You are on page 1of 70

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Direito Administrativo - teoria e exerccios xe rc cios Direito dm in is ativo

vo te oria TRE/ES: tcnico e analista judicirio rea administrativa TR S: t cn ico an al is ju di ci r io r ea ad mi ni strativa (aula 1 17/11/2010) (a ula 7/ 1/ 10 Prezado(a) aluno(a), Com enorme satisfao dou incio a esse curso para o concurso de tcnico e analista judicirio do Tribunal Regional Eleitoral do Esprito Santo. No tenha dvidas que vou me esforar ao mximo para que as aulas sejam agradveis e muito produtivas. Durante a leitura de minhas explicaes voc perceber que insiro questes de concursos pblicos relacionadas aos temas estudados, bem como smulas e jurisprudncias. Ao final de cada ponto, as questes sero reproduzidas para sua resoluo. importante que faa e anote seu desempenho. Eu montei uma tabelinha para voc acompanhar seu aproveitamento. A idia trein-lo(a) para fechar a prova. Por isso, faa todos os exerccios propostos, leia todos os textos, ainda que j conhea demasiadamente o tema. Nessa aula sero abordadas as seguintes matrias: Organizao administrativa: princpios (2 parte) Poderes administrativos: poder hierrquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polcia; uso e abuso do poder. Qualquer dvida utilize-se do frum disponibilizado pelo Ponto dos Concursos. Grande abrao e tima aula,

Armando Mercadante mercadante@pontodosconcursos.com.br

15

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

PONTO 1
Administrao Pblica: princpios bsicos
(continuao...) (c on ti nu a o...

Princpios expressos Legalidade


Quanto legalidade no mbito da Administrao Pblica, eu chamo a sua ateno para que voc no mais se contente com aquele conceito de que legalidade simplesmente observncia lei. Essa idia est ultrapassada, pois o respeito legalidade implica na obedincia s leis e tambm aos princpios. Grave a idia: LEGALIDADE = LEIS + PRINCPIOS. Vou dar um exemplo: determinado fiscal entra num supermercado para fazer uma fiscalizao e identifica uma lata de milho verde com a validade vencida. Suponhamos que a lei determine o seguinte: no caso de mercadoria com validade vencida o fiscal poder: a) advertir por escrito o estabelecimento; b) aplicar multa; c) interditar o estabelecimento. No meu exemplo o fiscal interditou o supermercado por causa de uma lata de milho verde vencida. Pergunto: ele agiu de acordo com a lei? Sim, pois a lei prev a hiptese de interdio. Fao nova pergunta: sua conduta est de acordo com o princpio da legalidade? No, pois foi uma atividade desproporcional. Ele feriu o princpio da proporcionalidade. Apesar de o ato seguir a lei, ele ser ilegal por ofensa a princpio. Com isto, promove-se uma modificao na compreenso da expresso ordenamento jurdico, antes associado apenas s leis, e agora tambm aos princpios (leis + princpios). Essa noo corresponde ao que alguns autores e o STF denominam de bloco de legalidade. Relativamente ao princpio da legalidade, preocupe-se na prova com a sua moderna noo e tambm com aquela comparao que os professores fazem em sala entre a conduta do administrador pblico e a do particular: enquanto os indivduos no campo privado podem fazer tudo o que a lei no probe (autonomia de vontade), o administrador pblico s pode fazer o que ela permite, agindo de acordo com seus comandos (agir secundum legem). Isso significa que no existe autonomia de vontade nas relaes firmadas pela Administrao Pblica, uma vez que aos agentes pblicos s permitido fazer o que a lei determina. Na Administrao Pblica no h liberdade nem vontade pessoal.
(FCC/05/PROCURADOR MUNICIPAL/PREF. SANTOS/SP) Em tema de legalidade, como um dos princpios norteadores da atividade administrativa, observe o que se segue: I o administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei. II na Administrao Pblica no h liberdade nem vontade pessoal. III na Administrao Pblica lcito fazer tudo o que a lei no probe.
16

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


IV no exerccio de sua atividade funcional, o administrador est sujeito s exigncias do bem comum. V a lei para o administrador pblico significa pode fazer assim e para o particular deve fazer assim. Est INCORRETO o que se afirma APENAS em: a) I e V; b) I e II; c) II e IV; d) III e V; e) III e IV

Por fim, importante destacar que o princpio da legalidade veda que a Administrao Pblica, por meio de atos administrativos, crie direitos e obrigaes de qualquer espcie, bem como imponha vedaes aos administrados. Essa idia extrada do art. 5, II, da CF, que preceitua que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei.
(ESAF/APO-SP/2009) A Administrao Pblica pode, por ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados. (errada)

Deixa eu fazer uma indagao para voc: se houver um conflito entre o princpio da legalidade e o princpio da supremacia do interesse pblico, qual deve prevalecer? Veja a questo abaixo:
(MIN. PBLICO DO TCU/2004/CESPE) O princpio da legalidade pode ser afastado ante o princpio da supremacia do interesse pblico, especialmente nas hipteses de exerccio de poder de polcia.

Com essa pergunta vou aproveitar para esclarecer que no existe um princpio mais importante que outro. O que ocorre que em determinadas situaes haver um conflito entre dois princpios e um vai prevalecer por ser, naquela ocasio, o que melhor atende ao interesse pblico. Diante dessas situaes, ser preciso fazer a ponderao entre os princpios em choque para identificar qual deve prevalecer naquele momento. o que a doutrina denomina de critrio da ponderao dos valores. Imagine a seguinte situao: a autoridade administrativa toma conhecimento de um ilcito praticado por servidor, ilcito esse passvel de demisso, e no d incio ao processo administrativo disciplinar dentro do prazo de cinco anos. Ocorrer a prescrio da pretenso punitiva e o Poder Pblico no mais poder demitir o servidor por causa daquele fato. Em que pese a lei determinar que o servidor seja demitido - princpio da legalidade -, prevalecer o princpio da segurana jurdica, que justifica a existncia do instituto da prescrio. Quer dizer, nessa situao, o princpio da segurana jurdica prevaleceu sobre o princpio da legalidade por melhor atender ao interesse pblico. Agora, quando o tema poder de polcia, que implica na limitao de direitos individuais em prol da coletividade (ex: proibio de avanar sinal vermelho no trnsito; proibio de estacionar em determinados locais; obrigatoriedade do
17

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE uso de sinto de segurana), no h como afastar o princpio da legalidade relativamente s restries impostas aos particulares, por uma simples razo: limitaes a direito individual s podem ser impostas por lei. Assim sendo, est errada a assertiva constante da prova do MIN. PBLICO DO TCU/2004/CESPE, acima reproduzida, pois diante do exerccio do poder de polcia, em especial, no possvel afastar o princpio da legalidade.

Impessoalidade
Voc deve analisar esse princpio associando-o aos seguintes aspectos: finalidade da lei; ao princpio da isonomia; vedao de promoo pessoal pelos agentes pblicos; ao princpio da imputao volitiva.
(FCC/2009/TRT 7 REGIO/ANALISTA JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) O princpio da impessoalidade tem dois sentidos: um relacionado finalidade, no sentido de que ao administrador se impe que s pratique o ato para o seu fim legal; outro, no sentido de excluir a promoo pessoal das autoridades ou servidores pblicos sobre suas realizaes administrativas. (Gabarito: correta o fato de a banca apenas ter indicado dois aspectos no torna a questo errada)

Analisaremos cada um desses aspectos: - Associado finalidade da lei: Se eu lhe perguntar qual a finalidade da lei, qual ser sua resposta? Voc no errar se responder a preservao do interesse pblico. Dessa forma, quando o agente pblico exerce sua funo, ele utiliza de seus poderes como instrumentos destinados ao atendimento dos interesses pblicos.
(CESPE/2004/TCNICO JUDICIARIO/TRT 10 REGIO) Considerando que Adriano foi recentemente nomeado para cargo pblico de provimento em comisso no Ministrio do Trabalho e Emprego, julgue o seguinte item: Violaria o princpio administrativo da impessoalidade o fato de, no exerccio do cargo, Adriano dar precedncia aos interesses do partido a que filiado, em detrimento do interesse pblico (adaptada). (correta) (FCC/2008/MPE-RS/ASSESSOR/REA ADMINISTRAO) Pelo princpio da finalidade, impe-se Administrao Pblica a prtica, e to s essa, de atos voltados para o interesse pblico. (correta) (FCC/2010/TRE-AM/TCNICO JUDICIRIO/ENFERMAGEM) O administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e s exigncias do bem comum. (correta)

18

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


(FUNDEP/2005/TJ-MG/TCNICO JUDICIRIO) O princpio da impessoalidade deve ser respeitado nas relaes da Administrao Pblica com os administrados e, tambm, com o prprio administrador pblico. (correta)

Justamente por conta desse raciocnio que existem autores e bancas que equiparam o princpio da impessoalidade ao princpio da finalidade. Aqui vai um macete de prova: quando no enunciado a banca fizer referncia finalidade da lei pode estar certo que a resposta ser princpio da impessoalidade. Quer exemplos? Veja as questes abaixo:
(FCC/2009/TJ-PA/ANALISTA JUDICIRIO/OFICIAL DE JUSTIA) Princpio impessoalidade tambm conhecido como princpio da finalidade. (correta) da

(CESPE/UnB/TRE/PA/2006) A administrao pblica resume-se em um nico objetivo: o bem comum da coletividade administrada. No desempenho dos encargos administrativos, o agente do poder pblico no tem a liberdade de procurar outro objetivo, ou de dar fim diverso do prescrito em lei para a atividade. Hely Lopes Meirelles. Direito administrativo brasileiro. Editora Malheiros, 2004, p. 86. Altair, servidor de um rgo federal, decidiu tornar a sua atuao diferenciada dos padres adotados no setor. Ele decidiu personalizar o atendimento aos usurios. No entanto, Altair, apesar da boa vontade, estava infringindo um dos princpios bsicos da administrao pblica. Considerando o tema abordado no texto e a situao hipottica acima, assinale a opo correspondente ao princpio infringido por Altair. a) princpio da legalidade b) princpio da moralidade c) princpio da finalidade d) princpio da razoabilidade e) princpio da publicidade (ESAF/ANALISTA COMPRAS RECIFE/2003) A finalidade, como elemento essencial de validade do ato administrativo, corresponde na prtica e mais propriamente observncia do princpio fundamental de a) economicidade; b) legalidade; c) moralidade; d) impessoalidade; (FCC/2004/TRE-PE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) A Constituio Federal no se referiu expressamente ao princpio da finalidade, mas o admitiu sob a denominao de princpio da: a) impessoalidade; b) publicidade; c) presuno de legitimidade; d) legalidade; e) moralidade.

Inclusive, j foi objeto de concurso pblico questo indagando dos candidatos se o princpio da impessoalidade previsto expressamente na Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo federal. Perguntou-se isso porque no art. 21 dessa lei h meno expressa ao princpio da finalidade. Diante dessa questo, a melhor resposta a que o princpio da impessoalidade no foi previsto expressamente na referida norma, porm nela est representado pelo princpio da finalidade. Alm disso, ele est contido implicitamente no art. 2, pargrafo nico, cujo texto o seguinte: objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades.

Art. 2 A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia.
19

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Outra demonstrao da presena implcita desse princpio na referida lei decorre das normas contidas nos arts. 18 a 21, que contm regras sobre impedimento e suspeio nos processos administrativos federais. Abaixo reproduzirei esses artigos cuja leitura importante para seu estudo, pois essa lei provavelmente estar prevista no programa do concurso da RFB:
Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. Pargrafo nico. A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. Art. 20. Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. Art. 21. O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo.

Dessa forma, o agente pblico deve perseguir a finalidade expressa ou implcita (virtual) na lei, no promovendo perseguies ou favorecimentos aos administrados e aos prprios integrantes do quadro de pessoal do Estado.

- Associado ao princpio da isonomia: O segundo aspecto que voc deve considerar no seu estudo sobre princpio da impessoalidade diz respeito sua associao ao princpio da isonomia (igualdade). A Administrao Pblica, agindo de forma impessoal, deve tratar com igualdade os administrados que se encontrem na mesma situao jurdica.
(FCC/TRE/MG/ANAL. JUDICIRIO/2005) A obrigao atribuda ao Poder Pblico de manter uma posio neutra em relao aos administrados, no podendo atuar com objetivo de prejudicar ou favorecer determinada pessoa, decorre do princpio da: a) moralidade; b) impessoalidade; c) legalidade; d) motivao; e) imperatividade (DELEGADO DE POLCIA CIVIL-DF/2009/FUNIVERSA) O princpio constitucional da impessoalidade tem ntima relao com o da igualdade. (correta) (CESPE/2009/ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO) O presidente de um tribunal de justia estadual tem disponvel no oramento do tribunal a quantia de R$ 2.000.000,00 para pagamento de verbas atrasadas dos juzes de direito e desembargadores. Cada
20

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


juiz e desembargador faz jus, em mdia, a R$ 130.000,00. Ocorre que o presidente da Corte determinou, por portaria publicada no Dirio Oficial, o pagamento das verbas apenas aos desembargadores, devendo os juzes de direito aguardar nova disponibilizao de verba oramentria para o pagamento do que lhes devido. O presidente fundamentou sua deciso de pagamento inicial em razo de os desembargadores estarem em nvel hierrquico superior ao dos juzes. Irresignados, alguns juzes pretendem ingressar com ao popular contra o ato que determinou o pagamento das verbas aos desembargadores. Considerando a situao hipottica acima apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca do controle e dos princpios fundamentais da administrao pblica. A deciso do presidente do tribunal de justia violou o princpio da impessoalidade, na medida em que esse princpio objetiva a igualdade de tratamento que o administrador deve dispensar aos administrados que se encontrarem em idntica situao jurdica. (correta)

Voc deve se lembrar do seu professor de Administrativo ou Constitucional dizendo em sala de aula que a essncia da igualdade tratar desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades. Isso ocorre, por exemplo, com a reserva de vagas para portadores de necessidades especiais nos concursos pblicos.
(FCC/2002/TRE-CE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) Uma das possveis aplicaes do princpio da impessoalidade impedir que determinadas pessoas recebam tratamento favorecido em concursos pblicos, em razo de deficincia fsica. (errada) (FCC/TRE/MG/ANAL. JUDICIRIO/2005) A obrigao atribuda ao Poder Pblico de manter uma posio neutra em relao aos administrados, no podendo atuar com objetivo de prejudicar ou favorecer determinada pessoa, decorre do princpio da: a) moralidade; b) impessoalidade; c) legalidade; d) motivao; e) imperatividade

A realizao de licitaes e de concursos pblicos so tambm expresses do princpio da impessoalidade associado isonomia, pois oportunidades iguais so conferidas a todos aqueles que preencherem os requisitos previstos na lei e no edital.
(FCC/2002/TRE-CE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) Uma das possveis aplicaes do princpio da impessoalidade considerar inconstitucionais os critrios de ttulos em concursos para provimento de cargos pblicos. (errada) (CESPE/AFPS) Uma vez que a licitao permite a disputa de vrias pessoas que satisfaam a critrios da lei e do edital, correto afirmar que, com isso, esto sendo observados os princpios constitucionais da isonomia, da legalidade e da impessoalidade da administrao pblica. (correta)

- Associado vedao de promoes pessoais pelos agentes pblicos: O princpio tambm deve ser analisado como uma proibio aos agentes pblicos para que se valham de seus cargos, empregos ou funes para promoo pessoal ou de terceiros. Essa regra est prevista no art. 37, 1, da CF/88, cujo contedo determina que:
21

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.

Portanto, determinada obra no deve ser associada ao agente pblico, mas sim pessoa jurdica. Por exemplo: obra realizada pelo Estado de Minas Gerais e no obra realizada pelo Governo Fulano de tal.
(CESPE/2009/SECONT-ES/AUDITOR DO ESTADO/TECNOLOGIA DA INFORMAO) Como decorrncia do princpio da impessoalidade, a CF probe a presena de nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos. (correta) (CESPE/2009/ANAC/Analista Administrativo) A insero de nome, smbolo ou imagem de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios ou campanhas de rgos pblicos fere o princpio da impessoalidade da administrao pblica. (correta) (CESPE/2009/TRT17/ANALISTA JUDICIRIO/REA JUDICIRIA/EXECUO DE MANDADOS) As sociedades de economia mista e as empresas pblicas que prestam servios pblicos esto sujeitas ao princpio da publicidade tanto quanto os rgos que compem a administrao direta, razo pela qual vedado, nas suas campanhas publicitrias, mencionar nomes e veicular smbolos ou imagens que possam caracterizar promoo pessoal de autoridade ou servidor dessas entidades. (correta: em que pese o gabarito oficial dessa questo ser correta, particularmente eu discordo, uma vez que a expresso razo pela qual criou um vnculo entre as duas partes da assertiva. Ocorre que a segunda parte no decorrncia da primeira. A vedao de utilizao de nomes, smbolos e etc. no decorre do princpio da eficincia, mas sim do princpio da impessoalidade). (FCC/2002/TRE-CE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) Uma das possveis aplicaes do princpio da impessoalidade proibir que constem, na publicidade das obras e servios pblicos, nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades. (correta)

No se deve deduzir dessa regra que os agentes pblicos no podem se identificar na prtica dos atos administrativos. Pelo contrrio, pois direito dos administrados exigir a identificao funcional das autoridades administrativas, sendo dever destes se identificarem. O que no pode ocorrer o agente pblico buscar sua promoo pessoal (tirar proveito da situao) atravs da vinculao de seu nome a servios, programas, obras e etc.
(FCC/2002/TRE-CE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) Uma das possveis aplicaes do princpio da impessoalidade impedir que servidores pblicos se identifiquem pessoalmente como autores dos atos administrativos que praticam. (errada)

preciso ter cuidado em provas com esse art. 37, 1, CF, pois no raro as bancas reproduzem este dispositivo constitucional associando-o ao princpio da publicidade. Trata-se de pegadinha, pois referida regra no d nfase obrigatoriedade de divulgao o que seria princpio da publicidade -, mas sim vedao da divulgao com o propsito de promover imagem de autoridades e servidores pblicos, o que constitui ofensa ao princpio da impessoalidade.
22

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Aplicando o princpio sob essa tica, o STF manifestou-se pela constitucionalidade do inciso V do artigo 20 da Constituio do Cear que veda ao Estado e aos Municpios atribuir nome de pessoa viva a avenida, praa, rua, logradouro, ponte, reservatrio de gua, viaduto, praa de esporte, biblioteca, hospital, maternidade, edifcio pblico, auditrios, cidades e salas de aula. Na viso do ministro relator deste julgado, o preceito visa impedir o culto e a promoo pessoal de pessoas vivas, tenham ou no passagem pela Administrao. Destacou em seu voto que proibio similar estipulada, no mbito federal, pela Lei n. 6.454/77 (ADI 307, voto do Min. Eros Grau, julgamento em 13-2-08, DJE de 20-6-08).

