You are on page 1of 68

A GUARDI DA CAIXA DOURADA

Meus discpulos sero conhecidos por muito se amarem


Evangelho de Jesus segundo Joo, captulo 13, versculo 35 Pelos Espritos Amadores Mdium: Eduardo Pastor Paraguassu

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o ps no jardim do den para ele o guardar.

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a rvore do jardim comers livremente, Mas da rvore do conhecimento do bem e do mal, dela no comers; porque no dia em que dela comeres, certamente morrers. E disse o SENHOR Deus: No bom que o homem esteja s; far-lhe-ei uma ajudadora idnea para ele. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos cus, os trouxe a Ado, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Ado chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Ado ps os nomes a todo o gado, e s aves dos cus, e a todo o animal do campo; mas para o homem no se achava ajudadora idnea. Ento o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Ado, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Ado. E disse Ado: Esta agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta ser chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixar o homem o seu pai e a sua me, e apegar-se- sua mulher, e sero ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e no se envergonhavam Gnesis 2:15-25 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimrias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse mulher: assim que Deus disse: No comereis de toda a rvore do jardim? E disse a mulher serpente: Do fruto das rvores do jardim comeremos, Mas do fruto da rvore que est no meio do jardim, disse Deus: No comereis dele, nem nele tocareis para que no morrais. Ento a serpente disse mulher: Certamente no morrereis.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abriro os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela rvore era boa para se comer, e agradvel aos olhos, e rvore desejvel para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu tambm a seu marido, e ele comeu com ela. Ento foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela virao do dia; e esconderam-se Ado e sua mulher da presena do SENHOR Deus, entre as rvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Ado, e disse-lhe: Onde ests? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da rvore de que te ordenei que no comesses? Ento disse Ado: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da rvore, e comi. E disse o SENHOR Deus mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Ento o SENHOR Deus disse serpente: Porquanto fizeste isto, maldita sers mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andars, e p comers todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. E mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceio; com dor dars luz filhos; e o teu desejo ser para o teu marido, e ele te dominar. E a Ado disse: Porquanto deste ouvidos voz de tua mulher, e comeste da rvore de que te ordenei, dizendo: No comers dela, maldita a terra por causa de ti; com dor comers dela todos os dias da tua vida.

Espinhos, e cardos tambm, te produzir; e comers a erva do campo. No suor do teu rosto comers o teu po, at que te tornes terra; porque dela foste tomado; porquanto s p e em p te tornars. E chamou Ado o nome de sua mulher Eva; porquanto era a me de todos os viventes. E fez o SENHOR Deus a Ado e sua mulher tnicas de peles, e os vestiu. Ento disse o SENHOR Deus: Eis que o homem como um de ns, sabendo o bem e o mal; ora, para que no estenda a sua mo, e tome tambm da rvore da vida, e coma e viva eternamente, O SENHOR Deus, pois, o lanou fora do jardim do den, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lanado fora o homem, ps querubins ao oriente do jardim do den, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da rvore da vida Gnesis 3:1-24

CAPTULO 1

A CAIXA DOURADA
Dizem que no incio dos tempos, quando o homem caiu no mundo, havia um grande medo pela perda da ligao com seu Criador. Deus ento deu ao homem uma caixa dourada de onde de tempos em tempos um homem-santo deveria tirar de dentro um milagre, confirmando assim a presena de Deus entre os homens. Entretanto, caso o homem-santo no conseguisse tirar o milagre de dentro da caixa, isso significaria que o povo estava corrompido e o homem-santo era sacrificado em lugar do povo, porque ele era santo.

CAPTULO 2

O LADRO
Jos acordou assustado com o grito da companheira. - Mulher, o que foi isso?! - Sonhei que voc carregava algo nas mos, Jos, e havia um anjo de um lado seu, assim como um demnio do outro lado. Ambos queriam o que voc tinha nas mos, e eu gritava para que voc ouvisse o anjo, mas voc parecia no entender. - Sou um ladro, mulher! Por que daria algo para um anjo, quando dependo da ajuda dos demnios para me safar dos meus roubos?! Naquele dia, Jos saa de casa, quando se deparou com a mulher em orao. - Deixe disso, mulher! Deus est ocupado demais cuidando dos bons! - Deus cuida de todos, Jos! Ele riu. - Ah, se eu no cuidar de mim mesmo! No meio do caminho para a cidade, Jos parou diante da viso do assalto de um acampamento por ladres ainda piores do que ele. Esperto, aguardou at o momento certo de penetrar em uma tenda e roubar uma pequena caixa dourada. Quando fugia, ainda viu um homem de rosto redondo lutando contra um atacante um tanto magro que procurou det-lo em vo com um grito. Longe da luta, Jos parou para descansar da corrida e admirar o produto do roubo que acabara de praticar, no entanto, naquele exato momento, percebeu que dois homens se aproximavam pela estrada poeirenta. Pensou ento na sorte que estava tendo, pois um dos homens era velho e fraco e o outro no lhe seria obstculo, e ambos pareciam homens de posse. Jos ento caiu sobre os viajantes de um susto, o que acabou matando do corao o homem mais velho. - Louco!...Voc sabe quem foi que acaba de matar?...Trata-se do santo-homem e, sem ele, Deus haver de castigar o povo, pois no haver aquele que possa abrir a caixa dourada e retirar-lhe de dentro um milagre.

Jos ficou sem ao. No sabia o que fazer com o seguidor do santohomem que no parava de gritar e bater no peito como se tomado por uma dor insuportvel. Pensou ento em sair correndo, quando a voz possante do seguidor paralisou-o. - Deve reparar o mau feito! - Faa-o, voc! - Todos me conhecem, mas poucos conhecem o santo-homem! - Louco voc! Quer que eu, um ladro, me passe por um santohomem?! - Se fugir, a vingana sair em seu encalo e de sua famlia. As pernas de Jos tremiam s de ele pensar em sua esposa e filhos assassinados por sua causa. - Eles vo saber que eu no sou santo coisa nenhuma! - Sou o seguidor do santo-homem. Vou testemunhar a seu favor. Desesperado, Jos acabou por sair atrs do seguidor e se apresentar diante do governo da cidade como o esperado santo-homem. Enquanto aguardava seu destino confinado em um apartamento guardado por um soldado corpulento, Jos pensou em fugir: - Ainda possuo a caixa dourada... posso subornar o guarda e escapar. Pegou Jos a pequena caixa, fitando-a por longos minutos. Por fim, gritou ao guarda que ansiava por ver o senhor da cidade, sendo rapidamente atendido. Mal se virou para o lado, ouviu o som da porta se abrindo. - O que podemos fazer pelo senhor? Perguntou o gorducho, aquele mesmo que lutara na estrada contra os ladres e de quem Jos havia surrupiado a caixa dourada. - Ele no se lembra de mim! Pensou, Jos. Caindo de joelhos diante do senhor da cidade, Jos comeou a chorar. - Senhor!... Sou apenas um ladro e aqui est o produto do meu roubo. Jos entregou a caixa para o gorducho, fazendo com que seus olhos se arregalassem. - Sei que mereo a morte, mas, por Deus, poupe a minha famlia.

O senhor da cidade sorriu. - Somos aquilo que nossas atitudes fazem de ns e, para mim, voc o santo-homem. Tenho at o testemunho do seguidor. - No posso fazer milagre algum! - Voc j fez!... Trouxe a caixa de volta, enquanto eu falhei em minha misso de guard-la e proteg-la, tendo Deus escolhido outro para faz-lo. - No sou digno de beijar-lhe os ps, senhor! - Porm, Deus, que maior do que todos ns, achou serventia em voc, que muito bem poderia ter usado da caixa para negociar sua liberdade com o guarda, mas preferiu pensar em sua famlia acima de sua liberdade e mesmo da prpria vida. Na verdade, somos santos toda vez que damos tanta importncia ao outro quanto a ns mesmos. Jos voltou para casa achando a esposa doente pelo seu desaparecimento. - Onde esteve Jos?...Achei que havia morrido! - De fato, estava morto, mas decidi viver novamente. A mulher ficou sem entender, esperando uma explicao que no tardou. - Vi a cara de Deus e Ele me tornou um santo, e agora at fao milagres. Imaginando que o marido poderia ter tomado muito sol na cabea estando com o juzo variando, ela o pegou pela mo e o levou para o quarto onde o banhou como a uma criana. Jos havia se reconciliado com Deus e voltado para o den, onde usava da espada inflamada que guardava o caminho da rvore da vida para fazer mas carameladas.

CAPTULO 3

O NOVO GUARDIO
Ronaldo j estava ficando impaciente com a demora. Tava sem grana e o prometido pelo trabalho era o que ele precisava para aliviar a prpria barra. Sabe como que : pobre e viciado, juntado com uma prostituta, o negcio era ir vivendo enquanto a morte no chegava pelo trfico ou pela polcia, ou por causa de alguma coisa que ele ia acabar pegando da mulher, que no escolhia com quem se deitava, ou pelo uso das drogas, j que muitas vezes ele no tinha nem idia do que estava injetando dentro das veias. Ele ento ouviu o barulho de uma moto. O motor parou e se seguiu algum silncio. A porta se abriu e o sujeito que entrou foi festejado pelo dono do barraco. - O Ronaldo a vai fazer o servio! O cara da moto apagou o sorriso da entrada e encarou o viciado apresentado pelo anfitrio. - A coisa simples, Ronaldo! s entrar no apartamento e pegar uma coisa que eu quero. - O lugar um prdio de luxo. Est monitorado o tempo todo e tem segurana vinte e quatro horas. Como eu vou fazer para entrar l? - Infelizmente, o banheiro social do apartamento est com um vazamento e voc quem vai consert-lo. - E que coisa essa que voc est querendo e onde ela est, e por que voc mesmo no faz o servio, se to fcil? - Uma pequena caixa dourada! O cara da moto puxou um banquinho de madeira e se sentou ficando cara a cara com Ronaldo. - Est num cofre, no quarto do dono do ap. O motoqueiro riu de pena da figura cadavrica de Ronaldo. - Voc vai colocar uma arma na cabea do man e obrigar ele a abrir o cofre e te dar o que tem dentro. Ele vai estar te esperando, vai abrir a porta para voc, te dar at um caf - quem sabe - e te entregar a caixa.

Ronaldo estava meio morto, mas seus olhos ainda tinham alguma vida e o motoqueiro viu o medo nos olhos de Ronaldo. - Se eu for l, posso ser apanhado e me dano. Se voc fizer o servio, ganha o que precisa para pagar o trfico e o trfico no te mata, entendeu?! O cara da moto se levantou tirando um pacote de dentro do bolso. - T a metade do combinado. Ronaldo agarrou o pacote como um esfomeado se atira a um prato de comida. - Amanh, s seis! Conforme o combinado, Ronaldo entrou num uniforme de encanador e rumou para o luxuoso condomnio num lotao. O cara da moto lhe havia arrumado at a caixa de ferramentas e um bon com as iniciais de uma famosa firma de reparos prediais. Mesmo sob a ateno do vigia do condomnio, Ronaldo agentou firme e no deu bandeira. Seguiu para a entrada e subiu pelo elevador de servio. O elevador parou e Ronaldo pulou de dentro dele para o corredor. Andou um pouco at achar o apartamento. Tocou a campainha e aguardou que a porta se abrisse. Um homem de rosto triste veio atend-lo. - Por que demorou? - Foi culpa do lotao! O velho riu. - Creio que voc vai querer um caf! Ronaldo saiu atrs do velho, acomodando-se numa mesa grande situada no meio da sala. Havia de tudo sobre a mesa: sucos, caf-preto, leite, roscas, vrios tipos de pes, pat, manteiga, cremes, presunto. - Sirva-se, por favor! - O senhor est sozinho? - Agora que voc est aqui, j no estou mais. - O senhor est esperando algum? - Estava esperando voc. - Tem tanta coisa em cima da sua mesa que d para encher a barriga de um batalho.

O velho no tirava os olhos de Ronaldo, o que estava deixando o falso encanador constrangido. Daqui a pouco, se continuasse daquele jeito, Ronaldo no ia agentar e acabar precipitando tudo. - No se incomode comigo! Sou apenas um velho sem muitos amigos. - O senhor sabe que eu no sou um encanador, no ? - Sim, eu sei quem voc ! Apenas estou pensando aqui comigo mesmo se eu era assim como voc quando recebi a caixa. O velho pegou um embrulho e o levou at onde o visitante estava sentado metendo metade de um po com presunto na boca. - Isto vale muito mais do que esto te pagando. Pense nisso antes de entreg-la ao seu chefe. Ronaldo pegou o embrulho e se foi com a vvida impresso de que seria apanhado pela polcia to logo aportasse no hall de entrada do edifcio, mas no foi o que aconteceu. Saiu do prdio, caminhou at a portaria do condomnio, foi at um ponto de nibus e desapareceu dentro do primeiro lotao que apontou por ali. Abriu o embrulho, tirando a pequena caixa de dentro. Abriu a caixa, estava vazia. Voc j foi atormentado alguma vez na vida por uma idia louca? Pois as palavras do velho encheram a cabea de Ronaldo a ponto de ele dar meia volta para o condomnio de luxo. Dessa vez, tudo foi mais fcil. Ronaldo entrou sem dar maiores explicaes para o vigia. Quando bateu porta do apartamento, ela se abriu como mgica. Ele entrou, achando o velho sentado com um notebook sobre as pernas. - Venha c! Deixe-me mostrar os milagres tirados de dentro da caixa recentemente. Ronaldo se aproximou, parando ao lado do velho, de onde podia ver com clareza as imagens na tela do computador. Surgiu ento o rosto de uma jovem e um pequeno artigo de jornal logo acima:
Muniki Dias Goulart, de 25 anos, sobreviveu queda do 12 andar de um prdio em chamas, no Setor Oeste, em Goinia.

O velho apertou um boto do teclado do computador e surgiu na tela a foto de um beb carregado por um monte de braos.

France Presse

Ercis - Uma recm-nascida de apenas 15 dias foi resgatada nesta tera-feira entre os escombros quase 48 horas depois do terremoto que devastou a provncia de Van, no leste de Turquia, anunciaram os canais de televiso.

O velho deu um sorriso e disse: - Adoro esta.

Chegou superfcie o ltimo dos homens que estavam h 69 dias presos na mina de San Jos, no Norte do Chile.

