, em um texto dissertativo-argumentativo, o que representa essa Lei para a democracia brasileira.
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14
TRERN-Tc.Jud.-Administrativa-I09

www.pciconcursos.com.br

You might also like