- Associado ao princpio da imputao volitiva: Por fim, o princpio da impessoalidade est atrelado Teoria do rgo, que oportunamente ser estudada. Tal teoria, que se baseia no princpio da imputao volitiva, preceitua que os atos praticados pelos agentes pblicos so imputados pessoa jurdica em nome da qual atua.
(FCC/Analista Judicirio Execuo de Mandados - TRF 5 Regio/2003) - uma decorrncia possvel do princpio da impessoalidade aplicado Administrao Pblica (A) serem os atos praticados pelos agentes pblicos imputados entidade da Administrao em nome da qual eles agem. (B) ser vedado autoridade que pratica um ato administrativo identificar-se pessoalmente. (C) no serem os agentes pblicos pessoalmente responsveis pelos atos que praticam em nome da Administrao. (D) no poder a Administrao praticar atos que gerem conseqncias para pessoas nominalmente identificadas. (E) no possuir a Administrao responsabilidade civil pelos atos praticados por seus agentes, nas hipteses em que estejam exercendo competncia privativa (FGV/2008/TCM-RJ/PROCURADOR) A assertiva "que os atos e provimentos administrativos so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio" encontra respaldo, essencialmente no princpio da impessoalidade (adaptada) (correta) (FCC/2010/CASA CIVIL/SP/EXECUTIVO PBLICO) O princpio ou regra da Administrao Pblica que determina que os atos realizados pela Administrao Pblica, ou por ela delegados, so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio o da impessoalidade. (correta)

Dessa forma, os agentes pblicos so instrumentos para manifestao da vontade da Administrao Pblica. Com base nessa teoria, se um servidor pblico causar prejuzo a um particular, como por exemplo, agredindo-o fisicamente a ponto de causar-lhe leses, a ao judicial pleiteando a reparao civil (gastos com uma cirurgia plstica, por exemplo) ser proposta contra o ente pblico em nome da qual agiu o servidor agressor. Se nesse
23

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE exemplo o servidor for lotado na autarquia INSS, ser contra esta entidade que a vtima das leses propor a ao indenizatria. Posteriormente, se o INSS suportar algum prejuzo, ajuizar ao regressiva contra o agente causador dos danos.
(FCC/2002/TRE-CE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) Uma das possveis aplicaes do princpio da impessoalidade considerar que o servidor age em nome da Administrao, de modo que a Administrao se responsabiliza pelos atos do servidor, e este no possui responsabilidade. (errada)

Ainda aplicando o princpio da imputao volitiva, merece destaque a validade dos atos praticados por funcionrios de fato (agentes de fato), que so aqueles irregularmente investidos na funo pblica (ex: servidor que ingressou sem o obrigatrio concurso pblico), mas cuja situao tem aparncia de legalidade. Atribui-se validade aos seus atos sob o fundamento de que foram praticados pela pessoa jurdica e com o propsito de proteger a boa-f dos administrados. Imaginem um servidor que foi nomeado sem concurso pblico e ao longo dos anos praticou diversos atos. H uma irregularidade em sua investidura (ausncia de concurso), o que, com base na teoria do rgo, no invalidar os seus atos se praticados de acordo com o ordenamento jurdico, pois, conforme j dito, consideram-se praticados pela pessoa jurdica a qual integra.
(PGE/PE/PROCURADOR/2009/CESPE) De acordo com o princpio da impessoalidade, possvel reconhecer a validade de atos praticados por funcionrio pblico irregularmente investido no cargo ou funo, sob o fundamento de que tais atos configuram atuao do rgo e no do agente pblico. (correta)

Moralidade
Vamos agora ver mais um princpio, dessa vez o da moralidade. Questes envolvendo esse princpio geralmente so bem fceis. O princpio da moralidade exige que o agente pblico atue de forma tica, observando a moral administrativa (moral jurdica composta de regras de boa administrao), que difere da moral comum.
(CESPE/2009/ANATEL/Analista Administrativo/Direito) Governadores de estado devem obrigatoriamente observar o princpio da moralidade pblica na prtica de atos discricionrios. (correta)

Enquanto a moral comum vincula o indivduo em sua conduta externa, preocupando-se em diferenciar o bem do mal, a moral administrativa est associada disciplina interna da Administrao.
(FCC/Analista Judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio/2003) O princpio da moralidade administrativa diz respeito (A) moral paralela, que, embora ilegtima, deve ser acatada, porque lcita.
24

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


(B) ao prprio princpio da legalidade e se identifica com a moral aceita pelo homo medius. (C) economia interna da Administrao, excluda sua apreciao pelo Poder Judicirio. (D) desonestidade e, portanto, se subordina ao interesse pblico ou finalidade do ato. (E) ao conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior da Administrao

O princpio da moralidade tambm se aplica ao particular que se relaciona com a Administrao Pblica.
(RECEITA FEDERAL/ESAF/AUDITOR FISCAL/2005) O princpio da moralidade administrativa incide apenas em relao s aes do administrador pblico, no sendo aplicvel ao particular que se relaciona com a Administrao Pblica. (Gabarito: errada) (CESPE/2010/ANEEL/Todos os Cargos/Nvel Superior) O princpio da moralidade administrativa tem existncia autnoma no ordenamento jurdico nacional e deve ser observado no somente pelo administrador pblico, como tambm pelo particular que se relaciona com a administrao pblica.

Grave que a moralidade constitui requisito de validade de todo ato da Administrao Pblica!
(CESPE/TCE-PE/2004) Um ato administrativo que ofenda o princpio constitucional da moralidade passvel de anulao e, para que esta ocorra, no indispensvel, em todos os casos, examinar a inteno do agente pblico. (Gabarito: correta) (TCNICO JUDICIRIO/TER-MA/2006/CESPE) A moralidade administrativa no constitui, a partir da Constituio de 1988, pressuposto de validade de todo ato da administrao pblica. (Gabarito: errada)

So diversos os instrumentos de combate imoralidade administrativa previstos no ordenamento jurdico ptrio, tais como a ao popular, ao civil pblica e a Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92), que regulamenta o art. 37, 4, da CF, cuja redao a seguinte:
Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

Muita ateno na prova quanto a esse dispositivo constitucional, pois as bancas costumam inverter suspenso dos direitos polticos e perda da funo pblica colocando que os atos de improbidade geram a perda de direitos polticos (o que no existe no Brasil) e a suspenso da funo pblica. Quando eu tratar de nepotismo, destacarei que no preciso editar lei formal para regulamentar o tema, uma vez que a sua proibio decorre dos princpios constitucionais. Essa mesma discusso existiu quanto ao princpio da moralidade, sustentando o STF que no preciso lei formal para dar eficcia ao princpio da moralidade, podendo, inclusive, a Administrao Pblica disciplinar o assunto por meio de atos normativos infralegais, tais como decretos e regulamentos. Tome como exemplo o recente decreto sobre
25

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE nepotismo (Decreto n 7.203/10) e o Cdigo de tica dos Servidores Federais (Decreto n 1.171/94).
(AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO/AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS/TCU/CESPE/2009) Os princpios constitucionais, assim como as regras, so dotados de fora normativa. Com base nesse entendimento doutrinrio, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem entendido que o princpio da moralidade, por exemplo, carece de lei formal que regule sua aplicao, no podendo a administrao disciplinar, por meio de atos infralegais, os casos em que reste violado esse princpio, sob pena de desrespeito ao princpio da legalidade. (errada)

Recentemente, houve grande progresso no combate ao nepotismo com a edio da smula vinculante n 13, editada pelo Supremo Tribunal Federal:
Smula Vinculante n 13 - A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal.

Analise comigo quais so as possveis informaes constantes dessa smula que podem ser objeto de questo de prova. Veja se concorda com as minhas concluses: Quem est sujeito ao nepotismo: cnjuge, companheiro e parente at o 3 grau; Pegadinha: banca substituir 3 grau por 2 grau. Com quem ocorrem os vnculos acima para caracterizao do nepotismo: autoridade nomeante ou servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento; Pegadinha: banca substituir cargo de direo, chefia ou assessoramento por cargo efetivo, ou acrescentar essa expresso na assertiva, pois no haver nepotismo se a nomeao for para ocupar cargo efetivo (cujo ingresso se d por meio de concurso pblico). Nepotismo caracteriza-se em quais cargos/funes: cargos em comisso ou funes de confiana Pegadinha: banca substituir cargo em comisso ou funo de confiana por cargo efetivo, conforme j dito acima.

Em resumo, haver nepotismo nas seguintes hipteses:


26

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE se a autoridade nomear seu cnjuge, companheiro ou parente at o 3 grau para ocupar cargo em comisso ou exercer funo de confiana; se o servidor nomeado for cnjuge, companheiro ou parente at o 3 de servidor da mesma pessoa jurdica que ocupe cargo de direo, chefia ou assessoramento; se ocorrer nepotismo cruzado, em que a autoridade A nomeia, por exemplo, o cnjuge da autoridade B, e esta nomeia o irmo da autoridade A. So as designaes recprocas citadas na smula. Alm dessas colocaes, existem alguns pontos no constantes da smula vinculante n 13, mas que foram discutidos e decididos pelos Ministros do STF: No h nepotismo nas nomeaes para cargos de natureza poltica, tais como os cargos de Secretrios de Governo e Ministros de Estado2, salvo se for nepotismo cruzado;
(CESPE/2009/AGU/ADVOGADO) Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, conclui-se que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF. (correta) (ADVOGADO DA UNIO/ADV AGU 2009/CESPE) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. (correta) (SEAPA/CESPE/2009/CONHECIMENTOS BSICOS) O nepotismo corresponde a prtica que pode violar o princpio da moralidade administrativa. A esse respeito, de acordo com a jurisprudncia do STF, seria inconstitucional ato discricionrio do governador do DF que nomeasse parente de segundo grau para o exerccio do cargo de secretrio de Estado da SEAPA/DF. (errada) (IBRAM/CESPE/2009/ANALISTAS DE ATIVIDADES DO MEIO AMBIENTE) Ofende os princpios constitucionais que regem a administrao pblica, a conduta de um prefeito que indicou seu filho para cargo em comisso de assessor do secretrio de fazenda do mesmo municpio, que efetivamente o nomeou. (correta)

O STF no procedeu enumerao de quais so os cargos considerados polticos para fins de nepotismo, o que afastaria as dvidas que tm surgido. De qualquer forma, por enquanto, considere apenas os cargos de Secretrio de Governo e de Ministro de Estado. As eventuais dvidas devero ser dirimidas pelo prprio STF, como fez quando foi provocado a decidir se o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas poltico, ocasio em que decidiu que no, mas sim cargo administrativo, sujeito, portanto, s regras do nepotismo.
27

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

No h necessidade de que a vedao ao nepotismo seja prevista em lei formal, pois de acordo com o STF a sua proibio decorre diretamente dos princpios contidos no art. 37 da CF, mais precisamente dos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficincia.
(CESPE/AGU/2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa. (correta) (ESAF/CONTADOR RECIFE/2003) A rejeio figura do nepotismo no servio pblico tem seu amparo original no princpio constitucional da: a) moralidade; b) legalidade; c) impessoalidade; d) razoabilidade; e) eficincia (MINISTRIO DA CINCIA E TECNOLOGIA/FINEP/ANALISTA/ADMINISTRAO DE MATERIAL E LICITAES/CESPE) Exige-se edio de lei formal para coibir a prtica do nepotismo, uma vez que a sua vedao no decorre diretamente dos princpios contidos na Constituio Federal (CF). (errada)

interessante destacar, para finalizar, que a prtica de nepotismo constitui ato de improbidade administrativa por ofensa aos princpios da Administrao Pblica (art. 11 da Lei 8.429/92), cuja caracterizao, conforme vem decidindo o Superior Tribunal de Justia, independe de dano ou de leso material ao errio.

Publicidade
O princpio da publicidade prev a obrigatoriedade de divulgao dos atos da Administrao Pblica produtores de efeitos externos, sendo poucas as excees em que se admite o sigilo (para a preservao do interesse pblico e para a defesa da intimidade). Com o que eu disse agora j fique ligado na prova, pois nem todos os atos da Administrao Pblica devem ser publicados, mas apenas aqueles que produzem efeitos externos (exs: aposentadoria, demisso, deciso em processo administrativo), ressalvando-se ainda os casos de intimidade e de interesse pblico. A publicidade dos atos oficiais tem basicamente dois objetivos: fazer com que o contedo do ato chegue ao conhecimento dos administrados (divulgao), iniciando-se a partir da a produo de seus efeitos externos (um edital de concurso pblico apenas produz efeitos externos aps sua regular divulgao, por exemplo, por meio de sua publicao na Imprensa Oficial); propiciar que os administrados exeram controle sobre a validade do ato divulgado (aproveitando o exemplo anterior, caso um candidato considere que o edital do concurso pblico divulgado contm alguma ilegalidade,
28

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE poder exercer o controle de sua validade impetrando um mandado de segurana). J vi bancas perguntando em prova se a publicidade elemento formativo dos atos administrativos. Cuidado, pois no ! A publicidade requisito para validade, eficcia (produo de efeitos jurdicos) e moralidade do ato administrativo. Vale chamar a sua ateno para o fato de a publicidade no se limitar divulgao dos atos oficiais, mas tambm alcanar a sua disponibilizao para exame dos administrados (art. 5, XXXIII, CF), ressalvando-se, contudo, os atos protegidos legitimamente pelo sigilo. Quanto publicao dos atos em meio oficial, destaca-se que os mesmos, em regra, devem ser publicados no Dirio Oficial (no mbito federal, por exemplo, no Dirio Oficial da Unio). Contudo, nem todos os municpios possuem Imprensa Oficial. Nesses casos, a divulgao ser feita por meio de jornal particular de circulao local, que funcionar a partir de sua contratao como um meio oficial de publicaes dos atos da Administrao Pblica.
(CESPE - 2009 - TRF - 2 REGIO - Juiz) De acordo com o princpio da publicidade, os atos administrativos devem ser publicados necessariamente no Dirio Oficial, no tendo validade a mera publicao em boletins internos das reparties pblicas. (errada)

Entretanto, no se pode esquecer que em diversos municpios sequer existem jornais de circulao local, sendo a soluo para esses casos a afixao dos atos nas sedes dos rgos pblicos municipais (como exemplo, no prdio da Prefeitura). Cuidado na prova, pois divulgaes em imprensa particular no contratada, rdio ou televiso no produzem efeitos jurdicos. o que ocorre, por exemplo, com a veiculao de notcias pela Voz do Brasil, que no ser suficiente para atender ao princpio da publicidade.

Eficincia
O princpio da eficincia tornou-se expresso na Constituio Federal de 1988 com a edio da Emenda Constitucional n 19/98, que o inseriu na redao do caput do art. 37, pois at tal momento era princpio implcito (reconhecido).
(FCC/Analista Judicirio rea Administrativa TRE BA/2003) Dentre os princpios de observncia obrigatria pela administrao pblica, expressamente previstos na Constituio Federal, est o da (A) proporcionalidade. (B) autotutela. (C) eficincia. (D) razoabilidade. (E) hierarquia.

29

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


(FCC/2010/AL-SP/AGENTE TCNICO LEGISLATIVO) O princpio da eficincia com o advento da Emenda Constitucional n 19/98 ganhou acento constitucional, passando a sobrepor-se aos demais princpios gerais aplicveis Administrao. (errada) (CESPE/2009/PC-PB/Agente de Investigao e Agente de Polcia) O princpio da eficincia na administrao pblica foi inserido no caput do art. 37 da CF apenas com a edio da Emenda Constitucional n. 19/1998. Entretanto, mesmo antes disso, j era considerado pela doutrina e pela jurisprudncia ptria como um princpio implcito no texto constitucional. Sob o enfoque desse princpio, assinale a opo correta. a) A burocracia administrativa considerada um mal necessrio, de forma que a administrao no deve preocupar-se em reduzir as formalidades destitudas de sentido. b) O princpio da eficincia, relacionado na CF apenas na parte em que trata da administrao pblica, no se aplica s aes dos Poderes Legislativo e Judicirio. c) O princpio da gesto participativa, que confere ao administrado interessado em determinado servio pblico a possibilidade de sugerir modificaes nesse servio, no guarda relao com o princpio da eficincia. d) A imparcialidade e a neutralidade do agente administrativo na prtica dos atos no contribuem para a efetivao do princpio da eficincia. e) A transparncia dos atos administrativos um importante aspecto do princpio da eficincia, na medida em que cobe a prtica de atos que visam satisfao de interesses pessoais.

Fique muito atento(a) na prova, pois comum as bancas perguntarem se a EC 19/98 inseriu o princpio da eficincia no nosso ordenamento jurdico. De forma nenhuma, pois referido princpio j era de observncia obrigatria, porm no constava expressamente na CF, sendo, por isso, princpio implcito. O que fez a EC 19/98 foi to somente torn-lo um princpio expresso ao modificar a redao do art. 37, caput, CF, incluindo explicitamente referido princpio. Tambm foi previsto expressamente na Lei 9.784/99 (lei que regula o processo administrativo no mbito federal). Referido princpio veicula a obrigatoriedade de que os agentes pblicos busquem em seus desempenhos os melhores resultados possveis, valendo tambm esse raciocnio para a Administrao Pblica, que deve se aparelhar e se estruturar de sorte a viabilizar a eficiente atuao de seus agentes.
(ESAF/APO-SP/2009) O modo de atuao do agente pblico, em que se espera melhor desempenho de suas funes, visando alcanar os melhores resultados e com o menor custo possvel, decorre diretamente do princpio da razoabilidade. (errada, pois o correto seria princpio da eficincia) (CONTROLADOR DE ARRECADAO/RIO DE JANEIRO/2002) A qualidade do servio pblico prestado populao, a que corresponde o direito do usurio de exigi-la, consectrio do princpio constitucional da: a) eficincia; b) moralidade; c) motivao necessria; d) continuidade dos servios pblicos

Por isso o gerenciamento irresponsvel de recursos pblicos, o que ofende o princpio da economicidade, tambm constitui leso ao princpio da eficincia.
30

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Um outro reflexo desse princpio foi o acrscimo do inciso LXXVIII ao art. 5 da CF, cujo contedo busca uma maior celeridade nos processos judiciais e administrativos. Eis sua redao: a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. Outro exemplo de manifestao desse princpio o pedido de reconsiderao, previsto, por exemplo, na Lei 9.784/99 e na Lei 8.112/90, que possibilita autoridade que proferiu determinada deciso reconsider-la, a requerimento do interessado, evitando assim a remessa do processo para rgo superior visando apreciao de recurso administrativo, o que certamente aumentaria o prazo de durao do processo. O princpio em tela tambm est associado noo de administrao gerencial, que um modelo de administrao que privilegia a desburocratizao administrativa e a descentralizao administrativa, cuja introduo no Brasil se deu com a reforma administrativa de 1967, operada pelo Decreto-Lei 200.
(ESAF/AFRF/2005) Os princpios constitucionais da legalidade e da moralidade vinculam-se, originalmente, noo de administrao: a) patrimonialista; b) descentralizada; c) gerencial; d) centralizada; e) burocrtica.

Ao inserir o princpio da eficincia na CF, o legislador constituinte previu outros mecanismos destinados a facilitar sua concretizao, tais como os 3 e 8 do art. 37:
3 A lei disciplinar as formas de participao do usurio na administrao pblica direta e indireta, regulando especialmente: I - as reclamaes relativas prestao dos servios pblicos em geral, asseguradas a manuteno de servios de atendimento ao usurio e a avaliao peridica, externa e interna, da qualidade dos servios; II - o acesso dos usurios a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5, X e XXXIII; III - a disciplina da representao contra o exerccio negligente ou abusivo de cargo, emprego ou funo na administrao pblica. 8 A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: I - o prazo de durao do contrato; II - os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes; III - a remunerao do pessoal.

Para encerrar, seguem algumas smulas relacionadas aos princpios administrativos:


31

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE - Smula vinculante n 3 m ula in cu la nte n Nos processos perante o tribunal de contas da unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. - Smula vinculante n 5 m ula in cu la nte n A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a constituio. - Smula vinculante n 13 m ula in cu la nt n A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da unio, dos estados, do distrito federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a constituio federal. - Smula vinculante n 21 m ula in cu la nte n inconstitucional a exigncia de depsito ou arrolamento prvios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo. - Smula do STF n 20 m ula do TF n 20 necessrio processo administrativo com ampla defesa, para demisso de funcionrio admitido por concurso. - Smula do STF n 346 m ula do TF n 34 A administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. - Smula do STF n 473 m ula do TF n 47 A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.

32

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE - Smula do STJ n 373 m ula do TJ n 37 ilegtima a exigncia de depsito prvio para admissibilidade de recurso administrativo. Nesse exato momento encerro o tema princpios administrativos, consciente que aps a leitura de 32 pginas hora de dar uma parada para uma respirada. Anote suas dvidas para aps a leitura da aula enviar para o frum.