Franziu a testa, apagou o sorriso que lhe fizera nascer no rosto a foto anterior e mudou a imagem na tela. - Contudo, h alguns milagres dirios que me entristecem pela crueldade das circunstncias, mas que, ao mesmo tempo, no deixam dvidas a respeito da providncia divina. Naquele momento, o falso encanador percebeu que estava lidando com um homem doente, pois as mos do velho tremiam e sua magreza e brancura denunciavam que lhe faltava a sade. Tentava Ronaldo entender o que ainda estava fazendo ali, pois o velho com certeza no era bom da bola. O ladro s havia cado naquela por causa da ganncia. Voltar ao lugar do roubo era burrice demais, porm, o que dizer de ficar trocando figurinhas com o cara que ele tinha roubado? Era pedir para ser preso. A despeito do conflito interior entre esperar para ver se daquela cartola iria sair algum coelho e sair correndo, os olhos do ladro se fixaram na tela do computador.

Belo Horizonte Sbado. - Um beb de aproximadamente dois meses foi resgatado com vida depois de ser jogado dentro de um saco de lixo por uma mulher, na Lagoa da Pampulha, no incio da tarde deste sbado, informou o portal do jornal O Estado de Minas. De acordo com as informaes do jornal, o abandono com tentativa de homicdio ocorreu na avenida Otaclio Negro de Lima, em frente ao Museu de Arte. Junto com o beb havia um pedao de madeira, supostamente colocado para afundar a criana. Entretanto, pelas caractersticas do material, o saco transformouse numa pequena balsa. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados e prestaram os primeiros atendimentos. Em seguida, o beb do sexo feminino foi encaminhado ao Hospital Odilon Behrens onde passou por exames, alimentou-se, aparentando estar com muita fome e permanece sem risco de morte. A previso que o beb fique no hospital por, pelo menos, cinco dias".

- Voc tem um sobrinho de nome Moiss. Ele filho do seu irmo. Apanhado de surpresa com o conhecimento do velho a seu respeito, Ronaldo permaneceu calado, esperando para ver se tinha mais. - Seu irmo morreu numa perseguio policial e o menino est sendo criado pela me. O falso encanador comeou a se sentir ameaado. O velho sabia demais. - Eles pegaram o menino. Querem a caixa, mas vo matar voc assim que entreg-la. O menino a garantia que voc vai conseguir o que eles querem.

Desorientado com as palavras do velho, Ronaldo tirou o celular do bolso e ligou para a me de Moiss. Ela atendeu aflita. Quase no dava para compreender o que ela falava em meio ao choro. - Mo...i...ss!...Levaram...o...meu filho! Acostumado a sempre escapar das armadilhas preparadas pela vida, Ronaldo foi tomado pelo pnico. Descontrolado, pegou o pacote com a caixa dourada e correu para a porta. - S mesmo um milagre para livrar a sua cara e a da criana. Ronaldo parou como que atingido por um raio. - Me ajude! - Pegue a caixa para voc! - E o que que eu vou fazer com ela? - Faa um milagre! - Faa voc! - Meu tempo acabou, Ronaldo. A bola agora sua.

CAPTULO 4 O SEGUIDOR

J era noite na favela da Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro, quando Ronaldo chegou ao barraco onde deveria se encontrar com o cara da moto, e entregar a ele a caixa, imaginando: - E se ele vendesse a porcaria da caixa dourada. Enquanto subia o morro, muita coisa ia passando pela cabea do ladro. Pensou em fugir, em Moiss. Ficar com a caixa? Devia valer muito! Quando deu por si, estava sentado na espera pelo cara da moto. Desta vez, o dono do barraco se mandou assim que o bandido entrou trazendo o menino. Tinha tambm aqueles trs caras mal encarados. Um deles era o Triguinho: amigo de infncia. Jogavam bola juntos sempre no mesmo time: Ronaldo, Triguinho e o irmo mais novo de Ronaldo, o Pelezinho - A caixa! Obedecendo sem vacilar, tamanho o medo, Ronaldo entregou o embrulho para o bandido, que o apanhou na maior ansiedade, desembrulhando a caixa e dando uma boa olhada nela. - Peguem os dois e dem um jeito neles! Ronaldo danou a chorar e a suplicar pela vida dele e do sobrinho. Abraado criana, foi arrastado at a porta do barraco, quando ouviu um estrondo. Triguinho caiu ao lado dele. Um outro tirou da cintura uma arma, mas desistiu de qualquer reao quando percebeu o motoqueiro fugindo pela janela no fundo do barraco, enquanto a polcia entrava pela porta da frente. Os caras encheram o barraco, cercando o corpo sem vida de Triguinho estirado no cho com um buraco de bala no lugar do olho direito. A polcia fez o man que ficou para trs ficar de joelhos e algemaram ele. O motoqueiro e mais um conseguiram escapar. - Muito bem, seu Ronaldo! Ronaldo, que at aquele momento se mantinha de cabea baixa, deu uma olhada no delegado. - Realizou o seu primeiro milagre! E olha que eu duvidei da sua escolha pelo guardio, quando soube. Confuso, tremendo da cabea aos ps por ter escapado de ter sido executado pelo trfico, Ronaldo limitou-se a permanecer em silncio.

- Eu pensei que voc iria fugir. Deixar o seu sobrinho na mo. - Quem so vocs? - Eu sou o seguidor do fazedor de milagres. Todos eles precisam de seguidores para que no morram antes de cumprirem com o que vieram fazer aqui neste mundo. O delegado soltou uma risada. - Digamos que sou uma mistura de conselheiro e guarda-costas. - Eles?! - Na Rocinha tem muito fazedor de milagres, no ? Nego que se vira para viver, s Deus sabe como, e ainda bota comida no prato de um monte de moleques, sem deixar de achar graa na vida. - Tem sim senhor, doutor! - Bom! Vamos colocar as coisas assim: voc faz o que eu mandar e eu no te entrego para o trfico. - E o que o senhor quer que eu faa? - Para comear, vou te esconder de seus inimigos com a ajuda de um juiz amigo meu. - E minha famlia?! - Vou cuidar da segurana e tentar ajudar no sustento do seu sobrinho e da me dele. Infelizmente, no d para fazer muita coisa com relao sua companheira. Voc tambm tem um irmo. Pena que ele vendeu a alma para o trfico. Ronaldo tirou um pacote do bolso e o colocou em cima da mesa do delegado. - a metade do dinheiro do roubo da caixa que me adiantaram. Por favor, doutor, entregue para minha companheira. O ladro ficou um bom tempo trancafiado numa penitenciria agrcola no interior do Rio de Janeiro. L, ele passou por um tratamento para recuperao de dependentes qumicos, alm de receber a instruo bsica, j que no sabia nem ler nem escrever. - Visitas, Ronaldo! O carcereiro levou Ronaldo at a visitao e o abandonou aos cuidados de um padre.

- Quero tirar voc daqui e lev-lo para o seminrio de So Jos, no Rio de Janeiro. O que me diz? - O senhor tem sido muito bom comigo, padre Anacleto, desde que eu entrei aqui. Eu no era gente e o senhor me ensinou muitas coisas. Ronaldo ergueu a cabea e encarou o velho padre. - Mas, por que o interesse por mim?! No tenho vocao para padre... Ningum que est preso aqui tem. - Talvez fosse melhor que voc conversasse com seu amigo delegado. - dele, a idia? - Droga, Ronaldo! Todos sabem que voc vai sair daqui em breve. O guardio est morrendo de um cncer no fgado e voc est destinado a ser o prximo a tomar conta da caixa. Para o delegado, tanto faz que voc se torne um padre, um pastor ou uma outra coisa qualquer, desde que no mate, roube ou venda drogas. - Mas no assim para o senhor, no mesmo?! - A caixa a nica ligao material que temos com Deus... - Entendo! Pena que vocs no sabem como us-la! - Mas voc sabe! - E vai ser muito bom para a Igreja ter um padre que tem uma ligao direta com o Chefe?! - Acabaremos com a concorrncia, se o que quer saber. - E como a Igreja vai explicar para a sociedade a presena de um exdrogado, ladro e ex-detento em um seminrio? - Voc foi escolhido pelo Chefe. Basta isso! - O Chefe deve ser louco! Com tanta gente boa por a, vai escolher o mais desgraado dos homens para tomar conta dos negcios Dele aqui na Terra. - Estamos ajudando a sua famlia. Voc sabe disso! - Est me cobrando o favor, padre?! - Simplesmente no posso imaginar que o nmero do telefone da casa do Pai vai estar nas mos dos evanglicos ou de gente como os espritas... - Antes de ser enfiado aqui, eu gostava muito de um terreiro de Umbanda! O padre se benzeu todo. - Deus nos livre, meu filho! - Como o senhor foi entrar numa furada dessa, padre? - No sabia da existncia da caixa at voc vir parar aqui. Fiquei to

chocado quanto voc ao saber. Por toda a vida ouvi falar em coisas sagradas a que se atribuem poderes msticos. Hoje, se voc tivesse ligado a televiso um pouco mais cedo em algum canal religioso, estou certo de que se surpreenderia com a coleo desses objetos disponveis para a compra pela internet ou pelo telefone. Estou mesmo pensando em dar a voc de presente a imagem de Nossa Senhora que reza o Pai-Nosso junto com o fiel com o simples apertar de um boto, sendo o nmero de oraes programvel, alm de servir de abajur, pois se ilumina toda com o aperto de outro boto. - Pois se eu disser ao senhor que tudo mentira, que no existe este negcio de milagre, o senhor vai acreditar em mim? - Voc e seu sobrinho deviam estar mortos e enterrados no fosse um milagre. - O delegado no ia deixar que nos matassem! - E por que ele faria isso? O que foi que o convenceu a salvar a vida de um viciado de merda e ladro, um cara sentenciado morte pelo trfico, um qualquer sem a menor importncia para a polcia? Se eu fosse ele, deixaria que o seu patro desse um jeito em voc, ao invs de gastar o meu tempo tentando te recuperar. - Porra, padre, mas para que diabo de Deus que o senhor reza?! - Para o Deus que salvou a sua pele, Ronaldo, e que me fez vir at aqui para te oferecer uma segunda chance na vida, apesar de nem sempre eu concordar com Ele. ............................................................................................................. A porta da sala se abriu. Era o padre Anacleto quem estava do outro lado e pediu para que Ronaldo entrasse. - Padre Almeida o diretor do Seminrio, meu filho, e est muito contente com a sua chegada. Almeida era um homem grande, de olhar afiado. - Queria que voc fizesse o milagre de me convencer que Deus existe. Ronaldo sorriu. - Pensei que o senhor me convenceria da mesma coisa, padre. - No fcil de se lidar com o que no se v, no se toca, no se compreende. - O senhor quer dizer: o que que o filho do capeta est fazendo aqui na minha frente? Ser que Deus est zombando de mim?

- isso mesmo que eu estou pensando!... E tenho a mais absoluta certeza de que voc sabe as respostas! - A resposta para sua primeira pergunta que se o senhor tivesse nascido numa favela, filho da fome e da misria, o senhor no iria julgar ningum, porque a gente s julga os outros quando nos sentimos melhor do quem julgamos, e, todo aquele que no vive, s existe de teimosia, no sente nada a no ser a vontade de no morrer de fome ou de tiro. Quanto sua outra pergunta, eu posso dizer, baseado na minha mais recente experincia de vida na penitenciria, quando fui apresentado a Deus pelo bom padre Anacleto, que Deus no est zombando do senhor, Ele est apenas dizendo para o senhor e todos os safados que vivem s custas da credulidade alheia para abrirem os olhos enquanto tempo. - Vejam s: um verme me dando lio de moral. - O que o senhor vende aqui, padre, to ruim quanto a droga que vendida no morro. Os caras que vivem debaixo deste teto esto cheios de vida, bem que poderiam achar algo de til para fazer, mas no fazem nada e ainda enchem o saco de Deus com suas interminveis oraes. - No se esquea que esta casa agora tambm sua. - Pena que no possa abrigar a minha famlia, que vive no morro e se acha ameaada o tempo todo, debaixo da proteo do seu Deus, padre. - Bem aventurados os que choram, porque eles sero consolados. Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, captulo 5, versculo 4. O recm chegado encarou Almeida, que sorria ironicamente. - Se me lembro bem, Mateus tambm disse no captulo sete, versculo 15: Acautelai-vos, porm, dos falsos profetas, que vm at vs vestidos como ovelhas, mas, interiormente, so lobos devoradores. O sorriso de Almeida desapareceu, dando lugar a uma expresso de desgosto. - Tambm sei ler, padre Almeida. Aprendi na penitenciria. A Bblia foi o primeiro presente que ganhei do padre Anacleto.

Essa no foi a primeira vez que me confrontei com algum usando as palavras que esto no santo livro como arma. Discutia com os pastores que iam visitar os presos tentando salvar as nossas almas perdidas, e sempre levei-os loucura porque dizia que no poderia ser mandado para o inferno por meus incontveis pecados, j que vivia nele. Afinal de contas, como conceber um Deus infinitamente misericordioso e bom, assim como

pregavam, e capaz de inventar castigos piores dos que estvamos sofrendo, assim como a escravido das drogas? O senhor no sabe o que uma crise de abstinncia, no tem idia do que ser dominado pelo desejo se drogar. A gente mata por causa dele, a gente se mata por causa dele, a gente morto por causa dele. Acho graa quando apontam o dedo para os travestis. Imagina o cara usando uma roupa de mulher, rodando bolsinha na madrugada, correndo um risco danado de ser roubado, humilhado e espancado. Todo dia morre um, porque escravo de um desejo. No conheo religio nenhuma que tenha conseguido matar o desejo do cara de ser o que ele . O cara que abandona o vcio sofre o resto da vida pela falta da satisfao do danado. um demnio que vive dentro da gente. Ele fica l dentro fazendo baguna, chamando a ateno. So vinte e quatro horas de inferno diariamente. Ao invs de Deus me dar o poder de fazer milagres, queria que ele tivesse me dado o poder de fazer as pessoas mudarem de lugar umas com as outras. Queria estar sentado ai onde o senhor est. Queria fazer com que o senhor estivesse aqui, no meu lugar. Queria me sentir um santo e encher a boca para cham-lo de filho do capeta. Queria poder acreditar que o Cara que fez isto tudo aqui bom mesmo e quer o bem de todo mundo, mesmo botando uns para viverem no morro, passando tudo o que necessidade, dominados pelo medo e pelo crime, e outros na Barra da Tijuca, em seus condomnios luxuosos. Almeida deu a entrevista com Ronaldo por encerrada. O corao do rapaz era um poo fundo cheio de revolta at a tampa. Com o tempo, porm, o diretor do seminrio imaginava poder dobrar-lhe a vontade atravs do estudo e da rgida disciplina da Casa de So Jos. Depois de devidamente apresentado ao diretor, Ronaldo foi alojado num pequeno quarto e informado das normas da casa que devia seguir, se quisesse ali permanecer at o final do curso de teologia. Sentado beira da cama com as mos juntas, esticou os olhos para o lado de fora da janela aberta, focando em uma ave que cruzada os cu sem nuvens, cheio de azul. - Quem sabe Deus no me d um poder extra, o de mandar os demnios para o inferno. Assim, poderei me ver livre desse tal de Almeida.

