You are on page 1of 2

Evitar a multa por excesso de velocidade vai ficar mais difcil para o motorista habituado a desrespeitar a sinalizao.

A partir de agora, os rgos de trnsito no precisam mais colocar placas avisando ao condutor onde existem pardais e barreiras. Para reduzir os acidentes e as mortes, o Conselho Nacional de Trnsito (Contran) acabou com a exigncia de sinalizao que estava em vigor desde 2006. Agora, valem as normas da Resoluo 396, publicada no ltimo dia 13. Pelas novas regras, o poder pblico fica obrigado a sinalizar a velocidade da via e o motorista, a respeitar o limite fixado. J nas rodovias, no necessrio nem sequer placa indicando o limite de velocidade permitido. Vale o que est no artigo 61 do Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB): automveis, caminhonetes e motocicletas devem trafegar a 110km/h; nibus e micro-nibus, a 90km/h; demais veculos, a 80km/h; e, nas estradas de terra, 60km/h para todos. A medida deve gerar polmica e suscitar os argumentos de que a indstria da multa est de volta. Mas especialistas em trnsito comemoram a deciso do Contran. O papel da fiscalizao por parte do Estado deve ser preservado. preciso deixar o poder pblico exercer o seu poder de fiscalizao, sem obrig-lo a contar que o est exercendo, defende o professor de Engenharia de Trfego da Universidade de Braslia (UnB), Paulo Csar Marques da Silva.

Outro ponto positivo na nova resoluo, segundo Marques, a diferenciao entre controladores de velocidade pardais e radares e redutores de velocidade barreiras eletrnicas e painis com display. So equipamentos com funes diferentes. Os primeiros so para obrigar o motorista a manter determinada velocidade. Os demais o obrigam, por alguma razo, a reduzir muito em determinado ponto, explica Marques. O desrespeito aos limites de velocidade, o uso do celular, a falta do uso do cinto de segurana e a combinao lcool e volante esto entre os principais fatores agravantes de acidentes. Alm de dificultar a reao do motorista, ainda tornam os ferimentos mais graves. O uso do lcool, as ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade so grandes problemas. As regras de trnsito e a sinalizao das pistas no so brincadeira. Antes de tudo, foi feito um estudo de engenharia. Os acidentes muito graves e com morte normalmente so resultado de uma coliso frontal, explicou ao Correio, na semana passada, o inspetor da superintendncia da Polcia Rodoviria Federal, Fernando Cotta. A Resoluo 396, do Contran, acaba com a obrigatoriedade de avisar ao motorista onde h fiscalizao eletrnica. Nos locais onde no existe sinalizao regulamentando a velocidade, os limites mximos devero ser os fixados no artigo 61 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Onde houver o medidor de velocidade fixo, o uso dos equipamentos mveis e portteis somente podero ser usados a uma distncia mnima de 500 metros em vias urbanas e trechos de vias rurais com caractersticas de via urbana e a 2km de vias rurais e vias de trnsito rpido. A instalao de medidores de velocidade deve ser precedida de estudo tcnico sobre a sua necessidade. O artigo 5 da Resoluo 214/2006 obrigava os rgos de trnsito a instalar sinalizao vertical, informando a existncia de fiscalizao ao longo da via.

Cleiton Cesar Schaefer advogado geral na CCS Advocacia, habilitado em Direito Pblico desde 1996, graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba, scio da Auto Real Peas e Acessrios, cinfilo, videolocador, videoprodutor e lanhauseiro na New Center Video Lan, colunista de Direito, Cinema e Ufologia na Revista Estao Arena, blogueiro com 10 (dez) blogs no ar, pintor de telas, telogo esprita, astrnomo e uflogo amador, diretor jurdico e comunicao do Grupo Escoteiro Iguau 43 SC, licenciado pleno em informtica pelo Centro Universitrio de Unio da Vitria UNIUV, onde professor voluntrio de incluso digital, professor de tecnologias na Prefeitura de Porto Unio SC, lotado no Ncleo Educacional do Legru, e pela PUC/PR Especialista em Comunicao Audiovisual, e filmou a animao de fico cientfica, baseada no roteiro prprio A Fantstica Histria do ltimo Homem.

You might also like