QUESTES APRESENTADAS SOBRE PRINCPIOS


As questes abaixo foram citadas durante as aulas sobre princpios. Voc deve julg-las e ao final avaliar o seu aproveitamento:
1) (AFRF 2005 ESAF) O regime jurdico-administrativo deve pautar a elaborao de atos normativos administrativos, bem como a execuo de atos administrativos e ainda a sua respectiva interpretao. 2) (ATRFB-2009/ESAF) A expresso regime jurdico da Administrao Pblica utilizada para designar, em sentido amplo, os regimes de direito pblico e de direito privado a que pode submeter-se a Administrao Pblica. 3) (ESAF/INSPETOR/CVM/2001/ESAF) O regime jurdico administrativo aplica-se exclusivamente no mbito do Poder Executivo. (adaptada) 4) (ESAF/INSPETOR/CVM/2001/ESAF) O regime jurdico administrativo abrange exclusivamente as pessoas jurdicas de direito pblico. (adaptada) 5) (AFRF 2005 ESAF) As relaes entre entidades pblicas estatais, ainda que de mesmo nvel hierrquico, vinculam-se ao regime jurdico-administrativo, a despeito de sua horizontalidade. 6) (ESAF/INSPETOR/CVM/2001/ESAF) O regime jurdico administrativo caracterizase pela verticalidade e unilateralidade da relao jurdica entre Estado e administrado. (adaptada) 7) (ESAF/INSPETOR/CVM/2001/ESAF) O regime jurdico administrativo impe condicionamentos ao exerccio do poder discricionrio da Administrao. (adaptada) 8) (ESAF/Analista MPU/2004) Um dos princpios informativos do Direito Administrativo, que o distingue dos demais ramos, no disciplinamento das relaes jurdicas, sob sua incidncia, o da a) comutatividade na soluo dos interesses em questo. b) subordinao do interesse pblico ao privado. c) supremacia do interesse pblico sobre o privado. d) predominncia da liberdade decisria. e) correlao absoluta entre direitos e obrigaes.
33

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


9) (ESAF/AFRF/2003) O estudo do regime jurdico-administrativo tem em Celso Antnio Bandeira de Mello o seu principal autor e formulador. Para o citado jurista, o regime jurdico-administrativo construdo, fundamentalmente, sobre dois princpios bsicos, dos quais os demais decorrem. Para ele, estes princpios so: a) indisponibilidade do interesse pblico pela Administrao e supremacia do interesse pblico sobre o particular. b) legalidade e supremacia do interesse pblico. c) igualdade dos administrados em face da Administrao e controle jurisdicional dos atos administrativos. d) obrigatoriedade do desempenho da atividade pblica e finalidade pblica dos atos da Administrao. e) legalidade e finalidade. 10) (Auditor Fiscal da Receita Federal 2003/ESAF) O regime jurdico-administrativo construdo, fundamentalmente, sobre dois princpios bsicos, dos quais os demais decorrem. Estes princpios so a indisponibilidade do interesse pblico pela Administrao e a supremacia do interesse pblico sobre o particular. 11) (AFRF 2005 ESAF) Por decorrncia do regime jurdico-administrativo no se tolera que o Poder Pblico celebre acordos judiciais, ainda que benficos, sem a expressa autorizao legislativa. (correta, por fora do princpio da indisponibilidade do interesse pblico, pois o agente pblico s pode dispor do interesse pblico se autorizado por lei) 12) (ESAF/INSPETOR/CVM/2001/ESAF) O regime jurdico administrativo ampara a presuno de legitimidade dos atos administrativos. (adaptada) 13) (AFRF 2005 ESAF) A aplicao do regime jurdico-administrativo autoriza que o Poder Pblico execute aes de coero sobre os administrados sem a necessidade de autorizao judicial. 14) (POL. E ADMIN. TRIBUTRIA/ESAF/2000) No mbito do regime jurdicoadministrativo, no considerada prerrogativa da Administrao Pblica: a) poder de expropriar b) realizar concurso pblico para seleo de pessoal c) alterar unilateralmente os contratos administrativos d) instituir servido e) impor medidas de polcia 15) (FISCAL DO TRABALHO/2003/ESAF) O regime jurdico administrativo consiste em um conjunto de princpios e regras que balizam o exerccio das atividades da Administrao Pblica, tendo por objetivo a realizao do interesse pblico. Vrios institutos jurdicos integram este regime. Assinale, entre as situaes abaixo, aquela que no decorre da aplicao de tal regime. a) Clusulas exorbitantes dos contratos administrativos. b) Autoexecutoriedade do ato de polcia administrativa. c) Veto presidencial a proposio de lei. d) Natureza estatutria do regime jurdico prevalente do servio pblico. e) Concesso de imisso provisria na posse em processo expropriatrio. 16) (ESAF/AFC/2000) A prevalncia do interesse pblico sobre o privado, caracterstica essencial do regime jurdico-administrativo, est presente nas hipteses abaixo, exceto: a) desapropriao por interesse social.
34

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


b) manuteno da equao financeira no contrato administrativo. c) ato de poder de polcia administrativa restritivo de direito. d) remoo de ofcio de servidor pblico. e) encampao de servio pblico concedido a particular 17) (ANALISTA/MPU/2004/ESAF) Um dos princpios informativos do Direito Administrativo, que o distingue dos demais ramos, no disciplinamento das relaes jurdicas, sob sua incidncia, o: a) comutatividade na soluo dos interesses em questo. b) subordinao do interesse pblico ao privado. c) supremacia do interesse pblico sobre o privado. d) predominncia da liberdade decisria. e) correlao absoluta entre direitos e obrigaes. 18) (AUDITOR/ES/2005/CESPE) Um dos princpios regentes da atividade administrativa estatal a supremacia do interesse pblico sobre o privado. Segundo esse princpio, h uma desigualdade jurdica entre a administrao pblica e o particular administrado, com vistas prevalncia do interesse da coletividade. 19) (AFRF 2005 ESAF) Por decorrncia do regime jurdico-administrativo no se tolera que o Poder Pblico celebre acordos judiciais, ainda que benficos, sem a expressa autorizao legislativa. 20) (ESAF/AFRF/2003) Tratando-se de poder de polcia, sabe-se que podem ocorrer excessos na sua execuo material, por meio de intensidade da medida maior que a necessria para a compulso do obrigado ou pela extenso da medida ser maior que a necessria para a obteno dos resultados licitamente desejados. Para limitar tais excessos, impe-se observar, especialmente, o seguinte princpio: a) legalidade; b) finalidade; c) proporcionalidade; d) moralidade; e) contraditrio 21) (ESAF/AFC/SFC/2000) O regime jurdico-administrativo abrange diversos princpios. Entre os princpios abaixo, assinale aquele que se vincula limitao da discricionariedade administrativa: a) impessoalidade b) presuno de legitimidade; c) razoabilidade; d) hierarquia; e) segurana jurdica 22) (ESAF/ESPECIALISTA EM POL. PBL. E GEST. GOV/MPOG/2000) A vedao da aplicao retroativa da nova interpretao da norma administrativa ampara-se no princpio da a) legalidade; b) proporcionalidade; c) segurana jurdica; d) finalidade; e) razoabilidade 23) (FCC/05/PROCURADOR MUNICIPAL/PREF. SANTOS/SP) Em tema de legalidade, como um dos princpios norteadores da atividade administrativa, observe o que se segue: I o administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei. II na Administrao Pblica no h liberdade nem vontade pessoal. III na Administrao Pblica lcito fazer tudo o que a lei no probe. IV no exerccio de sua atividade funcional, o administrador est sujeito s exigncias do bem comum. V a lei para o administrador pblico significa pode fazer assim e para o particular deve fazer assim. Est INCORRETO o que se afirma APENAS em:
35

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


a) I e V; b) I e II; c) II e IV; d) III e V; e) III e IV

24) (ESAF/APO-SP/2009) A Administrao Pblica pode, por ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados. 25) (MIN. PBLICO DO TCU/2004/CESPE) O princpio da legalidade pode ser afastado ante o princpio da supremacia do interesse pblico, especialmente nas hipteses de exerccio de poder de polcia. 26) (FCC/2009/TRT 7 REGIO/ANALISTA JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) O princpio da impessoalidade tem dois sentidos: um relacionado finalidade, no sentido de que ao administrador se impe que s pratique o ato para o seu fim legal; outro, no sentido de excluir a promoo pessoal das autoridades ou servidores pblicos sobre suas realizaes administrativas. 27) (CESPE/2004/TCNICO JUDICIARIO/TRT 10 REGIO) Considerando que Adriano foi recentemente nomeado para cargo pblico de provimento em comisso no Ministrio do Trabalho e Emprego, julgue o seguinte item: Violaria o princpio administrativo da impessoalidade o fato de, no exerccio do cargo, Adriano dar precedncia aos interesses do partido a que filiado, em detrimento do interesse pblico (adaptada). 28) (FCC/2008/MPE-RS/ASSESSOR/REA ADMINISTRAO) Pelo princpio da finalidade, impe-se Administrao Pblica a prtica, e to s essa, de atos voltados para o interesse pblico. 29) (FCC/2010/TRE-AM/TCNICO JUDICIRIO/ENFERMAGEM) O administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e s exigncias do bem comum. 30) (FUNDEP/2005/TJ-MG/TCNICO JUDICIRIO) O princpio da impessoalidade deve ser respeitado nas relaes da Administrao Pblica com os administrados e, tambm, com o prprio administrador pblico. 31) (FCC/2009/TJ-PA/ANALISTA JUDICIRIO/OFICIAL DE JUSTIA) Princpio da impessoalidade tambm conhecido como princpio da finalidade. 32) (CESPE/UnB/TRE/PA/2006) A administrao pblica resume-se em um nico objetivo: o bem comum da coletividade administrada. No desempenho dos encargos administrativos, o agente do poder pblico no tem a liberdade de procurar outro objetivo, ou de dar fim diverso do prescrito em lei para a atividade. Hely Lopes Meirelles. Direito administrativo brasileiro. Editora Malheiros, 2004, p. 86. Altair, servidor de um rgo federal, decidiu tornar a sua atuao diferenciada dos padres adotados no setor. Ele decidiu personalizar o atendimento aos usurios. No entanto, Altair, apesar da boa vontade, estava infringindo um dos princpios bsicos da administrao pblica. Considerando o tema abordado no texto e a situao hipottica acima, assinale a opo correspondente ao princpio infringido por Altair. a) princpio da legalidade b) princpio da moralidade c) princpio da finalidade d) princpio da razoabilidade e) princpio da publicidade 33) (ESAF/ANALISTA COMPRAS RECIFE/2003) A finalidade, como elemento essencial de validade do ato administrativo, corresponde na prtica e mais propriamente observncia do princpio fundamental de
36

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


a) economicidade; b) legalidade; c) moralidade; d) impessoalidade;

34) (FCC/2004/TRE-PE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) A Constituio Federal no se referiu expressamente ao princpio da finalidade, mas o admitiu sob a denominao de princpio da: a) impessoalidade; b) publicidade; c) presuno de legitimidade; d) legalidade; e) moralidade. 35) (FCC/TRE/MG/ANAL. JUDICIRIO/2005) A obrigao atribuda ao Poder Pblico de manter uma posio neutra em relao aos administrados, no podendo atuar com objetivo de prejudicar ou favorecer determinada pessoa, decorre do princpio da: a) moralidade; b) impessoalidade; c) legalidade; d) motivao; e) imperatividade 36) (DELEGADO DE POLCIA CIVIL-DF/2009/FUNIVERSA) O princpio constitucional da impessoalidade tem ntima relao com o da igualdade. 37) (CESPE/2009/ANATEL/ANALISTA ADMINISTRATIVO) O presidente de um tribunal de justia estadual tem disponvel no oramento do tribunal a quantia de R$ 2.000.000,00 para pagamento de verbas atrasadas dos juzes de direito e desembargadores. Cada juiz e desembargador faz jus, em mdia, a R$ 130.000,00. Ocorre que o presidente da Corte determinou, por portaria publicada no Dirio Oficial, o pagamento das verbas apenas aos desembargadores, devendo os juzes de direito aguardar nova disponibilizao de verba oramentria para o pagamento do que lhes devido. O presidente fundamentou sua deciso de pagamento inicial em razo de os desembargadores estarem em nvel hierrquico superior ao dos juzes. Irresignados, alguns juzes pretendem ingressar com ao popular contra o ato que determinou o pagamento das verbas aos desembargadores. Considerando a situao hipottica acima apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca do controle e dos princpios fundamentais da administrao pblica. A deciso do presidente do tribunal de justia violou o princpio da impessoalidade, na medida em que esse princpio objetiva a igualdade de tratamento que o administrador deve dispensar aos administrados que se encontrarem em idntica situao jurdica. 38) (FCC/2002/TRE-CE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) Uma das possveis aplicaes do princpio da impessoalidade impedir que determinadas pessoas recebam tratamento favorecido em concursos pblicos, em razo de deficincia fsica. 39) (FCC/TRE/MG/ANAL. JUDICIRIO/2005) A obrigao atribuda ao Poder Pblico de manter uma posio neutra em relao aos administrados, no podendo atuar com objetivo de prejudicar ou favorecer determinada pessoa, decorre do princpio da: a) moralidade; b) impessoalidade; c) legalidade; d) motivao; e) imperatividade 40) (FCC/2002/TRE-CE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) Uma das possveis aplicaes do princpio da impessoalidade considerar inconstitucionais os critrios de ttulos em concursos para provimento de cargos pblicos. 41) (CESPE/AFPS) Uma vez que a licitao permite a disputa de vrias pessoas que satisfaam a critrios da lei e do edital, correto afirmar que, com isso, esto sendo observados os princpios constitucionais da isonomia, da legalidade e da impessoalidade da administrao pblica. 42) (CESPE/2009/SECONT-ES/AUDITOR DO ESTADO/TECNOLOGIA DA INFORMAO) Como decorrncia do princpio da impessoalidade, a CF probe a
37

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


presena de nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos. 43) (FCC/2002/TRE-CE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) Uma das possveis aplicaes do princpio da impessoalidade proibir que constem, na publicidade das obras e servios pblicos, nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades. 44) (CESPE/2009/TRT17/ANALISTA JUDICIRIO/REA JUDICIRIA/EXECUO DE MANDADOS) As sociedades de economia mista e as empresas pblicas que prestam servios pblicos esto sujeitas ao princpio da publicidade tanto quanto os rgos que compem a administrao direta, razo pela qual vedado, nas suas campanhas publicitrias, mencionar nomes e veicular smbolos ou imagens que possam caracterizar promoo pessoal de autoridade ou servidor dessas entidades. 45) (FCC/2002/TRE-CE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) Uma das possveis aplicaes do princpio da impessoalidade impedir que servidores pblicos se identifiquem pessoalmente como autores dos atos administrativos que praticam. 46) (FGV/2008/TCM-RJ/PROCURADOR) A assertiva "que os atos e provimentos administrativos so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio" encontra respaldo, essencialmente no princpio da impessoalidade (adaptada) 47) (FCC/2010/CASA CIVIL/SP/EXECUTIVO PBLICO) O princpio ou regra da Administrao Pblica que determina que os atos realizados pela Administrao Pblica, ou por ela delegados, so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio o da impessoalidade. 48) (FCC/2002/TRE-CE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA) Uma das possveis aplicaes do princpio da impessoalidade considerar que o servidor age em nome da Administrao, de modo que a Administrao se responsabiliza pelos atos do servidor, e este no possui responsabilidade. 49) (PGE/PE/PROCURADOR/2009/CESPE) De acordo com o princpio da impessoalidade, possvel reconhecer a validade de atos praticados por funcionrio pblico irregularmente investido no cargo ou funo, sob o fundamento de que tais atos configuram atuao do rgo e no do agente pblico. 50) (RECEITA FEDERAL/ESAF/AUDITOR FISCAL/2005) O princpio da moralidade administrativa incide apenas em relao s aes do administrador pblico, no sendo aplicvel ao particular que se relaciona com a Administrao Pblica. 51) (CESPE/TCE-PE/2004) Um ato administrativo que ofenda o princpio constitucional da moralidade passvel de anulao e, para que esta ocorra, no indispensvel, em todos os casos, examinar a inteno do agente pblico. 52) (TCNICO JUDICIRIO/TER-MA/2006/CESPE) A moralidade administrativa no constitui, a partir da Constituio de 1988, pressuposto de validade de todo ato da administrao pblica.

38

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


53) (AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO/AUDITORIA DE OBRAS PBLICAS/TCU/CESPE/2009) Os princpios constitucionais, assim como as regras, so dotados de fora normativa. Com base nesse entendimento doutrinrio, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem entendido que o princpio da moralidade, por exemplo, carece de lei formal que regule sua aplicao, no podendo a administrao disciplinar, por meio de atos infralegais, os casos em que reste violado esse princpio, sob pena de desrespeito ao princpio da legalidade. 54) (HEMOBRS/CESPE/2009/ANALISTA DE GESTO CORPORATIVA) A conduta do administrador pblico, em desrespeito ao princpio da moralidade administrativa, enquadra-se nos denominados atos de improbidade administrativa. 55) (CESPE/2009/AGU/ADVOGADO) Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, concluise que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF. 56) (ADVOGADO DA UNIO/ADV AGU 2009/CESPE) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. 57) (SEAPA/CESPE/2009/CONHECIMENTOS BSICOS) O nepotismo corresponde a prtica que pode violar o princpio da moralidade administrativa. A esse respeito, de acordo com a jurisprudncia do STF, seria inconstitucional ato discricionrio do governador do DF que nomeasse parente de segundo grau para o exerccio do cargo de secretrio de Estado da SEAPA/DF. 58) (IBRAM/CESPE/2009/ANALISTAS DE ATIVIDADES DO MEIO AMBIENTE) Ofende os princpios constitucionais que regem a administrao pblica, a conduta de um prefeito que indicou seu filho para cargo em comisso de assessor do secretrio de fazenda do mesmo municpio, que efetivamente o nomeou. 59) (CESPE/AGU/2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa. 60) (ESAF/CONTADOR RECIFE/2003) A rejeio figura do nepotismo no servio pblico tem seu amparo original no princpio constitucional da: a) moralidade; b) legalidade; c) impessoalidade; d) razoabilidade; e) eficincia 61) (MIN. DA CINCIA E TECNOLOGIA/FINEP/ANALISTA/ADMINISTRAO DE MATERIAL E LICITAES/CESPE) Exige-se edio de lei formal para coibir a prtica do nepotismo, uma vez que a sua vedao no decorre diretamente dos princpios contidos na Constituio Federal (CF).