CAPTULO 5 A MORTE DO LTIMO GUARDIO

Estranhei a visita do delegado. No o via desde quando me mandou embora do Rio para a penitenciria agrcola. - O guardio da caixa foi enterrado ontem. - Foi ele quem mandou voc atrs de mim, no foi? - Se no fossem os milagres que ele tirou de dentro da caixa, o mundo estaria perdido. Os homens iriam comear a duvidar que o Dono do Planeta foi embora e tudo o mais perderia a razo de ser. Enquanto se acreditar que Deus est agindo atravs dos acontecimentos, teremos em mente que existe um caminho e que estamos sendo conduzidos por ele pelas mos de Deus. Ss e cegos, no chegaremos a lugar algum. - Quer dizer... - ...que ele me pediu para vasculhar os arquivos da polcia em busca do perfil de um sujeito que vivesse os dramas que voc viveu: drogas, pequenos roubos, um parente em condies difceis por quem faria qualquer coisa. - Achou muita gente em sua busca? - O problema que nenhum deles se arriscou pelo outro o tanto que desejvamos. - Como ele fazia para tirar milagres de dentro da caixa dourada? - No fao idia! - E se eu no conseguir tirar nenhum milagre de dentro da caixa? - A tradio antiga diz que quando a caixa no funciona porque o povo est corrompido, e se deve sacrificar o guardio no lugar do povo. - Ento... - ...No tenho a menor inteno de te sacrificar! - Por isso me colocou no seminrio? - Sim, para aprender a falar com Deus de alguma forma, ou pelo menos se interessar pelo assunto. - Deus pode at existir, mas eu nunca O vi, nem no seminrio nem na capela onde o padre Almeida celebra as missas. - preciso voc querer encontr-Lo. - E por qu?! Ele me fez surgir neste mundo como uma criatura feia, pobre e doente para testemunhar a vida boa e saudvel dos ricos e belos. Voc no acha que h algo de sdico nisso? - Encontre-O! Ele tem todas as respostas, no eu! - Onde foi que o guardio foi enterrado? - No cemitrio de So Joo Batista. - Irei at l. Farei uma sentida orao pela alma do velho guardio. - Faa isso! - Como est o meu sobrinho? - No foi procur-lo ainda?

- Tenho medo de que o trfico me descubra atravs dele ou da me. - Quanto a isso, creio que voc est certo. - O menino est bem, assim como a me. A sua companheira quem anda doente. Pelezinho, seu irmo, est tomando conta dela. - Tomando conta? - Voc ainda a ama?...Ama tambm o seu irmo? - Sim! - Ento deve aceitar que ela est dividindo a cama com Pelezinho. Voc sumiu deixando o lugar vago. Isso acontece nas melhores famlias. - Sinto falta do cheiro dela! O delegado no quis esticar a conversa e se foi. Na tarde daquele mesmo dia, fui ao cemitrio onde o guardio fora enterrado. Curiosamente, encontrei o padre Anacleto junto ao tmulo. - Que coincidncia, padre?! Pensei que ignorava a histria da caixa dourada at que foi enviado penitenciria para me instruir nas letras e na religio, em nome de Deus? - Por que da ironia? Preferia continuar um idiota?! Sentei-me beira do tmulo. Anacleto me olhava do alto dos seus um metro e oitenta centmetros. - Quando iam me matar l no morro, eu queria apenas sobreviver. Agora, quero ser feliz. - Se voltar ao morro, vai colocar em risco sua famlia. O verdadeiro amor se prova pela renncia. Se voc no capaz de renunciar, porque egosmo e no amor. - Quando eu era um bicho, tudo era mais fcil. Depois que voc me encheu a cabea de filosofia, minha vida virou um inferno. - Voc quem quis comer o fruto proibido. Agora conhece o Bem e o Mal e no pode mais viver na ignorncia. . - O guardio no era casado? - Duvido! O fardo que ele carregava era muito pesado. Seria difcil dividi-lo com quem quer que fosse. - Por que no posso viver no condomnio de luxo do antigo guardio, ao invs de um seminrio? - Porque dado a cada um conforme o merecimento. - Quer dizer que eu mereci nascer numa favela e ter uma vida de merda? E que mereo agora viver como um condenado, longe da minha famlia? - Voc no sabe de onde voc veio. Sabe apenas que est a caminho, mas no se recorda por onde esteve e nem tem idia para onde vai.

Creio que a caminhada longa demais, por isso melhor no pensar no incio e nem no final, para no desanimar. Imagine se soubssemos o futuro de uma criana e pudssemos cont-lo para ela e ela compreendesse. Talvez, ao saber dos sofrimentos que a aguardam, ela desistisse da caminhada e no viveria as alegrias e prazeres da vida. Estou certo de que no nos lembramos do passado porque no conseguiramos viver o presente com as lembranas de nossos malfeitos nos assombrando. O esquecimento uma bno. Como sofre o homem que guarda todos os seus ressentimentos e no sabe esquec-los. Deus deu a voc uma nova vida, mas voc no consegue viv-la completamente por causa das lembranas da vida antiga. Se aproveitasse o que lhe foi dado, poderia salvar sua companheira, o seu irmo, o seu sobrinho e a me dele, mas prefere perder seu tempo procurando culpados para a m sorte com que diz ter nascido. No a toa que o apstolo Paulo disse que preciso que o homem velho morra, para que nasa o homem novo. Levei a mo sobre a tampa de concreto onde havia o desenho de uma cruz e o nome impresso do antigo guardio da caixa dourada. - Temo a morte! - Voc morre todo dia quando se deita e dorme. Sua conscincia se manda sem nenhuma cerimnia e depois volta no dia seguinte. Padre Anacleto levou os olhos para o alto, esfregou as mos uma na outra, deu um longo suspiro e me encarou como se tivesse um grande desafio sua frente. - Imagino que quando Deus nos fez, no tnhamos conscincia de ns mesmos, assim como uma criana recm-nascida. Porm, somos todos filhos de um mesmo Pai. Somos feitos da mesma coisa de que Deus feito. Mas como nos conhecermos a no ser pela ao da experimentao e do tempo? Voc era apenas uma casca vazia. Agora virou um pensador depois de ter tido a experincia da educao e passar uns tempos pensando na vida em um presdio. O pensador j estava ai dentro de voc. Ele sempre existiu, mas foi a experincia educacional que o ps para fora. E assim como Paulo disse, voc se desfez daquela criatura estpida que vivia para se drogar e colocou o novo guardio em seu lugar. Padre Anacleto pegou um pouco de terra e apertou-a formando um bolinho.

- Jesus transformou a gua em vinho. Ele manipulou a matria com o poder de Sua mente privilegiada. Como todo processo vital regido por leis naturais que garantem a estabilidade da vida, possivelmente nossa conscincia deve ter acionado algum processo que nos permitiu a manipulao da matria a nosso favor, e criamos os corpos que usamos para andar por ai, ver, ouvir, abraar, tatear as coisas, sentir o cheiro e o gosto. As emoes que sentimos nascem da relao de nosso corpo com o mundo, e somos aquilo que sentimos. O dio nos faz um demnio; o amor: um santo. A tristeza nos faz querer a morte; a alegria: a vida. Para podermos viver na carne, se fez necessrio que a conscincia criasse uma identidade: o ego. O ego, por sua vez, muito espertamente, inventou a personalidade, termo que vem da palavra persona, que quer dizer mscara, usado no teatro grego. Usamos muitas mscaras: filho, pai, irmo, professor, aluno, padre, ladro. - Ento, quando morremos... -...O ego morre, mas no a conscincia. Desconfio que ela, uma vez livre, manipula a matria novamente criando um novo corpo e forja um novo ego, e continua vivendo as experincias que a levaro ao conhecimento de si prpria. Talvez por isso que seja to difcil tomarmos conscincia da existncia real de Deus, por nos faltar a capacidade de tomarmos conscincia de ns mesmos. Mas Deus est ai. Ele a causa; ns, e tudo o que existe a nossa volta: o efeito. Um dia, quando nos cansarmos de sofrer por sempre cometermos os mesmos erros, o ego passar a ouvir a conscincia e no brigar com ela, e a nossa conscincia passar a ouvir o Pai e, assim como disse Jesus em Joo 10:30 : eu e o Pai somos um, tambm seremos um com o Pai, e a saberemos quem ns somos e quem o Pai. O padre riu. - Duvida de tudo o que eu lhe disse, no ? Mas pense: quando subiu o morro com a caixa dourada nas mos, sabia que o bandido ia pegar a caixa e matar voc. O seu ego gritava para que fugisse, mas a sua conscincia, mesmo embotada pelo uso constante de drogas, lhe dizia que valia a pena morrer para salvar o seu sobrinho, porque se o ego morresse, ela poderia criar outro. Estou cansado de pessoas que me dizem que no fazem o que querem. Ento, concluo eu: elas fazem o que o ego quer e no o que quer a conscincia. Na conscincia esto todas as virtudes. No ego, voc vai achar o amor pela carne, pelo dinheiro, pelo poder. As pessoas querem ouvir a conscincia, sabem que ela est certa, mas costumam se deixar levar pelas iluses que sempre geram sofrimento e dor. Somos crianas no aspecto

moral. Nos irritamos com o menor insulto ao mesmo tempo que nos entusiasmamos com as idias mais absurdas. Sabemos que a droga vai nos matar, e nos drogamos assim mesmo; sabemos que comer demais faz mal para a sade, e nos entupimos de porcarias; sabemos que no conseguimos viver sem a ajuda do outro e o maltratamos. - O senhor est querendo me dizer que as minhas dores... -...So o resultado de suas prprias aes em algum tempo e lugar. Os egos so descartveis, a conscincia no! No posso imaginar um Deus infinitamente justo num mundo de tantas injustias aparentes. Ou Deus no existe ou ento ainda no somos capazes de enxergar a sua justia, assim como pouco enxergamos da realidade que nos cerca. Se eu existo e voc tambm j prova suficiente para que eu acredite na existncia de Deus, portanto, creio firmemente na sequeira dos homens, mas tambm creio que estamos crescendo, porque a evoluo uma lei da natureza, e chegar o dia em que nos sentaremos mesa do Pai e conversaremos com Ele de igual para igual. Intrigado com aquela conversa, levantei-me, ficando frente a frente com o padre Anacleto. - O que quer de mim, padre? - Que se permita viver e ser feliz! Sorri. - S isso?! - Por que no ajudar quem est perdido a se achar? - Assim como o senhor est tentando fazer comigo?! - Eu s estou lhe dizendo o que minha conscincia pediu para lhe dizer. - No tem um jeito de amarrar e amordaar o meu ego para que ele cale a boca e no me meta em confuses? - Jesus foi tentado pelo ego Dele do incio ao fim de sua histria, quando esteve encarnado entre ns, mas sempre o manteve sob controle. No tenho dvida de que esse o nosso desafio. - De onde conhece o antigo guardio? - Ele era meu irmo! - Sinto muito! - No sinta! Ele fez o melhor que pde! - Ento sabe como a caixa funciona? - Eu s sei que a palavra mgica f! - F em qu?

- No Deus que no deixa os seus tomos se mandarem e voc virar p! Que faz o dia nascer como resultado de uma complicadssima equao cheia de variveis csmicas! Que nos conduziu das cavernas at os shopping centers! Padre Anacleto no voltou comigo para o seminrio, no entanto, pagou-me um caf-com-leite numa padaria antes de eu retornar para os domnios do padre Almeida. A moa que nos atendeu estava tambm atendendo mais quatro pessoas ao mesmo tempo e trouxe apenas caf preto para o padre, sem o leite, apesar de ele ter pedido um caf-com-leite. Anacleto no se importou. Sorriu, colocou a mo direita sobre a xcara e orou agradecendo a Deus o caf com po e manteiga. Quando tirou a mo de cima da boca da xcara de caf, estiquei os olhos e notei que a xcara do padre estava cheia de caf com leite. - Depois eu lhe ensino como fazer esse milagre, Ronaldo! Sorriu, o bom padre.

CAPTULO 6 DESVENDANDO O SEGREDO DA CAIXA DOURADA

Naquela noite, me reuni aos seminaristas no refeitrio da instituio para o jantar. Foi servida uma sopa muito gostosa, que comi lerdamente, enquanto meditava sobre as palavras do padre Anacleto, at que me apareceram meus dois colegas de quarto: Firmino e Araujo. - Voc sumiu hoje tarde, Ronaldo! - Estive trocando idias com o padre Anacleto, meu caro Firmino. Os meus companheiros de quarto se entreolharam como se eu tivesse falado um absurdo qualquer. - Padre Anacleto passou a tarde em reunio com padre Almeida e o senhor Bispo. Por falar nisso, nosso diretor parece que quer falar com voc. O diretor aproximou-se acompanhado de um sujeito gorducho e mal encarado. - Chegou o momento de voc provar que digno de nossa hospitalidade, Ronaldo! - O que posso fazer pelo senhor, padre Almeida? - Um milagre! O gorducho afastou Almeida com um olhar, tomando as rdeas da conversa. - No entendemos como funciona o processo, mas esto todos preocupados, pois o mundo est de cabea para baixo, compreende? - Deixe-me ver o que tenho na minha cartola: a cura todos os doentes est bom?! - Se voc curar todos os doentes, causar a falncia da indstria da doena, fechando hospitais, laboratrios farmacuticos e de anlises clnicas, hospitais, deixando uma multido de mdicos sem trabalho. - Deve ter sido por isso que crucificaram Jesus, suponho?! - Voc debocha da f. O senhor bispo fez um gesto para que Almeida se aproximasse. - Mande-o embora, padre Almeida! - Mais... - Ele no sabe como usar a caixa, no v?! - E se cair um raio na cabea dele?

