You are on page 1of 21

Co m en t r io :

Este dispositivo assegura toda e qualquer propriedade, desde a imobiliria at a intelectual e de marcas. um dispositivo pelo qual se reconhece pessoa, no Brasil, o direito de ser proprietrio de algo, em contraponto com exclusividade da propriedade estatal de outros regimes.

Funo social da propriedade um conceito que d a este um atributo coletivo, no apenas individual. Significa dizer que a propriedade no um direito que se exerce apenas pelo dono de alguma coisa, mas tambm que esse dono exerce em relao a terceiros. Ou seja, a propriedade, alm de direito da pessoa, tambm um encargo contra essa, que fica constitucionalmente obrigada a retribuir, de alguma forma, ao grupo social, um benefcio pela manuteno e uso da propriedade. A Constituio define o conceito de funo social da propriedade em relao a dois dos seus tipos. Quanto propriedade urbana, funo social aquela estabelecida no art. 182, 2. Quanto propriedade rural, o conceito est no art. 186.

Desapropriao uma forma de aquisio de bens pelo Poder Pblico. Em outras palavras, um instrumento de que se vale o Estado para retirar a propriedade de um particular e incorporar ao patrimnio pblico, indenizando o ex-proprietrio. A Constituio estabelece trs tipos de desapropriao: por necessidade pblica, quando indispensvel que determinado bem particular seja usado para uma finalidade pblica. Por utilidade pblica, quando no indispensvel, mas conveniente que determinado bem seja usado de atividade pblica. Por interesse social, que um argumento vasto, mas dentro do qual cabem argumentos que sustentem que a propriedade, por qualquer motivo, ser mais bem aproveitada se transferida ao patrimnio pblico do que se mantida sob o poder do particular.

A indenizao h de ser justa, o que implica dizer que o preo a ser recebido pelo particular desapropriado dever corresponder o mais possvel ao que ele receberia se vendesse a propriedade pela qual sua vontade. Alm de justa, h que ser prvia, ou seja, antes de o Estado passar para o seu patrimnio a propriedade do particular, este j deve Ter sido indenizado. As indenizaes devem ser pagas em dinheiro. H duas excees a essa regra geral. A primeira que algumas desapropriaes so feitas mediante indenizao justa e prvia, mas em ttulos, no em dinheiro. Esses ttulos so devidos pela desapropriao de imvel rural (ttulos da dvida pblica), nos termos do art. 182, 4, III, geralmente,

quando no cumpre a sua funo social, ou, sob o mesmo argumento, pela desapropriao de imveis rurais (ttulos da dvida agrria), conforme previsto no art. 184, caput. A Segunda exceo uma desapropriao com efeito de confisco, feita, portanto, sem indenizao do proprietrio particular, na forma do art. 243, sobre terras onde exista cultivo de plantas psicotrpicas (cannabis sativa, eritroxilon coca, epadu, papoula).

O inciso fala do instituto da requisio administrativa, pelo qual o proprietrio particular do bem no perde a propriedade, mas ter que tolerar a ocupao ou o uso dela durante um certo perodo de tempo, para que o Poder Pblico enfrente uma situao de iminente perigo pblico, como uma enchente, ou de guerra. Finda ocupao, o Estado desocupar ou devolver o bem do particular e ficar obrigado a indenizar este, se da ocupao ou uso resultou algum dano material ao bem.

Este inciso abre uma exceo regra da penhorabilidade dos bens dados em garantia de financiamentos. Como o pequeno proprietrio subsiste do que colhe e produz, em sua terra, tolerar a penhora desta para o pagamento de dvidas seria o mesmo que condenar o pequeno colono fonte ou marginalizao das favelas nas cidades. Para isso, o constituinte fixou a pequena propriedade rural no penhorvel, pedindo, para isso, quatro requisitos: a) A propriedade deve ser classificada como pequena nos termos da lei; b) Deve ser produtiva; c) Deve produzir a partir do trabalho familiar, exclusivamente;

d)

Finalmente, a origem da dvida deve ter sido financiamento da atividade produtiva da propriedade. Como, nessas condies, dificilmente um pequeno colono obteria crdito agrcola em bancos, manda o inciso que a lei disponha sobre a forma como ser viabilizado o financiamento da produo nessas propriedades.