39

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


62) (ESAF/APO-SP/2009) O modo de atuao do agente pblico, em que se espera melhor desempenho de suas funes, visando alcanar os melhores resultados e com o menor custo possvel, decorre diretamente do princpio da razoabilidade. 63) (CONTROLADOR DE ARRECADAO/RIO DE JANEIRO/2002) A qualidade do servio pblico prestado populao, a que corresponde o direito do usurio de exigi-la, consectrio do princpio constitucional da: a) eficincia; b) moralidade; c) motivao necessria; d) continuidade dos servios pblicos 64) (ESAF/AFRF/2005) Os princpios constitucionais da legalidade e da moralidade vinculam-se, originalmente, noo de administrao: a) patrimonialista; b) descentralizada; c) gerencial; d) centralizada; e) burocrtica. 65) (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio/2003) O princpio da moralidade administrativa diz respeito (A) moral paralela, que, embora ilegtima, deve ser acatada, porque lcita. (B) ao prprio princpio da legalidade e se identifica com a moral aceita pelo homo medius. (C) economia interna da Administrao, excluda sua apreciao pelo Poder Judicirio. (D) desonestidade e, portanto, se subordina ao interesse pblico ou finalidade do ato. (E) ao conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior da Administrao 66) (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa TRE BA/2003) Dentre os princpios de observncia obrigatria pela administrao pblica, expressamente previstos na Constituio Federal, est o da (A) proporcionalidade. (B) autotutela. (C) eficincia. (D) razoabilidade. (E) hierarquia. 67) (FCC/Analista Judicirio Execuo de Mandados - TRF 5 Regio/2003) - uma decorrncia possvel do princpio da impessoalidade aplicado Administrao Pblica (A) serem os atos praticados pelos agentes pblicos imputados entidade da Administrao em nome da qual eles agem. (B) ser vedado autoridade que pratica um ato administrativo identificar-se pessoalmente. (C) no serem os agentes pblicos pessoalmente responsveis pelos atos que praticam em nome da Administrao. (D) no poder a Administrao praticar atos que gerem conseqncias para pessoas nominalmente identificadas. (E) no possuir a Administrao responsabilidade civil pelos atos praticados por seus agentes, nas hipteses em que estejam exercendo competncia privativa 68) (FCC/2010/AL-SP/AGENTE TCNICO LEGISLATIVO) O princpio da eficincia com o advento da Emenda Constitucional n 19/98 ganhou acento constitucional, passando a sobrepor-se aos demais princpios gerais aplicveis Administrao.
(CESPE/2009/ANAC/Analista Administrativo) A insero de nome, smbolo ou imagem de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios ou campanhas de rgos pblicos fere o princpio da impessoalidade da administrao pblica. 69) (CESPE/2010/ANEEL/Todos os Cargos/Nvel Superior) O princpio da moralidade administrativa tem existncia autnoma no ordenamento jurdico nacional e deve ser
40

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


observado no somente pelo administrador pblico, como tambm pelo particular que se relaciona com a administrao pblica. 70) (CESPE - 2009 - ANATEL - Analista Administrativo - Direito) Governadores de estado devem obrigatoriamente observar o princpio da moralidade pblica na prtica de atos discricionrios. 71) (CESPE - 2009 - PC - PB - Agente de Investigao e Agente de Polcia) O princpio da eficincia na administrao pblica foi inserido no caput do art. 37 da CF apenas com a edio da Emenda Constitucional n. 19/1998. Entretanto, mesmo antes disso, j era considerado pela doutrina e pela jurisprudncia ptria como um princpio implcito no texto constitucional. Sob o enfoque desse princpio, assinale a opo correta. a) A burocracia administrativa considerada um mal necessrio, de forma que a administrao no deve preocupar-se em reduzir as formalidades destitudas de sentido. b) O princpio da eficincia, relacionado na CF apenas na parte em que trata da administrao pblica, no se aplica s aes dos Poderes Legislativo e Judicirio. c) O princpio da gesto participativa, que confere ao administrado interessado em determinado servio pblico a possibilidade de sugerir modificaes nesse servio, no guarda relao com o princpio da eficincia. d) A imparcialidade e a neutralidade do agente administrativo na prtica dos atos no contribuem para a efetivao do princpio da eficincia. e) A transparncia dos atos administrativos um importante aspecto do princpio da eficincia, na medida em que cobe a prtica de atos que visam satisfao de interesses pessoais. 72) (CESPE - 2009 - TRF - 2 REGIO - Juiz) De acordo com o princpio da publicidade, os atos administrativos devem ser publicados necessariamente no Dirio Oficial, no tendo validade a mera publicao em boletins internos das reparties pblicas.
Gabarito: 1) correta, 2) correta, 3) errada, 4) correta, 5) correta, 6) correta, 7) correta, 8) C, 9) A, 10) correta, 11) correta, 12) correta, 13) correta, 14) B, 15) C, 16) B, 17) C, 18) correta, 19) correta, 20) C, 21) C, 22) C, 23) D, 24) errada, 25) errada, 26) correta, 27) correta, 28) correta, 29) correta, 30) correta, 31) correta, 32) C, 33) D, 34) A, 35) B, 36) correta, 37) correta, 38) errada, 39) B, 40) errada, 41) correta, 42) correta, 43) correta, 44) errada, 45) errada, 46) correta, 47) correta, 48) errada, 49) correta, 50) errada, 51) correta, 52) errada, 53) errada, 54) correto, 55) correta, 56) correta, 57) errada, 58) correta, 59) correta, 60) A, 61) errada, 62) errada, 63) A, 64) C, 65) E, 66) C, 67) A, 68) F, 69) correta, 70) correta, 71) E, 72) errada.

Aps conferir o gabarito, preenche o quadro abaixo e veja seu aproveitamento. Quando fizer novamente essas questes lance as informaes nesse mesmo quadro.
Data Data Data N questes 72 N questes 72 N questes 72 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 72 N questes 72 N questes 72 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

41

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

SIMULADO SOBRE PRINCPIOS


01) Os princpios bsicos da administrao pblica esto consubstanciados em quatro regras de observncia permanente e obrigatria para o bom administrador: legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade. 02) A Constituio de 1988 no se referiu expressamente ao principio da finalidade, mas o admitiu sob a denominao de principio da impessoalidade. 03) A legalidade, como principio de administrao (CF, art. 37, caput), significa que o administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e s exigncias do bem comum, e deles no se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato invlido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. 04) A eficcia de toda atividade administrativa est condicionada ao atendimento da lei. 05) A moralidade administrativa constitui pressuposto de validade de todo ato da Administrao Pblica. 06) No Direito Administrativo, no h diferena entre moral comum e moral jurdica. 07) A moral comum imposta ao homem para sua conduta externa; a moral administrativa imposta ao agente pblico para sua conduta interna, segundo as exigncias da instituio a que serve e a finalidade de sua ao: o bem comum. 08) O princpio da impessoalidade, referido na Constituio de 1988, nada mais que o clssico princpio da finalidade, o qual impe ao administrador pblico que s pratique o ato para o seu fim legal. 09) Fim legal aquele que, dentre outros, a norma de Direito indica expressa ou virtualmente como objetivo do ato, de forma impessoal. 10) O principio da eficincia tambm deve ser entendido para excluir a promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos sobre suas realizaes administrativas. 11) Publicidade a divulgao oficial do ato para conhecimento pblico e incio de seus efeitos externos. 12) A publicidade, alm de ser elemento formativo do ato, requisito de eficcia e moralidade. 13) Os atos irregulares se convalidam com a publicao. 14) Os atos regulares no dispensam a publicao para sua exeqibilidade, quando a lei ou o regulamento a exige. 15) Todo ato administrativo deve ser publicado. 16) O princpio da publicidade dos atos e contratos administrativos, alm de assegurar seus efeitos externos, visa a propiciar seu conhecimento e controle pelos interessados diretos e pelo povo em geral.
42

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


17) A publicao que produz efeitos jurdicos tanto a do rgo oficial da Administrao como a divulgao pela imprensa particular, pela televiso ou pelo rdio, desde que em horrio oficial. 18) Por meio oficial entendem-se exclusivamente o Dirio Oficial das entidades pblicas. 19) Vale tambm como publicao oficial a afixao dos atos e leis municipais na sede da Prefeitura ou da Cmara, onde no houver rgo oficial, em conformidade com o disposto na Lei Orgnica do Municpio. 20) O princpio da impessoalidade, constante do caput do art. 37 da CF, nada mais que o clssico princpio da finalidade. 21) O princpio da publicidade, basilar do estado de direito e fundamento da administrao pblica brasileira, determina que toda e qualquer ingerncia estatal dever ser publicada em rgo oficial, sob pena de malferimento ao referido preceito. 22) Uma vez que a licitao permite a disputa de vrias pessoas que satisfaam a critrios da lei e do edital, correto afirmar que, com isso, esto sendo observados os princpios constitucionais da isonomia, da legalidade e da impessoalidade da administrao pblica. 23) A qualidade do servio pblico prestado populao, a que corresponde o direito do usurio de exigi-la, consectrio do princpio constitucional da eficincia. 24) O art. 39, 3, da CF/88 autoriza a lei a estabelecer requisitos diferenciados de admisso a cargo pblico, quando a natureza do cargo o exigir. A pertinncia desses requisitos, em relao a determinado cargo a ser provido, aferida mediante a aplicao do princpio da razoabilidade. 25) S legtima a atividade do administrador pblico se estiver condizente com preexistente norma geral, impessoal e abstrata que a autorize. O enunciado traduz o princpio da moralidade. 26) A exigncia constitucional de provimento por concurso pblico dos cargos efetivos tem seu fundamento doutrinrio bsico no princpio da isonomia. 27) A rejeio figura do nepotismo no servio pblico tem seu amparo original no princpio constitucional da moralidade. 28) A Administrao Pblica ao realizar suas atividades deve obedincia, exclusivamente, ao princpio da legalidade estrita. 29) Contraria o princpio constitucional de publicidade da administrao pblica o fato de um fiscal de contribuies previdencirias autuar empresa exclusivamente porque o proprietrio seu desafeto. 30) O princpio da proporcionalidade tem como fundamentos: adequao, exigibilidade e proporcionalidade em sentido estrito.
Gabarito: 01) E (faltou eficincia), 02) C, 03) C, 04) C, 05) C, 06) E (h diferena), 07) C, 08) C, 09) C, 10) E (princpio da impessoalidade), 11) C, 12) E (no elemento formativo), 13) E (somente se o vcio
43

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


sanvel for por ausncia de publicao), 14) C, 15) E (nem todos; apenas os que produzem efeitos externos), 16) C, 17) E (televiso e rdio no), 18) E (tambm os jornais particulares contratados), 19) C, 20) V, 21) F (nem toda), 22) V, 23) V, 24) V, 25) F (princpio da legalidade), 26) V, 27) V, 28) F (o erro est na palavra exclusivamente), 29) F (princpio da impessoalidade), 30) V.

Avalie o seu aproveitamento:


Data Data Data N questes 30 N questes 30 N questes 30 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 30 N questes 30 N questes 30 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

44

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

PONTO 2 Poderes administrativos


O tema poderes administrativos engana, pois nos resumos e nas apostilas so colocados de forma bem simples, passando uma falsa impresso para o aluno. Voc no faz idia, ou de repente j faz, da quantidade de pegadinhas que essa matria possui. Por isso, vamos aos trabalhos ... Poderes administrativos so os instrumentos que a ordem jurdica disponibiliza para a Administrao Pblica alcanar suas finalidades.
(PROCURADOR DO ESTADO DO CEAR/2004/CESPE) Os poderes administrativos so instrumentais, sendo utilizados pela administrao pblica para cumprir suas finalidades.

De acordo com a doutrina os poderes so: regulamentar (normativo); hierrquico; disciplinar; de polcia. Alguns autores listam os poderes vinculado e o discricionrio, outros no os consideram como poderes autnomos, mas sim como caractersticas dos demais poderes (por ex: o poder de polcia, em regra, discricionrio). Mas considero importante estudar como poderes autnomos, pois se cair na prova voc estar preparado(a).

Poder vinculado
No exerccio do poder vinculado o agente pblico no tem liberdade para agir, pois a lei no lhe confere escolhas. No h anlise de convenincia e de oportunidade quando da prtica do ato. O auditor tributrio do DF (voc!), por exemplo, a aplicar uma multa por descumprimento de obrigao acessria, no faz uma anlise subjetiva para agir (ser que conveniente e/ou oportuno para o Poder Pblico multar o infrator?). A lei determina que ele aplique a punio e no h outro caminho a seguir, sob pena de cometer infrao disciplinar.
(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder vinculado pode ser utilizado tambm nos atos discricionrios da Administrao Pblica. (errada) (AGENTE DA POLCIA FEDERAL/1997/CESPE) Considere que Cndido seja fiscal do instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), usando na explorao ilegal de madeiras, e que, pelas normas aplicveis a seu trabalho, Cndido seja obrigado apreender a madeira ilegalmente extrada que encontrar no trabalho de fiscalizao e a aplicar multa aos responsveis pela e pelo transporte do madeirame. Assim, estes so exemplos de atos resultantes do poder discricionrio que Cndido detm. (Gabarito: errada)
45

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Observe que no exerccio do poder vinculado a lei j determina previamente como deve agir o agente pblico, no cabendo a este realizar escolhas.
(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Nos atos praticados em razo do poder vinculado, a atuao subjetiva do administrador fica restrita ao ato de julgar se a situao de fato est ou no amoldada aos contornos legais. (Gabarito: correta)

Exemplos: licena para construir; aposentadorias (quaisquer delas: compulsria, voluntria ou por invalidez); exonerao de servidor reprovado no estgio probatrio. Em todas essas situaes, presentes os requisitos para conceder a licena, a aposentadoria ou exonerar o servidor, outras no podero ser as condutas da autoridade administrativa.
(ESAF/AFTN/89) Poder vinculado aquele que o direito a) atribui ao Poder Pblico para aplicar penalidades s infraes funcionais de seus servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao (poder disciplinar) b) confere ao Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores de seu quadro de pessoal (poder hierrquico) c) confere Administrao Pblica de modo explcito ou implcito, para a prtica de atos administrativos, com liberdade na escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo (poder discricionrio) d) positivo confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formao e) incumbe s autoridades administrativas para explicitar a lei na sua correta execuo ou expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia, ainda no disciplinada por lei (poder regulamentar)

Poder discricionrio:
Em que pese tambm existir subordinao do agente pblico lei, esta lhe confere certa margem de liberdade. Calcado num juzo de mrito (oportunidade e convenincia), o agente pblico poder fazer escolhas, dentre as opes indicadas pela legislao, elegendo aquela que na sua viso melhor atende ao interesse pblico. Exemplos: autorizao para fechamento de rua; nomeao para cargo em comisso (tambm a exonerao); gradao da pena de suspenso (de 1 a 90 dias, de acordo com a Lei 8.112/90). Abordando o mrito administrativo, a ESAF elaborou a seguinte questo:
(ESAF/CGU/2004) O mrito administrativo, na atuao do administrador pblico, cujo controle jurisdicional sofre restries, condiz em particular com o exerccio regular do seu poder a) disciplinar; b) hierrquico; c) de polcia; d) discricionrio; e) vinculado (ANALISTA MPU/2004) Os poderes vinculado e discricionrio, simultaneamente, podem ser exercidos pela autoridade administrativa, na prtica de um determinado ato, ressalvado que esse ltimo se restringe convenincia e oportunidade, bem como quanto
46

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


a) ao contedo; b) forma; c) finalidade; d) competncia; e) ao modo.

Por fim, interessante ressaltar que os atos praticados no exerccio do poder discricionrio, apesar de estarem sujeitos anlise subjetiva do administrador pblico (oportunidade + convenincia), podem ser apreciados quanto legalidade pelo Poder Judicirio. Muita ateno nesse ponto, pois tema muito cobrado pelas bancas. A discricionariedade no impede que o Judicirio aprecie o ato praticado, pois a anlise no incidir sobre a oportunidade e convenincia (critrios exclusivos de quem praticou o ato), mas sim sobre a sua legalidade. Veja as questes abaixo cujas assertivas esto incorretas:
(ANALISTA JUDICIRIO/TRE/AL/2004/CESPE) Caso determinado ato administrativo seja praticado com base no exerccio do poder discricionrio, no competir ao Poder Judicirio reexamin-lo nem lhe decretar nulidade, salvo se padecer de vcio de forma. (JUIZ SUBSTITUTO/TJSE/2004/CESPE) No possvel a apreciao judicial de ato da administrao pblica, praticado no exerccio de seu poder discricionrio, porque tal apreciao implica anlise do mrito administrativo. (OAB/CESPE/2006.3) O poder discricionrio no comporta nenhuma possibilidade de controle por parte do Poder Judicirio.

Antes de encerrar, separei uma questo da ESAF para voc treinar exemplos de poder vinculado e discricionrio. Apesar de o enunciado fazer referncia a atos administrativos o raciocnio idntico para poderes:
(ASSISTENTE JURDICO/AGU/1999) Assinale a letra que contenha a ordem que expresse a correlao correta: 1 ato vinculado 2 ato discricionrio ( ) aposentadoria compulsria por implemento de idade ( ) gradao de penalidade em processo administrativo ( ) nomeao de servidor para cargo em comisso ( ) exonerao de servidor em estgio probatrio ( ) concesso de alvar para atividade comercial a) 2/1/1/2/2; b) 1/2/2/1/1; c) 2/2/2/1/1; d) 1/2/1/2/1; e) 1/1/2/2/2

Poder regulamentar
O poder regulamentar tambm denominado de poder normativo. O nome desse poder serve de auxlio para identificao de sua funo: regulamentar as leis. Da eu pergunto: para que regulamentar as leis? Resposta: para viabilizar a sua execuo! Portanto, por meio do poder regulamentar a Administrao Pblica edita normas complementares s leis viabilizando a sua execuo.
(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder regulamentar, atribudo ao chefe do Poder Executivo, compreende a edio de normas complementares lei, para sua fiel execuo. (correta)
47

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


(DPE/PI/DEFENSOR/2009) Em razo da impossibilidade de que as leis prevejam todas as contingncias que possam surgir na sua execuo, em especial nas diversas situaes que a administrao encontrar para cumprir as suas tarefas e optar pela melhor soluo, necessria a utilizao do poder administrativo denominado poder a) hierrquico; b) de polcia; c) vinculado; d) regulamentar; e) disciplinar. (PROCURADOR DA AGU/2001) Quando o presidente da Repblica expede um decreto para tornar efetiva uma lei, ele exerce poder regulamentar. (correta) (OAB/CESPE/2006.3) A possibilidade de o chefe do Poder Executivo emitir decretos regulamentares com vistas a regular uma lei penal deriva do poder de polcia. (errada) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica o poder de editar atos normativos para ordenar a atuao dos diversos rgos e agentes dotados das competncias especificadas em lei. (errada) (FCC/2010/TRE-AC/Analista Judicirio/rea Judiciria) Sobre os poderes administrativos, considere: I. Poder que a lei confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formalizao. II. Poder que o Direito concede Administrao Pblica, de modo implcito ou explcito, para a prtica de atos administrativos com liberdade de escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo. III. Faculdade de que dispem os Chefes de Executivo de explicar a lei para a sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei. Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos poderes a) subordinado, discricionrio e hierrquico. b) discricionrio, arbitrrio e disciplinar. c) vinculado, disciplinar e de polcia. d) hierrquico, de polcia e regulamentar. e) vinculado, discricionrio e regulamentar.

Nessa outra questo, cuja assertiva est correta, o CESPE desqualifica determinada resoluo como exemplo de poder regulamentar, pois a mesma no foi editada como norma complementar a uma lei preexistente.
(TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRE/AL/2004) - Considere que o TRE/AL editou resoluo alterando o seu regimento interno. Essa resoluo no pode ser considerada um ato que configure exerccio de poder regulamentar. (correta)

Como exemplos de normas complementares (atos normativos secundrios): decretos, regulamentos, portarias e resolues. Atentar para a necessidade de analisar o contexto para confirmar se tais normas foram utilizadas como instrumentos do poder regulamentar. Lembre-se da questo acima indicada. muito importante que voc saiba que o papel do poder regulamentar complementar, significando que o ato normativo editado s poder abordar matrias previstas na lei regulamentada.
(ESCRIVO DA PF/2002/CESPE) Uma das competncias do chefe do Poder Executivo federal a expedio de decretos, com a finalidade de regulamentar as leis no seio da Administrao Pblica; essa competncia no d ao presidente da Repblica, porm, o poder de baixar decretos tratando amplamente de matrias ainda no disciplinadas por
48

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


lei, ou seja, no pode ele, na vigente ordem constitucional, editar os chamados decretos autnomos. (correta) (TRE-MT/TCNICO JUDICIRIO/CESPE/2010) Poder regulamentar a prerrogativa conferida administrao pblica de editar atos de carter geral que visam complementar ou alterar a lei, em face de eventuais lacunas e incongruncias. (errada)

Guarde o que vou lhe dizer agora: somente por lei possvel inovar (criar direitos e obrigaes), significando que por meio do poder regulamentar no h inovao! Decretos, regulamentos, portarias e etc. no so instrumentos hbeis para criao de direitos ou obrigaes. Essa regra simples conseqncia da aplicao do princpio da legalidade em nosso ordenamento jurdico. Concorda? Nas questes abaixo, apenas a primeira e a ltima assertivas esto corretas:
(JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/TRF/5 REGIO/2004) - Se uma lei estatuir que, para o gozo de determinado direito por ela criado, o cidado precisa fazer prova documental de certos fatos autoridade administrativa, poder o chefe do Poder Executivo, no exerccio vlido do poder regulamentar, estipular que documentos sero aceitos como prova, desde que no crie obrigao nova para os cidados. (Gabarito: correta) (CESPE/1996) No exerccio do poder regulamentar, o administrador poder expedir decreto regulamentado por inteiro a matria no constante da lei regulamentada. (CESPE/1996) Cabe ao decreto, especificando os comandos da lei regulamentada, criar novos direitos e obrigaes, desde que respeite o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. (CESPE/1996) O decreto, observando o princpio da supremacia do interesse pblico, pode prever a perda da propriedade privada por infraes cometidas por particular. (OAB/CESPE - 2008.2) No exerccio do poder regulamentar, a administrao no pode criar direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida.