- Ter sido sacrificado pelos nossos pecados e Deus haver de arrumar um novo guardio. Peguei minhas poucas coisas, enfiei-as em uma mochila que o padre Anacleto me dera e parti do seminrio sem rumo. Como era mesmo a histria: eu sentia tanta pena de mim mesmo, que vivia alfinetando todo mundo, como se todo mundo fosse responsvel pela minha misria. No era assim? No tinha dinheiro, era um ex-detento, no tinha casa, nem ningum com quem pudesse contar e ainda por cima fora expulso da casa de Deus. Ironicamente, nem o Diabo queria saber de mim, j que no podia voltar para a favela da Rocinha, condenado morte pelo tribunal do trfico. Caminhei at as pernas doerem. Cansado, deitei num banco de praa e dormi. Sonhei com o guardio. Eu estava no apartamento dele, com uma arma apontada para a cabea dele, gritando para que me contasse o segredo de fazer milagres. - No percebeu ainda, Ronaldo?! A caixa serve apenas para guardar a sua f. assim que funciona com todos os artefatos sagrados. Revestimos tais artefatos com a energia da nossa f. Imagine ento um artefato imantado com a energia de bilhes de pensamentos, de oraes. O guardio no faz mais do que trabalhar essas energias. O problema que se no temos f, ento somos refratrios energia do artefato. Se acreditamos, podemos mold-la usando de nossa vontade. Uma vez que voc aprenda o processo, no haver mais necessidade de qualquer artefato, pois voc ter adquirido o conhecimento de como usar da energia da f que circula pelo mundo, assim como Jesus fez para anular o prprio peso e andar sobre as guas, reorganizar o mundo celular do amigo Lzaro, mundo esse destrudo pela morte, fazendo ele voltar vida depois de sepultado, e manipular a matria, multiplicando pes e peixes. Jesus s no conseguiu convencer os prprios parentes, porque lhes faltava a f, e a f era a matria prima dos milagres que Jesus fazia. - Fui expulso do meu novo lar! - A coisa s funciona se voc estiver em sintonia com o bem, pois a energia da f a energia do bem. - O que quer dizer com isso? - Bata a porta do seminrio e pea abrigo. Pea tambm perdo ao padre Almeida e ao Bispo. Diga a eles que voc far um milagre. Acordei com a chuva caindo em cima de mim. Levantei-me e procurei onde me abrigar. Fiquei debaixo da marquise de um prdio de trs andares. Estava frio e eu estava todo molhado. Comecei a sentir saudades da cama macia do quartinho que dividia com Firmino e Araujo.

- Droga! Por que eu fui estragar tudo?! Por que sempre estrago tudo?! Assim como o guardio havia me dito no sonho, bati cedinho a porta do seminrio e ca de joelhos diante do padre Almeida, para a felicidade do Bispo gorducho, que no escondeu de ningum o prazer de me ver humilhado. noite, depois de um dia todo de oraes de todo mundo do seminrio para que um milagre ocorresse, me deram a caixa dourada com que brinquei por algum tempo. At a hora do jantar, nada tinha acontecido de excepcional, quando ento, no ltimo caf do dia, me vi cercado de seminaristas, padres e um bispo, todos tomando caf preto com po com manteiga. Tive ento uma inspirao divina. - Por favor! Quero que todos me ouam. O rebolio foi geral. Era chegado o momento. Acho que se no acontecesse um milagre naquele instante, possivelmente seria sacrificado ali mesmo, fato que certamente iria fazer nascer mais uma lenda das tantas que ouvi desde que entrara naquela casa. Imagine s: um falso profeta enviado do co para debochar da f foi atirado de volta no abismo infernal pelas mos fortes de um bispo gorducho e seus seguidores. - O senhor Bispo sofre de algum mal? - No enxergo do olho direito! - Penso que vai ser um bom milagre... O Bispo sorriu satisfeito. Uns olharam desconfiados para os outros. Alguns riram. - Droga! Preciso da f de vocs para fazer o milagre. Concentrem-se, seno chutaro o meu traseiro para fora desta casa, e eu sei que no querem levar a culpa do meu despejo por insuficincia da f de vocs. Foquei na caixa que agarrava como uma tbua de salvao e imaginei o bispo gorducho dando um grito de satisfao de poder ver de novo. Tambm pedi a Deus que no me deixasse na mo. Todos fecharam os olhos e, quando abriram novamente, o Bispo continuava cego de um olho, mas em todas as xcaras havia caf-com-leite ao invs de caf preto. - Foi o senhor, no foi? - Eu o qu, Ronaldo? - Foi o senhor que fez o truque do caf virar caf-com-leite!

- Sou um padre, no um mgico! - O senhor conversou comigo no cemitrio... levou-me at uma padaria onde fez o truque do caf... - No sei do que est falando! - O senhor estava no cemitrio orando ao lado do tmulo do antigo guardio... - No sei quem era ele! - Falou que era seu irmo! - No tenho nenhum irmo, Ronaldo! No agentei tudo aquilo e dei uma gargalhada como se tivessem me contado a melhor piada do mundo. - Tudo bem, padre, valeu de qualquer jeito. Almeida e o Bispo esto mais ou menos convencidos de que eu tenho potencial. O milagre do cafcom-leite salvou por enquanto a minha pele. Abracei o bom padre Anacleto como a um irmo, do mesmo jeito que abracei Araujo e Firmino. Acho que comeava a ser feliz. Tive um sonho estranho: minha companheira me pedia ajuda, meu irmo Pelezinho tambm, assim como meu sobrinho e a me dele. Como poderia ajud-los se no conseguia ajudar nem a mim mesmo? Pensei ento no guardio, pois se no fosse a orientao que ele me dera atravs de um sonho, quando dormia num banco de praa aps ser expulso do mais recente lar, no teria conseguido voltar para o seminrio. Imediatamente me vi sonhando com o guardio. Entrava em seu luxuoso apartamento e o ameaava com uma arma para que me dissesse como sair daquela sinuca. - Por que preciso de uma arma para falar comigo? O guardio riu. - Este sonho um lugar comum para mim e para voc. Na verdade, voc entrou aqui pela primeira vez com o intuito de roubar a caixa dourada. Foi algo marcante, algo que chama a sua ateno mais do que os problemas do dia a dia, as notcias do Jornal e as preocupaes com os seus superiores do seminrio e da sua famlia que deixou na Rocinha. - Voc est morto? - O meu corpo de carne e osso morreu, mas no meu esprito. - Ento no estou louco? - No leu a Bblia? O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas no sabes de

onde vem, nem para onde vai; assim todo aquele que nascido do Esprito.Joo 3:8 - Nascer do esprito? - Eu j lhe expliquei que a conscincia sobrevive ao ego. - Explicou?! Pensei que tinha sido o padre Anacleto? - No apenas atravs dos sonhos que o esprito livre pode trocar idias com aqueles espritos que esto presos carne. - Hum! Eu me lembro de Me Margarida, do Centro de Educao e Cultura Ldica da Rocinha, dizendo que o esprito do morto pode se comunicar usando de um intermedirio vivo com certas faculdades mentais especiais dadas pela natureza... -...Como os antigos profetas bblicos! - Quer dizer que o padre Anacleto... - ... um mediador entre o mundo dos vivos e dos mortos. - Como estar morto? O guardio soltou uma gostosa gargalhada. - Pareo pior do que quando nos encontramos da ltima vez? - No!...Est mais vivo do que eu! - Bem, voc precisa ajudar os seus familiares e no sabe como. Ajude o seu semelhante e Deus te ajudar, mas no fique a parado pensando no prprio umbigo. - Por onde eu vou comear? - Quando o trabalhador est pronto, o trabalho aparece! - Quem dar trabalho a um ex-detento? - Pare de reclamar da sorte e agradea a Deus pela cama macinha onde dorme, pelo prato de comida que mata sua fome, pelo agasalho que lhe protege do frio, pelo carinho dos novos amigos. Qualquer Pai est mais propenso a ouvir o filho agradecido.

CAPTULO 7 DOUTOR ESPERANA


Caio era mdico e batia ponto no INCA Instituto Nacional do Cncer -, na Praa Cruz Vermelha 23, no centro do Rio de Janeiro. Pertencia ele a uma equipe que tomava conta atualmente de dezesseis crianas que sofriam de algum tipo da doena. Tambm trabalhava no

Posto de Sade Albert Sabin junto favela da Rocinha e batalhava para concluir uma especializao. Jovem e espirituoso, entrou brincando pelo corredor, quando deu de cara comigo, o padre Anacleto, Araujo e Firmino, todos ns vestidos com a camisa dos voluntrios. Eu no te conheo! Sou Ronaldo, doutor! Voc engraado? Olhei para Caio, que me olhava srio. No sabia o que responder. Ele ento caminhou nossa frente e fomos parar todos numa sala repleta de crianas, algumas traquinas, outras tristonhas. Venha, Felipe! Ao comando do mdico, Felipe, um rapazinho franzina de cinco anos, correu em sua direo, saltando em seus braos to logo percebeu-os estendidos de forma a acolh-lo. Temos um novo amigo, Felipe! O garotinho olhou-me com curiosidade e riu, estendendo-me a mozinha em cumprimento. - Todos desenhando!...Todos brincando!...Msica, por favor!...Quem quer contar uma histria para distrair a meninada? Caio foi para um canto da sala, pegou um violo e comeou a ensinar a sua turma de pequenos a cantar uma cano. Firmino e Araujo distriburam papis e lpis de cor. Eu e o padre Anacleto assumimos o apoio s atividades. Fui e voltei ao banheiro milhares de vezes, sempre acompanhando algum pirralho. - V, Ronaldo, metade das crianas esto desanimadas, apesar do nosso esforo. O efeito dos medicamentos maltrata muito, por isso to importante o que fazemos. Eles no vo parar de sofrer, mas vo aceitar melhor o sofrimento se conseguirem tirar dos momentos gostosos que estamos vivendo agora alguma alegria. - O senhor muito legal, doutor! Caio me puxou para o lado dele e me aplicou um sonoro beijo no alto da minha cabea, para a alegria geral.

Chegada a hora do lanche, ocorreu-me uma idia para animar as crianas mais abatidas pelo ao do difcil tratamento contra o cncer. Suco de laranja e po com manteiga foi servido. Aproximei-me de Maria, uma menininha de cor negra e olhos grandes. - No vai beber o suco? Est uma delcia! Ela me encarou com uma enorme tristeza nos olhos. - J sei: voc no gosta de suco de laranja! Ela custou, mas balanou a cabea afirmativamente. - E que gosto que voc gosta? Ela no respondeu, foi Caio quem respondeu por ela: - Caju! Ela adora suco de caju, no , Maria?! Ela balanou a cabea para frente e para trs. - Vou fazer uma mgica, mas preciso que vocs acreditem que a mgica pode ser feita. Entenderam? Vou transformar o suco de laranja da Maria em suco de caju. Pedi a Maria que se concentrasse, coloquei a mo sobre a boca do copo de plstico transparente de Maria, que havia tomado a cor laranja por causa do suco, e pedi ao padre Anacleto que fizesse uma prece. Terminado o Pai-Nosso, verifiquei que o suco de Maria continuava sendo de laranja, em compensao, oito dos copos de plstico transparente cheios de suco carregados pelas outras crianas mudaram de cor. Havia suco de todo gosto dentro deles. - O suco do Aluisio de uva...Por que o meu no mudou? Peguei Maria nos braos e olhei bem dentro dos olhinhos dela. - Voc precisa acreditar mais, Maria! - Se eu acreditar, a dor vai embora? - Se voc acreditar, voc vai ficar to forte, que a dor no vai fazer nem cosquinhas em voc.

Foi ento que senti um puxo. Olhei para baixo e l estava Alusio com um copo cheio de suco de caju nas mos e os braos estendidos na minha direo. - Troquei meu suco de uva com o de caju da Manoela. Voc me d o seu de laranja e fica com o meu de caju, e pra de chatear. Deixei que Maria se descolasse de mim e fosse fazer a troca. Depois que ela bebeu um tanto de suco de caju, fez cara de satisfao, chegou bem pertinho de Alusio e esfregou o nariz dela no nariz dele. Sorriram com a brincadeira e se deram um gostoso abrao. - Eu amo este menino, Ronaldo! - T vendo, Maria! A partir daquele dia, passei a usar o meu poder de transformar suco de laranja em suco de caju para medir o nimo das crianas. Cheguei mesmo a criar variaes do mtodo, usando vasinhos onde coloquei sementes de alguma flor. Algumas crianas fizeram as plantinhas crescerem com o poder da f, outras, foram alm, fizeram flores desabrocharem, porm, algumas estavam to fracas, que as sementes no vingaram e os vasinhos nunca se encheram. Em seis meses de trabalhos, duas delas morreram e uma se achava sem esperanas: era a pequena Maria. Foi um dia, padre Anacleto distribuiu colares de contas de diversas cores que terminavam com um singelo crucifixo para os meninos. No tardou muito, Maria desatou num aguaceiro de lgrimas. - O que foi, Maria? - Ronaldo, o Alusio quebrou o meu colar... As contas se espalharam pelo cho...

De fato, havia contas cor-de-rosa para todo lado. Brava, Maria foi at Alusio e exigiu o colar dele em troca do dela. O menino ficou sem graa diante do berreiro de Maria e deu a ela o que ela queria. Maria ento subiu no colo de um enfermeiro que a levou para o quarto. Senti algo ruim. Maria no voltou a sair do quartinho, vindo a morrer dias depois. Ainda me lembro do tempo em que eu no tinha nenhum sentimento, que eu era s bicho. Tempo bom aquele. Agora estou aqui sofrendo pela falta de Maria. O pior, no entanto, foi tentar consolar os pais dela,

principalmente a me. O que dizer numa hora dessas? A menina nasceu doente, viveu doente e morreu. Triste trajetria a dela, no ? Uma pequenina estrela que se precipitou na escurido, deixando a imensa saudade de sua luz. Entrei em crise, fechei-me no meu quarto no seminrio e chorei, chorei at as lgrimas secarem, at que bateram minha porta aos gritos. - O que foi que aconteceu, Firmino? - O padre Anacleto est dependurado no beiral da janela do quarto dele com as pernas penduradas para o lado de fora. Ele diz que quer falar com voc. Ele fica fazendo que vai pular. Acho que ele esclerosou de vez. Corri para acudir o padre. Todo mundo estava no corredor e quase no consigo chegar porta do quarto de Anacleto. Quando entrei, l estava ele balanando as pernas como uma criana sapeca, para o desespero de Almeida. - Pelo amor de Deus, Ronaldo, tire ele dali, antes que caia l embaixo. - Farei o possvel, padre Almeida. To logo o padre Anacleto botou os olhos em mim, sorriu e deu um pulo, descendo do beiral da janela para dentro do quarto. Alvio geral. - Me leva at o Alusio! - O que?! O velho padre me pegou pela mo e saiu do quarto me puxando em meio aos seminaristas que se espremiam no corredor. Conseguimos o carro usado para fazer compras para o seminrio emprestado e fomos bater no Instituto do Cncer. Inquieto o tempo todo da corrida at o hospital, Anacleto s falava no vasinho vazio e no Alusio. O mais engraado era que ele no s agia como uma criana, mas tambm imitava a voz de criana. Entramos no prdio e Anacleto disparou rumo ao elevador. Na pediatria, ele correu para o quarto que havia sido ocupado por Maria. No havia ningum dentro dele, nenhum sinal de vida, a no ser um vasinho vazio colocado a um canto. Ele pegou o vaso e saiu em disparada, parando porta do quarto de Alusio. Mexeu na maaneta e entrou. Eu, Firmino e Araujo chegamos logo atrs. A me de Alusio estava com o menino, e ele estava deitado com os olhos fundos pregados no rosto plido e triste.