O direito autoral uma das formas de propriedade garantida pela Constituio. O resultado material da explorao da obra do autor auferido por ele vitaliciamente. Com a sua morte, esses direitos passam aos herdeiros (cnjuge, pais ou filhos), caso em que sero desfrutados tambm de forma vitalcia. Se, contudo, tais herdeiros forem distantes, a sucesso nesses direitos se dar por prazo determinado, que a lei informa ser, hoje, de 60 anos, a contar de primeiro de janeiro do ano seguinte morte do autor.

X X VIII S o a sse g u r a d o s, n o s t er m o s d a l ei: a )A p r o t e o s p a r t i c i p a e s in d iv id u a is em o b r a s c o l et iv a s e r epr o d u o d a im a g em e v o z h u m a n a s, i n c l u si v e n a s a t i v i d a d e s d e sp o r t i v a s; b )O d i r e i t o d e f i sc a l i z a o d o a pr o v eit a m en t o ec o n m ic o d a s o br a s q u e c r ia r em o u d e q u e p a r t i c i p a r e m a o s c r i a d o r e s, a o s in t r pr et es e s r e sp e c t i v a s r e p r e se n t a e s si n d i c a i s e a sso c i a t i v a s;

Obras coletivas quer dizer uma pea de teatro, um filme, uma novela, uma atividade desportiva coletiva. As pessoas que participam da realizao dessas obras tm direito constitucional de receber remunerao por essa participao, na medida dela. E extenso desse direito reproduo da imagem e voz humanas reconhece a importncia dos trabalhos de certas pessoas na mdia, como os narradores e locutores esportivos, cuja presena em um ou em outro canal significa em aumento de qualidade e de arrecadao pelas emissoras. A Segunda alnea estabelece o direito de tais participantes de fiscalizar o resultado econmico das obras de que participarem, de forma a no haver burla no clculo do direito autoral a que fazem jus.

X X IX - A l e i a sse g u r a r a o s a u t o r es d e in v en t o s pr iv il g io t e m p o r r i o p a r a su a u t il iz a o , b em c o m o pr o t e o s c r i a e s i n d u st r i a i s, p r o p r i e d a d e d a s m a r c a s, a o s n o m e s d e e m p r e sa s e a o u t r o s si g n o s d i st i n t i v o s, t e n d o e m v i st a o i n t e r e sse so c i a l e o d e se n v o l v i m e n t o t e c n o l g i c o e e c o n m i c o d o Pa s;

A definio do que seja invento industrial ou criao industrial matria do Cdigo Nacional de Propriedade Industrial, em fase final de tramitao no Congresso Nacional, pelo que no vamos tratar aqui desses conceitos. Apenas importa, para os objetivos dessa obra, fixar que o que for invento industrial ter uma proteo temporria, no vitalcia. Isso se justifica. Como o progresso tecnolgico e sua importncia para a humanidade dependem, em grande mdia, de se conhecer determinados inventos e, partindo deles, obter-se inventos melhores, o constituinte resolveu impor uma proteo apenas temporria, para que o inventor, atravs do recebimento de royalties, seja remunerado pelo seu talento e atividade intelectual empregados na inveno. Depois desse prazo, contudo, o invento cai no domnio comum, para acesso de qualquer pessoa. O m esmo no acontece com as criaes industriais, as marcas, os nomes de empresas e seus smbolos, que so propriedade perene dos seus detentores. razovel a disciplina, j que o maior ou menor valor da marca ou do nome de uma empresa tem relao direta com a qualidade de seus produtos, o que justifica o interesse da empresa em aprimor-los e o interesse do Estado em proteger essa propriedade. A ressalva final, quanto ao interesse social e ao desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas so perigosas e podem levar negativa do reconhecimento de patentes e progressos tecnolgicos estrangeiros utilizados no Brasil. A proteo ao invento vem de longa data no Brasil. Foi introduzida entre ns pelo Alvar do Prncipe Regente de 28 de janeiro de 1809, o que nos tornou o quarto pas do mundo a tratar do assunto.

Continua em Constituio federal comentada parte IV

You might also like