Analise agora a questo abaixo:


(TJ/PI/JUIZ/2007/CESPE) O poder normativo, no mbito da administrao pblica, privativo do chefe do Poder Executivo. (errada)

Veja o que diz o art. 84 (Comete privativamente ao Presidente da Repblica:), em seu inciso IV: sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo. Pergunto-lhe: o exerccio do poder normativo limita-se expedio de decretos e regulamentos? Voc j viu comigo que no, outros atos so manifestaes do poder regulamentar, tais como resolues, portarias, instrues e etc...
(OAB/CESPE/2006.3) O poder regulamentar exercido apenas por meio de decreto. (errada)

49

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Outra pergunta: todos esses atos citados so de competncia privativa do chefe do Poder Executivo? No, apenas os decretos e regulamentos (leia de novo o art. 84, IV e confirme essa resposta). Portanto, o exerccio do poder normativo no privativo do Chefe do Poder Executivo, podendo ser exercido por outras autoridades administrativas.
(TRF1/JUIZ/2009/CESPE) Compete privativamente ao presidente da Repblica expedir instrues para a execuo de leis, decretos e regulamentos. (errada)

Linhas acima destaquei a natureza complementar do poder regulamentar, dando nfase necessidade de observncia da matria tratada pela lei regulamentada. Ou seja, a Administrao Pblica no pode por meio do poder normativo regular matria diferente da prevista na lei regulamentada. Quanto a esse tema, voc no precisar ter dvidas na sua prova, pois STF e STJ possuem posio pacfica que o papel do poder regulamentar no inovador, ou seja, por meio do poder regulamentar no possvel criar direitos ou obrigaes. O STJ homenageia o princpio da legalidade mantendo a sua posio quanto impossibilidade de a Administrao Pblica regulamentar, por meio de atos normativos secundrios, situaes no pr-definidas em lei, tais atos so veculos para explicitao do modo de execuo das leis regulamentadas, conforme disposto no art. 84, IV, CF. A posio sustentada pelo STF idntica, o que se pode confirmar do julgamento da ADI 3232-TO (DJe 02/10/08), de relatoria do Min. Cezar Peluso, por meio da qual o Pleno declarou a inconstitucionalidade do art. 5, da Lei 1.124/00, do Estado do Tocantins, que autorizava o Chefe do Poder Executivo criar cargos pblicos por meio de decreto, fixando-lhes competncias, denominaes e atribuies. Inclusive, a Constituio Federal, em seu art. 49, V, confere competncia exclusiva ao Congresso Nacional para sustar atos normativos expedidos pelo Poder Executivo que extrapolem os limites do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. Esse inciso V do art. 49 famoso em provas de concursos pblicos:
(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Se o Presidente da Repblica exorbitar no exerccio do poder regulamentar, o Congresso Nacional poder sustar os atos que caracterizarem o excesso de poder. (correta) (CESPE/DELEGADO PF/2002) O Congresso Nacional tem competncia para controlar o poder regulamentar do presidente da Repblica. (correta) (FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Quando o Poder Executivo exorbita do seu poder regulamentar pode ter seus atos sustados pelo Congresso Nacional. (correta)
50

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Ateno, pois as bancas, como pegadinha, substituem a palavra sustar por anular ou revogar. Outra pegadinha consiste em trocar Congresso Nacional por Cmara dos Deputados, Senado Federal ou Tribunal de Contas da Unio. Fique ligado(a) nisso!!!
(PROCURADOR DO ESTADO DO CEAR/2004/CESPE) Caso o Poder Executivo exorbite na utilizao de seu poder regulamentar, o Poder Legislativo poder anular o ato normativo editado. (Gabarito: errado) (AUGEM/2008/AUDITOR/CESPE) A CF autoriza o TCU a sustar atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder de regulamentao. (Gabarito: errada Congresso Nacional)

At esse momento estudamos os decretos executivos, utilizados pela Administrao Pblica para esclarecer o contedo das leis viabilizando a sua execuo. Diferentemente do executivo, o decreto autnomo inovador, pois seu papel no explicitar o contedo das leis, mas sim servir como instrumento para criao do Direito (criao de direitos e obrigaes). Alguns pases adotam esses dois decretos, o que no ocorre no Brasil desde a promulgao da Constituio Federal de 1988, apesar de existir forte corrente doutrinria sustentando que a emenda constitucional n 32, ao alterar a redao do art. 84, VI, da CF, restabeleceu no Brasil os decretos autnomos, uma vez que possibilitou ao Chefe do Poder Executivo, por meio de decreto, dispor sobre: organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos.
(CESPE/AUDITOR INSS/2003) Em razo do princpio da legalidade, a Constituio da Repblica no admite que o Presidente da Repblica disponha, mediante decreto, acerca da extino de funes ou cargos pblicos. (errada)

Leia novamente as duas situaes acima e me responda: em alguma delas h criao de direito ou deveres?! Veja a primeira regra: possvel organizar a administrao federal desde que no haja aumento de despesa ou criao/extino de rgos pblicos. Quer dizer, organizo sem criar direitos ou obrigaes! Da mesma forma, cargos e funo, se vagos, podem ser extintos, ou seja, a extino no afetar o direito de ningum! Em ambas as hipteses no h inovao, caracterstica principal do decreto autnomo. Na realidade, a melhor posio doutrinria a que defende a inexistncia de decretos e regulamentos autnomos no Brasil, mesmo aps a EC
51

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE 32/01, pois referidos atos normativos, para se caracterizarem como tal, devem ser instrumentos de criao de direitos e de obrigaes.
(MPE/RN/CESPE/2009) O decreto autnomo , em regra, admitido no ordenamento jurdico brasileiro, desde que no viole direitos fundamentais. (errada)

Definitivamente, com o respeito dos que pensam de forma diferente, a figura do decreto autnomo no encontra guarida no nosso ordenamento jurdico ptrio, por resistncia imposta pelo princpio constitucional da reserva legal (art. 5, II, da CF). Destaco que a posio que prevalece nos concursos pblicos pela inexistncia de decretos autnomos criadores de direitos e de obrigaes. O que se pode admitir a utilizao da expresso decreto autnomo no como referncia aos decretos autnomos existentes anteriormente CF/88, mas sim para diferenciar os decretos previstos no art. 84 VI dos executivos, pois esses existem para possibilitar a execuo de uma lei preexistente, enquanto aqueles no regulamentam nenhuma lei, tendo existncia independente (autnoma). Basta voc pensar: um decreto que extingue um cargo vago est regulamentando qual lei? Nenhuma, da atribuir o adjetivo autnomo para enfatizar essa sua caracterstica.
(MPE/RN/CESPE/2009) O decreto, no ordenamento jurdico brasileiro, no pode inovar na ordem jurdica, visto que tem natureza secundria, e deve sempre regulamentar uma lei. (errada)

Enquanto os decretos executivos buscam sua validade na lei regulamentada, os decretos autnomos do art. 84, VI, buscam sua validade diretamente da CF.

Hierrquico
Sempre que estiver estudando ou fazendo provas lembre-se do que vou dizer agora: aparecendo a expresso hierarquia pense em Administrao Pblica. A organizao administrativa tem como pressupostos a distribuio de competncias (distribuio de atribuies entre os diversos rgos, cargos e funes que compem a Administrao Pblica) e a hierarquia (relao de coordenao e subordinao existente entre os rgos/agentes administrativos). J estudamos que a expresso administrao pblica em sentido amplo abrange os trs Poderes do Estado quando no exerccio de funo administrativa.
52

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Por isso existe hierarquia tanto no Poder Executivo, como nos Poderes Legislativo e Judicirio. Mas fao questo de destacar que no existe hierarquia entre os Poderes! Da mesma forma, no h hierarquia nos Poderes Legislativo e Judicirio quando exercem suas funes tpicas (funes prprias, respectivamente, legislar e julgar conflitos com definitividade). A hierarquia inerente Administrao Pblica, podendo se fazer presente nos citados Poderes quando seus agentes estejam no exerccio de funo administrativa.
(PGE/PE/PROCURADOR/2009/CESPE) O poder disciplinar, que confere administrao pblica a tarefa de apurar a prtica de infraes e de aplicar penalidades aos servidores pblicos, no tem aplicao no mbito do Poder Judicirio e do MP, por no haver hierarquia quanto ao exerccio das funes institucionais de seus membros e quanto ao aspecto funcional da relao de trabalho. (Gabarito: errada o poder disciplinar, que decorrncia do poder hierrquico, tem aplicao quando os rgos dos Poderes exercem funo administrativa)

De acordo com Hely Lopes Meirelles3, poder hierrquico o de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal.
(FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Por fora do poder disciplinar o Chefe do Executivo pode distribuir e escalonar as funes dos seus rgos, ordenar e rever a atuao dos seus agentes. (correta)

Apesar de o autor referir-se a Executivo, peo para que voc leia o conceito substituindo essa expresso por Administrao Pblica, pois j vimos que todos os trs Poderes exercem os poderes administrativos. Para facilitar seu estudo, abaixo listarei condutas de agentes pblico que so exemplos de manifestao do poder hierrquicos: edio de atos normativos com efeitos apenas internos disciplinando a atuao dos rgos subordinados (ateno, pois esses atos no se confundem com os regulamentos, uma vez que no obrigam estranhos Administrao Pblica, mas apenas produzem efeitos internos);
(ESAF/PFN/1998) No atribuio da Administrao Pblica decorrente do poder hierrquico: a) editar atos regulamentares b) aplicar sanes disciplinares c) avocar e/ou delegar atribuies d) controlar as atividades dos rgos subordinados e) anular atos ilegais praticados por rgos inferiores

dar ordens aos subordinados (s pode dar ordem quem est numa posio hierarquicamente superior);

Direito Administrativo Brasileiro, pag. 121.


53

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Incluem-se entre os objetivos fundamentais do poder hierrquico da Administrao Pblica a prerrogativa de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas. (correta) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica caracteriza-se como o poder conferido s autoridades administrativas de dar ordens a seus subordinados e de controlar as atividades dos rgos inferiores. (errada)

poder de fiscalizao das atividades desempenhadas pelos rgos e agentes subordinados;


(CESPE/BACEN/1997) Do exerccio do poder hierrquico decorrem as faculdades de fiscalizar, rever, delegar, dar ordens e avocar. So caractersticas da fiscalizao hierrquica: a permanncia e a automaticidade. (correta)

exerccio da autotutela (poder de reviso), de ofcio ou mediante provocao, por meio do controle dos atos praticados pelos rgos inferiores, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes e/ou inoportunos.
(ESAF/ANALISTA MPU/2004) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogarem-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao. (correta) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) Na administrao pblica, uma autoridade pode controlar o mrito e a legalidade dos atos praticados por seus subordinados. (correta)

aplicao de sanes nos casos de infraes funcionais (disciplinares);


(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/2000) No exerccio do poder hierrquico, o superior, em certas circunstncias, pode tanto avocar a prtica de determinado ato, quanto, ele prprio, aplicar sanes punitivas a seus subordinados. (Gabarito: correta)

avocao e delegao de competncias;


(OAB/CESPE/2006.3) O poder de delegao e o de avocao decorrem do poder hierrquico. (correta)

exonerao de servidores (muito cuidado aqui, pois exonerao no punio, mas sim ato decorrente de hierarquia).

Por fim, no posso deixar de chamar sua ateno para que voc no confunda subordinao administrativa com vinculao administrativa. A vinculao administrativa, que ser estuda oportunamente, resultante da superviso ministerial desempenhada pela Administrao Direta sobre os atos praticados pelas pessoas administrativas integrantes da Administrao Indireta. Tome-se como exemplo a superviso desempenhada pelo Ministrio da Educao (rgo da Unio) sobre as Universidades de
54

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE ensino constitudas sob a forma de autarquias ou fundaes (ambas entidades da Administrao Indireta). J a subordinao administrativa est ligada ao poder hierrquico, mais especificamente desconcentrao administrativa. Raciocine da seguinte forma: enquanto a subordinao administrativa vincula-se desconcentrao (distribuio de competncias para os rgos integrantes de uma pessoa jurdica) a vinculao administrativa associa-se descentralizao administrativa (distribuio de competncias entre pessoas diversas).
(OAB/CESPE/2008.2) Uma autarquia ou uma empresa pblica estadual est ligada a um estado-membro por uma relao de subordinao decorrente da hierarquia. (errada)

At aqui tudo certo? Mantenha-se firme que est quase terminando... Seja nos estudos dos atos administrativos, dos poderes administrativos ou da Lei 9.784/99. l esto a avocao e a delegao sendo objeto de perguntas das bancas. Para resolver a grande maioria das questes ser suficiente a leitura dos artigos 12 a 15 da Lei 9.784/99.

- Delegao: Portanto, vamos estudar esses artigos, comeando pelo art. 12, que uma fonte de questes de provas:
Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes.

Para comear, a expresso se no houver impedimento legal demonstra que a regra em nosso ordenamento jurdico a possibilidade de delegao, independentemente de autorizao legal expressa. Portanto, o agente pblico poder delegar sua competncia, salvo nas hipteses em que a lei proba.
(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Mesmo em decorrncia e no exerccio do poder hierrquico, o superior no pode delegar quaisquer atribuies a seus subordinados. (Gabarito: correta)

55

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Mas a lei clara ao preceituar que a delegao no pode ser total, mas somente parcial. Alm disso, a delegao ato discricionrio, pois a norma faz referncia convenincia da delegao. Agora o importantssimo art. 13...
Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade.

Considerando-se que a regra delegar, a lei traz as hipteses em que ser proibida a delegao. Muito cuidado com duas pegadinhas de concurso pblico: 1) envolvendo o inciso II: a banca pode substituir a expresso recursos administrativos por impugnao administrativa. Se ela fizer isso a muda de figura, pois as decises de impugnao administrativa podem ser objeto de delegao; 2) envolvendo o inciso III: a banca pode substituir a palavra exclusiva por privativa. A competncia privativa pode ser objeto de delegao. Exemplos de delegao esto no art. 84, pargrafo nico, da CF, que prev a possibilidade de o Presidente da Repblica delegar a competncia para prover cargos pblicos a Ministro de Estado, Advogado Geral da Unio ou Procurador Geral da Repblica. Inclusive, quanto a esse dispositivo constitucional, o STF decidiu que a competncia para prover cargos pblicos (ex: nomeao) abrange tambm a para desprover (ex: demisso), matria inclusive objeto de questo de prova:
(TCU/AUDITOR/2007/CESPE) Nos termos da lei federal que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, a conduta do administrador pblico no sentido de fraudar a licitao e desviar dinheiro pblico sujeita-o pena de demisso, a ser aplicada pelo presidente da Repblica, sendo pacfica a jurisprudncia do STF no sentido da indelegabilidade dessa atribuio. (errada)

Quanto ao prximo artigo, em funo de sua clareza, vou apenas transcrev-lo, sendo desnecessrio fazer comentrios:
Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. 1 O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2 O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3 As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado.

56

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE - Avocao: regulada pelo art. 15 da Lei 9.784/99:
Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

Quanto a esse tema, as bancas exploram demais o fato de a avocao ser excepcional, ou seja, enquanto a delegao regra a avocao exceo. Outra questo importante reside no final do artigo, na expresso rgo hierarquicamente inferior. Significa que rgo hierarquicamente superior que avoca a competncia de rgo hierarquicamente inferior. Eu digo em sala de aula que o superior hierrquico, na avocao, traz para si a competncia. Exemplo de avocao est no art. 103-B, 4, da CF, que prev a possibilidade de avocao pelo Conselho Nacional de Justia de processos disciplinares em curso, instaurados contra membros ou rgos do Poder Judicirio. Da mesma forma que ocorre na delegao, a competncia exclusiva no pode ser objeto de avocao.
(ESAF/ANALISTA MPU/2004) A regra quanto avocao de competncias determina a sua possibilidade, desde que a competncia a ser avocada no seja exclusiva do rgo subordinado. (correta)

Poder disciplinar
Caiu questo sobre poder disciplinar voc de cara deve pensar em duas coisas: apurao de infraes e aplicao de penalidades.
(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Aplicar penalidade de cassao aposentadoria decorre do poder disciplinar da Administrao Pblica. (correta) de

(PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) O ato de uma autoridade administrativa que aplica uma penalidade de advertncia a um servidor subordinado, por inobservncia de certo dever funcional, est inserido no contexto do exerccio regular dos poderes regulamentar e hierrquico. (errada) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) O poder regulamentar traduz-se na possibilidade de a administrao pblica apurar e punir as infraes praticadas pelos agentes pblicos. (errada)

Portanto, por meio do poder disciplinar a Administrao Pblica apura infraes administrativas. Detectada a infrao, ela aplicar a respectiva penalidade. Aqui eu lhe pergunto: quem pode sofrer essa punio? Guarde a seguinte informao: servidores pblicos e demais pessoas que estejam sob a disciplina administrativa.
57

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


(FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se a todos os servidores e administrados sujeitos ao poder de polcia. (errada, pois os administrados sujeitos ao poder de polcia no esto necessariamente sujeitos disciplina administrativa) (FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se aos servidores pblicos hierarquicamente subordinados, bem como queles dotados de autonomia funcional. (correta) (FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades dirige-se exclusivamente aos servidores pblicos sujeitos ao poder hierrquico estrito da Administrao, no se aplicando a outras pessoas ou aos servidores que possuam independncia funcional. (errada) (FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Poder hierrquico a faculdade de punir as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. (correta) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica autoriza a aplicao de penalidades aos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas disciplina administrativa. (correta) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica o poder de aplicar, aos agentes pblicos e aos administrados em geral, as penalidades fixadas em lei, observado o devido processo legal. (errada; administrados sujeitos disciplina do Poder Pblico)

Essas demais pessoas que estejam sob a disciplina administrativa, em regra, esto vinculadas Administrao Publica por meio de contratos.
(ESAF/ANALISTA MPU/2004) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. (correta)

Outro ponto importante para a prova voc saber que a punio penal diferente da punio administrativa, o que no impede de ambas serem aplicadas concomitantemente, desde que o ilcito praticado configure tanto infrao disciplinar como infrao penal.
(CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Por terem os mesmos fundamentos e as mesmas finalidades, no so cumulveis as sanes decorrentes do poder punitivo (de natureza penal, regido pelas leis criminais) e do poder disciplinar do Estado. (errada)

Uma constatao interessante: toda infrao criminal funcional corresponde a uma infrao disciplinar, no sendo o contrrio verdadeiro, pois nem toda infrao disciplinar equivale a uma infrao criminal. Raciocine sobre essa frase. Toda vez que o servidor comete um crime ou uma contraveno estar cometendo uma infrao disciplinar; mas nem toda infrao disciplinar constitui crime ou contraveno. De qualquer forma, para aplicao da pena so imprescindveis prvio processo administrativo e motivao do ato punitivo.
(CESPE/BACEN/1997) Para a validade da pena, a motivao da punio disciplinar sempre imprescindvel. (correta)
58

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Para fechar os comentrios sobre poder disciplinar, vamos analisar uma questo que gera muita discusso: poder disciplinar vinculado ou discricionrio? A doutrina tradicional, encontrando respeitveis vozes contrrias, aponta o poder disciplinar como de exerccio discricionrio quanto escolha ou graduao da penalidade, uma vez que os estatutos funcionais no estabelecem regras rgidas como ocorre no Direito Penal. Contudo, h que se ressaltar a existncia de diversas leis que descrevem objetivamente as infraes administrativas e as suas respectivas penalidades. Como exemplo, adote-se a Lei 8.112/90, em que apenas h espao para discricionariedade na graduao do prazo de suspenso e na anlise da converso desta punio para multa diria (art. 130, 2: Quando houver convenincia para o servio, a penalidade de suspenso poder ser convertida em multa, na base de 50% (cinqenta por cento) por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio). A Terceira Seo do STJ caminha de forma diferente da doutrina tradicional invertendo a concepo para um poder disciplinar vinculado, desgarrado de juzos de convenincia e oportunidade.
(FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se discricionariamente, permitindo a no aplicao de penalidades previstas em lei na hiptese de arrependimento e desde que no tenha havido prejuzo econmico ao errio. (errada)