- O que est acontecendo? O padre Anacleto no deu nem tempo de inventarmos uma desculpa qualquer para estarmos ali para a me da criana, simplesmente deixou o vaso cair no cho partindo-se em vrios pedaos, deixando a terra que tinha dentro se espalhar. Ele se agachou e enfiou os dedos das mos na terra, tirando de dentro o colar de contas que Maria havia exigido de Alusio em troca do de contas cor-de-rosa quebrado pelo garoto. O padre abriu um doce sorriso e caminhou para o lado da cama. A me de Alusio assustouse, mas no conseguiu evitar que o menino desse um pulo para fora da cama e fosse em direo ao padre. Anacleto colocou o colar em volta do pescoo do garoto. - Abaixa! E Anacleto se abaixou. Alusio ento tirou do bolso o colar remendado com contas cor-de-rosa e o colocou em volta do pescoo do padre. Anacleto sorriu e espremeu o seu narigo de batata contra o narizinho de Alusio, e depois se abraaram por um tempo. Caio nos chamou para uma reunio, quando fiquei sabendo que ele trabalhava no posto de sade Albert Sabin junto favela da Rocinha. Ele nos falou a respeito de um projeto de preveno de doenas voltado para as famlias do morro. Perguntou se tinha algum voluntrio entre ns que podia ajudar. Terminada a reunio, eu o chamei a um canto. - Gostaria muito de participar, doutor, mas tenho inimigos no morro e tenho muito medo deles. - Entendo, Ronaldo! - Mas no so s inimigos que tenho na Rocinha! - Algum especial? - Chama-se Catarina... - Catarina Morena? - Ela mesma! Como sabe?! - Ela vem se tratando no posto de um cncer de tero. - E como ela est, doutor? - Ela no est bem! - Queria que me ajudasse a me encontrar com ela. - Farei o possvel. - Tenho tambm um irmo. Ele est vivendo com Morena. - Mais algum? - Sou louco com um sobrinho: Moiss. Ele est com a me: Zefa. Ela viva de um outro irmo meu.

Caio sorriu e me deu um abrao forte.

CAPTULO 8 CLARISSA
Durante todo o tempo que permaneci no seminrio, muita coisa aconteceu, menos relacionar-me com alguma mulher. Vivendo entre

barbados, trabalhando com crianas no hospital, sempre angustiado pela difcil situao da famlia que eu deixara no morro, no tinha olhos para ningum. Mas isso tambm mudaria. Aps presenciar uma missa na parquia de So Judas Tadeu, no bairro do Cosme Velho, padre Anacleto, que havia sido proco ali por muitos anos, levou-me para conhecer a casa da Congregao das Religiosas de Nossa Senhora de Sion, bem ao lado do colgio Sion, a pedido da diretora da casa: irm Teodora. Ela fechou a cara ao me ver, o que me deixou um pouco constrangido. - Como est a irm Clarissa? - Bem, padre! Apesar das excentricidades da irm, tenho que admitir que ela a alegria da casa. - Ora, irm Teodora, quando Francisco de Assis discutiu com o pai, um comerciante, dizendo que desejava seguir o Cristo, o que fez o pai de Francisco seno apontar a pobreza do filho, tentando humilh-lo, a fim de dissuadi-lo da idia extravagante, dizendo a ele que at as roupas que Francisco usava haviam sido dadas por ele, o pai de Francisco; e o que fez Francisco, a no ser tirar as roupas e ficar nu, entregando-as ao pai. Disse ento o santo de Assis: no quero mais nada seu, meu pai; sou agora do Cristo. Padre Anacleto abriu um sorriso e me deu uma olhada. - Aqueles que seguem o chamado costumam ser tomados pelos outros como excntricos. Fomos recebidos porta da casa por trs irms. Duas delas de uma certa idade. Irm Clarissa devia ser a terceira. Mais nova e carregando um largo sorriso nos lbios, no se conteve como as outras em dar um abrao carinhoso no padre, que ruborizou na hora. - Linda ela, no Ronaldo? - Vejo que ainda existe um homem debaixo da batina, padre? - Claro que existe, meu filho! Quem neste mundo no gosta de carinho?! Voc mesmo a prova do bem que um pouco de carinho pode fazer a um homem. Clarissa, no entanto, no se deu por satisfeita em amassar o padre. Riu tambm para mim e acabei tambm ganhando um doce abrao dela. Aps as devidas apresentaes, eu e Anacleto nos sentamos mesa e nos fartamos com caf preto e uma rosca de frutas. Claro que no resisti tentao e, aps a irm Teodora rezar o Pai-Nosso em agradecimento saborosa refeio, o caf preto havia se transformado em caf-com-leite.

- Vejo que o seminrio tambm tem o equivalente masculino irm Clarissa, padre Anacleto! - H excntricos em todo lugar, irm Teodora! Consegui um minuto de conversa com Clarissa por obra e graa do Divino Esprito Santo, j que Teodora, desde o momento em que entrei no lar das irms, demonstrou que no ia muito com a minha cara. Eu tinha um nvel de pecado nos olhos bem acima do observado nos olhos do padre Anacleto ao ser abraado por Clarissa, alm de ter feito de tudo para impressionar a novia, usando do dom sagrado de fazer milagres em franco desrespeito s coisas de Deus, mas, sejamos sinceros, voc no faria o mesmo no meu lugar? - Voc no bonita demais para andar na companhia de nossas queridas irms? Imagino quantos caras bem apanhados no devem ter se matado por sua causa quando voc entrou para a congregao. Clarissa deu uma risada gostosa. - Todos os homens so iguais! - Claro que somos! - Eu tinha vinte anos e era uma moa como outra qualquer de minha idade. Vivia com a famlia, cursava educao fsica, tinha uma roda de amigos, gostava de sair para fazer compras, ir ao teatro, assistir a shows de msica. Cheguei at a ser bailarina de um grupo de dana moderna. Mas nessa poca da vida, quando as incertezas afloram e a mente dos jovens um quebra-cabea de vontades, comecei a questionar se era mesmo aquilo que eu queria. Sentia falar mais alto dentro de mim outra vocao, bem diferente da educao fsica. Aos 25 anos, depois de muito refletir, anunciei famlia e aos amigos o novo rumo que tomaria. Tinha resolvido ser freira. Clarissa riu. - O pessoal pirou. Minha me achou que eu estava doente e meu namorado correu para me pedir em casamento. Meu pai havia acabado de comprar um apartamento para mim e no entendeu nada. Eu tinha tudo o que o mundo poderia oferecer, mas eu queria outra coisa. Como o consumismo e o sexualismo do mundo moderno no atendiam s minhas vontades, sentia um vazio muito grande. O barulho de um carro passando na rua distraiu-nos por um instante, o que permitiu a Clarissa ordenar os pensamentos embaralhados pela emoo.

Tnhamos um trabalho junto favela da Rocinha pela universidade. Ensinava crianas o fundamento de diversos esportes e as regras de cada um. Outros colegas esclareciam jovens de todas as idades sobre o bemestar nascido da prtica do esporte, desde uma simples caminhada feita regularmente at dar cambalhotas. Passei a amar o que fazia, a gostar do povo do morro. O projeto acabou, assim como tantas outras iniciativas semelhantes, por causa da guerra entre traficantes e a polcia ou entre os prprios traficantes. Foi frustrante sair correndo deixando quem a gente gostava para trs, mas percebi naquele momento que existia algum dentro de mim que se importava com o outro, mesmo que ele no fosse um parente, um colega ou um amigo; mesmo que o outro fosse preto e favelado, algum que no ligava para o que os outros pensassem de mim, que no estava nem ai de gostar de gente pobre e sem esperana. A cabea da novia tombou para frente. Seus olhos miraram o cho. - Estava cansada de beber, me drogar, fazer sexo sem amor. O prazer era bom, mas durava pouco. Alm do mais, depois vinha a ressaca e a frustrao, j que o cara com quem transava sempre ia embora sem a menor cerimnia e sem deixar endereo ou o nmero do celular, e, mesmo que deixasse, nunca atendia mesmo ou dava uma desculpa qualquer para no me encontrar de novo. - E o namorado? - Morria de cimes e vivia me ligando de cinco em cinco minutos para saber onde eu estava ou o que que eu estava fazendo. Descobri que ele fazia isso porque tinha culpa no cartrio e vivia com medo de eu descobrir que ele andava com outras. Ela se virou para mim. Estava sria. - Queria mesmo era ajudar, ajudando assim a mim mesma, e sabia que sozinha no conseguiria ajudar tanta gente. uma vida de sacrifcios, mas um sacrifcio compensador por causa do prazer. Toda vida fui fissurada em histrias de grandes sacrifcios, do sofrimento que levava ao xtase. No foi assim com Jesus, que foi parar no cu depois de ser crucificado? Sinto-me como a mulher maravilha toda vez que posso fazer algo por algum usando os meus prprios recursos, a minha prpria dor, sem ter que pedir dinheiro para o papai ou permisso para a sociedade. Posso assim ser eu mesma e no o que esperam de mim. Talvez amanh eu me canse e tome outro rumo na vida, mas pelo menos hoje sei o que estou fazendo, que bom e me d um enorme prazer.

Um cachorro de olhos tristes atravessou nosso caminho. Clarissa o seguiu com os olhos at que ele deixasse de prender a ateno dela. - Pode parecer estranho que uma jovem queira abraar a vida religiosa num mundo individualista como o de hoje, onde dinheiro, sexo, fama e poder so to valorizados. Admito que esse negcio de voto de obedincia, pobreza e castidade surreal aos olhos de qualquer adolescente que vive com a cara pregada na tela de um computador, trocando mensagens vazias o dia todo pelo Facebook com um exrcito de amigos virtuais. Se tirar o computador do menino por um dia, ele endoida, porque est viciado na Internet. Colocar-se totalmente disposio do que manda a Igreja Catlica: servir a Deus numa vida de sacrifcios, oraes e ajuda ao prximo insano numa sociedade onde o lema servir a si mesmo numa vida de prazeres. Clarissa desviou os olhos de mim. Ficou pensativa por um instante. - Ainda tinha o problema da diferena com a vida dos sacerdotes, que, nas igrejas, travam contato direto com os fiis ao ministrar sacramentos como a comunho, o batismo e o matrimnio. Tudo isso parece atraente, d uma sensao de poder. Mas, e as religiosas, o que faziam, por onde andavam. Eu tinha a impresso de que o papel delas era secundrio, apenas coadjuvantes no trabalho dos sacerdotes. Novo riso interrompeu o dilogo.

- Os jovens atualmente tm medo do compromisso. uma poca de incertezas, numa sociedade instvel, em que tudo descartvel e provisrio. (irm Idelfonsa Xavier, superiora-geral da Congregao das Irms
Franciscanas Alcantarinas, de So Paulo Revista VEJA ON-LINE, edio 1690 de 07/03/2001)

Eu caso hoje pensando que se no der certo, amanh eu me separo. Entro para uma faculdade e fao direito. Largo dois perodos depois e vou fazer farmcia e depois veterinria, e a descubro que quero ser artista de circo. Quanta gente no quer sair mais da casa dos pais?! Ficam l para sempre se deixarem. Casamento?! Filhos?! Nem pensar! Despesas de aluguel, supermercado, gua, luz, nada disso existe em suas vidas. Namorar para qu, se ficar muito melhor e sem nenhuma responsabilidade?! Ela se voltou para mim, mudando de assunto.

- O processo de seleo para a vida religiosa rigoroso. Antigamente, muitas moas se tornavam freiras por influncia da famlia. Vrias delas chegavam ao convento com 10 ou 12 anos de idade e, dali, sem muito questionar, seguiam seu caminho. Isso mudou. S pode ser novia quem tem o 2 grau completo. Alguns conventos exigem tambm idade mnima de 18 anos para o ingresso na vida religiosa. Antes do noviciado, as candidatas passam pelo aspirantado e pelo postulado, etapas que, em geral, consomem no mnimo trs anos de dedicao. Se seguirem em frente, as jovens entraro no noviciado, no qual costumam passar dois anos. uma poca de estudos, oraes e consagrao aos trabalhos da congregao. Exigem mais certeza das candidatas. Ningum vir para c porque brigou com o namorado ou para fugir de uma vida turbulenta em casa. - No lhe impuseram nenhuma dificuldade para entrar na turma? - No faz muito tempo, uma jovem que no fosse virgem no seria aceita numa congregao. Se ainda fosse assim, os conventos estariam fechando suas portas. Segundo irm Teodora, aceitvel, portanto, que uma jovem que teve uma experincia sexual mais cedo, por causa de uma aventura, receba mais tarde o chamado de Deus e seja aceita na congregao. Mudaram tambm os valores familiares. Antigamente, as famlias incentivavam a vocao religiosa das filhas. Hoje as mes no deixam as filhas entrarem para a Igreja. - E a falta da vida do lado de fora do convento?

- Os primeiros meses no convento costumam ser os piores para as jovens que querem ser freiras. Chamadas de postulantes, elas experimentam pela primeira vez a ruptura com sua vida pregressa. Perdem o convvio com a famlia, a companhia dos amigos. uma experincia radical. Largar tudo para seguir Jesus Cristo. No incio difcil, d vontade de largar tudo. Pelo telefone, falava com minha irm, que contava das festinhas, das idas ao shopping. Isso mexia muito comigo. Eu sempre vivi no Rio de Janeiro, cidade cheia de atrativos mundanos. Uma cidade como o Rio oferece muitos prazeres. Ento, difcil para uma jovem aceitar a noo de sacrifcio. Vendo-me sisudo, Clarissa riu como uma criana levada. - Mas tambm no assim to duro. Temos acesso Internet, desde que a troca de e-mails seja entre as bases da congregao em diferentes cidades. Vemos os noticirios, apesar das novelas serem proibidas, e os estudos so muito estimulados j que quanto mais qualificadas forem as

irms, melhor podem servir a comunidade. - Estou ajudando um mdico amigo meu a recrutar voluntrios para trabalhar num esquema de atendimento domiciliar na Rocinha. Clarissa olhou para mim como um esfomeado por doces olha para um suculento pedao de bolo de chocolate. - Est falando srio? - Sim, estou!

CAPTULO 9 A VOLTA DE TRIGUINHO


O Bispo viera fazer uma visita ao seminrio, o que significava que eu ia ter de tirar mais um coelho da minha cartola, se quisesse continuar na casa. Como da ltima vez, todos oravam pelo meu sucesso, apesar do nico milagre novo que se tinha notcia que eu fizera ultimamente fora mudar o gosto do suco das crianas do Instituto do Cncer. O cozinheiro, que havia se afeioado a mim, estava to preocupado, que encheu a sopa de sal, porm, s foi perceber o desastre quando j estavam todos mesa e o Bispo rezava um Pai-Nosso.

- E ento, Ronaldo, quer tentar novamente o milagre de me fazer enxergar do olho cego antes de tomarmos a sopa, aproveitando que o ambiente est repleto das altas vibraes nascidas das oraes sinceras? Peguei a caixa dourada, pedi que todos fechassem os olhos novamente e disse: - Meus irmos, preciso da f de vocs. Se conseguirmos fazer o Bispo enxergar, se contarmos com a ajuda de Deus, tudo nos ser possvel fazer. Um longo momento se passou at que abri os olhos e vi o cozinheiro com os olhos arregalados em cima do caldeiro de sopa. - O que foi, Messias? - Uma pedra branca apareceu no meio da sopa, padre Almeida! Almeida foi se juntar a Messias, pegou a pedra e viu que era sal. Apesar do Bispo no ter recuperado a vista cega, pelo menos a sopa se tornou agradvel ao paladar, pois o sal em excesso se condensara formando uma pedra, que pde ser removida de dentro do caldeiro. - Padre Anacleto, o antigo guardio colecionava milagres no seu computador. Vi notcias de pessoas que se atiraram do alto de edifcios e no sofreram um arranho, de crianas atiradas no lixo que foram achadas e hoje tm uma famlia e esto ss e salvas ... - Cada milagreiro faz o milagre que pode, Ronaldo! Voc at que no est indo mal: transformou caf em caf-com-leite, alterou a substncia de que era feito o suco dos garotos do hospital e agora evitou que passssemos fome, tirando o sal abusivo da sopa. . - Nada comparvel a salvar da morte os mineiros do Chile, enclausurados por sessenta e nove dias numa mina debaixo da terra?! - Deus no fez o mundo num nico dia, fez?! - Estranho que a vida continue sem os milagres. - E quem disse que os milagres cessaram? - Ento, h outros com a mesma misso minha? - No entendeu ainda, Ronaldo?! A caixa apenas um brinquedo, uma inveno, alguma coisa para que o homem fixe a ateno, que sirva de ponto de concentrao. Poderia ser a caneta dourada, a xcara dourada ou outra coisa qualquer. O poder est nas mos de Deus e no no objeto. O objeto simplesmente nos faz lembrar que somos filhos de Deus. H pessoas que conversam com o santo de devoo, outras acreditam em amuletos, no horscopo, mas tudo isso s funciona porque acreditamos

que funciona, seno, no funcionariam. Imagine se voc chega para um mdico e diz: - Doutor, eu no acredito no senhor, mas, mesmo assim quero que corte o meu peito e tire o meu corao defeituoso, colocando um sadio no lugar. J vi pessoas sobreviverem a cirurgias de alto risco pela f que tinham no mdico, e j vi pessoas morrerem em pequenas cirurgias vtimas da desconfiana no cirurgio. - Queria transformar a gua em vinho! - J consegue transformar suco de laranja em suco de caju. um incio. - Ser que conseguirei ressuscitar um morto algum dia? - E para qu? - Para que todos creiam! - Todos crem, Ronaldo. O mundo est repleto de milagres: a Internet, o celular, o sistema 3D de imagens de televiso, cinema e computador, a troca de rgos, a viagem ao espao. - Ento, para que serve a caixa dourada? - A caixa dourada o corao do homem. De nada vale toda a nossa cincia, todos os milagres, se o homem no sabe partilhar, se ainda h fome, quando h tanta comida, tanta produo; quando a balana comercial de alimentos bate recorde todo ms. Ressuscitar o morto para que ele volte a morrer na fila de algum hospital do SUS, caso for acidentado ou ficar doente, ou se mate pela falta de um trabalho que d para sustentar os filhos? Ou seja morto pela imprudncia de algum motorista alcoolizado ao dirigir seu carro de no sei quantos mil reais? Preocupe-se em propagar o milagre da vida, pregando a tolerncia, a resignao, o perdo, o amor, essa a misso do verdadeiro guardio da caixa dourada. - E se eu for sacrificado por no poder fazer um milagre? - Voc sofre pela ao da sua prpria conscincia toda vez que a oportunidade de ajudar aparece e voc se nega a ajudar. Sua conscincia que vai te atirar no inferno da culpa, se voc no fizer a coisa certa, e no Deus ou algum religioso maluco. Fui dormir pensando no que Anacleto havia me falado. Para dizer a verdade, no sei bem se era o padre mesmo quem havia me revelado aquelas coisas ou se era o esprito do guardio falando atravs da boca do padre. O fato que eu custei a dormir, acordando com o barulho de algum mexendo no armrio humilde onde guardava minhas poucas coisas. Firmino e Araujo no se achavam no seminrio e eu dormia sozinho no quarto.

- Quem est a? - Cala a boca, Ronaldo! - Padre Anacleto?! - Que padre o qu?...Sou o Triguinho, seu amigo! - Triguinho est morto! - No me faa rir! - No se lembra da polcia?...Voc foi me pegar e cercaram o barraco... A luz da lua que atravessava a janela batia direto no rosto do padre, revelando-lhe a surpresa. - O tiro!...Voc levou um tiro no olho... Anacleto levou a mo ao olho esquerdo e depois ao direito. - C ta louco, Ronaldo? Eu estou bem vivo aqui, diante de voc! - O espelho do armrio... Anacleto foi at o interruptor, acendendo a luz. Depois se dirigiu para o armrio, abriu a porta e observou a imagem que apareceu no espelho. - um truque, no ?! - O cara que voc est usando um padre... - Eles esto escondendo voc a mando do delegado. - O que voc quer de mim? - A caixa! - Est na gaveta do armrio! - Quer me enganar?! - Por que faria isso? - O patro vai gostar muito quando eu chegar na Rocinha levando voc e a caixa comigo. - A caixa uma mentira! - Se fosse assim, o padre gorducho no ia soltar a maior grana para roub-la. - Padre gorducho? - Voc pegou a caixa e deu ela para o gorducho em troca de ele te esconder aqui. - No estou entendendo nada! - O padre pagou ao patro pelo roubo da caixa, porque os outros estavam de olho nela, j que o velho estava para morrer. - Outros?! Velho?!

- Os protestantes, espritas, budistas, esotricos e sei l mais quem! Todo mundo quer a caixa e todo mundo tratou de arrumar um jeito de consegui-la. - O Bispo?! - Voc um cara inteligente, Ronaldo, pena que o patro vai te matar. Apesar do padre Anacleto no ser assim to velho e frgil, temi lutar contra ele e machuc-lo. Apelei ento para um recurso que julgava intil no fazia muito tempo: a orao. Reuni as mos e rezei um Pai-Nosso com todo o fervor de minha alma. Anacleto riu a princpio, mas foi desanimando at sentar-se beira da cama e fechar os olhos. Quando despertou, no outro dia, estava deitado em sua prpria cama e j no era mais Triguinho, mas sim o bom e amigo padre. Difcil mesmo foi voltar a encarar Almeida e o Bispo. Porm, assim que me vi s ao lado do padre gorducho, como Triguinho o chamara, no resisti a lhe dar uma espetada. - Foi o senhor quem mandou que se livrassem de mim depois que eu roubasse a caixa! - Se voc fosse apanhado, poderia nos comprometer, compreende? - Como que eu ia saber que o chefe da mfia era um bispo catlico? - Como que eu ia saber que o guardio no entregou o jogo para voc? - E se tivesse ido na conversa dos protestantes, por exemplo? - E no fizssemos nada a respeito? - Isso mesmo! - Talvez o guardio tivesse lhe ensinado o milagre de varrer a Igreja Catlica do mapa e os nossos concorrentes tambm a no ser os protestantes, o que faria o bispo Edir Macedo, cabea da Igreja Universal do Reino de Deus, e seus iguais imensamente felizes. - Vocs matariam o guardio? - Voc era um bandido. Que tipo de milagres faria? Sumiria levado nas asas dos anjos aps um assalto? Faria cair uma praga sobre a polcia? A nossa sorte era que seu patro no acreditava nos poderes da caixa. Ele s estava de olho no tanto que poderia faturar vendendo-a para quem pagasse mais. - Quem era o guardio? - Ele foi um padre, mas perdeu a f! - Jogou fora a batina acreditando que podia salvar o mundo usando o poder da caixa. - E o que foi que deu de errado? - Ele era ateu?

- Os espritas chamam o guardio de mdium de efeitos fsicos. Ele era capaz de fazer coisas incrveis pela influncia dos espritos, assim como os antigos profetas. Por algum tempo, ele colocou seus poderes nas mos de espritos malignos, gente ruim que vira e mexe encarna de novo para infernizar o mundo. O Bispo me chamou para continuar a conversa na sala de Almeida, que j nos aguardava com uma pasta cheia de recortes de notcias tiradas de velhos jornais. - Ele te mostrou os salvamentos impossveis, mas no as tragdias que produziu quando esteve sob o domnio do mal. Abri a pasta. As fotos amareladas retratavam terremotos, furaces, incndios, calamidades de todo jeito. - Mas no necessrio estar em sintonia com o bem para usar a caixa? - Ele no usou da energia da caixa, ele usou da energia do mal. No uso da caixa, ele aprendeu que a energia que fazia os milagres era uma coisa neutra que toma polaridade de acordo com o pensamento. Imagine quanta gente h neste inferno que chamamos mundo pensando coisas ruins, e a voc ter uma idia do poder que o guardio tinha nas mos. - Como ele saiu dessa? - A culpa o consumiu, mas no o matou at que ele encontrasse um outro guardio! - No teme me contar tudo isso e eu usar de tudo o que aprendi para manipular as energias do mal, e mand-lo para o inferno da maneira mais tormentosa que eu puder imaginar? O Bispo sorriu ironicamente. - Sabe por que no consegue curar o meu olho cego? - No! - O poder do guardio proporcional sua capacidade de se sacrificar pelo outro, e voc jamais se sacrificaria por mim, no mesmo? Para isso, voc teria que me amar e no me odiar, como me odeia e minha religio e ao meu Deus. - Agora entendo porque o guardio era ateu. Ele no acreditava num Deus que fosse capaz de encomendar o sumio de seus prprios profetas. - Nem considerais que nos convm que um homem morra pelo povo, e que no perea toda a nao. Joo 11:50

- Foi Caifs, sumo sacerdote do templo de Jerusalm na poca em que Cristo viveu quem disse isso, Bispo, e a Bblia diz mais sobre ele: Ora ele no disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nao. Joo 11:51. Caifs disse aquilo da parte do demnio, padre! Que homem dentre vs, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, no deixa no deserto as noventa e nove, e no vai aps a perdida at que venha a ach-la?Lucas 15:4 Essa melhor, no ? Foi Jesus quem disse, se no sabe! O Bispo deu uma risada. - Voc igualzinho ao antigo guardio. Ele encheu tanto o saco, que tivemos que bot-lo para fora de casa, assim como se despeja um inquilino problemtico. Bem que pensei em ir embora, mas as palavras do guardio, de que devia ser agradecido por estar ali e no me comportar como um adolescente revoltado, fizeram com que eu abaixasse a cabea.

CAPTULO 10 CATARINA MORENA


O posto de sade estava lotado, mas o jovem mdico no parecia se importar. Tratava todos com o maior carinho e bom humor dentro do possvel. Quando Catarina Morena entrou acompanhada por Zefa, Caio no escondeu a satisfao de v-las. Abraou as duas, perguntou como iam, apresentou as duas irm Clarissa, que iria participar de um projeto de visitao aos lares do morro, levando informaes sobre preveno de doenas. Aps examinar Morena, Caio chamou-a em particular. - Ronaldo quer ver voc. Ela empalideceu.

- Ele est condenado pelo trfico. Pelezinho, irmo dele, est encarregado de mat-lo, caso Ronaldo aparea. - Seu caso est se agravando. Preciso que voc v ao Instituto Nacional do Cncer para fazer exames que eu no posso fazer aqui. - Ele vai estar l? - No sei dizer! No meio da semana seguinte, Morena e Zefa apareceram no INCA. Caio atendeu ambas com a habitual alegria. Eu observava as duas de longe, contudo, com o tempo e o aumento da freqncia das idas de Morena ao hospital, fui chegando mais perto e acabei por me tornar uma espcie de anjo-da-guarda dela. A doena foi evoluindo at chegar ao ponto de internao. Quando ela se acomodou no quarto, achou um vaso com terra apenas, posicionado a um canto bem visvel, que lhe chamou a ateno. - Para que isso, doutor Caio? - Temos aqui um seminarista que faz milagres, assim como pegar a f dos internos e us-la para fazer crescer as sementes que plantamos nos vasos. - O que isso, doutor? No me faa rir! Caio pegou Morena pela mo e bateu em todas as portas do incio ao fim daquele corredor. As que se abriram, deixaram que Morena visse um vaso florido em cada quarto, menos em um. - Vejo apenas uma cama vazia e um vaso sem flores. - Havia algum a at ontem, mas ele no tinha f! Morena entendeu o recado e mandou o desnimo embora j que queria se curar. Os dias que se sucederam, no entanto, no foram bons para ela. Morena estava morrendo. Passei ento a freqentar o hospital com maior assiduidade at acabar morando por l. Fiz de tudo na surdina. Aproveitava os momentos em que ela dormia para ficar ao lado dela. Observava-a quando dos exames. Cheguei a doar meu sangue para acudi-la de uma forte anemia. Agia atravs dos enfermeiros e mdicos de forma a dar a ela todo o conforto que precisava. Pedi, um dia, que uma das crianas da ala da pediatria levasse uma rosa para ela e uma corrente de contas coloridas terminando em um crucifixo, to a gosto do padre Anacleto. Usei vrias vezes a irm Clarissa como mediadora do meu grande amor por Morena, assim como o doutor Caio. Ela foi se esvaziando de vida at que um dia no despertou mais. Assim como fiz quando Maria morreu, me escondi no meu quarto no seminrio. Adoeci. A febre me consumia e no tinha mais vontade de viver.