Portanto, a posio que prevalece na doutrina que, em regra, o poder disciplinar discricionrio, porm, no STJ, a posio majoritria pela sua natureza vinculada!
(PROCURADOR FEDERAL AGU/2007/CESPE) O ato disciplinar vinculado, deixando a lei pequenas margens de discricionariedade administrao, que no pode demitir ou aplicar quaisquer penalidades contrrias lei, ou em desconformidade com suas disposies. (correta)

Com outras abordagens foram elaboradas as questes abaixo:


(OAB/CESPE/2008.2) O poder disciplinar caracteriza-se pela discricionariedade, podendo a administrao escolher entre punir e no punir a falta praticada pelo servidor. (Gabarito: errada) (CESPE/DELEGADO PF/2002) O poder disciplinar impe ao superior hierrquico o dever de punir o subordinado faltoso. (Gabarito: correta) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Uma vez constatado o cometimento de infrao administrativa punvel, o superior no pode, em princpio, deixar de aplicar a sano correspondente, salvo se houver motivo juridicamente relevante para tanto. (Gabarito: correta)

59

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


(CESPE/2010/ANEEL/Todos os Cargos/Nvel Superior) Com fundamento no poder disciplinar, a administrao pblica, ao ter conhecimento de prtica de falta por servidor pblico, pode escolher entre a instaurao ou no de procedimento destinado a promover a correspondente apurao da infrao. (correta)

Poder de polcia
Finalmente chegamos no ltimo poder administrativo que ser abordado nessa aula: poder de polcia. Trata-se de atividade desempenhada pelo Estado cujo objetivo limitar direitos individuais, restringindo-os ou condicionando-os, em benefcio do interesse pblico.
(PGE/PI/PROCURADOR/2008/CESPE) Segundo reiterada jurisprudncia do STJ, a administrao pblica est impedida de exercer qualquer tipo de controle ou classificao de programas televisivos, sob pena de violar a liberdade de expresso. (Gabarito: errada) (JUIZ/TRT 17/2003/CESPE) O poder de polcia a faculdade que se reconhece Administrao de condicionar e restringir o uso, o gozo e a disposio da propriedade e o exerccio da liberdade dos administrados no interesse pblico ou social. (Gabarito: correta) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) A atividade do Estado em limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico trao marcante do poder disciplinar. (errada) (FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica traduz-se no poder da Administrao de impor limitaes s liberdades individuais nos limites preestabelecidos na lei. (errada)

Exemplificando: 1) restries: proibio de estacionar o veculo em determinados locais; limites de velocidade; semforos; 2) condicionamentos: obrigatoriedade de requerer ao Municpio licena para construir; porte de arma; permisso para dirigir.
(TJ/DFT/ANALISTA/2008/CESPE) Programa de restrio ao trnsito de veculos automotores, em esquema conhecido como rodzio de carros, ato que se insere na conceituao de poder de polcia, visto ser uma atividade realizada pelo Estado com vistas a coibir ou limitar o exerccio dos direitos individuais em prol do interesse pblico. (Gabarito: correta)

Importante destacar que essa prerrogativa do Poder Pblico de limitar direitos individuais deve ser prevista em lei por conta do princpio da legalidade.
(PGE/PE/PROCURADOR/2009/CESPE) O exerccio do poder de polcia prescinde de lei especfica. (Gabarito: errada imprescinde de lei especfica)

Inclusive nesse momento dou uma dica para voc: quando a questo de prova abordar princpios aplicveis a poder de polcia, geralmente as respostas envolvem o princpio da legalidade, impondo a obrigatoriedade de as
60

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE limitaes de polcia terem origem na lei, e o princpio da proporcionalidade, exigindo que as medidas de polcia sejam proporcionais aos fins visados.
(TJ/DFT/Analista/2008/CESPE) Do objeto do poder de polcia exige-se to-somente a licitude. A discusso acerca da proporcionalidade do ato de poder de polcia matria que escapa apreciao de sua legalidade. (Gabarito: errada)

A doutrina sustenta que a razo do poder de polcia o interesse social e seu fundamento a supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado.
(PGE/CE/PROCURADOR/2008/CESPE) Atividade da administrao pblica, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e a propriedade dos indivduos, mediante ao ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de absteno (non facere), a fim de conformar-lhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo. Celso Antnio Bandeira de Mello. Curso de direito administrativo. Editora Malheiros. 20. ed., p. 787. A definio objeto do fragmento de texto acima se refere ao poder a) regulamentar. b) discricionrio. c) de polcia. d) hierrquico. e) disciplinar. (PGM/NATAL/PROCURADOR/2008/CESPE) Com o estado de direito, passou-se a afirmar a existncia de uma funo de natureza administrativa cujo objeto a proteo do bem-estar geral, mediante a regulao dos direitos individuais, expressa ou implicitamente reconhecidos no sistema jurdico. Nesse contexto, o poder pblico, alm de impor certas limitaes, emite atos preventivos de controle, aplica penalidades por eventuais infraes e, em determinados contextos, exerce coao direta em face de terceiros para preservar interesses sociais. [Raquel M. U. de Carvalho. Curso de direito administrativo. Salvador: Juspodivum, 2008, p. 327 (com adaptaes)]. O texto acima trata do poder a) discricionrio. b) de polcia. c) regulatrio. d) disciplinar.

No direito brasileiro, o conceito de poder de polcia foi positivado no art. 78 do Cdigo Tributrio Nacional: Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. O mesmo Cdigo Tributrio Nacional, em seu art. 77, prev que o exerccio do poder de polcia constitui fato gerador do tributo taxa. Quanto competncia para exerccio do poder de polcia, lembre-se na prova que pertencer, em princpio, pessoa federativa qual a Constituio Federal conferiu o poder de regular o assunto. Essa distribuio de competncia baseia-se no que a doutrina chama de princpio da predominncia do interesse.
61

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Com base nesse critrio, de acordo com Hely Lopes Meirelles4, os assuntos de interesse nacional ficam sujeitos a regulamentao e policiamento da Unio; os de interesse regional sujeitam-se s normas e polcia estadual, e os de interesse local sujeitam-se aos regulamentos cios e ao policiamento administrativo municipal.
(CESPE/ TITULAR DE SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO DO TJDFT/2000) Acerca do poder de polcia, juridicamente correto afirmar que a competncia para seu exerccio , em princpio, da entidade poltica competente para legislar acerca da matria, que sua teoria geral a mesma dos atos administrativos e que, no exerccio desse poder, a administrao pblica pode impor restries a direitos e liberdades constitucionalmente assegurados. (correta)

A seguir, destacarei alguns temas que so questes presentes com freqncia em concursos pblicos:

- Polcia administrativa x polcia judiciria: Para simplificar seu estudo elaborei o seguinte quadro: Polcia administrativa Ilcitos administrativos Atua sobre bens, direitos e atividades Preventiva e repressiva Regida pelo Direito Administrativo Polcia judiciria Ilcitos penais Atua sobre pessoais Preventiva e repressiva Regida pelo Direito Processual Penal

(TJ/DFT/ANALISTA/2008/CESPE) No exerccio do poder de polcia, a administrao pblica est autorizada a tomar medidas preventivas e no apenas repressivas. (correta) (ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) A polcia administrativa confunde-se com a polcia judiciria, voltada para a preparao da funo jurisdicional penal. (errada) (JUIZ/TRT 17/2003) A atribuio de polcia administrativa tambm compreende os atos de fiscalizao. (correta) (FCC/AGENTE FISCAL DE RENDAS/SFA/SP/2006) manifestao tpica do poder de polcia da Administrao Pblica a a) priso em flagrante de um criminoso. b)) interdio de estabelecimento comercial por agentes da vigilncia sanitria. c) criao de uma taxa decorrente de ao de fiscalizao. d) aplicao de pena de demisso a servidor pblico. e) vigilncia exercida sobre o patrimnio pblico. (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A polcia administrativa atua preventiva ou repressivamente.(correta)

Direito Administrativo Brasileiro, pag. 130.


62

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder de polcia abrangente e no se distingue polcia administrativa de polcia judiciria. (errada) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Polcia administrativa e polcia judiciria no se confundem; a primeira rege-se pelo Direito Administrativo e incide sobre bens, direitos ou atividades; a segunda, pelo Direito Processual Penal, incidindo sobre pessoas.

- Formas de atuao do poder de polcia: Abrangendo as atividades dos Poderes Legislativo e Judicirio, o Estado valese dos seguintes meios para exercer seu poder de polcia: a) atos normativos: o Estado impe limitaes administrativas aos direitos individuais por meio das leis e regula a aplicao destas por meio dos decretos, regulamentos, portarias, instrues, resolues e etc.. Significa que tantos os atos normativos primrios (leis) como os secundrios (decretos, portarias...) constituem formas de atuao do poder de polcia. b) atos administrativos e fatos administrativos (operaes materiais): ambos tm como propsito aplicar os comandos das leis aos casos concretos, seja por meio de medidas preventivas, como fiscalizaes, autorizaes e licenas, ou de medidas repressivas, como apreenso de mercadorias e interdies de estabelecimentos comerciais.
(JUIZ/TRT17/2003) A manifestao da atribuio de polcia se d por atos normativos e concretos. (correta)

- Sanes de polcia: O exerccio do poder de polcia seria ineficaz se no fosse aparelhado de sanes para os casos de desobedincia. O ordenamento jurdico ptrio exige que referidas sanes sejam aplicadas em consonncia com os princpios da legalidade e da proporcionalidade, exigindo-se que a sano seja previamente prevista em lei e que seja proporcional infrao cometida ou ao dano causado coletividade.
(ESAF/AFRF/2003) Tratando-se do poder de polcia, sabe-se que podem ocorrer excessos na sua execuo material, por meio de intensidade da medida maior que a necessria para a compulso do obrigado ou pela extenso da medida ser maior que a necessria para a obteno dos resultados licitamente desejados. Para limitar tais excessos, impe-se observar, especialmente, o seguinte princpio: a) Legalidade b) Finalidade c) Proporcionalidade d) Moralidade e) Contraditrio (SEFAZ/AC/AUDITOR/2009/CESPE) Caso um servidor seja demitido do servio pblico, o Poder Judicirio no poder anular a demisso imposta sob o fundamento de no haver a necessria proporcionalidade entre o fato apurado e a pena aplicada. (errada)

63

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE So exemplos de sanes de polcia: interdio de atividade, fechamento de estabelecimento, demolio de construo, embargo administrativo de obra, destruio de objetos, inutilizao de gneros alimentcios, proibio de fabricao ou comrcio de certos produtos e vedao de localizao de indstrias ou de comrcio em determinadas zonas.
(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A apreenso de mercadoria ilegal em alfndega no pode ser realizada com fundamento no poder de polcia. (errada) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) No desempenho do poder de polcia, a Administrao Pblica no pode determinar medidas sumrias, isto , sem a oitiva do particular; logo, ainda que se trate de situao de urgncia, mister se faz a garantia da plenitude da defesa. (errada)

As aes punitivas decorrentes do exerccio do poder de polcia prescrevem em 5 (cinco) anos, conforme dispe o art. 1 da Lei 9.873/99.
(JUIZ FEDERAL 5 REGIO/2009/CESPE) A Lei n. 9.873/1999, que no se aplica s infraes de natureza funcional nem aos processos e procedimentos de natureza tributria, dispe que o prazo prescricional da ao punitiva da administrao pblica, no exerccio do poder de polcia, de cinco anos, contados da data em que o ato tornou-se conhecido. (correta) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Na esfera federal, prescreve em dez anos a ao punitiva da Administrao, no exerccio do poder de polcia, objetivando apurar infrao (que no constitua crime), contados da data da prtica do ato ou, no caso de infrao permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado.

- Atributos do poder de polcia: Falando agora sobre atributos do poder de polcia, eis os indicados pela doutrina: discricionariedade, coercibilidade e autoexecutoriedade.
(ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) So atributos do poder discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade. (correta) de polcia a

(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A discricionariedade, a autoexecutoriedade e a supra legalidade so atributos caractersticos do poder de polcia. (errada)

Ao estudo de cada um deles... a) Discricionariedade: Significa que no exerccio do poder de polcia, o agente pblico, dentro dos limites impostos pela lei, tm liberdade para agir pautado em critrios de convenincia e oportunidade. importante advertir que nem todo ato de polcia discricionrio, pois em determinadas situaes a lei prev qual soluo deve ser adotada pelo agente pblico, no lhe sendo atribuda qualquer opo. Nesses casos, o ato de polcia ser vinculado.
64

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


(CESPE/PROCURADOR INSS/1998) Considerando a natureza e os efeitos da atuao da polcia administrativa, os atos administrativos praticados nessa esfera so estritamente vinculados. (errada)

Como exemplos, os alvars de licena e de autorizao. Enquanto a licena ato de polcia vinculado (licena para construir), a autorizao ato de polcia discricionrio (autorizao para porte de arma).
(JUIZ/TRT17/2003/CESPE) O poder de polcia atividade administrativa, podendo ser vinculada ou discricionria. (correta) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Nem sempre o poder de polcia ser discricionrio, ou seja, em algumas hipteses, a lei j estabelece que, diante de determinados requisitos, a Administrao ter que adotar soluo previamente estabelecida, como o caso da autorizao. (errada)

b) Coercibilidade: a caractersticas do ato de polcia de poder ser imposto pelo agente pblico independente da concordncia do particular destinatrio do ato. Equivale imperatividade dos atos administrativos, sendo certo afirmar que todo ato de polcia coercitivo (imperativo), ou seja, obrigatrio para seu destinatrio.

c) Autoexecutoriedade: A Administrao Pblica executa os seus atos de polcia independentemente de prvia manifestao do Poder Judicirio. Significa que a Administrao Pblica pode executar seus atos de polcia sem que seja necessrio ingressar com uma ao junto ao Poder Judicirio para obter a deciso do magistrado.
(CESPE/PROCURADOR INSS/1998) Em decorrncia do poder de polcia de que investida, a administrao pblica pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, independentemente de prvia autorizao judicial. (correta) (JUIZ/TRT17/2003/CESPE) O poder de polcia exige que o Poder Pblico utilize sempre, previamente, a via judicial cominatria para executar decises de policiamento administrativo. (errada)

Por meio desse atributo, a Administrao Pblica compele materialmente o administrado (executoriedade), valendo-se de meios diretos de coero (exs: apreenso de mercadorias, interdio de estabelecimentos e disperso de manifestao de grevistas).
(CESPE/PROCURADOR INSS/1998) O acatamento do ato de polcia administrativa obrigatrio ao seu destinatrio. Para fazer valer o seu ato, a administrao pode at mesmo empregar fora pblica em face da resistncia do administrado sem que, para isso, dependa de qualquer autorizao judicial. (correta)
65

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


(CESPE/PROCURADOR INSS/1998) As sanes decorrentes do exerccio do poder de polcia administrativa - por exemplo, a interdio de atividade, o fechamento de estabelecimento, a demolio de construo, a destruio de objetos e a proibio de fabricao de determinados produtos - s podem ser aplicadas aps regular processo judicial, haja vista a dimenso da restrio de direitos individuais implementada. (errada)

Mas tambm h poder de polcia quando a Administrao Pblica compele formalmente o administrado (exigibilidade), utilizando-se de meios indiretos de coero (exs: multas o Poder Pblico impe ao particular determinada obrigao sob pena de, em caso de descumprimento, pagamento de multa) No caso de ilegalidade da atuao do Poder Pblico, o particular lesado poder buscar reparao por meio de ao competente no Poder Judicirio:
(ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) O atributo da autoexecutoriedade do poder de polcia obsta que o particular que teve violados seus direitos pela Administrao busque a reparao na via judicial. (errada) (CESPE/DELEGADO PF/1997) Considere a seguinte situao: Ricardo fiscal sanitrio e, em operao de rotina, constatou que determinado estabelecimento, comercial vendia alimentos imprprios para consumo. Segundo a normatizao aplicvel, competiria ao fiscal apenas apreender o produto e aplicar multa ao responsvel. Ricardo, no entanto, achando que sua ao seria mais eficaz, tambm interditou o estabelecimento. Na situao descrita, a interdio juridicamente invlida. (correta) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) A proporcionalidade entre a restrio imposta pela administrao e o benefcio social que se tem em vista, bem como a correspondncia entre a infrao cometida e a sano aplicada, podem ser questionadas em juzo, mas devero ser esgotadas previamente as vias recursais administrativas, sob pena de o Poder Judicirio proclamar a falta de interesse de agir do administrado. (errada) (CESPE/SEJUS/ES/2009) O exerccio do poder de polcia visa proteo do interesse da coletividade ou do Estado, razo pela qual no se submete ao controle pelo Poder Judicirio. (errada)

Nem todo ato de polcia possui o atributo da autoexecutoriedade, como ocorre na cobrana de valores (por ex.: multas), em que a Administrao Pblica deve ajuizar a ao competente para efetuar a cobrana coercitiva do devedor.
(JUIZ/TRT9/2003/CESPE) Sendo atributo do poder de policia a autoexecutoriedade, pode a Administrao Pblica, em todas as medidas por ela adotadas, pr em execuo as suas decises, com os prprios meios, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judicirio e sem se submeter ao controle deste. (errada) (ESAF/ANALISTA MPU/2004) O poder de polcia administrativa pode se dar em diversas gradaes, finalizando, em todas as situaes, com a autoexecutoriedade, pela qual o administrado materialmente compelido a cumprir a determinao administrativa. (errada) (CESPE/ESCRIVO DE POLCIA/PA/2009) Quanto ao poder de polcia no direito administrativo brasileiro, assinale a opo correta.
66

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


a) Em sentido amplo, o poder de polcia pode ser entendido como a atividade da administrao que engloba a polcia administrativa e a judiciria. A segunda tem como caracterstica principal a preveno, por objeto a propriedade e a liberdade e regese pelas normas administrativas. A primeira notadamente repressiva, tem por objeto as pessoas e rege-se por normas processuais penais. (houve inverso das caractersticas) b) O poder de polcia no pode ser delegado a particulares. Isso significa que a administrao no pode sequer contratar empresa para a instalao de equipamentos que auxiliem nas atividades materiais de constatao de infraes. (pense nos radares colocados nas rodovias e ruas das cidades, que so fornecidas por empresas particulares que venceram processo licitatrio) c) So atributos do poder de polcia a autoexecutoriedade, a imperatividade e a presuno de legitimidade. (no que os atos de polcia no possuam essa presuno de legitimidade, mas pelo fato de a doutrina no indic-la como atributo; quanto imperatividade, no h problema em substitu-la por coercibilidade) d) O poder de polcia tambm pode-se manifestar por meio da edio de atos normativos. (RESPOSTA CORRETA) e) A administrao pode cobrar e executar, na via administrativa, o valor das multas aplicadas aos administrados, uma vez que o poder de polcia tem como atributo a autoexecutoriedade (a execuo das multas deve ocorrer por meio do Pode Judicirio)

- Delegao do poder de polcia: Quando o ente federativo (administrao direta) exerce o seu poder de polcia, editando leis e atos administrativos, diz-se que h exerccio de poder de polcia originrio. Quando pessoas administrativas integrantes da administrao indireta exercem poder de polcia que lhes foi delegado pela administrao direta resta caracterizado exerccio de poder de polcia delegado. posio majoritria na doutrina e na jurisprudncia que o poder de polcia no pode ser delegado a particulares.
(ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o poder de polcia no atividade exclusiva do Estado, podendo, por isso, ser delegado a entidades privadas. (errada)

Tem-se admitido nos casos de exerccio do poder de polcia fiscalizatrio a atribuio a pessoas privadas, por meio de contratos, da exclusiva tarefa de operacionalizar equipamentos para constatao de fatos, como ocorre com os radares nas rodovias e nos equipamentos de triagens colocados em aeroportos para identificao de objetos ilcitos. Nessas situaes no h delegao de poder de polcia, mas apenas atribuio ao particular da tarefa de constatar os fatos atravs de maquinas e equipamentos. E se a pessoa jurdica de direito privado for integrante da administrao indireta, ser possvel a delegao do poder de polcia? Questo muito controvertida, que vem dividindo a doutrina.
67

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE Atualmente, por conta de recente deciso da Segunda Turma do STJ proferida no julgamento do REsp 817.534, ganha maiores relevos a posio que rejeita a delegao do poder de polcia sancionador para os particulares integrantes da administrao indireta. No julgamento do referido recurso, a Segunda Turma decidiu pela possibilidade de a BHTrans, sociedade de economia mista do municpio de Belo Horizonte, exercer atos relativos fiscalizao no trnsito da capital mineira, sem, contudo, poder aplicar multas. De acom com a referida deciso, o poder de polcia o dever estatal de limitar o exerccio da propriedade e da liberdade em favor do interesse pblico. Suas atividades dividem-se em quatro grupos: legislao, consentimento, fiscalizao e sano.
(FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Os meios de atuao do poder de polcia compreendem somente duas categorias: atos administrativos preventivos, como, por exemplo, vistoria e fiscalizao, e atos administrativos repressivos, como interdio de atividade e apreenso de mercadorias deterioradas. (errada)

Segundo o relator do julgamento Min. Mauro Campbell Marques -, as atividades de consentimento e fiscalizao podem ser delegadas, pois compatveis com a personalidade das sociedades de economia mista. Entretanto, para o ministro, deve permanecer a vedao imposio de sanes por parte da BHTrans.