Fui internado na Santa Casa de Misericrdia e imaginei que no sairia mais de l, porm, depois da visita de padre Anacleto ao Centro de Terapia Intensiva, tudo mudou. Ele fechou os olhos, fez uma orao e imps as mos sobre o meu peito. No sei se eu delirava, mas pude ver as mos que me acudiam brilhando. Creio que ele havia me aplicado uma transfuso de energia e, no dia seguinte, j me achava no quarto para o espanto de todo mundo que havia me visto no dia anterior e que apostava que eu no iria passar de ontem. - Vejo que melhorou! - Irm Clarissa, que surpresa! - Eu lhe trouxe umas rosquinhas. Fui eu mesma quem fiz. Esto recheadas com amor. Provei uma rosquinha e pedi a Irm que ligasse a televiso. Willian Bonner e Ftima Bernardes, apresentadores do Jornal Nacional da Rede Globo de Televiso, apareceram na tela. - O governo alemo considera "inevitvel" que a Grcia declare falncia, informou o jornal "Financial Times Deutschland" citando fontes governamentais... ...A Polcia Civil encontrou contradies nos depoimentos de familiares do beb Brian, de cinco dias, roubado das mos da prima de 16 anos e da av que estavam em casa na hora do fato, no bairro So Francisco, em Cuiab... ... O Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Sade, acaba de desenvolver um novo tratamento para pacientes que perderam a viso devido a leses na crnea. A tcnica utiliza clulas-tronco retiradas da polpa de dentes de leite e, a partir de setembro, comea a ser testadas em humanos, em parceria com o Instituto da Viso da Unifesp... Pegava mais uma rosquinha, quando notei que Clarissa estava mais atenta s notcias do que eu. - A Europa est passando por uma crise econmica; por aqui, se roubam os filhos dos pobres... - Nem toda notcia ruim. Voc se esqueceu dos milagres que a cincia anda fazendo, Clarissa! - mesmo! A cincia far o homem viver duzentos anos. O problema quem vai querer viver tanto passando fome e morando debaixo de uma ponte! - A cincia existe para dar mais conforto material ao homem. A religio devia se encarregar de despertar o homem do egosmo,

proporcionando a ele maior conforto moral. - s vezes duvido da existncia da alma por no encontr-la na maioria das pessoas. Vejo apenas seios e bundas exagerados, pernes definidas na malhao mostra, peitorais e barriguinhas sarados, cabeleiras coloridas, brincos, piercings, tatuagens e olhares esfomeados por prazer; os sentidos entorpecidos pela msica alta; todo mundo, uns querendo devorar os outros. Enfim, vejo apenas a carne! - Nunca ouviu falar na madre Teresa de Calcut? No Chico Xavier? Eles no so figuras mitolgicas, no so uma criao da mente coletiva da sociedade neurtica em que vivemos. So reais e nos trouxeram o ensinamento do servio ao prximo como objetivo de vida. Se cuidssemos do outro, no faltaria quem cuidasse de ns, assim, no existiriam crises, nem crianas seriam seqestradas. O problema que vivemos em um mundo onde o lema regente : cada um por si e Deus por todos. Para voc ser feliz, tem de ser sempre mais: mais rica, mais bonita, mais inteligente ou mais sofrida, mais pobre coitada, mais infeliz. uma maneira de pensar que d fora ao ego, enfraquecendo a conscincia. Jesus era pobre, mas sabia que tinha gente mais pobre do que ele, assim como havia gente mais rica. Ele tinha uma real conscincia de si mesmo. Ele sabia que a vida era para todos, assim como o sol, a chuva e o canto dos pssaros. Jesus sabia que Ele era parte da vida, assim como cada um de ns, porm, a maioria de ns no tem conscincia de si mesmo, procura uma referncia nos outros e vive ou no passado ou no futuro, pois acreditamos que a felicidade est em um desses lugares, fora de ns mesmos, e nos esquecemos de viver no presente. Se nos permitssemos esquecer por um instante da multido de preocupaes que enchem nossa mente e apenas observssemos o outro, veramos que ele igual a ns, que tem as mesmas necessidades que temos, os mesmos medos e anseios, e concluiramos que o outro e ns viemos do mesmo lugar, somos feitos da mesma coisa e que sendo simptico com o outro, estou sendo simptico comigo mesmo, fazendo-o feliz, estou fazendo feliz a mim mesmo. No vos inquieteis, pois, pelo dia amanh, porque o dia de amanh cuidar de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.Mateus 6:34 Disse o Divino Amigo, dois mil anos atrs. Clarissa encheu a boca com outro biscoito. Pedi a ela que desligasse a televiso e ela me atendeu prontamente. - Voc est proibida de assistir a novela, no mesmo? - No seja bobo, Ronaldo! - Quando ficamos doentes, muito coisa que era vital antes de adoecermos perde o valor. Parar numa cama de hospital interrompe a nossa

loucura diria. Passamos a tomar conscincia de ns mesmos, de nossa fragilidade, do tanto que o outro nos faz falta. Normalmente nos achamos to importantes e sbios, que cremos que s o outro quem precisa de ns, e no ns quem precisamos dele. Obrigados a parar, percebemos que no h passado ou futuro, mas s o presente, e as menores coisas passam a ganhar importncia, elas so iluminadas pela luz da conscincia, assim como uma rosquinha feita com amor por uma amiga que visita a gente. Olhei para o lado e no vi Clarissa. Imaginei que ela havia se cansado do meu papo e ido embora. Cheio de medicamentos correndo em minhas veias, sentia-me sonolento e acabei cedendo vontade de fechar os olhos. No sei se dormi, quando senti o toque de uma mo delicada em meu rosto. - Clarissa?! - Eu sei de tudo o que voc fez por mim! Segurei a mo de Clarissa e sorri. - No estou entendendo! Ela abaixou a cabea e me beijou os lbios com paixo. Meio que drogado, aceitei o beijo, permitindo que ela fosse adiante sem resistncia da minha parte. - Obrigado pela rosa que a criana me entregou!...Obrigado pelo seu sangue...Obrigado pelo seu amor! - Morena?! - Pensei que estivesse morta, mas agora j no estou to certa! Ela passou os dedos delicados pelos meus cabelos, acariciou o meu rosto. O ar se encheu com o cheiro de Catarina Morena. - Achei que voc tinha fugido e que no ia voltar mais, que nem todos os outros. Pelezinho resolveu tomar o seu lugar, botar ordem na casa. Ele colocou um revlver na cintura, espantou os meus clientes e disse que ia cuidar de mim. No princpio, eu achei tudo timo, at que o patro do trfico chamou Pelezinho para uma conversa, e Pelezinho virou o cobrador do patro. Voc sabe muito bem como isso! Ele passou a liderar uma meia dzia de desocupados. Batiam em quem no pagava a droga. No sei se chegaram a matar algum.

Morena comeou a chorar pelos olhos de Clarissa, o que fez com que ela se levantasse para enxugar as lgrimas com as mos. - Pelezinho, assim como acontece com todo mundo que mexe com essa merda, comeou a se drogar. O cara fica tentado a provar do doce, e depois que prova uma vez, quer toda hora. Ele est devendo o patro, e voc sabe que o corao do patro, se que ele tem um, est no bolso. Clarissa voltou a se sentar na beira da cama. - Quanto tempo voc esteve ao meu lado no hospital sem que eu soubesse? Chegou a minha vez de retribuir, nem que seja um pouco. - Como estar morta? - No sabia que estava! - O cu existe? Ou o inferno?! - Desde lado da vida, s existe o aqui e o agora! Talvez por isso que temos tanto medo da morte, porque assim como voc acabou de me explicar, a nossa conscincia est no agora e no h nada mais perturbador para a alma do que ter de enfrentar a prpria conscincia, aquela vozinha chata que ficava enterrada debaixo de meu imenso ego, e que agora grita em meus ouvidos.

CAPTULO 11 O BOM FILHO A CASA TORNA

Sa do hospital com a idia louca de salvar o meu irmo, apesar de saber que precisaria de um milagre de verdade para tir-lo da mira do patro do trfico da Rocinha. Antes, porm, liguei para Clarissa, usando da desculpa de querer agradec-la pela visita ao hospital, e marquei um encontro com ela no museu internacional de arte Naif, na rua Cosme Velho n. 561, vizinho ao trem do Corcovado, uma casa antiga cercada de rvores frondosas. - Vou abandonar o seminrio! - Est querendo se aconselhar com uma amiga? - Quero que faa uma coisa por mim.

Trazia uma mochila de onde tirei a caixa dourada de dentro. - Quero que fique com isso! Clarissa examinou a caixa sem grande entusiasmo. - Profetas de todos os tempos tiraram milagres de dentro da caixa. Ela riu. - Voc transformou caf preto em caf-com-leite com o poder da caixa? No me lembro de t-lo visto carregando ela quando nos visitou no convento! - Me disseram que se o guardio da caixa no conseguir fazer um verdadeiro milagre porque a ligao da humanidade com Deus no est boa. Assim, ele deve ser sacrificado pelos pecados do mundo e um guardio melhor ser escolhido em seu lugar. - O que est pensando em fazer? - Tenho um irmo que traficante na Rocinha. Vou tentar salv-lo! Clarissa me encarou como se tivesse testemunhando um milagre.

- Eu era igual ou pior que o meu irmo. O trfico ia me matar porque estava devendo dinheiro de drogas, mas Deus me deu uma segunda chance, que acho que meu irmo tambm merece. Sempre fui vtima das circunstncias, um fraco, um maria-vai-comas-outras. Fui escolhido por Deus para mostrar aos Doutores da Lei que o Reino de Deus para os pobres de esprito que nem eu, os caras que no conseguem fazer milagres, mesmo tendo uma caixa de fazer milagres nas mos. Voc forte e boa de corao. Voc parou o barco arrastado pelos padres sociais e disse que faria diferente, que seria freira, quando todo mundo s quer se divertir. Far grandes milagres, todos os que forem necessrios para manter a humanidade no rumo certo. - E como que isso funciona? - Voc vai ter de descobrir! - Isso uma brincadeira, no ? - No sei dizer! Talvez tudo isso seja uma grande brincadeira. Talvez Nosso Pai esteja s olhando, enquanto subimos na cadeira prontos para nos

espatifarmos em seguida, mas Ele sabe que s assim mesmo para a gente aprender. E quando camos e abrimos o bico naquele choro sentido de criana, Ele vem com todo o amor e nos pega no colo e coloca um band-aid no nosso machucado e, daqui a pouco, l estamos ns de novo rumando para a cadeira cheios de riso. Quando Clarissa voltou para o convento naquele final tarde, foi surpreendida pela irm Teodora. - O que voc estava fazendo na companhia do seminarista? - Anda me vigiando, irm?! - o meu dever cuidar de voc! - Vai me castigar? - Acho que uma mulher de 28 anos est um pouco crescida demais para levar umas boas palmadas. - Desculpe-me, irm Teodora, procurarei manter-me na linha. - Faa isso! Alguns meses depois, as irms descobririam alarmadas que Clarissa estava grvida do seminarista. Ela seria obrigada a abandonar o convento, sendo recebida com festa pelos pais, quando ento retomaria sua carreira como profissional da rea de Educao Fsica. Mais tarde, quando sua filhinha tivesse idade, Clarissa iria colocar a pequenina Catarina na aula de dana. No aniversrio de quinze anos de Catarina, o dia fechou e o cu veio abaixo. A filha de Clarissa, triste da vida, perguntou me se Deus existia mesmo? Clarissa ento tirou de dentro da caixa dourada o milagre de um dia cheio de sol e a menina acreditou. Acordei molhado de suor no meio da noite. Era o meu ego tentando me convencer a desistir do intento de arrancar Pelezinho da comunidade da Rocinha. Peguei o crucifixo de contas azuis que ganhara do padre Anacleto e pedi a proteo de Deus e a coragem necessria para fazer o que tinha que fazer. Descobri entao que o Diabo, aquele que ficou atentando Jesus a vida toda, vivia dentro de Jesus e era muito persuasivo, pois quando o sol se levantou, eu havia desistido de subir o morro e s pensava em salvar a mim mesmo. Ainda bem que Deus tem meios mais persuasivos que o Diabo. - Zefa? - Pegaram seu sobrinho Moiss, Ronaldo, e disseram que s vo me entreg-lo de volta, se voc voltar no morro e se justificar para o patro.

- Como me achou?! - O patro acha todo mundo. Dizem que ele tem parte com o Diabo. Pensei logo em Triguinho. O esprito dele saiu daquele barraco no morro, onde ele morreu, colado em mim. Deve ter estado comigo na penetinciria aguardando o momento de me entregar para o patro, e ter entrado no seminrio pela mesma porta por onde entrei. De certo, apareceu em algum terreiro de Umbanda e disse para o patro onde eu estava, usando da boca de algum Pai de Santo. Sem outro recurso, cheio de medo na alma, subi o morro e me entreguei nas mos do bandido. - Droga, Zefa! Porque voc no saiu do morro quando o menino escapou do patro na primeira vez? - Eu ia para onde, Ronaldo? Alm do mais, Pelezinho me chamou para viver com ele. - Vocs dois esto juntos? - Voc sumiu e Morena morreu! A vida no fcil e um homem faz falta para botar respeito. Chegamos no barraco. A porta estava aberta e entramos sem a menor cerimnia. Assim que meu irmo ouviu a minha voz, apareceu com um revlver apontado para mim. - Que isso, Pelezinho?! - Ora, se no o padre! - Padre?! - assim que esto te chamando depois que o povo descobriu que voc est se escondendo num seminrio. - E o menino? - Vai ficar bem, assim que eu te levar para o patro. - E voc, meu irmo, como que est? Pelezinho soltou uma gargalhada cheia de deboche. - Fodido, mas no tanto quando voc est! Saimos do barraco e fomos descendo por uma ladeira. - Voc se lembra quando a gente pegou a Joana? - A Joana nunca deu bola para voc, Ronaldo! Deixa de ser mentiroso. - Eu sempre fui mais esperto que voc, Pelezinho! Voc gastou uma labia danada e no conseguiu encostar um dedo nela, s andava de

mozinha dada com ela para cima e para baixo, enquanto eu pintava e bordava com a Joana. - Voc fala demais, Ronaldo! Cad a prova? - Voc vai me entregar para o patro e ele vai me matar, mas isso no vai fazer com que voc deixe de ser um corno, meu irmo! - Por que no fecha a matraca, Ronaldo! - Sabe porque todo mundo quer botar a mo na caixa, a ponto de soltaram uma grana alta para o patro roub-la? Porque da caixa saem milagres, e eu pedi ao guardio da caixa para tirar um milagre dentro dela que acabe com o trfico de drogas na Rocinha. Pelezinho balanou o revvlver e riu olhando para Zefa. - O cara quando vai morrer fica cheio de graa. - Eu vou ressuscitar no terceiro dia, Pelezinho, e vou at o presdio visitar voc. O patro j me esperava. S me deu uma olhada e riu. - No trouxe a caixa? - No!

O patro olhou para Pelezinho e fui arrastado pelo meu irmo. Andamos para caramba at um lugar ermo de onde se podia ver toda a favela do alto. Ele me bateu com a coronha do revlver e eu apaguei para s despertar do outro lado da vida. Aquele era um daqueles dias maravilhosos da cidade maravilhosa. Padre Anacleto desembarcou do nibus, atravessou a avenida Atlntica, em Copacabana, parando diante de um edifcil bacana. Pegou o elevador at o sexto andar, onde desceu. No precisou tocar mais de uma vez a campainha do apartamento 601 para ser atendido pela prpria dona da casa. - Que barrigona, Clarissa! - Como est o senhor, padre? - Vou indo! - Sente muita falta do Ronaldo, no ? - Muita, mas voc tem sido uma substituta a altura. - Por favor, vamos entrar.

O padre Anacleto acomodou-se no confortvel sof, enquanto Clarissa chegava com uma bandeja com suco de caju e bolo de milho. Anacleto no fez cara boa para o suco, o que Clarissa notou imediatamente. Ela pediu licena, pegou o copo da mo do padre, colocou a prpria mo sobre a boca do copo, fechou os olhos por alguns segundos e ao reabri-los, tirou a mo da boca do copo, que agora estava cheio com suco de laranja. - Vou trazer meu tablet para o senhor ver, padre! Clarissa desapareceu no interior do pequeno apartamento, mas no tardou a voltar com o computador nas mos. Posicionou-o diante dos olhos do padre, to logo ele terminou o lanche, e comeou a manipular as imagens que surgiam com um simples toque na tela. - Veja os ltimos milagres que andei fazendo: O presidente da Frana, Nicolas Sarkozy, anunciou que os pases da zona do euro e os bancos detentores de ttulos da dvida grega chegaram a um acordo para socorrer a Grcia, reduzindo sua dvida em 50%, aps uma maratona de negociaes realizada em Bruxelas, na Blgica... - Muito bom, minha filha! A guardi sorriu satisfeita com o elogio. - Adorei este aqui: Aps quase dois meses desaparecido, um beb reapareceu na madrugada deste sbado, na casa dos pais, em Cuiab. A criana desapareceu da casa da me quando tinha trs dias de vida. Segundo informaes da polcia, os pais haviam informado que duas pessoas entraram na residncia e levaram o recm-nascido. A polcia informou que as investigaes continuam. A Gerncia de Represso a Seqestro e Investigaes Especiais informou que a restituio da criana no encerra o crime. A polcia pretende descobrir onde a criana ficou durante o perodo do desaparecimento e com quem estava... - Essa por Ronaldo: A famosa favela da Rocinha, a maior da cidade, foi ocupada pela polcia na ltima semana sem qualquer disparo de tiro durante a operao. A operao faz parte do projeto da nova UPP (Unidade de Polcia Pacificadora) na favela. Essa ser a 19 UPP e promete mudar a cara da

cidade, principalmente para os pessimistas que juravam que era impossvel pacificar a Rocinha, ainda mais sem tiroteio... Padre Anacleto ainda conversou mais um pouco, deu alguns conselhos para a guardi da caixa dourada, pediu para que ela tomasse cuidado com as artimanhas do mal no intento de iludi-la e, antes de ir embora, ainda rezou um sentido Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Clarissa acompanhou-o de bom grado. No dia seguinte, o Bispo apareceu no seminrio atrs de notcias da guardi. - Deus est sempre nos surpreendendo em Suas escolhas. - Vamos comear a discutir as escolhas de Deus, senhor Bispo? - Imagine que ela engravidou de Ronaldo quando foi visit-lo no hospital. - Como vai o olho, senhor? - Imagine s, padre Anacleto, recuperei a viso do olho num experimento onde foi utilizada uma tcnica que tem como base clulastronco retiradas da polpa de dentes de leite, no um milagre? - Sim, senhor, um milagre! Pelezinho estava recostado no fundo da cela, quando o carcereiro apareceu. - Tem um padre a querendo falar com voc. Caminhando devagar, Pelezinho ficou imaginando o que o padre ia querer com ele desta vez. Sentou-se na cadeira e fixou os olhos nos olhos de Anacleto atravs da grade que os separavam. - Como est Zefa, seu padre? - Apesar da barriga que no pra de crescer, ela continua dando duro para colocar o po na mesa. Afinal de contas, alm de Moiss, agora ela tem que se preocupar com o filho seu que ela est carregando. - No pedi para estar aqui dentro! - Mesmo assim, voc pode ajud-la! - No sei como! Anacleto pegou um livro que segurava e passou-o pelo buraco na grade. Pelezinho olhou e riu. - No sei se tenho mais pena de mim ou do senhor, padre! - Sua estada aqui no vai ser curta.

Pelezinho pegou a Bblia de mo e a empurrou de volta atravs do buraco da grade, porm, Anacleto deteve a passagem do livro com a mo. - Essa Bblia era do seu irmo. Ela fui muito til para ele, enquanto esteve preso. A companhia de Jesus ajuda a manter a esperana, diminuindo a angustia. O rosto de Anacleto foi empalidecendo, seus olhos pareciam enxergar algo que Pelezinho no conseguia enxergar. De repente, Anacleto abriu um sorriso carregado de cinismo, depois fechou a cara e falou alto: - Pegue a droga da Bblia! Assustado com a mudana do tom da voz do padre, Pelezinho puxou o livro de volta. - Tem um presente meu para voc pregado por dentro da capa. Pelezinho abriu o livro e viu que a foto de Joana estava pregada na capa por dentro. - Mais o que isso? - A prova que voc me pediu da sua cornitute. Despregue a foto da capa e leia o que esta escrito nas costas dela. Com as mos trmulas, Pelezinho puxou devagar a foto de uma linda morena de seus dezesseis anos sorrindo, e viu que nela havia a seguinte dedicatria: Ronaldo, meu querido, meu amor. Meu corao todo seu. Pelezinho arremessou a Bblia contra a grade. - Que merda essa?! - Voc est no lugar que merece, meu irmo! Aqui, voc vai ter muito tempo para se arrepender, aprender um trabalho e at mesmo a rezar, se isso for do seu interesse, ou ento fique o resto da vida na merda! A partir daquele dia, Pelezinho no quis saber mais de receber o padre Anacleto. Como precisava de um contato com o mundo do lado de fora do presdio, principalmente saber da companheira que parara de vir visit-lo por causa da dificuldade de chegar ao presdio estando grvida, o jeito foi aceitar a ajuda de um pastor que aparecia por ali uma vez por semana na esperana de salvar algumas almas.

- Foi o demnio, pastor Moacir!...Foi o prprio co quem veio atrs de mim. Moacir riu. - Jesus vai te salvar, meu irmo...Ele vai botar o demnio para correr. Pelezinho comeou a acompanhar o pastor, auxiliando-o em suas pregaes. Toda vez que era para tirar o diabo do corpo de algum, o pastor tirava um diabo do corpo de pelezinho. - Falei com o diabo que est dentro deste homem e ele me disse que tem outros setenta alojados neste infeliz, por isso, toda semana tenho que vir aqui e tirar um diabo de dentro dele. Gritava o pastor cheio de santo entusiasmo. Os presos arregalavam os olhos e viam Pelezinho se estrebuchar diante do poder manifestado por Deus atravs do pastor. Quando sasse dali, o companheiro de Morena seria tambm um pastor, prometeu Moacir a Pelezinho. Anacleto cochilava aps o almoo. Sonhava que Ronaldo e um outro rapaz de olhos assustados estavam porta do Seminrio. - Estou de volta, padre, e trouxe o meu irmo comigo, aquele que foi o primeiro companheiro de Zefa. - No sei se o Diretor vai deixar o seu irmo ficar aqui! - No tema, padre! Clarissa a Diretora do seminrio, e ela diz que somos todos bem vindos, desde que nos amemos uns aos outros. - Telefone para o senhor, padre! Anacleto abriu os olhos, dando de cara com um jovem seminarista. Levantou-se, agradeceu o rapaz e caminhou at a sala, onde ficava o aparelho. - Zefa vai dar a luz, padre. Corre para o posto de sade na Rocinha, que ela est aqui. - Estou indo, Caio! O bom padre chegou ao posto com a notcia de que Zefa havia dado a luz e que passava bem. Quando encontrou com Caio, o mdico estava todo satisfeito.

- So dois, padre! - Dois?! - Gmeos, padre...Gmeos! Zefa resolveu fazer um churrasco para comemorar a volta de companheiro para casa. Agora j no era mais Pelezinho, mas Romualdo. No se devotava mais ao crime, mais religio. Desejoso de mostrar a todo mundo que conhecia no morro que havia virado outro homem, marcou casamento com a dona da casa e, com a ajuda do povo da comunidade da Rocinha, levantou as paredes da Igreja de Deus, onde ele pregaria a partir de ento. - Como vai, Romualdo? - Vou com Deus, padre Anacleto! - Voc est de parabns, meu filho! Cinco anos preso e vejo mais vida em seus olhos do que quando entrou para a priso. - No havia vida em meus olhos, padre, agora h, pois reconheci o meu Deus e a minha famlia. Anacleto deu um tapinha no ombro do pastor, que pediu licena e saiu correndo atrs dos gmeos que corriam de um lado para o outro, perseguidos por Catarina, filha de Clarissa; e Maria, filha de Caio e Clarissa, a mais danada da turma. - Maria ama mexer na terra do vasinho que eu dei para ela. Apesar da pouca idade, ela cuida da plantinha que plantamos no vaso com todo o cuidado, inclusive conversando diariamente com a plantinha, que vai crescendo que s vendo! - Ela fala com a planta, Caio?! - Ela diz que tambm ouve as reclamaes da plantinha! - E so muitas as reclamaes? - J pensei em at pagar um analista para a planta! Nesse momento, Zefa chegou com uma bandeja cheia de copos de plstico coloridos cheios de suco de laranja. Clarissa e Caio ajudaram a distribu-los s crianas. - Padre, por favor, d uma olhada em Maria para mim. - Pode deixar, Clarissa! A pequenina encostou no padre e intrufou a cara.

- O que foi, Maria? - No gosto de suco de laranja, prefiro este. Maria tirou a mozinha da boca do copo e o padre Anacleto pde ver que dentro j no havia mais suco de laranja, mas Coca-Cola.

Neste trabalho, contamos com a participao especialssima do jovem mdium Carlos Eduardo de Melo Vilano, que gentilmente permitiu que pudssemos usar de mensagens enviadas por amigos espirituais, recebidas pelo Cadu, abrilhantando o fechamento deste livro.

MENSAGENS DE LUZ DO CULTO DO LAR

A vida digna de ser vivida, conforme Deus nos mostra o caminho. No h motivo em seguirmos nossas prprias idias, pois do futuro nada sabemos e nem sequer o dia de amanh podemos prever. Ento, o que dizer de uma vida baseada em vontades prprias, no freadas por ningum. Deus nos d o motivo de viver, basta a ns sabermos cumpri-lo e no errar para no ser motivo de dbitos futuros. O paraso a paz interior, e essa conseguiremos mediante f e caridade, em Deus e para com o prximo. Que o Senhor Jesus nos mostre o caminho mais rpido salvao pessoal e que nossa mente se volte ao olhar do Altssimo, se assim quisermos ter a paz to sonhada por todos.
CULTO DO LAR 17/11/2011 QUINTA FEIRA ***

A vida passageira, bem sabemos; porm devemos sempre nos manter atentos ao carro que conduz ao alm evolutivo, visto ser uma vez a sua parada perante ns, para nos conduzir. O tempo nosso amigo e guia, primeiramente, por ser fruto de Deus, e, posteriormente, por ser fonte de pacincia e aceitao da vontade do Pai Maior Deus. Que saibamos sempre esperar, refletir, sonhar, amar e perdoar, tudo dentro do tempo que nos dado na matria, afim de, quando daqui partirmos, estarmos de acordo com o tempo celeste e em sintonia equiparada ao nosso grau de evoluo que nos comprometemos ter.
CULTO DO LAR 24/11/2011 QUINTA FEIRA ***

A caridade que brota do corao semelhante gua viva que nasce do monte. Faz lavar as impurezas, d a vida e renova o ser de que dela se vale. A unio entre os homens montada pelo convvio fraterno e pacfico, onde o irmo pea importante para cada um, e o bem que fazemos a ele, faz-nos sentir o amor e a compreenso da vida, tudo em conformidade com Deus. A barreira que nos impede a evoluo chama-se materialismo; mas esta prpria barreira que nos d a fora, a f, a coragem e determinao de sermos fortes e lutar para transp-la, assim, conquistando a evoluo moral necessria para darmos o passo frente.

No duvidemos da sabedoria de Deus. Ele sabe o que est a nossa frente. Basta que tenhamos a compreenso e aceitao do que nos est sendo reservado. Que sejam dadas graas a Ele em todo momento, em qualquer situao ou fase em que vivamos, porque Dele ns tiramos o sopro divino, que a vida.
CULTO DO LAR 01/12/2011 QUINTA FEIRA

Sem dvida, o amor de Deus base da nossa existncia. Sem esse amor, o que seria de toda a raa humana? A perfeio dos tempos se d pela vastido deste amor. Se bem sabemos, Jesus Cristo a materializao de toda providncia do bem, dada de presente a ns, com a inteno de fazer-nos voltar sabedoria maior, vinda para nossa salvao. Ateno, irmos, o tempo est passando e com ele, deve caminhar nossa evoluo, para assim podermos ser como Ele Deus, Jesus nosso mestre e guia de toda eternidade. ***

You might also like