Para fechar poderes administrativos, seguem algumas smulas relacionadas ao tema: - Smula vinculante n 5 A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio.

- Smula do STF n 645 competente o municpio para fixar o horrio de funcionamento de estabelecimento comercial. - Smula do STF n 646 Ofende o princpio da livre concorrncia lei municipal que impede a instalao de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada rea. - Smula do STJ n 19
68

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE A fixao do horrio bancrio, para atendimento ao pblico, da competncia da Unio. - Smula do STJ n 127 ilegal condicionar a renovao da licena de veculo ao pagamento de multa, da qual o infrator no foi notificado.

Uso e abuso do poder


- Uso do poder: Uso do poder Est presente quando o agente pblico, no exerccio de suas funes, utiliza-se das prerrogativas (poderes administrativos) que lhe foram conferidas observando os limites traados pelo ordenamento jurdico. Da ser importante destacar que os poderes administrativos so conferidos aos agentes pblicos para utilizao obrigatria, no tendo os mesmos liberdade para renunci-los ou simplesmente no exerc-los. Ao mesmo tempo que tais prerrogativas constituem-se em poderes, o seu exerccio obrigatrio (desde que benfico coletividade), traduzindo-se no que a doutrina denomina de poder-dever. Hely Lopes Meirelles5 leciona que se para o particular o poder de agir uma faculdade, para o administrador pblico uma obrigao de atuar, desde que se apresente o ensejo de exercit-lo em benefcio da comunidade.

- Abuso do poder: Abuso do poder Quanto a esse tema, basta pensar da seguinte forma: o agente pblico que qualquer pessoa fsica que exera funo pblica, tal como um auditor tributrio do DF ou um jurado do Tribunal do Jri - para exercer suas funes utilizar de alguns poderes conferidos pela lei. importante ter em mente que o exerccio da funo pblica est relacionado ao atendimento do interesse da coletividade. Portanto, um policial federal exerce funo pblica, da mesma forma que um jurado do Tribunal do Jri, com o propsito de satisfazer os interesses da coletividade.

Direito Administrativo Brasileiro, pag. 105.


69

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE No exerccio das funes pblicas pode ocorrer, infelizmente, dos agentes pblicos utilizarem de seus poderes desrespeitando as leis, a prpria Constituio Federal ou os princpios administrativos. Quando isso ocorrer, estaremos diante do abuso de poder. Portanto, voc deve marcar na prova que um ato praticado com abuso de poder ilegal, passvel de ser anulado. S que o abuso de poder divide-se em duas espcies: excesso de poder e desvio de finalidade (tambm chamado de desvio de poder). Como o abuso de poder ilegal, por motivos bvios, suas espcies excesso de poder e desvio de finalidade tambm sero ilegais, passveis de anulao, conforme j dito linhas acima. Resta saber qual a diferena entre estas duas espcies. Vamos l... Vou dar um exemplo bem absurdo para facilitar a sua compreenso: imagine uma operao da Polcia Federal no combate sonegao fiscal. Em determinada diligncia, um policial federal, ao constatar que os empregados da empresa sonegadora no possuem carteira de trabalho, lavra um auto de infrao multando a empresa por essa prtica. Pergunto para voc: policial federal tem competncia para multar empresa por manter empregados sem assinatura de carteira de trabalho? Daqui ouvi sua resposta. Obviamente que no! Portanto, ao praticar um ato sem competncia o agente agiu alm dos seus poderes, ou seja, agiu com excesso de poder. Age com excesso de poder o agente pblico que extrapola seus poderes na prtica de determinado ato. Quer dizer, age sem ter competncia para aquele determinado ato.
(Delegado Federal/CESPE/2004) O abuso de poder, na modalidade de desvio de poder, caracteriza-se pela prtica de ato fora dos limites da competncia administrativa do agente. (errada)

J no desvio de finalidade (desvio de poder), o agente pblico tem competncia para a prtica do ato, mas ao execut-lo no atende finalidade prevista na lei. Outro exemplo, este no to absurdo, pelo contrrio, muito comum. Determinado municpio, por fora de lei, recebe verba do Governo Federal que deve ser aplicada em aes voltadas para a educao. Porm, o Prefeito, por considerar que a educao do municpio vai muito bem obrigado aplica o dinheiro em postos de sade e em hospitais. Perceba que a inteno do prefeito foi muito boa. Mas pergunto: a lei determinava que o dinheiro fosse aplicado em qual rea? Educao, no ? Como ele aplicou na sade no atendeu finalidade da lei, agindo, portanto, com desvio de finalidade.
(PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) Se uma autoridade remove um servidor apenas por motivo de desavenas pessoais entre eles, alegando,
70

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


contudo, convenincia da administrao, fica caracterizado o excesso de poder. (errada) (CESPE/2009/DETRAN/DF/Todos os Cargos/Conhecimentos Bsicos) Considere a seguinte situao hipottica. Joo servidor pblico responsvel por gerenciar obra pblica levada a efeito pela entidade em que exerce suas funes. Ocorre que Joo, nos limites de sua competncia administrativa, determinou a pavimentao de uma rua, sem que houvesse previso no contrato administrativo, em local que beneficia um imvel de propriedade de sua me. Nessa situao, Joo praticou conduta abusiva com desvio de finalidade.

O mesmo ocorre quando uma remove um servidor como forma de punio. Ora, em regra a lei tem como finalidade da remoo suprir a carncia de servidores em determinado rgo pblico e no utiliz-la como meio de punio. Se nesse exemplo a autoridade administrativa tiver competncia para remover o servidor, no poderemos falar em excesso de poder. Agora, pelo fato de o ato no ter atendido finalidade prevista na lei suprir carncia de servidores -, poderemos enquadrar a situao como desvio de finalidade. Ento, para seu estudo, use o seguinte jogo de palavras:

EXCESSO DE PODER EXTRAPOLAR COMPETNCIA DESVIO DE PODER NO OBSERVAR A FINALIDADE DA LEI

(FCC/2010/MPE-RN/Agente Administrativo) Sobre o poder da autoridade, analise: I. A autoridade, embora competente para praticar o ato, vai alm do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas. II. A autoridade, embora atuando nos limites de sua competncia, pratica o ato por motivos ou com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico. Tais espcies configuram, tcnica e respectivamente, a) desvio de finalidade e uso de gesto de poder. b) desvio de poder e excesso de poder. c) abuso de poder e uso regular do poder. d) uso de gesto do poder e excesso de poder. e) excesso de poder e desvio de finalidade.

Com essas consideraes, encerro essa aula, apresentando na sequncia as questes que foram apresentadas durante a aula.

QUESTES REPRODUZIDAS NESSA AULA SOBRE PODERES


As questes abaixo foram citadas durante essa aula. Voc deve julg-las e ao final avaliar o seu aproveitamento:
01) (PROCURADOR DO ESTADO DO CEAR/2004/CESPE) Os poderes administrativos so instrumentais, sendo utilizados pela administrao pblica para cumprir suas finalidades.

71

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


02) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder vinculado pode ser utilizado tambm nos atos discricionrios da Administrao Pblica. 03) (AGENTE DA POLCIA FEDERAL/1997/CESPE) Considere que Cndido seja fiscal do instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), usando na explorao ilegal de madeiras, e que, pelas normas aplicveis a seu trabalho, Cndido seja obrigado apreender a madeira ilegalmente extrada que encontrar no trabalho de fiscalizao e a aplicar multa aos responsveis pela e pelo transporte do madeirame. Assim, estes so exemplos de atos resultantes do poder discricionrio que Cndido detm. 04) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Nos atos praticados em razo do poder vinculado, a atuao subjetiva do administrador fica restrita ao ato de julgar se a situao de fato est ou no amoldada aos contornos legais. 05) (ESAF/AFTN/89) Poder vinculado aquele que o direito a) atribui ao Poder Pblico para aplicar penalidades s infraes funcionais de seus servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao b) confere ao Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores de seu quadro de pessoal c) confere Administrao Pblica de modo explcito ou implcito, para a prtica de atos administrativos, com liberdade na escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo d) positivo confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formao e) incumbe s autoridades administrativas para explicitar a lei na sua correta execuo ou expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia, ainda no disciplinada por lei 06) (ESAF/CGU/2004) O mrito administrativo, na atuao do administrador pblico, cujo controle jurisdicional sofre restries, condiz em particular com o exerccio regular do seu poder a) disciplinar; b) hierrquico; c) de polcia; d) discricionrio; e) vinculado 07) (ANALISTA MPU/2004) Os poderes vinculado e discricionrio, simultaneamente, podem ser exercidos pela autoridade administrativa, na prtica de um determinado ato, ressalvado que esse ltimo se restringe convenincia e oportunidade, bem como quanto a) ao contedo; b) forma; c) finalidade; d) competncia; e) ao modo. 08) (ANALISTA JUDICIRIO/TRE/AL/2004/CESPE) Caso determinado ato administrativo seja praticado com base no exerccio do poder discricionrio, no competir ao Poder Judicirio reexamin-lo nem lhe decretar nulidade, salvo se padecer de vcio de forma. 09) (JUIZ SUBSTITUTO/TJSE/2004/CESPE) No possvel a apreciao judicial de ato da administrao pblica, praticado no exerccio de seu poder discricionrio, porque tal apreciao implica anlise do mrito administrativo. 10) (OAB/CESPE/2006.3) O poder discricionrio no comporta nenhuma possibilidade de controle por parte do Poder Judicirio.
72

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


11) (ASSISTENTE JURDICO/AGU/1999) Assinale a letra que contenha a ordem que expresse a correlao correta: 1 ato vinculado 2 ato discricionrio ( ) aposentadoria compulsria por implemento de idade ( ) gradao de penalidade em processo administrativo ( ) nomeao de servidor para cargo em comisso ( ) exonerao de servidor em estgio probatrio ( ) concesso de alvar para atividade comercial a) 2/1/1/2/2; b) 1/2/2/1/1; c) 2/2/2/1/1; d) 1/2/1/2/1; e) 1/1/2/2/2 12) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder regulamentar, atribudo ao chefe do Poder Executivo, compreende a edio de normas complementares lei, para sua fiel execuo. 13) (DPE/PI/DEFENSOR/2009) Em razo da impossibilidade de que as leis prevejam todas as contingncias que possam surgir na sua execuo, em especial nas diversas situaes que a administrao encontrar para cumprir as suas tarefas e optar pela melhor soluo, necessria a utilizao do poder administrativo denominado poder a) hierrquico; b) de polcia; c) vinculado; d) regulamentar; e) disciplinar. 14) (PROCURADOR DA AGU/2001) Quando o presidente da Repblica expede um decreto para tornar efetiva uma lei, ele exerce poder regulamentar. 15) (OAB/CESPE/2006.3) A possibilidade de o chefe do Poder Executivo emitir decretos regulamentares com vistas a regular uma lei penal deriva do poder de polcia. 16) (TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRE/AL/2004) - Considere que o TRE/AL editou resoluo alterando o seu regimento interno. Essa resoluo no pode ser considerada um ato que configure exerccio de poder regulamentar. 17) (ESCRIVO DA PF/2002/CESPE) Uma das competncias do chefe do Poder Executivo federal a expedio de decretos, com a finalidade de regulamentar as leis no seio da Administrao Pblica; essa competncia no d ao presidente da Repblica, porm, o poder de baixar decretos tratando amplamente de matrias ainda no disciplinadas por lei, ou seja, no pode ele, na vigente ordem constitucional, editar os chamados decretos autnomos. 18) (TRE-MT/TCNICO JUDICIRIO/CESPE/2010) Poder regulamentar a prerrogativa conferida administrao pblica de editar atos de carter geral que visam complementar ou alterar a lei, em face de eventuais lacunas e incongruncias. 19) (JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/TRF/5 REGIO/2004) - Se uma lei estatuir que, para o gozo de determinado direito por ela criado, o cidado precisa fazer prova documental de certos fatos autoridade administrativa, poder o chefe do Poder Executivo, no exerccio vlido do poder regulamentar, estipular que documentos sero aceitos como prova, desde que no crie obrigao nova para os cidados. 20) (CESPE/1996) No exerccio do poder regulamentar, o administrador poder expedir decreto regulamentado por inteiro a matria no constante da lei regulamentada. 21) (CESPE/1996) Cabe ao decreto, especificando os comandos da lei regulamentada, criar novos direitos e obrigaes, desde que respeite o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada.
73

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


22) (CESPE/1996) O decreto, observando o princpio da supremacia do interesse pblico, pode prever a perda da propriedade privada por infraes cometidas por particular. 23) (OAB/CESPE - 2008.2) No exerccio do poder regulamentar, a administrao no pode criar direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida. 24) (TJ/PI/JUIZ/2007/CESPE) O poder normativo, no mbito da administrao pblica, privativo do chefe do Poder Executivo. 25) (OAB/CESPE/2006.3) O poder regulamentar exercido apenas por meio de decreto. 26) (TRF1/JUIZ/2009/CESPE) Compete privativamente ao presidente da Repblica expedir instrues para a execuo de leis, decretos e regulamentos. 27) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Se o Presidente da Repblica exorbitar no exerccio do poder regulamentar, o Congresso Nacional poder sustar os atos que caracterizarem o excesso de poder. 28) (CESPE/DELEGADO PF/2002) O Congresso Nacional tem competncia para controlar o poder regulamentar do presidente da Repblica. 29) (PROCURADOR DO ESTADO DO CEAR/2004/CESPE) Caso o Poder Executivo exorbite na utilizao de seu poder regulamentar, o Poder Legislativo poder anular o ato normativo editado. 30) (AUGEM/2008/AUDITOR/CESPE) A CF autoriza o TCU a sustar atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder de regulamentao. 31) (CESPE/AUDITOR INSS/2003) Em razo do princpio da legalidade, a Constituio da Repblica no admite que o Presidente da Repblica disponha, mediante decreto, acerca da extino de funes ou cargos pblicos. 32) (MPE/RN/CESPE/2009) O decreto autnomo , em regra, admitido no ordenamento jurdico brasileiro, desde que no viole direitos fundamentais. 33) (MPE/RN/CESPE/2009) O decreto, no ordenamento jurdico brasileiro, no pode inovar na ordem jurdica, visto que tem natureza secundria, e deve sempre regulamentar uma lei. 34) (PGE/PE/PROCURADOR/2009/CESPE) O poder disciplinar, que confere administrao pblica a tarefa de apurar a prtica de infraes e de aplicar penalidades aos servidores pblicos, no tem aplicao no mbito do Poder Judicirio e do MP, por no haver hierarquia quanto ao exerccio das funes institucionais de seus membros e quanto ao aspecto funcional da relao de trabalho. 35) (ESAF/PFN/1998) No atribuio da Administrao Pblica decorrente do poder hierrquico: a) editar atos regulamentares b) aplicar sanes disciplinares c) avocar e/ou delegar atribuies d) controlar as atividades dos rgos subordinados e) anular atos ilegais praticados por rgos inferiores
74

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


36) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Incluem-se entre os objetivos fundamentais do poder hierrquico da Administrao Pblica a prerrogativa de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas. 37) (CESPE/BACEN/1997) Do exerccio do poder hierrquico decorrem as faculdades de fiscalizar, rever, delegar, dar ordens e avocar. So caractersticas da fiscalizao hierrquica: a permanncia e a automaticidade. 38) (ESAF/ANALISTA MPU/2004) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogarem-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao. 39) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) Na administrao pblica, uma autoridade pode controlar o mrito e a legalidade dos atos praticados por seus subordinados. 40) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/2000) No exerccio do poder hierrquico, o superior, em certas circunstncias, pode tanto avocar a prtica de determinado ato, quanto, ele prprio, aplicar sanes punitivas a seus subordinados. 41) (OAB/CESPE/2006.3) O poder de delegao e o de avocao decorrem do poder hierrquico. 42) (OAB/CESPE/2008.2) Uma autarquia ou uma empresa pblica estadual est ligada a um estado-membro por uma relao de subordinao decorrente da hierarquia. 43) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Mesmo em decorrncia e no exerccio do poder hierrquico, o superior no pode delegar quaisquer atribuies a seus subordinados. 44) (TCU/AUDITOR/2007/CESPE) Nos termos da lei federal que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, a conduta do administrador pblico no sentido de fraudar a licitao e desviar dinheiro pblico sujeita-o pena de demisso, a ser aplicada pelo presidente da Repblica, sendo pacfica a jurisprudncia do STF no sentido da indelegabilidade dessa atribuio. 45) (ESAF/ANALISTA MPU/2004) A regra quanto avocao de competncias determina a sua possibilidade, desde que a competncia a ser avocada no seja exclusiva do rgo subordinado. 46) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Aplicar penalidade de cassao de aposentadoria decorre do poder disciplinar da Administrao Pblica. 47) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) O ato de uma autoridade administrativa que aplica uma penalidade de advertncia a um servidor subordinado, por inobservncia de certo dever funcional, est inserido no contexto do exerccio regular dos poderes regulamentar e hierrquico. 48) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) O poder regulamentar traduz-se na possibilidade de a administrao pblica apurar e punir as infraes praticadas pelos agentes pblicos.
75

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


49) (ESAF/ANALISTA MPU/2004) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. 50) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Por terem os mesmos fundamentos e as mesmas finalidades, no so cumulveis as sanes decorrentes do poder punitivo (de natureza penal, regido pelas leis criminais) e do poder disciplinar do Estado. 51) (CESPE/BACEN/1997) Para a validade da pena, a motivao da punio disciplinar sempre imprescindvel. 52) (PROCURADOR FEDERAL AGU/2007/CESPE) O ato disciplinar vinculado, deixando a lei pequenas margens de discricionariedade administrao, que no pode demitir ou aplicar quaisquer penalidades contrrias lei, ou em desconformidade com suas disposies. 53) (OAB/CESPE/2008.2) O poder disciplinar caracteriza-se pela discricionariedade, podendo a administrao escolher entre punir e no punir a falta praticada pelo servidor. 54) (CESPE/DELEGADO PF/2002) O poder disciplinar impe ao superior hierrquico o dever de punir o subordinado faltoso. 55) (CESPE/PAPILOSCOPISTA PF/1997) Uma vez constatado o cometimento de infrao administrativa punvel, o superior no pode, em princpio, deixar de aplicar a sano correspondente, salvo se houver motivo juridicamente relevante para tanto. 56) (PGE/PI/PROCURADOR/2008/CESPE) Segundo reiterada jurisprudncia do STJ, a administrao pblica est impedida de exercer qualquer tipo de controle ou classificao de programas televisivos, sob pena de violar a liberdade de expresso. 57) (JUIZ/TRT 17/2003/CESPE) O poder de polcia a faculdade que se reconhece Administrao de condicionar e restringir o uso, o gozo e a disposio da propriedade e o exerccio da liberdade dos administrados no interesse pblico ou social. 58) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) A atividade do Estado em limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico trao marcante do poder disciplinar. 59) (TJ/DFT/ANALISTA/2008/CESPE) Programa de restrio ao trnsito de veculos automotores, em esquema conhecido como rodzio de carros, ato que se insere na conceituao de poder de polcia, visto ser uma atividade realizada pelo Estado com vistas a coibir ou limitar o exerccio dos direitos individuais em prol do interesse pblico. 60) (PGE/PE/PROCURADOR/2009/CESPE) O exerccio do poder de polcia prescinde de lei especfica. 61) (TJ/DFT/Analista/2008/CESPE) Do objeto do poder de polcia exige-se tosomente a licitude. A discusso acerca da proporcionalidade do ato de poder de polcia matria que escapa apreciao de sua legalidade. 62) (PGE/CE/PROCURADOR/2008/CESPE) Atividade da administrao pblica, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e a propriedade dos indivduos,
76

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


mediante ao ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva, impondo coercitivamente aos particulares um dever de absteno (non facere), a fim de conformar-lhes os comportamentos aos interesses sociais consagrados no sistema normativo. Celso Antnio Bandeira de Mello. Curso de direito administrativo. Editora Malheiros. 20. ed., p. 787. A definio objeto do fragmento de texto acima se refere ao poder a) regulamentar. b) discricionrio. c) de polcia. d) hierrquico. e) disciplinar. 63) (PGM/NATAL/PROCURADOR/2008/CESPE) Com o estado de direito, passou-se a afirmar a existncia de uma funo de natureza administrativa cujo objeto a proteo do bem-estar geral, mediante a regulao dos direitos individuais, expressa ou implicitamente reconhecidos no sistema jurdico. Nesse contexto, o poder pblico, alm de impor certas limitaes, emite atos preventivos de controle, aplica penalidades por eventuais infraes e, em determinados contextos, exerce coao direta em face de terceiros para preservar interesses sociais. [Raquel M. U. de Carvalho. Curso de direito administrativo. Salvador: Juspodivum, 2008, p. 327 (com adaptaes)]. O texto acima trata do poder a) discricionrio. b) de polcia. c) regulatrio. d) disciplinar. 64) (CESPE/ TITULAR DE SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO DO TJDFT/2000) Acerca do poder de polcia, juridicamente correto afirmar que a competncia para seu exerccio , em princpio, da entidade poltica competente para legislar acerca da matria, que sua teoria geral a mesma dos atos administrativos e que, no exerccio desse poder, a administrao pblica pode impor restries a direitos e liberdades constitucionalmente assegurados. 65) (TJ/DFT/ANALISTA/2008/CESPE) No exerccio do poder de polcia, a administrao pblica est autorizada a tomar medidas preventivas e no apenas repressivas. 66) (ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) A polcia administrativa confunde-se com a polcia judiciria, voltada para a preparao da funo jurisdicional penal. 67) (JUIZ/TRT 17/2003) A atribuio de polcia administrativa tambm compreende os atos de fiscalizao. 68) (FCC/AGENTE FISCAL DE RENDAS/SFA/SP/2006) manifestao tpica do poder de polcia da Administrao Pblica a a) priso em flagrante de um criminoso. b)) interdio de estabelecimento comercial por agentes da vigilncia sanitria. c) criao de uma taxa decorrente de ao de fiscalizao. d) aplicao de pena de demisso a servidor pblico. e) vigilncia exercida sobre o patrimnio pblico. 69) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A polcia administrativa atua preventiva ou repressivamente. 70) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) O poder de polcia abrangente e no se distingue polcia administrativa de polcia judiciria. 71) (JUIZ/TRT17/2003) A manifestao da atribuio de polcia se d por atos normativos e concretos.
77

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


72) (ESAF/AFRF/2003) Tratando-se do poder de polcia, sabe-se que podem ocorrer excessos na sua execuo material, por meio de intensidade da medida maior que a necessria para a compulso do obrigado ou pela extenso da medida ser maior que a necessria para a obteno dos resultados licitamente desejados. Para limitar tais excessos, impe-se observar, especialmente, o seguinte princpio: a) Legalidade b) Finalidade c) Proporcionalidade d) Moralidade e) Contraditrio 73) (SEFAZ/AC/AUDITOR/2009/CESPE) Caso um servidor seja demitido do servio pblico, o Poder Judicirio no poder anular a demisso imposta sob o fundamento de no haver a necessria proporcionalidade entre o fato apurado e a pena aplicada. 74) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A apreenso de mercadoria ilegal em alfndega no pode ser realizada com fundamento no poder de polcia. 75) (JUIZ FEDERAL 5 REGIO/2009/CESPE) A Lei n. 9.873/1999, que no se aplica s infraes de natureza funcional nem aos processos e procedimentos de natureza tributria, dispe que o prazo prescricional da ao punitiva da administrao pblica, no exerccio do poder de polcia, de cinco anos, contados da data em que o ato tornou-se conhecido. 76) (ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) So atributos do poder de polcia a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade. 77) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) A discricionariedade, a autoexecutoriedade e a supra legalidade so atributos caractersticos do poder de polcia. 78) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) Considerando a natureza e os efeitos da atuao da polcia administrativa, os atos administrativos praticados nessa esfera so estritamente vinculados. 79) (JUIZ/TRT17/2003/CESPE) O poder de polcia atividade administrativa, podendo ser vinculada ou discricionria. 80) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) Em decorrncia do poder de polcia de que investida, a administrao pblica pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, independentemente de prvia autorizao judicial. 81) (JUIZ/TRT17/2003/CESPE) O poder de polcia exige que o Poder Pblico utilize sempre, previamente, a via judicial cominatria para executar decises de policiamento administrativo. 82) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) O acatamento do ato de polcia administrativa obrigatrio ao seu destinatrio. Para fazer valer o seu ato, a administrao pode at mesmo empregar fora pblica em face da resistncia do administrado sem que, para isso, dependa de qualquer autorizao judicial. 83) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) As sanes decorrentes do exerccio do poder de polcia administrativa - por exemplo, a interdio de atividade, o fechamento de estabelecimento, a demolio de construo, a destruio de objetos e a proibio de fabricao de determinados produtos - s podem ser aplicadas aps regular
78

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


processo judicial, haja vista a dimenso da restrio de direitos individuais implementada. 84) (ANALISTA JUDICIRIO/STJ/CESPE) O atributo da autoexecutoriedade do poder de polcia obsta que o particular que teve violados seus direitos pela Administrao busque a reparao na via judicial. 85) (CESPE/DELEGADO PF/1997) Considere a seguinte situao: Ricardo fiscal sanitrio e, em operao de rotina, constatou que determinado estabelecimento, comercial vendia alimentos imprprios para consumo. Segundo a normatizao aplicvel, competiria ao fiscal apenas apreender o produto e aplicar multa ao responsvel. Ricardo, no entanto, achando que sua ao seria mais eficaz, tambm interditou o estabelecimento. Na situao descrita, a interdio juridicamente invlida. 86) (CESPE/PROCURADOR INSS/1998) A proporcionalidade entre a restrio imposta pela administrao e o benefcio social que se tem em vista, bem como a correspondncia entre a infrao cometida e a sano aplicada, podem ser questionadas em juzo, mas devero ser esgotadas previamente as vias recursais administrativas, sob pena de o Poder Judicirio proclamar a falta de interesse de agir do administrado. 87) (CESPE/SEJUS/ES/2009) O exerccio do poder de polcia visa proteo do interesse da coletividade ou do Estado, razo pela qual no se submete ao controle pelo Poder Judicirio. 88) (JUIZ/TRT9/2003/CESPE) Sendo atributo do poder de policia a autoexecutoriedade, pode a Administrao Pblica, em todas as medidas por ela adotadas, pr em execuo as suas decises, com os prprios meios, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judicirio e sem se submeter ao controle deste. 89) (ESAF/ANALISTA MPU/2004) O poder de polcia administrativa pode se dar em diversas gradaes, finalizando, em todas as situaes, com a autoexecutoriedade, pela qual o administrado materialmente compelido a cumprir a determinao administrativa. 90) (CESPE/ESCRIVO DE POLCIA/PA/2009) Quanto ao poder de polcia no direito administrativo brasileiro, assinale a opo correta. a) Em sentido amplo, o poder de polcia pode ser entendido como a atividade da administrao que engloba a polcia administrativa e a judiciria. A segunda tem como caracterstica principal a preveno, por objeto a propriedade e a liberdade e rege-se pelas normas administrativas. A primeira notadamente repressiva, tem por objeto as pessoas e rege-se por normas processuais penais. b) O poder de polcia no pode ser delegado a particulares. Isso significa que a administrao no pode sequer contratar empresa para a instalao de equipamentos que auxiliem nas atividades materiais de constatao de infraes. c) So atributos do poder de polcia a autoexecutoriedade, a imperatividade e a presuno de legitimidade. d) O poder de polcia tambm pode-se manifestar por meio da edio de atos normativos. e) A administrao pode cobrar e executar, na via administrativa, o valor das multas aplicadas aos administrados, uma vez que o poder de polcia tem como atributo a autoexecutoriedade
79

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


91) (ADASA/ADVOGADO/2009/FUNIVERSA) Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o poder de polcia no atividade exclusiva do Estado, podendo, por isso, ser delegado a entidades privadas. 92) (Delegado Federal/CESPE/2004) O abuso de poder, na modalidade de desvio de poder, caracteriza-se pela prtica de ato fora dos limites da competncia administrativa do agente. 93) (PAPILOSCOPISTA POLICIAL/SECTEC/GO/2010/FUNIVERSA) Se uma autoridade remove um servidor apenas por motivo de desavenas pessoais entre eles, alegando, contudo, convenincia da administrao, fica caracterizado o excesso de poder. 94) (FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se a todos os servidores e administrados sujeitos ao poder de polcia. 95) FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se aos servidores pblicos hierarquicamente subordinados, bem como queles dotados de autonomia funcional. 96) (FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades aplica-se discricionariamente, permitindo a no aplicao de penalidades previstas em lei na hiptese de arrependimento e desde que no tenha havido prejuzo econmico ao errio. 97) (FCC/2010/TCE/RO/AUDITOR) O poder disciplinar inerente Administrao Pblica para o desempenho de suas atividades dirige-se exclusivamente aos servidores pblicos sujeitos ao poder hierrquico estrito da Administrao, no se aplicando a outras pessoas ou aos servidores que possuam independncia funcional 98) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Na esfera federal, prescreve em dez anos a ao punitiva da Administrao, no exerccio do poder de polcia, objetivando apurar infrao (que no constitua crime), contados da data da prtica do ato ou, no caso de infrao permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado. 99) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Nem sempre o poder de polcia ser discricionrio, ou seja, em algumas hipteses, a lei j estabelece que, diante de determinados requisitos, a Administrao ter que adotar soluo previamente estabelecida, como o caso da autorizao. 100) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) No desempenho do poder de polcia, a Administrao Pblica no pode determinar medidas sumrias, isto , sem a oitiva do particular; logo, ainda que se trate de situao de urgncia, mister se faz a garantia da plenitude da defesa. 101) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Polcia administrativa e polcia judiciria no se confundem; a primeira rege-se pelo Direito Administrativo e incide sobre bens, direitos ou atividades; a segunda, pelo Direito Processual Penal, incidindo sobre pessoas. 102) (FCC/2010/TRT9R/ANALISTA JUDICIRIO) Os meios de atuao do poder de polcia compreendem somente duas categorias: atos administrativos preventivos,
80

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


como, por exemplo, vistoria e fiscalizao, e atos administrativos repressivos, como interdio de atividade e apreenso de mercadorias deterioradas. 103) (FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Quando o Poder Executivo exorbita do seu poder regulamentar pode ter seus atos sustados pelo Congresso Nacional. 104) (FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Poder hierrquico a faculdade de punir as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. 105) (FCC/2010/TRE/RS/ANALISTA JUDICIRIO) Por fora do poder disciplinar o Chefe do Executivo pode distribuir e escalonar as funes dos seus rgos, ordenar e rever a atuao dos seus agentes. 106) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica autoriza a aplicao de penalidades aos servidores pblicos e demais pessoas sujeitas disciplina administrativa. 107) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica traduz-se no poder da Administrao de impor limitaes s liberdades individuais nos limites preestabelecidos na lei. 108) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica caracteriza-se como o poder conferido s autoridades administrativas de dar ordens a seus subordinados e de controlar as atividades dos rgos inferiores. 109) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica o poder de editar atos normativos para ordenar a atuao dos diversos rgos e agentes dotados das competncias especificadas em lei. 110) (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado) O Poder disciplinar atribudo Administrao pblica o poder de aplicar, aos agentes pblicos e aos administrados em geral, as penalidades fixadas em lei, observado o devido processo legal. 111) (FCC/2010/TRE-AC/Analista Judicirio/rea Judiciria) Sobre os poderes administrativos, considere: I. Poder que a lei confere Administrao Pblica para a prtica de ato de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formalizao. II. Poder que o Direito concede Administrao Pblica, de modo implcito ou explcito, para a prtica de atos administrativos com liberdade de escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo. III. Faculdade de que dispem os Chefes de Executivo de explicar a lei para a sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei. Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos poderes a) subordinado, discricionrio e hierrquico. b) discricionrio, arbitrrio e disciplinar. c) vinculado, disciplinar e de polcia. d) hierrquico, de polcia e regulamentar. e) vinculado, discricionrio e regulamentar.
81

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


112) (FCC/2010/MPE-RN/Agente Administrativo) Sobre o poder da autoridade, analise: I. A autoridade, embora competente para praticar o ato, vai alm do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas. II. A autoridade, embora atuando nos limites de sua competncia, pratica o ato por motivos ou com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico. Tais espcies configuram, tcnica e respectivamente, a) desvio de finalidade e uso de gesto de poder. b) desvio de poder e excesso de poder. c) abuso de poder e uso regular do poder. d) uso de gesto do poder e excesso de poder. e) excesso de poder e desvio de finalidade. 113) (CESPE/2010/ANEEL/Todos os Cargos/Nvel Superior) Com fundamento no poder disciplinar, a administrao pblica, ao ter conhecimento de prtica de falta por servidor pblico, pode escolher entre a instaurao ou no de procedimento destinado a promover a correspondente apurao da infrao. 114) (CESPE/2009/DETRAN/DF/Todos os Cargos/Conhecimentos Bsicos) Considere a seguinte situao hipottica. Joo servidor pblico responsvel por gerenciar obra pblica levada a efeito pela entidade em que exerce suas funes. Ocorre que Joo, nos limites de sua competncia administrativa, determinou a pavimentao de uma rua, sem que houvesse previso no contrato administrativo, em local que beneficia um imvel de propriedade de sua me. Nessa situao, Joo praticou conduta abusiva com desvio de finalidade.
Gabarito: 01) correta, 02) errada, 03) errada, 04) correta, 05) D, 06) D, 07) A, 08) errada, 09) errada, 10) errada, 11) B, 12) correta, 13) D, 14) correta, 15) errada, 16) correta, 17) correta, 18) errada, 19) correta, 20) errada, 21) errada, 22) errada, 23) correta, 24) errada, 25) errada, 26) errada, 27) correta, 28) correta, 29) errado, 30) errada, 31) errada, 32) errada, 33) errada, 34) errada, 35) A, 36) correta, 37) correta, 38) correta, 39) correta, 40) correta, 41) correta, 42) errada, 43) correta, 44) errada, 45) correta, 46) correta, 47) errada, 48) errada, 49) correta, 50) errada, 51) correta, 52) correta, 53) errada, 54) correta, 55) correta, 56) errada, 57) correta, 58) errada, 59) correta, 60) errada, 61) errada, 62) C, 63) B, 64) correta, 65) correta, 66) errada, 67) correta, 68) B, 69) correta, 70) errada, 71) correta, 72) C, 73) errada, 74) errada, 75) correta, 76) correta, 77) errada, 78) errada, 79) correta, 80) correta, 81) errada, 82) correta, 83) errada, 84) errada, 85) correta, 86) errada, 87) errada, 88) errada, 89) errada, 90) D, 91) errada, 92) errada, 93) Errada, 94) Errada, 95) Correta, 96) Errada, 97) Errada, 98) Errada, 99) Errada, 100) Errada, 101) Correta, 102) Errada, 103) Correta, 104) Errada, 105) Errada, 106) Correta, 107) Errada, 108) Errada, 109) Errada, 110) Errada, 111) Errada, 112) E, 113) Errada, 114) Correta .

Aps conferir o gabarito, preencha o quadro abaixo e veja seu aproveitamento. Quando fizer novamente essas questes lance as informaes nesse mesmo quadro.
Data Data Data N questes 114 N questes 114 N questes 114 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 114 N questes 114 N questes 114 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

SIMULADO SOBRE PODERES ADMINISTRATIVOS


82

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


01) O poder vinculado ou regrado da Administrao Pblica, na sua maior incidncia, conquanto no seja incompatvel contrape-se ao exerccio do discricionrio. 02) Os poderes vinculado e discricionrio, simultaneamente, podem ser exercidos pela autoridade administrativa, na prtica de um determinado ato, ressalvado que esse ltimo se restringe convenincia e oportunidade, bem como quanto forma. 03) O mrito administrativo, na atuao do administrador pblico, cujo controle jurisdicional sofre restries, condiz em particular com o exerccio regular do seu poder discricionrio. 04) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. 05) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogarem-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao. 06) No existe ato, mesmo praticado no exerccio do poder discricionrio, que seja, totalmente deixado discricionariedade do administrador. 07) Poder hierrquico e poder disciplinar so sinnimos. 08) Por terem os mesmos fundamentos e as mesmas finalidades, no so cumulveis as sanes decorrentes do poder punitivo (de natureza penal, regido pelas leis criminais) e do poder disciplinar do Estado. 09) Em decorrncia do poder de polcia de que investida, a administrao pblica pode condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, independentemente de prvia autorizao judicial. 10) O acatamento do ato de polcia administrativa obrigatrio ao seu destinatrio. Para fazer valer o seu ato, a administrao pode at mesmo empregar fora pblica em face da resistncia do administrado sem que, para isso, dependa de qualquer autorizao judicial. 11) Considerando a natureza e os efeitos da atuao da polcia administrativa, os atos administrativos praticados nessa esfera so estritamente vinculados. 12) Em consonncia com as construes doutrinrias acerca do uso e do abuso de poder administrativo, a lei considera que o gestor age com excesso de poder quando pratica o ato administrativo visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia. 13) O poder disciplinar impe ao superior hierrquico o dever de punir o subordinado faltoso. 14) A atividade negativa que sempre impe uma absteno ao administrado, constituindo-se em obrigao de no fazer, caracteriza o poder de polcia. 15) O poder disciplinar abrange as sanes impostas a particulares, tais como: multa, interdio de atividade, fechamento de estabelecimento e destruio de objetos. 16) So atributos do poder de polcia: a discricionariedade, a auto-executoriedade e a coercibilidade.
83

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO TRE/ES PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE


17) O poder vinculado ou regrado aquele presente nos atos administrativos em que a ao do administrador ter que se ater aos estritos termos da lei, em todos os elementos do ato administrativo. 18) O poder discricionrio confere ao administrador certa liberdade para a prtica de atos administrativos, no que se refere escolha de sua oportunidade e convenincia. 19) Como corolrio do poder disciplinar, o superior hierrquico pode dar ordens e fiscalizar, delegar e avocar atribuies e rever os atos dos servidores inferiores. 20) O poder hierrquico impe ao servidor subordinado o cumprimento fiel das determinaes superiores, ainda quando manifestamente ilegais. 21) A punio criminal, realizado por meio da Justia Penal, manifestao tpica do poder disciplinar.
Gabarito: 01) C, 02) E (quanto forma no), 03) C, 04) C, 05) C, 06) C, 07) E (no so sinnimos), 08) E (so cumulveis), 09) C, 10) C, 11) E (os atos de polcia, em regra, so discricionrios), 12) E (excesso de poder extrapolar a competncia), 13) C, 14) C, 15) E (as sanes citadas referem-se ao poder de polcia), 16) C, 17) C, 18) C, 19) E (consequncia do poder hierrquico), 20) E (exceto se manifestamente ilegais), 21) E (no manifestao do poder disciplinar).

Data Data Data

N questes 21 N questes 21 N questes 21

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

Data Data Data

N questes 21 N questes 21 N questes 21

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

Com esses exerccios encerro essa minha primeira aula. Qualquer dvida s fazer contato. Grande abrao

Armando Mercadante

84

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like